quinta-feira, 18 de junho de 2009

Parir é muito normal



Como se sabe, a Casa de Parto David Capistrano, no Rio, foi fechada porque não tinha médico. Briga de cachorro grande: município e governo federal discordam do estado, que aparentemente está do lado do corporativismo médico. Imagina que abuso essas mulheres acharem que se pode parir sem médico!!!!!

Fica demonstrado com o desenho magistral de Cesar Lobo (da cartilha Leite de Mãe) que a mulher sadia pode parir do jeito que a natureza manda. Se houver problemas na gravidez, vai para um hospital; se não houver, fica aos cuidados de boas parteiras ou enfermeiras obstetras, em casas especialmente projetadas para esse acolhimento mais natural.

Quem estiver a fim de apoiar, venha participar da Caminhada pelo Parto Normal e pelo Direito à Informação: domingo, dia 21 de junho, às 9 horas, no Leme.

8 comentários:

  1. Esse povo esquece que, nos primórdios, não havia médico nenhum pra ajudar a mulher a parir. Que as sábias parteiras sempre estiveram lá.

    ResponderExcluir
  2. Estiveram, estão e estarão, porque fazem parte da vida e também porque a maioria não tem assistência médica, ou ela não é eficaz.

    Nosso chamados serviços de saúde pouco contribuem para a saúde das pessoas. Estudos ingleses importantes mostram que os novos hábitos de higiene fizeram muito mais pela saúde das pessoas do que a medicina. Boa fonte: The role ef medicine, Thomas McKeown, Londres 1986.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Post, adorei!
    Abraços
    Ana Cristina Duarte
    GAMA - Grupo de Apoio à Maternidade Ativa

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo post, aqui a prefeitura do Kassab acha que não se pode parir sem medico, porém nos postos de saúde a primeira consulta é com uma enfermeira que depis faz a triagem para um clinico que tal vez, com sorte, encaminha para um especialista. Final da historia, minha aiga continua com pressão ocular e usando colírio para uma virose qualquer...

    ResponderExcluir
  5. Que desenho lindo!!!! Tão diferente do usual!
    Parabéns pelo post!!!!

    Thais Saito,
    http://colunas.crescer.globo.com/blogvidaverde

    ResponderExcluir
  6. Samantha Apolônia Cruvinel21/06/2009, 10:25

    Espero que a caminhada seja um sucesso! Pena que estou em São Paulo. A divulgação da "briga de cachorro grande" é fundamental para que as pessoas entendam o que está em jogo na assistência ao parto no Brasil.

    ResponderExcluir
  7. Valeu a força, Thais! E o Cesar Lobo realmente é tudo menos usual. Adoro essa cartilha. Você viu o resto em www.cartilhaleitedemãe.blogspot.com?

    ResponderExcluir
  8. ótimo post! A gente sabe que por trás disso a última coisa que está é a preocupação com a saúde da mulher. Se fosse essa a preocupação, estariam atrás das lindas maternidades-hotel com suas centenas de cesareas mal indicadas.
    Parabéns.
    Katia Barga que pariu a Sarah naturalmente e foi a melhor coisa que fez.
    Instrutora de yoga para gestantes

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.