domingo, 10 de janeiro de 2010

Papo de câncer: Capim-limão resolve?



Em novembro do ano passado recebi de Liana Gottlieb um artigo interessante intitulado Bebida de capim-limão provoca apoptose em células cancerosas. Definição de apoptose: um tipo de morte celular engendrado pela própria célula; um mecanismo suicida que permite ao organismo animal controlar o número de células e eliminar as que ameaçam sua sobrevivência.

Lindas fotos de moitas frondosas do nosso conhecido e delicioso capim-limão, capim-cidrão, capim-cidreira, capim-de-cheiro, do qual se faz um chazinho tão bom pra acalmar o espírito. E o texto contando que tudo começou quando pesquisadores da Universidade israelense Ben Gurion descobriram que o aroma cítrico em ervas como o capim-limão mata células cancerosas, in vitro, sem afetar as células saudáveis.  

Citral é o nome do componente que dá aroma e sabor de limão não só a esse capim (Cymbopogon citratus) como à melissa (Melissa officinalis) e à verbena (Verbena officinalis). Um chá com apenas um grama de capim-limão contém citral bastante para fazer as células cometerem suicídio no tubo de ensaio. O Professor Yakov Weinstein, da mesma Universidade, diz que o ideal para portadores de câncer é fazer uma infusão com a erva e tomar oito copos por dia. E não portadores podem tomar o chá preventivamente.

Bem. Como tudo o que chega pela internet pode ser qualquer coisa, inclusive mera especulação bem-intencionada que não leva a nada, fui pesquisar apoptose+câncer no google. E dei com estudos científicos brasileiros muito detalhados confirmando a história toda, a partir de outros testes em laboratório, não só in vitro como in vivo. Vejam só o que diz o médico e pesquisador biomolecular José de Felippe Junior aqui (resuminho abaixo):

- As limoninas, dentre elas o limoneno, são monoterpenos que possuem diversos efeitos farmacológicos, incluindo propriedades antitumorais. O álcool perílico é um membro da família dos monoterpenos, substâncias que estão naturalmente presentes em várias frutas e vegetais. Demonstrou-se que é citotóxico para uma grande variedade de células cancerosas tanto in vitro como in vivo, e trabalhos clínicos na FASE I apontam para sua utilidade em seres humanos. Ele é considerado o agente anticâncer mais potente entre os monoterpenos. É encontrado em grande quantidade em cerejas, alfazema (lavanda) , hortelã, sálvia, artemísia, cranberries, perilla (shissô), capim-santo (capim-limão), bergamota silvestre, folhas do gengibre, cominho-armênio e sementes de aipo. O álcool perílico inibe a carcinogênese, suprime a proliferação celular, aumenta drasticamente a apoptose tumoral e induz a diferenciação celular das células malignas in vitro e in vivo, provocando a regressão total de vários tipos de tumores em animais de experimentação, quase sem toxicidade.

Achei bacanérrimo, pra dizer o mínimo. Primeiro porque adoro capim-limão e ele dá à toa, é só enfiar o bulbo na terra; pode cortar que rebrota. Segundo porque meus gatos não só adoram comer as pontas das folhas como exigem duas vezes por dia sua dose de, agora eu sei, citral. Terceiro porque as cachorras também amam as folhas tenras, que consomem avidamente - mas elas são umas fito-sábias, também comem picão, erva-de-santa-maria, gervão, hibisco...

Por outro lado, sempre tenho muito receio de divulgar informes que dão margem a conclusões apressadas tipo "Viu? Capim-limão cura câncer!" Experiências de laboratório contemplam fatores isolados; células num tubo de ensaio ou ratinhos induzidos ao câncer não são pessoas de carne e osso que pensam, sentem, sofrem e têm esperança ou vontade de morrer. Além disso, muitas substâncias e práticas terapêuticas dão resultados na reversão do câncer. A própria dieta do dr Barcellos, associada a uma vermifugação completa, faz estacionar e regredir tumores. Também existe a cura espontânea, muito mais frequente do que se imagina: a pessoa não faz nada e fica boa.

Sem falar que às vezes nem é câncer. Não há parte do corpo que não seja visitada ao menos uma vez na vida por algum parasita, diz um professor que entende disso. Veja a foto da larva saindo do seio da moça que estava sendo operada de um suposto câncer no hospital da Universidade de Tóquio, anos atrás. Uma cientista arrebatada, Hulda Clark, recentemente falecida, curou milhares de pessoas tratando de suas parasitoses. Dizia que só temos dois problemas de saúde: parasitas e toxinas. Como a lei não nos garante o direito a bons exames de fezes, somente aos medíocres que sempre dão negativo, muitos vivem anos a fio com sintomas incômodos e erráticos cuja origem permanece para sempre obscura. Sintomas físicos, psíquicos, comportamentais.

Fungos fazem massas muito semelhantes ao câncer e se comportam do mesmo modo, penetrando na circulação para brotar como metástase em outros lugares do corpo. Amebas dão origem à maior parte dos casos de câncer intestinal; mas também corroem tecidos no pulmão, nos ossos, no cérebro e nas juntas, deformando-as, disfarçadas de artrite reumatóide; fazem no fígado abscessos necrosantes que, à luz de tomografias e ressonâncias, parecem - e geralmente são diagnosticados como - câncer de fígado.

Tudo o que se refere ao câncer ainda é muito incerto, embora diagnósticos e tratamentos quimio e radioterápicos estejam cada vez mais glamurizados e corriqueiros. Muitos pacientes não sobrevivem ao tratamento, outros ficam com sequelas por muito tempo, tem sorte quem se recupera em um ano. Tudo é caríssimo, donde lucrativíssimo. Por isso a saúde é subversiva: não dá lucro a ninguém.

Capim-limão não custa nada. Neste verão úmido, queimar suas folhas num braseiro ou mesmo na frigideira e defumar armários e cantos da casa acaba com ácaros e fungos.  A fumaça e o chá ajudam em resfriados, tosses e dores de garganta. O chá também acalenta o sono, desintoxica, tempera peixes, suaviza o mate amargo do chimarrão. Age sobre cólicas uterinas e intestinais. As folhas podem ser mastigadas para alcalinizar e perfumar a boca. E agora sabemos, provoca apoptose em células destrambelhadas.

Santo? Santo. 'Bora tomar o chá.

46 comentários:

  1. Acabei de postar e recebo da Ely Santos um artigo do uol - http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/nytimes/2009/12/30/ult574u9883.jhtm - que só corrobora o que eu disse acima. Os cientistas, a quem delegamos o suposto saber, estão muito confusos. Não é para menos. Passaram 40 anos se empenhando em ignorar o todo e deram com os burros n'água. Como podem cientistas sérios ignorar estudos de 15 ou 20 anos atrás mostrando a inequívoca relação entre hormônios e câncer de mama?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sonia a parte que mais me interessou foi onde voce fala sobre a artrite. Passamos aqui em casa por um periodo muito dificil com doença e morte do meu pai. Minha mãe na fase final da doença dela ficou imóvel com dores em todo o corpo. O medico com o qual ela trata diabetes fala em artrite e artroze, estamos tratando com homeopatia, num outro médico no qual vamos a 23 anos. O que poderia ajudá-la na alimentação?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciana, na alimentação seria a retirada de leite & derivados, açúcar e farináceos, por um tempo, para ver se há melhora. Frutas, só cozidas. Não sei se ela come muita batata; tubérculos são pró-inflamatórios. Na homeopatia ela poderia tratar amebas (Amoeba 30DH), já que muitos cientistas relacionam artrite com amebas de vida livre e fungos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Sonia, que post maravilhoso. Obrigada!
    E o suco, de erva cidreira batida com água (as vezes adiciono outra fruta), é delicioso e refrescante. Faz tão bem quanto o chá, ou é forte demais?
    Um beijão e um excelente e ainda mais subversivo ano novo!!!

    ResponderExcluir
  5. Querida Sonia, feliz 2010...

    minha mãe e sobrinha terá que passar por cirurgia cardiaca ainda este mês. Tem alimentos que poderiam ajudar antes e pós operação? Ouvi falar do Inhame... O que acha?
    Beijos e muita LUZ

    ResponderExcluir
  6. Oi, Karin, essa dúvida também me ocorreu. O artigo diz que é infusão em água quente. Deve fazer diferença na liberação do aroma, ou do princípio ativo, não? Abração!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Katia, o inhame é sempre ótimo. Mas o que eu sei que ajuda mesmo, dois dias antes e uns cinco depois, é arnica, em gotas de tintura-mãe ou glóbulos/tabletes homeopáticos. Boa sorte pra ela e serenidade para você!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sonia,em primeiro lugar é um prazer falar com vc, sou sua leitora há muito tempo, mas só há pouco descobri seu blog.Não sei se é possível, mas se for gostaria de uma indicação de um(a) nutróloga, que pense a alimentação de forma semelhante a vc. Embora já tenha lido quase todos os seus livros, as vezes tenho dificuldade de sintetizar as informações. Além disso tenho duas perguntas para te fazer. Lá vai:
    No "Só para mulheres vc diz que talhas e filtros podem contaminar a água com fungos: vc desaconselha tbém a moringa? Se não, que tipo de limpeza se pode fazer e qual a periodicidade?

    A dieta do Dr.Barcellos desaconselha o inhame, como vc se posiciona em relação a isso? Um abraço, Deborah.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Luciana, o dr Barcellos e seu tratamento se dirigem a pessoas que têm câncer ou alergias. Para os outros tá tudo liberado. Se não há sintoma, não há problema.

    Diz o dr Barcellos que o problema com os tubérculos, entre os quais todo mundo icluía o inhame até recentemente, é uma proteína chamada tuberina. Mas acontece que o inhame foi reclassificado como cormo, com m, por ter características de cormo e não de tubérculo.

    Cormo fica entre o rizoma (gengibre, cúrcuma) e o bulbo (cebola, chalota, alho-poró, alho, nabo, beterraba).

    Já retifiquei a informação em www.correcotia.com/inhame, atualizando também a informação sobre seu nome, que mudou para taro (Colocasia esculenta). Inhame, agora, só o inhame-do-norte (Dioscorea sp), aquele grande que se corta em fatias para cozinhar e comer de manhã com melado, meio-dia com ensopado, à noite com manteiga...

    O taro é tão depurativo que só pode influir beneficamente se usado a cada dois ou três dias, sem exageros. Também ajuda muito a descarga intestinal e, me disse uma médica amiga, as gengivas.

    Faz parte de uma boa alimentação comer taro, ou tomar a sopa. Combina com o clima e com os mosquitos. Contra a dengue, antes, durante, depois: é preventivo e remédio.

    ***

    Filtro se limpa passando por fora uma esponja macia e úmida, várias vezes, só com água; lava-se a esponja em água corrente depois de cada passada. Para lavar por dentro se usa uma escovinha, também só com água, a cada dois ou 3 meses, enxaguarndo bem.

    Quanto ao "mofo", creio mais que seja limo, mistura viscosinha de matéria orgânica com o próprio barro. Sai fácil. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Sobre nutróloga, onde você está?

    ResponderExcluir
  11. Oi Sonia, estou na zona sul do Rio de Janeiro, abraço, Deborah.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Deborah, posso indicar a Luciana Ayer, tel 2255-4570. Ela é ótima nutricionista clínica. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Sonia, tá lindo o blog!
    Vou já ao quintal buscar umas folhinhas do capim-limão que andam meio esquecidas neste calorão serrano. Um chá gelado desta erva santa deve ser delicioso. Beijocas. Comba

    ResponderExcluir
  14. Oi, Comba, bem-vinda! E já que você falou em gelado, na feirinha orgânica da Rua do Russel, no Rio, fazem refresco de capim-limão batendo as folhas com água gelada e mel no liquidificador, fica muito bom mesmo. Beijo, bom finde!

    ResponderExcluir
  15. rosa nepomuceno29/01/2010, 10:10

    Adorei a história do capim limão.

    Estou com um maço viçoso aqui na minha cozinha e vou correndo fazer um chá.
    além disso,pro verão, éo que há, geladinho...

    seu site está ótimo.
    Rosa

    ResponderExcluir
  16. Pois é, Rosa, aquilo que na roça sempre se soube que era bom acaba sendo reconhecido pelos altos estudos... Diz que em Israel as pessoas diagnosticadas com câncer andam alucinadas atrás do capim-limão, tomando as 8 xícaras por dia. Eu tomo uma ou duas e durmo feito anjo. Com 8 acho que virava um zumbi. Beijo!

    ResponderExcluir
  17. Cara Sonia:
    Após uns 2 anos de pequenas dores que foram aumentando até se tornarem insuportáveis, fui diagnosticado com necrose avascular da cabeça do femur há pouco mais de um ano. Tomei vários antiinflamatórios e, claro, só aliviam o sintoma. Me indicaram um fitoerápico chamado HARP que realmente funciona contra as dores, mas tem seu lado obscuro. O que tomar para aliviar os sintomas, as dores, enquanto aguardo uma cirurgia para colocação de uma prótese, uma vez que a cartilagem se foi quase toda, segundo exames de ressonância magnética comprovando tal diagnóstico. Ficaria muito feliz se pudesse tomar algo mais natural que aliviasse as fortes dores.
    Muito grato pela atenção.
    Polly

    ResponderExcluir
  18. Oi, Polly, eu não sei dizer. Gosto de homeopatia e já usei contra dores, mas receitadas pela minha médica de Petrópolis, que é muito boa com as dosagens e fórmulas.

    Fora disso, gosto de compressas de gengibre, de inhame e de argila. Acho que ajudam bastante na regeneração dos tecidos. Conheço pessoas no Rio, em BH e Campinas que poderiam ajudar você - está em algum desses lugares? Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. "Capim-limão... Neste verão úmido, queimar suas folhas num braseiro ou mesmo na frigideira e defumar armários e cantos da casa acaba com ácaros e fungos.

    Como fazer? Queimar e levar para dentro do armário? Deixar por lá por algum tempo? Gostei muito da idéia mas não soube aplica-la.

    Quanto aos filtros de barro aprendi há anos a limpá-los com sal ou açúcar esfregando as paredes e fundo e depois enxaguando. O que acha?

    Capim limão nào vejo meus cães comerem.Tem muito aqui, pega fácil. Voce será que adivinha um dos quitutes preferidos? Descobri que gostam dele e dou no lugar dos biscoitos na hora das guloseimas - que é claro, só escolho as saudáveis.

    Pois bem, é inhame, cozido e cortado em pedacinhos! Gostam também de cará e de batata doce, mas é o inhame que ofereço com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Silvia, defumar feito se faz com o turíbulo, levando a fumaça aos cantos. É a fumaça que faz o serviço. Dentro dos armários, inundá-los de fumaça.

    Adorei saber do inhame! As duas pretinhas aí de cima também gostam, foram criadas com ele.

    Sal ou açúcar para limpar as velas de filtro os fabricantes dizem que não, que é para usar só uma escova. Para limpar o próprio filtro, imagino que a escova faça o mesmo tipo de serviço. Fico pensando que antigamente se usava areia, que é abrasiva, até para limpar panelas - arear. Mas tanto sal quanto açúcar derretem em contato com a água. Qual será a ideia por trás deles? Abração!

    ResponderExcluir
  21. Você diz que a lei nao nos garante acesso a bons exames de fezes, só os que sempre dão negativo. Já li isso em algum lugar há muitos anos. A questão é: como ter acesso a um bom exame, onde eles podem ser encontrados?

    ResponderExcluir
  22. Conheço um bom laboratório no Rio, do dr Helio Copelman, tel 21 2548-0648. Não tem convênio, mas vale o investimento.

    ResponderExcluir
  23. Oi Sonia,
    não sou fã de chá quente, então estou tomando o refresco de cidreira fresca, O mesmo que vende no Russel.
    Como vc falou de potencializar o efeito pela infusão da erva seca, fiz o chá, esperei gelar e estou tomando como base de limonada, suíça ou convencional.
    No lugar da água, 500ml de chá de cidreira + um toquinho de rapadura + sumo de 1 limão. Delícia nesse calorão maior do que o do Saara!

    ResponderExcluir
  24. Carol, você sabe que às vezes eu sou chata, né? Então, pois é, desculpe...

    Acontece que o interior do corpo é quentinho. Precisa ser quentinho para tudo funcionar, é assim por natureza. Quando entra um líquido gelado, todo o aparelho digestivo se contrai - e o corpo gasta energia para aquecer de novo os órgãos, as vísceras e seu conteúdo, de modo a recuperar a normalidade. Por isso é que, depois de tomar gelados, o corpo esquenta. E às vezes se debilita.

    Quando o chá entra quente, acontece o contrário: o calorzinho extra reforça o mecanismo de aquecimento, os órgãos e vísceras funcionam na boa, o líquido flui logo e provoca um ligeiro suor, que brota na pele e em contato com o ar a refresca, fazendo com que o interior do corpo também fique mais fresco. Por isso os chineses recomendam chá quente.

    Você, que é saradona, pode tomar o refresco gelado. Mas quem quer desintoxicar, ou precisa se cuidar de coisas mais sérias, deveria comer comida quente e beber líquidos quentes, de modo a ajudar o corpo. Fica o recado. E um abraçãozão pra você!

    ResponderExcluir
  25. Oi Sônia, É primeira vez que entrei neste site. Achei muito bom, pois ajuda pessoas a cuidar melhor do seu corpo. Deus continue te iluminando, para que saibas ajudar a quem busca ajuda. Existem muitos médicos, mas a população vive ainda muito doente. O meu pai fez uma cirurgia no joelho, mas ficou sequela. Até hoje ele sente dores na rótula do joelho, visto que o médico raspou a membrana que cobre o joelho e que lhe dava flexibilidade. Hoje o joelho é rígido e inflamado. Meu pai anda, mas as dores são constantes, e dependo do clima aumentam. Você poderia me ajudar como minimizar as dores do joelho. Será que não tem como o organismo repôr a película que dava flexibilidade ao joelho?

    ResponderExcluir
  26. Sônida, Gostei do comentário sobre o capim-limão. Eu tenho dois pés recemente plantados. Logo que puder, farei mais uso dessa planta.Mas quero aproveitar para lhe pergunta sobre o benefício do uso de colchões magnéticos, infravermelho e energia bioquântica. Realmente funcionam? Você aconselha esse tratamento para pessoas com problemas de coluna, como é o caso da minha esposa?

    ResponderExcluir
  27. Joelho rígido e inflamado, eu procuraria um tratamento homeopático. Existem recursos muito bons na homeopatia para melhorar as articulações. Mas a idade muitas vezes pesa nessa hora. Você já pensou em aplicar compressas de argila para ver se dão resultado?

    ResponderExcluir
  28. Oi, Leônidas, não sei se esses colchões funcionam. Alguns são muito duros. Eu uso e gosto muito do futon japonés feito de camadas de algodão - www.futon.com.br .

    ResponderExcluir
  29. Oi Sonia, adoro teu blog.
    Inspirada por ti resolvi tomar o Cardo Mariano/100 mg para 'fortificar/desintoxicar' meu fígado - já tive hepatite tóxica, e prevenir as verminoses. Comecei a tomar no início de fevereiro 3X/dia após as refeições.
    Por quanto tempo devo tomar?
    Quanto a Dieta do Dr. Barcellos, as 200mg de Metionina, 3X/dia devem ser tomadas durante quanto tempo e/ou frequência?
    Agradecida, Silvia

    ResponderExcluir
  30. Oi, Silvia, o Cardo Mariano não previne verminoses; geralmente é usado a partir de 5 dias antes de se tomar vermífugos, ajudando assim a eliminar mais rápido as toxinas geradas pela vermifugação. Você deve tomar conforme a bula, ou conforme orientação médica.

    A metionina é um desintoxicante. Quanto tempo e como você deve tomar também dependem de uma avaliação profissional, ou do seu autoconhecimento.
    Abração!

    ResponderExcluir
  31. OI SONIA! ÓTIMA MATÉRIA PARABÉNS! ADORO CHÁ DE CAPIM-LIMÃO! MAIS GOSTARIA DE SABER SE COMO VOCÊ DISSE SOBRE A FUMAÇA DO CAPIM-LIMÃO QUEIMADO ELA PODE SER FUMADA? FAZ MAL A SAÚDE? ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  32. Nunca ouvi falar. Será que dá onda? ;-)

    ResponderExcluir
  33. pois é! já que q fumaça faz bem para resfriado, tosse e tal então se pegarmos a planta seca e fazermos uma espécie de "cigarro de palha" e fumar sem tragarm então fazerá um bom efeito não?? abraços

    ResponderExcluir
  34. Bom, eu nunca ouvi falar nisso. Mas se você fizer e for bom, conta pra nós! Abração!

    ResponderExcluir
  35. Sou Pólly de SP (Guarulhos)

    Creio nas providencias Divinas e no valor da sabedoria q o homem conquista buscando respostas...

    Hj passei tão mal, dor nos rins, aofegante de tanto tossir, tosse alérgica e seca, aqlas tosses chatas q não dá nem pra falar ou sair, q incomoda...
    Fui ao médico a noite passada com dores ns rins, corpo, garganta, endim, fiquei no sorro, recebi charope fui medica e nada
    resolveu pelo q percebi.
    Resolvi pesquisar inalação caseira e como tenho capim limão em casa já havia desidratado ele, fui pesquisar sobre ele se me ajudaria em alguma coisa, acabei achando mil e uma utlidades... Fiz um bom chá com bastante folhas e em um copo acrescentei um drops de Alls azul, e começei uma cessão de inalação e tomando o chá, entre a inalação e pesquisas aki na net, dei com vc neste Blogger e fui lendo o tema, inalando e tomando o chá... Foi um gde alívio, descongestionando-me as vias respiratórias, aliviando a dor de cabeça, dor no corpo... Desta Capim Santo e q Santoo (capim limão)!!! rsrs...Eu sou meia chatinha com o aroma dele parece desinfectante de eucapito rs...mas,com sabor de cidreira e limão...estou obtendo resuldados desde do momento q começei a inalar e beber do chá... E com vc aprendi tanta coisa e já vou indicar seu blog a tantas pessoas leigas...bjos no coração...Pólly Mary-SP

    ResponderExcluir
  36. fiz o teste com o capim-limão q me indicaram e foi otimo! eu tinha exaqueca! todo dia me encomodava! analgésicos e anagésicos! fiz o seguinte: pequei o capim limão seco e fiz e faço, cigarros, sem tragar, só puxo a fumaça e prendo por cerca de um minuto, é otimo tbm fazer isso quando for deitar, fechar bem o quarto e fumar um cigarro , dai a gente inala a fumaça bem melhor! obrigado!!!!!!!!sem falar q é relaxante!! abraços

    ResponderExcluir
  37. Oi, Polly, oi, Rodrigo, um barato ler as experiências de vocês com o capim-limão. Eu adoro, as cachorras e o gato também (todo dia ele come várias pontas). Mas o cigarrim nunca fiz, vô fazê... :-)

    ResponderExcluir
  38. Olá Sônia!!! Estou um tanto angustiada esta semana , já que estou aguardando resultados de exames q confirmem ou , se Deus quiser não um eventual probleminha na mama direta. Como sou sua fã e tenho alguns de seus livros fui direto consultar, em seguida fui para o blog e li sobre o capim limão. Fui hj no "Sabor de Fazenda" cmprar um. Estou neste momento preparando o chá, com muita esperança...Pelo menos valeu o passeio e ver a plantinha aki na minha pequena varanda...Torça por mim. Um gde, gde abraço!!!

    ResponderExcluir
  39. Oi, Rosely, estou sim torcendo por você! Um abração - e dê notícias!

    ResponderExcluir
  40. To querendo "falar" com vc.Perdi seu email e com a Mimi viajando...
    Entre no meu facebook ou envie seu email para cleidehirsch@terra.com.br

    Abs

    ResponderExcluir
  41. Oi, Cleide, acabei de te escrever. Beijos!

    ResponderExcluir
  42. peço ajuda minha esposa a 10 anos retirou um seio devido ao cancer e 4 meses atras ele voltou nos ossos em varios pontos ela ja fez 6 quimios e não ha melhora não sei como vou agir quando o corpo dela atingir o maximo da toxidade que a quimio faz agradeço gualquer opinião , indicação, dicas de tratamentos alternativos meu email é domarcos@uol.com.br

    ResponderExcluir
  43. Oi, Marcos, adoraria ajudar mas não sei o que dizer, pois o quadro clínico da sua esposa já é muito adiantado e a quimio com certeza piora muito a situação. De todo modo, não custa você dar uma olhada em www.correcotia.com/cancer . Um abraço!

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Gleison Medeiros de Lima17/12/2015, 22:55

    Sonia Boa noite to passa pelo um problema na minha família meu filho de dez ano está com um linfoma no primeiro estágio mis nunca se procuramos com alimentação agora eu quero uma ajuda ele vai iniciar o tratamento o que posso dar para ele se alimenta peço ajuda

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.