quinta-feira, 19 de abril de 2012

Limpeza de fígado e vesícula: Fui à luta

domingo, 31 de julho de 2011 / post original

Dieta da maçã: Limpeza de fígado e vesícula biliar

One apple a day keeps the doctor away, diz um velho ditado, que até onde sei está muito certo: basta saber a hora de comer a maçã nossa de cada dia. No intervalo entre almoço e jantar, por exemplo, faz uma faxina e tanto no tubo digestivo. Tanto pela pectina, fibra que varre as sujeirinhas com doçura, quanto por ter propriedades microbicidas e ativar o trânsito intestinal.

No livro Healing with whole foods, o mestre Paul Pitchford afirma que se pode livrar rapidamente a vesícula biliar de pedras e sedimentos, limpando também os excessos do fígado, em apenas um dia.
Assim: desde a manhã, comer somente maçãs, pelo menos quatro ou cinco, se possível do tipo verde - embora todas elas ajudem a amaciar as pedras. Pode beber água, chá de ervas e suco de maçã orgânico. À noite, antes de dormir, amornar 2/3 de um copo de azeite de oliva extravirgem e completar com sumo fresco de limão. Beber a mistura devagar, pode ser de canudinho, e deitar imediatamente, do lado direito, com a perna direita dobrada. Pela manhã as pedras devem sair nas fezes.

Pitchford diz que milhares de cirurgias de vesícula foram evitadas com este método; recomenda que haja supervisão de um profissional de saúde experiente, não sei exatamente por que, já que os procedimentos são simples, mas também nunca fiz.

Uma variação mais suave, ainda no livro dele: de manhã, em jejum, tomar duas colheres/sopa de azeite de oliva extravirgem seguidas por duas de sumo de limão, cinco dias seguidos.

5a, 19 de abril de 2012: Depoimento pessoal sobre a limpeza

Meninas e meninos, eu fiz. Um dia inteiro de maçãs ácidas, 6 ao todo, as primeiras 3 mastigando e as últimas batidas com água, sempre com casca. Foi um dia à parte. Já vinha vegetariana desde a semana anterior, para ajudar, e comendo só maçã comecei a sentir frio e certa moleza. Mental, principalmente. Considerei que era um período de retiro; meditei, contemplei, falei pouco. A fome foi braba até a 4a maçã, já em suco, aí se acalmou. Dormi um pouquinho à tarde porque estava com muito frio. Passei a aquecer a água antes de bater as 2 últimas maçãs e foi muito bom.

Às 10 da noite me aprontei para dormir e fiz a mistura de azeite amornado com sumo de limão. Não gostei, e acho que o Pitchford não deve ter experimentado assim, porque o óleo normalmente já sobe, quente subiu muito mais: impossível misturar direito com o limão, mesmo mexendo com a colher antes de beber. Susana Ayres, quando fez, misturou tudo frio e tomou numa boa os 150ml. Pra mim ficou um saldo de limão puro no fundo da xícara que acabei engolindo, porque sou obsessiva, mas ninguém é perfeito. O resultado foi um certo enjôo; fiquei engolindo saliva pra ver se descia.

Deitei do lado direito e encolhi a perna de baixo. Depois virei de barriga para cima, que o Andreas Moritz diz que é bom. E assim, de lado e de costas, aos poucos adormeci. Sentindo que algo no fígado acontecia.

Cada um tem um jeito diferente de aplicar essa limpeza. A Hulda Clark nem menciona maçãs, mas vai fundo no sal amargo, que o Moritz também recomenda, além dos enemas. O Moritz tem um protocolo meticuloso, adotado pela Antónia Mendes, da Karma Clinic, em Lisboa. Acontece que eu queria experimentar a receita do Pitchford, que respeito e admiro porque me socorre nas dúvidas mais cruéis - e que tinha publicado aqui, portanto estava comprometida. (Sem mencionar que era bem mais simples e fácil.)

Bem. Ali pelas três da manhã rolou um tsunami no banheiro. Saiu um monte por baixo e vomitei o que não tinha descido. Cacei as pedrinhas no vaso, não achei e voltei para a cama muito decepcionada, mas dormi o sono dos justos.

Pela manhã eliminei polpa de maçã. Só. Mas depois do almoço, ó perfeição!, no fim de tudo estavam lá as pedrinhas boiando. Três ou quatro maiores, de forma irregular, +- 1cm de diâmetro, três ou quatro menores que 5mm. Tinha também uma camisolinha de verme, juro. Vai ver, não aguentou tanta maçã.

Espero mais novidades ainda hoje e estou pronta para fazer a limpeza de novo em algum momento futuro. Aos que têm o intestino mais congestionado, o protocolo do Andreas Moritz pode ajudar melhor. Está em seu livro A limpeza do fígado e da vesícula, que ganhou nova edição recentemente e é leitura fundamental para quem deseja cuidar de seu maior bem: a saúde.

(Comentários importantes no post original: http://www.soniahirsch.com/2011/07/dieta-da-maca-limpeza-de-figado-e.html .)

229 comentários:

  1. Oi, Nirmohi, obrigada pelo relato. Não conheço substituto para o sal amargo, mas o prof. Pitchford nem menciona essa necessidade. Sempre achei que o sal amargo era mais para limpar os intestinos e evitar que resíduos ficassem presos no cólon. Que a alegria perdure! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bom... estou aqui pela primeira vez e foi procurando na internet uma alternativa para a cirurgia de remoção da vesícula que me deparei com seu blog... vou comprar o livro do Moritz porque de jeito nenhum eu quero tirar uma parte de mim... a ultrassonografia diz "cálculo com aproximadamente 19 mm"... sempre parti do princípio que o que nao nasceu comigo não é meu... essa pedra não é minha, então vai sair... Mas, também li vários blogs de medicina chinesa e ayurvédica que falam que o fígado é o segundo coração, e que pedras na vesícula têm haver com raiva contida... então acho que junto com a limpeza física devemos também ir ao "cerne" do problema ou seja: PORQUE eu gerei pedra na vesícula ? Tudo que a mente não assimila o corpo transforma em enfermidade... acredito muito que nossas emoções mal trabalhadas e vividas é que nos deixam doentes... agradeço do fundo do coração esse blog, li todos os depoimentos, lerei o livro do Moritz e vou sim fazer essa limpeza... ninguém vai tirar minha vesícula se eu puder fazer algo por ela antes... OBRIGADA !!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia! Ando passando tão mal que fiquei cheia de esperança ao encontrar seu blog e seu relato, mas sabe que eu fiz tudo exatamente como vc fez, e até acrescentei o copão de sal amargo que sugere outra leitora. Foi difícil tudo isso mas eu dei conta só que estou muito decepcionada, nem desarranjo eu tive que dira ver alguma pedra. Que será que deu errado comigo?
    Será que devo tentar de novo.
    Obrigada, um abraço,
    Ita

    ResponderExcluir
  4. Ita, você tem certeza de que estava com os intestinos limpos? Sugiro ler o livro do prof. Moritz e fazer o que ele recomenda, se possível com supervisão de alguém que te ajuda a pensar com clareza. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom dia pessoal, ano passado fiz essa limpeza simples mencionada aqui, gostei, mas este ano comprei o livro do Andreas Moritz, e fiz como manda o figurino, não teve nada de ruim, tanto que estou esperando ansiosa o tempo passar para eu repetir, lá se foram mais de 250 cálculos, tenho uma boa alimentação e não tinha queixa de cálculos, mas queria dar uma desintoxicada....então para quem está pensando, para mim foi tudo ótimo, segui todas as recomendações, não fiz enema, usei sulfato de magnésio mesmo e o resultado foi ótimo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sônia, tudo zen? Descobri ontem que tenho as tais pedrinhas na vesícula. Só fiz o exame pois estou indo no domingo para uma semana de retiro no interior de SP, com o Dr. Alberto Peribanez, do livro" Lugar de médico é na cozinha". Lá faremos algo chamado " Descarga hepática" e por conta disto é obrigatório o exame de abdômen total. Ainda bem, pois eu jamais imaginaria que tinha as pedrinhas. Bem, o plano é o seguinte, se não for feita lá a limpeza eu farei quando voltar e aí vou tirar uma nova ultrassonografia e comparar, para provar para os descrente que as pedras saem mesmo. Eu posto aqui a experiência ok. Um grande abraço, Daniela

    ResponderExcluir
  7. Ola Sonia entrei no Google e comecei a fazer uma pesquisa sobre pedra na vesícula por causa do meu pai ele tem e esta com medo de fazer a limpeza dai entrei no sei blog e achei tudo tão interessante e eu gostaria muito de saber...A limpeza da vesícula é segura?

    ResponderExcluir
  8. Elizabete, o que posso dizer já está dito. Para maior segurança sugiro ler o livro do prof. Andreas Moritz, "Limpeza do fígado e da vesícula", que você pode comprar pela internet em www.estantevirtual.com.br. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi Sônia, tudo bem? Fiz a limpeza e me livrei de umas centeninhas de pedrinhas verdes. Sei que tenho pedras na vesícula, mas nada saiu de outra cor que não verde. Li que as verdes são as do fígado? Se só saiu verde, pelo menos era as que estavam boiando, pois não quis mexer, quer dizer que as da vesícula ainda estão lá? Vou fazer mais sete vezes, mas gostaria de saber se as verdes também podem ser da vesícula. Tomei um litro de maçã por 3 dias antes e no dia mais um litro e cinco maçãs, fiz alimentação viva nas 3 semanas anteriores também. Segui tudo direitinho. Não tive mal estar nenhum, nem ânsia, nem nada. Foi tudo tranquilo e muitas pedrinhas verdes em umas 4 vezes que fui ao banheiro. Obrigada, Daniela

    ResponderExcluir
  10. bom dia Sonia Hirsch! vi seu blog e achei muito interessante! pois tive uma crise danada e descobrir que tenho 8 pedras na vesícula bilar,tenho que fazer a cirurgia mas gostaria muito de fazer essa limpeza no figado com a maça será que no meu caso dá certo colocar elas pra fora expandir com esse tratamento?mande a resposta pra mim vou aguarda!!!!!!!!!meu Email moniqueeluiza1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Sônia estou curtindo seu Blog e li todos os posts sobre a limpeza do fígado e da vesícula aqui... ótimos. Já passei por umas 4 ou 5 limpezas do Andreas Moritz e a mais recente foi a mais chatinha pois enjoei muito... creio por não ter respeitado bem uma dieta leve.
    Minha dúvida é quanto à Colonhidroterapia. No livro ele recomenda fazer logo nos dois ou três dias seguintes. Começarei a semana de maçã amanhã e desta vez quero inserir a Colonhidroterapia na sequência.
    Foi difícil achar um profissional que faça isso e tb não custa pouco. Na sua experiência e visão, o procedimento da Colonhidroterapia é bom? Não há perigo? Faz bem mesmo para a saúde e intestino?

    ResponderExcluir
  12. Claudia, eu prefiro as limpezas feitas através da comida, por exemplo com o caldo de rã em jejum, por 7 dias, parar 7, fazer mais 7; ele limpa e restaura a flora; e a sopa de arroz do Pai José nesses 21 dias, receita em www.correcotia.com/deixasair .

    Acredito que a hidrocolonterapia seja boa em alguns casos difíceis, quando há muitos resíduos a eliminar dos intestinos, mas deve ser precedida e acompanhada por muitos cuidados e avaliações. Atualmente é enorme o número de pessoas com permeabilidade intestinal. Uma lavagem profunda pode piorar o quadro se de alguma forma forçar os tecidos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Sonia, meu nome é José, adorei se blog, mas na verdade quando conheci já tinha feito outras pesquisas a respeito até chegar a você. tenho pedras na vesícula sentia muitas dores e já fui parar no hospital várias vezes o médico pediu um ultrasom e acusou uma pedra nas vias biliares medindo 17MM. Nas pesquisas que fiz encontrei a receita de tomar de manhâ em jejum 120 ML de azeite de oliva e depois de uma hora tomar 2 colheres de sopa de vinagre de sidra. Então fiz essa receita antes do ultrasom e sairam várias pedras e mesmo assim acusou pedras no ultrasom.
    Depois de um mês mais ou menos deu oltra cólica então resolvi fazer de novo, desta vez tomei azeite com limão e depois de uma hora 2 colheres de vinagre de sidra. desta vez sairam aquelas pedras parecendo uma laminha. Fiquei com a vezícula inflamada por 2 semanas, depois melhorei e os sintomas desapareceram e hoje minha dijestão está ótima o meu medo é que sinto uma dorzinha acima das verilhas. Será que ainda tem pedras pois me sinto bem aliviado. E essa dor é comum. Estou com outro ultasom marcado para depois do dia 01/10/14. espero que dê tudo certo. Será que devo fazer está limpeza com sal amargo, me explica direitinho como fazer e se posso fazer.

    ResponderExcluir
  14. José, a limpeza com o sal amargo é explicada no livro do Prof. Moritz, Limpeza de Fígado e Vesícula, que você encontra em www.estantevirtual.com.br . Um abraço e boa sorte com suas pedrinhas!

    ResponderExcluir
  15. OLÁ SONIA, FIZ A MINHA 1ª LIMPEZA MAS AINDA TENHO UMA PEDRA EM UMA DAS VIAS BILIARES. QUANTAS LIMPEZAS TENHO QUE FAZER PARA SAIR TODAS AS PEDRAS DA VESÍCULA. PIOS AINDA SINTO OS SINTOMAS, SERÁ QUE QUANDO UMA DAS PEDRAS FICA ENGANCHADA TEM COMO ELA SAIR?

    ResponderExcluir
  16. Entendo, mas não sei responder. Por que você não lê o livro do prof. Mortiz, Limpeza de Fígado e Vesícula, para se informar melhor?

    ResponderExcluir
  17. Denise Santos18/11/2014, 11:46

    Olá Sonia, o livro que a senhora se refere do Paul Pitchford é o "Healing With Whole Foods: Asian Traditions and Modern Nutrition"?

    Um abraço,


    Denise Santos

    ResponderExcluir
  18. Sonia querida, tudo bem?
    Estou estudando muito esse assunto de limpeza do fígado (tenho muita raiva acumulada e quero ver como isso se reflete em pedrinhas)e, no ótimo livro do Moritz, ele fala nessas tais Prill Beads, de que nunca tinha ouvido falar! Você tem alguma informação ou experiência? Abraço,
    Luciana

    ResponderExcluir
  19. Conhece esse documentário com entrevista com a Dra. Hulda? Muito bom!
    https://www.youtube.com/watch?v=xX6xO7cSEZU&feature=youtube_gdata_player

    ResponderExcluir
  20. OLÁ SONIA
    SERA QUE PODE ME AJUDAR, ESTOU COM PEDAS NA VESICULAS, DIA A MEDICA QUE AS PEDRAS CALCIFICARAM, SEA QUE COM ESSA DIETA DA MAÇA TEREI UM RESULTADO POSITIVO? E QUANTO A DIETA ESTOU COM DUVIDAS, SERIA COMER MAÇAS , AGUA E CHA D EERVAS O DIA TODO , E O LEO COM LIMAO ANTES D EDEITAR ISSO? FIQUEI NA DUVIDA SOBRE O SAL AMARGO,
    MUITO OBRIGADA AMALIA

    ResponderExcluir
  21. Oi Sonia!
    Depois de acompanhar polipo na vesícula, hoje fiz um novo US e eles continuam lá e agora maiores e com indicação de retirar a vesícula. A indicação da maça também pode resolver no caso de polípo ou somente para expelir pedras? Pode me ajudar com alguma receita? O que você pensa a repeito disso? Obrigada minha querida. abraço, Cida Ferreira

    ResponderExcluir
  22. ola , por favor me diga sobre a maça e qualquer tipo?
    posso ingerir só líquidos ?
    água de coco pode ?
    estou tendo muitas crises o medico disse que a cirurgia e indispensável.
    aguardo suas repostas !

    ResponderExcluir
  23. Eu fui diagnosticada com pedras na vesícula e resolvi não fazer a cirurgia. Busquei acompanhamento com nutricionista e nunca mais tive crises. NUNCA MAIS! Criei um Instagram para compartilhar com todos as dicas de alimentos, pratos, lanches e restaurantes saudáveis onde pode-se obter alimentação com baixo teor de gordura, é o @VivendoComPedrasNaVesicula! Me segue lá: https://instagram.com/vivendocompedrasnavesicula

    ResponderExcluir
  24. Seguir o método passo a passo de Andreas Moritz, em "Limpeza do fígado e da vesícula" traz resultados impressionantes, como evacuação de centenas de pedras durante o 7 dia (o último dia do processo e efetivamente "o dia" da limpeza), entre 3 ou 4 idas ao banheiro entre a manhã e a noite.

    Não é necessário nenhuma formula milagrosa e sofrimento durante a semana de preparação, apenas evitar certos alimentos e comer em moderação, de repente você acaba se reeducando e percebe como isso te faz bem.

    É recomendado em torno de 1 limpeza ao mês para quem nunca fez, até a 6ª, 10ª ou 12ª vez que fizer o processo as pedras vão diminuindo em quantidade ou simplismente já não mais saem, varia de pessoa para pessoa. A partir desse momento pode fazer somente uma vez ao ano ou a cada 6 meses, o importante é que você terá feito um serviço enorme para sua saúde, seu corpo e será grato por isso pelo resto de sua vida.

    Dá para baixar versões em .pdf na internet mas não é muito agradável de se ler devido a qualidade. O livro é barato, em torno de R$20 e após ler e se familiarizar com o processo todo você pode dar de presente para alguem que você deseja o bem.

    Seria interessante conversar com um especialista no assunto para ter certeza do que está fazendo. Na maioria dos casos o resultado é positivo e corre sem problemas, mas sempre existem pessoas com certas complicações que não poderiam passar por um processo desses sem nenhum efeito colateral ou complicação.

    ResponderExcluir
  25. Olá.

    Também eu fui diagnosticado há quatro anos com um cálculo biliar de 1,7 cm. O médico me disse que, uma vez que não tenho sintomas (dor, desconforto, etc), e também porque o cálculo já é "grande de mais para para migrar pelos ductos", que não valia a pena operaar.
    Se um dia der dores, aí sim devo tirar.

    Eu pesquisei bastante até que encontrei vários blogs (incluindo este), e dois métodos o de Andreas Moritz e da Dra. Clark.

    Gostava de experimentar fazer isto, mas tenho receio que a pedra não passe ou que fique presa.

    Uma coisa que ajudaria, e que não aparece em lado nenhum, são ultrasons depois de fazer este protocolo. Não encontro nenhum testemunho de alguém que tenha feito o ultrassom antes e depois, para verificar que a pedra realmente não está lá mais.

    Se alguém tiver feito, que diga.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Sonia faz alguns dias que estou utilizando o suco de limão com azeite de manha em jejum e uma colher de sopa salamargo dissolvida em 500ml de agua e tomando esse copo de água toda noite...o que mudou as fezes estão saindo na cor verde escura, mais não vi nenhuma pedra,estou com 5 pedras muito pequenas a maio tem 5mm...sera que essa receita esta realmente funcionando?

    ResponderExcluir
  27. Ola..tenho uma amiga que é sua fanzona. E como eu faço a limpeza do figado mensalmente (estou na 18ª) achei que posso dar meu testemunho. Sigo as orientaçoes do Andreas Moritz..Eventualmente saio um pouquinho só do ritual, ja que me esqueço e me alimento de algum produto derivado de animal (um pedacinho de queijo, um iogurte..coisas assim..A carne, já nao me seduz mais, é fácil ficar sem ela, apenas por uma semana, que é a preparaçao para a limpeza.)Nao lhes digo que é fácil, porque voce tem um periodo de mais ou menos 20 horas que nao pode, nem deve, sair de casa, por isso é recomendado fazer num final de semana. Sao varias idas ao banheiro, nesse periodo. O jejum mesmo começa a partir de 13,30 do dia escolhido para a "limpeza real" e continua até por volta das 10 h do dia seguinte..O procedimento é simples, embora á primeira leitura possa ser meio confuso..(a traduçao nao ajudou muito, e parece ter várias incoerencias..mas depois da 2a vez, fica tudo tranquilissimo). Tenho 66 anos, e me sinto animadissima fisicamente. O negocio ´da uma clareza mental, uma disposiçao!!!Me inscrevi num grupo italiano "Lavaggio Hepatico" no facebook e la se vê inumeros comentarios sobre a mesma reaçao...!..Recomendo a todos que leiam o livro antes de fazer....Meus filhos e um irmao ja fizeram. Outros tiveram medo! entao é muito pessoal essa decisao...Um grande abraço e boa sorte ! Parabens pelo seu blog Sonia! é 1000!

    ResponderExcluir
  28. Você quer comprar um rim ou você quer vender seu rim? Você está
    em busca de uma oportunidade para vender seu rim para o dinheiro devido à
    financeira para baixo pausa e você não sabe o que fazer, em seguida, entre em contato conosco
    hoje e vamos oferecer-lhe boa quantia para o seu rim. Meu nome é
    Doutor Daniel sou um Nephrologist em UBTH Medical Center. Nosso
    clínica é especializada em Cirurgia renal e nós também lidar com a compra
    e transplante de rins com um vivendo um doador correspondente.
    Estamos localizados em Indian, Turquia, Nigéria, EUA, Malásia. Se você é
    interessado em vender ou comprar o rim da por favor, não hesite em
    entre em contato conosco via e-mail.

    Email: Doctordaniel95@outlook.com

    Cumprimentos.
    Dr Daniel.

    ResponderExcluir
  29. Bom gente eu fiz a limpeza vai fazer um mês dia 5/7/16.tenho gordura gral 2 moderado.me sentia mt mal inchada .desinteria.vontade vomitar .dores de cabeça.boca amarga .mal humor enfim tudo de ruim.apos fazer fiquei nova .não me sinto mais doente tudo passou respiro até . melhor.eu recomendo.saiu mt gordura de mim cerca de 500 gramas.
    Mt mesmo .eu recomendo

    ResponderExcluir