quarta-feira, 27 de abril de 2011

Feijão-fradinho de novo: Contra câncer de seio, sem efeitos colaterais

Da UnB Agência
Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília descobriram no popular feijão-de-corda uma nova alternativa para o tratamento do câncer de mama. Estudo conduzido pela pesquisadora Sônia de Freitas em parceria com o professor Ricardo de Azevedo, do Departamento de Morfologia, mostra que uma molécula encontrada naquele grão, chamada BTCI, mata células cancerígenas sem agredir células sadias. A observação foi feita na dissertação da aluna Graziella Joanitti que realizou testes in vitro, com a presença de BTCI em uma baixa concentração (400 micromolar).
Resultado de oito anos de estudos com a BTCI (Black-eyed pea Trypsin Chymotripsin Inhibitor), no futuro, a descoberta pode garantir um tratamento com menos efeitos colaterais que os adotados atualmente, como a radioterapia e a quimioterapia, tratamentos que não são tão seletivos e podem causar a morte de células sadias (veja ilustração abaixo). “Por ser um produto natural ele pode ser uma alternativa com menos efeitos colaterais”, afirma Sônia. A doença acomete 49 mulheres em cada 100 mil no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer.

O restante da matéria está em http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=4939

23 comentários:

  1. Oi Sônia, tenho acompanhado seu blog e adquiri seu livro sobre candidíase e estou, repensando alguns itens da minha rotina alimentar e até comportamental mesmo, pretendo comprar outros livros seus, já estou selecionando no site da corre cotia, tb tenho me interessado mais por outros sites que indicam uma vida mais natural e saudável. Estou só começando, mas gostaria que vc soubesse o qto me influenciou a dar estes primeiros passos e quem sabe em breve não retornarei aqui para contar efeitos positivos na minha vida? Obrigada e continue com esse lindo trabalho. Aproveito a oportunidade para lhe fazer uma pergunta, estou com hormônios em baixa e a ginecologista receitou uma ampola de durateston, antes tomaria sem pestanejar, mas agora que estou me conscientizando sobre o que ponho pra dentro do meu corpo, pesquisei e li coisas horríveis sobre este medicamento. O que vc me diz? Grata.

    ResponderExcluir
  2. Oi, querida, não posso responder a esse tipo de pergunta. Eu confio na minha médica homeopata, com quem trato de manter a saúde equilibrada, e não fico fazendo contabilidade de hormônios. Força nas tranças! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí,Sonia,fazer contabilidade é um mal necessário.Mas,se é um "mal"...menos atenção pra ele,não é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Anônima,querida,gostaria de lhe falar pelo nome,mesmo assim,vai minha posição:Se a bula da medicação está lhe assustando,fale com sua médica,ou simplesmente esqueça a bendita ampola.Afinal,a queda de hormônios já traz problemas o suficiente.Medo do tratamento já seria o primeiro efeito colateral,não? Ademais,a Bíblia diz que " Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que faz." Um abraço e espero que tenha aumentado um pouquinho de força `as suas tranças.

    ResponderExcluir
  5. Anônima, Érima, Mere - na verdade é um pacote, né? Cuidar mais da alimentação, exercitar-se e praticar o relaxamento (yoga, meditação, kum nye, tai chi chuan, terapias corporais) faz a pessoa aproveitar melhor suas possibilidades e confiar mais no organismo.

    Pensar na saúde, não nas doenças, e investir no que dá saúde e harmoniza a vida como um todo: essa é a ideia. Abraços!

    ResponderExcluir
  6. E viva o Baião de Dois e o acarajé, todos em base de feijão fradinho ou corda - que eu amo!

    ResponderExcluir
  7. Também sou fã, Carol. Salada quente de feijão-fradinho, já fez? É uma salada quente crocante, com vários vegetais em palitos ou meias-rodelas - pepino, rabanete, yakon, cenoura, aipo, cebola - que se passa rapidamente na frigideira com azeite e alho; o feijão-fradinho, já cozido e quente, vai por cima ao apagar do fogo. Temperar com azeite, limão, sal e cebolinha verde ou o que melhor lhe souber.

    Adoro fazer a mesma coisa com inhame e cará, amassadinhos no garfo...

    Mmm, hora de jantar :-) beijo

    ResponderExcluir
  8. Ah que delícia, vou fazer! Comi recentemente agrião ao alho e óleo, como couve à mineira. Achei sensacional :-)

    ResponderExcluir
  9. Delícia! Gosto muito refogar o agrião inteiro, com talo e tudo, em azeite e alho. Fica macio e saboroso e dá muito menos trabalho - porque lavar agrião, vamos e venhamos, é dose... :-)

    ResponderExcluir
  10. Humm, que vontade dessa salada quente e crocante, Sonia!!

    Ontem tentei comentar aqui mas rolou alguma pala, deu erro....acho que foi pq escrevi demais, hahaha...

    Mas enfim, era mais um relato e um agradecimento, pois suas dicas aqui e nos livros, sua disposição em esclarecer e informar me ajudaram demais!!

    Há cerca de um ano acompanho seu blog, que muito tem me ajudado a me cuidar melhor, por seu intermédio cheguei à Susana Ayres (doce de pessoa, competentíssima). Eu achava que a danada da cândida tava atazanando minha vida, mas não é que era uma invasão de giárdias sem teto no meu pobre e mal-tratado baço?? Tô seguindo a dieta que ela me passou (salvo uma ou outra escapulida, rs), e tô me sentindo muuuuito melhor! E sempre recorro aos seus livros pra relembrar alguma receita....

    Já escrevi muito de novo...era só pra dizer que sou muito, muito grata a vc, Sonia! Que Deus te abençoe e ilumine, muito e sempre!
    Bjs!!
    Edith

    ResponderExcluir
  11. Hj deu pala de novo, acho que o problema é com minha conta do Google :/...só deu certo postar como anônima...bjs!!
    Edith

    ResponderExcluir
  12. Olá Sonia,
    Sou de Recife-PE,acompanhava você e suas maravilhosas reportagens sobre alimentação e saúde desde os tempos da revista Bons Fluidos, depois fiquei sem saber onde te encontrar ...procurei nas livrarias teus livros e este era meu único contato.Navegando na Internet procurando informações sobre Cândida, achei o teu blog( tá vendo ela não é de todo ruim...brincadeirinha...).Estou a-man-do as reportagens e estou também começamdo a entrar em contato com algumas terapias alternativas e isso esta me fazendo um bem danado!
    Espero voltar a postar comentários ,desta vez contando algumas experiências.Um beijo grande.Sou sua Fã.Goretti

    ResponderExcluir
  13. Oi, Edith, oi, Goretti, bem-vindas!

    O blog tem sido um lugar de crescimento para todos nós. Aprendo muito com os comentários e me sinto mais viva em contato com os leitores. O benefício é de mão-dupla :-) Abraços!

    ResponderExcluir
  14. Passeando pela rede, caí aqui!!!
    Amei seu cantinho, amei o que vc fala e amei vc! Sabe tipo,ainda não te conheço, mas já te amo?!
    Pois é, foi assim! Parabéns pelo espaço, rico em coisas boas de serem sabidas e divididas!
    Beijo Grande, Luz e Beleza!
    Rashmi

    ResponderExcluir
  15. Soninha, mais uma da cultura do câncer, tá nas bancas: foto de um torrãozinho de açucar com um pavio de bomba (fundo negro). Açucar é droga que mata é capa de revista nesta semana após 36 anos da publicação do Sugar Blue de William Dufty! Mas não se iludam, a grande mídia não amanheceu lúcida depois da Páscoa: é que as denúncias contra o aspartame, presente hoje na milionária fatia de mercado dos Ligths, Diets e Zeros, corre pelos guetos da internet como uma das mais bem sucedidas campanha da rede de comunicação livre. Segundo meu faro, os manipuladores do mercado buscam sua saída tradicional: deixam o açucar para os pobres ignorantes; os ricos desinformados ou indiferentes vão continuar pagando caro pelos adoçantes e a classe esclarecida também vai continuar desenbolsando muita grana pelos açucares cristrais orgânicos ou pela estévia. A verdade é amarga: rapadura virou combustível há muito tempo...

    ResponderExcluir
  16. Você tem toda razão, Regina Aradhan. O que ainda me choca é que os governos sejam tão cúmplices desse estado de coisas.
    Sabendo que tem tanta droga na alimentação do povo, sentem-se justificados para vacinar em massa e custear procedimentos caros e pouco confiáveis, de modo que as pessoas se tornam meros intermediários na circulação de bilhões de dólares, reais, euros e outras moedas - do supermercado para a farmácia, da farmácia para o plano médico, do plano médico para o hospital, para a doença crônica...

    No Brasil considera-se um avanço existir a farmácia popular que distribui quase de graça remédios para hipertensão e diabete. Pobre povo. Virou normal ser doente crônico. E os debates sobre "saúde" só falam em mais hospitais.

    Você viu a foto da presidente Dilma tomando vacina de olhos fechados e dizendo que era bom porque prevenia contra pneumonia? Logo depois caiu de cama. Bem que poderia abrir os olhos de vez e ver melhor essa manipulação ostensiva da saúde. Isso sim seria uma boa revolução desenvolvimentista... Abração!

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem ? Achei teu blog um show! Sou totalmente contra remédios e sempre estou procurando alternativas .Vou voltar sempre !

    ResponderExcluir
  18. Oi, Rashmi Tara e Iara, sejam bemn-vindas! Abração!

    ResponderExcluir
  19. Olá, caríssima Sonia, saí procurando algo sobre feijjão fradinho e câncer e o google levou-me ao seu blog, que ótimo!!!
    Vi aqui mensagens sobre tratameto tóxicos, caros e enganosos, e posso dizer que conheci no corpo e na alma o que significa a massificação e alienação dos neurologistas em favor da máfia das drogas contra doenças auto-imunes. No meu caso, ESCLEROSE MÚLTIPLA!
    Pois, saiba que após 13 meses de tortura física e mental eu me livrei da droga chamada INTERFERON, após conhecer e consultar o Dr Arnoldo Velloso da Costa, em Brasília, o qual livrou-me a tempo dessa droga e da invalidez, restituindo-me a normalidade, isso já faz 7 anos!!!
    Obrigada pelo seu blog, Helenita

    ResponderExcluir
  20. Oi Sonia. Estou escrevendo para lhe agradecer pelo seu trabalho e livros.
    Sofria com a candidíase há pelo menos uns 20 anos. Digo sofria pois quando tive a oportunidade de comprar o seu livro "Candidíase a Praga", nem pestanejei em seguir à risca todas as informações contidas nele. O resultado? Em apenas 2 semanas estou totalmente livre dela, livre da coceira que me atormentava. Obrigada, muito obrigada. Não só me livrei deste tremendo mal, como também passei a me alimentar de forma mais consciente. O próximo livro que pretendo comprar é o "Sem açúcar com afeto", pois já consegui me livrar totalmente dele. Minhas amigas me perguntam: Nossa mas é muito radical, como vc consegue? Minha resposta é: se eu tiver que escolher entre o doce ou não me coçar, escolho sem pensar 2 vezes, não me coçar, rs!
    Desejo-le sucesso, saúde, paz, amor e tudo o mais que vc possa desejar em sua vida.
    Obrigada
    Mirian

    ResponderExcluir
  21. Olá Sônia. Que maravilha vc postar sobre o feijao fradinho. Aqui em Portugal tem um senhor que deve ter uns 90 anos. Aos 45 ficou numa cadeira de rodas e foi mandado para casa para morrer "em paz". Por conta propria jejuou 45 dias so tomando cha de urtigas, que é altamente remineralizante. Depois passou só a comer feijao fradinho pela manha com cenoura ralada alho e cebolas. Ao meio dia idem. A noite nao come nada. Come so isso ha mais de 40 anos. Alguns ovos e abacate de vez enquando. Bebe agua só quando tem sede e assim vai. Os cabelos voltaram, dentes pararam de doer, caminha sem uso de bengalas e ainda cura muia gente pois é naturopata. Mais é altamente radical. Intestino limpos todas as noites com laxante natural e nada de carnes e frangos. Esta bem vivo e chama-se A. Santos Almeida e tem tres livros publicados. Bjs Sonia,gosto muito das suas postagens. Ajuda muita gente!!!!

    ResponderExcluir
  22. Sonia só para clarear. O Sr. Almeida explica sempre que a agua do feijao é venenosa e ele chama de "agua de reumatismo". Manda deixar de molho , lavar muito bem, ferver e jogar a primeira agua da fervura fora, guardar cozido na geladeira, pois assim forma ainda mais um amido resistente, bom para o intestino, e sempre que for comer passar por mais agua corrente num escorredor. Bjs é só mais este esclarecimento!!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.