sexta-feira, 1 de abril de 2011

Nutricionistas na linha de frente: Pela ética no ensino universitário

O Centro Acadêmico Emílio Ribas, da Faculdade de Saúde Pública/USP, divulga a realização, com transmissão ao vivo pela web, da mesa-redonda “Nutrição e publicidade de alimentos: essa relação pode influenciar a atuação profissional?”

5 de maio, 14h a 17h, na Faculdade de Saúde Pública - Auditório João Yunes

Beatriz Mei (CAER) Coordenação da mesa

Carlos Augusto Monteiro (FSP) Obesidade x Publicidade de alimentos

Renata Alves Monteiro (OPSAN/UnB) Regulação da publicidade, DHAA e SAN

Ana Júlia Colameo (IBFAN) Indústrias, profissionais da saúde e ética

Marina Ferreira Rea (IBFAN) Evolução das estratégias adotadas no Brasil frente à pressão das indústrias

Fabiana Alves do Nascimento (CAER) Relação entre indústrias de alimentos e cursos de Nutrição

O evento será transmitido ao vivo pela internet via IPTV/USP:

http://www.iptv.usp.br/portal/home.jsp

Para esclarecimentos, entre em contato com:

caemilioribas@yahoo.com.br

E para saber mais sobre a mobilização e outras atividades do CAER, entre em:

http://caemilioribas.wordpress.com/

17 comentários:

  1. Sônia, por favor, vc pode me dizer se há diferença entre o inhame normal e o cará(o pequenino)?

    ResponderExcluir
  2. A., em www.correcotia.com/inhame está o desenho do que eu chamo de inhame neste blog e nos meus livros, da família Colocasia esculenta, enquanto o grande que você chama de inhame é das Dioscoreas.

    A nomenclatura oficial é: inhame para o grande (Dioscorea) e taro para o pequeno cabeludo (Colocasia). Existem variações de ambos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito que fosse estudada uma forma p/ que os planos de saúde fossem obrigados a oferecer um tratamento saudável em uma clinica especializada em pessoas obesas, sendo o tratamento com todo o suporte e assistência necessária, desde educação alimentar, psicológica, física e tudo o que for necessário,isso quantas vezes for preciso ,(afinal cancer não aparece uma vez só) de forma natural buscando sempre o bem estar do paciente obeso.A muito estou em busca de um tratamento saudável em uma clinica especializada p/ pessoas obesas,o que eu ouvi me deixou prplexa
    tanto o juiz quanto o plano de saúde querem q eu faça o tratamento desde que faça a cirurgia bariátrica.Mais eu não aceito e não concordo com este tipo de amputação não abrirei mão dos meus direitos de ter minha saúde restaurada de forma correta, e saudável esse é um direito universal,e ninguém poderá tira-lo de mim.Gostaria que todas as pessoas que sofrem desta doença tivessem o mesmo direito respeitado,não tendo que submeter-se a riscos cirúrgicos e principalmente humilhação de se expor a um julgamento,como um meliante que estivesse mentindo ou enganando para o beneficio próprio ,como se estivesse tirando alguma vantagem sobre a situação,pedindo p/ fazer um tratamento em uma clinica alto luxo e mandando o plano de saúde pagar, isso é um absurdo ..Que culpa eu tenho se o tratamento q solicito só é fornecido por locais de alto padrão?? Que culpa eu tenho entre a briga sobre valores financeiros entre as empresas??Será que p/ todos eu sou apenas um numero? Quantas pessoas vivem a mesma situação q eu neste momento, sendo humilhadas, diante de audiências intermináveis, avaliações absurdas, pois é necessário passar por pericia medica do plano de saúde p/ constatar que você é realmente obeso e necessita mesmo deste tratamento, os exames entregues não tem nenhum valor...será q só o meu excesso de peso sendo 123k com IMC48,minha dificuldade em andar, alem da respiração ofegante a cada passo e da minha aparência que já me traz tanto constrangimento em estar em publico já não é o suficiente? Por favor, me poupe dessa vergonha, a minha frustração já me basta.Soube que na Argentina o direito total a saúde consta na Constituição,até onde o meu país defende os meus direitos nessa situação?Por favor,senhores governantes dêem atenção maior p/ as pessoas portadores de obesidade, investiguem melhor sobre os médicos e essas cirurgias,será que todas,todas as cirurgias são realmente necessária
    Há sete meses espero uma resposta do processo que entrei contra o plano ,mais no caso como o próprio juiz disse e deixou bem claro em sua opinião ele esta mais preocupado com a despesas do plano de saúde e o lucro da clinica, sendo que único bem que deveria ser avaliado,não tem nenhum valor, não tem preço não significa nada é a saúde do cidadão...Neste caso atual a minha saúde!!

    ResponderExcluir
  4. Cris, você tem razão em tudo. Conte com a minha total solidariedade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sonia, eu moro em Salvador e hoje passei po várias farmácias de manipulação em busca da Amoeba 30CH para o tratamento de amebíase, que me persegue há um bom tempo. Porém, ao consultar as listas de medicamentos, os funcionários me diziam que não tinham ele lá. Será que eu encontro essa medicação com outro nome?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ana, mas como você sabe que tem amebas? E não costuma se tratar com homeopatia? O meu, foi minha médica que receitou. E eu me consulto com ela a cada dois meses. Como tenho histórico de amebas, em certa ocasião voltei a sentir os sintomas e ela então me apresentou a esse nosódio, isto é, um remédio feito da própria criatura. Se você não tem um(a) homeopata, não seria a hora de passar a ter? Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sonia! Tenho tido resultados frequentes de amebíase em meus exames ( feitos em laboratórios comuns) por mais incrível que pareça. Já iniciei um tratamento com uma homeopata, mas também não obtive bons resultados. Acho que só me resta procurar outro homeopata. Obrigada.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Oi Sônia!
    Seu blog tem sido inspiração para mudar os hábitos alimentares. Agora estou lendo o "Sem açúcar e com afeto", você fala do chá feito com folha de Stévia. Mas onde encontro as folhas? Só encontrei o estévia em pó ou líquido, mesmo nas casas de produtos naturais.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Em lojas de ervas. Na web, em http://www.chaecia.com.br/loja/catalogo-111058-6-_ervas_qrst
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Sonia, acabei de ler essa matéria no Globo, sobre os "iogurte gelados" febre aqui no Rio.
    Bjs
    http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/04/09/frozens-nem-tao-iogurte-quanto-dizem-ser-924199618.asp

    ResponderExcluir
  11. Oi, Érika, muito boa a matéria. Considerando que o iogurte comercial já não é lá essas coisas e também não faz tanto bem assim, imagina então algo que se faz passar por ele... Só quem já tomou iogurte legítimo, com lactobacilos vivos, sabe a diferença que faz. Mas vamos ter 100 empresas investindo em frozen yougurt e nenhuma em iogurtes honestos. Abração!

    ResponderExcluir
  12. Ótima receita de Frozen Yogurt está no blog da Carol: http://caroldaemon.blogspot.com/2010/08/sorbet-frozen-iogurte-e-semifreddo.html

    ResponderExcluir
  13. Mas o que é o iogurte legítimo? No livro "Candidíase a praga" você fala do iogurte natural (que não é o comercial) Já fiz receita caseira mas usando um pote de iogurte natural e fervendo um litro de leite. Acho que não é essa receita que você se refere. Tem também aqueles da iogurteira Top Therm que faz anúncios nos programas vespertinos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Érika, não acredito que você leu o livro. Há 4 páginas sobre lactobacilos e flora intestinal nas páginas 41 a 44, e 15 páginas sobre alimentos lactofermentados, que incluem iogurte e suas receitas. Todas as suas perguntas estão respondidas lá, até mesmo as que você ainda não fez. Prestenção, Érika.

    ResponderExcluir
  15. Ai Sônia, não briga comigo não, rsrs. Eu tô lendo... ainda. não cheguei nas receitas. Já me achei. Toprestando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oi Kenia, obrigada pela referência e à Sonia, pelo espaço.
    A receita do frozen nem é minha, mas de Claude Troigrois que coloca um iogurte natural na garrafa de fazer chantilly e daí sai esse frozen na pressão, aerado, levíssimo, delicioso e que pode ser feito com iogurte caseiro obtido a partir de leite orgânico.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Imagina, Carol, eu é que agradeço essa conversa boa por aqui ;-)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.