segunda-feira, 26 de março de 2012

Cora Coralina: Para começar bem a semana


de Bia Santos
para Deixa sair

"Um repórter perguntou à poeta Cora Coralina o que é viver bem. Ela lhe disse:

Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. E digo pra você, não pense. Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha. Eu não digo. Eu não digo que estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco. É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.

Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida. O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. O bom é produzir sempre e não dormir de dia.

Também não diga pra você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.
Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima. Eu não digo nunca que estou cansada.

Nada de palavra negativa. Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica.  Você vai se convencendo daquilo e convence os outros. Então silêncio!

Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha, não. Você acha que eu sou?

Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. Filha dessa abençoada terra de Goiás.

Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.

Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança.

Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.

Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir."

24 comentários:

  1. Ah Sonia, que texto lindo para começar melhor ainda a semana!
    Obrigada por compartilhar...
    Abraços e tenha um dia maravilhoso...

    ResponderExcluir
  2. SOU FÃ DAS DUAS, CORA E SONIA. ELAS ME INSPIRAM E ME ESNSINAM TODOS OS DIAS.
    OBRIGADA SONIA POR ESTA PÉROLA DE CORA, OBRIGADA SONIA PELOS TEUS LIVROS, TEU BLOG E TEUS ENSINAMENTOS. BJS.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, meninas, e obrigadíssima, Bia Santos, que pescou e distribuiu. Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por este post magnífico!!!

    ResponderExcluir
  5. Bem Haja!!!!
    Otima Semana... Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sonia,
    Primeiramente quero agradecer o post, um exemplo de vida. Nada melhor para iniciar a semana!
    Esse é o meu primeiro comentário no seu blog, conheci seu trabalho através do Livro - Deixa Sair, li o livro em 2 dias, e depois dei de presente para minha irmã, afinal precisava compartilhar tudo o que havia aprendido. Depois encontrei seu blog e até então tem sido meu material de consulta diário, agradeço a Deus pela existência de pessoas sábias e iluminadas asim como você.
    Sonia, eu moro em Curitiba/PR e se possível gostaria de alguma indicação de terapeuta ou médico natural aqui na minha cidade.

    Desde já agradeço.

    Uma ótima semana,

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Andreia, posso recomendar a terapeuta Barbara Mathieu, que trabalha com o método Resseguier de harmonização do corpo sensível e é uma pessoa deliciosa, que eu adoro. Veja mais em www.barbaramathieu.com.br , tel (41) 3338-3506 e 9145-2826. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Lindo de ler, difícil de praticar, possível de não desistir de se continuar tentando. Obrigado pelas palavras doces.

    ResponderExcluir
  9. Mês passado minha terapeuta minha terapeuta me deu esse texto para ler e a parte que de que mais gostei foi essa: "Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo".

    ResponderExcluir
  10. Que legal!! Seu blog é demais! Muito útil!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Muito inspirador.Obrigada as duas.Abracos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Sônia,

    Sempre leio seus livros e gosto muito. Estou te escrevendo, porque esta noite sonhei com vermes, sei que sonhos não são sua especialidade mas resolvi procurar sobre o tema e acabei vindo parar no seu blog. Nunca fiz tratamento pra esses bichinhos, sou adepta de uma boa alimentação, pouca carne e pouco açúcar mas confesso que nem tão pouca gordura, qdo como carne gosto das gordas e desde que vim viver em Salvador sei que tenho comida manteiga demais, mas em geral minha alimentação é boa, nada de frituras, grãos integrias, iogurte natural, estas coisas que adoro e sei preparar muito bem. Nunca tive uma candidíase e a quase oito anos não tomo remédios alopáticos, nunca fui adepta de remédios, pomadas e blá blá blá pra acabar com a dor, sou do tipo que o corpo tem que se curar, pra qualquer doença tomo água, durmo e deixo rolar e assim até a cistite que ja foi um problema na minha vida desapareceu ( aliás lembrei que na ultima a três anos atrás qdo meu pai faleceu, tive que tomar um antibiótico porque essa monstrinha me pegou com força e minha homeopata visitando a família, mas fora esse episódio nenhum antibiótico) Acredito mesmo que deixar o corpo agir, brigar, fazer força ajuda e até garante a saúde. Mas lendo hj sobre vermes, fiquei pensando que talvez eu esteja meio bichada, sinto dores no corpo fadiga extrema mesmo qdo não faço nada, fadiga de tristeza às vezes e principalmente uma confusão mental muito grande, praticamente tenho entrado em desespero quando preciso concluir alguma coisa, não consigo levar as coisas pra frente apesar da minha força para o trbalho e minhas boas idéias. Não sei. Sempre tive dificuldades para expressar emoções e fui pra homeopatia porque uma psiquiatra queria que eu tomasse um remédio forte pra depressão e eu não aceitei, nunca acreditei em doenças eternas e muito menos em "depressão forever" como ela disse que era o meu caso e a homeopatia me ajudou muito. Realmente qdo lembro do início do meu tratamento vejo que algumas coisas bem ruins que eu sentia desapareceram por completo. Tive sorte encontrei uma homeopata maravilhosa e fui séria no tratamento. Mas agora acho que estou bichadinha, tive ese sonho horroroso hj de manhã e mais cedo a cordei rpa vomitar água e isso só acontece qdo estou bem triste, não sou uma pessoa que chora então qdo estou bem triste vômito de madrugada, antes eu chorava mas há 8 anos pouco antes de começar o tratamento homeopático tive um sonho muito estranho e forte e desde então parei de chorar e comecei a vomitar. Enfim...foi muito legal ler o seu blog, acho que vou fazer um belo exame e ver esses feiosos estão só nos meus sonhos ou se invadiram meu corpinho. Falei sobre o vômito porque em um livro vc diz que vomitar é uma forma de liberar emoções. Você pode me indicar algo sobre o assunto, esse tema me interessa muito até pela maneira como começou a acontecer comigo.

    Um abraço, desculpa por escrever tanto. Boa sorte e sucesso na sua vida.

    ResponderExcluir
  13. Oi, A., o melhor sempre é fazer um exame para ver a situação com um pouco mais de clareza, mas pode ser por método concreto (fezes), e aí só posso indicar o lab do dr Helio Copelman, no Rio, que dá resultados decentes, ou pelo método vibracional (BDORT ou bioenergético), para o qual conheço o Geraldo Granja em BH (31 3458-9343) e a Susana Ayres em Brasilia (61 8628-1231). Caso seja difícil um exame, a recomendação do dr Helio é tomar um vermífugo polivalente e observar os resultados. Tenho ouvido falar bem do Annita, meio caro porque não tem genérico. No seu caso, observar os resultados me parece mais simples porque os seus sintomas de fato podem estar ligados a essa questão. Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Sônia,
    Como estou em Salvador a pouco tempo não conheço muitos laboratórios se vc puder me indicar algum agradeço, de qualquer forma vou procurar o Anita e se vc tiver alguma indicação sobre o vômito agradeço também.

    Um super abraço e obrigada pela resposta.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Anônima. Se possível, gostaria de sua ajuda. Também moro em Salvador e vivo em busca de um bom homeopata. Como você disse que a sua é muito boa, gostaria do contato dela. Grata.

    ResponderExcluir
  16. Em Salvador não conheço nenhum, por isso escrevi as outras opções.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Sonia pela resposta, mais eu queria informações da anônima que escreveu no dia 29/03/12, as 12:47. Ela disse “Tive sorte encontrei uma homeopata maravilhosa e fui séria no tratamento”. Gostaria que ela me indicasse esta homeopata, já que passei por uns dois que não gostei muito. Se ela puder me responder, ficarei grata. Abraços!

    ResponderExcluir
  18. Oi Sonia,
    O que lhe parece se uma pessoa tem alergia de pele, coceiras pelo corpo, não geram bolha não, só coçam e fica pele seca. Quando teve uma "virose", vomitando muito, por 2 dias, nada que comia ou bebia parava no estomago, um pouco de febre... notei que neste periodo não houve coceiras. A pessoa melhorou, voltou a comer, começando com canjinha, arroz, purezinho... dai as coceiras voltaram. Parece vermes? Na crise o corpo ficou em jejum por isto não atacaram a pele?
    Achei tão estranho.
    Pode me ajudar se tiver alguma dica?
    Para médicos é tudo virose e a alergia tem de ser tratada com tópicos...
    Se tiver indicação de um bom médico ou homeopata em sp, agradeço.
    Janaina

    ResponderExcluir
  19. Oi, Janaina, nào tenho indicação de homeopata em SP no momento, mas se você for a uma farmácia homeopática certamente eles poderão te sugerir vários nomes.

    Sobre os sibntomas, não sei o que dizer, mas sempre é bom pensar em parasitoses quando há sintomas de pele... Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Sonia, licença.
    Janaina, em São Paulo sei que o Dr. Celso Paroni é muito renomado, além de ser uma pessoa muito humana. Nunca me consultei com ele mas tenho amigas que se trataram com ele durante anos e tiveram grande sucesso. O telefone que encontrei é (11) 5572-1264 e sei que ele atende na Vila Mariana, na Lins de Vasconcelos.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  21. Que exemplo de mulher... suas palavras são inspiradoras. Obrigada pelo post, seu blog é maravilhoso, adoro passar por aqui. Bjs

    ResponderExcluir