terça-feira, 7 de maio de 2013

Cobaias do mundo, uni-vos! Precariedade médica e insegurança farmacêutica


A Merck está recolhendo no mundo inteiro o medicamento Cordaptive, supostamente indicado para controlar níveis de colesterol, porque  "um estudo clínico internacional evidenciou aumento no número de ocorrências de efeitos colaterais graves (...) e além disso não demonstrou os benefícios esperados..."

Ou seja, há um esquemão que impede a venda do Elixir de Inhame, por exemplo, e inúmeros outros fitoterápicos baratos e eficazes contra mil coisas, enquanto a dona Merck passa garbosa com suas pílulas caras e daninhas.

Dá para confiar?

13 comentários:

  1. Tendencioso o texto... As empresas farmacêuticas não são flores que se cheiram, mas comparar o produto industrial com um "elixir de inhame" e um monte de outros fitoterápicos por aí feitos totalmente nas coxas é forçar a barra. No produto industrial, você pode estar certo do que está levando, ou seja, se estiver escrito "x" miligramas de "y", você estará levando isso mesmo na maior parte dos casos. Enquanto o fitoterápico de fundo de quintal (ao contrário de fitoterápicos de empresas sérias ou quando é preparado pela própria pessoa) pode ter bosta de cavalo misturada (ou coisa pior) porque não foi feito controle algum de qualidade. Isso para não falar que normalmente não se diferenciam espécies semelhantes, não há padronização das formulações, etc. Com o produto industrial, você pode estar certo de que pelo menos ALGUM estudo foi feito para determinar se é seguro ou não, e quais os efeitos colaterais mais importantes. Não é um método infalível, mas é um método reprodutível.

    ResponderExcluir
  2. Ave! que comentário esdrúxulo! Como se todos os fabricantes de Fitoterápicos fossem irresponsáveis...é, vai ver colocam bosta de cavalo no fitoterápico, ao invés da planta! deve ser mais fácil mesmo sair atrás dos cavalos recolhendo seus cocôs só pra enganar o seus clientes consumidores!
    Há inúmeros fitoterápicos de eficácia comprovada. Na China trabalha-se com ervas há uns 4 mil anos ou mais; a Índia a mesma coisa. Há pouco tempo o Hospital Albert Einstein divulgou uma pesquisa que a Avelós (através da famosa "garrafada") está "curando" certos tipos de câncer...e está em pesquisa atualmente, pra determinar dosagem.
    Além do que, caso esteja mal informado, existe padronização pra confecção de fitoterápicos tbm... alguns desses métodos são os de padrão americano, aprovado pela FDA, inclusive. Ninguém tá esmagando planta no fundo do quintal e acrescentando água, engarrafando e vendendo. Vai se informar.
    Acha que os remédios químicos são inventados milagrosamente da cabeça de algum gênio da química moderna?! Grande parte é estudo em comunidades indígenas, onde insetos e plantas são usadas no tratamento pelos pajés! Ai estuda-se o princípio ativo e muitas vezes este é copiado sinteticamente...gerando muitos efeitos colaterais, já que uma planta não apresenta somente o "princípio ativo"; apresenta tbm o princípio moderador do princípio ativo e até algum inibidor, para que a planta não fique tóxica!
    Além das cópias, plágios, campanhas nas orelhas dos médicos em troca de viagens, congressos de um só laboratório farmacêutico em hotéis ou navios, reforma de consultórios etc...essa indústria é boazinha demais. Fatura bilhões diariamente com a venda de medicamentos como o paracetamol (hepatotóxico comprovado, causador de hepatite medicamentosa até com óbitos...e vai reclamador seu morto com o bispo, né?!)

    e por ai vai...

    prefiro mesmo agulhas de acupuntura, ervas chinesas, boa alimentação e exercícios!

    remédio sim, somente qdo forem necessários e pelo mínimo tempo necessário.
    abss

    ResponderExcluir
  3. Para o Clécio Ribeiro:

    http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/03/06/interna_gerais,354916/peixes-derivados-de-leite-de-bufala-e-fitoterapicos-sao-fraudados-em-minas.shtml

    "E mais: das 147 amostras de fitoterápicos analisados, 70% não eram da espécie declarada."

    Ou seja, parece que pelo menos 70% dos produtos tem "alguma coisa errada", né?

    Ah, e o estudo original que levou ao recall do Cordaptive está aqui, se quiser ler:

    http://www.thrivestudy.org/

    ResponderExcluir
  4. ...aquela velha tática de se defender atacando, como se o problema não fosse a Merck com seu engana-trouxa... trouxas médicos, trouxas cientistas, trouxas pacientes, trouxas revistas semanais que certamente benvindaram o remédio quando ele apareceu: todo mundo acreditou...

    ResponderExcluir
  5. ok, boa sorte com seus medicamentos Marcelo!

    ResponderExcluir
  6. Desculpa eu não ter encontrado, no momento, o Blog original, mas tenho a cópia aqui...parte 1 e 2 na sequencia...ai está a história da Indústria Farmacêutica e do Sistema de Doença atual, ops! Sistema de Saúde atual do Ocidente:

    http://clelcioribeiro.blogspot.com.br/2012/04/medicine-reloaded.html

    http://clelcioribeiro.blogspot.com.br/2012/04/medicine-reloaded-part-2.html

    e o que seria isso, publicado pela Anvisa?

    http://www.fitoterapia.com.br/portal/images/formulario_fitoterapicos.pdf

    ResponderExcluir
  7. inhame inhame, grande texto Soninha, os ataques dos pró exterminicidas são naturais, coisa de química...
    mas inhame inhame... sabe-se que o mercado de fitoerápicos tem problemas demais, não significa que fitoterápicos não sejam eficazes, porém...inhame inhame...vamos de ervas pois, como já dizia o imenso Caio Capim, se é Bayer ( ou qqr mega exterminicida fabricante) não é bom...beijo florido e temperado com as boas da horta !

    ResponderExcluir
  8. Tem razão, Maurício, nada como a gente saber o que está comendo e bebendo. Mas a tintura, a garrafada, o modo popular tradicional de usar o que se colhe precisa ser preservado. Claro que sempre vão existir os falsificadores em qualquer área. O Elixir de Inhame Goulart não era falsificado, como o clone que apareceu e circula por aí confundindo as pessoas; o bom sumiu, o ruim tomou o lugar, e se foi aprovado, nem sei...

    Por falar nisso, ouvi dizer que foi proibida a venda de álcool de cereais, usado nas boas tinturas e nos bons perfumes. É verdade? Beijão florido, ensolarado e hoje com muito vento ;-)

    ResponderExcluir
  9. Oi, Clelcio, obrigada pela reação imediata ao comentário do moço lá em cima, senti o calor de uma mão boa nas minhas costas. E gostei muito da informação no seu blog. Vamos em frente que a luta é diária, né? Abração!

    ResponderExcluir
  10. Cada um com seu cada um, né Sonia?
    o álcool de cereais está proibido sim, até onde eu sei...mas tem uma abaixo assinado ai na Net pra liberar! São os absurdos do país Brasil! tbm proibiram a Herba ephedra, por conta da efedrina...só que com ela tirávamos gripe com a mão e num piscar de olhos...só pq alguns malucos usam pra "drogas" ou sei lá o que, proíbe-se...e os bons pagam pelos maus! ao invés de fiscalizar, o Brasil proíbe. E a chinesada ri da nossa cara, tipo sem entender como que uma erva que mata o vírus das diversas "gripes" é proibida...bjs

    ResponderExcluir
  11. Tomei Diane 35 e tinha dores de cabeça e mal estar-mas o médico dizia que era mal estar psicológico e então não tomei mais por minha conta pq vi reclamaçoes e denúncias no google. Anos depois na França e outros o país o remédio foi proibido por provocar mortes. É bom pesquisarmos pq no Brasil aposto que continuará sendo prescrito sem problemas...

    ResponderExcluir
  12. oi Sônia, tudo bem?
    não entendo as excelências do inhame, a não ser para uso externo. bem, em me guio pelo seu livro sobre os estudos do Dr. Barcellos. agora, para uso externo, ele pode trazer para o exterior alguma coisa que esteja sob a pele, desde bernes a tumores. isso eu nunca pude testar, mas vi um médico coreano falando sobre essas propriedades. agora, me parece que o livro de Andreas Moritz, intitulado "limpeza do fígado e da vesícula", que mostra a unicidade de grande parte do que chamamos de doenças, tais como cancer, diabetes, aterosclerose, esclerose múltipla, alzheimer, parkinson, infarto, queda de cabelo, etc, etc,... estão muito bem explicados, e, o que é melhor, ele ensina como limpar o fígado e a vesícula para que tudo volte a funcionar bem.
    abração,,
    Theo

    ResponderExcluir