quarta-feira, 22 de maio de 2013

Monteiro Lobato e a Homeopatia, em 1917


De Vânia B.O.
para Deixa Sair
::::::::::::::::::::::::

Carta de Monteiro Lobato a seu amigo Rangel

Fazenda 3/3/1917

Rangel: A homeopatia!... Eu pensava como você; ou peor ainda, não me dava ao trabalho de pensar coisa nenhuma a respeito. Não acreditava nem descria - não pensava no assunto e pronto. Mas um dia sobreveio o "estalo" e fiquei tonto. O meu Edgarzinho apareceu com uma doença no nariz. Isso na fazenda. Ele tinha dois anos. Corro a Taubaté. Consulto os médicos locais: "O melhor é ver um especialista em São Paulo". Vamos para São Paulo. "Quem é o baita para narizes?" J. J. da Nova. Vou ao Nova. Examina, cheira, fuça e vem com um grego: "Rinite atrófica. Só pode sarar lá pelos 18, 20 anos - mas vá fazendo umas insuflações com isto" – e deu-me uma droga e um insuflador. 

Voltamos para Taubaté, muito desapontados. Dezoito anos! Mas minha casa lá era defronte à duma prima. Vou vê-la. Tenho de esperar na sala de visitas um quarto de hora. Em cima da mesa redonda está um livro de capa verde. Abro-o. "Bruckner, O Médico Homeopata". Instintivamente procuro a seção Nariz. Leio conjuntos de sintomas. Um deles coincide com os sintomas da rinite de Edgar. Prescrição:"Mercurius". Entra a prima. Conto o caso do menino e aquele encontro ali. "Vale alguma coisa isto de homeopatia?" pergunto céptico. E ela: "Experimente. Não Custa". 

Quando saí, passei pela farmácia. "Tem Mercurius?" Tinha. Comprei Cinco Tostões. "Almeida Cardoso - Rio". Levo pra casa. Falo a Purezinha. Sem fé nenhuma, dou automaticamente os carocinhos ao Edgar, mais do que mandavam as instruções. Cinco em vez de três. Depois, mais cinco. De noite, mais cinco. No dia seguinte, o milagre: todos os sintomas da rinite haviam desaparecido!... Mas sobrevirá uma novidade: purgação nos ouvidos. Cheio de confiança, corro à casa da prima, atrás do livro de capa verde. Procuro "Ouvidos" e leio esta maravilha: "As vezes sobrevem purgação no ouvido por abuso de Mercurius, e nesse caso o remédio é Sulphur". 

Vou voando a farmácia. Compro Sulphur. Mais 500 reis. Dou Sulphur ao Edgar e pronto - sarou do ouvido! Sarou da rinite, sarou de tudo! Preço da cura: 1000 reis. Pela alopatia, em troca da não-cura: varias consultas medicas, viagem a S. Paulo, drogas insuflantes e aparelho insuflador - e a desesperança. 

Que fazer depois disso, Rangel, senão mandar vir um livro de capa verde e uma botica com todas as homeopatias do Almeida Cardoso? Cem mil reis custou-me, e desde então curo tudo. Curo tudo em casa e no pessoal da fazenda. Fiquei com fama de mágico. Vem gente dos sítios vizinhos. "Ouvi dizer que o senho é um bom doutor que cura" - e curo mesmo. Chega a vir gente até do município vizinho atras dos "carocinhos mágicos"... 

Lobato 
::::::::::

Texto integral retirado de: A BARCA DE GLEYRE; LOBATO, MONTEIRO, II TOMO – QUARENTA ANOS DE CORRESPONDÊNCIA ENTRE MONTEIRO LOBATO E GODOFREDO RANGEL; ED BRASILIENSE, 1946, 1a EDIÇÃO.

10 comentários:

  1. Amei também, Sonia. E, se me permite, vou pegar carona na homeopatia e fazer uma pergunta a você e a seus leitores que são muito sabidos! Estou procurando uma planta que se chama Milona, popularmente conhecida como "orelha de onça". Descoriram que a planta é milagrosa no tratamento de alergias e asma. O problema é que em Belo Horizonte não acho em lugar nenhum, queria saber se alguém saberia me dar noticias dessa danada, porque o alerta vermelho ja soou aqui no meu nariz...
    Obrigada a todos!

    ResponderExcluir
  2. Orelha-de-onça ou milona, Cissampelos sympodialis. Eu procuraria primeiro em www.chaecia.com.br e www.ervasdobem.com.br . Também na farmácia do prof. Walter Accorsi, em Piracicaba. E na barraca de ervas da feira ou do mercado municipal. É uma trepadeirinha simpática... Um abraço, Fernanda!

    ResponderExcluir
  3. Que lindeza esta carta, Sonia!!
    Fui cuidada com bolinhas (lá em casa eram chamadas assim!) homeopáticas dos 7 aos 32 anos – receitadas pelo mesmo médico...Mas me desiludi um pouco com ele que começou a me receitar remédios alopáticos e eu não concordava...Me sinto um pouco órfã porque ainda não encontrei um outro homeopata com quem me identificasse realmente...
    Bjs. Denise.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Denise! Eu fui meio turista na homeopatia até encontrar a Vanize Eyer, em Petrópolis (24-2243-7184), que é unicista e identificou um remédio de fundo que me faz muito bem. Além de me dar coisinhas pontuais, como calcáreas, cimicífuga, dioscorea, essas que ajudam a manter o básico.

    Mas mesmo como turista, ficava impressionada com o efeito rápido da homeopatia. Me lembro de um dia em que acordei entrevada, não conseguia levantar da cama direito, fui ao banheiro e não podia nem deixar sair porque tudo doía. Liguei para a Stella Marina, médica gineca que me deu supervisão no Só para mulheres, e ela perguntou se eu tinha pego friagem. Lembrei que na véspera tinha ficado sentada debaixo do chuveiro, num chão ladrilhado, lavando umas coisas de plástico e me refrescando ao mesmo tempo, já que estava quente no Rio de Janeiro. Ela receitou Lilium, uma amiga pegou na farmácia e me trouxe. Em 15 minutos eu estava normalzinha.

    E viva Monteiro Lobato. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Demais Sonia,
    nasci tomando gotas e bolinhas,
    e também vivo fuçando no livro verde da minha mãe, que era filha de um homeopata joíssima de biruta, o meu avô...hoje tratamos plantas, bichos, lagos...
    o incrível é que homeopáticos estão fazendo maravilhas em sítios e outros locais que antes só usavam exterminicidas químicos, tem gente por aí limpando nascentes, descontaminando solo, cultura, etc.
    o bacana é que até as pessoas vão mudando numa boa, vão ficando mais tranquilas... até formiga já está sendo tratada com gotas, bolinhas e boa prosa, viveremos esse tempo,calma e divertidamente. Agora o maior barato mesmo e que parece coisa dostro mundo é eu olhar pro vidrinho de Mercurius solubilis aqui perto ( mas longe do micro) que tomei a coisa de poucos minutos antes de ler mais esta belezura que você nos presenteou. Saúde Terra !
    Gratidão e Paz !
    beijos fotossintetizantes !
    mou

    ResponderExcluir
  6. Saúde Terra!, Mou, e que a homeopatia, com sua sutileza, possa abrandar o coraçãomente de todas as pessoas.

    Estou há quase um ano para fazer um post grande sobre a homeopatia em campos não médicos, com material da Universidade de Viçosa, mas ainda chego lá.

    Beijos em penca pra você e toda a família :-)



    ResponderExcluir
  7. A homeopatia é um treco muito doido! Meu avô, um autodidata que cursou até a quarta série na roça, foi um grande homeopata que curou de devaneios a câncer com suas gotas mágicas. Minha mãe seguiu o mesmo caminho e é homeopata sem formação médica, sofre todo tipo de pressão da máfia mas está lá, firme e forte medicando por telefone, na sala de casa e no salão social da igreja. Os parentes ligam de longe para pedir receitas e muita gente se livra de muitos males.

    Ano passado fiz um curso de extensão da Universidade de Viçosa, de Homeopatia na Agricultura. Foi interessantíssima a troca de experiências.

    E nem gosto muito de Monteiro Lobato, não, apesar de viver na terra dele, mas devo concordar que o texto é excelente! ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Milona tem na paraiba peça p alguem trazee p vc sei q as folhas tem o mesmo poder das raizes e desta forma nao acaba c a planta.

    ResponderExcluir