terça-feira, 11 de junho de 2013

Viver melhor: "Temos que voltar à medicina antiga"


Médico, dono e diretor da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, Luis Roberto Londres critica sem meias palavras o modelo atual de assistência à saúde:

"Tudo o que aprendi eu devo à medicina pública e beneficente. Era o orgulho dos médicos o trabalho público, de ensino, pequisa e beneficente. Medicina é uma missão. Hoje a gente vê que outras dimensões estão sendo mais valorizadas que as pessoais: tamanho, empresa, dinheiro, conglomerados. Está se pervertendo uma atividade que é basicamente humana.

"Dizem que o problema é financiamento... será que é? Acho que falta comprometimento de todos. Todos estão preocupados com sua coisinha, sem participar. Temos que fazer a diferença como autoridade. A presidenta é apenas nossa representante. Como a gente aceita que nossa saúde pública seja um lixo? Antes, os presidentes não se tratavam no Sírio-Libanês, mas no Hospital dos Servidores do Estado. É uma inversão de valores, quem paga o atendimento deles no Sírio-Libanês somos nós. Qual o problema então? Falta médico, ou há médicos concentrados? E será que temos leitos hospitalares de menos? Tem leitos hospitalares ocupados indevidamente.


9 comentários:

  1. Sonia, desculpe por fugir um pouco do tema (se bem que tratar vermes tem tudo a ver com medicina antiga rsrsrs).
    Gostaria de saber se O Annita (que eu já vi vc recomendar para uma pessoa) é muito melhor que o albendazol. Pq é bem mais caro.
    Outra coisa devo tomar vermífugos de 6 em 6 meses ou uma vez por ano? Como sempre em restaurantes, muitas folhas e tal. Mesmo que o restaurante seja aparentemente limpo, nunca se sabe, né?
    Melhor prevenir.
    Abraço pra vc e obrigada por tudo o que vc faz pelo Brasil.
    Umas dez ou 20 sônias e esse país seria outro!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma dúvida: Giamebil X Annita.
    Estou achando que devo tomar todos os três para já matar tudo de uma vez!

    PS. Corrigindo o que disse anteriormente: esse país já é outro por causa de uma Sônia só rsrsrsrs
    Pelo menos na minha vida vc já fez uma mudança enorme e eu nunca poderei agradecer adequadamente.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, simpática pessoa Sem Nome, muito obrigada pelas palavras generosas. Tal como o dr Londres, acredito que a medicina e o jornalismo sempre deveriam tratar de beneficiar as pessoas em primeiro lugar.

    Gosto especialmente quando ele diz que o termo "medicina diagnóstica" que se vê por aí é uma mentira. "O que existe é exame complementar. Um bom médico consegue ter uma hipótese correta em 90% dos casos, porque conversa com o paciente. A medicina seria baratíssima se ela se fiasse no encontro." Ou seja, o dr Londres questiona a formação dos médicos e os protocolos da clínica atual, cuja alta rotatividade impede uma boa conversa.

    "Antigamente", me disse o dr Copelman, "os exames davam resultado. A gente mandava para o posto de saúde, o "malarinha", como era chamado, e o resultado vinha. Ãs vezes não era o que a gente esperava, mas a clínica é sempre soberana: se o médico tem fortes sintomas da infecção por aquele parasita, mesmo não dando no exame, ele medica."

    Passando à prática, eu não sei o que aconselhar em termos de remédio. Passo a informação. O Annita tem dado bom retorno em pessoas que conheço. É um princípio ativo novo em relação à geração de vermífugos "azoles". Mas cada caso é um caso.

    Ontem mesmo postei no facebook uma recomendação da dra Beatriz Guerra para amebas: 7 dias de chá de alho, e ela menciona 88% de resultados positivos. Podendo, pessoalmente prefiro os procedimentos naturais, com chás, e homeopáticos. Mas, de novo, depende do caso. Um bom farmacêutico pode ajudar muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sônia, aproveitando e tirando casquinha em relação à fuga do tema, lhe pergunto sobre Futon! Li uma opinião sua em um site de Futons recomendando. Estou pretendendo trocar um colchão velho por um Futon, você acha legal para dormir? Pelo que li é muito mais saudável e durável que os colchões vendidos em nosso mercado.



    Obrigado

    Jorge

    ResponderExcluir
  5. Jorge, mas você não me viu lá recomendando? Então... Dou a maior força! Tenho em todas as camas da casa, no sofá e nas poltronas. Biofuton, Eduardo e Virginia! Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Sonia. Meu nome é Tatiana, tenho lido seu Almanaque dos Bichos e quero agradecer pelo conteúdo de excelente qualidade. Por gentileza gostaria da sua opinião. Meu marido tem 41 anos, saudavel, não apresenta sintomas estranhos, nem dores, se alimenta saudavelmente, come saladas, grãos, poucas frutas, mas inclui queijo e alguns pães. O que me preocupa é que ele é alto, magro porém a barriga dele é muito grande, redonda com o estomago aparentemente alto. Seria o caso de realizar o exame de fezes e já ir tomando o Annita por exemplo?! Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Tati, se puder fazer o exame no lab do dr Helio Copelman, melhor: fica no Rio e vocês podem mandar as amostras por sedex, tel 21 2548-0648. Se não puder, aí sim pode ser válido tomar um polivalente como o Annita.

    A distensão abdominal pode vir também de uma sobrecarga hepática, entre outros fatores. Vale a pena pesquisar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Sonia, muito obrigada pelo retorno e indicação do Dr.Copelman. Em breve te retorno com o resultado. Abçs.

    ResponderExcluir
  9. vi na internet um site oferecendo biorressonâncias em mp3, chama isotronix parece ser legal conceito

    ResponderExcluir