quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Ritalina: Exterminando o futuro?

Do Portal da Unicamp:
"Para uns, ela é uma droga perversa. Para outros, a 'tábua de salvação'. Trata-se da ritalina, o metilfenidato, da família das anfetaminas, prescrita para adultos e crianças portadores de transtorno de deficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Teria o objetivo de melhorar a concentração, diminuir o cansaço e acumular mais informação em menos tempo. Esse fármaco desapareceu das prateleiras brasileiras há poucos meses (e já começou a voltar), trazendo instabilidade principalmente aos pais, pela incerteza do consumo pelos filhos. Ocorre que essa droga pode trazer dependência química, pois tem o mesmo mecanismo de ação da cocaína, sendo classificada pela Drug Enforcement Administration como um narcótico. No caso de consumo pela criança, que tem seu organismo ainda em fase de formação, a ritalina vem sendo indicada de maneira indiscriminada, sem o devido rigor no diagnóstico. Tanto que, no momento, o país se desponta na segunda posição mundial de consumo da droga, figurando apenas atrás dos Estados Unidos. Como acontece com boa parte dos medicamentos da família das anfetaminas, a ritalina 'chafurda' a ilegalidade, com jovens procurando a euforia química e o emagrecimento sem dispor de receita médica. Fala-se muito que, se não fizer o tratamento com a ritalina, o paciente se tornará um delinquente. "Mas nenhum dado permite dizer isso. Então não tem comprovação de que funciona. Ao contrário: não funciona", critica a pediatra Maria Aparecida Affonso Moysés, professora titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. “A gente corre o risco de fazer um genocídio do futuro. Mais vale a orientação familiar”, encoraja a pediatra, que concedeu entrevista, a seguir, ao Portal Unicamp."
Leia a entrevista completa da dra Cida Moysés no Portal da Unicamp.

6 comentários:

  1. Sônia
    A ritalina,o "conserta" não são a solução e pelo contrário, podem trazer vários problemas.
    Cada pessoa responde à tomada da medicação de uma maneira, logicamente, alguns podem ter, ao invés de uma inibição da ansiedade e mais foco e concentração, um enorme aumento da ansiedade, em alguns casos, levando até ao surto psicótico!
    O que as pessoas não vem abordando e seria muito necessário, é que essas crianças e adolescentes, já vieram com uma NOVA CONFIGURAÇÃO na verdade eles já trazem em sí a característica de uma EVOLUÇÃO DA RAÇA HUMANA, mas o que se aponta somente é uma falta de foco, falta disso, déficit daquilo pois eles não seguem o padrão cultural/esperado dos antigos. Tudo isto está relatado nos livros de Alice Bayley (http://www.4shared.com/office/uhzeRHrQ/A_Educacao_na_Nova_Era_-_Alice.html) , mas me desculpe se pareço indelicada, mesmo os acadêmicos podendo saber disso negam ou não tocam no assunto, eu abordei num livro que escreví mas não conseguí publicar até agora, o livro é de 2007. Uma proposta legal é o uso do óleo essencial de vetiver, o óleo da tranquilidade na aromaterapia, preferencialmente da Neal's Yard que tem a melhor qualidade, e para os pais uma boa orientação é o que de melhor se pode fazer. Eles mudaram mas a escola continua igual! Beijo, Dani

    ResponderExcluir
  2. Olá Sônia, minha filha está
    Com retocolite crônica e preciso saber mais sobre essa doença "incurável". O que você tem a falar sobre isso? Pode indicar um caminho? Sou sua fã! Obrigada, Eliane.

    ResponderExcluir
  3. Sônia,
    Vi um comentário seu de que a queda de cabelo está ligada à fragilidade dos rins. Minha pergunta é: como fortalecer os rins? Obrigada.
    Ione

    ResponderExcluir
  4. Oi, Eliane, sugiro você ler o que está em www.correcotia.com/vermes, especialmente o capítulo sobre amebas, e abrir os olhos para as parasitoses que a medicina não descobre. Além de melhorar a alimentação dela substancialmente, é claro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ione, pode ser complexo. E queda de cabelo também pode ser por candidíase crônica. Sugiro um/a bom/a profissional de medicina tradicional chinesa para orientar e tratar você. Ou um/a bom/a homeopata. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Sonia, há mais de um ano e meio minha filha de 7 anos (que teve um atraso de linguagem grave e ainda tem hoje dificuldade de aprendizagem e concentração) faz uso de Pycnogenol, receitado pela homeopata Dra. Georgia Regina Fonseca (http://enfrentandooautismo.blogspot.com.br/2011/08/palestra-da-dra-georgia-no-seminario.html)

    O pycnogenol, extrato de casca de pinheiro (http://autismo.nutricao.inf.br/2011/10/pycnogenol-tratamento-autismo-tdah/) parece que é um potente antioxidante cerebral e tem ajudado muito minha filha...

    Além dele, ela também toma há anos um composto de ômega 3 com vitamina E, modulado para crianças com dificuldades de linguagem (http://www.speechnutrients.com/)

    Temos visto muitos progressos com o tratamento. Hoje ela está alfabetizada, está aprendendo tabuada e já consegue interpretar poesias. Tudo sem tarja preta.

    Abraços e parabéns pelas dicas!
    Erika

    ResponderExcluir