segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Viomundo: Indústria farmacêutica expande diagnósticos e inventa novas doenças

Ela é médica e professora, chama-se Adriane Fugh-Berman e expôs ao Viomundo (mais uma dica preciosa da Susana Ayres) os laços pra lá de viciados entre a indústria farmacêutica e os diagnósticos médicos:

– Existe um número muito maior de pessoas saudáveis do que de pessoas doentes no mundo e é importante, para a indústria farmacêutica, fazer com que as pessoas que são totalmente saudáveis pensem que são doentes. Existem muitas maneiras de se fazer isso. Uma delas é mudar o padrão do que se caracteriza como doença. Outra é criar novas doenças.

Vale a pena ler a íntegra em http://www.viomundo.com.br/denuncias/adriane-fugh-berman-industria-farmaceutica-expande-diagnosticos-e-inventa-novas-doencas-para-vender-remedios.html .

11 comentários:

  1. Oi Sonia, tudo bem? Saudades de você!
    Querida, eu fiz o kvass de beterraba e gostaria de saber quanto tempo posso manter em geladeira?
    Beijo enorme em você!!!

    ResponderExcluir
  2. Alguns dias, Pé, enquanto o sabor estiver bom. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia, tou seguindo seu blog faz tempo, desde Portugal. Me perdoa estar colocando minha dúvida nesse post que não é relacionado...Há umas semanas após fazer alguns exames, recebi o diagnóstico de Tiroidite de Hashimoto. Segundo o médico é uma doença auto-imune sem cura... Fiquei furiosa comigo mesma!!! Como é que eu tenho uma coisa dessas??? Meu corpo se atacando a si próprio... Como pode??? Por indicação médica tou fazendo sumplementação com levotiroxina 50 mg pois tenho ligeiro hipotiroidismo. Estive vasculhando a web na esperança de encontrar alguma terapia alternativa, algo assim como auto-hemoterapia, plantas, cloreto de magnésio...eu sei lá... mas não encontrei nada específico para essa doença... e a medicina convencional francamente não me atrai nem um pouco!!! Poderia ajudar-me com alguma sugestão para o tratamento desse problema? Ficaria muito grata! meus cumprimentos. Ana Correia

    ResponderExcluir
  4. Interessante isso: De fato, a indústria farmacêutica PRECISA de pessoas doentes que lhe renovem as já vultosas receitas, e não de ELIMINAR as doenças que já existem; a segurança pública PRECISA de marginais que lhe justifiquem os "serviços", e não de PESSOAS DO BEM que minimizem a estrutura do aparato policial: a mídia como um todo PRECISA de pessoas manipuláveis, e não de cidadãos com SENSO CRÍTICO e OPINIÃO INDEPENDENTE que possam ir contra a tendência de suas linhas editoriais; os partidos políticos e seus líderes PRECISAM de eleitores que lhos sigam cegamente, e não de eleitores que exerçam a VIGILÃNCIA necessária e positiva sobre os desmandos e desvios que os eleitos perpetuam e delegam durante e após os seus mandatos, as ortodoxias religiosas PRECISAM de fiéis passivos e obedientes, e não de seguidores com a dialética da DÚVIDA, da LÓGICA e do PRAGMATISMO CIENTÍFICO que renovem o pensamento humano em busca de novas respostas e caminhos para uma sociedade mais progressista e, quiça, mais justa... Entendo que o balão de ensaio das indústrias farmacêuticas (com o devido perdão pelo trocadilho), podem servir de "laboratório" para entender muitas das mazelas que assolam esse nosso mundão em início do século 21. Apesar de tudo, vamos em frente. Durval Arantes (Facebook)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sonia, querida!
    Essa matéria é muito boa, estou postando várias vezes, abrindo a postagem com trechos que considero mais chamativos.
    Estranhei ao ler que os médicos são inocentes em relação à indústria farmacêutica e ainda tenho ressalvas, mas acabei achando que faz algum sentido. Mas ainda acredito que passa mais pela vaidade e arrogância da maioria dos médicos, que se consideram (e são considerados mesmo) mais aptos a saber da sua saúde do que você mesma.

    Peço licença para fazer uma observação para a Ana Correia aí em cima: Ana, essa reação de raiva contra você mesma diz muito a respeito das doenças auto-imunes. Algumas linhas de estudo relatam que a auto-rejeição, a culpa e a falta de perdão a si mesma são as grandes responsáveis por deflagrarem doenças como essas.

    Abraços

    Kenia

    ResponderExcluir
  6. Ana e Kenia, doenças auto-imunes? mmm... Sou resistente a esse tipo de afirmação. A natureza do corpo humano ainda é autorregulável, dadas as oportunidades corretas. Você que é bióloga, Kenia, conhece alguma coisa "auto-imune" na natureza?

    De todo modo, hipotiroidite, ou síndrome de Hashimoto, são ligadíssimos à candidíase crônica. E como se sabe, melhorar depende muito da dieta.

    Quem quiser informação de boa qualidade sobre as doenças ditas reumatoides e "auto-imunes", clique em http://http://arthritistrust.org/ . Verá que médicos e cientistas do mundo todo apontam causas infecciosas, especialmente por amebas como Naegleria e Acanthamoeba, que normalmente não são parasitas, e fungos atípicos como a Candida albicans.

    O resto é comer bem e recuperar a saúde e a imunidade, antes tarde que mais tarde. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Durry, arrasou! Adoro quando alguém expressa, tão bem expressadinho, o que eu penso e sinto. Vou passar adiante, mencionando a fonte, claro!

    Berenice

    ResponderExcluir
  8. Bom, gostaria da sua opinião, Sonia, sobre a auto hemoterapia.

    E para Kenia, nunca li textos sobre esta atitudes e doenças auto-imunes. Você poderia me citar fonte ou autor autores, artigos onde pudesse ler mais sobre isto?

    Ops, depois vou ler o artigo porque só li os comentários...

    Quando vou a farmácia, a farmaceutica que me conhece logo pergunta, de novo cachorro doente? Sim, sempre a leishmaniose :(
    (os daqui adoram inhame cozido que dou como petisco)Eu us tratamentos tipo Deixa Sair e não sobra pra laboratório.

    ResponderExcluir
  9. Silvia, só ouço falar bem da autohemoterapia. Já fiz, muito tempo atrás, quando ainda não prestava muita atenção... Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. É fogo Sonia: doenças sendo inventadas, as prateleiras de farmácia e mercado lotadas de tranqueira, os planos de doença à beira da morte e ainda exigindo mil condições para serem contratados e fico sabendo hoje que a ANVISA bloqueou a vinda da proteína de arroz Sunwarrior,( não sei se você conhece, é proteína isolada de arroz integral orgânico germinado e biofermentado).
    Nem estou fazendo propaganda; só considero uma proposta de alimento hipoalergênico e vegan interessante, que vem sendo estudada até como combate à desnutrição. É de alarmar...
    Abraço, e fiquemos de olho vivo como você diz :)

    ResponderExcluir
  11. Obrigada querida!
    Estou gostando muito do kvass! Beijo com saudade!

    ResponderExcluir