domingo, 4 de maio de 2014

Leite pasteurizado x leite cru: ótimo artigo de Pat e Alexandre Feldman

Seria preciso um estudo sério comparar os efeitos do leite de vaca sobre o ser humano antes e depois da lei de 1952 que tornou obrigatório pasteurizar tudo. De lá para cá, a incidência de câncer cresceu muito, especialmente nos países que adotaram laticínios industrializados de criação norteamericana.

O dr Alexandre Feldman é um médico que acredita em comida. Como Hipócrates, não muda o remédio: muda o cardápio. Sua especialidade é enxaqueca. É casado com Pat Feldman, mulher dos sete instrumentos que exerce a culinária como arte essencial da vida.

Leia aqui o que eles dizem sobre os leites disponíveis hoje.

13 comentários:

  1. Eu tenho acesso a leite de verdade, de vaca de verdade, que come capim de verdade, então o melhor é tomar o leite sem fervê-lo? Garantindo a higiene da teta da vaca, da mão do ordenhador, do balde onde cai o leite e da vasilha onde o trago pra casa, o leite cru é melhor, então? Sem nem ferver??? Minha avó ficaria com os cabelos em pé!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Se a questão fosse só a "pasteurização" ainda estava bom...
    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/campo-e-lavoura/noticia/2014/05/mp-do-rs-deflagra-quinta-etapa-da-operacao-leite-compensado.html
    LENA

    ResponderExcluir
  3. O iogurte seria então menos nocivo ao acúmulo de mucos que o leite processado?

    ResponderExcluir
  4. Olá Sonia, antes de tudo, parabéns pelo trabalho! Tenho uma amiga que vai aos EUA sempre e pode trazer algumas coisas de lá, como lactobacilos, por exemplo. Queria uma indicação de uma ou mais marcas boas e qual lactobacilos (pra quem nunca tomou), seria o indicado pra mim, que tenho 38 anos. Caso tenha indicação de marcas de vita C , polivitamínicos e colágeno, agradeço. abraço

    ResponderExcluir
  5. Isabela, só não ferve o leite se for coalhar ou fazer iogurte com lactobacilos. E o melhor mesmo é só tomar leite de mãe. São raras as pessoas que suportam bem o leite de vaca, por mais fofa que ela seja.

    ResponderExcluir
  6. Lena, sempre atenta! E por que fazem essa compensação? Porque a indústria está se lixando para os efeitos de seus produtos na população. Que é mantida numa ignorância muito confortável para o poder público...

    ResponderExcluir
  7. Liz, pode ser que sim e pode ser que não. Experimente e observe.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bia, não tenho grandes informações na área, mas gosto dos produtos da www.flora-balance.com . Usei os laterosporus deles (em pó sai mais barato) quando estava escrevendo o livro e achei muito bom.

    Para iogurte, você pode pedir a ela para trazer um ou mais potes de Yogurt starter, procure na amazon.com para ter uma ideia, há vários tipos e preços.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Sonia! mais uma coisinha... O que é bom para inflamações e tendinites nas articulações? Tenho uma quase hernia na cervical e não quero ficar tomando remédio o tempo todo... bjs

    ResponderExcluir
  10. estou amamentando e li que o leite de vaca ingerido pela mãe favorece as cólicas no bebê, por isso parei de tomá-lo. mas consegui um fornecedor de leite cru e o fermento lácteo para o preparo do leite. mas ainda tenho a dúvida: mesmo tomando esses cuidados, o leite é um potencial causador de cólicas?

    ResponderExcluir
  11. Bia, compressas de argila, de gengibre, de inhame com gengibre. Tem aqui no blog, procure pela caixinha de busca.

    Anônima: sim, leite de vaca é indigesto para humanos. As cólicas são a manifestação da fermentação que ele provoca. Sugiro ler o livro Mamãe eu quero, em www.correcotia.com/mamae .

    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. OLÁ !!! MULHER ABENÇOADA...

    SEUS MIMOS,CHAMO-OS ASSIM SUAS LEITURAS...MUITO BOM..
    TE SEGUINDO..APROVA-ME PARA EU VOLTAR MAIS VEZES...GOSTEI DO SEU ESPAÇO.

    BOA SEMANA....BEIJOS.

    ResponderExcluir
  13. Boa semana, pode voltar à vontade! ;-)

    ResponderExcluir