quinta-feira, 29 de outubro de 2015

MEDITANDO NA COZINHA FILOSÓFICA CHINESA / 2016


RIO DE JANEIRO:
4, 11, 18 e 25 de abril (módulo 1) R$400
2 e 9 de maio (módulo 2) R$200

inscrições: www.correcotia.com/rio

Por que sinto mais frio quando como salada? 

Por que pimenta me dá hemorroida se  se o Fulano se curou dela com pimenta? 

Por que colocar sal na língua cura soluço? 

Por que sinto mais calor à noite quando como chocolate?

Por que “cozinha tradicional chinesa”?

Porque é o exemplo mais antigo de alimentação saudável sem preconceitos. Cinco mil anos atrás os chineses já percebiam que uma vida boa depende da boa digestão. E que o bom alimento nutre o corpo e a inteligência, harmoniza as emoções, dá energia para novas descobertas e conquistas.

Num momento em que tantas pessoas se deixam atrair por comidas fáceis e rápidas, que resultam rapidamente em mal-estar e doenças, um olhar sobre a tradição pode ajudar muito a recuperar a noção de saúde e equilíbrio. “Meditando na Cozinha Filosófica Chinesa” traz à tona as propriedades sutis dos alimentos, reconhecidas por todos mas raramente comentadas.

É um olhar que une naturalmente o alimento ao remédio. É um sistema complexo  cuja simplicidade se revela à medida que nos abrimos para ele.

Meditar na cozinha filosófica chinesa começa com um aprendizado agradável e divertido. Com o tempo, cria uma forma de raciocínio para evitar muitas das grandes encrencas médicas e hospitalares da vida.

O curso se baseia no livro “Manual do herói”, que troca em miúdos a antiquíssima inteligência  que influenciou todo o Oriente. No Brasil tem ajudado estudantes e profissionais de acupuntura, shiatsu, dietética, nutrição e medicina a ampliar de forma prática o conhecimento sobre causas, condições e tratamentos. Ao leigo, oferece elementos que permitem recuperar e manter a saúde de maneira simples e lúdica, usando para isso as formas, as cores, os sabores e o potencial energético daquilo que se colhe na horta e se compra na feira.

14 comentários:

  1. Gente, roubaram todos os meus acentos. E o melhor é que não senti a menor falta!

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha de curso....Adoraria faze-lo....Minhas energias fisicas se esgotam com muita facilidade...penso que é a idade, menospausa, rs e por ai vai...Ótimo post

    ResponderExcluir
  3. Adoraria fazer o curso. Sonia, se trouxer a proposta para Sao Paulo, por gentileza, me avise. Boas meditaçoes culinarias! bj

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sonia, quero fazer seu curso, vem pro Rio de Janeiro!
    bjs
    Silvia

    ResponderExcluir
  6. Olá Sonia, Gostaria de saber mais sobre capsulas de matriz oleosa que você cita. Como posso saber quais são as capsulas que possuem esse diferencial?
    Outras capsulas nao podem ajudar? Quero muito começar a usar, imediatamente.

    ResponderExcluir
  7. Curso muito interessante.
    www.anovaordem.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Sonia

    Quero lhe parabenizar pelo livro e agradecer por nos ajudar. Mas tenho algumas duvidas e depois de um ano sofrendo espero que tenha muitos resultados estou confiante.

    Lendo seu livro vi que existe a indicação de consumir alguns chás , porém alguns não tem a indicação de tempo como faço saber quando devo para de tomar ?

    Outra coisa que tenho dúvida é que a indicação é o consumo de produtos orgânicos porém como todos sabem o orgânico pelo menos na região onde moro está pela hora da morte. Gostaria de saber se não consigo lavar os vegetais ou os outros alimentos para deixa-los de uma forma mais saudável para consumo, caos eles não sejam orgânicos.

    ResponderExcluir
  9. Thainá,os chás a gente toma 3 x ao dia por 3 dias, ou 7, ou 21, ou 2 meses. Você tem que observar os resultados e ver o que é bom para você, e como.
    Sobre os orgânicos, desculpe, não há dúvida de que são melhores. Mas é melhor comer folhas verdes comuns do que não comê-las. Prefira as mais rústicas, como chicória, mostarda, serralha, caruru e outras que são menos atacadas por insetos, assim levam menos agrotóxicos. Para limpá-las, cozinhe ligeiramente em pouca água e descarte a água que sobrar.

    ResponderExcluir
  10. E aí Sonia, tudo bem? Que prazer encontrar teu blog. Sou leitor de seus livros ("Sem açúcar, com afeto", "Mamãe eu quero", "Deixa sair" e principalmente o que se tornou meu livro de cabeceira "Manual do Herói").Sem exagero, te encontrar lá atrás foi um dos marcos mais importantes na minha caminhada em direção a uma vida mais saudável e inteligente. Através de você(seus livros e eventuais entrevistas) entrei em contato mais profundo com a cultura oriental e isso também mudou toda minha trajetória. Impressionante o que seus livros fizeram comigo: me sentia protegido, seguro, ficava feliz só em encontrar um novo livro seu ou um texto de sua autoria. Criei meu filho usando o Manual do Herói como um manual mesmo e cada texto seu me levava para outros universos, até então desconhecidos.Queria que você soubesse que junto com Jack Kerouak, Carlos Castañeda, André Gide, Roland Barthes e alguns outros abençoados escritores você marcou a fogo minha alma. (Lembro-me da tristeza que ficamos quando você adoeceu e não tínhamos notícias precisas de seu tratamento, seu estado, enfim... - O importante é que você continua firme e forte!). Sou de São Paulo, Capital, professor de Geografia, divulgo sua obra entre meus alunos e espero que quando você apresentar seus cursos em Sampa me avise (erhrusso@uol.com.br). Um grande abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  11. Edson, muito obrigada pela generosidade do seu comentário! Estar na estante com essa galera maravilhosa é mais do que eu mereço. Fico feliz porque fazer livros e escrever sobre saúde é de fato meu grande prazer produtivo, e ter bons leitores é simplesmente maravilhoso.

    Não entendi essa parte do adoecimento. Tirando a candidíase e as alergias que sempre me afetaram, as amebas que descobri em 98 e um pouco de neurose mas ninguém é perfeito, nunca tive nada. Seria um boato surgido porque divulgo e faço a dieta do dr Barcellos contra o câncer e as alergias? Abraço grande, Edson!

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, tô me mudando para o WordPress, soniahirsch.com.br !

    ResponderExcluir
  13. Olá estou lendo todos posts estou encantada vou comprar seus livros obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a gente que Deus te abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá estou lendo todos posts estou encantada vou comprar seus livros obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a gente que Deus te abençoe!!!!

    ResponderExcluir