terça-feira, 17 de março de 2009

Dicionário da mulher - Candidíase, a praga

Comecei a pesquisar sobre candidíase ali por 1993, por causa de uma dor debaixo da costela direita que não me deixava {fazer excessos} em paz. Era tomar um vinho, um suco de laranja ou comer amendoins que lá vinha ela. E quando topei com as notícias desse fungo chamado Candida albicans fiquei muito impressionada. Descobri que tinha os sintomas desde a infância (regada a açúcar), sem falar nas inúmeras crises de candidíase vaginal (monília) da adolescência em diante.

Em 1995 publiquei um capítulo sobre candidíase no meu livro Só para mulheres. Alguns anos depois, já instalada na vida online, recebia tantos emails a respeito do assunto que resolvi botar o capítulo no site. Triplicaram os emails. Continuei pesquisando e atualizando a informação online.

Enquanto isso passei a me cuidar com a mesma orientação que está lá. Adotei as cápsulas de lactobacilos acidófilos para sempre, o óleo virgem de coco, a redução de carboidratos. Posso dizer que a candidíase está controlada, bem como a hipoglicemia que costuma vir junto, mas percebo muito claramente que ela apenas manifesta uma tendência do organismo para umidade e calor, como se diz em medicina tradicional chinesa, e tendências são para sempre.

Descobri também que o câncer está quase sempre ligado à presença de fungos, o que piora muito depois da rádio e da quimio, que criam condições ideais para eles; alguns autores defendem que o câncer seria a própria simbiose da célula humana com a do fungo.

O capítulo Candidíase está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm .

E a dor debaixo da costela tinha também a ver com amebas, como entendi depois.

300 comentários:

  1. Oi Sonia, gostaria de agradecer todas as dicas, minha candida melhorou muuuito nestes últimos 4 meses....estou fazendo tudo direitinho, dieta, óleo de coco, lactobacillus e achei outro aliado para a candida....as enzimas digestivas que comporei nos EUA papain(da papaia) e bromelain (do abacaxi) li que elas ajudam a "digerir" a candida....e também o orégano...aquele da pizza mesmo....tem um efeito bactericida mas o oleo de coco certamente é mais aceitável devido as grandes quantidades a serem ingeridas no tratamento,.....muito obrigada Sonia! vc é D+

    ResponderExcluir
  2. Legal essa dica das enzimas digestivas, A.! A má digestão pode aumentar a presença de fungos e também de bactérias no tubo digestivo, criando todo tipo de problema. O orégano também é indicado para reduzir muco, outro grande aliado dos fungos. Adorei suas noticias! :-)

    ResponderExcluir
  3. Oi, N., o melhor de tudo é colocar os lactobacilos lá dentro: abra a cápsula, lambuze o dedo médio com óleo de coco e mande ver - ou peça pro marido ajudar :-)

    Ele também deve estar com cândida, se há coceira no pênis, mas no ânus podem ser oxiúros. Vocês dois poderiam se beneficiar de uns vermífugos, né?

    Outra coisa: a presença de sêmen na vagina a deixa com o pH mais alcalino, e umas três ejaculações em 24 horas já predispõem a vagina a pequenas infecções. Então é aconselhável usar a criatividade e o bom humor e se abster um pouco de relações sexuais completas. Sexo oral também não é aconselhável, porque a boca é a parte mais contaminante do corpo. O jeito é brincar de outros jeitos.

    Me faz lembrar a entrevista de um rapaz tetraplégico que não tinha mais ereção, no programa do Jô, há anos. Ele dizia que sua vida sexual tinha melhorado muito, "porque agora eu inteiro sou um órgão sexual". É na emergência que se cria!

    ResponderExcluir
  4. Alô alô, queridos leitores e escrevinhadores, não deixem mais comentários aqui porque já estão dando flor! Repeti o post em http://www.soniahirsch.com/2009/11/dicionario-da-mulher-candidiase-praga.html , podem escrever lá à vontade.

    ResponderExcluir
  5. Olá, depois de 4 anos sofrendo com o inferno dessa bicha e de ter tentado tudo e gastado todo meu dinheiro, além de ter feito esta dieta que dá vontade de cortar os pulsos e nada disso me curou, comecei a tentar somente os lactobacilos (LACTOFOS)maldita caixinha cara!!! Nos 10 primeiros dias era como se eu tivesse ficado livre da bichinha, mas é soh acabar o lactobacilo, lá vem tudo outra vez. Agora quero tentar os óvulos vaginais de lactobacilos e aproveitar que minha sogra mora na Nova Zelândia e encomendar o óleo de Tea Tree e continuar tomando o Ácido Caprílico (tb da Nova Zelândia pq aqui no Brasil no no existe). Gostaria de saber onde encontrar estes óvulos ou se tenho que mandar manipular e qual a dosagem pra manipulação.Muito obrigada! Sempre aguardando novidades e quem sabe um milagre para cura da Candidíase.

    allantis@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Ô mau humor, hem? Que será isso? Vermes? Enfezamento?

    Nunca vi óvulos de lactobacilos. Para usá-los na vagina, basta abrir a cápsula e colocar.

    Por favor, não deixe mais comentários aqui porque já não cabem na página. Repeti o post em http://www.soniahirsch.com/2009/11/dicionario-da-mulher-candidiase-praga.html , pode escrever lá à vontade.

    ResponderExcluir
  7. Olá Sônia, é N. novamente. Pedi o óvulo de calendula e me disseram que precisava saber o "ch". O que vc sugere?Obrigada mais uma vez!

    ResponderExcluir
  8. Xi, N., não faço ideia. Nunca precisei saber o CH quando usava. Se não precisa de receita, o pessoal da farmácia poderia indicar a dinamização mais usada, não? Seria 30 CH? Tenta conversar com eles...

    ResponderExcluir
  9. Olá! Estive pensando muito em vc,Sônia, e na sua pesquisa sobre cândida, que de cândida não tem nada! Agora, algums acontecimentos sem sentido aparente, faz sentido agora. Uma vez, passando mal, fiz um exame de urina, (dentre muitos!)e o resultado dizia que foi encontrado um tanto considerável de cândida na minha urina, acei estranho, porém o médico não ouviu-me e nunca disse nada sobre isso! Quantas vezes passando mal, fiz vários exames e nada foi constatado, inclusive exame de papapnicolau e dava negativo. Uma certa vez estava com tanta dor na barriga e o médico pediu ultrassom endovaginal, doeu tanto! O médico achou estranho, não foi constatado nada! Dois exames de sangue meus foram considerados errados, pois estavam muito alterados e quando eu ia fazer outro para confirmar, a crise já tinha passado e dava normal! Quando jovem tomei muitos remédios para giárgia, mas nunca resolveu meu problema. Hoje, minhas filhinhas tb apresentam coceira na vagina, levo no pediatra e ele passa rémedio para um verminho q vive no ânus, mas sempre volta a coceira nelas! Será que elas tem o mesmo problema que eu? Fale-me sobre cândida em crianças. Um Beijo. Não deixe-só, querida.

    ResponderExcluir
  10. Oi, amiga, acho que as suas meninas podem sim ter candidíase vaginal, além dos oxiúros que deixam seus ovinhos ao redor do ânus; são eles que provocam coceirinhas, para que a vítima coce e os carregue na unha para ambientes mais, digamos, arejados, onde poderão ser ingeridos por outros hospedeiros.

    O jeito de você se endereçar à questão das meninas é retirar o que puder dos alimentos que alimentam a candida (veja a dieta em www.correcotia.com/muilheres/candidiase.htm e veja também os comentários da Angela em http://www.soniahirsch.com/2009/11/dicionario-da-mulher-candidiase-praga.html , que é a renovação do post - ela indica a dieta de uma nutricionista espanhola, mais branda do que a clássica que eu publiquei).

    Todos os laticínios das meninas deveriam ser substituídos por iogurte caseiro feito com lactobacilos vivos, como BioRich, e a Angela veio com a novidade de deixar fermentar por 24 horas, não apenas 8. Açúcar, só o que você não puder evitar, tipo na escola. E mais proteína animal de boa procedência, que ajuda muito nessas horas.

    Angela pode ter outras sugestões. O blog dela é http://candidabranca.blogspot.com/. Abração! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. Ola Sonia! Eu,N., novamente .Comprei os ovulos de calendula e hidrastis! Vem 6 na caixa - coloco um por dia, até terminar a caixa? e continuo fazendo a ducha com vinagre antes?Obrigada!beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, N., a minha gineca dizia para usar os óvulos durante 5 dias, na verdade noites, depois da menstruação, para limpar os resíduos de sangue. Aí não precisa fazer a ducha com vinagre, que é meio assim um recurso de emergência.

    Coloque ao deitar, forre a cama por baixo porque eles derretem e fazem uma lambança geral. Absorvente noturno não é má ideia. E não se deve transar com penetração durante o tratamento.

    ResponderExcluir
  13. Sonia,boa noite.
    Assisti ao seu programa (curadoria) no Café Filosófico sobre a dieta natural no combate à depressão (palestra da nutricionista Luciana-RJ).Vc poderia me indicar uma profissional em SP(capital)? Obrigada e um abraço c/ grde admiração,Angela.(guimaraes-angela@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  14. Oi, Angela Guimarães, respondi diretamente pro seu email dando o da Luciana, recebeu? Abração!

    ResponderExcluir
  15. Olá Sonia,
    Vc sabe se uma ferida no utero poder provocar a candida? revendo meu histórico a candida apareceu coincidentemente com uma ferida no colo do útero....fiz cauterização esta semana e precebo alívio dos sintomas da candida...vc sabe se há alguma relação? Minha gineco comentou que estas feridas deixam a região da vagina mais úmida....vc tem algo a comentar? Muito Obrigada!!

    ResponderExcluir
  16. Oi, amiga, a candida é saprófita, alimenta-se de células mortas, portanto adora feridas em locais quentes e úmidos. Tem que tratar a candidíase e ver o que causou a ferida. Tricomoníase costuma fazer isso. É muito grande a relação entre tricomonas e câncer de colo de útero, portanto, olho vivo!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sonia,
    meu exame ginecologico deu normal (sem corrimento) e o papanicolau não indicou nada de candida....enfim minha ginecologista disse que acha que eu tenho candida só externa, na região dos pelos da vagina,,,,mas quando meu intestino está preso a irritação no exterior da vagina aumenta.....estou confusa se tenho ou não candida....vc pode me ajudar a esclarecer um pouco isto? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  18. Oi, querida, primeiro vamos entender a anatomia: os pelos estão no púbis, ou monte-de-vênus, onde tem pele. Ele é formado pelos grandes lábios. A parte interna é a vulva, onde ficam os pequenos lábios, a entrada da vagina e da uretra e a parte visível do clitóris. Tudo isso é revestido não por pele, mas por membrana mucosa, isto é, úmida. A vagina é apenas o canal que leva ao útero. Não tem pelos.

    O que costuma dar nessa região de pelos é herpes. Ou pode ser alergia a sabonete. Não se descarta a cândida porque ela faz parte da nossa flora normal, e quando está excessiva no intestino - o que pode perfeitamente se dar quando está preso - passa sim do ânus para a vagina, que são separados pela curta distância do períneo.

    Com essas informações, sugiro pegar um espelho e examinar-se para tomar posse de tudo o que diz respeito às suas partes mimosas. Na sequência, tratar desse intestino para ele não ficar preso: beber mais água, comer mais folhas verdes (em todas as refições), ter horário para evacuar, etc. Abração!

    ResponderExcluir
  19. Prezada Sônia

    Tenho 32 anos e há 3 anos venho lutando contra a candida! Adorei suas dicas, amanhã mesmo comprarei o óleo de coco e os lactobacilos.
    PErgunta quero engravidar, existe alguma contra indicação se começar a tomar o óleo de coco e os lactobacilos?
    Obrigada e abraços, Luciana

    ResponderExcluir
  20. Oi, Luciana, não existe contraindicação, ao contrário: pode ser que a candidíase esteja impedindo você de engravidar. Acho importante tomar o caldo de alga kombu para repor minerais e fazer a dieta da candidíase para se fortalecer antes de gerar um serzinho novo. Vermífugos também poderiam ser muito úteis! Um abração, força e coragem! :-)

    ResponderExcluir
  21. Gostaria muito que alguém me desse uma luz. A 4anos comecei a ter coceiras terríveis e muita ardência, fui no ginecologista e me disseram que estava com candidíase, fiz o tratamento e acabou. A uns 2 anos começou a atacar todo mês, mau acabava o tratamento e já começava tudo de novo, foi terrível. Depois disso ela não quer me largar mais, não sei mais o que fazer, já não aguento mais usar aquelas pomadas e nada adiantar, estou desesperada. Sou casada e já estou ficando até constrangida de ter relação sexual com meu marido. Por favor alguém me ajuda.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Lili, aqui todo mundo se ajuda - começando por ler o que está escrito, ver onde estão as orientações de dieta e suplementos, comparar com outros casos, conhecer o sucesso de quem se tratou. Depois de dar uma geral no blog e no site, volte com suas dúvidas que estaremos de plantão.

    Há um repeteco deste post, com novos comentários, no dia 24 de novembro. Força e coragem! Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. sonia boa tarde gostaria de saber a sua opiniao, se a tiroide influencia a candida? obrigada

    ResponderExcluir
  24. Olá Sônia, gostaria de sabe onde encontro o óleo de coco e os lactobacilos e se são caros.
    Eu tenho o intestino preso, ele é terrível, você acha que isso também pode esta alimentando a candida?

    ResponderExcluir
  25. Oi, A., é a cândida que influencia a tiróide!

    Oi, Lili, o óleo virgem de coco estou comprando do www.dr-organico.com , tem em lojas de produtos naturais e outras, marca TheraHerb. Os lactobacilos é melhor importar, uma boa fonte é www.vitaminworld.com , você paga com cartão internacional e entregam na sua casa. Custa 14 a 15 dólares o pote com 250 cápsulas.

    O intestino preso alimenta tudo de ruim. Seria bom você beber muita água (não gelada) durante o dia e também verificar possíveis parasitoses. Amebas, por exemplo, podem prender ou soltar o intestino.

    ResponderExcluir
  26. Olá Sonia. Como se usa o óleo e o lactobacilos. Entrei no site que você me passou e encontrei esse ZINC PICOLINATE de 25g e com 100capisulas e esse valor(Member Price: $4.99
    23 % OFF Regular Price
    Regularly : $6.49), é isso mesmo?

    ResponderExcluir
  27. Lili, na página do site tem uma caixinha de busca à esquerda, você escreve lá acidophilus que vai abrir a página onde eles estão. Eu compro o de 250 cápsulas por +- 14 dólares. Toma um de manhã, outro ao deitar.

    O óleo virgem de coco você também toma, ou come, uma colher de manhã e outra à noite.

    ResponderExcluir
  28. Enriqueçam a industria farmaceutica...tenha candidíase.

    Todos querem um a parcela da doença milionária. homeopatas, laboratórios, alergistas, até a industria de alimentos.

    Não mata....

    Mas esquecem o sofriemento de milhares de mulheres que tem a doença repetidas vezes.
    Mulheres que são afetadas sexualmente, fisicamente, financeiramente e emocionalmente, tudo isso de uma vez só, pois esta doença tem este poder de estrago.

    Eu luto a 14 anos...estou esgotada...um dia atrás despenquei no choro como criança, a soluçar....pois meu esgotamento esta chegando ao extremo.

    Ultimo investimento será de aproximadamente 2.000,00 em vacinas e a dieta.

    E depois CHEGA!

    Fico pasma de ver a falta de ciência dos médicos, é um tiroteio de cego.

    Estamos perdidos cada dia mais. Quero dar um conselho: Dedique um tempo a escutar seu corpo, ...ainda é a melhor saída.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Márcia, nem todo mundo está perdido. Mas você, pelo jeito, está deixando o desânimo falar muito alto. Isso me cheira a vermes. Seria melhor investir em diagnosticá-los e tratar deles do que em vacinas contra cândida, que até aqui, que eu saiba, não ajudaram ninguém. Coragem, garota!

    ResponderExcluir
  30. ola sonia gostaria que me ajudasse ou alguem que le este blog. Vivo em Portugal como posso encontrar os lactobacilos é que n consigo obrigada

    ResponderExcluir
  31. Oi, A., veja o comentário de 08.11.09, é de uma conterrânea sua que conseguiu comprar tudo aí em Portugal.

    ResponderExcluir
  32. sonia quanto tempo deve durar a dieta? é para sempre? obrigada

    ResponderExcluir
  33. "Para sempre" não existe, né? Tudo depende de como seu organismo vai reagir. Mas não dá para voltar a comer açúcar, laticínios e farináceos inocentemente; tem que manter as coisas sob controle. Digamos que seja um processo de reeducação alimentar.

    ResponderExcluir
  34. sonia comprei seu livro e estou super animada em fazer a dieta, porem gostaria de saber se posso usar oregano, e açafrao tambem? bjos

    ResponderExcluir
  35. Oba, orégano e açafrão - só pode! Abração!

    ResponderExcluir
  36. Oi Sônia,

    O efeito do óleo de côco e do alho em cápsulas é o mesmo que o normal?

    Obrigada,

    Carolina.

    ResponderExcluir
  37. Oi, Carolina, não sei. Nunca vi óleo de coco em cápsulas, seriam necessárias umas 6 ou mais para perfazer 1 colher de sopa - compensa? Já o óleo de alho em cápsulas gelatinosas é muito usado.

    ResponderExcluir
  38. Ok,Obrigada.
    To meio desesperada,final de setembro tive uma indisposição estomacal, muitos gases (eructações), digestão péssima, sentia muito mal após refeição, mas nao todo dia, aconteceu 2 vezes num espaço de 15 dias. Minha barriga parecia um balão cheio de gás. Coincindiu com a época que tomei Claritin - D para um problema no ouvido. Suspendi o remédio pois estava escrito na bula possíveis desconfortos estomacais. Fiquei uma semana assim depois passou.Mas não passou definitivo, um dia ou outro voltavam os gases. Fui ao gastro ele me passou exames e não deu nada. Viajei final de outubro,fiquei 1 mês na itália e não tive nenhum problema. Só uma candida vaginal que começou no final da viagem,mas sempre que encontro com meu namorado ele apresenta uma ardencia no penis depois de umas semanas,fica todo pintadinho depois passa. Daí quando ele tem isso eu também sinto uma ardencia após fazer sexo e dor ao fazer xixi, mas não coça. Daí voltei pra cá e passou isso mas em uma semana os sintomas estomacais voltaram,nao fortes como antes, mas sempre gases, ainda vieram acompanhados de dores na bacia e joelho. Meus cisos inflamaram e o medico falou que a dor era de ouvido, passou antibiotico, tomei 05 dias, depois 05 dias de anti inflamatorios + 03 de antibioticos quando arranquei os cisos. Resultado disso, sapinho!Daí lendo sobre candidíase vi que tenho todos os sintomas de candidíase sistêmica. Como faço pra comprovar isso? E como fico livre disso??

    ResponderExcluir
  39. Carolina, você já leu a dieta que está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm ? Já respondeu ao questionário e se identificou? Ainda quer comprovar "cientificamente"? Vai perder tempo e dinheiro. Não sendo tratável com fármacos, a candidíase não interessa à medicina.

    Ficar livre "disso" é o drama de muita gente. Você pode ficar no drama ou olhar de frente, fazer a dieta (boas orientações no site www.calacervera.com), tomar os suplementos e reeducar-se para comer: os resultados começam a aparecer em poucos dias, embora o controle total da candidíase possa demorar anos.

    Recomendo também uma boa vermifugação. Vermes favorecem fungos. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  40. Como assim vocês estão se sentindo com mais energia. Eu to numa fraqueza que não aguento nem andar direito,só comer proteína é um pouco pesado eu acho, ainda mais pra quem trabalha. Porque numa dieta pelo menos tem os integrais que dão energia, agora no meu lanche no escritório como faço pra preparar um ovo???

    ResponderExcluir
  41. Proteína com muitos, muitos, muitos vegetais, amiga. E iogurte com lactobcilos vivos.

    A nutricionista ortomolecular Cala Cervera admite um tanto de cereais integrais, torradas e coisas assim, você leu a dieta que está no site dela? www.calacervera.com - em espanhol.

    E a vermifugação, rolou?

    ResponderExcluir
  42. Olá,

    Li sim, hoje levei pro trablho torradas integrais e tomei um iogurte com probióticos. Pelo menos fome nao passei. Mas hoje acordei cansadíssima, to achando que to com um outro problema, hj fui nadar e quando cheguei lá doía o corpo todo. Coração acelerado..
    Quanto a vermifugaçao comprei Albendazol, tomar 5 dias, mas não é acoselhavel durante a gravidez, vou fazer um exame hoje e se der negativo começo amanhã.

    ResponderExcluir
  43. Oi Sonia, estou aqui em londres namorando o seu blog e me identificando com todo mundo.....sempre tive dores e gases que ninguem nunca descobriram o que era...ate que a 1 mes atras depois de ter tidp relacao sexual, minha vagina ficou inchada....fui ao medico e constataram que era candidiase....mas me deram so uma pomada e capsula....depois percebi o corrimento novamente, garganta seca, sapinho, foi qdo comprei uns remedios e comecei uma dieta seria com muita mas muita verdura....cortei totalmente o acucar....eu sou doente por doce....e dificil mas prefiro voltar a viver...tive todos os sintomas, como depressao, insonia, tudo que a candidiase faz.....e meu marido sempre falando que eu estava ficando doida de tanta coisa que acontecia comigo....agora consigo ver uma luz no fim do tunel, ja estava ficando louca mesmo...achando que minha mente era o problema. o que faco pra curar o sapinho na boca, nao e mutio e so no final da lingua la atras....
    agradeco muito desde ja,
    que Deus continue lhe abencoando, um grande bjo

    ResponderExcluir
  44. me desculpe esqueci de mencionar, meu marido apareceu com uma manchinhas veremlhas no penis...e tb candidiase, ele tem que tomar quais providencias.....

    ResponderExcluir
  45. Oi, A., acordar cansada faz parte no começo. Existe um efeito de piora antes da melhora. Você está bebendo bastante água? Ajuda. Sem querer desfazer do seu possível outro problema, acho que a candidíase já é problema suficiente para justificar o mal estar.

    ResponderExcluir
  46. Oi, Anônima de Londres, lactobacilos de manhã e à noite, você e seu marido. Algas, óleo de coco, óleo de alho e tudo o que está na dieta em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm ou em www.calacervera.com - ela atende na Espanha, de repente vocês dão um pulinho até lá...

    ResponderExcluir
  47. Oi Sonia,
    gostaria de saber qual exame você fez para detectar a candidíase intestinal. E se possível a indicação de um médico em SP especialista no assunto.
    Obrigado,
    Claudio

    ResponderExcluir
  48. Oi, Claudio, por favor leia o post, onde conto a história; veja o que está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm ; responda, se quiser, ao questionário de autodiagnóstico indicado lá; e observe nos comentários a inutilidade da maior parte dos tratamentos médicos nesse assunto. Se for o caso, a indicação mais útil seria de um(a) nutricionista. A propósito, já viu o site da nutricionista Cala Cervera - www.calacervera.com - ? É muito bom.

    ResponderExcluir
  49. :D sonia, Boa Tarde! Tenho acompanhado este espaço ha algum tempo e por todas as informaçoes reunidas me levam a crer que tenho amebiase, li em alguns comentarios que vc fez tratamento homeopatico (para amebas) moro no reino unido e gostaria´de informação sobre essa formula milagrosa,que vc diz ter te curado. pois estou desesperada... seria somente usar a formula ou existe alguma dieta no tratamento?

    ResponderExcluir
  50. N, tomei a ameba dinamizada num contexto de tratamento homeopático global, com remédio de fundo, floral, equinácea para a imunidade, enfim: aquela guarnecida que a minha médica me dá de dois em dois meses pra me manter bem. O que eu quero dizer é que não existe uma fórmula milagrosa, é um conjunto de coisas. E ainda o fato de eu me observar quanto a isso há muitos anos, já tendo tratado várias vezes.

    Percebo a presença de amebas por uma coliquinha debaixo da costela direita - elas gostam de ficar na flexura hepática do colon. O intestino oscila de mais preso a mais solto, nunca normal. Muitas fezes despedaçadas, esfareladas.

    Quando há diarréia amarelada, fedorosa e catarrenta geralmente é giárdia, sempre acompanhada por bactérias.

    Tem homeopatia aí? Quem sabe você consegue um médico para ajudar? O tratamento é longo. Além de acabar com elas, é preciso ajudar a limpeza e a cicatrização do cólon.

    Envolve dieta sim, retirando totalmente laticínios, farinhas, açúcar, coisas muito salgadas e condimentadas. Nada cru - nem frutas, nem verduras. Tudo cozido, refogado, em sopa, com muitas folhas verdes em todas as refeições, grãos bem mastigados, proteína animal de boa qualidade, ovos caipiras frescos (ovos ajudam muito). Chá de hortelã todo dia. Água com limão.

    Isso tudo posto, o que está escrito no vidrinho é Amoeba 30DH - tabletes.

    ResponderExcluir
  51. ola sonia tenho uma duvida se eu estiver a tomar acido caprilico posso tomar o oleo de coco ou n é necessario? posso tomar os dois ao mesmo tempo ? obrigada

    ResponderExcluir
  52. O óleo de de coco já é fonte de ácido caprílico, mas pode tomar os dois juntos sem problemas.

    ResponderExcluir
  53. oi Sonia apesar da dieta e antifúngicos estou novamente em crise, fiquei na duvida se era por estar na casa umida de praia ou por estar comendo arroz integral. Eu introduzi no café da manha e a tarde bolachas de arroz integral com óleo de coco, alem disso andei fazendo arroz doce integral, com leite de coco e adoçante porque li que podia comer arroz integral.
    Tambem andei fazendo lavagem intestinal em casa, com bicarbonato de sódio, o que vc acha disso?
    Bj Silvia

    ResponderExcluir
  54. Oi, Silvia, umidade na casa é tão ruim quanto umidade no corpo. O ambiente é de fungos. Você pode trabalhar contra eles fora e dentro do corpo: fumigando diariamente a casa com folhas de capim-limão queimadas num braseiro, ou mesmo na frigideira, e suprimindo esse arroz integral pra observar resultados. A vida não passa de uma sucessão de pesquisas a nosso próprio respeito.

    Mas pode comer um punhado de arroz cru, de manhã, em jejum, aproveitando assim pra eliminar vermes. Beijo, aproveite as férias!

    ResponderExcluir
  55. tomar suco de oxicoco (cranberry)e muito bom para infeccao
    normalmente tomo quando tenho infeccao urinaria
    tome 3 ou mais copos de suco por dia.

    ResponderExcluir
  56. E onde se encontra a essa rica frutinha? Para mim ela ainda é como "chester vivo": nunca vi um! Já congelado... é como o cranberry - só encontro o suco industrializado... :o(

    ResponderExcluir
  57. Oi Sônia!Comecei a fazer a dieta, tomar oleo de coco, capsula de alho, lactobacilos, ducha de vinagre e melhorou, perfeito! Mas é só ter relaçoes com o meu marido, que volta tudo, com toda força. Ele já não ejacula dentro de mim, para não facilitar a candida. Já nao sei o que faço, tudo que eu quero é ter uma vida sexual saudavel!Obrigada pela atenção, vc é maravilhosa!!bjos.Branca

    ResponderExcluir
  58. Oi, Branca, você vai ter uma vida sexual mais saudável quando ficar boa da candidíase. Durante o tratamento é muito importante evitar a penetração vaginal, porque o roça-roça esfarela um pouco da mucosa e isso é o que os fungos querem pra comer. Tá na hora de usar a criatividade, inventar brincadeiras e exercitar a imaginação durante algum tempo. Abração!

    ResponderExcluir
  59. Sonia!
    Agradeço as dicas e venho por meio desse depoimento contar que essa é a primeira vez que sofro com a candidíase (já vai fazer uma semana que os sintomas apareceram). sinto-me triste e sem ânimo. Meu namorado me dá todo o apoio possível. Mas não consigo mais chegar perto dele... Sinto-me envergonhada com a situação e me desespera o fato de saber que essas crises podem voltar..
    Fui a ginecologista e ela me receitou um antifúngico dose única e um creme vaginal, além de passar Omcilom - A "M" na parte exterior da vagina..
    Estava melhorando bem.. Mas hoje, senti novamente ardencia ao urinar e me desesperei...
    Será que voltarei um dia a ter uma vida normal, sem passar horas no banheiro, rezando para que não doa... Não usei mais papel higienco e sim "fraldinhas" bem macias que uso e depois tenho todo o cuidado de esterilizar com álcool e água quente..
    Após urinar, sempre lavo tudo com os ditos "paninhos" separados para que nenhuma parte tenha contato com a outra.. Não sei se é o certo, mas é uma forma de me tranquilizar e saber que, de alguma forma não estarei "espalhando" conscientemente esses fungos horríveis que causam tanta dor e tristeza..
    Vou ver a dieta e buscar forças para conseguir seguí-la!
    Bem que a medicina (que se diz TÃÃÃÃÃÃO AVANÇADA) poderia ajudar-nos nessa aflição dária e criar remédios e tratamentos eficázes para que pudéssemos voltar a termos vidas normais!!
    Deus há de nos ajudar!
    Tenho fé disso!!!

    ResponderExcluir
  60. Estou arrasada...tenho candida desde criança...antes eu conseguia controlar, mas hoje com 26 anos minha vida virou um caos...estou a quase 1 ano sem conseguir ter uma vida normal... há 6 meses não consigo ter relação sexual normal com o meu noivo... ele sempre muito fofo, me dando todo o apoio, mas eu já estou desistindo, acho que ele merece uma pessoa normal e saudavel... no meio das minhas raras relações sexuais eu simplesmente choro, me sinto pessima por isso, mas simplesmente não consigo dar continuidade por causa do ardor... agora ele me pediu um filho...mas eu nao consigo, se tenho relação sexual hoje, assim que termina já sindo ardor, dor e coceira.... no mais, tenho medo de acabar prejudicando a saude do meu filho, porque ando tomando medicamento uma semana sim e outra não, caso contrario eu nao consigo fazer sexo nem mesmo uma vez na semana... Estou certa em me preocupar quanto a isso?meu filho pode nascer com algum problema....????
    Gostaria de saber onde eu posso encontrar o seu livro, e todas as informações necessarias para o tratamento... agora, pra piorar estou com diarreia, tudo que como me dar diarreia, tenho medo de comer fora de casa... porque em menos de 30minutos vem o resultado...acredito que o meu intestino esteja sendo seriamente agredido por esses fungos... e os medicos continuam dizendo que uma coisa nada tem haver com a outra.
    E quanto a candidiase, toda vez que a vou a medica é um novo medicamento que ela passa...e o que me desespera é o fato de prejudicar a saude do meu filho, caso eu venha a engravidar nessas raras tentativas e não consiga constatar isso nas primeiras semanas. Esses medicamentos podem mesmo prejudicar? Me ajudem...

    ResponderExcluir
  61. Oi, amiga, meu livro você encontra em www.correcotia.com/compras , mas nem precisa comprar para saber o que diz sobre candidíase: todas as informações, atualizadas, estão em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm, fora as muitas dicas aqui no blog, nesta e na outra postagem igual a esta. Dieta, suplementos, duchas vaginais.

    A diarréia pode ter outra origem - possivelmente giárdia (fezes com catarro, fedidas) ou amebas, leia mais se quiser em correcotia.com/vermes .

    Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  62. Sonia,
    Estou grávida de 10 semanas, creio que a dieta não seja totalmente adequada para mim neste momento. Quais são as suas indicações de alimentação para mim? Tb consultei a bula dos lactobacilos acidófilos, parece que não são indicados para gestantes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  63. Oi, Emy, sugiro que você procure um(a) nutricionista, levando o questionário respondido (em http://correcotia.com/mulheres/questionario.pdf) para ajudar a entender a coisa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  64. ola sonia boa tarde, tb sofro desta praga da candida estou a fazer a dieta mas tenho tido muitas dores na zona lombar e nas ancas. Será da candida ou este maldito fungo n apanha os ossos. É que a minha mae tb sofre muito mas é da coluna obrigada

    ResponderExcluir
  65. Bom, amiga, muita coisa podew fazer doer a região lombar e as ancas. Mas um dos sintomas da candidíase crônica é esse: dores. Às vezes o que ajuda é beber mais água, especialmente com gortinhas de limão. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  66. Olá Sonia,
    fui a um médico ortomolecular e ele, através de exames e das minhas respostas ao seu questionário, concluiu que estou com candidíase. Como tratamento, entre outros, ele receitou que uma vez por semana, em seu consultório, eu faça aplicação de soro na veia chamado peróxido de sódio. Olhando suas orientações e as da Cara Cervera não vi nenhuma indicação disso... Você sabe do qque se trata e qual a eficiência deste soro? Acho que devo mesmo fazer? Ah, serão 12 seções deste soro. Desde já agradeço. Um abraço!

    ResponderExcluir
  67. Oi, A., é a primeira vez que ouço falar desse soro. A dieta e os suplementos eu sei que funcionam por experiência própria. A perguntinha que não quer calar: é caro?

    ResponderExcluir
  68. OI SONIA,
    DEPOIS QUE A GINECOLOGISTA ME DISSE QUE ESTOU COM CANDIDIASE, TUDO FICOU ESCLARECIDO.
    ACHO QUE TENHO ESSE PROBLEMA HA MUITO TEMPO E NÃO SABIA...NOSSA...
    COMECEI A PESQUISAR E CHEGUEI AO SEU BLOG...O MAIS COMPLETO ATÉ AGORA...ACHO QUE O MEU MAIOR PROBLEMA É O AÇUCAR. PRECISO ACHAR UMA MANEIRA DE ME LIVRAR DELE.
    QUANTO AS CAPSULAS...TENHO FACILIDADE DE TRAZER DOS EUA E VOU PROCURAR COM ESSES NOMES CITADOS ACIMA.
    MAS, O ÓLEO DE COCO ESTOU COM DIFICULDADES PARA ENCONTRAR AQUI NO INTERIROR DE SP. COMO FAÇO PARA COMPRAR??
    HA..TB VOU COMEÇAR A LER SEUS LIVROS (QUE CONHECI HOJE ATRAVÉS DO SITE).
    OBRIGADA E UM ABRAÇO,
    RAQUEL.

    ResponderExcluir
  69. Oi, Raquel, vc pode comprar o óleo virgem de coco em www.dr-organico.com.br . Eles distribuem a marca TheraHerb, importada das Filipinas, até aqui muito boa.

    E quanto ao açúcar, pode crer: é o pior vício. Se acham que cigarro mata é porque ainda não prestaram atenção ao açúcar. A nocividade é muitas, muitas vezes maior. Abração!

    ResponderExcluir
  70. OI SONIA , ESTOU TOMANDO O ÓLEO DE COCO MAS FICO ENJOADA...É NORMAL NO COMEÇO??

    ResponderExcluir
  71. Olá Sônia!
    Descobri seu blog fazendo uma pesquisa sobre candidíase, e confesso que no site correcotia encontrei informações extremamente úteis, e que não havia encontrado em mais lado nenhum. Pelo menos não compiladas e interligadas de forma tão simples e acessível.
    Bom, há 3 meses venho enfrentando séries dores no peito - sou mãe de uma linda menina de 8 meses, que ainda mama e muito, e com todo o prazer - entretanto quando tudo corria às mil maravilhas comecei a ser atormentada por uma dor insuportável, empedramento do seio e muitas lágrimas. Moro na Bélgica - onde a amamentação não tem grande apoio - procurei meu GO que muito reticente pediu um ultrasson e constatou mastite, receitou-me antibióticos que tomei por 10 dias e só me deixaram pior. Nenhum médico encontrava respostas para a minha dor e apenas me aconselhavam o desmame. Uma enfermeira especializada em amamentação interveio, "leu" os sinais do meu corpo e constatou candidíase, pois após o uso de antibióticos apareceram manchas na minha língua, feridas entre os dedos e eu estava completamente down. Fiz tratamento com medicação tópica e oral que não funcionou, e lendo no site correcotia percebi que minha alimentação está completamente errada. Faço imenso uso de carboidratos e alguns doces, não utilizo adoçantes devido a amamentação. E a pergunta que me trouxe até aqui e me fez escrever tanto... Será que posso alterar minha alimentação de maneira tão drástica estando ainda a amamentar? Não medirei esforços para me ver livre desta dor, mas tenho receios de que essa alteração interfira na amamentação. O que me diz? Será que posso fazer a dieta sem medo?
    Desde já agradeço sua atenção e cuidado, e principalmente tantas informações úteis que estão de maneira tão simples à nossa disposição!
    Adorei seu blog e já encomendei o "Mamãe eu Quero"
    Beijos,
    Karen

    ResponderExcluir
  72. Oi, Karen, a dieta da candidíase dá fome mas não é debilitante, e você pode ir mais devagar. Leu o que está no site da Cala Cervera? www.calacervera.com . Ela admite um tanto de cereais integrais, embora com eles a recuperação seja mais lenta. Ouça sua intuição e não esqueça de que as boas gorduras é que vão lhe fornecer energia. Um abração!

    ResponderExcluir
  73. Oi Sonia!
    Já dei uma olhada no site da Cala Cervera, e já estou abastecendo a geladeira para dar início à dieta. Só não entendi bem o que é a tal tostada de centeio (crackers). Fiquei na dúvida entre pão de centeio torrado ou crackers de centeio...

    Você já ouviu falar de uma planta chamada horopito? Existe um composto medicinal vendido em Portugal, chamado CANDIDAL, é formado por horopito e anis verde. Entrei em contato com o Laboratório e me disseram que não é aconselhado usar durante a amamentação. Na pesquisa sobre a planta não encontrei nada que diga que não possa usar, ou que possa usar sem problemas. Você conhece esta planta? Saberia me dizer qualquer coisa a este respeito?

    Sonia, obrigadíssima pela atenção e cuidado. Muito bom poder contar com sua ajuda, dedicação e experiência!

    Abraços,
    Karen

    ResponderExcluir
  74. Oi, Karen, tostada de centeno é aquele pão sueco bem duro, como crackers grandes. O horopito é um arbusto da Nova Zelândia cujas folhas são picantes. Ainda mais misturado ao aniz, o sabor deve passar para o leite e o bebê pode não gostar. Não acredito que possa prejudicar o bebê.

    Se você usar o Candidal, volte aqui pra contar como foi, tá? Abração!

    ResponderExcluir
  75. Oi Sonia!
    Bom, estou tentada a usar o Candidal, e talvez faça assim como vou fazer com o alho, que normalmente não como e estou receosa que a Klara não goste. Vou experimentar um ou dois dias e ver a reação dela, se continuar mamando bem, daí mando ver!
    Mas como disse a Cala Cervera, primeiro vou fazer uma dieta alimentar de um mês e só então entrar com os assassinos de fungos! rs

    Mas com certeza volto pra contar como foi!

    Felizmente já encontrei cápsulas de alho, o pau d´arco e lactobacillus. Minha maior dificuldade está no óleo extravirgem de coco. Mas vou ver se encontro pelo menos as cásulas de ácido caprílico.

    E mais uma vez obrigada Sonia!
    Um forte abraço!
    Karen

    ResponderExcluir
  76. Oi, Karen, o óleo de coco é só virgem, não existe classificação extravirgem para ele, isso é só para o azeite de oliva. Estou enfatizando porque os óleos ruins de coco é que gostam de se enfeitar. E você pode importá-lo dos Estados Unidos ou direto das Filipinas, não pode? Paga imposto, mas aqui é a mesma coisa... Boa sorte, querida, e força nas tranças!

    ResponderExcluir
  77. Olá Sonia!
    Gostaria que me informasse qual a dosagem do óleo virgem de coco e das cápsulas de lactobacilus? E tb gostaria de saber se não tem nenhum problema associa-los com linhaça, pq faço uso dela em jejum e antes do almoço (1 colher de sopa). Bjus... E muito obrigada mesmo pelas informações!

    ResponderExcluir
  78. Não tem problema em associar com linhaça. Geralmente se usa uma colher de sopa de óleo virgem de coco pela manhã, também em jejum, e outra à noite, ao deitar. Lactobacilos: depende da quantidade por cápsula. Quiando elas têm 2 bilhões ou mais, uma cápsula por dia, pode ser junto com o iogurte ou qualquer refeição.

    ResponderExcluir
  79. E vc sabe me dizer onde acho essas cápsulas de lactobacilos?

    ResponderExcluir
  80. sonia,
    estou usando as capsulas de lactobacilos e meu instestino melhorou muito...eu já havia tentado tantas coisas e nada fazia efeito...estou muito satisfeita com a sua dica.
    obrigada
    abs

    ResponderExcluir
  81. Nos Estados Unidos (mais baratas) e aqui, nas farmácias de manipulação (muito mais caras).

    ResponderExcluir
  82. Oi Sonia!! Você acha que o suco de clorofila é interessante? Você conta como vegetal (nesse caso é bom) ou como cereal (bom pra tirar da dieta)?

    ResponderExcluir
  83. Acho que pode ser muito interessante, mas é um recurso medicinal. Um superconcentrado alcalino entrando de uma vez só. Acho mais interessante incluir muitas folhas e folhinhas verdes no café da manhã, no almoço e no jantar e permitir que o organismo vá utilizando a clorofila de forma orgânica.

    O suco de clorofila (extraído das folhas tenras do trigo) conta como vegetal. Sem esquecer que cereal também é vegetal, mas entendi o que vc quis dizer: seria "vegetal sem amido" e "vegetal com amido", né?

    ResponderExcluir
  84. É, depois que postei é que percebi que ficou engraçado...mineral é que não é, rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  85. Oi Sônia! Nossa, tô impressionada. acabei de chegar da pediatra do mue filho, disse pra ela,que tô com uma ardência descomunal em um dos seios, e pra amamentar tá sendo difil. Ela me examinou e chegou a conclusão que é monilia.Por esta não esperava,nuca soube deste sintoma...acho q vou ter q fazer a dieta lá do correcotia...brigadao por todas info.bjs
    Tiana

    ResponderExcluir
  86. Oi Sonia, tudo bem?

    Dei início a minha dieta faz 1 semana, e nos últimos 3 dias tenho passado muito mal. Enjoos frequentes, dor por todo o corpo, muita fraqueza - mal consigo carregar minha filha no colo. Essa noite foi ainda pior, meu seio está terrivelmente dolorido, como se tivesse levado uma surra. É difícil até mexer o braço! Desde ontem estou muito enjoada, se penso em comida passo mal, nada desce. Estou mole, com muita dor de cabeça. Hoje meu marido teve que sair do trabalho pra me ajudar com nossa filha. Estou literalmente um caco. Tive inclusive febre, muitos calafrios e frio durante toda a noite. Fico imaginando que pode ser a dieta fazendo efeito, mas o problema é que assim não posso continuar, não tenho condições de cuidar de um bebê de 8 meses.
    Sinceramente não sei se abandono a dieta e deixo pra mais tarde, ou o que!
    Minha dieta tem sido:
    manhã: 1 copo de leite de soja, tostas de arroz integral com óleo virgem de coco.
    almoço: carne branca, normalmente frango ou peru, algumas vezes carne vermelha ou peixe (que não suporto nem lembrar). Mais um pouco de quinoa ou arroz integral - uma colher de sopa.
    Os vegetais aqui não há muita variedade. Como cenoura, abóbora, pepino, cebola.
    Nada de frutas, pois aqui não há melancia ou goiaba!
    A noite faço um omelete ou repito o desjejum.
    Quero incorporar mais legumes e verduras, mas além da falta de variedade, muito sinceramente não é todo o dia que tenho tempo pra caprichar na refeição. Cuidar praticamente sozinha da pequena, da casa, e ainda fazer 3 refeições diferentes... enfim!
    Queria sua opinião. Será que isso que estou sentindo é o corpo reagindo com a dieta?
    Gostaria da sua opinião sobre o que devo fazer. Pegar mais leve, adiar ou continuar.

    E mais uma vez obrigada!
    Karen

    ResponderExcluir
  87. Ah, estou ingerindo tb pólen, lactobacilos, vitamina C e omega 3.

    ResponderExcluir
  88. Oi, Karen, o ideal seria você ter acompanhamento profissional nessa dieta. Sua reação de dor, febre e calafrios não é comum. O desjejum está muito fraco, leite de soja não é recomendável (sei que a Cala Cervera inclui, mas discordo dela) e tostas de arroz integral alimentam a cândida. Eu mudaria para ovos mexidos ou quentes, ou omelete de abóbora cozida com agrião refogado, ou outra folha verde, por ex., e iogurte com lactobacilos vivos, que é o que mata a fome nessa dieta.

    Entendo as dificuldades. Mas entendo também que você já vem sofrendo com isso há tempos e está se organizando para ficar boa. Pode deixar a dieta pra lá, sim, e retomar em algum momento, mas talvez bastem pequenos ajustes para você seguir em frente.

    O pólen pode provocar reações e o ômega 3 também, no fígado. Do que você está tomando, eu ficaria só com os lactobacilos por uns dias para ver a diferença, depois introduziria uma coisa de cada vez.

    De vegetais só tem cenoura, abóbora, pepino e cebola? O sumo de cenoura ajuda muito, se você tiver uma centrífuga. Abóbora é ótimo. Não tem folhas verdes? Dá para comer algas?

    Um abração, querida - seja gentil consigo mesma - melhoras!

    ResponderExcluir
  89. Oi, Ti Oliveira, eu também nunca ouvi falar em monília no seio. Não pode vir de dentro, porque o leite tem ácido láurico. Não deve estar vindo do bebê, ou você saberia. Eu passaria óleo de coco com ou sem uma gota de tintura de iodo ou solução de Lugol, ou poria uma compressinha de babosa (aloe vera), ou de alga kombu deixada de molho por meia hora, ou de saião socado, salsinha socada, qualquer clorofila... Beijo, fique bem!

    ResponderExcluir
  90. Bridada Sônia!Mas sae,meu filho teve uma virose e como tava mt quente, teve sapinho no pescoço...acho q vem daí...e mts anos, sofri com candidiase, so parou com umm remedio homeopático.E desde q engravidei, melhorou tbm...pesno q td, no fundo, é uma coisa só...vou tentar a dieta...Vem cá,, vc disse pra Karen, tomar iogurte com lactobacilos vivos.Estes lactobacilos, são estes q compra fora?Eu faço iogurte em casa, mas vc disse q tem q ser desnatdao né?É SÓ USAR LEITE DESNATADO?Brigada pelo carinho, sempre

    Ti(www.casadeumnenem.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  91. Oi Sonia!
    Eu bem gostaria de ter apoio profissional neste momento, entretanto por aqui sempre que procuro um médico é para ouvir que preciso desmamar minha filha, que já está na hora, que ela não precisa mais disso e que a amamentação só me deixa fraca. Para eles qualquer problema se resolve com o desmame, infelizmente.
    Com relação ao leite de soja, pq vc não recomenda? Há anos só tomo leite de soja, e de vez em quando iogurtes como activia. Leite de vaca normalmente me faz mal, e o de soja sempre deu um chega pra lá na fraqueza, por isso cortar de uma hora pra outra pode ser difícil.
    Quanto ao omega 3, na verdade ele é parte de uma vitamina que venho tomando desde a gestação, que é indicada tb para quem amamenta. Tomo há bastante tempo e nunca me senti assim. Entretanto pela maneira como falou eu pensei no peixe. Nunca fui muito de carnes e de peixe menos ainda, de repente passei a comer td dia e acho que meu organismo não aguentou. Penso que é uma hipótese.
    Quanto aos legumes e verduras, e a dieta em si, acho que o melhor que posso fazer é ir com calma. Vou tentar implementar mais vegetais, e diminuir gradualmente os carboidratos. Fiz tudo num baque e acho que não caiu muito bem. Sinto mesmo muita falta de carboidratos, mas não como arroz. Gosto de batata e pão integral, e sem isso meus dias não parecem os mesmos!
    Os lactobacilos comecei 1 semana antes de introduzir o pólen, e este pólen é em cápsulas.
    Quanto às algas, encontrei num só lugar e sem classificação. Dizia apenas "algas marinhas" e não tinha boa cara, então não quis arriscar.
    Resumindo, acho que vou me reorganizar, dar início a dieta de maneira gradual, indo no meu ritmo.
    Uma pergunta. Encontrei pau d´arco, o que vc acha de fazer uso dele sem ter passado pela dieta? É que no site da Cala Cervera ela faz um mês de preparação pra depois introduzir os antifúngicos, vc acha que é realmente necessário?
    E pra terminar, lendo os demais comentários aqui vi que a "Ti Oliveira" parece ter monília no seio. Na verdade o meu caso é este. Todos por aqui acreditam que tenho candida no seio, e a dor e ardência que sinto vem daí. Entretanto o que vc falou, que não há como vir de dentro devido ao ácido láurico, isso me deixou bastante pensativa, pq eu sofro é com a dor e ardência, não tenho no mamilo sinais visíveis de candida. E o mais estranho é que existe uma grande luta por parte de grupos de amamentação na tentativa de mostrar que não há casos comprovados de candida no seio, mas sim de mastite, infecção por bactérias, o que tem sido erradamente tratado e levado ao desmame precoce.

    Acho que já escrevi demais!
    Mais uma vez obrigada por sua atenção, cuidado e paciência!
    Abraços!
    Karen

    ResponderExcluir
  92. Oi, Ti, sempre se recomenda usar leite desnatado para fazer iogurte, mas se for integral de boa qualidade, com sua gordura original, também pode - só que fica aquela nata grossa em cima que às vezes não tem bom sabor. Os lactobacilos para isso são importados e costumam ser vendidos em farmácias e lojas de produtos naturais, geralmente da marca BioRich. Recentemente uma leitora falou de um Yogufit, não conheço. Abração!

    ResponderExcluir
  93. Oi, Karen, a Cala Cervera é nutricionista clínica e deve saber o que está indicando. Eu sou jornalista, trabalho com promoção da saúde e passo as informações que achei em boas fontes e, na maior parte dos casos, experimentei.

    Nunca me dei bem com soja não fermentada e acabei encontrando as razões disso, que publiquei em www.correcotia.com/soja . Leite de vaca não é necssário para humanos adultos, que geralmente não processam bem sua lactose e suas proteínas. O leite e seus derivados estão sempre envolvidos com alergias, muitas vezes com câncer. A soja não fermentada, também.

    Produtos industrializados? Leite de soja? Activia? Eca. Cuidado com alimentos sobre os quais o seu controle é nenhum. O que está escrito em letrinhas pequenininhas vai lá pra dentro fazer efeitos enormes.

    Algas marinhas não costumam ter bom aspecto, especialmente kombu, a melhor delas: o sal seca e fica esbranquiçando a superficie.

    Karen, boa sorte! Um abração!

    ResponderExcluir
  94. Bom dia, estou desesperada com o meu problema, tenho candidiase recorrente desde os 14 anos, tive a primeira relação aos 18, estou casada a 2 anos, fiz um preventivo em novembro de 2009 e ate agora nao consegui tratar, me encho de remedios e cremes e nada, evito a relação com meu marido e quando faço, uso camisinha. Tenho um sintoma que me deixa muito preocupada, sinto dor quando fico excitada (antes da penetração) e durante o ato sexual sinto um incomodo. Meu corrimento é amarelo. minha medica me passou 2 meses de vitamina c e me falou sobre uma vacina caso nao consiga a cura ou um controle. alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  95. Boa noite, venho pedir uma ajuda, tenho candida a seis anos estou a fazer a dieta, mas sintome muito fraca e a tremer por todo o lado é normal? O meu corrimento é amarelado e agora fazme uns cortes na pele da vagina o que devo utilizar? Ajude-me por favor

    ResponderExcluir
  96. Querida, você tem que ir ao médico. Corrimento amarelado pode ser muita coisa, por exemplo tricomoníase, que é uma infecção por protozoários; pode haver uma ferida no colo do útero, ou alguma coisa nos ovários. Tem que examinar. Isso não impede de haver candidíase.

    Pode procurar um ginecologista, mas também pode ser um clínico, que te examine pessoalmente e peça exames de sangue, urina e fezes, no mínimo, para saber o que está acontecendo e por que você está tão fraca.

    Vamos torcer por você, força nas tranças! Um abraço!

    ResponderExcluir
  97. Olá sonia, tenhomuitas vezes candida vaginal por repetiçao, fui ao alerologista e ele disse-me que eu n tenho defesas para a candida,passou-me uma vacina injectavel, conhece? Façona mesma a dieta? o que me aconselha? obrigada

    ResponderExcluir
  98. Eu faria. Digamos que a vacina ajude um pouco e a alimentação outro pouco, já melhora muito.

    ResponderExcluir
  99. Susan Christie18/04/2010, 15:13

    Boa Tarde! sonia sofre de candidiase de repetição a 7 anos já tentei de tudo nada melhora... gostaria de saber se quem tem candidiase pode tomar ração humana?
    aguardo o seu retorno...
    Obrigada,
    Susan Christie

    ResponderExcluir
  100. Oi, Susan, nào tendo como verificar a qualidade dos ingredientes, e sabendo que sementes oleosas ficam rançosas depois de moídas, ainda por cima misturadas com outras farinhas já oxidadas, eu diria para você ficar longe dessa aargh ração humana. Coma comida de verdade, Susan. Um abraço!

    ResponderExcluir