sábado, 14 de março de 2009

Pra não perder o contato



Minha coluna na revista Bons Fluidos acabou, depois de quase nove anos, e não param de chegar emails indignados de leitores que não a encontraram na edição de março. Gente, tudo passa, tudo muda! Prova disso é que resolvi abrir este blog para poder continuar em contato com todo mundo que gosta de comer melhor.


Nove anos, no Quadrado Mágico chinês, são um ciclo completo. Cento e tantas colunas sobre os sabores da vida, também. Estava difícil encontrar assunto. Claro que as coisas importantes precisam ser repetidas mil vezes, mas é horrível quando a gente percebe que está se repetindo. Para evitar isso, quinze dias antes do prazo eu começava a me preocupar. Resultado: os projetos de livro iam ficando pra trás.

Agora, sem prazos nem preocupações, podem me chamar de pinto no lixo. Vai sair uma nova coletânea de crônicas e já mergulhei de novo em pesquisas mais profundas. Daqui a pouco começo a contar o que estou fazendo.

28 comentários:

  1. Legal ter esse cantinho pra escutar tuas novidades e sabedorias... beijos

    ResponderExcluir
  2. Ol, boa tarde!!

    Confesso que fui uma das que enviaram email pra revista, mas logo em seguida entendi, é bem verdade o disse, tudo tem um tempo. Seu tempó na revista foi ideal pra que eu conhece sua " filosofia de vida". E estarei sempre atenta ao seu site. Obrigada pela doçura que escreve, pelo jeito fácil e simples de colocar em palavras a sua sabedoria. Mas ainda continuo sentindo sua falta . . . VALERIA CARDINOT

    ResponderExcluir
  3. Saudade... Nem sei se é essa a palavra. Esperava por suas palavras que me fazem lembrar da insistência materna em "comer direitinho". Hoje mesmo, com 30 outonos, ouvi me mãe e seus questionamentos sobre como eu como coisinhas aqui e acolá. Parecia que no dia da leitura eu obedecia mais, elaborava mais e dedicava um pouco mais de tempo a minha alimentação. Mas também era só naquele dia, nos outros e usa todos os órgãos e sentidos para experimentar! Um dia eu chego lá.
    Meu novo local de nutrição é seu blog...rs
    Bjks* cariocas

    ResponderExcluir
  4. Bem quis escrever pra revista reclamando, Era a 1a.coisa que eu lia na revista, seguida da crônica do Carlos Solano. A revista sem vocês ficou mais pobre, parecendo apenas uma revista de moda. Mas tudo tem seu ciclo. Vida longa ao blog!

    ResponderExcluir
  5. carol de mucio25/04/2009, 22:41

    Olha aqui Sonia Hirsch..agora vou te perturbar tantooo...agora tão acessivel,que maravilha!Que revista nada..
    Pra mim vc não é gente, vc é um et,Bjs.

    ResponderExcluir
  6. ET é essa tal de internet, né, Carol?, tão cheia de possibilidades... Estou adorando ser blogueira, a Cris De Luca diz que sempre fui e não sabia!

    ResponderExcluir
  7. Amo voce e a simplicidade com que vê o mundo. Adorei a idéia deste blog, não sei ha quanto tempo ele existe, só sei que espalharei a novidade entre os meus, que também já são leitores seus.
    Obrigada pela receita de salsinha com azeite... afff... que cheiro, que sabor!!! de comer de joelhos, acompanhando o que v quiser. Bj.

    ResponderExcluir
  8. Querida Sonia, li a seu respeito em um artigo sobre alimentação (você foi citada nele) e então decidi pesquisar quem é esta pessoa. Estou adquirindo seu livro Só para mulheres e sinto que tenho um tanto de coisas para aprender com ele. Fui feliz em ler este artigo e estou feliz em poder estar escrevendo para você aqui!
    Tenho um curiosidade em saber se você é ou foi vegetariana, e qual sua opinião a respeito.
    Um beijo a você, seja feliz!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Raquel, muita felicidade pra você também!

    Fui vegetariana, ou tentei ser, durante pouco mais de 10 anos, quando fazia alimentação macrobiótica. De vez em quando comia um peixe, um bolinho de bacalhau, um ovo. Achava que era melhor para a saúde e para a espiritualidade, e no meu caso foi. Até o ponto em que deixou de ser. Aos poucos voltei a comer com mais frequência peixe, carne, frango.

    Opinião sobre o vegetarianismo? Do ponto de vista ético, acho que é uma forma muito decente de estar no mundo.

    Do ponto de vista da saúde, sei que funciona para muita gente durante um tempo variável, dependendo das particularidades de cada um - e também da idade, da circunstância, da crença. Quando o vegetariano começa a ficar muito fragilizado é porque esse modo de comer não está bom para ele.
    Um dos problemas mais óbvios da alimentação vegetariana vem da quantidade excessiva de laticínos e farináceos que costuma servir de opção. Sem falar na soja em suas várias formas perversas.

    Tenho uma amiga em SP que diz que saúde é a última coisa em que ela pensa a respeito de ser vegetariana. Outras convicções ocupam quase todo o espaço.

    Eu já acho que há momentos em que é bom pegar emprestada uma energia amiga, de um animal parecido conosco. Os caldos de carne, galinha, peixe e outros bichos, como rã, têm dado forças novas ao ser humano há milênios. A frequência desses momentos e a quantidade de carne dependem da sabedoria de cada um a seu próprio respeito.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sonia, que satisfação ter encontrado seu blog, sou uma de suas "órfãs" da Bons Fluidos...rs...mas agora me reanimei, aqui vejo você mais acessível e com assuntos variados, não é mesmo? Beijo grande e sucesso!
    Mônica Ibrahim

    ResponderExcluir
  11. Oi, Mônica, esse negócio de blog é muito mais divertido. Descobri um mundo novo depois que comecei - e parece que vicia... Bem-vinda, um beijo!

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde!
    Hoje fazendo no google uma consulta sobre açafrão descobri vc e fiquei super feliz. A muito tempo no Brasil acompanho sua pesquisas e dicas maravilhosas sobre saúde.
    Bjs
    Acioni

    ResponderExcluir
  13. Oi, Acioni, bem-vinda! Este espaço é mais divertido porque se troca muito, né? Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Eu também confesso que sou uma das leitores que enviou um email indignado para a revista ( que assino há anos) devido a sua saída,a do Carlos Solano e do Rubens...os melhores de uma única vez, foi um golpe fatal para mim... essas eram as colunas q eu lia primeiro... mas agora q descobri o seu blog...estou super feliz!!!
    Aproveito para parabenizá-la pelo livro "Paixão emagrece, amor engorda"
    Bjus

    ResponderExcluir
  15. MARLI PARENTE

    Oi Sonia é maravilhoso poder estar novamente em contato com voce e com toda essa sabedoría simples e tão concreta que voce passa pra nos seus antigos seguidores desde a revista. Confesso que todos estavamos nos sentindo orfãos, sem seus truques e sacadas sempre tão úteis à nossa saúde.Estaremos sempre te buscando, para saber da última novidade em termos de saúde, preparação de pratos e a melhor maneira de a mantermos , sem precisar depois correr atras do prejuizo.
    Muito sucesso pra voce.
    Felicidades.
    MARLI PARENTE Brusque, SC

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marli, bem-vinda! Muita felicidade pra você também e obrigadíssima pelo carinho. Abração!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sonia, tudo bem?
    Vi voce falando sobre o caldo de rã, aqui em cima.
    Em seu livro "Bichos que dão em gente", vi a Suzana falando sobre o caldo de rã para restaurar a flora intestinal, Tenho um problema muito sério com flora intestinal que piorou após tomar antibióticos. e já estou tomando o vital imune, e vital plex a muito tempo, mas ainda estou com muita dificuldade, voce sabe o que mais eu poderia usar para melhorar essa situação, eo que dizer do uso do caldo de rã para esse caso?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Sonia gostaria de acrescentar que estou usando também o misso, porque voce disse que restaura a flora intestinal, mas ainda não tive melhoras.
    Um beijo e obrigada!

    ResponderExcluir
  19. oi, Rose, o caldo de rã é ótimo para pulmões e intestinos, o misso e os lactobacilos também, mas tudo depende de que *problema sério com a flora* é esse que você tem.

    ResponderExcluir
  20. Tenho prisão de ventre crönica, colicas intestinais, gases, candidiase, ja estou fazendo a sua dieta, disbiose, e estou nessa situaçao por 3anos, e ja tive tambem melanose colonica devido o abususo de laxantes(nao faço uso por 3anos), e de lá para cá, tenho crises semanais. Esse é o problema, e com tudo que tenho lido aqui, tem me ajudado bastante, porque melhorei a minha dieta, contudo, ainda continuo com dores. Voce poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  21. Oi, Rose, para mim isso pode ser parasitose. Se você estiver no Rio, em Campinas ou BH posso indicar quem faça exames e avaliações competentes, também tratamentos. Os exames normais de laboratórios conveniados não dão nada porque procuram quase nada.

    ResponderExcluir
  22. Oi Sonia estou na cidade de Sao Paulo.
    No meu exame de sangue, o Eosinófilos deu alterado, está alto, e segundo a minha nutricionista, isto pode indicar intestino inflamado, e se der mais alto, parasitose....
    gostaria de acrescentar que faz um mes, comecei a me tratar com homeopatia.
    É isso amiga... obrigada por responder tao prontamente.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Rose, a eosinofilia aumentada é sinal característico de vermes grandes e é exatamente o que o dr Barcellos procurava nos exames de sangue dos pacientes diagnosticados com câncer (veja mais em www.correcotia.com/cancer ). Foi esse trabalho do dr Barcellos que me levou a pesquisar as parasitoses. Ele dizia que sempre havia vermes envolvidos, e que tratando deles e tirando certas proteínas da dieta, tudo se resolvia, inclusive as alergias (que também são acompanhadas de aumento da eosinofilia). Acompanhei alguns casos, me convenci, publiquei o trabalho.

    Sugiro a você uma ida a Campinas para consultar-se com a acupunturista Susana Ayres, que diagnostica bem as parasitoses por método vibracional ensinado na USP a médicos. Vale a viagem. Tels 19 3253-1440 e 3255-4256. Mediante o diagnóstico, a homeopatia tem recursos não bombásticos para tratar. A fitoterapia e a alimentação também.

    ResponderExcluir
  24. Obrigada Sonia. Eu já tinha falado com meu marido sobre isso, e ele já estava querendo me levar em campinas para me consultar com a Suzana, só estava esperando para ver os resultados da homeopatia, mas agora vou ver esse novo tratamento, obrigada.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Rose, acho que as coisas se complementam. A finalidade da homeopatia é equilibrar a pessoa para ela não adoecer. Mas às vezes falta o diagnóstico revelador de um problema que vai além, porque os bichos são tenazes... Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  26. Adriana Paula06/01/2010, 16:34

    Que Maravilha encontrar Sônia Hirsch aqui!
    Conheci seus livros através de meu namorado há pouco mais de 10 anos... e me encantei pelo modo como escreve, me divirto, me delicio e aprendo muito a cada leitura!E nas palestras também (por falar nisso... já estou cheia de saudades das palestras...). E como tudo isso é bom demais... compartilho com quem amo, ou seja todo mundo que conheço ganha seus livros de presente, hehehe
    Ah! Querideza, preciso te dizer que fiz dois trabalhos da faculdade inspirada no modo como você escreve, e foi um sucesso (vixe, que metida eu). Mas é verdade!
    Sônia, arrasou com este blog... agora vou ficar antenada aqui pra aprender um tantão e vou espalhar para os amigos!

    um abraço enorme pra uma das escritoras mais fofis, querida, inteligente, encantadora... do pedaço

    ResponderExcluir
  27. dongtam
    game mu
    http://nhatroso.net/
    http://nhatroso.com/
    nhac san cuc manh
    tư vấn luật qua điện thoại
    dịch vụ thành lập công ty trọn gói
    văn phòng luật
    tổng đài tư vấn pháp luật
    thành lập công ty
    http://we-cooking.com/
    chém gió
    trung tâm ngoại ngữ
    "Hiện tại còn cách ngày khai mạc Vân thành đấu giá hội hơn nửa tháng, vậy ta ở trong núi luyện chế đan dược vậy. Như thế này hẳn là kỹ năng luyện dược của ta càng thêm thành thạo, đến lúc cũng có thể đem những đan dược này đến đấu giá ít đồ!" Trong nội tâm âm thầm định ra chủ ý, chợt, hướng phía sơn mạch ở chỗ sâu trong lao đi.

    Cứ như vậy, Tiêu Viêm tại đây nửa tháng ở trong, cũng là lại lần nữa luyện chế ra một quả tên là Thuấn Tức Hoàn Cửu phẩm Kim Đan. Sau khi đan lôi buông xuống xong thì Tiêu Viêm nhanh chóng rời khỏi nơi này để tránh gặp phải người khác.

    Qua lại một hồi, cuối cùng Tiêu Viêm lặng lẽ trở lại Vân thành.

    Hôm nay cách Vân thành đấu giá hội có vài ngày, Tiêu Viêm thừa dịp trong khoảng thời gian cực lực khôi phục linh hồn lực đã tiêu hao trong quá trình luyện chế đan dược.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.