segunda-feira, 6 de julho de 2009

Kefir, o primo do iogurte

Sabemos que leite é o alimento fundamental para filhotes de mamíferos - a gestação e o parto produzem o milagre de instalar em tetas, mamas e seios uma fabriquinha de nutrientes líquidos para o novo ser. Já se disse que leite é o sangue da mãe, embranquecido, que sai pelos bicos.

Também sabemos que as crianças produzem até a segunda dentição uma enzima chamada lactase que serve exclusivamente para lidar com a lactose do leite. Depois disso o pâncreas desativa a produção da enzima, e isso quer dizer que não conseguimos mais digerir o leite direito. Mas, com sete anos de idade, não é de supor que ainda estaríamos mamando no seio materno. Os dentes, afinal, estão ali querendo mastigar sólidos.

O ser humano adulto começou a usar o leite dos animais para sobreviver e descobriu que, ao azedar, ele ficava mais fácil de digerir e até de conservar. Foi assim que surgiram iogurte, coalhada, kefir e todos os muitos queijos. A diferença entre uns e outros está em que alguns, como o iogurte com lactobacilos vivos, a coalhada de leite cru e o kefir, recompõem a flora intestinal, enquanto outros (a maioria dos leites gelificados, iogurtes e queijos industriais) só serve mesmo para aumentar o muco e prender o intestino.

A culinarista Pat Feldman, de SP, publicou em seu blog um ótimo artigo: O que é kefir? Ele pode ser feito com leite e com água e é adorável o modo como se propaga, as sementes passando de mão em mão, cada um cultivando na intimidade da casa um suplemento de valor inestimável para a saúde dos intestinos, portanto do resto todo. Bom kefir, galera! Valeu, Pat!

56 comentários:

Fada_Lin disse...

Aqui em casa a gente tem os dois tipos. São realmente ótimos!

Mas o detalhe principal do Kefir é que ele NÃO DEVE ser comercializado! Sempre passa-lo como presente a alguém... aí a grande magia do negócio! ;)

CAMILA disse...

Olá Sonia
tenho visitado seu blog com frequencia, tem dicas ótimas e despertu ainda mais meu interesse por culinária saudável, gostaria que vc falasse sobre SOJA tenho dúvida se é algo bom ou ruim e tb sobre a Quinua dicas enfim oq vc puder nos dizer ...
UM ABRAÇÃO!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Camila, a quinua é um cerealzinho bacana mas não acho tããão sensacional quanto dizem. Prefiro mil vezes painço, que aliás sumiu do mercado.

Sobre a soja, tenho várias páginas para você em www.correcotia.com/soja. Site em reforma. Não cheguei na soja ainda ;-(

Gabi disse...

olá!

uma vez uma vizinha japonesa deu pra minha mãe um lactobacilo, que colocava-se no leite e este virava iogurte, peneirava e o que sobrava colocava em outro leite...e assim sucessivamente.

Você sabe onde eu poderia adquirir isto?

Abraços

Gabi

Sonia Hirsch disse...

Oi, Gabi, a semente do kefir passa de mão em mão. Quem sabe a Fada_Lin, lá em cima, te arruma?

Seria bom você dizer em que cidade está.

Anônimo disse...

Eu posso doar grãos de kefir para quem tiver interesse. Moro em Santo André. Meu email: soniafs@vivax.com.br

Miriam disse...

Como se faz coalhada de leite cru, é a mesma coalhada q se aquece o leite sem ferver?

Silvia - BH disse...

Para obter o kefir, vejam os dizeres da página inicial do grupo Fazendo Kefir

http://br.groups.yahoo.com/group/fazendo_kefir

"Para produzir kefir, são necessários grãos de Kefir, que passam de mão em mão através dos séculos, de forma gratuita e solidária, recuse-se a pagar a qualquer título, qualquer quantia para recebê-lo e se mesmo assim resolver fazê-lo, saiba e esteja avisado que ao proprietário e moderadores do grupo não cabe qualquer responsabilidade, por isso NÃO PAGUE." No grupo, além de doação, há orientação dada pelos participantes.
...
Receitas de uso do kefir há várias no Come-se
http://come-se.blogspot.com/
...
Legal, Sonia, desde que uso o kefir lembrei-me de você e esperava ver algum comentário em seu blog. Pra repetir, sigo várias sugestões do "Deixa Sair" desde que foi publicado e não sei pra quantas pessoas já emprestei meu livrinho.

Um abraço,
Silvia

fotos disse...

Oi Sonia. Adoro seus livros! Ganhei uma porçãozinha de Kefir, e me recomendaram beber o soro dele.Vc já ouviu falar disso? Recomenda?

Sonia Hirsch disse...

Então, esta página é toda sobre ele, não? Conheço muita gente que usa e gosta e sei que faz bem. Por que você não experimenta?

Maria Luiza, Paty e Leo disse...

Olá sou de petrópolis e gostaria de saber se tem algum colega que possa me seder kefir..... pois a gripe suina, tá aí, e o iogurte aumenta a imunidade.....
fico no aguardo, o meu e-mail é paty_malu@globomail.com

abraços

Sonia Hirsch disse...

Alô, petropolitanos! Alguém tem kefir para a turminha?

claudia toledo disse...

Olá, Sonia.
Me diga uma coisa, a coalhada de leite cru é a que se vende em casas árabes?
Vou procurar um kefir e distribuir pra família. Estou grávida e cheia de muco, precisando fortalecer meu sistema imunológico!
Valeu... suas dicas são preciosas.

Sonia Hirsch disse...

A coalhada árabe geralmente é precipitada com limão ou vinagre, o leite coalha rapidamente e libera um soro muito nutritivo.

Pode-se fazer coalhada simplesmente deixando o leite talhar, numa vasilha de louça ou vidro coberta por um paninho. Guardar um pouco dessa coalhada para semente apressa a coalhada seguinte.

Mas tudo isso, inclusive o kefir, pode aumentar o muco.

Formigona disse...

Olá Sonia há algum tempo gostaria de obter os grãos de água de Kefir, moro em Santo André, como faço para consceguir??

Sonia Hirsch disse...

Formigona, achei um site que manda os grãos de kefir por correio registrado, 10 reais: http://vere.olx.com.br/manual-do-kefir-graos-de-kefir-de-leite-iid-11916584 .

Se você puser "kefir" no Google vai aparecer muita coisa.

Anônimo disse...

Mariana Baltasar
nana_baltasar@oi.com.br

ola, eu tbem moro em Petropolis e quero obter o KEFIR, gostaria de saber como, vc pode me fazer a doaçao?
obrigada!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Mariana! Eu não tenho as sementes, mas veja a resposta à Formigona, acima. De repente você paga os 10 reais pelas primeiras (ele deve estar cobrando só embalagem e envio postal)e vai criar uma corrente do bem para o resto da vida. Né não?

Outra ideia é conversar com a nutricionista do Mundo Verde, na Rua do Imperador. Ela é muito antenada e pode conhecer quem tenha. Boa sorte, abração! :-)

luadosolbijuterias disse...

NOSSA QUE LEGAL ISSO HEIM ESTOU DESESPERADA POR UMA MUDA DE KEFIR ALGUEM PODERIA ME ARRUMAR ? DESDE AGRADEÇO; NIVALDA

Anônimo disse...

Ola Sonia, tudo bem
Vejo que em sua dieta voce indica o iogurte de lactobacilos Ritch. Gostaria de saber se o Kefir tambem possue lactobacilos vivos, e se posso substituir o iogurte artesanal pelo kefir.
Voce disse que o kefir da muco, e e o iogurte artesanal tambem???
Obrigada querida... voce tem ajudado bastante. Bjs.

Sonia Hirsch disse...

Oi, A., o que eu sei que funciona na candidíase, porque usei seguindo as recomendações dos mais sábios, são os lactobacilos acidófilos, bifidus e bulgaricus. Mas nada impede você de experimentar o kefir e ver se funciona. Uma leitora me contou que quando tem candidíase vaginal, controla comendo coalhada comum.

O que eu disse sobre aumentar o muco foi dentro de um contexto, veja a pergunta da leitora. Abração!

Anônimo disse...

Olá Sonia.
Sou grande fã sua e sempre que posso estou aqui tirando dúvidas.
Gostaria de saber se você tem kefir pra me doar ou sabe de alguêm que possa mandar.sou de Angra dos Reis e é muito dificil achar aqui.Meu imail é
liangra1@hotmail.com ,fico muito grata.beijão.

Elisiane.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Elisiane, veja se consegue através de um site que manda os grãos de kefir por correio registrado, 10 reais: http://vere.olx.com.br/manual-do-kefir-graos-de-kefir-de-leite-iid-11916584 . Beijão!

Anônimo disse...

Olá Sonia. Moro em São João de Meriti-RJ,tenho 2 filhos. Gostaria muito de receber doação de kefir.Já entrei em vários sites do google,e inclusive o que você indicou em julho/09.Não tive sucesso, osite está indisponível.
Agradeço.Beijos!

Sonia Hirsch disse...

Olhaí, povo do kefir, alguém aí tem "sementes"?

angela disse...

OI, Sonia - nunca entrei em contato pessoalmente, mas você pode tentar esse blog, esse Grupo Yahoo e essa página completíssima sobre o Kefir Real.

Em Inglês, tem a excelente página do DOM, que tem de tudo e mais alguma coisa sobre kefir e outros fermentados.

Todos esses sites me ajudaram muito quando tomei contato com o kefir. E ainda têm umas receitinhas...

Kefir se multiplica espantosamente - chega uma hora que a gente fica pedindo pelo amor de Deus que alguém aceite os "filhotes"! No momento não tenho nenhum, pois não estou usando e congelei apenas um pouquinho para o caso de voltar a fazer... consegui meus primeiros grãos (de kefir de água e de leite) com uma atendente de uma loja de produtos naturais. Tipo boca-a boca.

Se você tiver assim muita, muita... dificuldade em encontrar um doador, me avisa, que posso tentar "acordar" os meus grãos e, quando estiverem "no ponto" te mando alguns. Mas não é garantido... não sabemos como irão se comportar depois de tanto tempo congelados - nem sei se reviverão...

E, sabe aquela coisa das 24 horas? Vale para o kefir também. Mas, como o kefir fica na teperatura ambiente, isso varia de estação para estação. Quando está muito quente, vira cream cheese! :o)

Boa sorte!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Angela, espero que a leitora pegue suas ótimas dicas. Feliz 2010! Beijos!

Neusa disse...

gostaria de saber se okefir é mesmo que se usa com agua e açucar mascavo, pois eu tenho deste que colocamos agua e 2 colheres rasa de açucar mascavo. se nao for o mesmo gostaria de ganhar o Kefir. moro em minas gerais, na cidade de tres pontas, meu i-mail. é nlameda@gmail.com. ficarei muito agradecida , preciso usar pois tomo cortizona e tenho baixa imunidade. neusa

Anônimo disse...

Gostaria muito de ganhar kefir.Não sei se tem diferença entre um e outro, sei que tem de leite. leite de soja,água... enfim gostaria de ter grão de leite.
Moro no Rio de janeiro em Nova Iguaçu meu e-mail é claudiadeoliver@hotmail.com
aguardo contato, obrigado.

Anônimo disse...

Se alguém de Brasilia tiver Kefir, por favor, me avise. Meu e-mail é liscard2@gmail.com.

Mari disse...

oi moro no parana gostaria de saber se pode dar kefir pra bebe de 6 meses obrigada mari3843@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá meu nome é Elizangela e sou de BH.
Gostaria muito de receber doação de Kefir de água e principalmente de leite.
Se alguém quiser doar, por favor entre em contato comigo me dizendo como faço.
Obrigada!
Abraços...

Letícia disse...

Olá Sonia!

Parabéns pelo blog, tem me ajudado muito a mudar maus hábitos alimentares! Quanto ao kefir, funciona muito bem comigo em relação à candidíase. Não curou de forma geral, mas as crises de candidíase vaginal não existem mais desde que comecei a tomar kefir de leite, há uns 7 meses. Eu cheguei a ter crises horríveis e muito constantes quase todo mês até eu começar a tomar. Agora, quero entrar na dieta que vc recomenda para tentar amenizar ainda mais os sintomas.
Muito obrigada por todas as informações que compartilha aqui!

Beijão!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Letícia, muito obrigada pelo retorno, especialmente sobre o kefir - bom saber que ele funciona. Tudo de bom pra você, um abração - e volte pra contar das melhoras, tá?

José Roberto disse...

Boa noite , estava navegando em busca de mais informações sobre o kefir, e principalmente quem pudesse ma seder uma porção, estou mudando meus abtos alimentares comportamentais buscando ter uma vida mais saudavel, já consegui um progresso razoavel, faço caminhada praticamente todos os dias,faço musculação e controlo minha alimentação o max. que posso estou desde de janeiro nesta empreitada e ja perdi 14 quilos gostaria de perder mais 4 e pelo que li este kefir seria um agradavel ajudante,o de leite parece ser alem de saudavel saboroso, bem meu email é soldado-celma@hotmail.com meu nome é José Roberto, moro em Petrópolis Obrigado e um abraço

marcia milan disse...

oi boa noite me chamo marcia nilan gostaria se possvel se alquem me doa o kefir eu perciso muito e para minha neta que gosta muito de iagurte eu moro no cangaiba rua aiguara n34

gustavo disse...

ola sônia tambem sou de petropolis sera se consigo com alguem o kefir

Sonia Hirsch disse...

Oi, Gustavo, dia 09/08/09 00:12, aí em cima, tem um comentário de outras pessoas procurando kefir com um email pra entrar em contato. Quem sabe eles já conseguiram? Um abraço!

Marisa disse...

Gostaria de adquirir sementes de kerfir e saber se é possível fazê-lo com leite de coco. Também. se este último, prejudica o colesteral. Moro em Porto Alegre Rs. Grata. Marisa

Sonia Hirsch disse...

Oi, Marisa, o óleo do leite de coco não aumenta o colesterol; usado puro, reduz. Sobre o kefir, sei que tem uma turma de grandes aficcionados aí mas não tenho contato com ninguém. Alô alô, PoA, alguém pra doar sementes de kefir? Marisa, procure saber em restaurantes naturais ou vegês...Um abraço!

Eliane disse...

Ola, meu nome é Eliane e gostaria de adquirir alguns grãos de kefir, já fiz uso uma vez e sei dos benefícios, moro em santo andré, alguém poderia me ajudar? lipraz1@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi Pessoal

Tenho Kefir para doar
Moro em Meia Praia-Itapema-SC

Entrar em contato no meu email
madalenateixeira@ig.com.br

Roberto Caldeira disse...

Tem um EQUÍVOCO na matéria, vc diz que: ...gelificados, iogurtes e queijos industriais) só serve mesmo para aumentar o muco e prender o intestino.
NÃO É VERDADE, O IOGURTE NATURAL CONSISTÊNCIA 'FIRME' TEM 6 BILHÕES DE LACTOBACILOS VIVOS = A POPULAÇÃO DA TERRA, EM UM ÚNICO POTE DE IOGURTE E É ESSENCIAL PRA SAÚDE>> MELHORA INTESTINOS PRESOS E REGULARIZA NO CASO DE DIARRÉIA...É O MELBHOR ALIMENTO QUE EXISTE>> EU TENHO UMA 'MAQUINA' DE FAZER IOGURTE...APENAS COM UM FRASCO DE 200ML FAÇO 2L DE IOGURTE E O MELHOR...DE CONSISTÊNCIA FIRME - MELHORA A PELE, O CABELO 'PARA' DE CAIR...SEM CONTAR QUE NO INTESTINO ESTÁ 70% DAS DEFESAS DO ORGANISMO.
UM SUPER ABRAÇO E PARABÉNS PELA MATÉRIA!!!
engº Roberto Caldeira

Sonia Hirsch disse...

Oi, Roberto, gostaria de entender melhor: de qual iogurte você está falando? De que tipo lactobacilos? Um abraço!

Borboletas Azuis disse...

Óla...Gostaria muito de receber o KEFIR, estou gestante de 5 meses e com muita vontade de tomar yogurte a partir do kefir, poderia me ajudar a adquirir o kefir...

Teresa disse...

Oi Sonia, tenho todos teus livros e grande saudade de teu artigo na Revista Bons Fluidos. Tem alguma outra revista onde vc escreve agora?... Gostaria de receber graos de kefir de leite. Estou em Brasilia e por aqui nao tenho conseguido doares locais. Se tem alguem no seu Blog queira doar meu mail é tchavesterra@gmail.com Mil obrigados e feliz 2011! Torçamos para que seja um ano de mais paz e luz e melhoras na saude para todos. Grande abraço

teresa

viviane disse...

Olá,moro em Petrópolis e gostaria de conseguir kefir de leite,será que vc sabe de alguém que faça doações?

Alana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Karine disse...

o kefir está me curando de candidíase de mais de 2 anos. já tentei várias coisas, ela que teve melhor e mais rápido efeito, juntamente com o leite de coco e o óleo essencial de lavanda - tea tree já não funciona mais pra mim.

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber se tem kefir do leite, pois meu marido tem gota e eu tambem,gostaria de tomar pra ver se resolve,a gota sou de itajai meu imail e designerlilian@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de conseguir graos de kefir, alguem pode me doar moro em porangatu goias meu imail simonesilva.pgtu@hotmail.com

Diego disse...

olá sonia gostaria de receber grãos de kefir de água e de leite moro em Belém se souber de algue manda pro meu email silva.robson55@yahoo.com.br
agradeço e que Deus te abençoe.

Jane disse...

Olá! Sou de Brasília e gostaria de receber Kefir, pois meu marido fez a cirurgia bariátrica e dizem ser excelente para este caso.
Meu email: jltesch@terra.com.br
Obrigada desde já!
Jane

Marco Pontes disse...

Bom dia a todos,espetacular as materias enfocadas em seu blog, gostei muito e tornei me seu leitor, gostaria de receber o kefir de alguem que resida nos Municipios proximos, irei buscar, moro em Miguel Pereira - R.J., meu e-mail: maraspon@hotmail.com, tel.: 21-88197279.Desde já agradeço muito mesmo. Marcos...

Anônimo disse...

Boa noite.
Gostaria de adquirir os grãos de Kefir de leite, quero saber onde encontro alguém disposto a fazer uma doação.
Por favor se tiver alguém interessado entre em contato pelo e-mail priscillavasconcelos@hotmail.com

Obrigada pela atenção.

Phelippe Matos disse...

Boa Tarde

Tenho Kefir de agua para doar.
Contagem MG
Bairro Funcionários
mavansse@hotmail.com