domingo, 26 de julho de 2009

Muco? Bota pra derreter

Julho já vai adiantado, o tempo esquenta e esfria e milhões de pessoas estão encatararradas, com tosse seca ou trovejante, e ainda por cima com medo da tão marquetizada gripe da vez. Que pode não ser uma ameaça real, mas a vulnerabilidade de quem está com as vias respiratórias cheias de muco é realíssima.

O muco grosso, branco, amarelo ou esverdeado, não é só o creme do lixo que não saiu do corpo pelas vias normais - também é pista de patinação de micróbios, milk shake grátis para vermes, bactérias e fungos, que assim se instalam, procriam e fazem suas necessidades exatamente onde a limpeza é mais preciosa para nós. As vias respiratórias são dotadas de um sistema muito eficiente para proteger os pulmões. Quando ele está detonado, o tratamento precisa ser profundo.

A primeira providência é suspender leite e todos os derivados, que são os maiores formadores de catarro. Aproveitando, reduzir drasticamente farinhas e produtos feitos com ela, que também agem como cola dentro do corpo. E jogar fora o açucareiro - junto com todo o açúcar da despensa - porque é ele que, regendo o coro dos laticínios e da farinha, alimenta todo tipo de compulsão.

Claro que, se há compulsão, há vermes. Quantas horas de análise poderiam ser substituídas por um simples vermífugo! Lombrigas aumentam muito o muco. Se houver unhas roídas, bruxismo e babinha à noite, então, isso fica evidente.

Mas o muco deve ser pensado como uma vela de cera que precisa esquentar para derreter; só aí poderá ser eliminado, seja pela tosse, seja pelos intestinos. Aqui vai uma de muitas receitas do meu livrinho Atchiiim!, que se dedica de forma gulosa ao assunto.

Chá antimuco

. 1 colher (chá) de sementes de feno-grego (Trigonella foenograecum)
. 1 colher (chá) de sementes de funcho (Foeniculum vulgare)
. 1 colher (chá) de sementes de linhaça (Linum usitatissimum)
. 1 colher (chá) de raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
. 1 colher (sopa) de folhas de urtiga (Urtica urens) ou tanchagem (Plantago major)
. 500 ml água

Ferver durante 15 minutos o funcho, a linhaça, o feno-grego e o alcaçuz; apagar o fogo, colocar as folhas de urtiga ou tanchagem e abafar.

Este chá aquece o corpo e dissolve o muco. Tomar meia xícara 2 a 4 vezes ao dia, de estômago vazio, 10 minutos antes de comer.

Para quem produz muco em excesso: tomar durante quatro semanas, no outono, nas mesmas doses acima, substitui o muco patológico ao longo das mucosas por um muco benéfico, renovando todo o trato gastrointestinal.

Para condições crônicas de muco o chá é usado por períodos de tempo mais longos. Também é uma mistura muito nutritiva durante os jejuns.

Inconveniente: pode aumentar os calores à noite. Mas nada é perfeito.

Do livro Atchiiim!

112 comentários:

  1. Oi Sonia,acabei de tuitar o link desse post, uma dica mto preciosa em epoca de gripes e panico. Estou comentando aqui tb pra te perguntar: vc tem twitter? É uma ótima ferramenta, especialmente pra quem, como vc, temrecados bacanas pra transmitir.
    abraço
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Oi, Renata, valeu! Não tenho twitter nem penso em ter agora, não cabe mais nada no dia por enquanto, mas se tiver meia dúzia de leitores como você tá tudo certo... Abração! :-)

    ResponderExcluir
  3. VAMOS PASSAR PARA A FRENTE! valeu sonia, otima dica, tudo de bom, bingo!
    repassando e blogando em outras paginas da net.
    o que tem de gente que vai aproveitar essa receita, nem te conto!
    abraços mil

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho o "Atchiiim", é um grande companheiro das mamães com filhos que têm problemas respiratórios, sem dúvida alguma!

    ResponderExcluir
  5. O mais importante, penso eu, é renunciar à ideia "peguei uma gripe" e começar a compreender como a gripe se constrói com o acúmulo de muco, que uma hora precisa sair.

    ResponderExcluir
  6. Sonia, compulsão e vermes? Um tem a ver com o outro? E como a gente resolve isso, qdo, por exemplo, a pessoa adooora um docinho?
    Beijos,
    Ana Ângela

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ana, dê uma olhada no Almanaque de Bichos que dão em Gente, quase todo online em www.correcotia.com/vermes - se a compulsão por doces deixar...

    ResponderExcluir
  8. Oi Sônia, esta receita de chá vale também para a Umidade e Fleuma diagnosticadas através da Medicina Chinesa? Obrigada!
    Andreia

    ResponderExcluir
  9. Oi, Andreia, pode servir, mas depende um pouco da sua constituição. Conheço outras receitas chinesas que tratam esse quadro - por exemplo, raiz-de-lótus, gengibre e canela. Que tal perguntar ao seu acupunturista?

    ResponderExcluir
  10. É que os arquivos do "Bichos que dão..." não estão abrindo. Acho q vou comprar mesmo. É mais um teu que terei. Com muito orgulho.
    Bj,
    Ana Ângela

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana, acho que agora estão abrindo, veja lá. Obrigada por avisar! Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Sonia, mais uma vez uma dica preciosíssima!!! Essa eu já sabia, ensinada por você!
    Eu passo para todos que conheço e sofrem com muco...sabe o que dizem:" Imagina se leite e derivados fazem mal...todo mundo toma..." Pois é, por isso tanta gente tem tanto muco...fica difícil, não?
    O chá acho que não consigo fazer o marido e o filhote tomarem, chá é um departamento complicado aqui em casa, mas vou tentar diminuir o consumo de laticínios. E adorei a dica sobre a possibilidade de vermes...ai,ai,ai...
    Ah, acabei de postar sua receita de chips de Inhame no Mangia! Com um pedacinho do texto e tudo! Lógico com seus devidos créditos! Um beijo enorme!
    Verena

    ResponderExcluir
  13. Olá Sônia! Parabéns pelo blog que acabei de descobrir!Muito bom e com dicas fantásticas.Assistindo a uma entrevista sua no Sem Censura começeia ressignificar a culinária que não é uma das minhas melhores qualidades...rsrsrs. Como trabalho com idosos e portadores de doenças crônocas (diabetes, hipertensão, obesidade e pacientes com AIDS, gostaria de sugestões de receitas para divulgar nos grupos. Ou será que você tem também um livro só para esses temas? Estou precisando de ajuda!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Beijo, Verena! Ensina pros seus homens que chá não morde...

    Oi, Maricota, não tenho livros para esses temas porque prefiro trabalhar com promoção da saúde, que é algo mais geral. Na doença cada paciente vai ter um comportamento diferente e acho que precisa de avaliação personalizada. Mas a Medicina Tradicional Chinesa pode te socorrer em muitos casos. E a vermifugação completa pode fazer as chamadas doenças crônicas e degenerativas regredirem barbaramente. Inclusive a diabete. Dê uma olhada lá em correcotia.com/vermes , seu queixo vai cair... Abração e boa sorte!

    ResponderExcluir
  15. Oi Sônia,

    pode indicar um bom vermífugo, ou, onde eu descubro a respeito? Vc tem algum livro?

    bjs,

    Marcia

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcia, tenho um livro chamado Almanaque de Bichos que dão em Gente, que você pode pesquisar em www.correcotia.com/vermes .

    Os vermífugos se divide, grosso modo, em 3 tipos: os polivalentes, que pegam um pouco de tudo mas na verdade são mais eficientes contra vermes redondos, como as lombrigas; os específicos para cestódeos, que são os vermes chatos, as tênias (solitárias), fascíolas e Cia; e os antiprotozoários, especialmente contra amebas e giárdias. Quando a gente não sabe o que tem fica difícil remediar com eficácia.

    Os exames de fezes são feitos de forma muito sumária atualmente, por uma mediocrização deliberada das normas técnicas. Mas o ideal seria fazer exame ou teste vibracional antes de tratar.

    ResponderExcluir
  17. aaaaai sonia...! linhaça e tanchagem até encontro, mas essas ervas onde eu consigo??? quero fazer esse chá p meu q mora em são paulo!rosamaria

    ResponderExcluir
  18. Você encontra em casas de ervas e especiarias, ou mercados municipais - no de Pinheiros, por exemplo. Ou no Empório Gabriela, que é chique e fica em shoppings.

    ResponderExcluir
  19. gostei muito da dica vou fazer se encontrar este ingredientes; pois tenho muito muco que as veses ate me deixa sem ar principalmente ao me deitar. isso faz muitos anos,

    ResponderExcluir
  20. Cara Sonia, fico felicissima em poder me comunicar com voce atraves deste blog.
    Meu medico (obstreta) me indicou seus livros quando comecei a dar alimentos ao meu bebe. Ele me disse que seria a forma mais facil de entender e seguir uma dieta saudavel dentro dos principios em que ele acredita.
    Este meu medico e da Antroposofia, mas estudou MTC, Nutricao, Homeopatia, etc... e o dr.Kater.
    Tambem sou paciente do dr. Norvan da MTC, mas nao sei se voces se conhecem.
    Bem, para mim e uma grande honra e prazer ter te encontrado aqui.
    Parabens pelo seu magnifico trabalho!!!

    ResponderExcluir
  21. Referente a materia em questao: tenho muito muco cronicamente. Sei que por ser fumante isto agrava meu problema.
    Sei que o correto seria eu parar de fumar para que algum tratamento possa surtir efeito, porem nao tenho como fazer isto neste momento.
    Este cha pode me ajudar? Alguma modificacao seria necessaria no meu caso (fumante)?

    ResponderExcluir
  22. Oi, Cmclop, este blog defende os direitos dos fumantes e o chá não tem preconceitos, pode usar! Além dele, diz a cartilha macrô que a sopinha de misso (missoshiro) é especialmente boa para limpar pulmões. Você conhece?

    Receita: pegue um pouco de cada vegetal e folha da geladeira e ponha para ferver com água por uns 40 minutos. Coe, guarde em vidro tampado e tome uma xícara antes das refeições, temperando com uma colher (chá) cheia de misso. É bom dissolver em um pouco de caldo antes de encher a xícara. Por cima, cebolinha verde picadinha.

    Eu prefiro o misso claro, que tem sabor mais suave. Não se deve ferver o misso. Como tem enzimas, ajuda a regularizar a função intestinal.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Sonia!
    Muito obrigado pela sua carinhosa atencao!!!
    Outro problema que acho estranho ocorrer e que quando eu fico com catarro nos bronquios, com aquela tosse carregada, o catarro vai para os meus ouvidos. A pressao incomoda muito e da ultima vez que tive isso, demorou um bom tempo para melhorar.
    Voce tem alguma dica a respeito?

    ResponderExcluir
  24. A dica é não criar muco, evitando leite, queijo, açúcar e farinha, e tomar providências para limpar logo aquele que for criado. Conhece meu livro Atchiiim? É todo sobre isso.

    ResponderExcluir
  25. olá Sônia, por favor me diga qual a validade e a conservação desse chá? Posso fazer de manhã e tomar o mesmo durante todo o dia ou tem que ser feita a infusão na hora de tomar?
    GM

    ResponderExcluir
  26. Olá, GM, você faz uma vez ao dia e segue as instruções: "Este chá aquece o corpo e dissolve o muco. Tomar meia xícara 2 a 4 vezes ao dia, de estômago vazio, 10 minutos antes de comer." Um abraço :-)

    ResponderExcluir
  27. OK,Sônia, muito obrigada.
    Um abraço pra vc tbm :-)
    GM

    ResponderExcluir
  28. O melhor remédio para verme é pão com goiabada.

    Segue a receita baixo:

    - Enfia no cú o pão com goiabada durante três dias
    - No quarto dia tira a goiabada

    Quando o verme sair perguntando: cadê a goiabada vc tira ele e mete a porrada.

    ResponderExcluir
  29. Sonia,
    No site http://www.lacteabrasil.org.br/pagina.asp?idS=12&idN=220
    Diz o seguinte:
    "O consumo de leite não conduz à produção de muco ou ocorrência de asma. A crença de que o leite causa formação de muco vem sendo mantida por séculos, embora alguns estudos neste tópico tenham falhado em demonstrar qualquer efeito do leite na produção do muco. Muitas pessoas confundem o espessamento leve e temporário da saliva após a ingestão do leite, com muco. Não há pesquisas cientificas que demonstrem que o leite produz muco nas vias aéreas ou na garganta. Não piora também os sintomas de resfriados e asma. De fato, beber bastante fluido quando se está resfriado, é importante para apressar a recuperação e faz bem ao sistema imune."
    Como tenho rinite e uma leve asma, pesquiso sobre o assunto.
    Agradeço sua atenção.
    Celso

    ResponderExcluir
  30. Oi, Celso, você vai ter que formar sua própria opinião a respeito do leite e dos laticínios como formadores do muco perverso que aparece em forma de gripes, resfriados, rinites, sinusites e outras.
    Caso seja possível, experimente e verá.

    Quanto à asma, costuma estar ligada também a vermes no intestino. Um abraço!

    ResponderExcluir
  31. Olá Sonia,
    Farei sim uma experiência, vou cortar os laticínios e observar bem os efeitos em meu organismo. Quanto à asma estar ligado a vermes no intestino, realmente eu não sabia. Taí outra experiência que posso fazer também.

    Agradeço sua atenção

    Abração
    Celso
    Londrina-Pr

    ResponderExcluir
  32. Oi, Celso, já que você vai experimentar, dê uma olhada na dieta do dr Barcellos contra o câncer e todas as alergias, que está em http://correcotia.com/cancer, acho que pode ser útil. Bom domingo!

    ResponderExcluir
  33. Olá Sonia, interessante o site. Estou repassando aos colegas de trabalho.
    Tenho mais uma dúvida, no caso do leite é a lactose ou a própria proteína do leite que causa a formação de muco?
    Existe um suplemento chamado whey protein – conhecida como a proteína do soro do leite, constitui-se da porção aquosa do leite produzida durante o processo de fabricação do queijo, quando ocorre coagulação. Muito usada por atletas, principalmente pelo pessoal da musculação. Seria também formador de muco?
    Obrigado por sua atenção.
    Abraço
    Celso

    ResponderExcluir
  34. Oi, Celso, o leite tem proteínas insolúveis, que se aglutinam quando o leite é coalhado e mais ainda quando seca e vira queijo; e tem as proteínas solúveis, que ficam no soro. São muito fáceis de digerir e já vêm com cadeias ramificadas de aminoácidos prontos para reconstruir músculos, por isso é que os atletas adoram. Os criadores de porco também adoram, porque engorda o porco. As plantinhas também gostam. Quem não gostaria?

    Só não sei se é bom em altas doses, em pó, forçando a natureza. Há controvérsias. Como boa natureba, eu acho que uma pessoa só deveria tomar de soro do leite o tanto que conseguisse beber. Né não? Sem açúcar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. Sim, o muco!!!

    Acredito que o maior formador seja o leite comum pasteurizado, porque tanto as proteínas solúveis quanto as insolúveis se desnaturam durante a pasteurização.

    Entre a coalhada e o soro, não sei qual pode formar mais muco. Acho que depende da pessoa. Na Índia sempre se usa o iogurte com um temperinho picante para ajudar a digestão: cardamomo, canela, gengibre, cominho...

    ResponderExcluir
  36. Parei de tomar leite e seus derivados a 8 meses,todo tempo pegava um resfriado, e o catarro ficava no corpo por pelo menos tres meses. Desde de que parei de consumir alimentos lacteos nao fiquei doente e nao tive nem um pouco de catarro.Na semana passada comi un sorvete feito com leite sen saber que era feito com leite,resultado, peguei uma gripe e tanto e aida estou cheia de catarro.Tenho uma pergunta. Meus bebes choram uma barbaridade,sem parar ate os tres meses mais ou menos ,um deles chorou ate os sete e nenhum medico soube como me ajudar, eu penso que pode ser que eles tambem eram alergicos ao leite, e as comidas lacteas que eu comia passava pra eles no leite materno. o que vc acha?Sera que pq eu parei de tomar leite os proximos vao ser mais tranquilinhos?
    Ka

    ResponderExcluir
  37. sou alergica aleite, ja parei de tomar leite, a 8 meses,e nao tenho mais nenhum catarro.os meus bebes choram muito,muito muito, sem parar, ate os tres meses, um chorou ate os 7 meses, sera que e porque eu comia derivadosde leite e iiso provocava alergia e dor de barriga aos bebes?

    ResponderExcluir
  38. Oi, Ka, acho que é isso mesmo. Quando vem o próximo? Um abraço!

    ResponderExcluir
  39. Olá Sonia,
    Vi que respondeu minha mensagem sobre whey protein e fico agradecido pela atenção que dispensou.
    Diga-me uma coisa, já não está na hora de você ser entrevistada novamente pelo Jô? Ele já entrevistou dez vezes a mesma pessoa e pode muito bem te entrevistar de novo. É uma chance de fazer estas colocações sobre o muco. Eu mesmo passei quarenta anos sem ter esta informação e aposto que muitos ainda não sabem.
    Posso sugerir para o Jõ?
    Abraço
    Celso
    Londrina

    ResponderExcluir
  40. oi minha filha tem 6 anos e sempre ta com catarro isso vem atrapalhando muito ela muita tosse sempre com catarro e sempre vem acompanhada de gaes no intestinais e agora ela vem se queixando que quando ela solta gases sai muito quente , o medico manda ela tomar remedio para verme que nunca adiantou e o catarro tambem não para me ajudem eu evito o leite
    ela pode tomar esse chá ?

    ResponderExcluir
  41. Oi, Adriana, o médico deve ter toda a razão para receitar vermífugos. Você tem repetido as doses? Pode ser também que não sejam vermes, mas protozoários como ameba e giárdia, e aí os polivalentes não pegam. As fezes são normais? Giárdia dá diarréia amarela com mau cheiro e catarro. Ameba prende o intestino e às vezes solta.

    Ela pode sim tomar esse chá, mas ele é quente. Tenho um palpite de que seria melhor o chá de raiz-de-lótus, que você encontra em lojas de produtos naturais ou japonesas. Coloca três ou quatro rodelas para ferverem em meio litro de água por 15 a 20 minutos, e ela bebe em vez de água ao longo do dia (pode diluir um pouco depois de pronto). Um abraço!

    ResponderExcluir
  42. Oi, Celso, não tinha visto o seu comentário tão gentil. Muito obrigada! Em breve vou lançar um livro novo e mandar os releases para o Jô, e aí mando também os do Atchiiim!, de onde tirei essa receita. Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. Oi, Sonia ...
    manteiga pode?
    beijos

    ResponderExcluir
  44. Oi, Barbara, depende da manteiga e depende da pessoa. Pra mim é péssimo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Comecei hoje a evitar leite, derivados, e açúcar. Também vou fazer a lavagem nasal com água morna e sal, que vi num site. Só estou esperando recuperar a voz, depois desta gripe. Volto pra comentar os resultados. Quem sabe é de alguma valia pra mais alguém. xxx

    ResponderExcluir
  46. Oba, Barbara, vamos aguardar a sua volta, devidamente desentupida e com a garganta limpa! Um abraço!

    ResponderExcluir
  47. Oi Sonia, sigo seus livros desde sempre....inclusive foi o que melevou a estudar o livro da Hulda e o Zapper. Por que vc. não coloca sobre para eliminação de parasitas, virus, bactérias, fungos e metais pesados ?
    Abraços e sempre PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  48. Oi, Helô, eu sei muito pouco sobre a parte prática do trabalho com o zapper. Você sabe que fui das primeiras a divulgar a Hulda aqui, em 97, no Almanaque de Bichos que dão em Gente, né? Mas não passei dali. Por que você não conta um pouco do que estudou? Um abraço!

    ResponderExcluir
  49. Oi, Sônia.
    estou aprendendo muito com você e considero seus posts muito criativos além de educativos.
    Água morna com sal no nariz, faço antes de dormir diáriamente casa e meu marido diz que diminui o ronco também.
    Uma dúvida, há tempos, uso sal marinho para tudo, teremos algum prejuizo nutricional?
    obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  50. Oi, Dulce, o sal marinho não refinado seria mais nutritivo do que o sal comum. Mas hoje a diferença entre os dois é praticamente nenhuma... Um abraço!

    ResponderExcluir
  51. Olá Sonia, sou encantada com os seus livros. Tenho aprendido muito a cada leitura. Agradeço imensamente a sua existência. Quero pedir sua ajuda para encontrar meios de aliviar cólicas em recém nascidos. Abraços fraternos, Marisa.

    ResponderExcluir
  52. Oi, Marisa, geralmente as cólicas do bebê vêm da alimentação da mãe. Como a maior parte da flora intestinal se forma somente a partir do colostro, muita coisa incomoda.

    Banchá - a folha de 3 anos da Camellia sinensis normalmente embalada pela Vitao - costuma ser uma boa ajuda, tomar um copo 10 minutos antes de amamentar. O problema é encontrer esse banchá. Os outros, chá verde torrado, são excitantes e não servem.

    Alternativas: chá de hortelã com erva-doce ou funcho. Comer chicória. Evitar feijão, doces, excesso de pão, leite e qualquer outra coisa que dê gases ou sintomas alérgicos na mãe.

    Também existe nas farmácias o Funchicória, gotinhas que, nas emergências, podem ajudar: veja o depoimento de uma mãe entusiasmada em http://www.e-familynet.com/phpbb/funchicoria-vt318761.html .Boa sorte e um abraço grande!

    ResponderExcluir
  53. Alô Sónia. Dei a receita do chá à minha irmã, para dar ao meu sobrinho de 3 anos que estava com tosse. Metade da dose. Passados dias começou a libertar o muco e a ficar bem melhor. Sei que é uma criança que é difícil para comer, e passou a comer bem melhor. Também disse à minha irmã para lhe cortar com os lactícinios, mas para ela é muito complicado... O leitinho de vaca, o iogurte... "e depois o que é que lhe dou para comer??" disse ela. A verdade é que o chá foi maravilhoso em todos os aspectos. Foi uma limpeza. Agradeço a partilha.
    Agora queria saber quantas vezes por ano pode fazer este tratamento de 1 mês.
    Beijinhos de Portugal.

    ResponderExcluir
  54. Oi, Rita, uma vez ao ano o tratamento longo, e pode ser usado quando houver necessidade, por uma semana ou menos.

    ResponderExcluir
  55. Just popping in to say nice site.

    ResponderExcluir
  56. Sonia,
    Lembro de você ter indicado outra receita de chá, se eu não me engano, no livro Deixa Sair. Podes compartilhá-la novamente? Meu livro está emprestado.
    Outra coisa, ao eliminar derivados de leite, o kefir deve estar incluído nessa lista?
    Aguardo retorno!
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  57. Oi, Maíra, pode ser chá de raiz-de-lótus, pode ser caldo de rã. E se o kefir é de leite, está incluído. Um abraço!

    ResponderExcluir
  58. Oi, Maíra, pode ser chá de raiz-de-lótus, pode ser caldo de rã. E se o kefir é de leite, está incluído. Um abraço!

    ResponderExcluir
  59. Olá, gostei deste post sobre o catarro. Este chá pode ser dado para crianças menores de 2 anos???
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  60. Anônima, para crianças menores de dois anos eu daria chá de raiz-de-lótus, que você encontra em lojas japonesas e casas de produtos naturais.

    Ou xarope de cebola - fatie uma cebola pequena, coloque numa vasilha ou xícara e cubra com mel; deixe uma noite; no dia seguinte dê o mel 3 ou 4 vezes ao dia, 1 colher de chá.

    Ou o xarope da Vanize, minha médica homeopata: 1 colher/chá de própolis, 1 colher/chá de óleo de copaíba, 30 colheres/chá de mel. Misturar tudo em vidro bem seco (se pingar água, estraga o mel) e dar 1 colher/chá 3 a 4 vezes ao dia.

    Colocar uma cebola partida ao meio sob o travesseiro da criança também ajuda a abrir a respiração.

    Com o chá de raiz-de-lótus, o catarro sai pelas fezes. Com os outros, há expectoração. Um abraço!

    ResponderExcluir
  61. Georgina, sinto muito mas o caso do seu marido exige cuidados profissionais, não é assunto para um blog de promoção da saúde, por isso removi seu comentário.

    Entretanto, acho sim que vocês fariam bem em desconfiar de parasitoses, como em qualquer pneumonia atípica. Um abraço!

    ResponderExcluir
  62. Ola achei muito interessante seu blog parabens! Tenho um filho de 4 anos e esta com um catarro na garganta ja faz mais de um mes e levei no medico falou que era gripe mas tomou remédio um mês e nao sarou...ele tb nao tem muito apetite...eu nunca dei remédios pra verme, será que pode ser verme? Ele esta babando muito a noite... O verme tem alguma ligação com gripes?
    Ah! Esse chá de raiz de lotus será que posso tomar pois estou amamentando, e minha bebe tem 5 meses será que tb pode tomar um pouquinho?
    Moro no Japão e aqui tem bastante renkon
    Por favor se puder me ajudar com algumas dicas...desde já muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  63. Oi, Sayuri, vermes têm ligação com muco, sim, e com baba, especialmente lombrigas. Aqui os pediatras recomendam dar vermífugos às crianças 2 x ao ano.

    Pode tomar o chá de raiz-de-lótus amamentando, vai ser bom para a filhota. O nariz pode escorrer, é normal. Renkon é o nome em japonês? Um abraço!

    ResponderExcluir
  64. Olá Sônia San e raiz de lotus em japonês se chama renkon...Eu misturo jap com português me desculpe...rs
    Fiz o chá deste pro meu filho tomar... Toma a forca nao gostou muito... rs mas vou persistir e tb vou atras dos remédios pra verme . Muito obrigada pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  65. Sonia minhafilha tem 2 anos....posso dar esse chá para ela na mesma medida e tempo?

    ResponderExcluir
  66. Oi, Edilaine, ele não fala nada sobre crianças, imagino que pode. Talvez metade da dose, 4 vezes ao dia, quentinho. Um abraço!

    ResponderExcluir
  67. Sônia estou atrás dos ingredientes porém no site cha e cia encontrei o alcaçuz com este nome( Periandra dulcis) seria a mesma coisa ou precisa ser o especifico que vc colocou? consegue me informar onde encontrá-lo de prerência na net:D, obrigado.

    ResponderExcluir
  68. É o mesmo, Lyssa. Periandra dulcis me parece que era o nome mains antigo, substituído por Glycyrrhiza glabra. Um abraço!

    ResponderExcluir
  69. Obrigada, Sônia querida!!! Irei providenciar..Abraço.

    ResponderExcluir
  70. Sônia, desculpe interrogá-la novamente. Mais em meio a tantas informações calorosas estou meio perdida, Estou me preparando para fazer a dieta da candidíase pois tenho os sintomas citados e mais alguns que não se conhecem ainda lol, então tenho providênciado os itens necessários fazendo uma lista de itens a adquirir e me surgiram algumas dúvidas: Tenho sinusite crônica há alguns anos e sinto que preciso desse chá, posso conciliá-lo a dieta da candida visto que terei que tomar este chá por 4 semanas? ou faço uma coisa de cada vez? vi também quanto a limpeza do fígado posso faze-la somente com a chicória pois dificilmente tomarei o caldo de rã por mais benéfico que seja rs , o legalon seria por 45 dias? certo? e ainda assim li em um post não me lembro onde mais, sobre a limpeza da vesicula feita com maçãs verdes e azeite posso inclui-la também ? sõnia estou perdida em meio a tanta informação, estou tentando assimilar tudo para não errar, li em algum lugar também quanto ao enema , o que seria isso? seria indicado? não sei se fui especifica mas o quero dizer é que as tres dietas vão se misturar é isso mesmo? Abração sônia!

    ResponderExcluir
  71. Só mais uma dúvida sônia, hj fui diagnosticada uma pré diabetes o que a médica me informou estar com o pancreas um pouco comprometido, devido as informações que tenho tido aqui creio que bons hábitos alimentares irá trazer a cura então será que teria alguma sugestão para proteger o pancreas tbm , como sugeriu para o fígado? enzimas? indicaria alguma? obrigada mais uma vez querida!!!

    ResponderExcluir
  72. Lyssa, sugiro que você organize as suas dúvidas e procure um(a) nutricionista ou outro(a) profissional que possa raciocinar com você e dar apoio quando você precisar. Eu só lido com a informação, não tenho como orientar você nesses detalhes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  73. Bom dia tia Sonia, eu tenho grande concentração de muco na garganta, inpossibilitando a fala normal, ou seja, as pessoas não entendem direito o que eu falo, e toda hora tenho que cospir para eliminar. Descobri seu blog agora, queria só saber se esta receita elimina o muco na garganta?
    Só uma obs: sofro com isso sem está gripado, e até mesmo no verão. Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  74. Mas você leu o post, anônimo? Não, fala sério: você leu o post? Porque pra mim a sua pergunta não cabe, a menos que você não tenha lido.

    E sim, desculpe mas é verdade, muco demais deixa a pessoa atolada. Nele. Um abraço!

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde Sonia, muito importante seu documentário, esse chá da pra bebês de 2 anos?

    ResponderExcluir
  76. Dá, Rose, mais fraco (meio a meio com água), se possível quentinho, na xícara ou de colheradas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  77. Muito obrigada Sonia, vou fazer para meu bebê..ele tem sempre muita tosse com mucos...Abraços.

    ResponderExcluir
  78. Oi Sonia, vc é a 'promotora de saúde' lá em casa. Tenho 3 filhos de 1 a 5 anos, o caçula ainda mama e procuro evitar o leite com eles. Eu mesma já não tomo leite (de caixinha e em pó) ha muito tempo, embora tome iogurte, vez ou outra queijo, chocolate enfim.
    Minha dúvida: aqueles preparados de soja em pó 'sem lactose' que vendem por aí seriam adequados para um consumo saudável?
    Eu uso batido com frutas por exemplo pra mim e pras crianças.

    ResponderExcluir
  79. Cariny, entendo que é mais fácil usar um produto semipronto, mas leite de soja é péssimo. Você pode ler mais a respeito em www.correcotia.com/soja . Substituir leite de vaca por leite de soja é apenas trocar de problema.

    Um equívoco comum é o de que beber alimentos faz bem. Dentes existem para mastigar, e mastigar leva a uma boa digestão. Beber água, limonada, refrescos leves de frutas e chás aromáticos, ou medicinais, tudo bem; mas vitaminas e leites batidos com qualquer coisa geralmente pesam mais do que nutrem.

    Quando é de fato necessário substituir o leite, melhor usar leite de coco, se possível feito em casa, ou de amêndoas, castanhas e sementes: deixar de molho, no dia seguinte bater e coar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  80. Nossa Sonia, obrigada! Acabo de ler também o post sobre 'soja'. Fiquei chocada... a gente se envenena e eles lucram mesmo, pois este suplemento inclusive é bem caro.
    Já fiz leite de castanha do pará que é mais comum por aqui. Vou tentar o de côco.
    A questão do equívoco é tão grande que chegamos a pensar que não estamos 'alimentando' bem os filhos ou que não estamos 'nos alimentando' bem se não houver vitamina, por exemplo, no café da manhã.
    Era o que me faltava para eu declarar guerra aos leites industrializados...
    Muito obrigada, como sempre...

    ResponderExcluir
  81. De nada, Cariny. Tudo o que é industrializado merece questionamento, né? Abração!

    ResponderExcluir
  82. Ola sonia, a um tempo estou com uma coisa presa na garganta e nao sei oque é, fui ao otorrino e ele falou q podia ser refluxo e passou antibiotico e nada resolveu.
    sera q estou com esse muco acomulado ??
    Como descobrir e como do um fim nisso ??
    Nao guento mais :(

    ResponderExcluir
  83. Adriano, muitas pessoas se queixam de sentir "um bolo na garganta" quando estão com vermes. Refluxo também costuma ser sintoma de lombrigas (e não se trata com antibióticos). Sugiro conversar com um farmacêutico. Um abraço!

    ResponderExcluir
  84. Entao no caso e melhor fazer um exame de fezes ?? Porque ja ve se é vermes mesmo ne ?

    ResponderExcluir
  85. O problema é que a maior parte dos exames de fezes é medíocre e dá negativo. A medicina praticamente aboliu a parasitologia, que é uma ciência médica. Acaba-se combatendo pelos sintomas. Veja mais em www.correcotia.com/vermes .
    O único laboratório que conheço que dá resultados confiáveis, pelo menos até agora, é o do dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648. Um abraço!

    ResponderExcluir
  86. PS - Pode-se mandar as amostras por sedex. Não tem convênio.

    ResponderExcluir
  87. Oi, Sônia
    Tenho um bebê de 1 ano e 1 mês que está com bastante muco.
    Ele poderia tomar esse chá?

    ResponderExcluir
  88. Oi, Denise, não há contraindicação desde que seja fraquinho.

    O melhor chá para desencatarrar bebês é o de raiz-de-lótus, fresca ou seca, que você encontra em lojas japonesas com o nome de lenkon.

    Tammbém se usa cotar uma cebola em rodelas, colocar num prato, cobrir com mel e deixar por uma noite. No dia seguinte começar a dar o mel em colherinhas, 3 a 4 vezes por dia.

    Outro bom xarope, receitado pela minha médica homeopata: 20 partes de mel, 1 de própolis e 1 de óleo de copaíba. Misturar bem em vidro limpíssimo e bem seco. Dar 3 ou 4 colherinhas ao dia. Um abraço!

    ResponderExcluir
  89. Sonia, muito obrigada. Ainda não dei mel para o meu pequeno.
    Fiquei com uma dúvida: qual a proporção desse chá para que ele fique fraquinho? Há uma sugestão de diluição?
    Antes que me esqueça: gostaria de dizer que o seu trabalho é uma ode à saúde! Recomendo seu blog a muita gente e eu mesma estou sempre aqui, em busca de mais informações.
    Muito obrigada por sua generosidade em compartilhar suas descobertas. 71

    ResponderExcluir
  90. Denise, fraquinho é tipo metade ou 2/3 água. E o mel, pra mim, só deveria ser utilizado nessa hora: é ótimo diluidor de catarro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  91. Olá Sônia, te "conheci" após ser mãe através da minha doula querida. Em época de introdução a alimentação da minha bebê ela indicou o livro MAMÃE EU QUERO. Gosto muito, mas estou usando mais para entender como ajudo a Júlia de 9 meses a eliminar o MUCO que se instalou nela a 40 dias e não vai embora. Como a amamento ainda, vi que indica para eu tomar chá de raiz de lótus. Tens mais alguma dica? Já não bebo leite, evito queijo, difícil deixar o iogurte(natural) com cereal das manhãs. Ana Paula.

    ResponderExcluir
  92. Oi, Ana Paula, me pergunto como a Júlia pode estar acumulando muco. Você dá frutas? Talvez seja melhor cozinhar. Suco não convém, menos ainda de laranja. Sei que os pediatras recomendam mas as frutas são frias. Chá de raiz-de-lótus é muito bom, mas melhor ainda é entender e eliminar a causa. Que também, em certos casos, pode vir de lombriguinhas. E o seu iogurte, com certeza não é inocente. Sugiro substituir por leite de coco e ver se há mudanças no quadro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  93. Grata Sônia. Realmente o único suco que ofereço a Júlia é de laranja, por conta que achava ser ideal como vitamina C e também que a ajuda na eliminação das fezes, mas vi que no seu livro, você não o aconselha.Dou no máximo duas frutas para a Júlia por dia mesmo. Geralmente banana, maçã, pera e melancia. Vi que o melão tem bastantes propriedades, mas difícil achar um bom para ela. Raiz de lótus, não achei nem na net pra vender, mas continuarei procurando. Aqui no interior de MG Lagoa Santa estamos com muita mudança de tempo, frio, abafado, vento e talvez ela esteja se adaptando. Mais uma vez, obrigado e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  94. Sônia ouvi falar que na manteiga esses componentes "do mal" do leite já não existem. Seria verdade?
    Se não for, existe uma manteiga que seja menos........Não sei...
    Manteiga ghee pode? Aquela clarificada?

    ResponderExcluir
  95. Sarah, outro dia li no jornal um chef francês dizendo que tudo no Brasil é bom, menos a manteiga. Concordo plenamente. Acho que não é uma gordura adequada aos trópicos.

    Muitas vezes a manteiga contém um tanto de creme misturado. Quando clarificada (fervida em banho-maria), os resíduos sobem e são retirados com uma escumadeira até não haver mais espuma. Vira um óleo de manteiga cozida. Se pode? Experimente e observe...

    ResponderExcluir
  96. Isadora Franco27/04/2014, 21:05

    Oi SOnia!
    öia eu aqui de novo!
    Fui atrás desse chá pro meu marido, alérgico a tudo e que anda pior nos últimos tempos. Comprei as coisas ontem pro chá e só encontrei raiz do alcaçuz, e resolvi perguntar antes de comprar.
    Acha que dá para usar? Quanto eu uso?
    Mas como meu marido estava muito mal, fiz hoje de manhã só com os outros ingredientes, para aliviar o desconforto, e ajudou! Ele está respirando pelas duas narinas e sentindo cheiros, que há meses não sentia.
    Mas ainda estou atrás do alcaçuz, então se vc souber se faz efeito mesmo sendo a raiz, agradeço!

    Aliás, sempre boas dicas por aqui. Estamos numa missão limpeza de novo aqui em casa, e dessa vez acho que vou conseguir arrebatar o marido!

    ResponderExcluir
  97. Isadora Franco27/04/2014, 21:10

    Nossa, Sonia, que desatenta eu!
    É raiz de alcaçuz que tem que usar!
    Desculpa, agora vou atrás dela.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  98. Oi Sonia,

    Primeiramente Gratidão pelas informações ;)

    E aproveitando gostaria de perguntar:
    Tenho um bebezinho de 8 meses, e com seis meses ele ficou super resfriado, e hiper encatarrado...bom o coitadinho teve que tomar antibióticos e tudo mais....Mas desde então em tempos e tempos ele volta a ficar totalmente encatarrado, tendo muita dificuldade a noite para respirar.

    Gostaria de saber qual chá você me indica? E no caso vermífugo se dá a partir de quantos anos, ou em bebê também pode dar?

    Agradeço de coração.

    ResponderExcluir
  99. Renata, para ajudar a desencatarrar você fatia uma cebola e cobre com mel; deixa uma noite; dá esse mel 3 x por dia, 1 colherinha de café. Mas tem que ver por que ficou resfriado e encatarrado. Leite de vaca? Está mostrando que não quer. Mamando no peito, isso não costuma acontecer. Sugiro ler meu livro Mamãe eu quero, www.correcotia.com/mamae . Abraço!

    ResponderExcluir
  100. Oi Gratidão pela dica!!!

    Comecei a dar leite de arroz para ele agora :)

    mais uma perguntinha rsrs...a cebola com o mel, posso utilizar para outros dias, ou devo sempre fazer com uma nova cebola?

    Abraço e ja encomendei o livro, parece tribommm.

    ResponderExcluir
  101. O mel é conservante, desde que não haja nem um pinguinho de água envolvido, portanto você pode fazer para vários dias e guardar num vidrinho trilimpo.

    ResponderExcluir
  102. Isadora Franco21/09/2014, 07:39

    Sonia, estou grávida e com uma tosse chatinha, com um catarro meio preso...
    Esse chá pode ser tomado por grávidas?

    Obrigada!

    PS: meu marido tomou durante um mês esse chá em junho e NUNCA MAIS RONCOU!!! Meus amigos e meus sogros nem acreditam, hahaha

    ResponderExcluir
  103. bom dia Sonia tudo bem!
    estou com um problema que parace simples porem muito ruim,
    fico com um muco na garganta o dia todo e um muco branco horas transparente, ja fiz varios exames e remedios e ate agora nada. Teria ideia do que possa ser fico 24 horas com este catarro faco tanta forca pra tirar que estou tomando remedios para dor que causa e relaxantes . tambem faco o uso de rivotril 0,25 e ate achei que fosse ele porem parei por 10 dias e nao melhorou o psiquiatra e o otorrino descat=rto esta possibilidade estou um pouco aflito com isso ja algum tempo. obrigado se poder me ajudar. samuel

    ResponderExcluir
  104. Sonia,

    Depois de ter feito o chá, esquentamos novamente para tomar? Ou tomamos ele frio?

    ResponderExcluir
  105. Deyse Kerolayne21/05/2015, 09:00

    tem alguma outra folha que pode ser trocada pela a folha de urtiga? obrigada. estou com muito catarro no pulmão, e nariz corizando.. e esse catarro está prejudicando minha respiração, sinto falta de ar.. e é um sacrificio puxar o ar.

    ResponderExcluir
  106. ola,tenho um filho autista de 4 anos ,não fala maie e inteligente,fica constantemente com catarro,toma pediasure complete,come pouco comida,embora eu venha sofrendo muito ,sai do emprego para cuidar dele,pois todos comemos junto aele na mesa desde novinho ,ja fiz taticas de pisicologos ,neuro,psiquiatra,pediatra e a coitada da nutricionista,por mais de 2 anos ,modos diferentes de comer ,para incentiva-lo a comer comida,arroz ,feijao ,frutas,verduras,canja,caldo,nada ele quer ,ate algumas horas de fome o deixamos e nada,ele so quer o pediasure,ate agora e o ainda o sustenta.continu numa longa batalha para que ele coma,esta aceitando bife,faço no oleo de coco,com um pouco de sal marinho,ele gosta,mais só.não desisto procuro orientação ele tem excesso de catarro ,não sabe escarrar,e não coloca nada na boca,tirando o leite,qualquer medicação e injetada ou no leite,os medicos apanham com ,ele me ilumine,qual cha ou pingo floral ou qualquer coisa que possa colocar no leite para eliminar todo eese catarro,ele não aguenta ar condicionado,coriza intensa,garganta ,tosse,e se engasga muito com o catarro.me ajude,ele se auto estimula para o vomito,quando damos remedio a ele,então na surdina o colocamos no leite,e nossa saida para dias de doenças,coça o anus ,prisão e diarreia,como ajudar atraves da alimentação uma criança especial e limitada na comida,acredite 6 profissionais tentam comida ,brincadeiras ,estimulos comoutras crianças,cores ,variacoes de comida,fome,nada o fez comer pratos feitos com tanto amor,e ,acredite, conheci 7 mães que passam por essa situação tão distante do pensamento de outras pessoas,obrigada.cha para ser misturado ao leite ,excesso de catarro.

    ResponderExcluir
  107. Olá Sônia, tenho um bebê de 5 meses que está tossindo muito a noite e com o peito cheio. Estou fazendo nebulização com TM de guaco, mas não está resolvendo. Este chá de feno grego pode ser usado por ele e em qual proporção? Um abraço, Sandra.

    ResponderExcluir
  108. Um grande testemunho que eu tenho que compartilhar com todos os pacientes de herpes em todo o mundo. Eu nunca acreditei que o seu poderia haver nenhuma cura completa para herpes ou qualquer cura para a herpes, eu vi o testemunho de sites de pessoas do blog e página no Facebook como DR Momoh HERBAL CENTER preparando ervas curativas e os trouxe de volta à vida. i teve de experimentar muito e você não pode acreditar que em apenas algumas semanas eu comecei a usá-lo todas as minhas dores gradualmente parar e eu tive que sair sem os herpes o médico me deu. Agora eu posso dizer-lhe que alguns meses agora eu não tive nenhuma dor, e eu só foram para o texto na semana passada eo médico confirmou que não há qualquer vestígio de qualquer sistema de herpes no meu corpo. Glória a Deus por me levando a esta verdadeira CENTER DR Momoh HERBAL Estou tão feliz quanto eu estou compartilhando este testemunho. Meu conselho a todos vocês que pensam que a sua não é cura para a herpes que não é verdade, basta entrar em contato com ele e me curar desse vírus. Drmomohherbalcenter@gmail.com e-mail e você estará livre para sempre, Experimente e você não vai se arrepender, porque ele realmente funciona. Uma coisa que eu tenho vindo a perceber é que você nunca sabe como verdadeira até que você tente. Não há mal em tentar. Lembre-se, atraso no tratamento, leva à morte. Aqui é o seu e-mail: Entrar em contato com ele e drmomohherbalcenter@gmail.com ser herpes graças gratuitas para você me ajudar a curar o meu HERPES'm tão grato a você DR Momoh tornar Deus o abençoe por seu trabalho!. Seu telefone +2347051839672

    ResponderExcluir
  109. Oi Sônia, saudade dos teus textos na Bons fluídos, por favor esse chá pode ser consumido por uma criança de 5 anos? bjs

    ResponderExcluir
  110. Olá Sônia! Este chá pode ser dado a crianças maiores de 3 anos? Tenho duas filhas, uma tem 3 e a outra 5. Todos aqui em caso com muita tosse e catarro. Não conseguimos expelir. Nenhum xarope resolve também e já mudei de pediatra, mas nada acontece. Muita tosse e já estamos com dor no peito, mas nada de expelir.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  111. Abacaxi dilui o catarro das vias respiratórias reduzindo o risco de nódulo na tiróide sinusite por fim meningite
    Balinhas de abacaxi sem açúcar além de tudo favorece a digestão
    Onde tem estou a procura.

    ResponderExcluir
  112. Sônia, obrigado por sua generosidade! Olha só, tenho usado Asafoetida pra "derreter o muco", com bom efeito. No meu caso, comprei a resina na forma de pelotas, que ralo e uso para temperar o arroz. Gosto muito do sabor e também do aroma, mas há quem ache fedida, daí o nome. Ultimamente tenho cortado pedacinhos bem pequenos da pelota e chupado, também com bom efeito: o muco desce rapidinho. Gostaria de compartilhar isso contigo e seus leitores, e aspirar que suas aspirações e atividades continuem a beneficiar tudo mundo. Um abração desde Natal para ti.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.