domingo, 26 de julho de 2009

Muco? Bota pra derreter

Julho já vai adiantado, o tempo esquenta e esfria e milhões de pessoas estão encatararradas, com tosse seca ou trovejante, e ainda por cima com medo da tão marquetizada gripe da vez. Que pode não ser uma ameaça real, mas a vulnerabilidade de quem está com as vias respiratórias cheias de muco é realíssima.

O muco grosso, branco, amarelo ou esverdeado, não é só o creme do lixo que não saiu do corpo pelas vias normais - também é pista de patinação de micróbios, milk shake grátis para vermes, bactérias e fungos, que assim se instalam, procriam e fazem suas necessidades exatamente onde a limpeza é mais preciosa para nós. As vias respiratórias são dotadas de um sistema muito eficiente para proteger os pulmões. Quando ele está detonado, o tratamento precisa ser profundo.

A primeira providência é suspender leite e todos os derivados, que são os maiores formadores de catarro. Aproveitando, reduzir drasticamente farinhas e produtos feitos com ela, que também agem como cola dentro do corpo. E jogar fora o açucareiro - junto com todo o açúcar da despensa - porque é ele que, regendo o coro dos laticínios e da farinha, alimenta todo tipo de compulsão.

Claro que, se há compulsão, há vermes. Quantas horas de análise poderiam ser substituídas por um simples vermífugo! Lombrigas aumentam muito o muco. Se houver unhas roídas, bruxismo e babinha à noite, então, isso fica evidente.

Mas o muco deve ser pensado como uma vela de cera que precisa esquentar para derreter; só aí poderá ser eliminado, seja pela tosse, seja pelos intestinos. Aqui vai uma de muitas receitas do meu livrinho Atchiiim!, que se dedica de forma gulosa ao assunto.

Chá antimuco

. 1 colher (chá) de sementes de feno-grego (Trigonella foenograecum)
. 1 colher (chá) de sementes de funcho (Foeniculum vulgare)
. 1 colher (chá) de sementes de linhaça (Linum usitatissimum)
. 1 colher (chá) de raiz de alcaçuz (Glycyrrhiza glabra)
. 1 colher (sopa) de folhas de urtiga (Urtica urens) ou tanchagem (Plantago major)
. 500 ml água

Ferver durante 15 minutos o funcho, a linhaça, o feno-grego e o alcaçuz; apagar o fogo, colocar as folhas de urtiga ou tanchagem e abafar.

Este chá aquece o corpo e dissolve o muco. Tomar meia xícara 2 a 4 vezes ao dia, de estômago vazio, 10 minutos antes de comer.

Para quem produz muco em excesso: tomar durante quatro semanas, no outono, nas mesmas doses acima, substitui o muco patológico ao longo das mucosas por um muco benéfico, renovando todo o trato gastrointestinal.

Para condições crônicas de muco o chá é usado por períodos de tempo mais longos. Também é uma mistura muito nutritiva durante os jejuns.

Inconveniente: pode aumentar os calores à noite. Mas nada é perfeito.

Do livro Atchiiim!

102 comentários:

Renata disse...

Oi Sonia,acabei de tuitar o link desse post, uma dica mto preciosa em epoca de gripes e panico. Estou comentando aqui tb pra te perguntar: vc tem twitter? É uma ótima ferramenta, especialmente pra quem, como vc, temrecados bacanas pra transmitir.
abraço
Renata

Sonia Hirsch disse...

Oi, Renata, valeu! Não tenho twitter nem penso em ter agora, não cabe mais nada no dia por enquanto, mas se tiver meia dúzia de leitores como você tá tudo certo... Abração! :-)

sylribeiro disse...

VAMOS PASSAR PARA A FRENTE! valeu sonia, otima dica, tudo de bom, bingo!
repassando e blogando em outras paginas da net.
o que tem de gente que vai aproveitar essa receita, nem te conto!
abraços mil

Green Womyn disse...

Eu tenho o "Atchiiim", é um grande companheiro das mamães com filhos que têm problemas respiratórios, sem dúvida alguma!

Sonia Hirsch disse...

O mais importante, penso eu, é renunciar à ideia "peguei uma gripe" e começar a compreender como a gripe se constrói com o acúmulo de muco, que uma hora precisa sair.

Ana Ângela disse...

Sonia, compulsão e vermes? Um tem a ver com o outro? E como a gente resolve isso, qdo, por exemplo, a pessoa adooora um docinho?
Beijos,
Ana Ângela

Sonia Hirsch disse...

Oi, Ana, dê uma olhada no Almanaque de Bichos que dão em Gente, quase todo online em www.correcotia.com/vermes - se a compulsão por doces deixar...

Andreia disse...

Oi Sônia, esta receita de chá vale também para a Umidade e Fleuma diagnosticadas através da Medicina Chinesa? Obrigada!
Andreia

Sonia Hirsch disse...

Oi, Andreia, pode servir, mas depende um pouco da sua constituição. Conheço outras receitas chinesas que tratam esse quadro - por exemplo, raiz-de-lótus, gengibre e canela. Que tal perguntar ao seu acupunturista?

Ana Ângela disse...

É que os arquivos do "Bichos que dão..." não estão abrindo. Acho q vou comprar mesmo. É mais um teu que terei. Com muito orgulho.
Bj,
Ana Ângela

Sonia Hirsch disse...

Oi, Ana, acho que agora estão abrindo, veja lá. Obrigada por avisar! Beijo!

mangiachetefabene disse...

Sonia, mais uma vez uma dica preciosíssima!!! Essa eu já sabia, ensinada por você!
Eu passo para todos que conheço e sofrem com muco...sabe o que dizem:" Imagina se leite e derivados fazem mal...todo mundo toma..." Pois é, por isso tanta gente tem tanto muco...fica difícil, não?
O chá acho que não consigo fazer o marido e o filhote tomarem, chá é um departamento complicado aqui em casa, mas vou tentar diminuir o consumo de laticínios. E adorei a dica sobre a possibilidade de vermes...ai,ai,ai...
Ah, acabei de postar sua receita de chips de Inhame no Mangia! Com um pedacinho do texto e tudo! Lógico com seus devidos créditos! Um beijo enorme!
Verena

Maricota dos Ventos disse...

Olá Sônia! Parabéns pelo blog que acabei de descobrir!Muito bom e com dicas fantásticas.Assistindo a uma entrevista sua no Sem Censura começeia ressignificar a culinária que não é uma das minhas melhores qualidades...rsrsrs. Como trabalho com idosos e portadores de doenças crônocas (diabetes, hipertensão, obesidade e pacientes com AIDS, gostaria de sugestões de receitas para divulgar nos grupos. Ou será que você tem também um livro só para esses temas? Estou precisando de ajuda!
Bjs

Sonia Hirsch disse...

Beijo, Verena! Ensina pros seus homens que chá não morde...

Oi, Maricota, não tenho livros para esses temas porque prefiro trabalhar com promoção da saúde, que é algo mais geral. Na doença cada paciente vai ter um comportamento diferente e acho que precisa de avaliação personalizada. Mas a Medicina Tradicional Chinesa pode te socorrer em muitos casos. E a vermifugação completa pode fazer as chamadas doenças crônicas e degenerativas regredirem barbaramente. Inclusive a diabete. Dê uma olhada lá em correcotia.com/vermes , seu queixo vai cair... Abração e boa sorte!

Marcia S. Zen disse...

Oi Sônia,

pode indicar um bom vermífugo, ou, onde eu descubro a respeito? Vc tem algum livro?

bjs,

Marcia

Sonia Hirsch disse...

Oi, Marcia, tenho um livro chamado Almanaque de Bichos que dão em Gente, que você pode pesquisar em www.correcotia.com/vermes .

Os vermífugos se divide, grosso modo, em 3 tipos: os polivalentes, que pegam um pouco de tudo mas na verdade são mais eficientes contra vermes redondos, como as lombrigas; os específicos para cestódeos, que são os vermes chatos, as tênias (solitárias), fascíolas e Cia; e os antiprotozoários, especialmente contra amebas e giárdias. Quando a gente não sabe o que tem fica difícil remediar com eficácia.

Os exames de fezes são feitos de forma muito sumária atualmente, por uma mediocrização deliberada das normas técnicas. Mas o ideal seria fazer exame ou teste vibracional antes de tratar.

Anônimo disse...

aaaaai sonia...! linhaça e tanchagem até encontro, mas essas ervas onde eu consigo??? quero fazer esse chá p meu q mora em são paulo!rosamaria

Sonia Hirsch disse...

Você encontra em casas de ervas e especiarias, ou mercados municipais - no de Pinheiros, por exemplo. Ou no Empório Gabriela, que é chique e fica em shoppings.

Anônimo disse...

gostei muito da dica vou fazer se encontrar este ingredientes; pois tenho muito muco que as veses ate me deixa sem ar principalmente ao me deitar. isso faz muitos anos,

cmclop disse...

Cara Sonia, fico felicissima em poder me comunicar com voce atraves deste blog.
Meu medico (obstreta) me indicou seus livros quando comecei a dar alimentos ao meu bebe. Ele me disse que seria a forma mais facil de entender e seguir uma dieta saudavel dentro dos principios em que ele acredita.
Este meu medico e da Antroposofia, mas estudou MTC, Nutricao, Homeopatia, etc... e o dr.Kater.
Tambem sou paciente do dr. Norvan da MTC, mas nao sei se voces se conhecem.
Bem, para mim e uma grande honra e prazer ter te encontrado aqui.
Parabens pelo seu magnifico trabalho!!!

cmclop disse...

Referente a materia em questao: tenho muito muco cronicamente. Sei que por ser fumante isto agrava meu problema.
Sei que o correto seria eu parar de fumar para que algum tratamento possa surtir efeito, porem nao tenho como fazer isto neste momento.
Este cha pode me ajudar? Alguma modificacao seria necessaria no meu caso (fumante)?

Sonia Hirsch disse...

Oi, Cmclop, este blog defende os direitos dos fumantes e o chá não tem preconceitos, pode usar! Além dele, diz a cartilha macrô que a sopinha de misso (missoshiro) é especialmente boa para limpar pulmões. Você conhece?

Receita: pegue um pouco de cada vegetal e folha da geladeira e ponha para ferver com água por uns 40 minutos. Coe, guarde em vidro tampado e tome uma xícara antes das refeições, temperando com uma colher (chá) cheia de misso. É bom dissolver em um pouco de caldo antes de encher a xícara. Por cima, cebolinha verde picadinha.

Eu prefiro o misso claro, que tem sabor mais suave. Não se deve ferver o misso. Como tem enzimas, ajuda a regularizar a função intestinal.

cmclop disse...

Oi, Sonia!
Muito obrigado pela sua carinhosa atencao!!!
Outro problema que acho estranho ocorrer e que quando eu fico com catarro nos bronquios, com aquela tosse carregada, o catarro vai para os meus ouvidos. A pressao incomoda muito e da ultima vez que tive isso, demorou um bom tempo para melhorar.
Voce tem alguma dica a respeito?

Sonia Hirsch disse...

A dica é não criar muco, evitando leite, queijo, açúcar e farinha, e tomar providências para limpar logo aquele que for criado. Conhece meu livro Atchiiim? É todo sobre isso.

Anônimo disse...

olá Sônia, por favor me diga qual a validade e a conservação desse chá? Posso fazer de manhã e tomar o mesmo durante todo o dia ou tem que ser feita a infusão na hora de tomar?
GM

Sonia Hirsch disse...

Olá, GM, você faz uma vez ao dia e segue as instruções: "Este chá aquece o corpo e dissolve o muco. Tomar meia xícara 2 a 4 vezes ao dia, de estômago vazio, 10 minutos antes de comer." Um abraço :-)

Anônimo disse...

OK,Sônia, muito obrigada.
Um abraço pra vc tbm :-)
GM

Anônimo disse...

O melhor remédio para verme é pão com goiabada.

Segue a receita baixo:

- Enfia no cú o pão com goiabada durante três dias
- No quarto dia tira a goiabada

Quando o verme sair perguntando: cadê a goiabada vc tira ele e mete a porrada.

Anônimo disse...

Sonia,
No site http://www.lacteabrasil.org.br/pagina.asp?idS=12&idN=220
Diz o seguinte:
"O consumo de leite não conduz à produção de muco ou ocorrência de asma. A crença de que o leite causa formação de muco vem sendo mantida por séculos, embora alguns estudos neste tópico tenham falhado em demonstrar qualquer efeito do leite na produção do muco. Muitas pessoas confundem o espessamento leve e temporário da saliva após a ingestão do leite, com muco. Não há pesquisas cientificas que demonstrem que o leite produz muco nas vias aéreas ou na garganta. Não piora também os sintomas de resfriados e asma. De fato, beber bastante fluido quando se está resfriado, é importante para apressar a recuperação e faz bem ao sistema imune."
Como tenho rinite e uma leve asma, pesquiso sobre o assunto.
Agradeço sua atenção.
Celso

Sonia Hirsch disse...

Oi, Celso, você vai ter que formar sua própria opinião a respeito do leite e dos laticínios como formadores do muco perverso que aparece em forma de gripes, resfriados, rinites, sinusites e outras.
Caso seja possível, experimente e verá.

Quanto à asma, costuma estar ligada também a vermes no intestino. Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Sonia,
Farei sim uma experiência, vou cortar os laticínios e observar bem os efeitos em meu organismo. Quanto à asma estar ligado a vermes no intestino, realmente eu não sabia. Taí outra experiência que posso fazer também.

Agradeço sua atenção

Abração
Celso
Londrina-Pr

Sonia Hirsch disse...

Oi, Celso, já que você vai experimentar, dê uma olhada na dieta do dr Barcellos contra o câncer e todas as alergias, que está em http://correcotia.com/cancer, acho que pode ser útil. Bom domingo!

Anônimo disse...

Olá Sonia, interessante o site. Estou repassando aos colegas de trabalho.
Tenho mais uma dúvida, no caso do leite é a lactose ou a própria proteína do leite que causa a formação de muco?
Existe um suplemento chamado whey protein – conhecida como a proteína do soro do leite, constitui-se da porção aquosa do leite produzida durante o processo de fabricação do queijo, quando ocorre coagulação. Muito usada por atletas, principalmente pelo pessoal da musculação. Seria também formador de muco?
Obrigado por sua atenção.
Abraço
Celso

Sonia Hirsch disse...

Oi, Celso, o leite tem proteínas insolúveis, que se aglutinam quando o leite é coalhado e mais ainda quando seca e vira queijo; e tem as proteínas solúveis, que ficam no soro. São muito fáceis de digerir e já vêm com cadeias ramificadas de aminoácidos prontos para reconstruir músculos, por isso é que os atletas adoram. Os criadores de porco também adoram, porque engorda o porco. As plantinhas também gostam. Quem não gostaria?

Só não sei se é bom em altas doses, em pó, forçando a natureza. Há controvérsias. Como boa natureba, eu acho que uma pessoa só deveria tomar de soro do leite o tanto que conseguisse beber. Né não? Sem açúcar. Um abraço!

Sonia Hirsch disse...

Sim, o muco!!!

Acredito que o maior formador seja o leite comum pasteurizado, porque tanto as proteínas solúveis quanto as insolúveis se desnaturam durante a pasteurização.

Entre a coalhada e o soro, não sei qual pode formar mais muco. Acho que depende da pessoa. Na Índia sempre se usa o iogurte com um temperinho picante para ajudar a digestão: cardamomo, canela, gengibre, cominho...

Ka disse...

Parei de tomar leite e seus derivados a 8 meses,todo tempo pegava um resfriado, e o catarro ficava no corpo por pelo menos tres meses. Desde de que parei de consumir alimentos lacteos nao fiquei doente e nao tive nem um pouco de catarro.Na semana passada comi un sorvete feito com leite sen saber que era feito com leite,resultado, peguei uma gripe e tanto e aida estou cheia de catarro.Tenho uma pergunta. Meus bebes choram uma barbaridade,sem parar ate os tres meses mais ou menos ,um deles chorou ate os sete e nenhum medico soube como me ajudar, eu penso que pode ser que eles tambem eram alergicos ao leite, e as comidas lacteas que eu comia passava pra eles no leite materno. o que vc acha?Sera que pq eu parei de tomar leite os proximos vao ser mais tranquilinhos?
Ka

Ka disse...

sou alergica aleite, ja parei de tomar leite, a 8 meses,e nao tenho mais nenhum catarro.os meus bebes choram muito,muito muito, sem parar, ate os tres meses, um chorou ate os 7 meses, sera que e porque eu comia derivadosde leite e iiso provocava alergia e dor de barriga aos bebes?

Sonia Hirsch disse...

Oi, Ka, acho que é isso mesmo. Quando vem o próximo? Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Sonia,
Vi que respondeu minha mensagem sobre whey protein e fico agradecido pela atenção que dispensou.
Diga-me uma coisa, já não está na hora de você ser entrevistada novamente pelo Jô? Ele já entrevistou dez vezes a mesma pessoa e pode muito bem te entrevistar de novo. É uma chance de fazer estas colocações sobre o muco. Eu mesmo passei quarenta anos sem ter esta informação e aposto que muitos ainda não sabem.
Posso sugerir para o Jõ?
Abraço
Celso
Londrina

adriana disse...

oi minha filha tem 6 anos e sempre ta com catarro isso vem atrapalhando muito ela muita tosse sempre com catarro e sempre vem acompanhada de gaes no intestinais e agora ela vem se queixando que quando ela solta gases sai muito quente , o medico manda ela tomar remedio para verme que nunca adiantou e o catarro tambem não para me ajudem eu evito o leite
ela pode tomar esse chá ?

Sonia Hirsch disse...

Oi, Adriana, o médico deve ter toda a razão para receitar vermífugos. Você tem repetido as doses? Pode ser também que não sejam vermes, mas protozoários como ameba e giárdia, e aí os polivalentes não pegam. As fezes são normais? Giárdia dá diarréia amarela com mau cheiro e catarro. Ameba prende o intestino e às vezes solta.

Ela pode sim tomar esse chá, mas ele é quente. Tenho um palpite de que seria melhor o chá de raiz-de-lótus, que você encontra em lojas de produtos naturais ou japonesas. Coloca três ou quatro rodelas para ferverem em meio litro de água por 15 a 20 minutos, e ela bebe em vez de água ao longo do dia (pode diluir um pouco depois de pronto). Um abraço!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Celso, não tinha visto o seu comentário tão gentil. Muito obrigada! Em breve vou lançar um livro novo e mandar os releases para o Jô, e aí mando também os do Atchiiim!, de onde tirei essa receita. Um abraço!

Barbara disse...

Oi, Sonia ...
manteiga pode?
beijos

Sonia Hirsch disse...

Oi, Barbara, depende da manteiga e depende da pessoa. Pra mim é péssimo. Um abraço!

Barbara disse...

Comecei hoje a evitar leite, derivados, e açúcar. Também vou fazer a lavagem nasal com água morna e sal, que vi num site. Só estou esperando recuperar a voz, depois desta gripe. Volto pra comentar os resultados. Quem sabe é de alguma valia pra mais alguém. xxx

Sonia Hirsch disse...

Oba, Barbara, vamos aguardar a sua volta, devidamente desentupida e com a garganta limpa! Um abraço!

Helô disse...

Oi Sonia, sigo seus livros desde sempre....inclusive foi o que melevou a estudar o livro da Hulda e o Zapper. Por que vc. não coloca sobre para eliminação de parasitas, virus, bactérias, fungos e metais pesados ?
Abraços e sempre PARABÉNS!!!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Helô, eu sei muito pouco sobre a parte prática do trabalho com o zapper. Você sabe que fui das primeiras a divulgar a Hulda aqui, em 97, no Almanaque de Bichos que dão em Gente, né? Mas não passei dali. Por que você não conta um pouco do que estudou? Um abraço!

Dulce disse...

Oi, Sônia.
estou aprendendo muito com você e considero seus posts muito criativos além de educativos.
Água morna com sal no nariz, faço antes de dormir diáriamente casa e meu marido diz que diminui o ronco também.
Uma dúvida, há tempos, uso sal marinho para tudo, teremos algum prejuizo nutricional?
obrigada e parabéns.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Dulce, o sal marinho não refinado seria mais nutritivo do que o sal comum. Mas hoje a diferença entre os dois é praticamente nenhuma... Um abraço!

Anônimo disse...

Olá Sonia, sou encantada com os seus livros. Tenho aprendido muito a cada leitura. Agradeço imensamente a sua existência. Quero pedir sua ajuda para encontrar meios de aliviar cólicas em recém nascidos. Abraços fraternos, Marisa.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Marisa, geralmente as cólicas do bebê vêm da alimentação da mãe. Como a maior parte da flora intestinal se forma somente a partir do colostro, muita coisa incomoda.

Banchá - a folha de 3 anos da Camellia sinensis normalmente embalada pela Vitao - costuma ser uma boa ajuda, tomar um copo 10 minutos antes de amamentar. O problema é encontrer esse banchá. Os outros, chá verde torrado, são excitantes e não servem.

Alternativas: chá de hortelã com erva-doce ou funcho. Comer chicória. Evitar feijão, doces, excesso de pão, leite e qualquer outra coisa que dê gases ou sintomas alérgicos na mãe.

Também existe nas farmácias o Funchicória, gotinhas que, nas emergências, podem ajudar: veja o depoimento de uma mãe entusiasmada em http://www.e-familynet.com/phpbb/funchicoria-vt318761.html .Boa sorte e um abraço grande!

Rita Constança disse...

Alô Sónia. Dei a receita do chá à minha irmã, para dar ao meu sobrinho de 3 anos que estava com tosse. Metade da dose. Passados dias começou a libertar o muco e a ficar bem melhor. Sei que é uma criança que é difícil para comer, e passou a comer bem melhor. Também disse à minha irmã para lhe cortar com os lactícinios, mas para ela é muito complicado... O leitinho de vaca, o iogurte... "e depois o que é que lhe dou para comer??" disse ela. A verdade é que o chá foi maravilhoso em todos os aspectos. Foi uma limpeza. Agradeço a partilha.
Agora queria saber quantas vezes por ano pode fazer este tratamento de 1 mês.
Beijinhos de Portugal.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Rita, uma vez ao ano o tratamento longo, e pode ser usado quando houver necessidade, por uma semana ou menos.

Anônimo disse...

Just popping in to say nice site.

Maíra disse...

Sonia,
Lembro de você ter indicado outra receita de chá, se eu não me engano, no livro Deixa Sair. Podes compartilhá-la novamente? Meu livro está emprestado.
Outra coisa, ao eliminar derivados de leite, o kefir deve estar incluído nessa lista?
Aguardo retorno!
Muito obrigada

Sonia Hirsch disse...

Oi, Maíra, pode ser chá de raiz-de-lótus, pode ser caldo de rã. E se o kefir é de leite, está incluído. Um abraço!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Maíra, pode ser chá de raiz-de-lótus, pode ser caldo de rã. E se o kefir é de leite, está incluído. Um abraço!

Anônimo disse...

Olá, gostei deste post sobre o catarro. Este chá pode ser dado para crianças menores de 2 anos???
Obrigada!

Sonia Hirsch disse...

Anônima, para crianças menores de dois anos eu daria chá de raiz-de-lótus, que você encontra em lojas japonesas e casas de produtos naturais.

Ou xarope de cebola - fatie uma cebola pequena, coloque numa vasilha ou xícara e cubra com mel; deixe uma noite; no dia seguinte dê o mel 3 ou 4 vezes ao dia, 1 colher de chá.

Ou o xarope da Vanize, minha médica homeopata: 1 colher/chá de própolis, 1 colher/chá de óleo de copaíba, 30 colheres/chá de mel. Misturar tudo em vidro bem seco (se pingar água, estraga o mel) e dar 1 colher/chá 3 a 4 vezes ao dia.

Colocar uma cebola partida ao meio sob o travesseiro da criança também ajuda a abrir a respiração.

Com o chá de raiz-de-lótus, o catarro sai pelas fezes. Com os outros, há expectoração. Um abraço!

Sonia Hirsch disse...

Georgina, sinto muito mas o caso do seu marido exige cuidados profissionais, não é assunto para um blog de promoção da saúde, por isso removi seu comentário.

Entretanto, acho sim que vocês fariam bem em desconfiar de parasitoses, como em qualquer pneumonia atípica. Um abraço!

Sayuri disse...

Ola achei muito interessante seu blog parabens! Tenho um filho de 4 anos e esta com um catarro na garganta ja faz mais de um mes e levei no medico falou que era gripe mas tomou remédio um mês e nao sarou...ele tb nao tem muito apetite...eu nunca dei remédios pra verme, será que pode ser verme? Ele esta babando muito a noite... O verme tem alguma ligação com gripes?
Ah! Esse chá de raiz de lotus será que posso tomar pois estou amamentando, e minha bebe tem 5 meses será que tb pode tomar um pouquinho?
Moro no Japão e aqui tem bastante renkon
Por favor se puder me ajudar com algumas dicas...desde já muito obrigada!!

Sonia Hirsch disse...

Oi, Sayuri, vermes têm ligação com muco, sim, e com baba, especialmente lombrigas. Aqui os pediatras recomendam dar vermífugos às crianças 2 x ao ano.

Pode tomar o chá de raiz-de-lótus amamentando, vai ser bom para a filhota. O nariz pode escorrer, é normal. Renkon é o nome em japonês? Um abraço!

Sayuri disse...

Olá Sônia San e raiz de lotus em japonês se chama renkon...Eu misturo jap com português me desculpe...rs
Fiz o chá deste pro meu filho tomar... Toma a forca nao gostou muito... rs mas vou persistir e tb vou atras dos remédios pra verme . Muito obrigada pelas dicas!!

Edilaine disse...

Sonia minhafilha tem 2 anos....posso dar esse chá para ela na mesma medida e tempo?

Sonia Hirsch disse...

Oi, Edilaine, ele não fala nada sobre crianças, imagino que pode. Talvez metade da dose, 4 vezes ao dia, quentinho. Um abraço!

Lyssa disse...

Sônia estou atrás dos ingredientes porém no site cha e cia encontrei o alcaçuz com este nome( Periandra dulcis) seria a mesma coisa ou precisa ser o especifico que vc colocou? consegue me informar onde encontrá-lo de prerência na net:D, obrigado.

Sonia Hirsch disse...

É o mesmo, Lyssa. Periandra dulcis me parece que era o nome mains antigo, substituído por Glycyrrhiza glabra. Um abraço!

LYssa disse...

Obrigada, Sônia querida!!! Irei providenciar..Abraço.

Lyssa disse...

Sônia, desculpe interrogá-la novamente. Mais em meio a tantas informações calorosas estou meio perdida, Estou me preparando para fazer a dieta da candidíase pois tenho os sintomas citados e mais alguns que não se conhecem ainda lol, então tenho providênciado os itens necessários fazendo uma lista de itens a adquirir e me surgiram algumas dúvidas: Tenho sinusite crônica há alguns anos e sinto que preciso desse chá, posso conciliá-lo a dieta da candida visto que terei que tomar este chá por 4 semanas? ou faço uma coisa de cada vez? vi também quanto a limpeza do fígado posso faze-la somente com a chicória pois dificilmente tomarei o caldo de rã por mais benéfico que seja rs , o legalon seria por 45 dias? certo? e ainda assim li em um post não me lembro onde mais, sobre a limpeza da vesicula feita com maçãs verdes e azeite posso inclui-la também ? sõnia estou perdida em meio a tanta informação, estou tentando assimilar tudo para não errar, li em algum lugar também quanto ao enema , o que seria isso? seria indicado? não sei se fui especifica mas o quero dizer é que as tres dietas vão se misturar é isso mesmo? Abração sônia!

Lyssa disse...

Só mais uma dúvida sônia, hj fui diagnosticada uma pré diabetes o que a médica me informou estar com o pancreas um pouco comprometido, devido as informações que tenho tido aqui creio que bons hábitos alimentares irá trazer a cura então será que teria alguma sugestão para proteger o pancreas tbm , como sugeriu para o fígado? enzimas? indicaria alguma? obrigada mais uma vez querida!!!

Sonia Hirsch disse...

Lyssa, sugiro que você organize as suas dúvidas e procure um(a) nutricionista ou outro(a) profissional que possa raciocinar com você e dar apoio quando você precisar. Eu só lido com a informação, não tenho como orientar você nesses detalhes. Um abraço!

Anônimo disse...

Bom dia tia Sonia, eu tenho grande concentração de muco na garganta, inpossibilitando a fala normal, ou seja, as pessoas não entendem direito o que eu falo, e toda hora tenho que cospir para eliminar. Descobri seu blog agora, queria só saber se esta receita elimina o muco na garganta?
Só uma obs: sofro com isso sem está gripado, e até mesmo no verão. Por favor me ajude.

Sonia Hirsch disse...

Mas você leu o post, anônimo? Não, fala sério: você leu o post? Porque pra mim a sua pergunta não cabe, a menos que você não tenha lido.

E sim, desculpe mas é verdade, muco demais deixa a pessoa atolada. Nele. Um abraço!

Rose disse...

Boa tarde Sonia, muito importante seu documentário, esse chá da pra bebês de 2 anos?

Sonia Hirsch disse...

Dá, Rose, mais fraco (meio a meio com água), se possível quentinho, na xícara ou de colheradas. Um abraço!

Rose disse...

Muito obrigada Sonia, vou fazer para meu bebê..ele tem sempre muita tosse com mucos...Abraços.

Cariny Cielo disse...

Oi Sonia, vc é a 'promotora de saúde' lá em casa. Tenho 3 filhos de 1 a 5 anos, o caçula ainda mama e procuro evitar o leite com eles. Eu mesma já não tomo leite (de caixinha e em pó) ha muito tempo, embora tome iogurte, vez ou outra queijo, chocolate enfim.
Minha dúvida: aqueles preparados de soja em pó 'sem lactose' que vendem por aí seriam adequados para um consumo saudável?
Eu uso batido com frutas por exemplo pra mim e pras crianças.

Sonia Hirsch disse...

Cariny, entendo que é mais fácil usar um produto semipronto, mas leite de soja é péssimo. Você pode ler mais a respeito em www.correcotia.com/soja . Substituir leite de vaca por leite de soja é apenas trocar de problema.

Um equívoco comum é o de que beber alimentos faz bem. Dentes existem para mastigar, e mastigar leva a uma boa digestão. Beber água, limonada, refrescos leves de frutas e chás aromáticos, ou medicinais, tudo bem; mas vitaminas e leites batidos com qualquer coisa geralmente pesam mais do que nutrem.

Quando é de fato necessário substituir o leite, melhor usar leite de coco, se possível feito em casa, ou de amêndoas, castanhas e sementes: deixar de molho, no dia seguinte bater e coar. Um abraço!

Cariny Cielo disse...

Nossa Sonia, obrigada! Acabo de ler também o post sobre 'soja'. Fiquei chocada... a gente se envenena e eles lucram mesmo, pois este suplemento inclusive é bem caro.
Já fiz leite de castanha do pará que é mais comum por aqui. Vou tentar o de côco.
A questão do equívoco é tão grande que chegamos a pensar que não estamos 'alimentando' bem os filhos ou que não estamos 'nos alimentando' bem se não houver vitamina, por exemplo, no café da manhã.
Era o que me faltava para eu declarar guerra aos leites industrializados...
Muito obrigada, como sempre...

Sonia Hirsch disse...

De nada, Cariny. Tudo o que é industrializado merece questionamento, né? Abração!

Adriano Escher disse...

Ola sonia, a um tempo estou com uma coisa presa na garganta e nao sei oque é, fui ao otorrino e ele falou q podia ser refluxo e passou antibiotico e nada resolveu.
sera q estou com esse muco acomulado ??
Como descobrir e como do um fim nisso ??
Nao guento mais :(

Sonia Hirsch disse...

Adriano, muitas pessoas se queixam de sentir "um bolo na garganta" quando estão com vermes. Refluxo também costuma ser sintoma de lombrigas (e não se trata com antibióticos). Sugiro conversar com um farmacêutico. Um abraço!

Adriano Escher disse...

Entao no caso e melhor fazer um exame de fezes ?? Porque ja ve se é vermes mesmo ne ?

Sonia Hirsch disse...

O problema é que a maior parte dos exames de fezes é medíocre e dá negativo. A medicina praticamente aboliu a parasitologia, que é uma ciência médica. Acaba-se combatendo pelos sintomas. Veja mais em www.correcotia.com/vermes .
O único laboratório que conheço que dá resultados confiáveis, pelo menos até agora, é o do dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648. Um abraço!

Sonia Hirsch disse...

PS - Pode-se mandar as amostras por sedex. Não tem convênio.

Denise disse...

Oi, Sônia
Tenho um bebê de 1 ano e 1 mês que está com bastante muco.
Ele poderia tomar esse chá?

Sonia Hirsch disse...

Oi, Denise, não há contraindicação desde que seja fraquinho.

O melhor chá para desencatarrar bebês é o de raiz-de-lótus, fresca ou seca, que você encontra em lojas japonesas com o nome de lenkon.

Tammbém se usa cotar uma cebola em rodelas, colocar num prato, cobrir com mel e deixar por uma noite. No dia seguinte começar a dar o mel em colherinhas, 3 a 4 vezes por dia.

Outro bom xarope, receitado pela minha médica homeopata: 20 partes de mel, 1 de própolis e 1 de óleo de copaíba. Misturar bem em vidro limpíssimo e bem seco. Dar 3 ou 4 colherinhas ao dia. Um abraço!

Denise disse...

Sonia, muito obrigada. Ainda não dei mel para o meu pequeno.
Fiquei com uma dúvida: qual a proporção desse chá para que ele fique fraquinho? Há uma sugestão de diluição?
Antes que me esqueça: gostaria de dizer que o seu trabalho é uma ode à saúde! Recomendo seu blog a muita gente e eu mesma estou sempre aqui, em busca de mais informações.
Muito obrigada por sua generosidade em compartilhar suas descobertas. 71

Sonia Hirsch disse...

Denise, fraquinho é tipo metade ou 2/3 água. E o mel, pra mim, só deveria ser utilizado nessa hora: é ótimo diluidor de catarro. Um abraço!

Ana Paula Nery disse...

Olá Sônia, te "conheci" após ser mãe através da minha doula querida. Em época de introdução a alimentação da minha bebê ela indicou o livro MAMÃE EU QUERO. Gosto muito, mas estou usando mais para entender como ajudo a Júlia de 9 meses a eliminar o MUCO que se instalou nela a 40 dias e não vai embora. Como a amamento ainda, vi que indica para eu tomar chá de raiz de lótus. Tens mais alguma dica? Já não bebo leite, evito queijo, difícil deixar o iogurte(natural) com cereal das manhãs. Ana Paula.

Sonia Hirsch disse...

Oi, Ana Paula, me pergunto como a Júlia pode estar acumulando muco. Você dá frutas? Talvez seja melhor cozinhar. Suco não convém, menos ainda de laranja. Sei que os pediatras recomendam mas as frutas são frias. Chá de raiz-de-lótus é muito bom, mas melhor ainda é entender e eliminar a causa. Que também, em certos casos, pode vir de lombriguinhas. E o seu iogurte, com certeza não é inocente. Sugiro substituir por leite de coco e ver se há mudanças no quadro. Um abraço!

Ana Paula Nery disse...

Grata Sônia. Realmente o único suco que ofereço a Júlia é de laranja, por conta que achava ser ideal como vitamina C e também que a ajuda na eliminação das fezes, mas vi que no seu livro, você não o aconselha.Dou no máximo duas frutas para a Júlia por dia mesmo. Geralmente banana, maçã, pera e melancia. Vi que o melão tem bastantes propriedades, mas difícil achar um bom para ela. Raiz de lótus, não achei nem na net pra vender, mas continuarei procurando. Aqui no interior de MG Lagoa Santa estamos com muita mudança de tempo, frio, abafado, vento e talvez ela esteja se adaptando. Mais uma vez, obrigado e parabéns pelo trabalho.

Sarah disse...

Sônia ouvi falar que na manteiga esses componentes "do mal" do leite já não existem. Seria verdade?
Se não for, existe uma manteiga que seja menos........Não sei...
Manteiga ghee pode? Aquela clarificada?

Sonia Hirsch disse...

Sarah, outro dia li no jornal um chef francês dizendo que tudo no Brasil é bom, menos a manteiga. Concordo plenamente. Acho que não é uma gordura adequada aos trópicos.

Muitas vezes a manteiga contém um tanto de creme misturado. Quando clarificada (fervida em banho-maria), os resíduos sobem e são retirados com uma escumadeira até não haver mais espuma. Vira um óleo de manteiga cozida. Se pode? Experimente e observe...

Isadora Franco disse...

Oi SOnia!
öia eu aqui de novo!
Fui atrás desse chá pro meu marido, alérgico a tudo e que anda pior nos últimos tempos. Comprei as coisas ontem pro chá e só encontrei raiz do alcaçuz, e resolvi perguntar antes de comprar.
Acha que dá para usar? Quanto eu uso?
Mas como meu marido estava muito mal, fiz hoje de manhã só com os outros ingredientes, para aliviar o desconforto, e ajudou! Ele está respirando pelas duas narinas e sentindo cheiros, que há meses não sentia.
Mas ainda estou atrás do alcaçuz, então se vc souber se faz efeito mesmo sendo a raiz, agradeço!

Aliás, sempre boas dicas por aqui. Estamos numa missão limpeza de novo aqui em casa, e dessa vez acho que vou conseguir arrebatar o marido!

Isadora Franco disse...

Nossa, Sonia, que desatenta eu!
É raiz de alcaçuz que tem que usar!
Desculpa, agora vou atrás dela.
Obrigada.

eumesmarenata disse...

Oi Sonia,

Primeiramente Gratidão pelas informações ;)

E aproveitando gostaria de perguntar:
Tenho um bebezinho de 8 meses, e com seis meses ele ficou super resfriado, e hiper encatarrado...bom o coitadinho teve que tomar antibióticos e tudo mais....Mas desde então em tempos e tempos ele volta a ficar totalmente encatarrado, tendo muita dificuldade a noite para respirar.

Gostaria de saber qual chá você me indica? E no caso vermífugo se dá a partir de quantos anos, ou em bebê também pode dar?

Agradeço de coração.

Sonia Hirsch disse...

Renata, para ajudar a desencatarrar você fatia uma cebola e cobre com mel; deixa uma noite; dá esse mel 3 x por dia, 1 colherinha de café. Mas tem que ver por que ficou resfriado e encatarrado. Leite de vaca? Está mostrando que não quer. Mamando no peito, isso não costuma acontecer. Sugiro ler meu livro Mamãe eu quero, www.correcotia.com/mamae . Abraço!

eumesmarenata disse...

Oi Gratidão pela dica!!!

Comecei a dar leite de arroz para ele agora :)

mais uma perguntinha rsrs...a cebola com o mel, posso utilizar para outros dias, ou devo sempre fazer com uma nova cebola?

Abraço e ja encomendei o livro, parece tribommm.

Sonia Hirsch disse...

O mel é conservante, desde que não haja nem um pinguinho de água envolvido, portanto você pode fazer para vários dias e guardar num vidrinho trilimpo.

Isadora Franco disse...

Sonia, estou grávida e com uma tosse chatinha, com um catarro meio preso...
Esse chá pode ser tomado por grávidas?

Obrigada!

PS: meu marido tomou durante um mês esse chá em junho e NUNCA MAIS RONCOU!!! Meus amigos e meus sogros nem acreditam, hahaha