segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Candidíase e outras chatices: Lactobacilos acidófilos

As farmácias de manipulação brasileiras preparam cápsulas de probióticos que incluem lactobacilos acidófilos importados. Um dos importadores e distribuidores é a Embrafarma, que disponibiliza em seu site um excelente artigo sobre os lactobacilos e os revende a granel, somente para farmácias, por cerca de R$0,65 o grama.

Acho ótimo poder comprar probióticos confiáveis em farmácias de manipulação. Mas acho péssimo não poder mais comprar diretamente dos Estados Unidos essas mesmas cápsulas, que custam muitas vezes menos lá do que aqui. Por que são as farmácias as favorecidas, e não o consumidor?

120 cápsulas de um excelente complexo probiótico, o PB-8, custam neste momento menos de 12 dólares na VitaCost.com . Isso dá 10 centavos de dólar por cápsula, cerca de 3 dólares por mês. Aqui? Vinte vezes mais. Tem graça?

233 comentários:

  1. Olá, Sônia, aqui é a Regina da Editora da Tribo. Tudo bem com vc? Adoro seu blog,indico pra muitas pessoas e acompanho cada assunto que vc coloca aqui. Muito bom. Parabéns! Quero te fazer uma perguntinhas, pode ser? As cápsulas de probióticos podem ser tomadas por crianças? No caso, minha filha, de 7 anos que é diabética. Outra pergunta: minha mãe de 79 anos tem um infecção urinária resistente há mais de 2 anos. Fez vários exames e não tem nada mais sério, mas não para de tomar antibióticos, um atrás do outro. Essas cápsulas seriam indicadas para isso? Ela até que se cuida bem, alimentação boa, nada de colesterol, um pouco de diabetes 2 e só. O que vc me sugere? Quero cuidar dessas meninas pra ficarem mais fortinhas! Bom, eu tb pretendo tomar estas cápsulas. Embrafarma mesmo? Um beijão, saudades. Re

    ResponderExcluir
  2. Viva, Regina! Tudo bem? Como anda a Editora da Tribo? Adorei os resumos da ópera, muito obrigada por me incluir!

    Bom, suas meninas podem e devem tomar os lactobacilos; há chance de melhorar muito a questão da sua mãe, e a filhota, bem, você sabe que tenho mania de procurar vermes, eu procuraria alguma coisa no pâncreas com a Susana Ayres, em Campinas, tel 19 3255-4256. É bastante frequente a diabetes ir embora depois de uma vermnifugação bem feita.

    A Embrafarma só vende lactobacilos a granel para farmácias de manipulação, nós mortais temos que procurar nos sites americanos e pedir a alguém que mande pelo correio... www.vitaminworld.com tem bons preços e marcas, www.vitacost.com também (preços até melhores), no momento o que me parece melhor é o que diz PB-8 no rótulo. Beijos pra você, Décio e toda a galera!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sônia! Td bem?

    Vc poderia indicar algo pra q eu me informe melhor dos benefícios dos lactobacilos acidófilos?
    Sigo muitas das suas dicas, sempre entro no blog e estou adquirindo seus livros...

    Ah! Sou mineira... tem alguma chance de vc vir nos visita em BH??

    Obrigada por sempre ajudar!
    Um beijo com carinho!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sonia!
    Curto muito o seu blog e estou sempre lendo seus comentários para aprender com você.
    Se for possível, gostaria que vc me esclarecesse a quantidade de acidófilos que deve tomar diariamente pois tenho vários sintomas relacionados a umidade como candidíase, prisão de ventre e problemas digestivos.
    Como comprei o Acidophilus Digestive Care (na Vitamin Word) e parece que é o que menos tem acidófilos estou na dúvida.
    De antemão te agradeço muito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maíra, no primeiro parágrafo do post, penúltima linha, você encontra o link do artigo sobre lactobacilos que elogiei. Fora desse, no meu site: www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm e no da nutricionista Cala Cervera, www.calacervera.com , e muitos outros mais.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anônimo, dizem que é bom que a cápsula tenha de 2 bilhões pra cima de acidófilos vivos no momento da manipulação. Eles irão morrendo mas assim você garante que uma boa quantidade escapa.

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Sonia, acompanho sempre seu blog e admiro muito seu trabalho, aqui aprendi que deve-se desconfiar desse esterótipo de saúde vendido por empresas de alimentos, farmacêuticos, cosméticos, etc... Tenho uma dúvida sobre esse post: dá pra substituir essas cápsulas de lactobacilos por kefir? Ou é uma coisa completamente diferente da outra? Obrigada e um grande abraço,

    ResponderExcluir
  8. Oi, leitora desconfiada, no que faz muito bem: o caso é que o kefir tem outro tipo de fermentação. A substituição bacana seria por iogurte com lactobacilos vivos, ou lactobacilos de repolho, ou ainda essiac: esses têm a capacidade de colonizar os intestinos e ajudar na recomposição da flora de forma efetiva. Não sei se o kefir faz isso, e se o faz suficientemente bem para quem tem candidíase. Nunca vi uma análise bacana do kefir, seja de água com mascavo ou com leite.

    O leite é tradicionalmente fermentado de muitas maneiras, iogurte e kefir são apenas algumas. Já sei de mulheres que controlam a candidíase com coalhada - feita com leite cru, da roça. Eu apenas repasso o que aprendi com autores mais sábios e que deu certo para mim. Como não me dou bem com leite e laticínios, uso lactobacilos em cápsulas.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sonia.
    Enetendi errado ou não é mais possível importar os lactobacilos?

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente entendeu certo. Ninguém está conseguindo receber as cápsulas.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sonia, conheci você na revista Bons Fluidos e desde então acompanho seu blog.
    Queria saber se as cápsulas de probióticos além de ingeridas podem ser introduzidas na vagina. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Angel, podem sim. Mas é bom abrir a cápsula e introduzir somente o pó, molhadinho em água filtrada, para facilitar. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Sonia,
    perdoa minha ignorância, mas não é possível substituir as cápsulas de lactobacilos por nenhum alimento, como o kefir, o iogurte caseiro (de leite de vaca ou cabra não pasteurizado) nem mesmo uma coalhada feita de leite cru? A quantidade de lactobacilos na comida "de verdade" é tão menor assim?
    Li sua receita de lactobacilos de repolho e nunca me animei a fazer, o essiac que vc comentou ainda não tinha ouvido falar. Do que se trata?
    Sempre achei que o missô tb desse uma força, que coisa...
    Grata e sinto pela enxurrada,
    Carol

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carol,
    a quantidade de lactobacilos vivos na cápsula compensa amplamente o empenho em obtê-las. Os lactobacilos acidófilos existem no iogurte europeu; aqui se pode fazer usando os envelopes de lactobacilos BioRich, e esse iogurte é o maior quebra-galho na dieta da candidíase; mas quem não se dá bem com leite e laticínios, como eu, pode se beneficiar muitíssimo das cápsulas. Eu já me livrei da candidíase há muito tempo e as tomo para manutenção da flora.

    O kefir, pra dizer a verdade, não sei se adianta no controle da cândida. Nenhum expert o menciona e eu não gosto do sabor, então fico quieta.

    Essiac é uma combinação de ervas empregadas pela enfermeira Rene Caisse para recuperar milhares de pacientes dos efeitos quase mortais dos tratamentos alopáticos pesados. Ela teve clínica durante 55 anos e muitos médicos lhe indicavam pacientes quando não sabiam mais o que fazer. Essiac é Caisse ao contrário. A fórmula contém raiz de bardana (Arctium lappa), azedinha (Rumex acetosella), entrecasca do olmo americano(Ulmus fulva )e ruibarbo(Rheum palmatum), não se sabe quanto de cada.

    Misso é bom, em tese. Tudo depende da qualidade do misso e de como é utilizado.

    A missoshiro tradicional dos japoneses junta os cinco sabores de forma muito harmoniosa. O misso é doce, ácido e salgado. Para se harmonizar precisa de picante, então pede sempre uma cebolinha verde, e de amargo, como uma rodela de conserva de nabo. Um caldo de misso à moda antiga é feito com peixinho seco e salgado, iriko, e algas marinhas. O misso funciona dentro desse contexto, sem carboidratos. Pode ter até um pedaço de tofu no meio, ou um cogumelo shiitake. Ou cabelinhos de nabo comprido e cenoura, refogadinhos em óleo de gergelim e colocados por cima na hora de servir.

    É o tipo da coisa que se pode tomar todos os dias antes de jantar, para grande alegria do estômago e dos intestinos, porque é rico em enzimas que vão digerindo tudo o que encontram. Não deve ser fervido. Não combina com cereais e carboidratos em geral, que fermentam muito.

    Desculpe, agarrei o gancho e fui embora... Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Vou perturbar só mais um pouquinho... Se eu tomar missô toda noite antes do jantar e um iogurte caseiro pela manhã (me dou bem com laticínios), tô liberada das cápsulas?

    bom carnaval :-)

    ResponderExcluir
  16. Depende do resultado que você quer, Carol. O papo por aqui costuma ser tratamento de candidíase. Se você não tem e só quer adubar a flora, acho que missô e um iogurte caseiro pela manhã são do bem. Beijo, skindô skindô!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sônia.

    Venho lendo seu blog e desde então começei a me identificar com o quadro de candidíase sistêmica. Na verdade, li como a candidíase traz a acne adulta e acabei me interessando em ler mais, pois já fui a nutricionistas, ginecologistas e endócrinos, além do dermatologista e nada dá jeito nas espinhas. Já passei dos 25...
    Além de ser uma pessoa irritadiça e nas últimas semanas estou com um quadro leve de candidíase vaginal.

    Estou tomando cápsulas de alho diarimente e tentando cortar açúcar.
    É um sofrimento pensar em uma dieta sem carboibratos, já que tenho uma dieta rica em carboidratos, ainda mais pra mim que perco peso facilmente.

    Gostaria de saber se os Lactobacilos acidófilos comprados em farmácia de manipulação também tão eficientes quanto os importados.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Ré, os lactobacilos de farmácias de manipulação podem ser muito eficientes - dependendo da quantidade dos organismos vivos dentro de cada cápsula, que se pode medir no momento de encapsular, e da cepa. As boas são: acidófilos, bulgaricus e bifidus. Recomenda-se que tenha a partir de 2 bilhões de lactobacilos vivos, e é isso que eu procuro comprar.
    Um abraço, coragem e boa sorte!

    ResponderExcluir
  19. Oi Sônia!
    Ainda no capítulo iogurtes, alguém falou que você acha melhor (dentre os industrializados sem açúcar/corantes/conservantes/etc) os do tipo do Activia, pela espécie de lactobacilo. É verdade?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Imagina, que horror, de jeito nenhum. Acho péssimo.

    ResponderExcluir
  21. Oi Sonia,
    desculpa se volto a perturbar, mas pq vc não gosta dos "activias" versão natural (sem sabores-corantes) - Além dos hormônios normais aos laticiníos, há alguma outra implicação?
    Yakult é muito doce, mas qual o problema dos "activias"?

    Mudando de assunto, vi esse post e lembrei de vc:
    http://ecoblogconsciencia.blogspot.com/2010/02/gatronomia-budista.html

    beijos, Carol

    ResponderExcluir
  22. Oi, Sonia,
    Comprei os lactobacilos da vitamin world em 22/01/10, mas não recebí até hoje. Você sabe se a gente tem que fazer alguma reclamação pelo e-mail, ou se tem que esperar mesmo até que me falem alguma coisa, pois já fiz o pagamento... (não entendo quase nada de inglês), desculpe-me!
    Obrigada pelo tanto que nos ajuda com suas ótimas informaçoes nos livros e no blog
    Maria

    ResponderExcluir
  23. Oi, Carol, além dos hormônios bem anormais dos laticínios, os produtos industrializados são feitos para aumentar a sua dependência deles, não para colonizar a sua flora intestinal. As bactérias utilizadas nesses iogurtes agem mais como laxantes que irritam o intestino. E o papo aqui é tratamento de candidíase com lactobacilos vivos que restauram o bioma intestinal. Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Maria, o endereço para pedir o extorno do valor pago - parece que não tem outro jeito - é CustomerService@vitaminworld.com . Se você quiser posso ajudar com o texto - encaminhe pro meu email (shirsch@terra.com.br) o email que eles mandaram confirmando o seu pedido para eu saber os detalhes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Parece que o codex alimentarius já está colocando suas manguinhas de fora por aqui.
    A tendencia é que todos os produtos naturais e que fazem bem a saúde principalmente de forma barata, tenham difícil ou caro acesso.

    E ainda dizem que é para o nosso bem...

    ResponderExcluir
  26. Como assim, Fabiana? Que manguinhas ele já colocou de fora?

    ResponderExcluir
  27. oi Sônia tudo bem? Olha tenho um problema sériode candida, praticamente todo o mês tenhotido antes do período menstrual, tem me dado um mal cheiro horrível seguido de coceira e corrimento disserão que pode ser uma gardinerela não sei. Já fiz exames de HIV e graças a Deus não tenho mas não sei o que acontece. è todo mês praticamente. O que devo fazzer?

    ResponderExcluir
  28. Você já leu o que está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm ? Tem muitas dicas lá, e também aqui no blog: dê uma busca com a palavra candidíase na caixinha do Google, no alto, à esquerda, e divirta-se!

    ResponderExcluir
  29. Codex Alimentarius - não sei como as coisas vão transcorrer por aqui, mas ele já está em vigor, e o Brasil é signatário.

    ResponderExcluir
  30. Olá Sonia, tudo bem?
    Sou sua fâ, tenho alguns livros seus, fiz o teste de candidíase e verifiquei estar comprometida com a mesma a muito tempo e concluo que a asma de meu filho de 5 anos se deva a esse fator, estou certa Sonia? Sua opínião é muito importante para mim pois tenho um respeito e carinho muito grande por vc. O que me diz do Yakult, este vendido nos supermercados? Eles contém mais de 2 bilhões de lactobacilos, podemos consumi-los diariamente eu e meu filho? Eles contém o pb-8 e poderão nos curar? Quanto tempo devo tomá-los?
    Desde já agradeço a paciência e compreensão.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  31. Oi Sonia, um dos problemas do codex que ja entrou em vigor globalmente através da OMC, é classificar vitaminas e nutrientes como sendo tóxicos, eles classificam inclusive as ervas.

    Tudo o que for natural e fizer bem a saúde e que encontramos livremente hoje já começa a ficar difícil ou bem mais caro para comprar e precisará de receituário medico pois são consideradas substancias perigosas a saúde humana.

    Basicamente a gente vai continuar comprando vitaminas só que elas nao farão mais o mesmo efeito por estarem em concentração baixíssima. Ou serão tão caras que muitas pessoas nao poderão mais compra-las e terão que recorrer aos produtos de mercado ou farmácia comum, que eu não confio nenhum pouco na eficácia.

    Na frança uma mulher foi presa por vender numa farmácia de manipulação capsulas de vitamina C com 500 mg , como se isso fosse matar alguém.

    Pra quem quiser entender mais sobre o assunto tem um video muito explicativo no youtube, colo o link abaixo.
    http://www.youtube.com/watch?v=lPEx7GtuxFU

    E precisamos ficar de olho aberto, uma organização de comercio nao pode ditar as normas alimentares dentro do nosso pais, estimulando os trangênicos, classificando as ervas e alimentos naturais que usamos como substancias toxicas que precisam de cuidado, acabando com a obrigatoriedade de informar no rotulagem se o produto é trangênico ou nao entre outras novidades que o codex impoe.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Anônima, o Yakult pode até fazer o intestino funcionar, mas não tem os lactobacilos acidófilos necessários ao controle dos fungos - e tem açúcar, que é contraindicado. Não conheço nenhum produto de supermercado que ajude na candidíase, a não ser os bons alimentos frescos e os produtos animais de boa procedência.

    Quanto à asma, seria bom pedir ao pediatra para receitar vermífugos. Veja mais em www.correcotia.com/vermes . Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Oi, Fabiana, o Brasil é signatário desses acordos, portanto não é uma interferência estrangeira em assuntos internos. Mas esse Codex não me impressiona, embora seja péssimo em muitos sentidos. É só mais uma burrice dentre muitas, inumeráveis burrices que assolam o planeta.

    Minha posição é trabalhar nos aspectos positivos da vida. Não vou gastar energia batendo de frente com o que me limita; procuro identificar as brechas e me conduzir através delas. Para que minha vida tenha sentido - e para não me deprimir diante de tantas trevas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Sonia, pode-se comprar seus livros direto da sua editora? Costumo comprar livros pelo Estante Virtual, mas você já me(nos) deu tanta dica boa que acho que é uma forma de apreciar e demonstrar consideração comprá-los de forma direta.

    ResponderExcluir
  35. Oi, Luciana, que simpático, muito obrigada! Sim, pra mim é ótimo quando vendo no site. Também é ótimo vender em livrarias, lojas de produtos naturais, farmácias, supermercados, na Estante Virtual...

    O que eu incentivo mais na venda direta é a compra em grupo, com descontos de 40% a partir de 10 exemplares do mesmo título, 20 títulos variados e coleção completa. O custo unitário fica bem razoável. De todo modo, mesmo quem compra somente 1 livro ganha desconto, porque o correio (e-sedex) é sempre grátis. www.correcotia.com/compras . Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Oi Sonia, tenho em casa um "começador" de iogurte da marca Yogufit que comprei na Casa Pedro. Está encostado na porta da geladeira há um tempão e não tem a data de validade. Será que ainda presta? Tem alguma forma de testar se os bichinhos tão vivos? Abração!

    ResponderExcluir
  37. Ô, Luciana, eu jogava fora e comprava outro... Mas que tipo de lactobacilos ele contém? Abração!

    ResponderExcluir
  38. Oi! São do tipo bulgaricus streptococus termophilus, de acordo com o rótulo. Levar o iogurte à sorveteira e fazer frogurt compromete a eficácia? Éque nesse calor fica tããão bom... e, a título de curiosidade, alguém na web espalhou que faz iogurte usando uma garrafa térmica, não é engraçado o método?

    ResponderExcluir
  39. Oi, Luciana, não sei se o congelamento do iogurte altera os lactobas. A garrafa térmica de fato deve ser prática. Será que permite fermentar 24 horas?

    ResponderExcluir
  40. Fermentar 24 horas? Nas receitas pela web afora o povo fala em garrafa térmica por 3 a 5 horas... Tem que ficar 24 horas fermentando? Não sei não, a garrafa segura o calor por bem menos tempo que isso. Nesse caso a garrafa já não é uma opção muito prática. Caramba, contigo descubro (entre outras mil coisas) que não sei nada sobre iogurte de verdade! Quer dizer, que tudo o que pensava que sabia é enganoso... É isso mesmo?, todo esse império construído em torno do "iogurte natural" é cascata?? Não é iogurte, não tem bactéria boa, não fermentou da maneira certa e por aí vai?1?

    ResponderExcluir
  41. Oi, Luciana, esse papo das 24 horas de fermentação do iogurte surgiu nos comentários da Angela nos posts sobre candidíase, parece que se tornam muito mais ativos. E o império do iogurte "natural" de supermercado é cascata. A indústria de laticínios, que usa leite geneticamente modificado há anos, não está nem um pouco preocupada com a sua saúde. Quer é vender cada vez mais. Por isso o natural e o tradicional se tornaram nichos para poucos, infelizmente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  42. Só para reforçar... quanto mais fermenta, menos lactose fica no iogurte. Parece que 24 horas bastam, não precisa mais que isso. Idem com o kefir, ou qualquer queijo. Receita da Elaine Gottschal. Beijos!

    ResponderExcluir
  43. Oi, Angela, bem-vinda! Você faz iogurte? Beijos

    ResponderExcluir
  44. No tenho feito, por acaso... mas, quando faço, uso o BioRich, que é o único que eu encontrei por aqui que contém os lactobacilus acidophilus e o bifidus, que são super importantes para a flora intestinal. E não uso iogurteira - deixo o iogurte fermentando dentro de uma geleira de isopor. O kefir, que não precisa calor, deixo dentro do armário da cozinha... Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Sônia, já fiz o meu iogurte 24 horas. Pensei que ia ficar azeeeeedo, mas não, é bem ok. Você já falou en passant aqui sobre leite geneticamente modificado e em como os produtos industrializados são feitos para aumentar a nossa dependência deles. Você fala mais sobre isso no blog ou em algum dos seus livros? Gostaria de aprofundar o assunto.

    ResponderExcluir
  46. E por último: se esse iogurte mascarado-falseta do Mercado não tem nada de bactéria benéfica, o que diabo eles põem?!?

    ResponderExcluir
  47. Oi, Luciana, já viu o post de hoje? Responde em parte à sua questão. A segunda parte vai aqui, em texto de Patricia Sant'Anna, terapeuta floral e radiestesista de SP, recebido através de José Carlos Rocha Viera Jr há algum tempo.

    "Afinal, o que é Activia? O que são os bacilos DanRegularis?

    De acordo com tradução da Wikipedia (): Bifidobacterium animalis é uma bactéria anaeróbica gram-positiva encontrada nos intestinos de animais de grande porte, inclusive humanos.

    Qual seria então a fonte para se obter o famoso DanRegularis? Não, você não está enganado. São as fezes humanas. Mas o absurdo não para aí...

    Muitas empresas têm tentado registrar subespécies específicas como uma técnica de marketing, renomeando estas subespécies com rótulos pseudo-científicos.

    A Danone (Dannon) protocolou como marca registrada a cepa DN 173.010, e comercializa o organismo nomeando-o de Bifidus Digestum (Reino Unido), Bifidus Regularis (EUA e México), Bifidubacterium Lactis ou B.L. Regularis (Canadá), DanRegularis (Brasil) e Bifidus Artiregularis (Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Alemanha, Itália, Irlanda, Romênia, Rússia e Espanha). Cientificamente, o nome correto desta cepa é Bifidobacterium animalis subsp. animalis, strain DN-173.010.

    O motivo pelo qual a bebida láctea Activia ajuda na digestão é o simples fato de que a bactéria adicionada pela Danone pertence a uma cepa mais irritante para a mucosa intestinal, que ao entrar em contato trata de expelir o mais rapidamente possível o material fecal.

    Sejamos honestos. É saudável, a longo prazo, acostumar o sistema digestivo (ou mais modernamente, sistema digestório) humano a somente funcionar pela introdução de um material irritante/estimulante? Isso não seria viciar o organismo? Não seria mais coerente consumir mais fibras e menos pão branco, o verdadeiro culpado pelos problemas intestinais?

    Alimento probiótico, eles dizem... Até quando vamos ser ingênuos (ou seria mais correto otários) de acreditar cegamente em propagandas e em campanhas de marketing??

    A bebida láctea contendo Bifidobacterium animalis sp vem sendo comercializada pela Danone pelo mundo afora desde 1990, mas somente no Brasil tiveram a cara-de-pau de colocar o nome da marca Danone (DanRegularis) no nome científico registrado.

    Mas, sinceramente, prefira as verduras ao leite de cocô doce. Vc pretende continuar a comê-lo.....? Arrrrrrggggggggggg "

    ResponderExcluir
  48. O link para o texto original citado pela Patrícia (obrigada, Patrícia!) é http://en.wikipedia.org/wiki/Bifidus_digestivum .

    Já a versão na Wiki brasileira é o maior marketing.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Boa Tarde Sonia, sofro de candidiase eterna... rs ja tomei n antifungicos, x tratamentos tópicos, gostaria de saber sobre a sua experiencia com o lactobacilos acidófilos, qual a maneira correta de tomá -los.. são as mesmas capsulas pra por o conteudo intravaginal? devo tratar sintomas? desculpe.. mais ja estou desesperadas, não aguento mais pagar consultas e nada resolver, talvez alguem q ja passou por isso possa me ajudar!
    bjs

    ResponderExcluir
  51. nesse site vitamin world posso pedir confiávelmente?

    ResponderExcluir
  52. Oi Sonia e pessoal do blog...escrevo para falar que sofri com a candida por 3 anos descobri que a causa era uma ferida no utero, cicatrizei e nunca mais tive a coceira....podem ter certeza que an maioria das pessoas que tem esta coceira insuportavel e irritação na vagina pode ser consequência da ferida uterina!
    Bjs

    ResponderExcluir
  53. Ola Sonia,
    quero te dizer que admiro seu trabalho e amo seu blog.
    Me chamo Regiane tenho 29 anos e tive candidiase por quase 2 anos,me tratei por todo esse tempo com antibioticos receitados por ginecologistas e nao obtive nenhum resultado.Foi atraves do seu blog que descobri varias coisas sobre esse mal e inclusive que minha imunidade estava baixissima,aprendi a me cuidar.Depois de tanto antibiotico, me desintoxiquei com gel de aloe vera e tomo as capsulas importadas de lactobacilos,tambem uso o oleo de coco e outras vitaminas.Sou muito grata a voce, que DEUS te abencoe sempre.
    E para as pessoas que querem dessas vitaminas tem tambem no site www.aplacom.com.br
    um grande bjuu

    ResponderExcluir
  54. A compra pelo site vitamin world pode ser feita com segurança e a entrega é via correios para o Brasil

    ResponderExcluir
  55. Ah, é? Você comprou recentemente? Chegaram? Que a compra é segura não há dúvida, mas quanto a entregarem via correios, os últimos que comprei dançaram e a VW me ressarciu.

    ResponderExcluir
  56. ola sonia vc cai do ceu estou muito preocupada preciso saber como comprar essas capsulas pois tenho candidiase beijos

    ResponderExcluir
  57. Oi, Anônima, você as encontra, mais caras, em www.aplacom.com.br .

    ResponderExcluir
  58. Oi Sônia, tenho candidíase a alguns anos, li sobre os lactobacilos acidófilos, fui até uma farmácia de manipulaçao, conversei com a farmacêutica e ela manipulou 250 mg por cápsula, é isso mesmo? As vezes tenho dúvidas sobre a candidíase, pois não tenho coceira, mas muita ardencia e um pouco de corrimento branco. socorro, não aguento mais, cansei de médicos que não resolvem

    ResponderExcluir
  59. Oi, Lurdes, tudo depende da quantidade e da qualidade dos lactobacilos. Se não sentir melhora (com eles e com a dieta), talvez valha apena pagar mais e comprar, por ex, de www.aplacom.com.br .

    ResponderExcluir
  60. Oi Sonia,
    veja o novo iogurte desenvolvido pela USP:
    http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=iogurte-previne-cancer-doencas-coracao&id=5178&nl=sit

    abs,
    Carol

    ResponderExcluir
  61. Oi, Carol, eu estava achando ótimo até chegar no pedaço em que começa a trama macabra para aumentar o tempo de prateleira do produto. A primeira solução é colocar um açúcar chamado inulina para certas bactérias não morrerem de fome. Já não gostei. Parágrafo seguinte: "Outras soluções foram colocar na bebida quantidades maiores dos microrganismos mais frágeis e envolvê-los com uma goma que os impedia de serem danificadas pelo metabolismo dos outros." Aí foi demais para o meu coração - imaginar todos aqueles bichinhos frágeis envolvidos numa goma dentro do iogurte que eu ia tomar... Beijos! :-)

    ResponderExcluir
  62. Sonia estive na minha farmácia de manipulação de confiança aqui no Recife e ao perguntar sobre as cápsulas de lactobacilos acidóficlos ela me perguntou a dosagem, disse que havia várias dosagens diferentes, e eu fiquei sem saber o que dizer...Não pude encomendar...
    você pode me ajudar? o que devo dizer?

    ResponderExcluir
  63. Oi, Angel, veja a resposta dia 16/02, acima.

    ResponderExcluir
  64. Não tem jeito, né, comida boa, é comida fresca.
    Como se fazia na roça, na aldeia, etc...

    ResponderExcluir
  65. Pois é, Carol. E os nossos pesquisadores, nossos cientistas, trabalham voltados para grande escala. Entendo que não têm como fazer diferente - e entendo que fazem o melhor possível dentro dessas limitações. Mas se a gente não ficar presa a uma visão de supermercado e tiver um tempo para investir no artesanal, vai comer muito melhor. Sem dúvida!

    ResponderExcluir
  66. Olá a todas!
    Gostaria de partilhar que hoje foi a primeira vez na vida que eu li uma página de blog do começo ao fim!
    Fantástico!
    Somente informação útil e com seriedade!
    Obrigada Sonia!
    Ganhaste mais uma fã!
    Sou Ana Carolina Martins, brasiliense, farei 31 anos em poucos dias, fui diagnosticada com SII (síndrome do intestino irritável) mas estou chegando a conclusão de que pode ter sido um equívoco. Sempre tive mesmo foi intolerância à lactose. Fiz o teste há uns 5 anos mas, por ser um tanto teimosa, não reeduquei minha alimentação. Agora estou com o intestino desregulado.
    Vejo que seu foco é em candidíase vaginal. Mas o livro que estou lendo (O Cérebro Desconhecido) me fez vir pesquisar sobre lactobacilos, daí caí neste blog surreal.
    Acredito que seja apenas o começo da minha cura e melhoria de vida!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  67. Oi, Ana Carolina, obrigada por seu entusiasmo!

    E não se esqueça de dar uma olhadinha em www.correcotia.com/vermes , porque são eles que causam aqueles velhos sintomas intestinais que hoje têm nomes novos, especialmente siglas, tudo cada vez mais misterioso, enquanto na verdade não há nada de novo sob o sol... Um abração em você e outro em Brasília!

    ResponderExcluir
  68. É isso aí.
    Já fiz exames, que nada detectaram, e tratamento para giárdia.
    Vou devorar esse almanaque, pode deixar.
    Valeu pelo abraço a minha cidade, ela está precisando! É uma cinquentona em crise. Mas sairá dessa.
    Até mais!

    ResponderExcluir
  69. ok Sonia, copiei as informações lá em cima (16/02) e agora vou encomendar minhas cápsulas. Obrigada! Ah! e obrigada também lá do post do óleo de coco. Estou me dando super bem.
    Um abraço grande e apertado em você.

    ResponderExcluir
  70. Oi sonia tudo bem, entao queria aproveitar este espaço aberto para voce me esclarecer uma duvida cruel rs, desculpa fugir do tema !
    se voce prefirir nao responder eu entendo.
    entao, o polen de abelha nao contem muito açucar ? ja que a dieta é estrita contra o açucar, eu acho bastante doce, e tenho medo de prejudicar a dieta por isso...
    a segunda duvida é sobre o kombucha. Voce conhece?
    Se sim, entao eu tenho ele e tem sites americanos que dizem que ele é muito bom contra a candidiase mais este cogumelo se alimenta de açucar tambem, entao fico com o pe atras...
    se voce souber de algo sobre isso...
    Estou seguindo perfeitamente a sua dieta :)
    para matar a candidiase nao teria que realmente corta todo tipo de açucar por pelo menos uns 2 meses ?
    falando disso começo a ler seu livro
    sem açucar com afeto hoje !
    e ameiii seu livro dos gatos
    minha mae tem 10 na casa dela, eu os amo tambem !!!!

    grande abraço

    ResponderExcluir
  71. Ei Sônia, tenho 22 anos e estou passando por stress, sindrome do pânico, ansiedade por causa do meu emprego.
    E junto com tudo isto foi-se minha imunidade, e lá se vou eu cheia dos problemas e um deles foi a existência de cândida sp no resultado do exame preventivo mais uma vez.
    Estou procurando seguir a dieta, fica mais difícil por eu ainda estar tomando medicamentos (miosan, li na bula que ele é contra indicado para quem tem candidíase, mas sem ele eu não consigo dormir bem e nem trabalhar) e estar trabalhando e só almoçar marmitex. Tá muito difícil tudo o que está acontecendo comigo, só tenho 22 anos, mas voltando ao assunto...
    Estou tomando linhaça moída com iogurte natural (industrializado mesmo, não tenho tido tempo nem condições mentais para correr atras fazer em casa infelizmente).
    Vou começar a tomar capsulas de óleo de alho e vou tentar encontrar o óleo extra virgem de côco.
    A linhaça ajuda em algo no tratamento da candidíase? Vai adiantar eu seguir as recomendações estando nessa fase que está me deixando acabada?
    bjoss

    ResponderExcluir
  72. Oi, Kelly, você pode experimentar a água-benta de feijão-fradinho, que está em http://www.soniahirsch.com/2010/04/candidiase-agua-benta-de-feijao.html , para ver se tem alívio dos sintomas da candidíase. A linhaça ajuda mas não resolve. O iogurte comercial só atrapalha. O óleo virgem de coco e as cápsulas de alho podem ajudar.

    Fiquei pensando com meus botões se você não estará com vermes, já que tem dificuldade para dormir a ponto de tomar medicamentos (se bem que o Miosan é só um relaxante muscular - não achei a contraindicação para candidíase na bula). Todo mundo é afetado por vermes e protozoários. Esta é a época boa para tratar, segundo a tradição, porque começaram os meses sem R. Eles sim provocam muita ansiedade, da qual vem o pânico. Um abraço, boa sorte!

    ResponderExcluir
  73. Sônia, devido a impossibilidade de se importar os lactobacilos de fora, como é que vc está fazendo agora? Farmácias de manipulação?

    OBS.: quando as pessoas agradecem sua atenção e carinho sei direitinho que é sincero mesmo! Isso porque sei exatamente o que é ter candidíase e me sentir perdida diante da falta de informação dos médicos! E quando alguém se dispõe a nos ajudar nos sentimos menos perdidas, menos solitárias diante desse batalhão de sandices de que "candidíase não tem cura, que não há nada mais a ser feito", enfim, essas e outras...

    Beijos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  74. Oi, A., eu tenho família lá nos EU e consegui recentemente uns frascos, mas nem estou usando. Resolvi experimentar as receitas que rolam aqui no blog - água de feijão-fradinho, kvass de beterraba, bom iogurte, boa coalhada. Na época em que me tratei de candidíase, há uns 15 anos, existia um iogurte com lactobacilos vivos para comprar. Hoje não se encontra. Mas moro na roça, consegui leite cru, faço iogurte na iogurteira e coalhada na tijela de louça, como minha bisavó.

    O kvass de beterraba é uma delícia. Muito refrescante, dá imediatamente uma sensação de bem-estar. Abração!

    ResponderExcluir
  75. Oi, Sonia
    Tudo bem?
    Quero informar a todos que tenho conseguído receber os lactobacilos e outros da Vitamin Word. Acredito que aquele problema já passou. Tem demorado de 25 a 33 dias pra chegar aqui na região de Campinas.
    OK?

    ResponderExcluir
  76. Mas que sortuda!!! Eu paguei uma fortuna para importar cápsulas de moringa pela BoxBrazil. Funciona, mas haja $$$.

    ResponderExcluir
  77. Olá Sônia, tudo bem?
    Entrei em contato com o seu blog pela primeira vez e estou achando o máximo, pois também tenho uma candidíase incurável... Queria saber a sua receita do kvass de beterraba (ou o link onde ela está) e como faço o iogurte natural, uso o que para fermenta-lo?
    Abração!

    ResponderExcluir
  78. Oi, A., o kvass está em http://www.soniahirsch.com/2010/03/cozinha-medicinal-kvass-de-beterraba.html e para o iogurte o único fermento que conheço no Brasil é o BioRich.

    Se você pesquisar um pouco no arquivo do blog vai encontrar muita coisa que pode lhe interessar, inlcusive sobre candidíase. Um abraço!

    ResponderExcluir
  79. Socorrooooooooooo
    Ola Sonia por favor me tire uma duvida yakut que contem lactobacilos probioticos e bom contra a candidiase sofro da mesma 9 10 anos e nao consigo me livrar dela .Resolvi fazer uma dieta somente com torrada,cha verde com pessego,alface ,cebola,tomate,alho,somente peixe .
    Mas tenhoduvida sobre esse yakut por favor me responda

    Adoro seu blog bjssssssss

    ResponderExcluir
  80. Oi, A., Yakult tem açúcar, não ajuda contra a candidíase. Talvez ajude a aumentar. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  81. Olá Sônia td bem? Conheci seu blog há pouco tempo e achei execelente as suas dicas. Tenho problema com candidíase há 5 anos já ou mais e sempre vai e volta.... quero muito essas cápsulas de lactobacilos, fui numa farmácia e ela pediu receita médica. Minha médica não me receitou, disse q nunca receitou isso e nem sabe a dosagem e me passou mais uma pomada e banho de assento com bircabonato de potássio... estou cansada disso, não faço mais esse tipo de tratamento... como e onde consigo essas cápsulas? Por favor me ajude! Fico no aguardo! Obrigada! Ass: Rosângela

    ResponderExcluir
  82. Sônia, pesquisando achei esse site: http://www.aplacom.com.br/ vende probiótico pronto já! Vc conhece? Ass: Rosângela

    ResponderExcluir
  83. Oi, Rosângela, já sabemos. Mas são tãããão caros... :-(

    ResponderExcluir
  84. Sim Sônia, muito caro! Eu liguei lá hj e perguntei o preço! 30 cápsulas por R$ 105,00...
    Mas meu post anterior.... vc num respondeu... snif...Estou aguardando ok? Preciso saber onde consigo essas cápsulas mais baratas... vc compra as suas onde? Por favor leia meu post anterior (14/06/10 23:00). Obrigada!

    ResponderExcluir
  85. Oi, Rosângela, falamos muito sobre esse problema das cápsulas de lactobacilos em http://www.soniahirsch.com/2009/12/acidofilos-promocao-na-vitamin-world.html e depois neste aqui. Como você pode ver pelos comentários, eu não tenho nenhuma dica especial a esse respeito. Aliás, tentando suprir de algum modo essa lacuna tenho publicado receitas de fermentados probióticos que se pode fazer em casa, como o Kvass de beterraba, que é ótimo. SE você estiver fazendo dieta, claro.

    ResponderExcluir
  86. Eliana Maria20/07/2010, 15:59

    Oi Sônia, tenho 25 anos, Estou com candidiase há quase um ano e de dois em dois meses estou indo a minha ginecologista e nada. Na minha última consulta perguntei a ela sobre dieta de carboidratos e açúcar(pois já tinha lido sua matéria sobre Cândida no blog) e ela falou q eu não precisava fazer dieta q a alimentação não interfere muito nisso. O que é que eu faço agora? Ela passou 1 fluconazol por semana durante 6 semanas, me recomendou um alergologista(ela falou q pode ser um tipo de alrgia), e passou reforgan para tomar durante 3 meses para aumentar a imunidade. Você acha q isso resolve? por favor me responda e me dê uma luz pra eu poder me curar disso... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  87. Sonia, mais um capítulo da saga contra a candidiase. Aqui em Recife estou comprando os lacobacillus acidophilus na farmacia de manipulação (vêm da Embrafarma) É caro, da seguinte forma: com 2 bilhões sai a R$ 245,00 reais( !!) 120 cápsulas (e R$ 127,80 60 cáps) Com 1 bilhão o preço cai a R$ 130,00 para 120 cáps e R$ 70,90 para 60 cáps. Tive que optar por este último...Pergunto: Devo ingerir quantas cápsulas por dia e qual o melhor horário?? (além daquelas que vou abrir e colocar o pó com aguinha direto na vagina).
    Em tempo: a farmácia só manipula óvulos vaginas com receita médica o que nao faz sentido.

    ResponderExcluir
  88. Oi eu de novo. Entrei no site da Aplacon, muito interessante, e pedi mais informações sobre o Vital Plex, para ver a relação preço e quantidade de cápsulas.

    ResponderExcluir
  89. Oi, Angel, o óleo virgem de coco funciona muito bem na vulva e na vagina, passe também no períneo e no ânus; é fungicida melhor do que qualquer outro. Depois de uns dias, aí sim pode suavizar com aplicação dos lactobacilos, mas se estiver ingerindo nem será necessário. O óleo de coco é antimicrobiano, na verdade, portanto não use com os lactobas porque seriam mortos.

    As conservas caseiras, como chucrute, e bebidas lactofermentadas, como kvass de beterraba, ajudam muito a repor lactobacilos - e enzimas, sem as quais a vida é nada. Um abraço!

    ResponderExcluir
  90. Um pitaco sobre a Aplacom - que comercializa uma das marcas mais confiáveis, que eu saiba, o Laboratório Klaire, americano. Sai caro porque é importado, mas as cepas deles são excelentes, e o que é divulgado é que o sistema de composição garante a integridade dos probióticos até que cheguem ao trato intestinal.

    Ora... hoje eles estão restritos a dois tipo de probióticos, e, como eu sempre utilizei o Vital 10 e/ou o TherBiotic (esse último uma espécie assim de "Ferrari" dos probióticos), que eu não estava mais encontrando, liguei pra eles.

    Não sei se já contei isso aqui, mas fui informada que a ANVISA bloqueou a importação desses últimos, porque não reconhece a bicharada que eles contém!!!!!!!

    A gente faz o que com um país que nos limita o acesso àquilo que não tem aqui? Fiz uma encomenda experimental de alguns suplementos QUE NÃO SE ENCONTRAM POR AQUI na VitaCost, americana, e, passado 1 mês, tudo o que eu sei é que saiu dos Estados Unidos, mas não chegou na minha casa!

    Como eles parecem ser gente finíssima, já nos disseram que, já que o prazo de entrega estourou em muito, a hora que quisermos nos devolvem o dinheiro, exceto, claro, o valor do frete, que na verdade foi bem pouco - pois mandei vir pouca coisa, só para testar.

    Eu costumo dizer que não me importo de pagar qualquer imposto sobre a importação, mas POR FAVOR, não considero democrático me negarem o acesso aos recursos! E tem mais: tenho receita médica para todos os ítens solicitados - que na verdade foram para o meu marido.

    ResponderExcluir
  91. Um adendo... se fizerem uma busca comparativa de preços de produtos importados, vão se deparar com o enorme disparate dos preços!

    Exemplo: Omega3 1000mg, marca Country Life, vidro com 200 cápsulas:
    * nas farmácias especializadas do Rio: R$ 82,00;
    * na VitaCost: US$ 7,79 - ou seja menos de R$ 14,00 ao câmbio de hoje...
    * mandando manipular, no orçamento mais barato, um omega3 sem marca, sem a presença de vitaminas C e E, para que não oxide e não deixe um gosto de peixe na boca... R$ 68,00

    Vou embora pra Passárgada!

    ResponderExcluir
  92. Oi, Angela, isso é mesmo um escândalo. Tentei várias vezes encontrar essa regulamentação mas não há nada na internet. Um dos sites chega ao absurdo de colocar um link para as "atualizações da norma" e ele não funciona.

    Amiga, vamos todos embora pra Pasárgada com você!

    ResponderExcluir
  93. Ok! maravilhoso, já estou passando óleo de coco em todas as partes mimosas até lá dentro.
    Mas como eu dizia acima, por motivos financeiros por enquanto comprei 60 cápsulas de 1 bilhão. Devo ingerir quantas cápsulas por dia? uma tá bom? e qual o melhor horário?
    Beijos

    ResponderExcluir
  94. Oi, Angel, recomenda-se tomar os lactobacilos de estômago vazio para eles chegarem mais rápido aos inttestinos. Não pode ser perto do horário do óleo de coco, que é microbicida, geralmente tomando ao levantar e ao deitar; então os lactobas seriam antes do almoço.

    ResponderExcluir
  95. Eliana Maria22/07/2010, 15:47

    Oi Sônia, gostaria que vc falasse algo a respeito do meu primeiro comentário qualquer coisa, sua opinião bem pessoal mesmo por favor.... E esses latobacilos em cápsulas podem ser comprados em qualquer farmácia de manipulação? Precisa de receita médica? Me responda algo por que desde q descobri o seu blog q estou nele quase q 24hs buscando informações... Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  96. Oi, Eliana, minha opinião bem pessoal sobre matar fungos? Muita coisa mata fungos. Recuperar a saúde e a imunidade é que são elas. Se você fizer o tratamento da médica e não cuidar da dieta, não tem recuperação. O que protege as mucosas é a recuperação da flora bacteriana. Isso se consegue com boa alimentação e lactobacilos. Tem que ser feito de forma integrada.

    Sobre lactobacilos, veja o que rola em http://www.soniahirsch.com/2009/12/acidofilos-promocao-na-vitamin-world.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  97. Sonia, obrigada!
    E obrigada também pelo alívio imediato e conforto que sinto logo após passar o óleo de coco nas partes mimosas. Esse alívio e conforto eu devo à você. Nenhum ginecologista me diria isso. Na verdade acho que eles nem sabem disso, muito assediados que são pela indústria farmacêutica. Beijos

    ResponderExcluir
  98. Sonia, ainda sobre produtos importados... não sei se você está a par disso, nem o alcance da informação, mas isso me foi passado pela farmácia onde costumo comprar suplementos: produtos importados daqui pra frente, só poderão ser comprados aqui no Brasil mediante receita médica. E a farmácia onde se fizer o pedido, não vai mais poder ter estoque de nada - vai servir apenas de intermediária: a entrega será feita do país de origem diretamente ao consumidor, tendo antes passado pela ANVISA que vai ABRIR o seu pedido e checar com a receita médica antes de entregar em sua casa!

    Quer dizer... além do controle - que eu considero invasivo - um pedido que a farmácia me entregava no dia seguinte, agora vai levar no mínimo uns 15 dias - isso se o carinha da ANVISA não resolver censurar e discordar da prescrição - como no caso dos lactobacilos que relatei acima!

    Ou seja, ao que parece, em breve não veremos um só produto importado nas prateleiras. Suplemento importado, mesmo a mais banal vitamina C (que aqui se compra em sua pior formulação feito bala em qualquer drogaria) vai ficar mais difícil de comprar que remédio - já que remédios nem têm imposto em caso de importação de produtos sem similares.

    Por outro lado, continuamos a poder comprar por aqui antibióticos, anti-inflamatórios, corticosteróides e outros bichos sem receita alguma, livremente...

    ResponderExcluir
  99. ...podemos continuar usando agrotóxicos ilegais, continuar desmatando, continuar pagando caro por seguros de "saúde" que não funcionam...

    É isso aí, querida Angela. Lamentável. Dá vontade de buscar um amparo legal para defender nossos direitos, não dá? Abração!

    ResponderExcluir
  100. Buscar, ONDE?! Como diz aquela "música" horrível: tá tudo dominado! Talvez em Passárgada...

    ResponderExcluir
  101. Falta um ramo no Direito, que proteja e defenda a saúde. Isso existia, até na antiga Constituição, e foi sendo banido pelos interesses mesquinhos.

    ResponderExcluir
  102. Oi gostaria de saber a respeito do tea tree se é bom ou ruim para candida quero muito saber sua opinião agradeço .beijos

    ResponderExcluir
  103. Oi, A., o tea tree, ou melaleuca, tem efeito fungicida - como alho, cravo, óleo de coco, canela e muitos, muitos outros elementos da natureza. O problema não se restringe a matar os fungos; é preciso repor a flora bacteriana e recuperar a imunidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  104. oi qerida , estou seguindo seu blog
    ashei interessante
    eu tenho candidiase e encomendei um probiotico em uma farmacia de manipulaçao , começei a tomar segunda , 1 capsula por dia , mas sinto qe estou piorando . começei a tomar iogurte natural tbm ( o da nestle ) sera que é o probiotico qe não esta servindo ? sinto pioras .
    me de sua opnião por favooooooor . estou desesperada

    ResponderExcluir
  105. Mas iogurte industrializado, amiga? ai ai ai... E a sua desconfiança recai sobre o probiótico? ai ai ai...

    ResponderExcluir
  106. Durante uma viagem à Costa do Marfim tive uma diarreia fortissima e tive que tomar antibiotico muito forte. Mesmo tempos depois de ter curado o meu intestino nao voltava ao normal e resolvi tomar probioticos (lactobacilus). Tomei lactofos e lactopro. Voltou ao normal. O que voce acha desses? Sao nacionais.

    ResponderExcluir
  107. Olá Sonia e a todos !! Não consegui comprar probióticos na vitacost, não entra os pagamentos nem no paypal e nem pelo cartão. Vocês tem outra dica de onde comprar um bom probiótico??E com bom preço pra eu tratar a mal falada cândida.
    Grata,

    ResponderExcluir
  108. Também não consegui comprar pela vitacost, por favor vocês tem outra boa sugestão?

    ResponderExcluir
  109. Olá, Sônia!
    Será que vc poderia explicar melhor sobre a água de feijão fradinho?
    Afinal o que ela é? Um probiótico ou um antifúngico? Qual o tempo que devo esperar entre beber a água, tomar o óleo de côco e tomar iogurtes ou lactobacilos?

    Sobre o iogurte, vc diz no livro que posso temperá-lo com alho, isso não mataria os lactobacilos?
    Posso colocar azeite e sal? O soro que sai, posso guardar na geladeira por qto tempo sem que estrague? E as "mudinhas" de iogurte Rich, posso usar qtas vezes quiser ou tenho que usar sempre um novo pacotinho (tão caro rsrsrs)?

    No pacotinho diz que devo deixar 6 horas, mas deixei as 24 que vc sugere no livro. Coloquei em uma caixa térmica (dessas termolar)com vidros de água quente e ia trocando a água para manter a temperatura. Ficou bom e deu um monte de soro, mas não tirei não, pois ainda não sei como usar e conservar o soro. Estou tomando junto com o iogurte. deve ser ótimo depois da malhação, né? Para ajudar a formar os músculos.

    E qto tempo esse iogurte dura na geladeira?
    Qto devo tomar para ter bons resultados? Meio litro por dia, 250 ml, menos...?
    Posso colocá-lo em recipientes plásticos e de ágata ou só de louça? De teflon (sem esquentar! rsrsrs), de alumínio, de inóx, o que exatamente poderia interferir na estrutura do produto?

    Quantas dúvidas, hein?

    Muito aobrigada por tudo, de coração.
    Que Deus te retribua!
    Beijão

    ResponderExcluir
  110. Comprar lactobacilos bons no Brasil: www.aplacom.com.br . Não são baratos. É o preço de estarmos no Brasil e não nos Estados Unidos.

    Alternativas: importar pela www.boxbrazil.com ou pedir para alguém mandar de lá.

    Consolo: na Europa também não tem.

    ResponderExcluir
  111. Oi, Erika,

    eu não sei bem quais são as propriedades do freijão-fradinho, podem ser antifúngicas. Botei no capítulo de probióticos só porque ele obviamente fermenta um pouco, mas não posso afirmar que seja: foi apenas o lugar que me pareceu mais adequado. E peço desculpas se isso confundiu você. Acho que não tem problema tomar com o óleo de coco. Mas tendo o óleo de coco, não vejo por que tomar a água do fradinho.

    Se o alho mata os lactobacilos vivos do iogurte? Com certeza, se ficar marinando lá deve matar. Melhor, então, não usar alho todas as vezes e só misturar na hora. Mas o iogurte nessa dieta se toma puro. Sem sal nem azeite. A gente acostuma com o sabor em 3 dias. É daquelas coisas que não tem que gostar, tem que tomar ;-) Acrescentei os temperos picantes porque, mesmo tendo culturas vivas, a digestão pode ser meio difícil e gerar muco.

    O soro é pra ir tomando, junto ou separado. Bom pra temperar salada e ajudar em feitura de conservas.

    Um bom iogurte, em pote de vidro esterilizado (vidro ou louça são os materiais adequados), já durou meses na minha geladeira sem perder as qualidades. O soro, idem.

    Pode tomar de meio a um litro por dia, a depender da fome. Olho vivo: menos vermes, menos ânsias...

    O Rich é caro, sim, e só dá para a quantidade escrita no pacotinho. Um pote de yogurt starters da melhor marca, nos EU, que dá para 50 litros ou mais, custa em torno de 20 dólares. Sofre, Brasil.

    Abração! (Copio esta resposta nos outros posts em que você comentou.)

    ResponderExcluir
  112. Olá, Sonia. Tenho 28 anos e estou com candidiase há uns seis meses. O meu quadro atual é o seguinte: ardência durante e depois das relações sexuais (sinto como cortes feitos por gilete na região entre a vagina e o ânus) e um muco parecendo "papel higiênco molhado".

    Nunca sofri com corrimento e, as coceiras, que eram bastante intensas, já passaram, o que me fez pensar que os inúmeros medicamentos que os médicos passaram estavam fazendo efeito (Fluconazol, NovaCort, Candicort).

    Liguei para uma farmácia de homeopatia para encomendar o medicamento Candida Albicans C30 em glóbulos(que vi na internet ser muito bom para curar a doença) e o farmacêutico me esclareceu que a falta de coceiras significa que já estou numa situação CRONICA. E eu que pensava estar melhorando... sei lá...

    Ele me recomendou também uns óvulos com lactobacilos acidófilos/ 250gs por óvulo, e cápsulas com os mesmos lactodacilos. Bom vamos ver o que dá, né? O que vc acha deste tratamento? Sua opinião é muito
    importante para mim, Sonia!

    Ouvi falar que o Oleo de Alho e a Prata Coloidal são muito bons para candida. É verdade?

    Um grande abraço e muito sucesso para vc!

    Flávia Batista
    Fortaleza/ CE

    ResponderExcluir
  113. Oi, Flávia, acho bacana a sugestão dele mas você deve abrir os olhos para sua alimentação, ou será dinheiro jogado fora. Já viu o que está em www.candidiaseapraga.com.br? Um abraço - e força nas tranças!

    ResponderExcluir
  114. A sim.... vou começar a olhar pra esse lado msm. E eu que amoooo de paixão doces! rsrsrs. E quando ao alho e prata coloidal, vc sabe dizer se funcionam, Sonia? Abraços!

    ResponderExcluir
  115. Oi, Flávia, o alho funciona até certo ponto, como todo fungicida, dependendo de como for usado. Sobre a prata coloidal, leio coisas mas não tenho experiência nem informações suficientes para emitir opinião. O que sei é que não adianta só matar os fungos - e escrevi um livro inteiro para explicar isso, de modo que sugiro você ler.

    ResponderExcluir
  116. Olá, Sonia

    Aqui estou eu de novo pra dizer que vou ter que me render a dieta de alcalinização do corpo pq só os medicamentos natuaris que estou ingerindo (globulos de candida albicans) e aplicando na vagina (ovulos de lactobacilos acidofilos) não estão resolvendo. Continuo com um intenso prurido e inchaço devido a este. Ainda vou comprar os lactobacilos em capsulas. Hoje comprei o oleo de alho e o oleo de coco e tenho uma pergunta: tem algum problema ingerir tudo isso junto? Digo, um talvez não anularia o outro? Sobre a água do feijão, é prudente lavá-lo antes de deixá-lo de molho para que saia as impurezas mais grosseiras, sim? Vou tentar esta água abençoada!
    Estou desesperada, Sonia. Tenho menos de 3 anos de casada e este fungo está acabando com minha vida intima. Fazia sexo 4 vezes por semana mas, desde que descobri a doença há seis meses, diminui muito a frequencia e aqualidade. Tenho evitado o sexo devido à dor e ardencia provocada pelo ato. Como pode um ser tão pequeno acabar com nossa vida assim? Abraços.

    ResponderExcluir
  117. Flávia, acho que você pode ler (de baixo pra cima) os capítulos do livro sobre candidíase que já publiquei no blog http://candidiaseapraga.blogspot.com. E não tome antifúngicos/microbicidas, como o óleo de coco e os chás, junto com os lactobacilos, que são criaturinhas vivas que podem ser afetadas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  118. oi Sonia
    Achei seu blog pesquisando sobre probióticos e candidíase. Estou sofrendo agora pois tomei 7 dias de antibiótico... Haja paciência..
    Vi q vc disse q podemos introduzir o pó da cápsula molhado em água filtrada (pode ser mineral ou fervida??) direto na vagina. Eu gostaria de saber tb se a cápsula pode conter probióticos diferentes dos lactobacilos acidofilos.
    Agradeço imensamente!
    Waleska

    ResponderExcluir
  119. Oi, Waleska, não existem dados precisos sobre a ação dos lactobacilos na mucosa vaginal, só dentro do intestino, por isso alguns acham que não funciona contra candidíase vaginal. De todo modo sabemos que tudo vem do intestino, portanto ao repor a flora intestinal a mucosa vaginal se beneficiará imediatamente. Quanto à aplicação local, experimente para ver. Pouca água, só pra fazer uma papinha e facilitar a colocação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  120. Obrigada, Sonia
    Ainda não coloquei direto na vagina, mas depois da primeira capsula de Saccharomyces boulardii já senti melhora. Não usei os Lactobacillos pois pedi na farmácia um probiótico e ela me deu esse... Mesmo assim está ajudando!
    Obrigada

    ResponderExcluir
  121. Fernanda Fernandes05/06/2011, 21:06

    Olá Sônia!
    Sou sua grande admiradora pois adorei o livro dos "bichos que dão em gente" já que me interesso muito por parasitas desde criança, hoje sou bióloga.
    Escrevo para te pedir uma luz. Me desculpe, sei que o tema aqui é candidíase... Há 5 anos sofro com os mesmos sintomas. Já passei por todos os médicos (c.geral, gastro, alergo, procto, homeopata, psiquiatra, etc....). Meus exames não acusam praticamente NADA!!! Endoscopia, colonoscopia, ultrasom abdominal total e pélvico, sangue nas fezes, parasitológico, alergenos todos exames limpos, sem alteração nenhuma. A única alteração: leucócitos nas fezes (positivo), leveduras presentes, basófilos no hemograma acima do normal. Meus sintomas: Dores abdominais lancinantes repentinas com diarréia com 2 ou três idas ao banheiro só. Após isso a dor some. Gases. Enjôo constante, com piora insuportavel ao sentir cheiros fortes. Sensação de fome que não passa (mesmo com enjôo!!!). Corrimento constante (exame não dá nada). Não tenho mais médicos para ir. Sou um enigma para eles que dizem ser só stress... Por favor, Sônia, me dê uma luz!!! Afinal, tomar albendazol (dose única)um dia só resolve ou não? Ah! Amo animais e tenho muitos gatos e cães em minha casa. Sem mais, obrigada!

    ResponderExcluir
  122. Ola Sonia,

    Gostaria de agradecer por sua iniciativa.

    Estou acompanhando suas indicações e esta resolvendo.

    Comprei os lactobacillus pela APLACOM.

    Gostaria de saber qual o tempo de tratamento para realmente ter resultado efetivo.


    Abraços

    Fabiana

    ResponderExcluir
  123. Oi, fabiana, os exames de fezes não dão nada porque são medíocres. Só conheço um lab que dá os resultados corretos: Helio Copelman, Rio, 21 2548-0648, pode mandar as amostras por sedex. Isso vai ajudar muito no tratamento da provável candidíase. Não precìsa de pedido médico e custa +-300,00. E eu acho que você deve ter giárdias ou amebas, pelos sintomas. Você, sendo bióloga, sabe que os protozoários aprontam, né?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  124. Olá Sônia, boa noite!
    Cruzei com seu blog após ler um email sobre o timo. Achei muito interessante. Tenho algumas perguntas mas as farei depois. or hora gostaria de saber se os probióticos me ajudariam a resolver umproblema que me segue há mais de 10 anos. Tenho uma candidíase que não cura com nada. Já tentei pomada, pílulas, alterei alimentação e nada. O que fazer? Isso me prejudica muito na auto-estima e nos meus relacionamentos. Minhas namoradas ficam muito preocupadas e aos poucos vão se distanciando. Tá complicado viver com isso... : /
    Muito obrigado e até qq hora.

    ResponderExcluir
  125. Pois é, Paulo, uma chatice que dificulta a vida. Sugiro ler meu livro, que junta tudo o que está nos 2 blogs, no site e mais. Alguns capítulos em www.candidiaseapraga.blogspot.com . Um abraço!

    ResponderExcluir
  126. Bom dia Sônia,

    Andei pesquisando o seu blog,muito interessante... tenho um problema com leveduras nas fezes, e gostaria de saber se Lactobacilos Acidófilos resolve esse problema?

    Outras perguntas:

    1 - O que eu tenho que fazer pra acabar com essas leveduras?
    2 - Elas são resistentes?
    3 - Tenho que mudar a alimentação e qual seria sua sujestão?

    Abraço.

    C.Sales

    ResponderExcluir
  127. olá sônia, sofro com a candida há mais ou menos uma década e só agora abrir meus olhos que medicamentos alopáticos não resolveram em nada então até comecei uma dieta sem açucar e carboidratos, mas emagreci muito. Estou fazendo uso o óleo de coco como na receita que vai ao banho maria e usado na vulva, quero saber se pode ser intoduzido também?

    ResponderExcluir
  128. Olá, sônia!

    Adorei seu site. Moro no Rio de Janeiro e gostaria de saber se você sabe onde posso comprar cápsulas de probióticos confiáveis.

    Obrigada pela informações do site.

    Lucy

    ResponderExcluir
  129. Karla Küster Zummach Campos27/09/2011, 09:19

    Olá querida Sônia!
    Comprei as capsulas de probiotic tranquilamente dos EUA, mais moro na Argentina, então chegaram ontem dia 26.09.11. E agora ficam duas perguntas. Posso tomar a cápsula se tenho alergia a lactose e estou amamentando?
    Comprei o azeite de coco do Brasil e vou poder fazer uso amamentando (minha bb faz 3 meses dia 02.10) e como uso ele nas comidas? (A pediatra aqui não conhece nenhum dos dois produtos para me responder).
    Um forte abraço desde a terra dos hermanos.

    ResponderExcluir
  130. Karla Küster Zummach Campos27/09/2011, 09:19

    Olá querida Sônia!
    Comprei as capsulas de probiotic tranquilamente dos EUA, mais moro na Argentina, então chegaram ontem dia 26.09.11. E agora ficam duas perguntas. Posso tomar a cápsula se tenho alergia a lactose e estou amamentando?
    Comprei o azeite de coco do Brasil e vou poder fazer uso amamentando (minha bb faz 3 meses dia 02.10) e como uso ele nas comidas? (A pediatra aqui não conhece nenhum dos dois produtos para me responder).
    Um forte abraço desde a terra dos hermanos.

    ResponderExcluir
  131. Oi, Karla, os lactobacilos só ajudam quanto às alergias, que geralmente nem são à lactose mas à própria proteína do leite. Pode usar sem medo. Também o óleo virgem de coco. Ambos vão beneficiar seu bebê. O óleo geralmente é usado puro ou substituindo outra gordura - manteiga, azeite, óleo - no preparo das comidas, mas dá saborzinho de coco. Eu uso nas torradas de pão integral de manhã, ou uma colherada em jejum e outra antes de dormir se houver crise, diluídas ou não em água quente. É maravilhoso na pele e no cabelo seco, e para os bebês, em massagens ou se houver assadura. Um abraço!

    ResponderExcluir
  132. Oi, Sônia!

    Estou começando a batalha contra a candidíase agora (após um ano de crises)! Vou tomar as seguintes providências:

    1. tomar um anticoncepcional que suprime a menstruação (pois li que a mentruação altera o Ph da vagina, além de o sangue alimentar o fungo)
    2. aumentar a imunidade ingerindo cápsulas de alho, equinácea e multivitamínicos
    3. alcalinizar o sangue tomando suco de um limão por dia
    4. reduzir drasticamente o açúcar da dienta
    5. tomar o tal lactobacilo acidophilos (vou encomendar numa farmácia de manipulação)

    Minha dúvida é: será que isso tudo está correto??

    E quanto aos lactobacilos, qual a melhor forma de tomá-los para que sua funcionalidade não seja afetada? A cápsula de alho ou o limão podem interferir em seu funcionamento?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  133. Anônima, escrevi um livro sobre isso e sugiro que você leia para se informar melhor: Candidiase, a praga. Fora isso, há muitas informações neste blog, no outro - www.candidiaseapraga.blogspot.com - e em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Um abraço.

    ResponderExcluir
  134. Sônia, tudo bem? Estou confusa!

    Vc diz no seu artigo que o esperma é alcalino e que a alteração do Ph da vagina após a relação pode ocasionar crise de candidíase (é exatamente isso que ocorre comigo), e que para evitar isso o vinagre poderia ser usado após a relação.

    Mas, já li em diversos lugares que o fungo gosta de ambientes ácidos e que por isso quando se tem crise banho de bicarbonato alivia a coceira (é o que eu faço e dá certo).

    E agora? Não tê entendendo mais nada...

    ResponderExcluir
  135. Detalhe: semana passada minha ginecologista mandou colocar uma cápsula de vitamina C na vagina, eu fiz isso e quase morri!! Tive a pior crise de candidíase de todos os tempos! Depois de quase morrer é que li na bula que a vitamina C (ácido ascórbico) é pra casos de infecção bacteriana e não de fungos! É mole?
    (da mesma autora do comentário acima)

    ResponderExcluir
  136. Por isso escrevi o livro. Tanto o muito ácido quanto o muito alcalino favorecem a candidíase. Olho vivo.

    ResponderExcluir
  137. Oi, Sônia!
    Estou fazendo o tratamento para candidíase há uma semana, com uso do óleo de alho, óleo de côco, probióticos em cápsulas, etc. Hoje, a pentelha da candidíase voltou! Fiquei chateada, pois achei que estivesse no caminho certo... Mas, sei que uma semana é pouco e vou continuar insistindo!! Não sei onde li que é necessário um mês de tratamento no mínimo para cada ano de candidíase recorrente. Isso procede?

    ResponderExcluir
  138. Anônima, *etc* significa que está fazendo a dieta radical, aquela que dá certo? Se for, você já leu por aqui, ou no meu livro, que há uma piora antes de melhorar? Ou está fazendo mais ou menos etc? Olho vivo! Um abraço!

    ResponderExcluir
  139. Sônia,
    O que vc acha de passar Hipoglós nas "partes mimosas" quando há assaduras?

    ResponderExcluir
  140. Não gosto. A pomada apenas suprime uma eliminação, que acaba saindo em outro canto. Sempre acho melhor procurar entender a causa e corrigir. Para refrescar, araruta ou maizena são ótimos. Também se pode lavar com chá de camomila, por exemplo, para acalmar. Ou usar aloe vera (babosa). E expor ao sol, sempre.

    ResponderExcluir
  141. Olá Sonia, adorei o blog! muito esclarecedor.
    Tenho vinte nove anos e desde que me entendo por gente tenho candidíase, nem preciso falar que os ginecologistas fracassaram né? tenho uma alimetação relativamente saudável mas mesmo assim, ela nao me abandona. Gostaria de saber como adquirir o acidophilus aqui no Brasil, no site da aplacom nao tem a venda, só contato e nenhum aqui no meu Estado(MA) esses sites dos EUA só vendem em dólares(não tenho cartão inernacional). Vc teria alguma sugestão de como eu adquirir o acidophilus? agradeceria muito.
    Mirian

    ResponderExcluir
  142. Oi, Mirian, além da Aplacom parece que o Corpo Perfeito também vende. Um abraço!

    ResponderExcluir
  143. Oi, Sonia,
    Estou pensando em pedir pra uma prima que está nos EUA trazer uns frascos de PB-8 pra mim. Vc acha que tem algum problema na hora de transportar por ficarem um tempo fora da geladeira?

    Acho um absurdo pagar todo mês mais de cem reais em 30 cápsulas do Vital Plex. Fiz um orçamento na farmácia de manipulação e o preço fica bem próximo, então nem compensa, já que não confio muito nos manipulados (tomei uma vez e não senti diferença).
    O que vc acha?
    Abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
  144. Oi, Jussara, acho ótimo alguém trazer para você. Experimente o Flora Balance em pó, sai mais barato e acho muito eficaz. Eles têm tb um kit anticândida: www.flora-balance.com . Abração!

    ResponderExcluir
  145. Vou no Flora Balance então, Sonia. Vou aproveitar e comprar o kit anticândida tb.
    Obrigada pela dica!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  146. Oi Sonia, tenho lido seu site nos últimos dias e hoje comprei seu livro. Estou com uma dúvida em relação ao iogurte. Fiz semana passada com leite desnatado e Bio Rich e deu certo. Essa semana fiz com leite integral e ficou meio sólido (parecendo flan). Deixei 24 horas e dentro de um isopor. Fiquei em dúvida se deu certo pois ficou bem firme... ainda está lá na geladeira. Me deu a impressão que o primeiro ficou mais azedinho. Será que posso consumir sem medo?

    ResponderExcluir
  147. Oi, Lilian, já dizia o camarada Lenin que o melhor critério é a prática. Experimente e observe. Se der acidez, não serve. As fermentações são assim, às vezes surpreendem. Um abraço!

    ResponderExcluir
  148. Olá Sônia,tenho uma dúvida e peço sua ajuda. Estou com uma vaginose (gardnerella)e super desesperada em função de já ter tentado em vários médicos e medicamentos sem solução, sempre o problema volta. Sei que o seu foco é na candidíase, mas, acho que minha pergunta é simples: no meu caso o acidophilus (cápsulas para ingerir e intravaginal) é indicado? Como devo usar-quantas cápsulas por dia?. Pode me indicar alguma fonte sobre o tratamento natural da vaginose (não quero mais tomar remédios, pois de nada adianta e só piora a cada recaída). Agradeço muitíssimo!!!

    ResponderExcluir
  149. Oi, Eliane, os lactobacilos podem ajudar, porque a repetição do quadro indica que a imunidade da mucosa vaginal está baixa. Mas é possível também haver candidíase sem corrimento. Você já respondeu ao questionário da candidíase em www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf ? Não perde nada... Um abraço!

    ResponderExcluir
  150. Olá Sonia.
    Que bacana deve ter sido o curso em Campinas!
    Falta São Paulo - SP :)
    Tenho uma dúvida: A composição de lactobas abaixo está legal 1 vez ao dia, ou é pouco? Levando em conta uma pessoa com a saúde em dia.
    L. acidophillus - 3,5b
    L. bifidum - 3,5 b
    L. bulgaricum - 3,5 b
    L. rhamnosus - 1,5 b
    FOS - 250mg

    Abraço,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  151. Oi, Eduardo, não sei opinar. Tudo depende da pessoa e da circunstância. O melhor critério é a prática - experimente e observe! Um abraço!

    ResponderExcluir
  152. Oi Sonia, primeiramente gostaria de parabeniza-la. Você é muito especial. Tem nos ajudado bastante.
    Me chamo Valéria e acho que tenho candidiase intestinal pelos sintomas que tenho a bastante tempo.O que mais me incomodava eram as fissuras e coceiras nas mãos à nove anos e na virilha ha pouco tempo.
    Os médicos sempre diziam que era alergia e que eu teria que conviver com isso.
    Um dos médicos me receitou fluconazol, mas só ele não resolveu meu problema.Já que não me passou uma dieta junto ao medicamento.Depois que te encontrei estou bem,a pele esta boa e as coceiras sumiram. Vermifuguei,estou fazendo a dieta dos carboidratos, tomando limão em jejum,óleo de coco,essência de dente de leão e probiótico a 16 dias.
    Gostaria de saber se posso de vez em quando comer algum carboidrato? Ou se é bom fazer certinho a dieta por mais algum tempo.E qual seria esse tempo, visto que estou sem lesões.

    ResponderExcluir
  153. Oi, Valéria, experimente e oberve. Já leu o livro? Força nas tranças, um abraço!

    ResponderExcluir
  154. Oi Sonia, não li o livro ,mas quero muito ler. Sei que vou tirar muito proveito dele.Vou encomendar.
    Um grande abraco e muito obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  155. Sonia, uma pergunta...
    O livro só da pra comprar pelo pagamento digital?
    Gostaria de imprimir um boleto.

    ResponderExcluir
  156. Oi, Valéria, o Pagamento Digital oferece a opção de imprimir boleto, ele aparece como um selinho de código de barras. Você também poderia depositar na conta da editora, mas para mim é melhor se fizer por lá. Se ficar difícil, me fala por email, tá?

    E sou mesmo a favor dos livros. Acho que uso todos os meios digitais disponíveis - iPad, kindle, celular touch, desktop, notebook e netbook, - mas nada substitui aquelas folhas de papel encadernadas que você leva para qualquer lugar - da cozinha ao banheiro, à praia, ao aeroporto, onde pode fazer anotações, marcar a página, ir e voltar, emprestar e pegar de volta. Um abraço!

    ResponderExcluir
  157. Olá Sonia,
    Gostaria de saber se é possível, sem que isso cause algum problema de saúde,introduzir probióticos diretamente no intestino através do ânus?
    Tenho sofrido com uma infecção crônica intestinal causada pelo clostridium difficile, que não responde a antibióticos....
    Já tentei de tudo, e depois de conversar com um médico nos Estados Unidos, o mesmo me informou que para a cura dessa terrível bactéria, temos que conseguir que nossa flora intestinal seja recolonizada por boas bactérias. No entanto já utilizei diversas fórmulas de probióticos orais, mas não vejo muito resultado. Em nossa conversa, esse m'édico me disse que talvez esses probi´ticos não estejam chegando vivos na quantidade ideal no meu intestino grosso. Foi a partir daí que me veio a mente tentar essa introdução pelo ânus. Já li que isso pode ser feito diretamente na vagina.......O que você acha disso?
    POr favor me responda estou tão desesperada.....

    ResponderExcluir
  158. Simone, você os coloca lá e eles saem no primeiro pum. E aposto que sua alimentação não ajuda a recolonizar o intestino com bactérias boas. Sem dieta, não tem cápsula que dê jeito. E isso sem mencionar os vermes e protozoários que a.d.o.r.a.m um intestino disbiótico. Um abraço!

    ResponderExcluir
  159. Olá Sonia, boa tarde.

    Eu tenho algumas dúvidas no tratamento da candidíase. Percebo que o meu problema é crônico, e dura há muuuitos anos com intervalos longos de tranquilidade. Estou em uma fase difícil que está sendo complicado curar com diversos remédios, pomadas, bla bla bla que os médicos passam. Há alguns dias mudei minha alimentação, retirando boa parte dos carboidratos e acrescentando muitas folhas e carnes brancas (que são as minhas preferidas). Pesquisando na internet, comprei alguns iogurtes naturais de mercado, mas vou parar por recomendações aqui do post...Minha pergunta>>>Estou tomando óleo de côco em cápsulas e gostaria de saber se é recomendável tomar também o óleo de alho. Estou tomando também chá de camomila.

    ResponderExcluir
  160. Oi, Eriston, o que eu tenho para ajudar está aqui no blog, no outro, no site e principalmente no livro, onde há um passo a passo. Infelizmente não posso ir além disso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  161. Olá, Sônia, tenho 26 anos e desde os 17 anos venho apresentando candidíase vaginal recorrente, geralmente aparece no dia seguinte que eu mantive relação sexual! Não sei mais o que fazer! Quanto a pílula anticoncepcional que tomo desde os 17, quando iniciei a vida sexual, poderia ser uma causa, é bom parar e ficar ao natural(meu namorado é vasectomizado)menstruando normalmente todo mês? Já li em algum lugares que a mestruação piora!!! Me dê uma luz mestruar ou não mestruar! Ass: Juliana

    ResponderExcluir
  162. Oi, Juliana, a pílula de fato piora a candidíase e uma série de outros aspectos da saúde. Menstruar é importante. A candidíase aumenta depois da ejaculação porque o esperma alcaliniza demais a vagina; você pode fazer uma ducha com vinagre, por exemplo, que melhora. Um abraço!

    ResponderExcluir
  163. Oi Sonia!
    Como anda atualmente esse mercado de compra de lactobacilos? O que você está recomendando fazer agora?
    Daqui a uns meses vou à Europa, alguma sugestão de compra? Passo por Paris, Viena e Praga.
    Uma beijoca, obrigada por tudo
    Luciana

    ResponderExcluir
  164. Oi Sonia.
    Já sofri muito com candidíase recorrente. Fiz um tratamento com um médico homeopata e dieta com acompanhamento de uma nutricionista e me livrei daqueles sintomas terríveis. Na época tomei o LACTOFOS, você conhece? São Lactobacilos em pó e eu tomava um sachê por dia.
    Alice

    ResponderExcluir
  165. Já ouvi falar, Alice. Nunca experimentei. Mas acredito que seu bom resultado seja devido à soma dos fatores, né? Dieta equilibrada, homeopatia e confiança na existência ;-)
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  166. Olá Sonia.

    Como escolher um bom probiótico em cápsulas? Quais as melhores cepas e a concentração ideal?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  167. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  168. OLÁ SONIA, GOSTARIA DE SABER SE DEPOIS QUE FAÇO IORGUTE CASEIRO COM BIO RICH ,POSSO GUARDAR UM POTINHO PARA FABRICAR OUTROS???E O QUE USAR QUANDO TENHO CRISES DE CANDIDA DEPOIS DE RELAÇOES PARA MELHORAR O PH?
    GRATA SE PODE RESPONDE... BJOS

    ResponderExcluir
  169. AH SONIA SOU EU NOVAMENTE E Q ESTOU FAZENDO A DIETA SEM ACOMPANHAMENTO DEVIDA AS CONDIÇOES ,POREM VC PODE ME AJUDA EM RELAÇÃO NOME DE VITAMINAS Q DIZ PARA AJUDA IMUNIDADE PQ TODAS Q FUI NA FARMACIA TE ACIDO ASCORBICO TENHO MEDO DE COMPRAR ALGUMA Q TENHA UMA FORMULA Q NÃO PODE ,VC PODE ME AJUDAR POR FAVOR? DESDE JÁ AGRADEÇO !

    ResponderExcluir
  170. Oi, Parícia, o que tenho para ajudar é o que está publicado neste blog, no http://candidiaseapraga.blogspot.com, no site www.correcotia.com e especialmente no livro. Não tenho como dar acompanhamento e orientação pessoal. Sugiro você ler tudo com calma e procurar entender o que é melhor para você. Um abraço e força nas tranças!

    ResponderExcluir
  171. olá Sonia, vou começar meu tratamento Ortomolecular, ando muito cansado sem motivo, com falta de paciência, sinto umas angustias estranhas, fora que por causa disso meu libido está muito baixo, já exames de sangue e nada a medicina convencional não está me ajudando. Andei pesquisando sobre o PB-8 mas parece que é somente importado e o nosso país não deixa entrar, você conhece alguma fonte onde eu possa comprar esse produto e também enzimas digestivas?

    ResponderExcluir
  172. Oi, Adilson, não sei :-(
    Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  173. Oi Sonia Hirsch, tudo bem? Vou contar um pouco da história pra você entender, todo ano vou a ginecologista, ano passado qdo fui deu inicio de candidiase (eu era virgem até ai), ela me receitou um medicamento mas como estava sem dinheiro nao comprei, esse ano voltei la (ainda sem fazer sexo, só tinha feito as velhas brincadeirinhas) e nao tinha sentido nada 1 semana depois tive a coceira e a secreção (q parece leite coalhado ou papel higienico umido) aí fui la e ela me passou FLUCONAZOL, tomei 4 semanas (tive mina 1° relaçao com preservativo) e a candida voltou pouco depois de 1 mes, aí ela me receitou 8 semanas de FLUCONAZOL (nao interrompi a relação sexual) e agora a candida voltou novamente o que devo fazer? Pode fazer sexo qdo esta com candida? Estou nervosíssima com isso e nao cura nunca, agora só ta coçando qdo sai secreção e estou usando sabonete intimo (dermacid tampa rosa tem problema?) me responda o mais rápido possivel pq estou mt tensa :( ..Obg beijos

    ResponderExcluir
  174. Olá Sônia, td bem? Te achei quando procurava informações sobre lactobac. LACTOFOS e LACTOPRO.

    Peço desculpas por te alugar com minha história. Sempre tive a alimentação saudável e por isso não me conformava com a queda de cabelos nem com as unhas extremamente fracas, que dividem e descamam. Por isso eu tomo direto vitaminas que atuam nos cabelos e unhas. Durante anos fiz muitos exames e nunca se achou nada que justificasse esses problemas. Uma vez um dermato me falou que eu podia ter problemas de absorção de alimentos. Na época não fui atrás. Ano passado passei por gastro da rede pública e relatei tudo isso. Ela me pediu uma endoscopia, que não deu nada. Depois passou pra eu usar o BENEFLORA , mas não comprei pois é muito caro.

    Além da fraqueza das unhas/queda dos cabelos, em fev/12, quando entrei "oficialmente" na menopausa, comecei a engordar 1 kg por mês! Não adianta fazer exercícios, comer direito que só engordo. Minha autoestima está baixíssima. Minhas roupas não me servem mais. Fiz um teste fazendo bicicleta ergométrica 1 hora todos os dias, tomando chá verde, óleo de coco e mais de 100 abdominais diariamente e no final de um mês eu TINHA ENGORDADO MAIS 2 KG! Caí em frustração e parei com tudo! Fiz exames de sangue e a tireóide está normal.

    Desde que começou o climatério há 6 anos eu já engordei 20 kg, mas os 10 primeiros foram ganhos pouco a pouco, durante 5 anos, só que os outros 10 foram ganhos nos últimos 10 meses! A menopausa engorda, mas acredito que não desse jeito e em tão pouco tempo. Além do ganho de peso, desde o início do climatério que tenho depressão e insônia horrível. Não sei se isso teria também alguma relação com a absorção intestinal e com as bactérias.

    Então hoje me caiu nas mãos uma reportagem da Veja de 28/11/2012 e um artigo me chamou a atenção: "BACTÉRIAS ENGORDAM". Lá fala que um desequilíbrio nas bactérias intestinais está atrelado a um processo inflamatório, atalho para a obesidade e que o desarranjo propicia um acúmulo de adipócitos. Na matéria ainda fala que no Congresso Europeu de Diabetes, realizado em outubro deste ano, em Berlim, trouxe novidades nesse campo, associando também os problemas intestinais ao diabetes. Veja um parágrafo da reportagem: "Uma das possíveis estratégias a ser testadas é o uso de terapias que promovam o equilíbrio da flora intestinal. Como, por exemplo, os probióticos na forma de leite, iogurte, cápsula ou sachê." Daí lembrei da indicação da gastro pra eu tomar o Beneflora. Hoje procurei na farmácia por outros probióticos em sachê e descobri o LACTOPRO e o LACTOFOS. Você os conhece?

    Não sei se tenho problema de absorção, mas meu intestino é estranho. Ele funciona diariamente, às vezes mais de uma vez ao dia. Recentemente, durante uma semana ele funcionou 4 x ao dia, sempre uns 20 min. após cada refeição; outros dias fica preso, mas o comum é funcionar todos os dias; outros dias as fezes ficam meio líquidas e em outros acontece de às vezes haver um pouquinho de perda de fezes algum tempo após já ter evacuado.

    Como esse assunto de bactérias intestinais x gordura é totalmente novo pra mim e como estou desesperadamente tentando descobrir por que estou engordando tanto, sem uma causa “aparente”, gostaria de saber a sua opinião sobre o que relatei acima. Tenho 49 anos, 1,59 de altura e já estou com quase 76 quilos!! Sou filha de pais diabéticos e tenho muito medo de, pelo excesso de peso, também desenvolver a doença.

    Se você puder me dar uma luz sobre este assunto - os médicos com quem já falei agem como se nem soubessem do que falo -, vai me ajudar muito sobre um problema que eu talvez tenha e nem saiba. Se puder, peço que indique um lactobacilo pra eu começar a tomar (se possível um que não seja muito caro, se é que existe rsrs...).
    Também gostaria de saber se é possível as farmácias de manipulação fazerem as cápsulas de lactobacilos e se o resultado é confiável.

    Muito obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  175. Meninas: o que eu tenho para ajudar sobfe candidíase e é o que está publicado. Só a própria interessada pode avaliar o que funciona em seu corpo.

    Aquilina, muita coisa pode estar afetando seu peso e seus intestinos. Se você quiser dizer em que cidade você está, talvez eu possa indicar um(a) profissional para ajudar você. Para um trabalho à distância, recomendaria o prof. Jaime Bruning - www.jaimebruning.com.br .

    Abraços!

    ResponderExcluir
  176. Bom dia, Sônia!

    Saberia me informar se este probiótico é eficaz:

    http://www.alfandegabrasil.com.br/produtos-em-new-york/complemento-probiotico-5-bilhoes-de-celulas-ativas-120-capsulas-vegetarianas.html

    Agradeço a atenção!

    Vanessa

    ResponderExcluir
  177. Ah, este é o PB-8 ao qual você se referia em algumas postagens?
    Achei nesta loja para vender aqui no país:

    http://pontocomsaudevitamin.lojavirtualfc.com.br/prod,idloja,21798,idproduto,3436869,pb8

    Att.

    ResponderExcluir
  178. Bom dia, Vanessa! O produto costuma ser eficaz sim.

    O PB-8 tem 8 bilhões. Acima de 2 bilhões tá bom.

    2 bilhões numa cápsula?! Pois é... Um abraço!

    ResponderExcluir
  179. Sonia

    Comprei um probiotico aqui na Finlandia que tem lactobacilus acidofilus..

    Tenho uma barriga que tem vida propria... Além devtoda hora ter quevtomar flagil.....por causa de infecçao vaginal.... Encontrei seu blog por acaso e fiquei feliz que esse treco pode acabar com a farra do flagyl....

    Ahn..o remedinho chama Isoform

    A-biotic

    Bj

    Carmen

    ResponderExcluir
  180. Olá, Sonia!
    Sou do sexo masculino e há dois anos acompanho seu trabalho.
    Tenho balanopostite há 2 anos.
    Já usei vacina candidina, candex, lactobacilos da aplacom, cetoconazol, flucanazol, itraconazol, chá de cravo, violeta genciana, homeopatia etc.
    Sempre ouvi falar que o tratamento para homens é mais fácil.
    Não estou encontrando essa facilidade.
    Há algo ainda que eu possa fazer? Ou será que vou ter que encarar a circuncisão?

    ResponderExcluir
  181. Bernardo, já tentou a dieta contra cândida? Se com ela não houver melhora, acho que o bisturi será inevitável. Um abraço!

    ResponderExcluir
  182. Sônia, tudo bem. Por favor me ajude com minha filhota. Ela tem 4,5 anos. Quando bebê, ela defecava na fralda a noite mas não acordava chorando. E nós também não a acordava para limpá-la. Acho que isso ocasionou migração de bichinhos para a pepeca dela. Hoje ela tem um certo mau cheiro na vagina, além de mau hálito. Não sei se ambos os sintomas se relacionam. Começamos a dar Sinfort, mas vc me daria alguma sugestão? Um abraço.

    ResponderExcluir
  183. Oi, Nivaldo, minha sugestão é você levá-la a um bom pediatra que possa avaliar a real situação. Se houver uma infecção genital, é preciso identificar e tratar sem perder tempo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  184. Sonia querida,

    Tenho candidiase,há anos,nenhuma ginecologista dá um fim nisso,sorte minha que nao tenho muita coceira e tenho pouco corrimento,mas mancha a calcinha (é feio). Disseram que capsulas de oleo de oregano é bom, vou tambem tomar lactobacillus chamado de PROLIVE da Aché, estou no caminho certo? um grande abraço.

    ResponderExcluir
  185. Oi, Catalina, seus sintomas é que vão dizer se isso está bom, se é suficiente ou se você deve ser mais radical de vez em quando. Tudo virá da sua própria observação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  186. Olá Sonia!

    Chamo-me Paulo, e gostaria de informações sobre a dieta contra cândida, que vi em comentário anterior seu,mas não encontrei no blog. pode me ajudar? Grato!!!

    ResponderExcluir
  187. Paulo, a dieta completa está no livro Candidiase a praga, e muito do conteúdo você encontrra aqui no blog se puser "candidíase" na caixinha de busca, bem como no blog específico, www.candidiaseapraga.blogspot.com . Um abraço!

    ResponderExcluir
  188. Oi Sônia, tudo bem?
    Moro em São Paulo, capital, e estou pesquisando nas farmácias de manipulação, uma que poderia manipular cápsulas de probióticos sem receita, mas todas que eu fui pedem a receita médica..Você poderia me indicar uma farmácia confiável que manipula uma fórmula de probióticos? Te agradeço muito, um grande abraço,

    Susi

    ResponderExcluir
  189. Susi, lamento mas não sei. Sempre importei os probióticos. Ultimamente, de www.flora-balance.com , através de uma amiga que morava em NY. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  190. como vc se curou da candidiase?

    ResponderExcluir
  191. Fazendo dieta, tomando lactobacilos, isso tudo que digo que é bom… Hoje controlo com alimentação somente.

    ResponderExcluir
  192. Olá Sonia.
    Estou pesquisando sobre probióticos, pois tenho doença de Crohn, e estou tendo dificuldades em conseguir comprar algo confiável nos sites que aparecem no google, como vc tem mais experiência, qual vc acha melhor? Qual dos oferecidos nos sites nacionais seria confiável, nunca comprei em sites americanos.
    Aguardo seu retorno e muito obrigada pelas informações do blog.
    Beijos.
    Priscila.

    ResponderExcluir
  193. Priscila, eu gosto dos esporos de www.flora-balance.com . Não tenho experiência com os distribuídos aqui, acho muito caros e pouco atraentes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  194. Oi Sonia. Vi no ebay o seguinte probiótico: Probiotics. Formula:
    Lactobacillus Acidophilus, 150 billion cfu/g 33.50 mg providing:5 Billion cfu, Fructooligasaccharides 10mg, Microcrystaline Cellulose, Dicalclum Phosphate, Silicon Dioxide, Magnesium Setrate, Maltodetrin.
    Como estou acostumada a comprar suplementos pelo ebay, gostaria de saber se esta fórmula está boa, pois ainda não consegui achar o PB8. Obrigada! Ione.

    ResponderExcluir
  195. Oi Sonia, acabei de encomendar o PB8 no ebay. Achei melhor do que o outro que te perguntei, porque confio na sua indicação. Obrigada. Ione.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.