terça-feira, 23 de novembro de 2010

Candidíase urgente: Banho de sol e de ar nas partes mimosas


Estive com a terapeuta e acupunturista Susana Ayres em Brasilia e ela me lembrou de um aspecto fundamental para melhorar dos ataques de cândida nas partes mimosas: arejar, tomar sol. "É como um armário onde suas roupas e sapatos estão mofando", diz ela. "Você abre, tira tudo, põe no sol, limpa o armário por dentro, defuma com capim-limão, deixa as portas abertas (dele e do quarto, e também as janelas) para que o ar circule e renove o ambiente."

Nas partes mimosas o raciocínio é o mesmo. "Se elas passam o dia inteiro apertadas dentro de calças justas, com lindas calcinhas de lycra ou nylon ou poliester, e estão com cândida, dá até para curar usando... saia!" Saia já, d. cândida! A saia permite que o ar circule, em casa sem calcinha, à noite sem calcinha, de dia com calcinha de algodão se for o caso. Há boas marcas de calcinhas de algodão, das mais castas às mais sexy: Hering, Lupo, Hope e outras. E se bate sol no quarto, bote a perereca no sol!

"Arejar os pulmões também é importante", diz Susana. "Fazer circular o ar, o sangue e botar pra fora o que está estagnado." Isso significa mexer-se, fazer exercícios que acelerem a circulação do sangue e a respiração. "Muitas vezes, quando caminho, percebo que sai do meu canal vaginal algo que estava paradinho lá, igual ao muco do pulmão ou garganta. Penso que o exercício ajuda a lubrificar a vagina, dando melhor condição de limpeza e restauração da flora local."

Obrigadíssima, Susana! Abração!

31 comentários:

  1. Oi Sônia, comprei seu livro e estou lendo e aprendendo. Por falar em aprender, como se defuma armário com capim limão?
    Maria Rosa.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria Rosa, pega as folhas secas de capim-limão, põe sobre brasas num turíbulo ou torra na frigideira até fazer fumaça; defuma com ela todos os cantos da casa, dentro dos armários, nos quartos, embaixo das camas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, gente, que coisa. Tava pensando nisso no domingo, que é sempre bom "botar pra tomar um arzinho"...

    Chego aqui e vejo esse artigo. Eita, coisa boa!

    ResponderExcluir
  4. Sõnia, eu ia te fazer a pergunta que a Maria Rosa fez sobre como defumar o armário com o capim limão (aqui na Bahia chamamos de capim santo) que eu uso muito como chá e com sucos diversos. Defumar a casa, embaixo da cama, etc, com ele é bom para purificar em termos de saúde física ou energética? Nunca comentei em seu blog, mas acompanho ele e sou sua fã. Parabéns pelas informações que vc nos traz e muito obrigada. Tenha certeza que vc já ajuda muita gente.
    Graça

    ResponderExcluir
  5. Sônia:´
    só pra começar queria dizer que sou tua leitora e tua fã há anos (meu primeiro livro, o 'Só para mulheres", foi uma descoberta e tanto!). Mas nas atribulações do dia a dia, acabei esquecendo das receitinhas tão preciosas, e a malvada da cândida me pegou de jeito, e daí acabei de encontrando por aqui, nesse blog chiquérrimo. Já comprei o livro novo (Candidíase, a praga), adorei, estou usando o óleo virgem de coco e realmente é abençoado...
    Mas resolvi comentar hoje justamente pra contar que a minha intuição me levou a fazer isso que hoje tu divide com a gente: colocar as partes mimosas no sol! Eu tenho feito isso todo dia, pela manhã, no sol que pega no meu quarto, por uns dez minutinhos. Acho que tem dado ótimos resultados, indico!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anônima, eu acho que o físico e o energético andam juntos. A defumação com capim-limão serve para neutralizar fungos e reduzir o efeito nocivo da umidade, além de introduzir elementos muito positivos no ambiente, tanto para os pulmões quanto para aspectos mais sutis. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Green Womyn e Ivana, tomar sol é uma bênção que a gente procura instintivamente quando está em sintonia com o corpo. Muito bom! Abração pra ambas!

    ResponderExcluir
  8. amei a receita do defumador vou fazer, valeu!
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Dica de Carla Saboya, Syl, grande mestra de culinária medicinal e truques caseiros do bem... Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Dia, Sônia,

    gentem, tô na vula!

    Seguinte: eu também faço calcinha bacana, http://www.elo7.com.br/quartodelua/.

    Ok, todo mundo chama o jérsey com elastano de lycra, mas Lycra é nome próprio, e se refera ao elastano de determinado fabricante.

    Sônia, os tecidos inteligentes deixam respirar. A 'culpa' não é do elastano/lycra/spandex, ele nem fica em contato com a pele. Tá, é quase tudo química de petróleo, mas pode ser bacana.

    A mania da brasileira de não trocar o tamanho da roupa cpara um que serve quando engorda também ajuda a sufocar a bonita.
    Fica aquela coisa barbante&motadela... Affff... Meda.

    BeijOM,
    MaFê

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana! Eu praticamente só uso saia/vestido há muito tempo...e que coisa, eu já tinha percebido também "algo" saindo qdo faço exercícios, só não tinha associado à questão do "deixa sair", hehe....bom saber!!

    Sonia, foi ótimo te ver e ouvir aqui em Brasília! Não consegui começar o livro ainda, mas ele tá na cabeceira...rs
    Brigadão por tudo, querida!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  12. Sonia, boa noite.

    Andei lendo os posts anteriores e vi que os anticoncepcionais causam a candidíase. Realmente me recordo que os corrimentos começaram quando passei a tomar a pílula. Mas então, qual melhor método contraceptivo? Pensei no diu mas para mim que nunca tive filhos não parece ser o mais indicado. O que a senhora aconselha como melhor contraceptivo?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  13. Oi, A., eu acho ideal uma combinação de diafragma, camisinha e tabelinha. Claro que é no período fértil que a gente mais quer transar, e aí esquece o diafragma e a camisinha fura, mas quem disse que a vida [sexual] é fácil? Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Estava com esse problema esse dias, mas lembrei que tenho cipó prata então tomei o chá e banhei, foi ótimo não sinto mais nada. Adorei a idéia de tomar sol, vou começar o quanto antes. Ah, também deixei de comer doce pois uma ginecologista disse que ela se alimenta de doce.
    Gostaria de desejar um abençoado final de ano e obrigada por todas as dicas durante o ano.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Adriana, você tem o cipó-prata plantado? Ou seco? Bom conhecer, nunca tinha ouvido falar. Obrigada a você também por estar aqui conosco. Abração!

    ResponderExcluir
  16. olá, boa noite.
    Tenho cipó prata plantado, além de ser muito bom a rama é linda de se ver, verde folha em cima e em baixo ela é prata.
    Obrigada mais uma vez por todos as dicas.

    ResponderExcluir
  17. Oi Sonia! Você acha que usar óleo essencial de capim limão em difusor pode ser também eficaz? bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá Sonia. Há umas duas semanas estou com a barriga bem inchada. Porém, hoje amanheci pior e com uma dor forte bem acima da virilha, tipo uma dor de facão. Será que são verminoses?

    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  19. Anônima, os sintomas de verminoses e protozooses estão em http://correcotia.com/vermes/sintomas.htm . Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Silvia, seo óleo for bom, por que não? Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Olá Sônia!

    Realmente deixar o ar circular faz milagres!

    Desde que troquei todas minhas calcinhas de poliéster pelas de algodão, as cândidas simplesmente não deram mais sinal de vida. Convivemos pacificamente desde então.

    E, sempre que possível, abuso dos vestidos e saias sem calcinha quando estou em casa.


    Um beijo
    e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  22. É isso aí, Karine: liberdade para as pererecas! Obrigada pelo retorno e um abração!

    ResponderExcluir
  23. É a mais pura verdade: além de reduzir sal, gordura e açúcar da minha alimentação, neste verão inteirinho só usei saias e vestidos e não tive nenhum ataque de cândida...

    ResponderExcluir
  24. Ei Sonia,
    Há tempos padeço com as visitas frequentes da Candida. E logo eu, que gosto tanto de dar uma namorada com meu lindo! É sempre assim, a cada crise de Candida eu vou ao ginecologista e lá vem pomadas, remédios. Os sintomas passam, mas um mês depois tudo volta. E tem uns cinco anos que só uso calcinha de algodão, saia, vestido, em casa eu deixo ela bem livre e mesmo assim a Candida persiste em me visitar!Ontem decidi buscar na internet tratamentos alternativos. Foi quando descobri seu blog e o livro. Fiquei na dúvida. A dieta sugerida é por um determinado período ou pra sempre? Ao mesmo tempo fiquei aliviada em saber que outras mulheres sofrem como eu e que há espaço para troca de informações e dúvidas. Muito obrigada mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  25. a melhor solução pra evitar cÂndida foi para de usar calcinhas. Realmente arejar. E da última vez que a tive curei lavando com água com vinagre e depois aplicando leite de coco. Curou em 2 dias.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Livia, comer de forma saudável é para sempre. Com escapadelas...

    ResponderExcluir
  27. Olá Sônia, Me chamo Elenir.Estou lendo seu livro sobre a candidíase. gostaria de perguntar o seguinte: Li em vários locais estudos sobre o capim santo como antifungico. Voce acha que se poderia fazer a ducha com o chá dele? Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi, Elenir, pode sim. Depois conta? Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. uma coisa que me ajudou mto foi usar uma a três gotas de óleo essencial de tea tree na calcinha (de algodão 100%), logo que começava a sentir a coceira. esse óleo é antifúngico e aumenta a imunidade. dá um belo auxílio..

    ResponderExcluir
  30. EU uso bicarbonato de sódio misturado com água e banho fica muito bom e evita a coceira! Tem que começar a usar calcinha de algodão!

    ResponderExcluir
  31. Olá, Gostaria de deixar minha experiência a respeito da Candidíase, sofri durante 2 anos, usei todos os cremes possíveis e tomei muitos remédios. E só fui descobrir que a minha candidíase estava associada ao uso do DIU de cobre, tinha muito corrimento marrom com sangue, cólicas, então mulheres que usam DIU fiquem atentas caso comecem a ter candidíase de repetição. bjs

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.