sábado, 15 de janeiro de 2011

Viver melhor: Alô alô, Presidente Dilma!

De: Ben Wikler - Avaaz.org <avaaz@avaaz.org> /  Avaaz.org - The World in Action / 13/1/2011
Assunto: Desastre Amazônico
 
Caros amigos,

o Presidente do IBAMA se demitiu ontem [dia 12] sob forte pressão para permitir a construção do desastroso Complexo Hidrelétrico de Belo Monte, que iria devastar uma área imensa da Amazônia e expulsar milhares de pessoas. Proteja a Amazônia seus povos e suas espécies -- assine a petição para Presidente Dilma contra a barragem e pedindo eficiência energética:

 <https://secure.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?cl=909495695&amp;v=8167>
 
O Presidente do IBAMA se demitiu devido à pressão para autorizar a licença ambiental de um projeto que especialistas consideram um completo desastre ecológico: o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte.

A mega usina de Belo Monte iria cavar um buraco maior que o Canal do Panamá no coração da Amazônia, alagando uma área imensa de floresta e expulsando milhares de indígenas da região. As empresas que irão lucrar com a barragem estão tentando atropelar as leis ambientais para começar as obras em poucas semanas.

A mudança de Presidência do IBAMA poderá abrir caminho para a concessão da licença – ou, se nós nos manifestarmos urgentemente, poderá marcar uma virada nesta história. Vamos aproveitar a oportunidade para dar uma escolha para a Presidente Dilma no seu pouco tempo de Presidência: chegou a hora de colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar. Assine a petição de emergência para Dilma parar Belo Monte – ela será entregue em Brasília, quando conseguirmos 150.000 assinaturas:

https://secure.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?vl <https://secure.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?cl=909495695&amp;v=8167>

Abelardo Bayama Azevedo, que renunciou à Presidência do IBAMA, não é a primeira renúncia causada pela pressão para construir Belo Monte. Seu antecessor, Roberto Messias, também renunciou pelo mesmo motivo ano passado, e a própria Marina Silva também renunciou ao Ministério do Meio Ambiente por desafiar Belo Monte.

A Eletronorte, empresa que mais irá lucrar com Belo Monte, está demandando que o IBAMA libere a licença ambiental para começar as obras mesmo com o projeto apresentando graves irregularidades. Porém, em uma democracia, os interesses financeiros não podem passar por cima das proteções ambientais legais – ao menos não sem comprarem uma briga.

A hidrelétrica iria inundar 100.000 hectares da floresta, impactar centenas de quilômetros do Rio Xingu e expulsar mais de 40.000 pessoas, incluindo comunidades indígenas de várias etnias que dependem do Xingu para sua sobrevivência. O projeto de R$30 bilhões é tão economicamente arriscado que o governo precisou usar fundos de pensão e financiamento público para pagar a maior parte do investimento. Apesar de ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, ela seria a menos produtiva, gerando apenas 10% da sua capacidade no período da seca, de julho a outubro.

Os defensores da barragem justificam o projeto dizendo que ele irá suprir as demandas de energia do Brasil. Porém, uma fonte de energia muito maior, mais ecológica e barata está disponível: a eficiência energética. Um estudo do WWF demonstra que somente a eficiência poderia economizar o equivalente a 14 Belo Montes até 2020. Todos se beneficiariam de um planejamento genuinamente verde, ao invés de poucas empresas e empreiteiras. Porém, são as empreiteiras que contratam lobistas e tem força política – a não ser claro, que um número suficiente de nós da sociedade, nos dispormos a erguer nossas vozes e nos mobilizar.

A construção de Belo Monte pode começar ainda em fevereiro.O Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, diz que a próxima licença será aprovada em breve, portanto temos pouco tempo para parar Belo Monte antes que as escavadeiras comecem a trabalhar. Vamos desafiar a Dilma no seu primeiro mês na presidência, com um chamado ensurdecedor para ela fazer a coisa certa: parar Belo Monte, assine agora:

https://secure.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?vl <https://secure.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?cl=909495695&amp;v=8167>

Acreditamos em um Brasil do futuro, que trará progresso nas negociações climáticas e que irá unir países do norte e do sul, se tornando um mediador de bom senso e esperança na política global. Agora, esta esperança será depositada na Presidente Dilma. Vamos desafiá-la a rejeitar Belo Monte e buscar um caminho melhor. Nós a convidamos a honrar esta oportunidade, criando um futuro para todos nos, desde as tribos do Xingu às crianças dos centros urbanos, o qual todos nós podemos ter orgulho.

27 comentários:

  1. Bom dia!

    Enviei para meus contatos a petição sobre o desastre amazônico e o que um deles me respondeu mostrou bom senso, estou anexando abaixo ;

    Pensei muito em assinar essa petição.

    Porém, como não recebi nada semelhante, quando houve o desastre da British Petroleum, e tantos outros desastres do hemisfério norte, de onde vem os Green Peaces da vida, resolvi aguardar.

    Não vejo lógica e nem justiça nessa petição. Estragar o planeta no hemisfério norte, pode . No hemisfério sul, não .

    Fiquei e estou com a pulga atrás da orelha : será que esses movimentos querem salvar o planeta, mesmo ? Não será que eles são movimentos, simplesmente econômicos , visando somente o nosso sub-desenvolvimento ?

    Quando o Green Peace vier com uma petição para fechar a British Petroleum, também, aí eu assino essas petições.

    ResponderExcluir
  2. Nada a ver com o post, mas...

    Sônia, como vc está?
    Ontem a noite meu marido teve um estalo: "A SONIA DO BLOG MORA EM PETRÓPOLIS!!!"
    E aí ficamos preocupados com vc por causa das notícias ruins sobre as chuvas por essas bandas.

    Imagino que vc não tenha sido diretamente atingida, mas deve ser muito triste pra quem mora aí ver tudo desabando, amigos perdendo suas coisas...
    Sei que não resolve, mas receba nosso abraço carinhoso e nossas orações.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que não se comenta sobre o ocorrido na região serrana do rio de janeiro, é que é proibido por lei construir (se não me engano) num raio de 30 metros dos rios. Uma ponte dos suspiros com casinhas debaixo é proibido por aqui. Rios são organismos vivos, mudam sua configuração. Edificações legais ou não, em métodos convencionais ou não, bonitinhas ou não, próximas demais dos leitos de rios ou de vales estão sujeitas à movimentação dos rios...

    Agora, os municipios me parecem os responsávies por boa parte das tragédias, simplesmente por não cumprir a lei.

    ResponderExcluir
  4. Soninha, sempre presente nas questões importantes! valeu! eu já assinei e divulguei! para o Sr. anônimo e seu contato: Quem me garante que voce e seu contato não são da Eletronorte ou de uma das empreiteiras que irão lucrar com este desastre?... Calma! é só um exemplo do que seu contato está fazendo!As questões importantes para nosso pais e nosso povo não podem virar moeda de barganha pseudo intelecto politica!Se informem! vejam o video do You Tube! está em toda a midia inclusive em várias matérias do GLOBO!como assim... só quando o Greenpeace impedir as companhias de petróleo do norte? raciocinio atravessado e perigoso!

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Tibet. Um erro não justifica outro. Sempre é possível mudar um paradigma. E fora essa questão tem a do Código Florestal, http://www.soniahirsch.com/2010/07/abracando-nossas-florestas-apelo-do.html . Não é pouca coisa que faz os presidentes do Ibama se demitirem. Como será a posição da presidente diante disso?

    ResponderExcluir
  6. Oi, Dudu, felizmente não houve nada na minha região além de muita chuva, mas é como você e Bruno dizem: a gente vê a coisa errada se alastrando. Por exemplo, o rio Piabanha tem superlotação de casas nas margens. Entra governo, sai governo, cada vez mais casas. Concordo que a prefeitura tinha que ser responsabilizada por crime de má gestão - e, também, que a Justiça não poderia dar ganho de causa à moradia irregular. Mas é um rosário sem fim, o que eu acho...

    ResponderExcluir
  7. Assinei e espalhei. Aliás são assuntos correlatos empreiteiras em Belo Monte e na ocupação irregular das cidades. Pelo menos aqui em São Paulo é regra fazer obra completamente irregulares contando que depois será anistiado.

    ResponderExcluir
  8. ...e hoje, no blog da Miriam leitão: O CAMINHO DAS ÁGUAS

    "Enquanto o Rio enterra seus mortos, no mesmo país, o órgão ambiental é atropelado por querer avaliar melhor se é viável a construção da usina de Belo Monte na Amazônia. As mudanças climáticas, que podem produzir inundações mais frequentes, vão reduzir as chuvas na bacia do rio Xingu. Com secas mais prolongadas, a usina ficaria menos viável economicamente."

    Leia o resto: http://oglobo.globo.com/economia/miriam/

    ResponderExcluir
  9. Sonia, infelizmente a sra. Dilma já mostrou várias vezes que meio ambiente e sustentabilidade são itens nem um pouco prioritários em sua agenda. Não levo muita fé que ela mude de ideia. Desenvolvimento econômico a qualquer custo me parece ser o lema dela. Espero, sinceramente, que ela prove que minha impressão esteja errada.

    Bom saber que tudo está bem aí com você.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Silvia, como diz você: que cada um faça a sua parte. Por isso entidades públicas como o Avaaz se tornam mais importantes. Organizam a gente e pressionam os dirigentes. Podemos não conseguir, mas vamos lutar, né? Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi Sônia:

    comprei finalmente o óleo de côco "dr. orgânico". Realmente o gosto é bem diferente do "não virgem" (pós fálus impúdicus? =)))

    Ah: descobri um cara chamado Vitor Pordeus (é mesmo o nome). É médico e ligado à ações alternativas de saúde, bem interessantes em princípio... como uma tal "Universidade Popular de Arte e Ciência". Veremos.

    Abraço, Bruno

    http://www.youtube.com/vitorpordeus#p/u/0/yE5CsNKtvtI

    http://tupinago.blogspot.com/

    http://universidadepopulararteciencia.blogspot.com/2010/12/vitor-pordeus-fala-sobre-interacao.html

    ResponderExcluir
  12. Sônia! Que bom que está tudo bem com sua família, com sua casa! Conheço muita gente boa de Petrópolis que perdeu tudo. Muito triste!

    Na verdade vim para agradecer. Fiquei doida para procurar o filtro de Barro São João (conforme sua recomendação num post antigo) e já estou com ele há 6 meses, aproximadamente. Um espetáculo!
    O problema é que só encontrei o de 3 litros, porque eu queria aquele que é todo de barro e o maior era de plástico na parte superior.
    Enfim, muito obrigada pelas preciosas orientações. Não é preciso que passemos por sufocos na vida para sabermos o quanto é precioso um copo de água devidamente filtrado.
    Saúde e paz,
    Cris.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Cris, a gente fica de coração na mão aqui na serra, com tanta gente morando em situação de risco há tanto tempo.

    Minha impressão é que a Dilma tem o vigor que falta para botar o Brasil em ordem, mas sou uma sagitariana empolgada e otimista - como ela, aliás... Abração e boa sorte com seu filtro!

    ResponderExcluir
  14. Sou leonina, mas também creio que pode mudar! Tomara Sônia! O Brasil precisa acreditar! Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Se a Dilma quisesse fazer algo já teria feito, assim como Mr. Lula poderia ter feito e não fez.

    Desculpe a extrema franquesa, mas não acredito que a petição vá mudar algo na decisão. Á menos que exista uma decisão que vise mesmo cancelar o negócio porparte da presidenta.

    Do que conheço do PT, se resolverem cancelar por outros motivos, vão pegar a petição para dizer que fizeram o que o povo pede.

    Se tocarem o barco, apenas mostram para todos nós com quantos paus se faz uma jangada.

    Por que mesmo a Marina saiu do Meio Ambiente??

    ResponderExcluir
  16. Ah, mas não vim até aqui para desanimar sobre apetição. Pelo contrário, assinei, e acho que muitos mais precisam fazê-lo.

    Para documentar, para ter algo concreto, na união de tantas pessoas, e depois questonar dona presidenta, e os governos anteriores.

    Dessa vez, vai ser dificil dizer que a culpa é do FHC...hahahaha

    ResponderExcluir
  17. Puxa, imagina então se viesse desanimar...

    ResponderExcluir
  18. Oi, Cris, só tá faltando alguém de Áries pra fazer coro! Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Oi Sônia:

    vanho tomando 2 colheres de óleo de côco do Dr. Naural em jejum e duas antes de deitar. É isso mesmo?

    Abraço, Bruno

    ResponderExcluir
  20. Óleo de Côco e Tireóide

    http://www.nativeremedies.com/articles/coconut-oil-and-thyroid-functioning.html?kbid=17252#ysmtac=kbid&ysmchn=affiliate&ysmcpn=kbid&ysmgrp=17252

    http://curezone.com/ < Conheces?

    ResponderExcluir
  21. Oi, Bruno, é isso mesmo. Pelos relatos, em 3 meses de uso contínuo do óleo virgem de coco o problema da tiróide é resolvido.

    Conheço os sites, têm muita coisa boa. Um abraço, boa semana!

    ResponderExcluir
  22. 27/1/2011: uma discreta nota de jornal comunica que foi aprovado o início da construção da usina de Belo Monte enquanto o IBAMA ficou acéfalo. Achei espantoso.

    A presidente deve estar muito convicta de que não vai mesmo criar problema ambiental. O tempo dirá.

    Mas não sei pra que ter o IBAMA se é pra resolver sem ele.

    ResponderExcluir
  23. Oi Sônia:

    fui à uma palestra do Vitor Pordeus para estudantes de medicina na UNIRIO. Muito interessante é pouco: olho nele e nesse povo aí.

    http://tupinago.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Da coluna de hoje da Miriam Leitão: "No último absurdo de Belo Monte, um presidente interino do Ibama deu uma licença parcial que vai provocar um dano permanente, a “supressão da vegetação”. O Ministério Público entrou ontem com uma ação contra a licença. O BNDES emprestou R$ 1,1 bilhão ao grupo, mas garante ao MPF que exigiu que a empresa nada fizesse no local antes da licença de instalação total."

    Leiam o restante em http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/01/28/licenca-para-confundir-359548.asp

    Estamos de olho.

    ResponderExcluir
  25. É a obra mais cara do PAC, em consórcio com milhões de fornecedores e terceiros, para embargar é capaz de sair até morte.
    O presidente do Ibama fez bem em pular fora.

    ResponderExcluir
  26. Trem Bala, Transposição do Rio São Francisco, Belo Monte... Obras que irão fazer caixa para a campanha de muitos políticos... Obras sem viabilidade econômica, ambiental...
    Enfim, Brasil...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.