quinta-feira, 24 de março de 2011

Presidente Dilma: Nem só de câncer vivem os problemas no seio (e no resto do corpo)

Estava eu pesquisando para meu querido Almanaque de Bichos que dão em Gente, em 1997, quando me deparei, num site japonês de parasitologia, com as fotos acima. Fiquei três dias arrepiada e quando os cabelinhos assentaram escrevi ao autor da foto, cujo email estava no site: Dr. Nobuaki Akao, então diretor da Faculdade de Parasitologia da Universidade de Tóquio, Japão. Pedi licença para publicar as fotos no meu livro e perguntei se aquilo era um caso raro. Ele deu permissão e respondeu que só no seio, só naquele hospital, eram uns 20 casos por ano. Façam as contas e imaginem outros lugares do corpo e outros hospitais. 

A criatura em questão é uma espargana, larva de Spirometra europaeierinacei, muito comum em cachorros, gatos e humanos no mundo inteiro. E a mulher estava sendo operada, supostamente, de um câncer no seio. Como diz o parasitologista americano Dr. Geoffrey Lapage, em seu livro Animals parasitic in man: “Não há parte do corpo humano, bem como de outro hospedeiro qualquer, que não seja visitada por algum tipo de animal parasitário em algum momento de sua história de vida.”

Entendo que a Presidente se preocupe com a saúde do povo. Que com certeza pode ter câncer, e ser ajudado, ou não, pelo que se chama de prevenção e na verdade é detecção de alguma coisa que quase sempre se supõe câncer. E pode morrer, sempre do câncer que volta depois do tratamento, ou salvar-se, como ela, e ficar grato.

Mas não posso deixar de pensar que o país ganharia muito em qualidade de vida e economia de gastos com saúde - e doença - se fosse restabelecido o padrão de eficácia dos exames de fezes, que decaiu junto com a ascensão do câncer, hoje um diagnóstico epidêmico. É como se as pessoas não tivessem mais tênias, amebas, lombrigas, estrongiloides, giardias, triquinas, esparganas, amarelão e tantos outros hóspedes cujos ovos e cistos aparecem nas fezes. Crianças são hiperativas ou têm DDA, nunca vermes. Convulsão? Leva-se ao neurologista, que pode receitar um anticonvulsivante sem pensar duas vezes. No entanto: lombrigas e outros vermes provocam convulsão, bem como falta de concentração.

Parece que a medicina perdeu o hábito de pedir os diagnósticos diferenciais adequados. No seio, então, a primeira e quase única sentença é sempre câncer. Mesmo sabendo-se claramente que vermes, protozoários e fungos geram quadros muito semelhantes na aparência, na dinâmica dentro do corpo ou na gravidade, por exemplo: amebas provocam abcessos necrosantes no fígado; fascíolas comem os dutos biliares e produzem lesões multiloculares também no fígado; fungos provocam massas tumorais; tricomonas atacam o colo do útero e a próstata; amebíase intestinal evolui quase sempre para câncer de intestino e reto; paragonimus habitam os pulmões; esparganas alojam-se nos seios, como se pode ver para crer; e por aí vai.

Enquanto as máquinas de mamografia podem ser mal calibradas, e as imagens mal interpretadas, e a radiação repetida todos os anos afetar os seios das mulheres de todas as idades, os cientistas da parasitologia não brincam em serviço. Usam exames de fezes, serológicos [de sangue] e radiológicos. As doenças infecciosas e parasitárias ainda são as que mais matam e as que mais minam a saúde do povo. Os parasitas estão no planeta há 600 milhões de anos, Presidente Dilma. Nós estamos há 2 milhõezinhos só. Eles são, digamos, mais preparados.

Ouso dizer: Não se iluda, Presidente. Está linda a sua foto com as famosas, mas não é a mamografia que vai fazer diferença na saúde do povo. O problema médico mais generalizado e nunca mencionado é de outra ordem. Olho vivo.

18 comentários:

  1. Show de bola (como sempre)
    Omura test no SUS e na Pastoral, nesse país de água suja e com tanta literatura de vermífugos fitoterápicos e geoterápicos :-)

    ResponderExcluir
  2. Sendo assim aonde encontrar referencias a estes vermífugos que sejam realmente eficientes? nossa dá nojo né!Bom Sonia encontrei um link sobre doenças, curas e alimentação que não sei se voce conhece, é super interessante:
    http://www.saisanjeevini.com.br/frames.htm
    depois volto pra pegar as sugestões dos vermífugos, por favor....agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  3. Com a má qualidade do nosso saneamento realmente a presidente tem muito o que se preocupar.Bjs Sonia!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Tibet, digitando *vermes* na caixinha de busca vão aparecer vários posts interessantes, com comentários muito ricos a respeito da questão e vermífugos de vários tipos.

    Em www.correcotia.com/vermes está metade do Almanaque de Bichos que dão em Gente e um dos capítulos é de sintomas. Acho que vale a pena dar uma olhada. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Carol, botar o teste bidigital nos postos de saúde acho que seria a prova definitiva de uma revolução. A Pastoral é que usa há muito tempo. E parece que o pessoal não gosta de fazer referência a Omura ou Ring-O-Test por causa da patente que ele registrou: chamam de teste bioenergético ou bidigital.

    Muito obrigada pela força sempre generosa. Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Érima, sem dúvida. Mas isso teria que ser cobrado das prefeituras, né? Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Mr Brumn, você voltou! Obrigada pela força. Tudo bem?

    ResponderExcluir
  8. Sonia, bom dia!
    Gostaria de saber se você tem conhecimento da existência de profissional na minha cidade (Campinas/SP) que faz uso do o-ring-test.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lucia, conhecia. Era a Susana Ayres, mas mudou-se para Brasilia. No momento não sei de ninguém. Você pode perguntar pela Pastoral da Saúde junto à Arquidiocese e, encontrando, tentar falar com algum agente capacitado. Não sei como funciona esse atendimento.

    ResponderExcluir
  10. Pois é, mas num país onde a atenção básica é sempre atropelada e jogada para o canto, o coitado do exame de fezes é deixado pra lá. Falta também preparo dos profissionais para reconhecer nos sintomas as patologias mais elementares. Ou é virose, ou é algo mirabolante...

    ResponderExcluir
  11. ...e salve-se quem puder, né, CaCo? Esse movimento de moralização dos nutricionistas da USP bem que poderia se contagiar a medicina... Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Puxa, Sônia, eu nem imaginava isso!
    Obrigada por tanta informação.
    Fiquei muito feliz por encontrar seu blog
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Pois é, Esther. E isso é só a franja do tapete. Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Viva Sónia

    Veja esse site (não sei se você conhece) e diga de sua justiça. Esse artigo fala de como acabar rapidinho com os vermes:
    http://wellnessmama.com/1969/are-there-bugs-in-your-belly/


    Aguardo a sua opinião.

    Um abraço :)

    Maria Moreira.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Maria, não vi nada sobre acabar *rapidinho* com os vermes. São dezenas de recomendações, algumas boas, outras preocupantes (como tomar 3 colheres/sopa de vinagre por dia) e uma dieta sem açúcar e carboidratos que não é novidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Conhece alguém próximo à Florianópolis (SC) que trabalha com este teste?
    Lorita Festa

    ResponderExcluir
  17. Diretamente não conheço, Lorita. Mas você pode pesquisar junto aos agentes da Pastoral da Saúde. Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.