quinta-feira, 24 de março de 2011

Viver melhor: Todo o apoio à obstetrícia!

Recebi, assinei e repasso na íntegra.

A saúde da mulher encontra no Brasil números alarmantes. A OMS recomenda que o número de cirurgias cesáreas não ultrapasse 15%, porém, na rede pública brasileira este número alcança a marca de 48% e na rede particular de 70% a 90%. Apesar do incentivo do Ministério da Saúde do Brasil pelo parto normal e pela humanização dos mesmos, as taxas permanecem altas. Sendo assim, em resposta a este quadro, o curso de Obstetrícia foi reaberto na Universidade de São Paulo em 2005, 34 anos depois de sua extinção na mesma universidade.

Ressurgiu determinado a formar profissionais da saúde, capacitados para prestar uma assistência humanizada à população brasileira no que se refere pré-natal, parto e pós parto, compreendendo a saúde da mulher, família e comunidade.

Acreditamos que uma atenção humanizada não é uma especificidade da obstetrícia, certamente profissionais médicos e enfermeiros podem e devem humanizar seu olhar e suas práticas. Contudo, a formação específica em Obstetrícia capacita os profissionais a praticar uma atenção individualizada à mulher e à família, compreendendo-a em seus processos de gestação, parto e amamentação como fisiológico, mas também e igualmente importantes, como processos emocionais, sociais, culturais, espirituais e como sementes para um mundo melhor.

Apesar de se propor a colaborar com a melhora da atenção a saúde da mulher, desde a sua reabertura, o curso enfrenta muitas dificuldades, dentre elas o impasse em relação a regularização da profissão de obstetriz. Além disso, hoje a Obstetrícia corre um risco maior: ter seu vestibular suspenso, o que abre a possibilidade do fechamento do mesmo.

Para que isso não ocorra, pedimos o seu apoio através do abaixo-assinado no link http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/8452.

Repasse este link para o máximo de pessoas que você conhecer e que apóiem um modelo de assistência humanizada à mulher e seus processos de gestação, parto e pós-parto.

Precisamos do seu apoio!

5 comentários:

  1. Sônia, seu apoio é muito importante, somos suas leitoras.
    Simone

    ResponderExcluir
  2. Não consegui assinar ... abre uma página de erro...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Érima, insista que acaba rolando. Aqui abre normal. beijo

    ResponderExcluir
  4. Parabens pelo seu excelente blogue, com temas muito interessantes, vou voltar sempre.

    ResponderExcluir
  5. um link bem útil (para quem lê em inglês): www.wombecology.com

    é do obstetra francês Michel Odent, reconhecidíssimo pelo trabalho em humanização do parto e do nascimento

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.