quarta-feira, 4 de maio de 2011

5 de maio: Dia internacional das parteiras

 
Um resquício da tradição humana, da sabedoria simples e direta que atravessa milênios e persiste no tecnomundo: o parto feito em casa com a ajuda acolhedora das parteiras.

Pois amanhã é o dia internacional delas, que este ano farão várias marchas em defesa do parto humanizado.

Leia tudo sobre isso no blog Mães da Pátria.  E vivam elas!

13 comentários:

  1. Olá, Sonia.
    Este é um evento muito importante. Como professora de yoga para gestantes fico sabendo de muitas barbaridades que seus médicos lhes dizem. É uma pena que muitos profissionais sejam tão intolerantes à simplicidade.

    Taisa Cruz
    Ribeirão Preto-SP
    http://oyogadiario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Taísa, mas por que fazer as coisas simples se as complicadas rendem mais? O Brasil é campeão de cesareanas, precisa dizer mais? Abração!

    ResponderExcluir
  3. Po isso q é nosso dever enquanto jornalistas, educadores, mães e mulheres colocar a boca no trombone! Q uma nova forma de assistência seja dada às mulheres neste momento único e incrível q é o parto! E, q bom encontrar pessoas especiais como vc querida Sonia q abraçam nossas causas! O Blog Parto no Brasil e eu agradecemos esse carinho! Um gde beijo neste Dia da Parteira!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre desejei fazer parto normal, algumas pessoas já falaram que sou louca. Pretendo engravidar no próximo ano e já estou preocupada. Os médicos particulares orientam suas pacientes a marcarem a cesariana para conveniência deles. Geralmente no horário da noite, assim saem do consultório e vão pro hospital fazem os partos e pronto. Digo isso poque minha mãe é da enfermagem e já trabalhou na maternidade. "Dá trabalho" esperar o trabalho de parto. Tenho feito uma "pesquisa" com as amigas mães. Apenas UMA conseguiu fazer parto normal no particular! Imagina, a gestante, toda preocupada com o bebê e a médica de confiança diz que é melhor, que ele tem um probleminha e pasmém se fosse a minha filha eu faria cesária?! Essa semana no programa Mais Você teve uma matéria sobre o parto natural.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Érika, isso é uma loucura porque 40 anos atrás já se falava na medicalização da saúde, logo depois O Pasquim malhava sem para a "máfia de branco", e hoje continua sendo a mesma coisa. E não é só no particular, não. Moro na roça e volta e meia ouço dizer que fulana ou sicrana vai fazer cesárea, que a médica já marcou, embora fulana e sicrana já tenham tido vários filhos de parto normal. Por isso é tão importante o apoio às casas de parto. Não teria alguma onde você mora? Já entrou em contato com o blog Parto no Brasil - http://partonobrasil.blogspot.com/ ? Quem sabe alguém te ajuda? Abração!

    ResponderExcluir
  6. Iniciativa fantastica pra chacoalhar todas nós! Afinal, estamos, por medo,insegurança, comodidade, perdendo contato com os dois fios básicos da vida: o nascimento e a morte...

    ResponderExcluir
  7. Puxa Sonia, vc tem esse material do Pasquim? Ou sabe onde encontrá-lo?
    Qto ao teu relato Érika é triste mesmo, mas a realidade é esta. As pessoas pensam q um convênio vai lhe assegurar a melhor alternativa. Por isso q a sociedade civil tem q cobrar do SUS um atendimento humanizado, centrado na mulher! A luta é nossa!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Bianca, não tenho esse material do Pasquim. Soube que o Uol ia disponibilizar online a coleção toda, mas não encontrei.

    ResponderExcluir
  9. Érika, sou mãe de 4 filhos, todos nasceram de parto normal. Os dois primeiro de parto normal hospitalar, com todas as intervenções possíveis e imagináveis. Os dois mais novos nasceram em casa, com uma obstetra que se auto-denomina parteira, sem nenhuma intervenção alem de um chuveiro quente e boas massagens. Estes últimos foram partos maravilhosos, transformadores, uma vivência realmente especial, além do fato de receber o bebê em sí.

    É possivel ter a experiência que vc procura, mas precisa ir atrás! Há sites, blogs, listas, grupos de apoio que te ajudam a achar o caminho. Dá uma olhada... boa sorte!

    www.partodoprincipio.com.br
    www.maternidadeativa.com.br

    Beijos
    Malu

    ResponderExcluir
  10. COMO DIZ MINHA PARTEIRA DONA PRAZERES DE JABOATÃO DOS GUARARAPES- PE.."ENQUANTO EXISTIR VIDA HUMANA NA TERRA EXISTIRÁ A PARTEIRA"
    E EU SÓ TENHO A DIZER GRAÇAS A DEUS!!
    D. PRAZERES, PARTEIRA POR AMOR A VIDA E TEM ISSO COMO MISSÃO, REALIZOU MEU GRANDE SONHO DE RECEBER MINHA FILHA EM CASA, COM TRANQUILIDADE, ACONCHEGO, AMOR, PRIVACIDADE E NO NOSSO TEMPO.
    DEUS ABENÇÕE ESSAS MULHERES.

    ResponderExcluir
  11. Fico fascinada com esse assunto, fiquei sabendo de um médico em Goiânia que faz parto natural, ou seja sem anestesia e na água. Fui procurar na internet e achei esse vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=Wv2nEqzx7IA .
    Deve ser este o que eu ouvi falar.
    bjo!
    Clara.

    ResponderExcluir
  12. Ola! estou procurando parteira e obstetra para realizar um parto natural na regiao de petropolis... Sonia vc conhece alguem? bjs e obrigada :)

    ResponderExcluir
  13. Diretamente não conheço, mas talvez o pessoal da Clínica Terapias Integradas possa ajudar: 24 2243-7184

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.