segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nutricionistas da USP: Petição pelo fim da influência comercial na Faculdade de Nutrição

Recebi, assinei e repasso.

Estamos recolhendo assinaturas, por meio de um abaixo-assinado, para regulamentar a publicidade e propaganda de alimentos, fórmulas infantis e de nutrição enteral e parenteral em ambientes acadêmicos relacionados aos cursos de Nutrição.

Entendemos que as indústrias alimentícias investem em estudantes de Nutrição, através do envio de representantes para ministrarem aulas nos cursos, promovendo seus produtos e distribuindo brindes e amostras grátis, além do patrocínio de eventos universitários e congressos, porque sabem que esses irão utilizar as informações obtidas em sala de aula como parâmetro para a atuação profissional, sendo os futuros propagandistas de suas marcas e seus produtos.
 
Este abaixo-assinado será enviado ao Conselho Federal de Nutricionistas e aos Ministérios da Saúde e da Educação.
Se também for contra essa prática nos cursos de Nutrição, assine e nos ajude a divulgar.
Centro Acadêmico Emílio Ribas  
Nutrição - FSP - USP  
Av. Dr. Arnaldo, 715  São Paulo-SP
Fone/Fax: (11) 3061-7725

17 comentários:

  1. Isso acontece também no meio médico, com os medicamentos - a indústria farmacêutica e a alimentícia, vendendo seu peixe para as autoridades envolvidas com a saúde...
    Assino, é claro!

    ResponderExcluir
  2. Assinado!! Principalmente porque, até onde eu (pouco) sei, tais propagandas não costumam ser dos alimentos mais saudáveis do mundo...

    ResponderExcluir
  3. Então, se a gente sair na rua pelada é imoralidade. Mas fazer propaganda de barrinhas de cereais na faculdade de nutrição não é... Como respeitar um ministério da educação que não vê isso?

    ResponderExcluir
  4. Ou que finge que não vê!
    Assinei e vou postar lá no meu blog, tá?

    ResponderExcluir
  5. Assinado também! Parabéns Sonia, pela divulgação.
    Anita

    ResponderExcluir
  6. Perfeito! Assinado!!!

    ResponderExcluir
  7. Sonia, eu tenho algumas perguntas, mas não sabia direito onde escrever. estou desesperada :(
    você conseguiu ficar curada da candidíase?
    eu preciso fazer a dieta para sempre, ou voltarei a ter candidíase? conhece alguém que ficou curada fazendo uso da receita por algum tempo?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Anônima, tenha dó: são não-sei-quantos posts de candidíase aqui no blog, e mais o http://candidiaseapraga.blogspot.com, mais o site, mais o livro, mais um monte de comentários das pessoas contando suas experiências positivas, e você vem me perguntar isso? Tá muito desorientada mesmo.

    A resposta é sim, você pode ficar boa e sim, tem que melhorar muuuito a sua alimentação, crescer e assumir as rédeas da sua saúde. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. obrigada, sonia.. mas eu realmente não sabia da existencia do outro blog... so tinha acesso ao seu site e nao sabia como me comunicar por ele... desculpe! e obrigada, hehe

    ResponderExcluir
  10. Sonia, acabei de ver você com o Abujamra, adorei, achei lúcido. Há muito tempo tenho crises com a nossa medicina, com essa sociedade medicada, das vitaminas, da psiquiatria que tudo classifica. Parabéns, aprendi muito, me senti contemplado. Gostaria de lhe fazer uma pergunta, não entende essa história do exame de fezes, o resultado sai errado? Eu gostaria de fazer porque sinto meu estômago meio inchado, minhas fezes estranhas.
    Muito obrigado, darei uma olhada nos seus livros.
    Marcel

    ResponderExcluir
  11. Em 1o. lugar, gostei muito da sua entrevista no "Provocações". Mas sempre que ouço críticas aos alimentos, penso que pior que comer mal é não comer. A indústria alimentícia permitiu que milhões de pessoas tivessem acesso à comida, por isso nos multiplicamos. Após as propagandas de alimentos, deveria ser colocada a frase "coma com moderação", tal como se faz com as bebidas.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Marcel, obrigada pelo acolhimento generoso! Também gostei da entrevista, aliás. São raras as oportunidades de falar com liberdade na tv. Sobre os exames de fezes, veja o que postei ontem em http://www.soniahirsch.com/2011/05/palestra-bichos-que-dao-em-gente-em-sp.html e mais o que está em www.correcotia.com/vermes , além de vários posts aqui. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Anônimo, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, né? Pra comer mal e viver doente, acho que a vida não vale a pena. Você deve ser do tipo que come de tudo e passa bem, mas nem todos são assim... Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.