quarta-feira, 6 de julho de 2011

Óleo virgem de coco: Enfim potes!

Valeram o bom humor do William e da turma do blog em busca de mais conforto na hora de usar o óleo do Dr. Orgânico: estão sendo lançados justamente esta semana os potes de vidro de boca larga, de onde se tira o óleo solidificado (abaixo de +-25oC) com uma espátula. Em três tamanhos bem práticos. Continua sendo o mesmo óleo importado das Filipinas, produto de confecção caseira, ganha-pão de muitas famílias, que até agora não decepcionou. Que continue assim, e que venda muito para baratear o preço ;-)

30 comentários:

  1. E claro, sempre dá pra continuar abaraçando o pote! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sonia, nada a ver com esse assunto, mas é que uma amiga me mostrou uma forma fácil de se esquentar nesse inverno - almofada de linhaça. Deve ser algum conhecimento antigo que se perdeu, né?

    http://caminhantediurno.blogspot.com/2011/07/almofada-de-linhaca-para-aquecer.html

    Tô tão feliz com a minha que me sinto na obrigação de divulgar...

    ResponderExcluir
  3. Também adoro, tenho uma em forma de U que fica sobre ombros e alonga a cervical, além de aquecer.

    ResponderExcluir
  4. Então já vou "começar bem"!
    Com a embalagem nova!
    Obrigada pelas dicas.
    Encontrei os posts, li, gostei e vou experimentar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ois, pessoas, Sonia,

    enton,
    linhaça é precível, pode dar gorgulho/caruncho, bacana trocar o recheio a cada 2 ou 3 anos. (Não sei se de esquentar no forno ela fica mais tempo preservada porque 'assa'. Alguém sabe?) Abre a almofada, esvazia no jardim, que se a linhaça brotar dá lindas flores roxas, e enche com linhaça 'nova'.

    BeijOM,

    ResponderExcluir
  6. Eintão, não sei se o meu é de linhaça, não parece, mas também não aqueço no microondas - porque não tenho ;-))

    Seria interessante abrir uma dessas almofadinhas após 2 anos de microondas e analisar os efeitos, né?

    Vale dizer que pode aquecer no forno mesmo.

    Beijão, MaFe! Vou a Sorocaba na primeira semana de agosto, viu? Pertim docê. Jajá posto os detalhes.

    ResponderExcluir
  7. Eita que coisa boa os vidrões de óleo!! Tava considerando seriamente a idéia de dormir com a garrafinha!!
    Sonia seu blog é DEMASSSSSSS!!

    super beijosssssssss!!

    Léia

    ResponderExcluir
  8. Oi, Léia, demasss são meus leitores! :-)))

    ResponderExcluir
  9. Sônia, sou sua fã!
    Seu blog é excelente com dicas pra tudo que há na vida. Tenho usado muito de suas dicas, principalmente contra a cândida iditoa..rs

    Obrigada por compartilhar tantos conhecimentos, por nos dar todo esse conhecimento.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Aproveitando. Alguém ja testou o óleo de coco da Longevid? Ele usa a firula "extravirgem" mas lendo o rótulo descobri que a fábrica fica 10min de casa!

    ResponderExcluir
  11. Que legal, fico feliz por vocês que preferem o óleo em pote. Eu e minha mãe gostamos mais da garrafa, pra nós é mais prático. Como na minha cidade só faz frio 3 dias por ano, essa questão da solidificação quase não existe.
    Espero que continue tendo a opção da garrafa.

    Sonia, na minha casa tb não temos e nunca tivemos microondas. Vai contra nossos princípios alimentares. Pra ser sincera, tenho dó de usar tanta linhaça pra preencher uma almofada. hehe
    Agora se ela for torrada não brota mais, brota? Não sabia que ela dava flores roxas.

    ResponderExcluir
  12. Puxa !!! Fizeram potes ? Logo agora que eu já tava tão apegado a dormir com a garrafinha !!! Que bom que fizeram potes! Gostei. - William -

    ResponderExcluir
  13. Obrigada por me avisarem que a almofada pode ir no forno convencional. Me passaram a "receita" no microondas e não sabiam me dizer se no forno convecional era seguro ou não.

    Jussara, você mora mais pra cima, né? Se estivesse em temperaturas abaixo de zero não estaria com dó das linhaças e sim de quem precisa delas...

    ResponderExcluir
  14. Dó da linhaça é modo de dizer. É que eu prefiro tomá-la (batida com água e limão). Mas nada contra quem usa para se aquecer.

    ResponderExcluir
  15. Eu guardei um pote de linhaça por 2 anos, virou uma pedra só, compacta. Não tinha coragem de tomar, tava começando na alimentação natural, etc...
    Um dia, enchi daquilo e joguei no vaso de comigo ninguém pode (!!!) revirei a terra e fui cuidar da vida.
    Em 1 semana, tinha milhares de brotinhos. Colhi e bati no liquidificador com água, melado e limão, como uma limonada clorofilada. Adorei, o gosto era suave. Pena que nunca mais deu, por mais que eu tentasse.

    O pessoal do óleo pode guardar os vidros para especiarias, canelas, pimentas, oréganos, geléias caseiras, azeitonas, molho pesto caseiro, armazenar linhaça... não joguem fora, não. Na pior das hipóteses, pintem com tinta por fora, descartem a tampa na lixeira de metais e coloquem uma velinha rechaud dentro - vira uma lamparina!

    ResponderExcluir
  16. oi Sonia, há quanto tempo! Tentei te achar no Facebook mas acho que vc não tem visitado lá. Tou catando seu email e não acho, me passa um contato? meu email é suelymesquita@ig.com.br, obrigada!
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, queridíssima, achei que era você mas não tinha certeza! Acabo de responder ao seu email. Vamos falando!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Sonia:

    Gostaria da receita do vinagre feito com o líquido que sobra quando a gente faz o óleo de coco. Fiz o óleo pelo processo de fermentação e deu certo,oléo claro incolor,dor e sabor agradável,levemente amarelado quando colocado contra a luz, mas será que o leite fermentado pode ser aquecido em banho maria até 50 graus celsius sem alterar as propriedades? Pois assim fica mais facil de retirar o óleo!
    Grata.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Karol, não sei a receita do vinagre e o aquecimento altera as propriedades, com certeza, mas também não sei a partir de que ponto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oi Sonia,te fiz a pergunta acima pq vi no site da finococo sobre o processo de produção do óleo que fala que a temperatura não excede¨60 graus,por isso achei q até 50 graus não haveria alteração das propriedades. veja o que está escrito:"É Por isso que o nosso processo de produção é todo realizado a frio, onde a temperatura não excede a 60ºC, o que garante aos produtos FINOCOCO a manutenção de todos os atributos verificados na carne fresca, integral e madura do coco, ou seja, a sua vitalidade e riqueza nutricional e terapêutica de forma concentrada, respeitando as mais rígidas normas sanitárias definidas pela ANVISA".
    Será que realmente esse óleo é virgem?

    ResponderExcluir
  21. adorei na minha chacara está perdendo por isso preocupei em o que fazer espero que dar certo o oleo.Assom depois falo

    ResponderExcluir
  22. Olá, Sonia!
    Tenho aprendido muito com vc nos últimos anos, depois que conheci seu trabalho e seus livros. Desde então, tenho me apaixonado cada vez mais pela boa alimentação e descoberto muitos alimentos maravilhosos, em todos os aspectos! Obrigada por tornar acessível tanto conhecimento!
    Desta vez te escrevo pra perguntar onde encontro pra comprar na net o óleo de coco dr. orgânico já em potes. Dei uma procurada mas só encontrei a famigerada garrafa...
    Agradeço a informação!
    Um grande abraço cheio de admiração.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Sônia!
    Vi agora uma nova apresentação em cápsulas.
    É uma marca nacional citada lá no artigo "Só dá coco".
    Na descrição do produto diz:
    "Ingredientes: Óleo de coco extra virgem. Cápsula: Gelatina, glicerina (umectante) e água purificada. Não Contém Glúten."
    O que você acha de consumir em cápsulas?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Clarissa, não acho nada. Prefiro saber o que estou consumindo, especialmente se há dúvidas sobre ser exatamente o que estou pensando que é. Por isso recomendo o óleo que uso, importado, Dr. Orgânico, in natura.

    ResponderExcluir
  25. olá Sônia ,
    por favor me diz , onde encontro este Óleo no Rio ???
    Abs,
    Márcia

    ResponderExcluir
  26. Oi, Marcia, pergunte a sac@dr-organico.com.br . Um abraço!

    ResponderExcluir
  27. Oi pessoal, faço almofadas com linhaça e ervas há uns 8 anos, vários modelos e tenho todas as dicas de como armazenar (geladeira) aquecer (microondas ou convencional). Quem estiver interessado entra em contato pelo email elianepaliga@hotmail.com ou através do blog http:/ateliedesidees.blogspot.com Só tenho uma coisa a dizer sobre essas almofadas eu não vivo sem, elas fazem milagres!!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Eliane, o seu link acima está errado. O correto é http://atelierdesidees.blogspot.com.br/ .

    Eu tenho duas almofadas desse tipo e gosto muito, por isso deixei o seu comentário marqueteiro. Um abraço!

    ResponderExcluir