domingo, 3 de julho de 2011

Soluções pra lá de criativas: William e o óleo virgem de coco no frio

Anônimo disse...
    Comprei a garrafa 500ml do Dr.organico em Copacabana. Que dureza conseguir colocar um pouco de óleo na colher de sopa! Descobri um jeito! Se vc deitar na cama pra ler um livro, por exemplo, coloque a garrafa junto ao seu corpo. O óleo vira líquido outra vez. Bem, se eles não mudarem a embalagem, vou passar a dormir abraçado na garrafa pra tomar uma colher pela manhã !!! William - RJ -

    02/07/11 16:40
Sonia Hirsch disse...
    hahaha, William, essa é ótima! Posso postar? Também não aguento mais essa embalagem do dr orgânico e deve ter um monte de gente na mesma situação. A sua ideia é original, engraçada e inesperada! Um abraço!

    02/07/11 17:14
Anônimo disse...
    Pode postar, claro! Deu certo. Apesar do friozinho que tem feito a noite aqui na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, o óleo de coco ficou líquido depois que eu coloquei ele embaixo de um travesseiro sobre a barriga e fiquei a navegar pelo seu Blog. Ficou totalmente líquido e, nesse estado eu vi a praticidade da garrafa com conta gotas. Depois eu envolvi a garrafa em um pano de prato atoalhado e deixei deitado em um armário de madeira na cozinha. Hoje de manhã ele estava totalmente líquido. Acho que se esfriar mais eu vou guardar a garrafa assim, enrolada no pano, dentro do forno (sem estar quente) com temperatura normal. Depois te conto. Ando pensando em umas coisas... vc já escreveu sobre café? Faz bem ou não? E substituir o desodorante por leite de magnésia Phillips - não é uma boa? Foi um dentista que mora em Teresópolis e tem consultório aqui na Ilha, quem me deu essa idéia. Ele já é um senhor com uma certa idade... e sabia disso. Eu nunca tinha ouvido falar. Comprei o leite de magnésia e estou usando. Deu certo. Não sei se é agressivo ao organismo. Bem, são dois tópicos sobre os quais vc pode pesquisar/escrever. Muita paz, saúde e felicidade pra vc. Qualquer hora dessas vou subir a Petrópolis pra curtir o friozinho! Amo as montanhas! William

32 comentários:

  1. ahahahah, muito divertido! eu tinha o mesmo problema com a manteiga de garrafa aqui. Embora eu ache muito bom ser de vidro, no lugar da de plástico...

    ResponderExcluir
  2. Pode crer, Paula, ser de vidro é fundamental. E de fato a garrafa do dr. orgânico preserva melhor o óleo porque há menos contato com o ar.

    Como onde moro esfria bastante, costumo aquecer a garrafa uma única vez, em banho-maria, e despejar o óleo num pote escuro, com tampa. Dali vou retirando com uma espátula.

    A próxima garrafa vai dormir comigo...

    ResponderExcluir
  3. Oi, William, já escrevi sobre café, qualquer hora dessas posto. E sim, o leite de magnésia funciona porque é antiácido. O bicarbonato de sódio também. Leite de Colônia. Argila! É impressionante como existem soluções naturais não agressivas para a maior parte das nossas pequenas questões.

    Obrigadíssima pela força, um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sônia!
    Você escreveu sobre o óleo de coco aqui?
    Em qual post?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Clarissa, escrevi muitas vezes. Ponha *óleo virgem de coco* na caixinha de busca lá em cima, à direita. E olhe também em www.correcotia.com/mulheres/sodacoco.htm . Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas! Do óleo, do desodorante. E mel cristalizado, além de sol, será que dormir com ele ajuda???????

    ResponderExcluir
  7. Uai, Érima, copia o William: põe na barriga com um travesseiro por cima e fica navegando... ;-) Abração!

    ResponderExcluir
  8. olá sonia, comprei um óleo de coco de uma marca que, pelo que andei lendo aqui, não foi mto bem avaliada... mas estando ele com a cor branca e com gosto não amargo, pode ser consumido sem problemas? só não gosto da sensação do óleo na boca, mas o resto acho que está normal. da próxima vez vou procurar pelo do dr. orgânico e ver se noto mta diferença.beijos e obrigada por tudo.
    clara.

    ResponderExcluir
  9. Valeu, Sonia! Fiquei famoso !!! Tô brincando. O que me importa mesmo é que fiz vcs sorrirem. Essa é a minha melhor paga: fazer pessoas sorrirem (e se gargalharem - melhor!). E ainda dei umas idéias boas pra outros leitores. Que legal !!! Abraço. William

    ResponderExcluir
  10. Oi, Clara, o importante mesmo é o sabor no fundo da garganta quando você come puro. Se está bom, maravilha! Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Eu tb comia manteiga de garrafa todo dia pela manhã, na torrada, e fazia um negócio parecido (já que vem em garrafa). Deixava o dia todo na geladeira, para não ficar rançosa, à noite tirava e deixava no parapeito interno da janela da cozinha. O sol começava a bater lá pelas 5...6 da manhã e qdo eu acordava, às 7...8hrs, a manteiga já tinha derretido. Voltava então para a geladeira depois do café, todo dia era esse ritual.

    Parapeito interno é aquele granito que fica do lado de dentro da casa, abaixo do vidro da janela, assim não corria o risco de a garrafa se espatifar na cabeça de algum desavisado.

    ResponderExcluir
  12. Também é legal esse sistema da Carol, desde que o sol não bata direto. Os raios solares oxidam rapidamente as gorduras. Se for o caso, pode-se cobrir a garrafacom um pano ou papel.

    ResponderExcluir
  13. hahaha, muito boa essa idéia do William! Já mandei uma sugestão pro pessoal do Dr Orgãnico pra mudarem a garrafa pra um pote de vidro de boca larga, tipo de azeitona, mas...
    Sonia,da última vez que procurei aqui em Bsb tb não encontrei o óleo do Dr Orgânico, acabei comprando o Copra só pra usar como hidratante e não é essa "leva" veio boa? hehehe :)
    Bjs!!
    Edith

    ResponderExcluir
  14. Epa, eu de novo! Parei de usar desodorante há alguns meses, e agora uso um talco da Granado...mas gostei das sugestões, vou experimentar!

    Bjs
    Edith

    ResponderExcluir
  15. Oi, Edith, folgo em saber que o óleo veio bom. Quanto mais tivermos bons óleos virgens de coco, melhor, né?

    Essa coisa de desodorante: meu suor só fica fedido quando estou nervosa, ansiosa, estressada. Acho importante a gente reconhecer os cheiros próprios do corpo, na saúde e no desequilíbrio. Muitos médicos, especialmente chineses, cheiram o paciente. E o olfato é um grande mecanismo de defesa que a gente tem contra coisas venenosas ou estragadas.

    ResponderExcluir
  16. Pode crer... cheiro diz muita coisa. Quando eu fiz curso de comissário na antiga e verdadeira VARIG (que não existe mais) aprendi que o cheiro pode alertar para comidas estragadas, algo errado a bordo da aeronave, etc. Enfim, a gente tem que prestar atenção ao olfato pra sacar certas coisas que passariam desapercebidas aos outros sentidos. E vi uma vez uma reportagem na TV sobre cães que cheiravam pessoas e objetos e conseguiam identificar quem tinha câncer. Fui falar sobre isso indagorinha com a minha mulher (que nos seus 29 anos tem um excelente e surpreendente olfato - melhor que o meu aos 45 anos) e ela me falou uma coisa que nunca havia me dito. Certa vez um primo da minha mãe veio me visitar e minha mulher sentiu um cheiro nele que a incomodou bastante. Ela não me contou isso na ocasião. Mas hoje, falando sobre cheiro, ela me revelou isso. Ela sabia que eu gostava muito dele, uma pessoa tranquila e agradável. Ele faleceu de câncer no final de 2010. Câncer no aparelho digestivo. Coincidência? Cheiro diz muita coisa. Mas a gente anula os cheiros com desodorantes e perfumes. O ideal seria procurar saber a razão de um cheiro ruím em nosso corpo. -William-

    ResponderExcluir
  17. Mais sobre cheiro: uma vez, pernoitando em uma cidade, decidi comer um Kibe frito. Aparência normal. Mas por causa do treinamento - cheirar tudo - decidi partir o Kibe ao meio e cheirar. Um cheirinho de podre inundou minhas narinas. A carne interna deve ter ficado crua e apodreceu. Não em grande parte. Apenas um pouco. Mas o suficiente para cheirar a podre e talvez me fazer mal depois. Então, meu conselho: cheire, meu amigo perdigueiro, cheire! Assim vc escapa de algumas frias! Abraço. -William-

    ResponderExcluir
  18. Vou copiar o Willian e "abraçar" o mel. Uso a técnica da Carolina, colocar no sol, mas nesses dias de sol frio não está funcionando.

    Adorei as dicas dos cheiros, desodorantes e narizinho trabalhando antes de comer fora!
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Aprendi uma boa essa semana, para quem não tem geladeira ou luz elétrica em casa:
    colocar um grande vaso de barro cheio de água do lado de fora da casa, dentro do vasão, colocar outro um pouco menor e armazenar os alimentos nesse vaso menor (tampado). O pessoal da permacultura chama de frigoBARRO...

    ResponderExcluir
  20. Esses jarros grandes de água também servem para refrescar o interior da casa quando colocados do lado de fora da janela, né? O ar já esfria um pouco quando passa por cima. Daí os espelhos d'água da arquitetura mourisca.

    Carol, você conhece o Manual do Arquiteto Descalço? Acho que ia adorar! Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sonia, adoro esse livro, maravilha sua lembrança. Cheio dessas dicas tradicionais e sustentáveis.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Muito legal essa dica do William. :)

    Sobre cheiros: meu suor fica mais forte e intenso na semana anterior à menstruação. Já tentei o leite de magnésia, mas aqui faz um calor úmido e a gente transpira muito; o leite acaba saindo com o suor.
    Sou muito ligada a cheiros, gosto de cheirar a comida antes de comer, conheço o cheiro de algumas pessoas mais próximas como mãe, pai, irmão. Adoro cheirar minhas cachorras e gatos. E tenho um olfato muito bom, modéstia à parte (enquanto tem gente que não sente cheiro de nada).

    Interessante isso dos médicos chineses cheirarem os pacientes. Lembrei de um programa que passa na GNT, onde uma médica inglesa especialista em nutrição, cheira o cocô das pessoas. Ui.

    Quando não consigo saber se uma comida está boa ou não só pelo cheiro, ofereço pra um dos meus gatos - se ele rejeitar é pq tá estragada (gatos têm um excelente paladar, não?).

    ResponderExcluir
  23. Lembrei de um lance sobre cheiros, um programa do GNT foi às ruas entrevistar às pessoas sobre qual sentido elas prefeririam perder se tivesse que fazer essa escolha, todo mundo respondeu paladar, para emagrecer, largar os vícios, etc.
    Só um sr disse que preferia perder o paladar, pq uma das principais funções do olfato é reconhecer se a comida está estragada, como os animais fazem. Daí o paladar ser menos importante. A gente vem perdendo o olfato nativo pq vivemos num mundo aromatizado...

    ResponderExcluir
  24. Bom, se perder o olfato perde grande parte do paladar. Porque a língua e a mucosa reconhecem os 5 sabores - doce, ácido, salgado, amargo e picante - mas só o olfato entrega as nuances, os bons e maus perfumes, as sutilezas. Impede que a gente coma comida estragada e nos delicia com aquele algo mais quase imperceptível que torna a comida gostosa!

    ResponderExcluir
  25. Vc acha, Sonia, que nossos paladares andam menos apurados em função de tanto aromatizante e flavorizante na comida?
    Que as crianças correm o risco de não diferenciar pêssego de nectarina e outras sutilezas?
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Puxa, Carol, é bem possível. Mas sei que qualquer adulto viciado em paladares fortes também não distingue sutilezas...

    ResponderExcluir
  27. Sabe o q me contaram outro dia? Q já existe uma garrafa com nanotecnologia para distinguir os paladares do vinho??? Vc não precisa mais bochechar e ficar indagando "carvalho, amora, eucalipto..."
    Vc bota o vinho nessa garrafinha ligada a um palm e a resposta sai exata: não sei quantos taninos bla bla bla!
    Cadê a graça da degustação???

    ResponderExcluir
  28. A graça da degustação é pra quem pode ;-)

    ResponderExcluir
  29. Ola Sonia hj comprei um oleo de coco de 1 lt da Cha&CIA so que a cor esta amarelada o cheiro e de coco estragado e o gosto muito forte ,meio amargo totalmente diferente do oleo de coco Copra ...isso é normal????

    ResponderExcluir
  30. Oi, Sandra, dê uma olhada em http://www.soniahirsch.com/2009/04/oleo-de-coco-rancoso-devolva.html .
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  31. Olha Sonia, aqui no Sul é frio demais pra qualquer coisa. Então pra tomar o óleo de côco eu aqueço a colher no fogo diretamente e depois coloco no vidro. Raspo um pouco com a colher e pronto! Derrete rapidinho e em seguida já ponho na boca sem queimar.

    ResponderExcluir