quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Olho vivo: Ato Médico está no Senado

Já aconteceu há mais de um século nos Estados Unidos: foi reformulado o ensino médico em virtude dos novos descobrimentos farmacêuticos. A indústria patrocinou a instalação de laboratórios de pesquisa nas faculdades e providenciou orientação para que os médicos receitassem os novos produtos que iam salvar todo mundo da doença, da dor, do envelhecimento, da depressão, da insônia, da ansiedade, do câncer, da aids etc. De quebra, conseguiu o banimento da homeopatia e da naturopatia, de modo que somente um tipo de medicina pudesse ser praticado ~ aquele.

Algo semelhante está para acontecer, de forma ampliada, no Brasil. A medicina convencional, baseada em princípios cujo sentido ou significado escapa à maior parte de nós, clientes, quer predominar sobre todas as outras modalidades de tratar da saúde. Começou a ser votado ontem no Senado o projeto de lei 7.703/2006, apelidado Ato Médico, que já havia sido aprovado pela Câmara. Depois cabe à presidente Dilma sancionar. Ela tem poder de veto.

Minha experiência pessoal com medicina convencional, homeopatia, acupuntura, fisioterapia, fonoaudiologia e psicoterapias me mostrou que a mais decepcionante é a medicina convencional. É a que mais aliena o indivíduo de si mesmo, a que menos esclarece, a que se regozija quando o torna dependente de remédios e consultas e a que mais trabalha contra o paciente, ao expô-lo a critérios especializados que não consideram a pessoa como um todo dentro do todo. Sem falar na exposição a máquinas de diagnóstico que tantas vezes dão resultados errados ou difíceis de interpretar. Etc.

O Ato Médico significa que 3 milhões de outros profissionais de saúde ~ biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, profissionais da educação física, psicólogos, técnicos em radiologia e terapeutas ocupacionais ~ teriam que passar pelo crivo de um médico antes de exercer a profissão na qual se formaram, sempre que fossem atender alguém. Equivale a dizer que todas essas faculdades são incompetentes; que todos esses profissionais são incapazes de intuir e empreender caminhos para a melhora do paciente; que só quem for médico "sabe". É no mínimo um absurdo.

Manifesto dos Conselhos da Saúde do Estado de São Paulo aos senadores ~ ATO MÉDICO NÃO

O que e foi votado desse projeto ontem no Senado: http://www.senado.gov.br/noticias/ato-medico-e-aprovado-pela-comissao-de-constituicao-e-justica.aspx

21 comentários:

  1. Não sei o que houve, mas tentei acessar os links várias vezes e não consegui...

    ResponderExcluir
  2. Pronto, Vera, já tão funcionando. Obrigada, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Excelente informação, Sonia.

    Já disse não e estou de olho!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por mais esse importantissimo alerta! Vou ajudar a divulgar ao maximo!

    ResponderExcluir
  5. Estou divulgando ao máximo essa barbaridade. Espero que consigamos impedir isso.É impressionante como o poder do dinheiro não tem limites. Só que eles esquece que o poder está conosco, o povo, mas é preciso olhos bem abertos para que possamos enxergar o que tem por trás das "boas intenções" dos políticos...

    ResponderExcluir
  6. E-mail enviado e informação divulgada aos meus contatos - vamos agir, abração!

    ResponderExcluir
  7. Muito importante essa informação. Porém como sabemos os governos não dão a mínima praquilo que os eleitores pensam. Vivemos numa ditadura travestida de democracia tanto no Brasil como em gde parte do ocidente. As corporações multinacionais e bancos controlam os governos. Reclamar é válido, mas assim como o engôdo dos trangênicos, do código florestal ( do desmatamento) pra plantar soja e facilitar a exploração de minérios e petróleo, dentreo outros, essa lei vai passar. A sorte que vivemos no Brasil e lei aqui só funciona qdo "pega". resta as pessoas conscientes continuarem a divulgar os cionhecimentos (enquanto a internet permitir, coisa que não vai durar muito eplo andar da carruagem)

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Renato, também creio que estamos num momento complicado e que somos feitos de bobos, todo o tempo. Mas lendo seu comentário quase fiquei desesperada. Agora que consegui respirar de novo, comento.

    Eu tinha esquecido desse horro do Ato Médico. Isso tudo já acontece de certa forma. Vários profissionais da minha família e círculos de amizade sofrem com as retaliações por não serem 'médicos'.

    A coisa é feia. Mas vamos tentando, né, não?

    ResponderExcluir
  9. A coisa é feia sim, Kenia, e dói na pele. Também sou muito pessimista em relação ao que podemos esperar das instituições. Mas, como diz o Renato, reclamar ainda é válido.

    Minha esperança é que o Senado continue empurrando a questão com a barriga, como sabe fazer tão bem, e que ao fim e ao cabo a Dilma abra o olho e vete as pretensões descabidas.

    Mr Brumn me mandou há pouco o link de um interessantíssimo estudo sobre pacientes com problemas pulmonares que foram diagnosticados primeiro como câncer e só depois como o que de fato eram, filariose e dirofilariose, parasitoses bastante comuns:

    http://books.google.com.br/books?id=SGssqjlTMb0C&lpg=PA102&ots=jUw8bNRwUm&dq=fil%C3%A1rias%20hemoptise&hl=pt-BR&pg=PA102#v=onepage&q=fil%C3%A1rias%20hemoptise&f=false

    ResponderExcluir
  10. Sonia, obrigada pelo alerta.

    Já estou divulgando no meu blog, no facebook e no twitter.

    beijos

    Du Carmo

    ResponderExcluir
  11. Nossa, macabros esses diagnósticos de câncer, né, Sonia? Esse artigo é muito interessante. Eu soube a pouco que um rapaz em Paraibuna está fazendo tratamento de quimioterapia para uma infestação no fígado, por amebas. Ele ficou bem mal, mas parece que está melhorando. Achei estranho fazer quimio pra isso, mas pode ser alguma medicação específica e a pessoa não soube me explicar.

    O pai de um colega foi internado às pressas outro dia, com muitas dores abdominais. Diagnosticaram como um tumor no intestino e eu sugeri a ele que pesquisassem a possibilidade de ser algum parasita. Logicamente riram de mim. No fim, os médicos retiraram alguma parte do intestino e não falaram o que era! Saíram com uma desculpa estranha de um tumor benigno.

    Tantas coisas, tantas coisas...

    ResponderExcluir
  12. Puxa, só hj estou vendo isso aqui, mas já assinei e vou divulgar agora mesmo!!

    Um absurdo! Mas como reclamar (ainda) é válido, lá vamos nós!

    Grata pelo alerta, Sonia!
    Bjs!
    Edith

    ResponderExcluir
  13. Pôxa assinamos milhares de vezes e há anos e ainda não tiraram esse projeto de lei? É muito. abç, Daniela.

    ResponderExcluir
  14. Sônia eu vou fazer um link pro meu blog tudo bem? Sou sua leitora há 20 anos...beijinhos, Dani

    ResponderExcluir
  15. Quanto mais links melhor, Dani. Porque a campanha pelo sim é muito grande. Só no fb são várias. Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Diagnosticaram minha mãe com "provavel" cancer de pulmão por causa de uma mancha no raio x. O medico (PROFESSOR DE UNIVERSIDADE)fez um discurso que poderia ser traduzido assim "TEM QUE SER CANCER, PQ EU ESTUDEI ANOS PRA VER SOMENTE DOENÇAS NA MINHA FRENTE, NÃO SAÚDE". Ela ficou desesperada, mas eu logo de cara já comecei a convence-la que por melhor que o médico fosse, ela precisava de uma segunda ou terceira opinião. No fim, os outros "gênios" em Sp não deram certeza (varios exames de outras naturezas foram feitos), mas com aquele prazer sarcastico disseram "BBem pode não ser, mas mesmo assim queremos arrancar seu pulmão". Minnha mãe decidiu não fazer (ate pq não tem qq sintoma) e ao consultar uma terapeuta de medIicina chinesa (nao lembro o nome dela) cuja a especialidade é "ver" os sintomas de doenças através do pulso com acerto em quase 100% dos casos, e ela nada detectou. Minha mãe tomou alguns remedios caseiros fitoterapícos (vitaminas e chás), mudou uma coisa ou outra na alimentação e vai muito bem obrigado., já faz um tempão.

    ResponderExcluir
  17. Renato,
    Você teria o contato desta terapeuta de medicina chinesa?
    Eliane Nogueira

    ResponderExcluir
  18. Oi Sônia, por favor o que é "fb"?

    ResponderExcluir
  19. Eliane e Kenia, não tenho ainda mas vou ver se consigo o endereço telefone contato. De qq forma qq mestre oriental em medicina chinesa ou fitoterapica sério pode ajuda-los a desbastar essas duvidas. Abs Renato

    ResponderExcluir
  20. Para entender o que é a máfia médica sugiro que leiam sobre pipeline e INPI.

    ResponderExcluir