quinta-feira, 22 de março de 2012

Alô alô Sampa: Meditando na cozinha dia 7 de abril, às 11h...


Yellow Kid, de Richard Outcault, 1894

...lá na feirinha orgânica da AAO no Parque da Água Branca, um lugar que sempre me deixa feliz. Chego às 9h, para abraços e autógrafos, e de 11 a 12h faço uma pequena palestra sobre um aspecto delicioso da alimentação: a cozinha.

"Comer é a alegria do zen", diz o sutra, e todos comem contentes, desfrutando o prazer na boca.

Tudo o que vem antes pode ser meditação. Escolher formas, cores e sabores. Lavar, cortar, levar à panela e observar a vida em sua permanente transformação. Oferecer essa comida feita com atenção plena, em contato com a natureza íntima de cada alimento, através de cheiro, sabor, cor, textura. Conhecer o efeito dos alimentos. Conhecer o frescor dos alimentos.

Lidar com água, fogo, metal, terra, ar. A precisão dos cortes. A inspiração dos temperos. A regência dos tempos.

Cozinhar é uma viagem que já acontece; o passageiro só precisa tomar consciência e escolher o destino.

8 comentários:

  1. Sonia, amo tudo o que você escreve! obrigada por compartilhar conosco suas descobertas, com certeza você ajuda muita gente a ser mais saudável! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obaaaaaa!!! Se tudo der certo estarei lá! Que alegria, Soniaaaa!!!!! :D

    ResponderExcluir
  3. Sinara e Kenia, vocês é que me trouxeram aqui, gostando do que escrevo. Obrigada digo eu, que faço o que gosto e ainda por cima vivo disso ;-) Beijos e até lá!

    ResponderExcluir
  4. Sônia minha querida, sou sua admiradora e faço um trabalho de conscientização na área de alimentação tb. http://alimentopuro.blogspot.com.br.
    Faço tb um trabalho com o site Webfilhos que visa levar informações aos pais http://www.webfilhos.com.br/categoria/consciencia-em-foco.
    Queria muito fazer uma matéria com vc nesse dia que estará aqui em S.Paulo e na feira orgânica. Vc topa? Qual é o melhor horário? QQ coisa meu contato é nacozzi@hotmail.com (11) 3885-1148 / 9158-4451 - Nadia Cozzi

    ResponderExcluir
  5. Adorei a notícia! Estarei lá! ;)

    Beijos,
    Ana.

    ResponderExcluir
  6. Ahh, Sonia, nem brinca, você é generosidade pura. Creio que deve dormir com a consciência leve dos que cumprem seu papel de tornar melhor esse mundo. Nutro um carinho intenso por você e será uma alegria imensa poder te encontrar lá, pessoalmente.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sônia, bom dia!
    Admiro demais toda sua obra e como moro no Nordeste (João Pessoa) fica muito difícil assistir a uma palestra desta, apesar de estar pensando em programar-me para isto.Estou atualmente tentando seguir algumas orientações dos seus trabalhos ( consegui fazer bem o óleo de côco, Kvass de beterraba etc.)mas sempre ficam algumas dúvidas, que espero nestas conversas no blog, esclarecer.
    Um grande abraço e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  8. Adorei!
    Obrigada pelo autógrafo!


    Bjs,
    Ana.

    ResponderExcluir