quinta-feira, 5 de abril de 2012

Comer mal: Tá feia a coisa

"Em muitas partes do mundo, os padrões de consumo estão mudando muito rápido. Embora alimentos básicos tradicionais continuem sendo a comida diária de muita gente nos países em desenvolvimento, uma "transição nutricional", que começou na Europa e na América do Norte na metade do século 20, está transformando os hábitos alimentares da nova classe C em países como Brasil, China e India. As pessoas tendem a comer porções cada vez maiores de produtos alimentícios, que tipicamente contêm mais laticínios, carne e gordura, bem como de açúcar e outros carboidratos altamente refinados, e frações menores de fibras dietéticas, vitaminas e minerais. O uso de aditivos alimentares, que ajudam na produção dos produtos alimentícios e os tornam mais palatáveis ao consumidor, também vai de vento em popa. Essa mudança na dieta está levando a taxas maiores de doenças do coração, diabete e outras doenças crônicas.

Aliada a essa transição nutricional, e às mudanças nos padrões de produção, processamento e consumo de alimentos, uma perceptível alteração de comando vai tomando conta da cadeia alimentar. A influência dos fazendeiros diminui, enquanto a das grandes corporações - em particular supermercados e redes de fast-food - aumenta.

Parcialmente em resposta às preocupações quanto a essas mudanças, houve nos últimos anos acentuado crescimento na demanda e no fornecimento de alimentos orgânicos, integrais e saudáveis. De modo geral o mercado de alimentos parece estar polarizado, com o bom ficando melhor, e o ruim, pior ainda.

Ironicamente, as grandes corporações que comercializam a comida altamente processada que é uma das características da "transição nutricional" também identificaram um nicho de mercado potencialmente lucrativo para "nutracêuticos" e "alimentos funcionais". Estes prometem efeitos benéficos, como melhor motilidade intestinal ou redução do colesterol do sangue. Em resumo, são planejados para combater os próprios problemas de saúde criados por uma dieta altamente processada."

Erik Millstone e Tim Lang / professores doutores em Ciências Políticas e Política Alimentar, em "The Atlas of Food", University of California Press 2008

21 comentários:

  1. Fui comprar Biorich num tal de Ponto Natural e, enquanto esperava a nota, a mulher tentava me convencer da funcionalidade de alguns produtos, na esperança de que eu adquirisse. Foi caminhando pela farinha de linhaça, passou pela chia e chegou no que ela assegurou que era uma maravilha saudável: carne de soja enlatada. Eu não sabia se ria ou se chorava, só me limitei a dizer: desculpe, não como nada que tenha soja. E todo mundo me olhando como se eu tivesse proferido uma heresia... :/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kenia, e o BioRich que você comprou tem lactobacillus bulgaricus? Soube que há algum tempo que a Anvisa não permite mais a importação dele, ou seja, brasileiro não tem direito a um bom iogurte. Mas à tranqueira das multinacionais que tornam o povo lactodependente e candidoso, ô se tem...

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Sonia, não sei. Vou precisar conferir na embalagem, mas eu retorno aqui. Que história é essa de não poder importar?? :/

    ResponderExcluir
  4. Achei isso aqui, nesse link: http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos/Assuntos+de+Interesse/Alimentos+Com+Alegacoes+de+Propriedades+Funcionais+e+ou+de+Saude/Alegacoes+de+propriedade+funcional+Aprovadas

    Alegações de propriedade funcional Aprovadas

    As alegações horizontais apresentadas a seguir fazem parte de um processo contínuo e dinâmico de reavaliação das alegações aprovadas com base em evidências científicas. Além disso, a padronização das alegações teve o objetivo de melhorar o entendimento dos consumidores quanto às informações e propriedades veiculadas nos rótulos destes alimentos.

    Não são aprovadas alegações para ingredientes ou componentes dos alimentos, e sim para o produto final que tenha esses ingredientes ou componentes. As alegações aprovadas relacionam a propriedade funcional e ou de saúde de um nutriente ou não nutriente do alimento, conforme o item 3.3 da Resolução nº 18/1999. No entanto, a comprovação da eficácia da alegação deve ser realizada caso a caso, considerando a formulação e as características do alimento. Portanto, o uso das alegações listadas abaixo em qualquer alimento só será permitido após aprovação da Anvisa.

    No rótulo, as porções dos alimentos devem ser aquelas previstas na Resolução RDC nº 359/2003 calculadas com base nos grupos de alimentos previstos na referida resolução. Para outros esclarecimentos consultar o Manual de Orientação das Indústrias. A declaração da informação nutricional deve ser feita com base na recomendação diária indicada pelo fabricante, quando a forma de apresentação for cápsulas, tabletes, comprimidos, pastilhas e similares.

    O produto que estiver registrado na categoria de alimentos com alegação de propriedade funcional e ou de saúde deve apresentar a alegação conforme lista de alegações aprovadas. Portanto, a frase referente à alegação aprovada deve ser apresentada por completo em um mesmo local e com mesmo destaque.

    NOTA: Para os produtos já registrados, as empresas têm o prazo até 30 de junho de 2009 para adequar a rotulagem aos novos requisitos. Desde abril de 2008, os registros, petições e avaliações de alegações de alimentos são analisados com base nas decisões atualizadas no site.

    PROBIÓTICOS



    Lactobacillus acidophilus
    Lactobacillus casei shirota
    Lactobacillus casei variedade rhamnosus
    Lactobacillus casei variedade defensis
    Lactobacillus paracasei
    Lactococcus lactis
    Bifidobacterium bifidum
    Bifidobacterium animallis (incluindo a subespécie B. lactis)
    Bifidobacterium longum
    Enterococcus faecium

    Alegação

    “O (indicar a espécie do microrganismo) (probiótico) contribui para o equilíbrio da flora intestinal. Seu consumo deve estar associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis”.

    Requisitos específicos

    A quantidade mínima viável para os probióticos deve estar situada na faixa de 108 a 109 Unidades Formadoras de Colônias (UFC) na recomendação diária do produto pronto para o consumo, conforme indicação do fabricante. Valores menores podem ser aceitos, desde que a empresa comprove sua eficácia.

    A documentação referente à comprovação de eficácia, deve incluir:

    - Laudo de análise do produto que comprove a quantidade mínima viável do microrganismo até o final do prazo de validade.

    - Teste de resistência da cultura utilizada no produto à acidez gástrica e aos sais biliares.

    A quantidade do probiótico em UFC, contida na recomendação diária do produto pronto para consumo, deve ser declarada no rótulo, próximo à alegação.

    Os microorganismos Lactobacillus delbrueckii (subespécie bulgaricus) e Streptococcus salivarius (subespécie thermophillus) foram retirados da lista tendo em vista que além de serem espécies necessárias para produção de iogurte, não possuem efeito probiótico cientificamente comprovado.

    ResponderExcluir
  5. Ou seja, esse texto diz nada com coisa nenhuma. Essa parte é terrível:
    "Os microorganismos Lactobacillus delbrueckii (subespécie bulgaricus) e Streptococcus salivarius (subespécie thermophillus) foram retirados da lista tendo em vista que além de serem espécies necessárias para produção de iogurte, não possuem efeito probiótico cientificamente comprovado. "

    Primeiro: 'além de serem necessárias para produção de iogurte...': esse além veio do além né, já que não liga as orações e as torna contraditórias...

    Segundo: cientificamente comprovado???? E a comprovação científica o que é além de observação de resultados a partir de um processo? Se pelas observações comprovamos que faz bem, que máquina soberana é essa que diz que não é verdade?

    Ah...

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Kenia. Você, que é bióloga, e eu, que sou espírito-de-porco, temos paciência e empenho para ler isso tudo e chegar à mesmíssima conclusão: há algo muito estranho nisso. Lobby, talvez?

    ResponderExcluir
  7. Pois sim, Lobby, talvez...

    O BioRich realmente não tem os bulgaricos. Pena isso tudo. De qualquer forma creio que os L. acidophillus, os S. termophillus e e os bifidobacterium ajudem também na recolonização, certo?

    ResponderExcluir
  8. Ajudam, Kenia. Não faço iogurte, porque não me dou com leite - nem fermentado. Ultimamente tenho usado os laterosporus, ou esporogenes, que só se desenvolvem no intestino e comem todas as besteiras que a gente come, levando-as pro lixão. Gosto do Flora Balance, www.flora-balance.com . Abração!

    ResponderExcluir
  9. Tá certo, obrigada pela dica. Eu tou numa fase de iogurte, me ajuda muito porque dura e é uma opção para meus dias corridos. Tomo no café da manhã e nos lanches, substitui bem o pão, por exemplo, no meu caso. Sacia também. Mas tenho que confessar que ando com um pouco de muco, preciso rever isso.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. E eu não posso ficar falando de comida hoje porque tô fazendo a dieta da maçã, e o dia não passa... *-*

    ResponderExcluir
  11. Ai, coitada!! É péssimo mesmo, foi mal aí! Mas foi por uma boa causa sua dieta! Eu faço uns jejunzinhos forçados às vezes também e haja força de vontade! Beijo!

    ResponderExcluir
  12. O lado bom de dietas e jejunzinhos é que, além dos resultados objetivos que a gente alcance rapidamente (sempre me impressiono com essa rapidez), há um fortalecimento moral. Ser capaz de segurar a onda e superar o que parece insuperável é uma maravilha. E a gente olha pra trás e vê que não foi nada!

    ResponderExcluir
  13. É verdade! Eu tenho um orgulho danado de mim mesma quando consigo resistir aos prazeres gustativos, já que sou uma glutona de nascença... fazer o quê?
    Jejum me deixa novinha em folha! :-)

    ResponderExcluir
  14. Oi, Sônia.
    Queria te pedir uma orientação: quais são os vegetais de folha verde-escuro que se pode usar no suco vivo? Já sei que espinafre não é legal, mas e bertalha, por exemplo? Quais outras folhas quer não tenham gosto picante ou amargo nem ácido oxálico?

    Luciana
    Desde já agradecida

    ResponderExcluir
  15. Oi, Luciana, tirando o espinafre qualquer folha pode entrar. O pessoal usa muita couve. Eu não, sou mais de sopas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Onde industria mete a pata a destruição é garantida!!
    Temos que entender que nenhuma empresa nutricional quer alimentar ninguém, ela quer vender refugo industrial para não ter que aplicar uma logistica de descarte.
    Por exemplo, a tal fibra de soja que é vendida como carne vegetal nada mais é do que proteina processada a temperaturas altissimas, no processo de feitura de óleos, e tal subproduto é uma proteina indigesta, alguém digere plástico?? Pois é plástico é proteina em sintese!!
    Alimento é o que nossa mãe Terra nos dá. E no início da vida é o alimento que a mãe nos dá!!
    Resumindo, não esperemos que industrias e seus interesses nos façam o que nossas mães nos fazem, isso é no mínimo tolo.

    ResponderExcluir
  17. "Os homens que comem carne e tomam beberagens fortes têm todos um sangue azedo e adusto, que os torna loucos de mil maneiras diferentes. Sua principal demência se manifesta na fúria de derramar o sangue de seus irmãos e devastar terras férteis, para reinarem sobre cemitérios." Voltaire

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Gostaria de saber sua opinião sobre o Lactis Balance com relação à praga da candidiase, pois foi o que encontrei por aqui.
    Agradeço imensa e antecipadamente.
    Janis

    ResponderExcluir
  19. Oi, Janis, nunca usei. A fórmula parece boa, mas que coisa cara! Nesse preço vale a pena pesquisar os produtos da www.aplacom.com.br e comparar custos. Ou importar direto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Ola pessoal.. Conheci uma apostila no scribs chamada : APOSTILA DE DESINTOXIACAÇÂO PESSOAL... devo dizer que ela é incrivel, realmente conta tudo o necessario: COMO CRIAMOS AS DOENÇAS E MALES E COMO RETITRA_LOS POR MEIO DE DIETAS DE DESINTOXICAÇÂO:
    a 1 dieta é para o rim, uma mistura de chas, a 2 me impressionou muito: consisti numa dieta bem natural e o uso de um fitoterapico incrivel chamdo de OXy POWNDER,da GLOBALHEALINGCENTER.com.. Olha, é de impressionar que muita gente faça 1 semana de dieta de uva so para retirar toda a placa mucotica do intestino e o oxy powder faça isso com algumas capsulas por algumas noites - que podem variar de tempo a cada pessoa....
    a 3 limpeza é a conhecida DESCARGA DE FIGADo - impressionante e incrivel... Depois destas 3 acho q não a mais males para o corpo se MANTERMOS A DIETA...
    ainda ensina como LIMPAR FUNGOS E BACTERIAS,etc, e METAIS PESADOS aproveitando a limpeza do OXY POWNDER...

    So tenho uma pergunta: alguem sabe se a tal da SPIRULINA ou a CLHORELA são do tipo SPOROGENE????
    ABraçs,,

    Quem queiser uma apostila me envie um email: yuricastello@hotmail.com
    o autor promete que previne e pode mesmo curar facilmente,com o tempo, doenças como ALZEHIMER,DIABETES,CORONARIAS,etc,e bota etc nisso!!! Talvez seja novidade paara muitos mas se qualque um pesquisar: DIABETES CURA, ou ALZHEIMER CURA,ou ARTRITE CURA,LUPUS CURA, no GOOGLE, certamente vai acha o que vi: CASOS E CASOS DE CURA SO ATRAVES DE DIETAS E DESINTOXICAÇÂO!!!!! Existe crua para tudo, não sei como os medicos não veem isso....

    ResponderExcluir