segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Síndrome de Gu: As parasitoses crônicas e seus efeitos físicos e mentais, na visão da Medicina Clássica Chinesa


Eu nunca tinha ouvido falar em Síndrome de Gu, e bem que achava estranho os acupunturistas saberem tão pouco sobre parasitoses crônicas. Foi quando recebi estas preciosidades: http://medicinachinesaclassica.org/blog/wp-content/uploads/artigos/2011GuPARTEI.pdf  , parte 2 em http://medicinachinesaclassica.org/blog/wp-content/uploads/artigos/2012PSEM4.pdf .

São dois artigos do estudioso Heiner Fruehauf, muito bem traduzidos em português, que qualquer pessoa que se interesse por saúde precisa ler. Não precisa entender tudo, por exemplo os conceitos culturais e as ervas. Mas precisa tomar conhecimento do potencial de dano físico e mental que as parasitoses crônicas causam, e perceber como isso está acelerado neste momento.

Os textos mais antigos da Medicina Clássica Chinesa expõem a complexidade do problema e indicam estratégias.

Olho vivo.

Mais sobre bichos que dão em gente: http://correcotia.com/vermes

17 comentários:

  1. Como sempre,Muito Obrigado.
    Mary

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sonia!
    Eu tenho candidiase sistemica..Vi alguns posts aqui sobre o lufenuron.. Bom, a Sara Vaughter voltou a vende-lo e eu acabei de recebe-lo.. Quero experimentar, mas acabei de tomar annita (não tive reações anormais, continuei com os sintomas que ja estava tendo, pois não estava de fato com vermes, segundo o exame do jaime bruning que recebi agora).. Já venho tomando silimarina há mais de um mes.. Voce acha que tem problema tomar o lufenuron agora?
    Obrigada,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia, td bem?!

    Entao, quero saber se amassar alho e add vaselina e aplicar na parte interna do anus é eficaz contra vermes que ali incomodam...

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Olá Sonia, Tenho acompanhando seu blog há algum tempo. Mas nunca pensei que poderia precisar de orientações suas.
    Sou homem e não tinha idéia de que homens tivessem problemas com candida. Pois é, pra minha surpresa acredito que estou com essa praga.
    Surgiu algumas pequena bolhas na cabeça do pênis. somem em quatro a cinco dias. Fui ao dermatologista e ao urulogista, fiz uma carrada de exames e não houve nenhum resultado positivo.
    Não tenho dores ou coceiras, mas já começa a aparecer algum desconforto. Em fotos buscadas na internet encontrei algumas iguais a minha situação.
    Posso seguir a receita contra candida indicada por vc? Não sei o que fazer e já não tenho mais desculpas para fugir de um encontro. Não qeuro prejudicar nenhuma mulher passando doenças.

    Obrigado,

    ResponderExcluir
  5. Olá .
    Gostaria de saber quando e onde será seu próximo curso.Admiro muito voce .
    Abraço
    Celma
    celma.correa@terra.com.br

    ResponderExcluir
  6. Querida Sônia, curiosamente a minha filha chama "gu" ao iogurte caseiro que faço (só leite cru e iogurte natural). Curiosamente foi esse mesmo iogurte caseiro que também ajudou a tratar e a curar a psoríase (isso, vitamina C, magnésio, alimentos fermentados - sauerkraut - e homeopatia).

    Um forte abraço,

    Maria (Noruega)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Sonia! Tudo bem?

    O alho roxo de dente
    único de Sichuan é encontrado no Brasil? Fiz uma pesquisa rápida e não encontrei fotos para saber como é.

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Respondendo a todos:

    Raquel, não posso dar esse tipo de palpite. Recomendo supervisão.

    Anônimo do alho, a ideia parece boa mas o alho é forte e pode queimar a pele delicada do ânus, mais ainda a mucosa. Uma receita boa contra oxiúros é bater um punhado de hortelã com água quente e tomar em jejum, durante uma semana.

    Anônimo da candidíase, pode fazer a dieta que tudo melhora. Não há contra-indicação. O problema é o mesmo em homens e mulheres, e só aparece mais na vagina porque mulheres têm esse reduto escuro e úmido...

    Celma, meu próximo curso será em BH, no fim do mês: vou já postar no blog e no facebook.

    Maria: curiosamente, não foi só o iogurte...

    Dorothy, não conheço esse alho nem cá nem lá.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  9. Denise Bueno11/11/2013, 10:13

    Olá, Sonia

    Tudo certo? Espero que sim!
    Meu irmão foi passar alguns dias na praia e voltou com desarranjo intestinal. Está passando por uma série de exames. O médico está pesquisando verminoses, embora no primeiro exame não tenha apresentado nada. Como ele consumiu ostra estamos preocupados. Qual é mesmo aquele laboratório no Rio de Janeiro que você indica para exames? Acredito ser importante ele investigar a fundo a questão dos parasitas.Aguardo. Grata. Denise Bueno

    ResponderExcluir
  10. Oi, Denise, o lab é do dr Helio Copelman, Rio, tel 21 2548-0648.
    Muito bom para esse tipo de quadro é carbonizar a umeboshi na chama do fogão, ou no forno, desmanchar com água bem quente ou chá de bolso e tomar ao longo do dia. Aqui em Petrópolis várias pessoas estão com resfriado, vômito e diarréia de jato - aquilo que os médicos classificam de virose - e algumas ficaram boas rapidamente com esta receita.

    Umeboshi é a ameixa salgada japonesa, que você encontra em lojas japonesas ou de produtos naturais. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá, fico feliz que minha tradução tenha alcançado tantas pessoas. Iniativa do nosso querido colega Ephraim. Em breve retomarei os trabalhos, pois estive fora do país nos ultimos anos! Grande abraço! Namaste!

    ResponderExcluir
  12. Viva, Marcelo! Você e Ephraim lançaram uma grande luz para nós que buscamos mais saúde. No facebook a repercussão foi muito grande - https://www.facebook.com/deixasair/posts/756675857691869 .

    Agora é esperar que os profissionais brasileiros estudem e ajudem o povo a sair desse atoleiro de Gu. Um abraço grande e, de novo, obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Oi Sonia,

    Gostaria de saber qual é o laboratorio no Rio que faz exame de fezes confiáveis. Poderia me passar um contato? Obrigada!

    ResponderExcluir

  14. Excelente post, Já está marcado nos meus favoritos, parabéns.e muito Site de Swing um abraço

    ResponderExcluir