quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Maconha liberada pelo juiz! E já que estamos falando de drogas recreativas...


Deu no Globo de hoje, página 8: o juiz Frederico Maciel, de Brasília, absolveu um rapaz que foi preso por tentar levar 46 gramas de maconha para um amigo dentro do presídio, considerando incoerente que álcool e tabaco sejam permitidos e vendidos, enquanto a maconha, “um entropecente recreativo”, é proibida. Considera ilegal a portaria da Anvisa que coloca o THC entre substâncias sujeitas a controle especial, devido ao baixo poder nocivo.

Já que outras figuras de proa do mundo, como Fernando Henrique Cardoso, Pepe Mujica e até Obama estão de acordo, passemos ao parágrafo seguinte: 

A LARICA.

O problema mais comum derivado do consumo de maconha passa longe, muito longe, da visão oficial sobre o assunto: é a famosa e imprevisível larica.

Trata-se de uma fome inacreditável, compulsiva, obsessiva, que quando ataca não deixa a vítima pensar em outra coisa. E aí, o que estiver mais à mão é devorado gulosamente sem a menor vergonha, inclusive pizza gelada e coca-cola choca. Cresce o desejo por coisas doces, e depois, é claro, vem o famoso bode: moleza, preguiça, sono, deixa pra lá...

Mas não é só quem fuma baseado que pode ter larica. A larica é livre, popular, não respeita sexo, cor, religião, partido ou time. Você tem ou não tem, e isso depende da forma como cada organismo trata o açúcar. Uns anseiam por ele, outros nem ligam. Há quem beba álcool: nesse caso é uma larica etílica.

Maconha dá larica porque faz baixar por algum tempo o nível de glicose no sangue, com efeitos especiais no cérebro, cujo principal combustível é glicose. O jejum de glicose pode dar barato, mas também pode provocar um ataque de hipoglicemia, com suor, palpitações e tremedeira, e aí o único jeito é proporcionar ao dependente uma dose rápida de açúcar. Por outro lado, glicose demais no sangue faz o cérebro ficar saturado, lerdo, pesadão; deprime, emburrece, narcotiza.

Como se vê, açúcar é uma droga poderosa. Tão poderosa que é difícílimo tirá-la de onde está, profundamente arraigada nos nossos hábitos diários de consumo, rainha dos lares, escolas e hospitais. Deveria ser proibida para menores.

Diga não ao açúcar!

Do livro Sem açúcar, com +afeto, 
cuja 15a tiragem está no prelo,
em edição atualizada,

com capa nova de Cesar Lobo.

28 comentários:

  1. Ola, Sonia! Tudo bem?
    Gostaria de saber se voce conhece o trabalho do jaime bruning em relacao a candidiase e se conhece bons resultado desse tratamento fitoterapico contra a candida?

    ResponderExcluir
  2. Sonia, querida, vc viu Dallas Buyers Club?
    Nossa lembrei tanto de vc!
    Beijão
    :)

    ResponderExcluir
  3. Raquel, não conheço de perto o trabalho dele. Mesmo que conhecesse, acredito que o tratamento depende muito da pessoa, de como ela está, do tanto que tem a recuperar em termos de vitalidade para conseguir ficar boa.

    Nunca é só matar os bichos ou fungos; importante é impedir que voltem, cresçam e tomem conta. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. A., não vi Dallas Buyers Club - clube de consumidores de Dallas. Conta pra nós?

    ResponderExcluir
  5. sonia, td bem???? Meu nome é Paula.
    eu queria muito o seu email pra contar a minha historia de busca por um diagnostico

    agradeço muito e parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Paula, escreva para shirsch@uol.com.br . Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Sonia! Td bem?
    Eu tenho uma amebiase de repeticao e costumava controla-la com ajuda do giamebil, mas tenho tido muuuita dificuldade de encontra-lo nas farmacias. Voce sabe o por que?
    E voce teria alguma outra dica que me ajudasse a controlar essas amebas?

    Muito obrigada,
    Raquel.

    ResponderExcluir
  8. Sonia, minha querida!

    Falando em açucar, hoje estava feliz e contente na lojinha Bio perto de casa, quando me deparo com açucar de coco! Jesus Maria José! A moça da lojinha disse que é fantastico, com um poder adoçante razoavelmente forte, indice glicêmico baixo, etc etc etc. Bom, como você é a papisa da alimentação nas nossas vidas, resolvi vir aqui e te perguntar se você conhece, se tem alguma indicação... de toda forma, açucar ja não faz parte da minha vida, então não é tentar substituir um veneno... seria simplesmente no caso de um bolinho, um dia mais comemorativo ou simplesmente uma vontade de doce na boca. Podendo recorrer a açucares menos nefastos que o da cana, melhor, né?
    Muito obrigada querida!
    Beijo grande!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Raquel, você leu sobre a Síndrome Gu? Refere-se justamente a essa recorrência de infecções por protozoários, agravadas pelo uso de drogas fortes. Não que o Giamebil seja. As distribuidoras não devem se interessar tanto por ele. Mas minha preferência é pelo nosódio homeopático Entamoeba Histolytica 30CH, tabletes, 2 duas vezes ao dia por 21 dias. É como venho controlando e me livrando da galera amebiana que me ama (cada vez menos, por sinal).

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, não conheço esse açúcar de coco. Por que você não experimenta e conta pra nós?

    ResponderExcluir
  11. Entendi, Sonia.. E vc conhece algum profissional aqui no Rio que trate a síndrome do gu, que tenha esse conhecimento?

    muito obrigada,
    Raquel

    ResponderExcluir
  12. Não conheço, Raquel. E, em se tratando de amebas, acredito que o tratamento homeopático de que falei antes seja muito bom.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Sônia. Gostaria de saber como é a sua rotina alimentar. Sei que no blog já existem muitas informações, mas gostaria de saber de mais detalhes do que come no dia a a dia e garantir umas dicas, rs!


    Abraços,

    Ana.

    ResponderExcluir
  14. Ana, faço 70% do que está nos meus livros e sigo a dieta do dr Barcellos. Não como nada daquilo. Se você procurar aqui no blog a postagem de 31/12/2012 vai ver o que digo a respeito.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sonia!
    Voce esta familiarizada com as capsulas de carvao vegetal para reter toxinas no intestino? Se sim, o que voce acha delas?

    Obrigada!
    Raquel

    ResponderExcluir
  16. Raquel, conheço os comprimidos de carvão vegetal e a forma homeopática. Ele absorve as toxinas do ambiente interno e elimina através do intestino. Acho supimpa.

    ResponderExcluir
  17. Sonia
    Não sei como controlar a minha gula vivo da sisvastatina e do similar fenofibrato,para pressão,calmante etc.. mas não tenho mesmo controle com alimentos,até os exercícios físicos parei de fazer .depois que aposentei ficou pior só cuido da casa e faço o mínimo necessário . tenho dores por td o corpo sempre , já acordo desanimada e quando não tem jeito e tenho que agir , fazer algo,que já está acumulado fico tão cansada, que na maioria das vezes prefiro deixar td como está até o último momento de resolver algo.Tento com tds as forças melhorar, me organizar, mas sinto que o excesso de alimentação me prejudica e muito e tenho que me consertar, mas vivo adiando as caminhadas e academias que a uns 5 anos era uma constante na minha vida.Ir a médicos e tomar remédios só remedeia mas não vai no cerne da questão. Tem outras pessoas que tem estes sintomas?É uma letargia, quando preciso trabalhar muito,então no outro dia tenho que descansar.....

    ResponderExcluir
  18. Anônima, isso é típico de infecção por vermes e protozoários. Veja mais em www.correcotia.com/vermes .

    ResponderExcluir
  19. Olá,tenho visto muita dieta "glúten free" "lacto free" só não vejo a dieta "sugar free". Quando sai o açúcar entram os adoçantes e a tal Coca Zero.

    Li este texto hoje e me lembrei de você
    http://terapiafloralon-line.blogspot.com.br/2014/03/como-medicina-da-doenca-funciona.html

    Vi também um documentário impressionante na TV paga chamado O enigma do autismo, que faz associações importantes da alimentação atual e dos antibióticos com a doença, principalmente com relação à flora intestinal, que obviamente fica muito prejudicada com os remédios.
    Muito interessante.
    Informação está aí pra todo lado.Difícil é separar joio de trigo, mudar hábitos e enfrentar lobbys.

    Um abraço LENA

    ResponderExcluir
  20. Lena, concordo em gênero, número e grau! Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Sonia,

    Estou encantada com este post: liberem nosso beck e regulem o consumo de açúcar, please!!!
    Eu sou uma dessas atacadíssima pela larica: quando minha larica se resolve por doces, queijos e porcarias eu fico de ressaca, mas quando a larica se resolve com docinhos feitos sem açúcar, frutas e comidinhas saudáveis e leves, meu dia seguinte é lindo e eu nem me lembro que tirei uma onda no dia anterior.

    Lindo post!
    :)

    E quero agora mais esse seu livro pra miha coleção

    ResponderExcluir
  22. Olá Sonia , como não consegui comentar na postagem sobre o inhame vim através dessa esclarecer algumas dúvidas , se possível , claro!
    Bom um pouco depois do natal saiu muitas bolinhas no meu queixo e na minha bochecha , eu nunca tive muitas espinhas , ai uma amiga da minha mãe me receitou o elix de inhame, pois disse que ele jogaria pra fora .
    Faz uns 9 dias que estou tomando e saiu muitaaaaaaas bolhas no meu queixo e na bochecha , parece espinhas , estão bem vermelhas , minha pele ta um caos .
    Você sabe me dizer se é normal ? quanto tempo demora pra sarar e se vai sarar ? ou será preciso ir num demartologista ?
    Desde já agradeço . Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  23. Helen, ela deve ter recomendado o Elixir de Inhame Goulart, e o que você comprou é uma imitação barata que circula por aí, confira o rótulo. Eu diria que pra ficar boa é só você parar de tomar essa fórmula e beber muita água fresca ao longo do dia, além de evitar leite, todos os derivados (queijo, requeijão, iogurte) e doces. Chá verde fraquinho também é bom, quente. Abraço!

    ResponderExcluir
  24. Olá sonia
    Obrigada pela resposta .
    Comprei o elix de inhame goulart que vem numa caixinha verde . Voce acha que devo parar de toma-lo ? Pois hoje comecou a dar uma secadinha , sera que estou tomando o fajuto mesmo ?
    Obrigada novamente

    ResponderExcluir
  25. Querida, não sei. Mas sei que o verdadeiro Elixir de Inhame Goulart não teve a licença renovada, e que existe uma imitação barata por aí. Pronto. Torço para que você fique boa.

    ResponderExcluir
  26. Querida, não sei. Mas sei que o verdadeiro Elixir de Inhame Goulart não teve a licença renovada, e que existe uma imitação barata por aí. Pronto. Torço para que você fique boa.

    ResponderExcluir
  27. Doutora , como nao vi melhoras muito significativas resolvi parar com o elix , pois se ele é fajuto ele deve piorar o caso ao inves de melhorar , né ? Ou a senhora acha que ele nao interfere ?

    ResponderExcluir
  28. Doutora , como nao vi melhoras muito significativas resolvi parar com o elix , pois se ele é fajuto ele deve piorar o caso ao inves de melhorar , né ? Ou a senhora acha que ele nao interfere ?

    ResponderExcluir