terça-feira, 17 de março de 2009

Dicionário da mulher - Candidíase, a praga

Comecei a pesquisar sobre candidíase ali por 1993, por causa de uma dor debaixo da costela direita que não me deixava {fazer excessos} em paz. Era tomar um vinho, um suco de laranja ou comer amendoins que lá vinha ela. E quando topei com as notícias desse fungo chamado Candida albicans fiquei muito impressionada. Descobri que tinha os sintomas desde a infância (regada a açúcar), sem falar nas inúmeras crises de candidíase vaginal (monília) da adolescência em diante.

Em 1995 publiquei um capítulo sobre candidíase no meu livro Só para mulheres. Alguns anos depois, já instalada na vida online, recebia tantos emails a respeito do assunto que resolvi botar o capítulo no site. Triplicaram os emails. Continuei pesquisando e atualizando a informação online.

Enquanto isso passei a me cuidar com a mesma orientação que está lá. Adotei as cápsulas de lactobacilos acidófilos para sempre, o óleo virgem de coco, a redução de carboidratos. Posso dizer que a candidíase está controlada, bem como a hipoglicemia que costuma vir junto, mas percebo muito claramente que ela apenas manifesta uma tendência do organismo para umidade e calor, como se diz em medicina tradicional chinesa, e tendências são para sempre.

Descobri também que o câncer está quase sempre ligado à presença de fungos, o que piora muito depois da rádio e da quimio, que criam condições ideais para eles; alguns autores defendem que o câncer seria a própria simbiose da célula humana com a do fungo.

O capítulo Candidíase está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm .

E a dor debaixo da costela tinha também a ver com amebas, como entendi depois.

300 comentários:

  1. É Sonia, tudo que tenho a dizer como acupunturista, é que esse é dos problemas mais complexos da clínica. A candidiase deixa a pessoa deprimida, irritada, compulsiva por doces e carboidratos, incômodos importantes em intestinos, estômago e, o pior, vaginal. Isso só para citar alguns sinais. Esse verão foi perfeito para as danadinhas. O tratamento requer muita diciplina e a pessoa não está com essa disposição. Não é para qualquer um não, mas qualquer um pode apresentar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sonia. sou sua fã já há muitos anos. O primeiro livro seu que li foi DEIXA SAIR. Depois adquiri SEM AÇUCAR COM AFETO que até hoje circula quando vejo uma oportunidade. Outros adquiri e outros ainda quero ter, mas hoje gostaria de te falar da danada da candidíase. O Dr.Simoncini apresenta uma terapia para a cura do câncer utilizando Bicarbonato de Sódio. A partir daí liguei com os seus comentário sobre a candidíase e acredito que é o CAMINHO!!! A tal da dorzinha do lado direito eu a tenho até hoje e ninguém nunca soube me responder do porque dela! Vc já leu sobre essa terapia? O que acha? Abraços. Vanja

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vanja,

    a dorzinha do lado direito, bem debaixo da costela, geralmente tem a ver com amebas. Elas adoram fazer ninho exatamente nesse lugar, a chamada flexura hepática do colon, e ali vivem felizes corroendo a submucosa intestinal e se multiplicando o tempo todo. O tratamento de amebas é longo porque precisa acabar com elas, e com a fonte de reinfecção, e também cicatrizar o intestino. Tudo junto pode levar um ano, pelo menos.

    Sobre o dr. Simoncini, ainda não tive acesso a informações mais consistentes sobre sua terapêutica como um todo. Que os fungos estão envolvidos com o câncer, muitos cientistas sabem. Parece que há uma mistura do DNA do fungo com o DNA humano na origem de certos tipos de células cancerosas. Também se suspeita de que muitos tumores cancerosos sejam massas de fungos e um ou outro verme e protozoário. O interior do corpo é uma festa.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Sônia! Já sou leitora de seu site correcotia e entrei aqui no seu blog e me interessei pelas cápsulas de lactobacilos acidófilos e gostaria de saber onde posso comprar/encomendar.
    Grata,
    Elisa

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elisa, eu importo as cápsulas diretamente dos EU pelo site www.vitaminworld.com . Aceitam cartão internacional e mandam direitinho. Paga-se o frete e a alfândega (60%), mas ainda assim é mais vantajoso do que comprar nas farmácias de importados. Gosto de "potent acidophilus with pectin", se não tiver escolho o que tem mais bilhões de lactobacilos vivos.

    Não conheço produção nacional. Sei que algumas farmácias de manipulação encapsulam acidófilos importados; sendo assim, acho mais garantido obter direto da fonte. Já recebi até por DHL e o preço compensou. Considerando os milhões de problemas que a gente evita tendo uma flora intestinal bacana, confesso que acho mesmo muito barato.

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    estas cápsulas de acidófilos precisam ficar em ambiente refrigerado, ou podem ficar em temperatura ambiente?

    ResponderExcluir
  7. Quando não tratada a candidíase pode ser fatal?
    está relacionada, também com implante de marcapasso, ou seja, corpo estranho no organismo? Minha mãe estava com língua esbranquiçada, cansaço foi a um gastro que não diagnosticou nada na parte gastro-intestinal, só que alguns dias antes, quando ela foi ao cardiologista foi detectado candidíase abaixo do peito e não encontramos o remédio que foi recomendado para uso local. Resumindo foi internada com outros sintomas e adquiriu pneumonia, quando faleceu.Hoje lendo sobre candidíase chequei a conclusão de que não foi tratada convenientemente deixando a candidíase de lado.

    ResponderExcluir
  8. sonia nao quero fazer propaganda mas por experiencia de anos, tomo sempre dessa marca.
    vc conhece os probioticos da aplacom? o vital plex e o vital imune? sao muito bons, de verdade.
    www.aplacom.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Anônimo, as cápsulas devem ficar na geladeira.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Anônimo, a candidíase não tratada pode sim ser fatal, por trás de outros sintomas como a pneumonia, o câncer, a aids. Diz a dra Clark que só temos duas doenças: parasitas e toxinas. Todos eles procuram não matar o hospedeiro. Muitas vezes é a medicação que mata, fragilizando tanto o sistema que a recuperação se torna impossível. Os médicos costumam ser mal informados e preparados para enfrentar parasitoses. Contra os fungos, então, nem se fala. Os fungicidas costumam ser ineficazes e você vê o paciente ser corroído por fungos.

    Por outro lado, o tratamento contra eles não é de fácil aplicação. A dieta tira muitos alimentos que as pessoas adoram e é preciso ter um autocontrole muito grande para não cair em tentação. Vale a pena, mas não sei se no caso de uma pessoa idosa tem jeito. Também vi minha mãe ser tomada pela candidíase, aos 100 anos de idade, quando o organismo já não tinha como se defender - e o geriatra insistia para ela tomar um desses shakes nutritivos cheios de açúcar e aromas artificiais. Perguntei: mas dr, isso não vai alimentar os fungos? E ele: sim, mas pelo menos eu tenho certeza de que ela ingeriu 300 calorias...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Syl, já me indicaram esses produtos, mas achei melhor o custo/benefício do importado porque geralmente tenho quem traga dos EU, e a vitaminworld.com faz umas promoções boas com potes de 250 cápsulas. As da Aplacom também são importadas, não?

    ResponderExcluir
  12. sao importados sim, sonia, e vem numa embalagem refrigerada. agora vem em pó ao inves das capsulas.
    sempre que tomo sinto um grande bem estar.
    fui no site da vitaminworld e achei varios acidophilus, qual deles vc usa?
    sonia, vc toma diariamente sem dar intervalos?
    obrigado bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Syl, eu tomo direto. Tenho muita tendência à umidade e passei tanto tempo atormentada pela candidíase, devido inclusive a pouca proteína e muito arroz integral e outros cereais, que prefiro não dar mole.

    Gosto dos Potent Acidophilus with pectin mas da última vez não tinha, comprei o Mega Probiotic. Cada pote com 250 cápsulas saiu a 27 dólares.

    ResponderExcluir
  14. obrigado sonia, quanta ajuda vc. tem me dado!
    tambem tenho tendencia a umidade.
    vou pedir a amigos me trazerem numa oportunidade.
    tb. como muito arroz integral, direto, gosto demais de mingaus e papas, de arroz, quinoa, de amaranto.
    agora vou ficar mais antenada!
    bjs mil.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sonia!
    Vou fazer 21 anos e faz pelo menos três que entrei no seu site pela primera vez atrás de informações sobre candida vaginal.
    Fiz diversos tratamentos de uma semana, mas ela sempre volta...
    No começo fiquei com muita preguiça de fazer a tal dieta, mas agora estou considerando-a seriamente hehehe.
    Também gostaria de tomar as cápsulas de lactobacilos. Quantas por dia devo tomar?
    Reparei as menções ao arroz integral, que é a base da minha alimentação desde que nasci... Também não como carnes, na verdade só peixe, de vez em quando... e tenho esse probleminha da umidade.
    Tem tudo a ver?
    Beijos,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  16. Sonia! Estou c/ candidiase intestinal, tomei fluconazol, mas sinto q n resolveu. o que existe aki no Brasil lactobacilos que possa ajudar? Ouço falar em yakult, biovicerin. O q posso encontrar de melhor nas farmácias?

    ResponderExcluir
  17. Normalzinho, na farmácia, não tem nada.

    Em www.aplacom.com.br vocês encontram lactobacilos (importados) embalados aqui, muito bons.

    Eu importo de www.vitaminworld.com e uso os Mega Probiotics ou Power acidophilus with pectin.

    É para quem tem tendência à candidíase tomar a vida toda, a não ser que consigam controlar de outro jeito. Me contem que jeito foi!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Sônia.
    Eu tenho 22 anos e até ontem não sabia o que era candidiase. Comecei sentido uma coceira, depois pecebi que estava mais umida que o normal, durante a noite não consegui manter relações com meu esposo, fiquei preocupada e pedi pra ele dá uma olhada, foi quando detectamos um liquido cheio de pontinhos brancos, fique desesperada, nunca tinha acotecido isso comigo.Corremos para internet e todos os sintomas que eu tenho são compativeis com o da candidiase, hoje vou ver o medico, mesmo depois de tudo que li continuo preocupeda.Vc acha que devo me precupar tanto??? Sei lá, por ser a primera vez que isso acontece.
    Influencia alguma coisa???
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, amiga, tem que se preocupar sim. Acho que o mais importante é você procurar entender o que está causando a proliferação de cândida e cuidar melhor da sua alimentação para não criar campos favoráveis. Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite Sônia.
    Obrigada por me responder. Hoje fui ver o medico e já estou usando os remedios indicados.
    Gostariia de saber um pouco mais sobre a alimentação, quais são os tipos de alimeto mais indicados para o caso??? Preciso ver um nutricionista?
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  21. Dê uma olhada em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm , é um capítulo atualizado do meu livro Só para mulheres explicando os fungos, sua ação e como controlá-los com dieta.

    ResponderExcluir
  22. Darei uma olhada.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  23. Boa Noite Sônia

    Parabéns pelo seu blogue, está muito bonito. E parabéns pelo novo neném. Mesmo que seja o 20º é sempre uma emoção como se fosse o primeiro não é? :)

    Tenho 32 anos e desconfio que estou com candidíase há já muito tempo. Pelas pesquisas que tenho feito cheguei à conclusão que os sintomas que tenho são mesmo de candidíase (depressão, irritabilidade, insónias (quantas meu Deus!) perda de cabelo, dificuldade de concentração, cansaço e falta de vontade em de fazer tarefas, corrimento vaginal branco com placas, ardência vaginal, incômodos nos intestinos e estômago) mas não sei como fazer para saber exactamente em que ponto está... para depois a tratar.

    Se eu passar na ginecologista ela vai passar medicação tipo o que já mencionaram aqui e eu não quero isso. Para a candida voltar logo depois de eu acabar o tratamento... mais resistente? Não, obrigada.

    Quero fazer testes para ver se é realmente candida para depois ver qual é o melhor tratamento (de preferência tratamentos naturais, não quero nada com medicação artificial) mas não sei que testes devo fazer!

    Na sua opinião, qual é a melhor área para tratar uma candidíase com sucesso? Homeopatia? Naturopatia? Medicina Tradicional Chinesa (que eu desconheço por completo... tenho medo de ser enganada, sei lá)?

    Aguardo a sua opinião.

    Obrigada,

    Maria.

    ResponderExcluir
  24. Esqueci de dizer uma coisa. O meu período menstrual era certinho até há 2 meses... como não estou grávida, resolvi aguardar e verifiquei que ele veio no mês seguinte (ou seja, mês passado). Como esse mês não veio... isso leva-me a suspeitar que estou com uma infeção num dos ovários... pode ser a candida??

    Aguardo a sua opinião, obrigada.

    Maria.

    ResponderExcluir
  25. SHEILA SANTOS15/07/2009, 22:42

    OLA SONIA
    BOA NOITE !!!
    SONIA HOJE PASSEI O DIA TODO OLHANDO SITES LIVROS E TUDO RELACIONADO A CANDIDIASE INCLUSIVE TUDO QUE VC ESCREVEU SOBRE ESSE GRANDE PROBLEMA ATORMENTADOR TENHO ESSES FUNGOS A MUITO TEMPO E GOSTARIA DE SABER O SEGUINTE A CANDIDIASE CAUSA DOR ?
    EU POSSO INVÉS DO AÇUCAR FAZER USO DE ADOÇANTES EM SUCOS CHÁS E OUTRAS BEBIDAS NA ALEMANHA NÃO TEM ESSES LACTOBACILOS QUE SÃO ENCONTRADOS NOS E.U.A ? MINHA SOGRA MORA LÁ PRA MIM SERIA MUITO FACIL E COMPENSARIA MUITO MAIS, OUTRA DUVIDA É SOBRE OS REFRIGERANTES ELES TAMBEM DEVEM SEREM RETIRADO DO CARDAPIO DE QUEM TEM CANDIDIASE (NO CASO DA MINHA MUITO FORTE E CONSTANTE PROCRIAÇÃO DOS FUNGOS)
    MUITO OBRIGADA DESDE JÁ PODE TER CERTEZA QUE VOU FAZER A DIETA QUE ESTA NO SEU LIVRO

    OBRIGADA E UM ENORME
    BEIJO

    ResponderExcluir
  26. Estou sofrando a anos com a Candidiase, fiz um tratamento com injeção na Alergologista ha 5 anos atrás. Ha dois anos a candida voltou e ja não sei mais o que fazer. Já li tanto sobre o assunto e pra ajudar entrei na menopausa com 37 anos, pra ajudar minha auto-estima acabou. Não consigo fazer sexo pelo baixo libido e agora quando sinto algum desejo sexual não posso dar vazão por causa da candida que não me deixa em paz. Sinto que deixei de ser mulher.... Por favor me esclareça ... são tantas lactob. pra candida é qualquer um? Um abraço

    ResponderExcluir
  27. Como eu entendo o que a anónima de 16/07 escreveu... por favor Sônia diga alguma coisa mal possa.
    O que sinto é que mesmo fazendo tratamento natural ela pode sempre voltar para infernizar a vida... a candida é necessária para quê, mais exactamente?? Ela pode ser erradicada do organismo?

    Um abraço,

    Maria.

    ResponderExcluir
  28. Garotas, leiam o que está em correcotia.com/mulheres/candidiase.htm .

    Tem a dieta contra a candidíase e os suplementos mais indicados, e é tudo o que eu pude reunir de fontes boas para publicar.

    ResponderExcluir
  29. Oi Sonia

    Uma pergunta: comecei a tomar lactobacilos acidofilus (comprimidos) para fortalecer o meu organismo mas uns 2 dias depois tive diarreia e achei melhor parar.

    É normal isso acontecer?

    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  30. Diarréia nunca é normal, mas pode ser apenas um movimento de adaptação dos intestinos à nova flora. Acho que você pode reduzir a frequência por uns dias e mudar o jeito de tomar. Eu tomo em jejum, acompanhando duas grandes canecas de chá, ao levantar. Outras pessoas tomam com a comida. Um abraço!

    ResponderExcluir
  31. Oi Sônia.

    Tenho uma pergunta que não tem muito a ver com candida (acho eu!) mas como não sei onde a posso colocar... então vou colocá-la aqui:

    Você sabe o que pode estar na origem da doença de Ménière ou labirintite? Tenho um amigo que está internado com sintomas muito chatos dessa doença (falta de equilíbrio, tonturas, vômitos, zumbidos fortes no ouvido, falta de sensibilidade no lado direito do corpo...) e gostava de poder ajudar.

    Obrigada e desculpe.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Anônima, eu iria correndo procurar um bom acupunturista. A Medicina Tradicional Chinesa tem abordagens muito claras para esse tipo de sintoma.

    Também gosto da Homeopatia, e uma coisa não impede a outra.

    Boa sorte para seu amigo. E quando quiser perguntar algo fora dos posts, basta mandar um email: olhe npo Perfil. Um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Obrigada pela resposta Sônia! Vou falar acerca da acupunctura com o meu amigo. Não sei se ele é receptivo à ideia mas pelo menos fica a intenção de ajudar.

    Tudo de bom para você!

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  34. oi,sonia adorei sua pesquisa sobre candidiase! comprei o livro e estou iniciando a deita e ja me sinto melhor dos sintomas.um abraço betania

    ResponderExcluir
  35. ola Sonia sou fe seu trabalho e adorei o livro "só para mulheres". Gostaria de saber se posso também aplicar oleo de coco na região afetada pela candida? e também se a candida pode se tornar resistente a este oleo. Estou ingerindo ele (conforme sugerido em seu livro) e já vejo melhoras.Muito muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  36. Oi, Anônima, pode aplicar o óleo virgem de coco nas partes mimosas, sim. Devagarinho, experimente primeiro só um pouquinho, para verificar se há alguma reação ardida.

    O óleo virgem de coco costuma resolver todos os problemas localizados de fungos, como frieiras e outras micoses. Nos gatos é um sucesso - os meus nunca mais tiveram fungos e queda de pelos deois que comecei a aplicar o óleo ao perceber os primeiros sinais. E não é preciso insistir, uma ou duas aplicações sempre bastam.

    Mas não se pode perder de vista que a candidíase transborda dos intestinos. É neles que o óleo e os outros recursos devem chegar abundantemente para poder-se realmente controlar a coisa.

    ResponderExcluir
  37. Oi Sônia
    Uma dúvida: o óleo virgem de coco gfaz emagrecer? É que essa dieta dá fome e com a toma do óleo de coco... uma pessoa emagrece a dobrar não?? Estou com sintomas de candida, sou magra e não queria emagrecer mais ainda...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  38. Oi, Anônima, provavelmente você precisa primeiro se livrar da candidíase para depois ver como vai ganhar mais peso. Os fungos têm influência sobre o metabolismo, tanto para deixá-lo mais rápido quanto para deixá-lo mais lento.

    O óleo virgem de coco não faz emagrecer propriamente. Ele vai limpando, como é ua gordura produz sensação de saciedade e ajuda muito na dieta, exatamente para a vítima não sentir tanta fome.

    Quando fiz essa dieta a sério ele não existia por aqui. O que me salvava da fome era o iogurte com lactobacilos vivos.

    ResponderExcluir
  39. Oi Sonia! Primeiramente gostaria de agradecer todos os esclarecimentos, sua pronta atenção certamente está ajudando muita gente!! Tenho uma dúvida. Tenho candidíase, mas meu intestino sempre funionou bem (as vezes um pouco mais do que o normal) e mesmo assim tenho candida isso é normal?? Eu pensei que o problema seria com intestino preso....!? Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Oi, querida, isso não tem nada a ver. Que nem ameba: pode prender, pode soltar. Depende muito da pessoa.

    ResponderExcluir
  41. Oi, tive candidiase e tomei fluconazol e coloquei o ovulo ginocadem, resolveu o problema, mais algumas semanas depois tive uma infecção de garganta muito forte, tomei antibiotico e logo que fiquei menstruada percebi que tive novamente os sintomas, não dava para observar o corrimento por causa da menstruação. Mais fiquei como se estivesse assada e coçando muito, tomei fluconazol novamente e estou usando as pomadas, estou no quarto dia, mais ainda coça muito, agora estou tomando cetoconazol, tenho outra consulta marcada mais e daqui uns 20 dias, estou ficando preocupada, e a algum tempo ja tenho percebido que estou com poquissimo libido e quase sem lubrificação. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  42. Amiga, você deu o resumo da ópera: tratamentos alopáticos não resolvem. A candidíase é produto de uma dieta que não serve para você. Procure melhorar sua alimentação com as dicas estão em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm .

    ResponderExcluir
  43. OI SONIA, ESTOU SEGUINDO A DIETA DE SEU LIVRO, TOMANDO OLEO DE COCO E LACTOBACILOS E TENHO MUITO A TE AGRADECER, NA VERDADE TENHO A AGRADECER SÓ A VOCÊ, POIS HÁ TEMPOS PROCURAVA A CURA EM GINECOLOGISTAS E NADA DAVA CERTO. EM 2 SEMANAS JÁ VEJO MELHORA SIGNIFICATIVA. Você acha que ela pode piorar de novo quando minha menstruação vier? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  44. Oi, querida, evite tampões vaginais, troque os absorventes com muita frequência, não use roupas sintéticas e calças justas durante o período menstrual e redobre a atenção à dieta. Quando a menstruação acabar, faça uma ducha com banchá, ou água morna e vinagre, ou ponha óvulos de calêndula para limpar o cabal vaginal, ou mesmo uma cápsula aberta de lactobacilos. Ou passe óleo virgem de coco.

    ResponderExcluir
  45. Oi Sonia, gostaria de perguntar três coisas para você:

    *se se pode tomar o óleo extravirgem de coco, os lactobacilos e até mesmo bicarbonato de sódio com água antes das refeições para controlar e eliminar o excesso de candida sem eliminar os amidos da dieta (eliminar açúcares tudo bem mas viver 2 meses sem amidos... não se morre do mal...). O óleo de coco já mata/controla a candida, não?;

    * já li que o tea tree oil (óleo de malaleuca) é eficaz contra fungos, bactérias, etc. Li também que não se aconselha a ingestão do mesmo. Já ouviu falar disso Sônia? Será eficaz no combate à candida? Se sim... como?;

    * Também já me disseram que terapias como a ozonoterapia é eficaz contra essa candida... mas gostaria de saber a sua opinião. Você deve ser a pessoa que mais sabe e entende da candida do que algum outro médico/a que já vi.

    Obrigada Sônia, um beijo e tudo de bom para você. Maria

    ResponderExcluir
  46. Maria querida, o que eu sei que funciona contra a candidíase é o que está escrito em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Qualquer coisa fora disso é especulação.

    E a sua ideia de continuar comendo amidos no contrapeso do óleo de coco, mais bicarbonato (não vai ser bom para o estômago nem para a digestão) mais lactobacilos antes da refeição mostra que você ainda não entendeu que sem mudar hábitos alimentares não vai se livrar do problema.

    Lactobacilos de manhã, em jejum, com 2 copos de água ou chá, e se necessário à noite, ao deitar, com menos água ou chá. Óleo de coco idem, 1 colher de sopa, e mais o que desejar às refeições. O bicarbonato é por sua conta. E risco.

    ResponderExcluir
  47. Eu só buscava esclarecimento. Perguntei se o bicarbonato poderia ajudar porque disseram-me que uma senhora teve o mesmo problema que nos trouxe todas até aqui e resolveu-o tomando bicarbonato com água meia hora antes das refeições. Como você entende muito desse problema, apenas quis saber se seria verdade ou não, tirar essa dúvida. Lógico que tudo o que nós fazemos é por nossa conta e risco...

    Tenho de mudar de hábitos alimentares... durante quanto tempo?? E se logo depois de voltar a fazer a alimentação que fazia antes de iniciar esse tratamento (note-se que não sou adepta de doces nem de comida fast food) a candida voltar??

    ResponderExcluir
  48. Oi, Maria, mudar hábitos é para sempre. Se a sua dieta a levou à candidíase, vai continuar levando caso você volte a comer muito carboidrato e frutose. A cândida surge em decorrência de uma tendência do organismo a produzir umidade. Essa tendência não desaparece tão facilmente. É como uma casa que tem umidade: se não houver jeito de pegar sol, não resolve.

    Mesmo coisas boas como arroz integral podem ser excessivas dependendo da pessoa e do quanto ela come.

    ResponderExcluir
  49. Oi

    Apesar de entender o que você quis dizer com a dica do arroz integral, o seu argumento é muito generalizado. Ou seja, cada pessoa é diferente, cada pessoa tem metabolismo diferente e tem necessidades diferentes.
    Como é que vou saber se como de forma excessiva ou não? Há maneira de saber como funciona o metabolismo de cada pessoa?

    Eu de facto não sei o que na minha dieta levou à candidíase. Sou uma pessoa nervosa e tenho tendência a ficar stressada. Quem sofre é o meu estômago e, em algumas das vezes, os meus intestinos.

    Gostaria de saber quanto tempo devo fazer essa dieta que você aconselha para me curar da candida (1 mês? 2 meses?). Pergunto isto porque não posso cortar carboidratos e várias frutas para sempre!

    Se vou cortar em alguns alimentos por algum tempo, tenho de equilibrar com outros... como devo fazer os cardápios para ter uma dieta saudável e equilibrada ainda para mais se esta mudança de hábitos é para sempre? E em relação a quantidade de alimentos que devemos ingerir diariamente?

    Obrigada pelos esclarecimentos Sônia

    ResponderExcluir
  50. Xará, sabe qual é o problema? É que na maior parte das vezes a pessoa precisa de um profissional acompanhando. Eu faço o que posso no sentido de passar a informação, mas, de posse dela, e acreditando que se trata de mudar a dietá já que os tratamentos comk remédios não resultam, cada um tem que procurar seu caminho. Quem sabe você procura um(a) bom nutricionista, dietologista ou terapeuta naturopata?

    Outra coisa: você já respondeu ao questionário de saúde que está em www.correcotia.com/extras? Ajuda muito na hora de conversar com o(a) profissional que te atender.

    Há sim como entender como funciona o metabolismo de cada pessoa. Mas tem que entender do assunto.

    A dieta pode ser para o resto da vida, depende de como seu organismo vai reagir. O ideal é você deixar de ser uma pessoa nervosa que se estressa com facilidade. A candidíase pode causar isso ou pode ser resultado disso. Um(a) bom(a) médico(a) homeopata que conseguisse entender suas queixas poderia ajudar com um remédio de fundo.

    Vê como existem variáveis? Minha sugestão é você começar aos poucos, tirando açúcar e laticínios e introduzindo os suplementos (lactobacilos, óleo de coco, alga kombu).

    Um abraço e tudo de bom! :-)

    ResponderExcluir
  51. Oi Sônia

    Obrigada pelas dicas :-) já me sinto bem mais esclarecida. Uma pergunta (que pode ser meio idiota mas... quem não sabe...): o iogurte natural que eu gosto e que você sugere tanto também é um lacticínio... qual é a diferença desse iogurte em relação ao resto dos lacticínios?

    Estou à procura de um(a) bom(boa) naturopata e de um(a) nutricionista. Vou responder ao seu questionário e levá-lo comigo. Quem sabe eu tenho sorte, encontro um(a) bom (boa) profissional que me ajude e me restabeleço?

    Tudo de bom para você :-)

    Um abraço da Xará ;-)

    ResponderExcluir
  52. O iogurte que podemos chamar de natural é um leite cru, não pasteurizado, fermentado por bactérias (lactobacilos) que têm afinidade com o leite e que variam de cultura para cultura.

    A referência mais antiga a esse leite fermentado data de 9.000 anos a.C., na Libia; depois vem a India, 6.000 anos atrás. O mongóis produziam uma fermentação láctea chamada kumiss, enquanto os habitantes do Cáucaso faziam kefir. Na Europa, os lactobacilos bulgáricos deram origem ao que se conhece como iogurte hoje.

    A diferença entre iogurte e outros laticínios é que ele contém lactobacilos vivos, capazes de colonizar e se reproduzir no intestino humano, impedindo que as bactérias de putrefação e os fungos tomem conta do ambiente. Por isso não adianta usar o iogurte industrializado, mesmo que o rótulo esteja cheio de promessas.

    O iogurte com lactobacilos vivos é o grande aliado de quem faz a dieta da candidíase, que dá fome. Não deve ser bebido gelado; pode-se aquecê-lo em banho-maria até chegar à temperatura ambiente. Ferver mataria os lactobacilos.

    Os queijos também começam com a fermentação do leite, mas por outros processos e fermentos.

    Recomendo a quem se interessa pelo assunto o livro Probiotics - Nature's internal healers, de Natasha Trenev, Editora Avery, USA, disponível na www.amazon.com .

    ResponderExcluir
  53. Hmmmm... e eu que pensava que o iogurte natural que se compra no supermercado era suficiente. Há um que tem 3 tipos de lacto-bacilos no rótulo e que tenho consumido. Uma pergunta se levanta: posso fazer esse iogurte natural cheio de lactobacilos em casa? Se sim, como se faz??

    ResponderExcluir
  54. Os lactobacilos que interessam são: acidófilos, bulgaricus e bifidus. Vivos.

    Existem esses lactobacilos em cápsulas ou num envelope com a marca Rich.

    ResponderExcluir
  55. oi eu estou com candidiase e ja fiz varios tratamentos com fluconazol com pomadas e agora estou usando compridos na vagina ele chama vagil c vc ja ouviu falar estou preocupada tomo todos os cuidados com a alimentaçao com a higiene mas sempre volta e o meu medico ja falou q nao e normal vir tanto assim estou desesperada mas eu leio tudo sobre candidiase mim ajude desde ja muito obrigada bjs

    ResponderExcluir
  56. Oi, Adjanira, já sabemos que esses antifúngicos não adiantam, e ainda preparam os tecidos para criar mais fungos.

    Você leu o capítulo que está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm ? O que eu posso dizer para ajudar está lá - e aqui nesta página, no post e nos comentários.

    Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  57. Oi Sonia! Eu estou seguindo a dieta do livro e tomando os lactobailos acidofilos, bifidus, casei e alguns outros que são componentes de um composto que comprei no exterior.
    Percebi que a candida melhorou bastante, aescamação diminuiu bem como a vermelidão e a coceira....mas a minha dúvida é: Estou tomando em m´dia 10 capsulas por dia do composto (PB8) vc acha que isto pode dar algum problema? reamente percebi que quandoaumentei quantidade e intencifiquei a dieta as melhoras ficaram mais visíveis ainda!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  58. Você está usando o óleo virgem de coco? É super importante. O composto não conheço, siga a bula. Em excesso pode dar muita fermentação, nada mais.

    Esse capítulo está sempre sendo atualizado em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Veja sobre o óleo de coco em www.correcotia.com/mulheres/sodacoco.htm

    ResponderExcluir
  59. Oi Sonia! obrigada pela rápida resposta! im estou também, conforme indicado no seu livro, tomando óleo de coco em capsulas e o em pote. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  60. Cara Sônia, como vc sugere o uso do óleo de coco, além do uso culinário tradicional em substiutição aos óleos tradicionais? E o consumo direto da carne do coco?

    E a alga kombu, teria alguma forma de utilizá-la além de cozinhar junto com o feijão, arroz ou sopa?

    Vc tem alguma opinião sobre o óleo de orégano no combate aos fungos, e sobre um estimulante do fígado como a silimarina para o excesso de trabalho?

    Parabéns pelo trabalho, bjs, Daniel.

    ResponderExcluir
  61. Oi, Daniel, os especialistas dizem para comer uma colher (sopa) de óleo de coco em jejum e outra ao deitar, além de usar nas preparações culinárias. O óleo poderia agir melhor com o tubo digestivo vazio. Eu adoro passar na torrada de pão integral de manhã, ou a qualquer outra hora em que dê aquela fominha.

    Kombu: você já viu a receita dpo caldo de kombu em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm ? É a mais eficiente. Pode pingar limão se quiser.

    Óleo de orégano: sem opinião. Mas sei que a ervinha é poderosa.

    Silimarina (extraída do Cardo mariano): sensacional. O que dizem é que ela refaz a camada externa de células do fígado, justamente as filtrantes. Indispensável quando vai ocorrer uma intoxicação programada no organismo, como no caso da vermifugação. Vende em farmácias como Legalon ou Silimalon, mas sai muito mais em conta se mandar manipular.

    Beijos :-)

    ResponderExcluir
  62. Olá Sônia
    pra falar a verdade estou tão desesperada que nem sei o que escrever. Tenho 30 anos, e parece que minha vida está um inferno. Me casei em novembro e de lá pra cá a candidíase já se repetiu 3 vezes. Meu psicologica está tão abalado que pra ser sincera já pensei até besteira. Já nem sei mais o que falar pro meu marido. Já estou com vergonha do ginecologista. Pra piorar moro numa cidade do interior onde não encontro nada do que vc sugeriu no livro. Não acho lactobacilos vivos, não acho óleo de coco, nada. Estou ficando maluca. Por favor se puder me ajudar. Consigo encontrar esses produtos na internet? O que devo fazer de imediato para aliviar os sintomas da candida?
    Por favor me socorra

    ResponderExcluir
  63. Oi, Suki, o óleo de coco você pode receber pelo correio (www.dr-organico.com.br), a alga kombu também (www.casabueno.com.br)e até os lactobacilos acidófilos (importados, www.vitaminworld.com) ou embalados aqui, www.aplacom.com.br.

    Mas o mais importante é voce começar a fazer a dieta. Tirando açúcar, laticínios e porcaritos, tudo melhora rapidamente.

    O óleo de coco pode dar uma aliviada no sofrimento vaginal. Leia mais em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm , tem a receita da compressa de alho para a monília, e outras coisinhas mais.

    ResponderExcluir
  64. Sonia,

    Posso comer torrada integral e chá mate sem açucar?

    ResponderExcluir
  65. Desculpe a insistência. Não consigo ficar sem leite. Gostaria de saber se posso leite de soja, granola, danone, essa mistura de cereais, linhaça, essas coisas que sustentam. Pq se puder comer essa mistura de cereais ai não dá pra passar fome.

    Grata

    ResponderExcluir
  66. Oi, Suki, você pode fazer o que quiser. Mas a dieta da candidíase é a que está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Se quiser ficar boa, é só encarar.

    "Não consigo ficar sem leite" não parece uma frase de pessoa adulta, que tem dentes para mastigar. Leite de soja é muito ruim, veja em www.correcotia.com/soja.

    Às vezes é bom tomar alguns vermífugos para perder essa dependência de leite e açúcar, porque lombrigas & Cia gostam muito dessa comidinha infantil. Desculpe a franqueza. Um abraço!

    ResponderExcluir
  67. Oi Sônia, obrigada pelas respostas precisas e prontas, depois lembrei de outra pergunta...

    Já uso sabão de coco para tomar banho a vários anos, nem me lembro se foi anterior a saber da função antifúngica do óleo de coco. A pergunta é: o sabão de coco tb teria esse efeito? quais são as melhores marcas? uso sempre o granado e minha pele não tem reclamado, teria outra dica?

    Ah, costumo guardar o óleo de coco na geladeira, e ele fica sólido, seria melhor deixar fora para poder usá-lo mais facilmente?

    Bjs, acabei de adquirir o livro novo, e já comecei a apreciá-lo durante o almoço no Gohan...

    Daniel.

    ResponderExcluir
  68. Olá Sonia, tenho uma longa história com a candidiase, mas só consegui um auto-diagnóstico há 8 meses. A minha queixa era de dor no quadril e dor no joelho, principalmente à noite e que não me deixava dormir, além de polaciúria. Com o passar dos anos os sintomas aumentaram como hipoglicemia, garganta seca, entupimento da narina, gazes, febre baixa em alguns periodos e coceira na pele. Quando descobri tomei fluconazol e meus sintomas desapareceram por alguns dias e quando voltaram comecei a fazer a dieta. Nunca me senti tão bem, mas fui pra minha casa de praia e tudo voltou. Engraçado que começou com um comichão interno, hoje percebo nitidamente a coceira dentro do meu intestino. Aliás os sintomas começaram quando eu morei nessa casa que fica num lugar muito úmido e as roupas ficam cheirando a mofo... Bom, nem vou falar da medicina convencional porque pra eles eu tô maluca.
    Acabei descobrindo um pré-carcinoma no intestino (também por minha insistência) e isso me faz acreditar na hipótese do cancer ser um fungo.
    A minha situação atual é a seguinte: tento fazer dieta, mas não consigo o tempo todo, os sintomas continuam, mas com um certo controle. O óleo de coco ia bem no verão quando ele é líquido depois quando endureceu comecei a enjoar dele, hoje não consigo nem sentir o cheiro, tomo alguns probióticos que encontro na farmácia tipo repoflor, tomo kefir e yakult 40. Algumas vezes lanço mão de antifúngicos alopáticos porque a dor é insuportável. Ando tentando uma prescrição da vacina contra candida, mas não consegui nada com os médicos. O que vc pode me falar da vacina? Grande abraço e obrigada.
    Silvia

    ResponderExcluir
  69. Oi, Silvia, não sei dizer nada da vacina. Tudo o que tenho para ajudar está neste post e na página da candidíase em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm .

    Será que você enjoou mesmo do óleo ou o óleo é que ficou ruim? Isso me aconteceu com uma marca de óleo de coco nacional, ficou ruim. Voltei ao importado.

    Não sei se kefir e yakult resolvem fungos. O que eu conheço como bom são os lactobacilus acidófilos, bulgaricus e bifidus.

    Torço por você. Mas não tem solução para esse caso que venha de fora. E esse pré-carcinoma pode ter amebas no meio além de fungos, como a grande maioria dos casos de câncer intestinais. Olho vivo, porque tratar amebas leva tempo. Elas corróem a submucosa e depois de eliminá-las é preciso recuperar e cicatrizar os tecidos. Boa sorte, um abraço! :-)

    ResponderExcluir
  70. Oi Sônia

    Já li você falar em amebas algumas vezes. O que são?, onde vivem?, como se pode prevenir e tratar?

    Grande abraço e obrigada!

    João.

    ResponderExcluir
  71. Desculpe, esqueci uma pergunta... como se faz um diagnóstico de amebas?, há exames para determinar isso? Posso fazer auto-diagnóstico? Obrigada.

    ResponderExcluir
  72. Oi, João, vai lá no meu livro Almanaque de Bichos que dão em Gente pra ver: http://correcotia.com/vermes/pesquisa/indice_capitulos.htm . As amebas estão no capítulo Protozoários, que é o último, o 15. Clique para ler sobre amebas e outros protozoários e em http://correcotia.com/vermes/pesquisa/capitulo3.htm para conhecer os sintomas.

    Mas eu acho que seria interessante você ler o livro do início para ter uma ideia mais ampla do que aflige as nossas pobres tripas, e de como somos co-responsáveis.

    Pode fazer exame de fezes para detectar amebas. A maioria dos laboratórios não acha nada, também não procura, olha só 2 lâminas. É a norma técnica. No Rio conheço um bom laboratório, o do dr Helio Copelman, 2548-0648. Não tem convênio. Vale o investimento. Um abraço! :-)

    ResponderExcluir
  73. Oi de novo Sônia

    O problema é que não moro no Brasil... e sim em Portugal. No entanto já pesquisei o que você sugeriu e, minha nossa!, encontrei o que tanto imaginei nas suas actualizações ao capítulo Vermes!!... Encontrei a Micro-Dose, um remédio meio polivalente para tratar a maioria dos parasitas! Também previne os malditos se for tomada todos os dias que nem xarope?

    Já dei uma espreitadela nos seus livros e quero comprar a colecção toda. Deixe-me organizar as coisas e em breve entrarei em contacto com você através de e-mail. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  74. Sonia, obrigada pelas palavras. Eu já usei os dois tipos de óleo de coco, o importado e o nacional. Gostei mais do importado porque o nacional tinha resíduos que foram escurecendo como se tivesse mofado. Pode ser sim que o óleo tenha passado do ponto. Vou tentar usar novamente no tempo quente, ver se o trauma diminui.
    Quanto às amebas, vi no seu livro que a dieta é completamente diferente da da candidiase... humm. Fiz uma nova colonoscopia esse mês e meu intestino estava "limpo", quando tirei o adenoma fiz biópsia tanto do adenoma como da parede do intestino que estava vermelha e irritada, o resultado dessa biópsia foi colite ulcerativa, mas que desapareceu logo em seguida na próxima colono, sem remédios, só com alimentação. Será que se houvesse ameba daria na biópsia? Fiquei com essas questões na cabeça.
    Essa semana acabei tendo que me medicar com fluconazol, estava em crise sem conseguir dormir direito e tive uma boa resposta, sei que não é uma boa alternativa, mas a situação é desesperadora. A questão é que isso reforça ainda mais a hipótese de eu ter candidiase.
    todos os dias faço a promessa de nao cair em tentação nas comidas, nem sempre consigo... hoje por exemplo estava indo tudo bem, não resisti e comi um chocolatinho... ai, esse lado infantil nao me larga.
    Beijos
    Silvia

    ResponderExcluir
  75. Oi, Silvia, você não está sozinha com seu lado infantil... Mas não entendi o que você disse sobre as dietas serem diferentes para amebas e candidíase. Ambas pedem dieta rica em proteína e pobre em carboidratos e fibras nos momentos de crise, não?

    Oi, Anônima de Portugal! A microdose é apenas para tratar. O passo seguinte é fortalecer o sistema imunológico para que os bichos não predominem. Ter um ou outro zanzando por dentro da gente é tão normal quanto ter minhocas na terra. O que não pode é deixar que vire uma infestação ou infecção. Os parasitas não têm o menor interesse em matar o hospedeiro, pois a vida deles depende de estarmos vivos. Mas podem nos deixar em condições lamentáveis.

    Sabe qual é a melhor prevenção? Comer bem, de modo saudável, sem lanchinhos doces, refrigerantes e outras guloseimas fora de hora. E com proteínas animais de boa qualidade.

    ResponderExcluir
  76. Sonia, pelo que entendi a dieta pra candida é rica em fibras, muita verdura, legume e integrais. Eu acabo comendo muitos grãos... lentilha, faço um mix de grãos que chama 7 grãos e como constantemente. Será que meu erro está aí? Mas aí não sobra mais muita coisa pra comer.
    Puxa fiquei surpresa com o site que vc passou para comprar lactobacilos. O que vc indicou eu não achei, vi que tem um - Maximum Acidophilus Probiotic Complex 10 Billion - ele tem apenas 60 cápsulas, mas vc toma só um por dia, achei que vale a pena.
    Eu fico pensando: quantas pessoas como eu passam a vida sofrendo e não descobrem o que tem. Eu sito exatamente isso, que tem uma coisa me devorando por dentro, mas como não tenho candidiase vaginal, já tive algumas vezes mas nada que o remédio não resolvesse a infecção (pelo menos aparentemente), fica impossível o diagnóstico. Eu passei 7 anos sem descobrir, o que piorou muito, nesse caso a crise é eterna! Obrigada Sonia, pela sua atenção. Há muitos anos atras li o seu livro "bichos que dão em gente" mas na época foi só uma curiosidade. Vejo vc em alguns programas como da Leda e café filosófico e gosto muito da sua linha. Abs. Silvia

    ResponderExcluir
  77. Não, querida, você entendeu errado. A dieta para cândida não é rica em fibras nem em cereais integrais, ao contrário. Leia de novo, pliz? E sim, seu mix de grãos pode piorar muito as coisas. Os feijões são todos pró-inflamatórios. Você é vegetariana? Sem proteína animal não tem como fazer essa dieta. E com ela, fica bem mais tranquilo.

    Acidophilus, 2 billion tá bom. Abração!

    ResponderExcluir
  78. Sonia do céu, agora o bicho pegou. Não é uma dieta saudável e sim restritiva, né? Eu estava me baseando na dieta do livro eletrônico "candidiase tem cura" que permite grãos, pelo que eu entendi. E eu fazia biscoitinhos de farinha integral, comia aquele pão tipo sueco, era o que segurava a onda dos intervalos entre as refeições, além de castanha do pará, amendoas. Está explicado porque minhas fezes não são consistentes e tenho tantos gases. Obrigada Sonia, vc acendeu as lamparinas do me juízo. Agora, força funda.
    abs Silvia

    ResponderExcluir
  79. Oi, Silvia, a esta altura nem sei mais se já te disse que tenho uma página sobre candidíase em http://correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . É a atualização do capítulo de candidíase do livro Só para mulheres. É lá que está a dieta adequada.

    Essa outra não conheço, mas pelo que você diz... nem quero...

    ResponderExcluir
  80. Sonia, vi sua página, tenho a impressão que a dieta é parecida com a do Dr. Atkins atualizada. Dificílima de fazer, vc pode me dizer a média de tempo que se faz essa dieta? Imagino que quando vc se livra do fungo vc pode voltar a comer. Sabe alguma coisa sobre a candidiase e a infertilidade? abraços. Silvia

    ResponderExcluir
  81. Oi, Silvia, tudo depende de como você vai fazer a dieta e das fichas que vão cair. Sacou?

    ResponderExcluir
  82. Obrigada Sonia, caso eu controle o problema vou te dar um retorno.
    Vi um artigo interessante sobre deixar grãos e sementes de molho antes de consumi-los e queria dividir com vc. abraços. Silvia
    http://pat.feldman.com.br/?p=5617

    ResponderExcluir
  83. Sonia, vc sabe me dizer alguma coisa sobre óleo de melaleuca? há um tempo atrás andei ingerindo 3 gotas em água 3 x ao dia e senti uma enorme diferença, as fezes finalmente ficaram consistentes. Não tinha mais dores. Achei que fosse a solução para a candida, mas foi parar de tomar e a bichinha começou a voltar. Tive medo de fazer uso, alguns artigos dizem que é extremamente perigoso, outros dizem que podem ingerir apenas por alguns dias. O que eu notei quando tomava é que a urina estava com odor mais forte e aí preocupei com os rins.

    Outra coisa que eu queria te dizer é que tenho notado que coincidentemente quando como ovos (por duas vezes essa semana) - tenho comprado ovo caipira de casca vermelha - passo mal, é como se a candidiase piorasse, tenho quase uma diarréia de manhã, mal durmo, fico de ressaca. Noite passada foi um dia desses, tenho feito o regime... Será que é o ovo?

    Obrigada.

    Silvia

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  84. Oi, Silvia, não sei nada dessa melaleuca. E quanto ao ovo, puxa, também não sei, a mim não causa isso. O que noto em relação a ovos quentes de manhã é que não dá para comer nada depois deles, parece que a digestão não rola.

    ResponderExcluir
  85. ola Sonia uma duvida eu comprei o mega acidophilus probiotic tem que deixar na geladira e tomar quantas capsulas por dia.
    bençaos
    Eugenio carlos

    ResponderExcluir
  86. Oi, Eugenio, tem que deixar na geladeira depois de abrir. Tomar 1 cápsula de manhã, em jejum, com bastante água ou chá de ervas suaves, e se for necessário mais uma no meio da tarde, sempre com o estômago vazio para ela chegar logo aos intestinos.

    ResponderExcluir
  87. Olá Sônia,

    Estou fazendo a dieta da candidiase, a coceira melhorou 90%, mas ainda sinto um grande ardor na vagina, queima muito, tentei ter relação com meu marido mas não consegui por causa do ardor. Qual sua orientação?

    Grata

    ResponderExcluir
  88. Oi, Suki, se a coceira melhorou é porque a população de candida diminuiu. Mas os tecidos ainda não estão recuperados. A candidíase deixa a mucosa vaginal muito inflamada e sensível.

    É hora de ser criativa na cama, valorizar outros acidentes geográficos do corpo e preservar a vagina, até de sexo oral, porque a boca é onde tem mais micróbios. Aos poucos ela se recupera.

    ResponderExcluir
  89. Olá Sônia
    Eu comprei no site que vc indicou o produto Acidophilus Probiotics, queria saber se comprei o certo, estou em dúvida pois não fala nada de lactobacilos no rotulo. Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  90. Comprou certo. Dificilmente acidophilus não serão Lactobacillus. E é o mesmo que comprei por último.

    ResponderExcluir
  91. Sônia, comprei os cocos e bati no liquidificador, coei coloquei numa travessa e coloquei na geladeira sem deixar descansar as 48 horas em temperatura ambiente. Percebi que ficaram 2 camadas separadas, uma branquinha por cima parecendo leite e outra tipo agua por baixo. Será que essa camada branca serve para beber como o óleo? Ou vou ter que fazer um novo procedimento e deixar descansar as 48 horas?

    grata

    ResponderExcluir
  92. Não sei. Qual é a sua opinião?

    ResponderExcluir
  93. Oi Sonia,
    Minha candida melhorou muito depois que acessei o seu sit e li o livro, comprei os lactobacillus dos EUA e realmente ajudam muito!!!além do óleo de coco....
    Você tem algo a dizer a respeito de enzimas digestivas e candida? sabe se também ajudam no tratamento? sabe onde posso comprá-las? Muito obrigada pela atenção e pela ajuda enorme que dá as pessoas que lêem seus livros e acessam o blog e site!!! Eliana

    ResponderExcluir
  94. Oi, Eliana, parece que as enzimas pancreáticas podem ajudar. Na farmácia existem um composto chamado DASC, são drágeas de sais biliares e enzimas pancreáticas. Nos EU há complexos enzimáticos mais ricos.

    ResponderExcluir
  95. Olá Eliana:
    Sofri com cândida durante anos e somente me curei completamente com o término do meu relacionamento. A cândida pode sim, ser transmitida pelo parceiro não tratado, embora "alguns" médicos digam que não. Estou livre do fungo há 20 anos e isso é a maior prova do que estou afirmando.
    Abraços,
    Lidia

    ResponderExcluir
  96. Bom, como não conheço o óleo de coco fica dificil saber se é ou não o próprio. Só gostaria de saber como é a aparência, se é como um óleo comum ou como uma banha de porco.
    Grata

    ResponderExcluir
  97. Oi, Suki, mas você leu as receitas? Está tudo tão explicadim que não dá para errar, a não ser de propósito... Se não leu, veja em http://www.soniahirsch.com/2009/08/oleo-virgem-de-coco-como-fazer-em-casa.html , aqui no blog, ou lá no site dos livros, www.correcotia.com/mulheres/sodacoco.htm .

    O óleo de coco é líquido acima dos 25 graus e sólido abaixo disso. Veja as fotos do preparo e do óleo nos sites que indico junto às receitas.

    O que você fez foi um creme de coco. Ele inclui o óleo e serve para passar no pão, acompanhar morangos (orgânicos) e outras frutas ou sobremesas, ou mesmo para comer de colher, iam iam iam! Depois que fermenta (nas 48 horas que você dispensou) é que o óleo começa a se separar do resto. Um abraço!

    ResponderExcluir
  98. Oi Sonia

    Não sei em que categoria posso deixar esta pergunta para vc. Há uns 2 dias que sinto dor na virilha direita sem saber do que era. Hoje comecei a sentir uma dorzinha no fundo da bexiga e aí fiz a ligação... acho que estou com infecção urinária. O que vc aconselha para tratar isso? Tenho pés de cereja e lembrei que tenho alho na geladeira... obrigada :)
    Um abraço apertado para vc de uma aprendiz do seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  99. Oi, amiga, nessas horas acho importante ter um médico homeopata, ou um(a) acupunturista, para fazer o diagnóstico correto e propor um tratamento se for o caso. Erra-se muito quando não se sabe direito o que é e como tratar. Por exemplo: alho pode irritar muito a bexiga! Abração e melhoras!

    ResponderExcluir
  100. Oi de novo Sonia

    Já sei o que provocou essa dor de virilha e a dorzinha ao fundo da bexiga... foi medo mesmo. Tenho de fazer uma viagem de avião (amanhã) e acho que o medo pegou... as dores passaram e veio a ansiedade, dificuldade em respirar, peso no peito. Respirar fundo ajuda :) e pensar em coisas que façam rir também.

    Obrigada viu.

    O que você sugere para ter numa farmácia caseira??

    Um abraço e tudo de bom para vc :)

    ResponderExcluir
  101. Ah, a farmácia caseira! Dá um livro... ;-)

    ResponderExcluir
  102. E porque vc não o escreve para nós?? :-)
    Fica o pedido...

    ResponderExcluir
  103. Sonia,
    Tenho lido diversos sites, inclusive muitos fóruns de outros países. Vejo muitas pessoas desesperadas e sei bem com é esse sentimento. Fico muito triste ao ler os depoimentos, inclusive porque estou no começo da dieta e vejo muitas pessoas falando que já tem 6 meses e ainda está mal. Não vejo ninguém falar em "cura total".. a dieta é só para controle, ou pode-se chegar a cura?
    Outra coisa.. tomo vacinas ( candidina+parvum)..mas elas fizeram efeito quando eu estava tomando a dosagem alta..agora estou em baixa dosagem e elas não funcionam mais.
    Ultima coisa, se por um acaso em algum momento te bateu depressão, indignação por estar assim, o que vc fez? pq eu já tenho todas as receitas pra me alimentar bem... mas pra cabeça ainda não descobri, pensei em acompanhamento psicológico, mas não quero passar 1 hora do meu dia falando de candidiase.
    Desculpe a amolação. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  104. Oi, Olívia, não dá pra falar de cura total da candidíase porque não é doença, é reação. Você se abstém de certos alimentos e ela diminui ou some, você volta a eles e ela volta. O fungo só prolifera quando lhe damos as condições.

    Não acredito em vacinas de modo geral.

    Sobre o que eu senti quando fiz a dieta? Fome. Ô dieta pra dar fome. Fiz dois meses. Depois disso resolvi que só faria dieta novamente obrigada.

    Faço o controle, tomo lactobacilos, evito um monte de coisas de que gosto e fico com as mais inocentes. Não tenho nada a reclamar! Boa sorte, um abraço:-)

    ResponderExcluir
  105. Oi Sonia! Sofro com candidíase desde a adolescencia. Crises esparsas, mas crises, que acabaram se tornando bem mais frequentes nos últimos anos. Aí, já sabe, né? Ginecologistas, remédios e cremes sem fim. Foi quando comecei a pesquisar e descobri que a cândida vaginal era o menor dos males, já que tenho vários sintomas de candidíase sistêmica.

    Tomo suplementos de lactobacilos diariamente, desde o início do ano. Além de óleo de coco (não tão frequente assim, porque nunca gostei de coco. Obrigação pura). E realmente, melhorou um bocado. Mas não mudei os hábitos...continuo empurrando quilos de açucar goela abaixo, tanto que engordei 10 quilos neste mesmo período. Então pensei em unir o útil ao agradável: fazer uma dieta da proteina, diminuir de peso e controlar essa danada. Depois, desse período de "abstinência", voltar a uma dieta saudável, sem os excessos.

    Só fiquei com uma dúvida: No livro, você fala p/ não comer muito, por conta da produção de muco e numa dieta da proteina, geralmente a quantidade é liberada. Será que dificultaria muito o controle da cândida?

    Obrigada pelas dicas,

    Tai

    ResponderExcluir
  106. Oi, Tai, a dieta contra candidíase que está no livro - mais organizada, ampliada e atualizada em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm - é praticamente uma dieta de proteína, em que o ideal não é liberar a quantidade, é fazer 5 ou 6 pequenas refeições por dia. Se você quiser mesmo seguir as orientações vai melhorar rapidamente e emagrecer.

    Sugiro fazer um tratamento de vermes antes de começar, pois ninguém põe quilos de açúcar pra dentro sem ajuda de um time de lombriguinhas, que por sua vez dão alimento à candida.

    Outra coisa: o iogurte com lactobacilos vivos é o que quebra o galho na hora da fome. Boa sorte, um abraço :-)

    ResponderExcluir
  107. Olá chamo-me Sandra moro em Portugal e a 4 meses para cá não sei o que fazer nem pensar... Comecei com uma sensação de corpo estranho na garganta, tendo feito Endoscopia não revelendo nada, depois fui ao Otorrino que tb não visualizou nada, dp fui a outro Otorrino que me disse que tinha a amigdala lingual aumentada, fiz Tac, mas não mostrou mais nada.Tenho tb mucosidade na garganta (tipo clara de ovo)e ultimamente sinto alterações no transito intestinal, nomeadamente gases e alteração da consistencia das fezes. Poderei ter candidiase sistémica como diagnosticá-la

    ResponderExcluir
  108. Oi, Sandra, acho útil você responder ao questionário de saúde que está em www.correcotia.com/extras , especialmente desenhado para suspeitas de candidíase. Outra forma de verificar é fazer a dieta que está lá no site - www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm e ver se os sintomas melhoram.

    A medicina ainda lida mal com a candidíase porque não dispõe de medicação adequada - por isso a única solução duradoura é controlar a dieta. Um abraço :-)

    ResponderExcluir
  109. Olá Sonia, parabéns pelo seu trabalho, acho de extrema utilidade as informações que você publica no seu blog! Eu tenho uma dúvida relacionada aos iogurtes/lacticínios. Para controlar minha candidíase tenho evitado açúcares e leite. Descobri que vivo bem sem o leite, mas sinto muita falta do iogurte, que pra mim é uma forma prática de me alimentar durante o dia, no trabalho principalmente. Vou testar incluir o iogurte na dieta mas vou ter que comprar os de mercado mesmo... Minha pergunta é, qual o mais indicado? iogurte integral, iogurte desnatado com lactobacillos (já tomo as capsculas), leite fermentado, bebida láctea fermentada... São tantos nomes... e confesso que a palavra "fermentada" me assunta um pouco. O que vocÊ tem a dizer a respeito disto? Obrigada,Aline.

    ResponderExcluir
  110. Oi, Aline, os iogurtes do mercado simplesmente não são iogurte. Você pode fazê-lo em casa a partir dos envelopes lactobacilos acidófilos Rich ou de cápsulas; só assim o leite fermentado vai trabalhar a seu favor.

    Fementação pode ser boa ou ruim. Olho vivo. As marcas de iogurte que anunciam seus próprios bacilos reguladores do intestino até aqui não merecem respeito nem credibilidade. Leia mais sobre a dieta em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Boa sorte! :-)

    ResponderExcluir
  111. Obrigada Sonia. Só pra concluir, esta bebida láctea, já que não podemos chamá-la de iogurte, pode ser prejudicial ou somente não trabalha a favor? Aline.

    ResponderExcluir
  112. Oi, Aline, insisto para você ler de novo sobre a dieta: se é laticínio, e não é adequadamente modificado pelos lactobacilos acidófilos, vai alimentar a candida. Ou seja, é prejudicial e ainda introduz novos elementos irritantes no seu intestino (é assim que eles "regulam" o intestino, irritando as mucosas, como os laxantes.) Somente os lactobacilos acidófilos ou sporogenes podem predominar sobre a candida e ajudar a reverter a disbiose intestinal.

    ResponderExcluir
  113. Olá Sandra!

    Eu sou portuguesa e estou a fazer tratamento contra a candida! Se quiseres, posso dizer-te dois laboratórios em Portugal onde podes fazer o teste! Podes inclusivamente fazer o teste da disbiose intestinal para ver não só a candida, mas também outros parasitas e bactérias que possar ter a mais ou a menos!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  114. Oi, amiga, conta para nós como é o tratamento que você está fazendo e como foram os testes que fez? Está sentindo melhoras? Um abraço!

    ResponderExcluir
  115. Olá!
    Sou a Sandra, podes então dizer-me como fizeste, pois estou a ficar um pouco desesperada!! Eu moro em Santarém e tu?
    Entra em contacto comigo siferreira@iol.pt, por favor

    ResponderExcluir
  116. Olá!

    Eu tenho medo de dizer o tratamento todo aqui, será que a minha médica se zanga?

    Em termos de dieta não foi muito diferente, mas podia comer a fruta toda que me apetecesse. Disseram-me que eu podia comer sementes mas eu não me sentia bem depois, por isso deixei de as comer.
    E a minha dieta foi de 10 semanas!

    Se eu fosse a escrever o que já fiz desde Maio, já dava para um capítulo de um livro!

    No início fiz alguns exames, disbiose intestinal, intolerância alimentar (para retirar alimentos que pudessem irritar/danificar o sistema digestivo), ácidos gordos do corpo (acho que foi para ver a inflamação).

    Gostei muito de fazer acupunctura. Recomendo!

    Fiquei melhor. O teste da candida às fezes, após 13 semanas de tratamento e dieta deu negativo. Só que continuo a sentir dores de garganta, o que me faz pensar que terei candida na garganta!

    Mas foi um alívio livrar-me das dores generalizadas e do choro fácil. é tão bom não acordar "de ressaca" e ter vontade para sair da cama e viver!

    Não sei se foi de alguma utilidade!

    Desculpem!

    Qualquer coisa, digam!

    Beijinhos!

    Ana Sofia

    ResponderExcluir
  117. Oi, Ana Sofia, obrigada por compartilhar suas informações. Acho que seria interessante você experimentar reduzir ou eliminar as frutas por alguns dias, pois faz muita diferença. Quanto à garganta, a candida não teria como estar somente lá; se for, seria uma consequência de infecção no estômago, no esôfago... Um abraço grande e bom domingo!

    ResponderExcluir
  118. OI Sonia!
    Estou muito assustada, a quetro anos eu tenho candidiase! so lendo o seu site consegui relacionar todos os meus problemas, minha familia me chama de hipocondriaca mesmo, vivo com probleminhas!! eu quero saber que medico devo procurar, as ginecologistas que ja fui parecem não me levar a sério. ou se eu devo ir a uma dermatologista? a dieta que você nos dá é para sempre? e no café da manhâ o que é que eu irei comer? estou com medo e muito triste! o que eu faço?
    me ajuda?

    ResponderExcluir
  119. Querida, só posso ajudar com os textos que estão aqui e em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Se você pelo menos tentar fazer a dieta já será uma grande coisa. De manhã coma ovos mexidos. Procure um(a) nutricionista, leve o questionário que está lá no site, imprima a dieta, discuta tudo com ele(a). Eu só passo a informação, não tenho como ir além. Abração, boa sorte e força nas tranças! ;-)

    ResponderExcluir
  120. Rose
    Oi Sonia! Tenho a mesma duvida, nao sei o que comer no cafe da manha, sera que comer ovos toda manha, nao sera um excesso. Voce tem mais alguma sugestao.
    Obrigada.
    P.S. o computador esta sem acentuacão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  121. Não é um excesso porque ovos - caipiras, é claro - são a melhor fonte de proteína, gordura e zinco que você pode obter numa hora dessas. Quem me fez a cabeça foi um psiquiatra ortomolecular que consultei há uns 7 anos. Como eu já sabia há muito tempo que ovos não aumentam o colesterol, caí dentro. E me sinto muito bem comendo ovos quentes de manhã com pão integral torrado e óleo de coco em vez de manteiga.

    Na dieta da candidíase, como não entra pão, acho mais conveniente fazer os ovos mexidos, ou o omelete com ovos batidos e um pouco de água, pois fica mais jeitoso para comer puro. Pode incluir vegetais cozidos - abóbora, por exemplo, em lascas; verduras diversas; e sempre salsinha picada, mais outras ervas se você desejar.

    A verdade é que a dieta rica em proteínas mas bem equilibrada com vegetais frescos e coloridos ajuda as pessoas a se recuperarem de inúmeros problemas. As dietas ricas em carboidratos e frutas tendem a aumentar o índice de inflamação nos tecidos e favorecem as parasitoses. Agora: tem que ter MUITA folha verde para rolar esse equilíbrio, e sempre alguns vegetais mais aguados como abobrinha, chuchu e pepino junto com bulbos e raízes como rabanete e cenoura.

    Essa dieta dá fome. O que ajuda muito é o iogurte caseiro feito com lactobacilos vivos. Aos poucos a gente se acostuma a comer menos.

    ResponderExcluir
  122. ola sonia
    tenho candidiase comprei o seu livro mas estou morando em outro pais,comecei a dieta parando de comer fermento e acucar,enquanto o livro nao chega gostaria de lhe perguntar se eu posso comer carne e feijao ?
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  123. Oi, amiga, o capítulo sobre candidíase do livro, atualizado e incluindo os podes e não podes, está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Você vai ver lá que carne pode e feijão, não. Se tiver mais dúvidas, estou por aqui. Abração e boa sorte!

    ResponderExcluir
  124. Oi Sonia, tenho 29 anos e tem um ano que sofro com candidíese. na sua dieta fala que germem de trigo almententa a imunidade do corpo . posso come-lo fanzendo a dieta ? ou tenho que fazer a dieta pra depois encluir o germem de trigo? muito obrigada e vc tem me ajudado muito ,eu já estava entrando em depressão, agora estou mais confiante!

    ResponderExcluir
  125. Oi, querida, não é bom incluir o germe de trigo nessa dieta porque todos os grãos devem ser evitados quando há proliferação de fungos; o germe de trigo, nesse caso, parece que favoreceria os fungos e não a sua imunidade.

    Além disso, o próprio germe de trigo pode vir contaminado por fungos e suas toxinas. Todos os cereais têm esse problema, e mais ainda o trigo, que geralmente é importado.

    A dieta dá fome e essa restrição a carboidratos dificulta a vida no início, mas depois a gente acostuma. Força nas tranças! Um abração!

    ResponderExcluir
  126. Sonia, você diz que come ovo quente no café da manhã, mas eu fico pensando na questão da salmonela. Não existe o risco de contrai-la?
    Obrigada. Abraços.
    Silvia

    ResponderExcluir
  127. Oi, Sílvia, é raríssimo encontrar ovos frescos com salmonela. A infecção mais famosa provocada por essa bacterinha ingênua se dá através de salada de batata temperada com maionese em tempo de calor. Por outro lado, a própria Escherichia coli, que existe aos zilhões nos intestinos, pode se transformar em salmonela na presença de toxinas, então qualquer toxina apresenta esse risco. Abaixo a bacteriofobia! Fico arrepiada cada vez que vejo na tv o anúncio de certo sabonete que "forma uma camada protetora contra bactérias" na pele das crianças. Isso é uma bobagem sem fim. Bactérias na pele são normais, anormal é retirá-las. Pode comer seus ovos (caipiras) sossegada... Abração!

    ResponderExcluir
  128. Olá Sônia,

    No dia 13/05/09 descobrir que tive minha 1º crise de candidiase e de lá pra cá ela não me da sossego. Isso aconteceu umas 02 semanas depois da camisinha do meu namorado (namoro de 05 anos) ter ficado dentro de mim (mas tirei na hora). Sou meio paranóica com doença e andei lendo muitas coisas sobre a candida. Já fui 03 vezes na ginecologista e essas pomadas e o comprido nao serviram de nada. Tenho medo de ter AIDS, será possível? Fiz o teste de HIV uns 40 dias depois e deu negativo, mas essa dúvida me persegue... to ficando doida.... me ajuda!!! obrigada.

    Marias

    ResponderExcluir
  129. Oi, Maria, o que temos para ajudar é todo esse papo que está no blog e a dieta específica para candidíase no site www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm .

    A candidíase faz parte do quadro da aids. Ambas têm a ver com alimentação deficiente, exagerada em açúcar, farinha e laticínios, e com a baixa imunidade decorrente disso, do estilo de vida e da insegurança emocional. Os portadores de aids geralmente têm candidíase devido aos remédios que tomam. Se seu exame deu negativo, sossegue e não pense mais nisso.

    A dieta é radical mas funciona. Se você fizer direito, e depois disso melhorar sua alimentação, é provável que se livre do problema. Abração!

    ResponderExcluir
  130. Oi Sonia.
    Sou casada a 11 anos e sofro com candidíase tem um pouco mais de um ano,faço a dieta que você passou direitinho tem 3 semanas e sinto um ótimo resultado.4 dias atrás tive relação com meu marido e ardeu um pouco , ficou vermelho por fora pensei até que meu sofrimento tinha retornado! Mais no dia seguinte ficou tudo normal.não sentia nada .Eu queria saber se isso e sinal de que os fungos estão morrendo?
    Não vejo a hora de ter uma vida normal!Porque com candidíese agente não vivi. A dieta até que não acho dificil, sempre fiz dieta da proteína e eu não ingeria nada com laticínio. vai ver o meu erro foi aboli o iogurte também. mais hoje ele esta fazendo presença confirmada na minha vida!
    Sonia quero te agradeçer por ter dado uma luz na minha vida! Estava pensando que ia passar a vida indo e vindo de consultório em consutório.Já estava com depressão.
    vou continuar com a dieta pra sempre, porque pelos resultatos compensa muito!
    Um beijo e fica com Deus.

    Elisiane.

    ResponderExcluir
  131. Oi, Elisiane, fico realmente feliz quando alguém experimenta esse alívio com a dieta. Os fungos estão diminuindo, os tecidos desinflamando, você está começando a voltar ao normal. A flora bacteriana boa predomina e impede que os fungos prosperem. Parabéns! Abração :-)

    ResponderExcluir
  132. Olá Sônia,

    Vou tentar não pensar em coisas ruins né... fazia até terapia para controlar essa minha hipocondria... coitado do meu namorado que sofro.. nem sei como tá comigo. Enfim né... sobre os lactobacilos, o que vc acha do Fermento Lácteo Top Fit ProVitta daquela iogurteira Top Therm?

    brigada...

    Marias...

    ResponderExcluir
  133. Oi, Marias, não conheço esse produto mas, pelo que li, parece bom. No site há muitos depoimentos de gente que gostou. Não custa experimentar, né? Também vou encomendar para mim. Abração e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  134. oi Sonia,
    com a dieta e lAtobacillus minha coceira diminuiu mas a vagina continua coM um aspecto esbranquiçado, isso é normal? pode ser causa dos danos que a candida faz sobre os tecidos? obrigada!!

    ResponderExcluir
  135. Oi, querida, a vagina vai ficar cor de rosa outra vez quando você estiver totalmente recuperada. Abração!

    ResponderExcluir
  136. Oi Sônia!

    Antes de tudo gostaria de elogiar você: compartilhar sabedoria como você faz, é muita generosidade, admiro o seu trabalho! :)
    Estou fazendo a dieta da cândida, comecei ontem...difícil! Mas estou conseguindo.
    Gostaria de saber se a maçã faz parte das frutas com pouco açúcar, como a melancia e a pêra, que vc citou. E também se é permitido azeite de oliva...
    Outra pergunta: aquela microdose de alho, losna, hortelã e dente-de-leão pode ser tomada enquanto faço a dieta? E ela é vendida pronta em algum lugar? Gostaria muito de comprar, mesmo se fosse para usar depois...

    Muito obrigada e um grande beijo!

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  137. Oi, Ana Paula, as frutas permitidas são melancia e goiaba, não pera, e maçã tem muuuuito açúcar. Azeite de oliva pode e deve. A microdose é preparada a partir de tintura-mãe. Em que cidade você está? Abração!

    ResponderExcluir
  138. Ih, confundi! Devia estar com vontade de comer pêras e li pêra em vez de goiaba :-) Desculpe!
    Eu moro em Brasília, você conhece algum lugar que tenha a microdose?
    Obrigada, Sônia, e um abraço!!

    ResponderExcluir
  139. Oi, Ana Paula, não conheço; mas smei que a Pastoral da Saúde trabalha com diagnóstico e tratamento de parasitoses, voce poderia entrar em contato com eles para ver se te ajudam com a microdose ou com chás.

    Também se pode fazer em casa as tinturas pretendidas a partir das ervas. O processo é simples - pegar um vidro ou garrafa marrom, encher de ervas frescas ou secas (mas não esfarelando), completar com álcool de cereais e deixar num lugar escuro durante 10 dias ou mais; coar, guardar em vidro tampado; usar 10 gotas de cada erva num vidrinho de 30 ml, completar com água fervida ou filtrada. A quantidade dos agentes parasiticidas é tão pequena que afeta somente a eles, não a nós. escrevi sobre isso no Almanaque de Bichos que dão em Gente, você chegou a ver? Abração e parabéns pela determinação! :-)

    ResponderExcluir
  140. Obrigada de novo Sônia, pelas dicas e pela atenção! Vi sim aquele pedacinho do almanaque, é que se encontrasse pronto era mais fácil (tudo bem, pode me chamar de preguiçosa :-) ). Estou muito determinada sim, e estou fazendo tudo direitinho! Quando tudo melhorar, escrevo de novo para você, contando as novidades. Seu blog e livros foram uma grande descoberta!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  141. Olá Sonia

    Gostaria de saber como faço o iogurte em casa. Poderia me passar a receita?

    grata

    ResponderExcluir
  142. Oi, Cristina, se você comprar os lactobacilos necessários ao iogurte, tipo BioRich ou outro, terá a receita no pacotinho. É só seguir as instruções. Abração!

    ResponderExcluir
  143. oi, sonia,sofro desse mal a muito tempo, sofro muito,tive olhando os sites que vc indicou e o do aplacom oferecem dois produtos o vital plex e o vital immune devo comprar os dois ou não.E como devo tomar.Desde ja agradeço,pois, tudo que li vai mim ajudar muito.

    ResponderExcluir
  144. olá Sonia, e capsulas de acido caprilico, vc recomenda? Sabe como posso adquiri-las? Recomendaria algum site?
    E qual seria a melhor especialidade médica a me acompanhar, já que a dieta é tão restritiva? Um nutricionista, um ortomolecular?
    Por favor em ajude, estou um pouco perdida...pois, o que se come no café da manhã, já que não pode pão, laticinios, café, sucos em geral da maioria das frutas? E adoçante pode, que tipo?

    ResponderExcluir
  145. boa noite Sónia tb sofro de candida mas vivo em Portugal, como posso comprar os acidophilus, já entrei no site m não consegui comprar me ajude se posivel.bjs

    ResponderExcluir
  146. Ola Sonia Saudaçao.
    Sonia minha esposa esta com candidiase, nao esta com corrimento apenas arde muito ao urinar.Antes de ter a maifestaçao ela usou aquelas cintas qeu aperta muito para emagrecer , voce acha que pode ter ocorrido por causa dela usar esta cinta e ter ficado muito abafado e desencadeado a candidiase?Ela esta usando aqueles remedios a base de nitratos a uma semana e nada de melhorar.
    Desejo muita paz e luz.
    Eugenio carlos

    ResponderExcluir
  147. Eugenio, essas cintas apertadas de tecido sintético podem sim causar muitos problemas, não só candidíase. Fungos adoram calor e umidade.

    Para sua esposa, bem como para as meninas que fizeram perguntas antes de você, recomendo seguir a dieta da candidíase e ler os comentários, pois as mesmas perguntas já apareceram antes e foram respondidas no capricho.

    O ácido caprílico é bom mas o óleo virgem de coco é melhor. E os lactobacilos são fundamentais. O site www.vitaminworld.com envia as cápsulas para o mundo inteiro. Quem está na Europa certamente pode encontrar iogurte com lactobacilos vivos e se beneficiar disso em vez de tomar cápsulas.

    ResponderExcluir
  148. Oi Sônia, sofro de candidíase ha mais de 5 anos e como a maioria das mulheres ja fiz muitos tratamentos com antibióticos que nao funcionaram. Inclusive essa candida é tão maldita que se mostrou negativa no meu ultimo exame, mesmo eu tendo certeza que eu tinha. Ainda bem que ela se demonstrou positiva no meu exame preventivo (feito na mesma consulta), assim o médico agora acreditará em mim. Eu estou realmente impressionada com a quantidade de mulheres que sofrem com ela. Já sabia que era uma doença comum, mas não sabia que tanta gente sofria como eu com a reincidencia dela durante tantos anos.
    Encontrei esse site ontem e me desesperei nao só com a dieta, mas com todos os depoimentos e com o quanto realmente é difícil ter candidíase. Mulheres entrando em depressão, cansadas...impressionante. Mas foi bom, pq meu namorado tambem leu os depoimentos e viu o quanto é complicado ter candidíase e com certeza vai me dar forças pra seguir essa dieta. Tenho uma amiga que se tratou com um médico naturalista no RS e se curou de uma Candidíase no sangue (eu nem sabia q existia) com uma dieta bem parecida. To com muita esperança e nao vejo a hora de notar minha calcinha limpa por mais tempo, enfim os primeiros sinais de cura.
    Meu único medo é de emagrecer demais, já que sou vegetariana, magrela e minha principal fonte de energia eram carboidratos.
    Bom, isso foi mais um desabafo com esperança.
    Força pra tdas nós.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  149. Oi, querida, fico muito preocupada cada vez que uma amiga vegetariana está com cândida, porque fazer essa dieta sem comer carne é muito mais difícil - e aí vira um problema de consciência também. Esse médico naturalista do RS trata com dieta vegetariana? Força, beijos!

    ResponderExcluir
  150. Oi Sônia, esqueci de te dizer um detalhe. Eu fui totalmente ovolactovegetariana por por tres anos, porém voltei a comer peixe em abril deste ano, quando adotei uma nova consciencia a respeito do vegetarianismo. Como fiquei tres anos sem carne, compensava muito com carboidrato em geral, e agora pensando nesse tempo, percebo que foi a partir daí que minha candidíase piorou, principalmente a viscosidade e quantidade de corrimento. Agora que percebo como eu criei um corpo perfeito pra ela se espalhar.
    Gostaria de saber o seguinte, se eu comer cerne somente de peixes e frutos do mar, eu consigo seguir essa dieta? Carne e leite de soja não pode ne? Pode ser um especismo, mas eu realmente nao me imagino e nao conseguiria comer um frango, boi ou porco.
    Esse médico nao trata com dieta vegetariana, essa minha amiga come carne normalmente.
    Vou perguntar à ela o nome dele e te passo.
    Beijao!

    ResponderExcluir
  151. Oi, querida, eu aguentei essa dieta, na época, à base de peixe, pois também relutava em comer carnes vermelhas. Frutos do mar (mariscos, camarão, polvo etc) eu faria em sopa, usando também a cabeça e as espinhas do peixe para obter o colágeno. Houve um dia em que eu estava reclamando de fome com uma vizinha amiga e ela me disse para ir a um restaurante e pedir brochette de filé mignon com brócolis. Fui, pedi, comi e voltei bem mais saciada. A gordura das carnes faz diferença nessa hora...

    ResponderExcluir
  152. oi sonia, tenho uma duvida se me poder esclarecer comecei a fazer a dieta que recomenda para a candida á 15 dias, pois sofro desse mal por volta de cinco anos mas eu pensava que me ia sentir melhor, mas pelo contrario o corrimento e a comichão aumentou muito mais, é normal? são as candidas a morrerem anda a ficar um pouco desesperada muito obrigada

    ResponderExcluir
  153. Oi, Ana, mas você está fazendo a dieta certinha e tomando os suplementos? Se estiver, pode considerar sim a possibilidade de ser uma piora para depois melhorar, a tal da reação de Herxeimer. Mas se estiver enganando a dieta, o carboidrato a mais vai exacerbar a galera. Olho vivo e muita coragem! Abração

    ResponderExcluir
  154. sonia como posso comprar os probioticos, ja entrei no site mas n consigo, não posso pagar a cobranças, estou em Portugal pedem me em dolares desculpe a minha ignorancia. Não tenho cartao de credito como posso fazer? bjs

    ResponderExcluir
  155. Desculpe mais uma pergunta comprei em Portugal oléo de coco extra virgem a frio esse oleo de coco dá ou é algum mais especifico?

    ResponderExcluir
  156. Oi, amiga, sem cartão internacional não dá. Vocë pode tentar conseguir iogurte com lactobacilos vivos aí em Portugal, ou kefir, ou fazer em casa os lactobacilos de repolho. A receita está em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm , copio abaixo. Não é facílimo mas vale o empenho.

    LACTOBACILOS DE REPOLHO

    de manhã bater no liquidificador durante meio minuto, primeiro devagar depois em alta velocidade, 1 3/4 copos (420 ml) de água pura ou destilada com 3 copos (720 ml) de repolho cortado bem fininho e não muito apertado.

    Colocar a mistura num vidro, cobrir com um pano fino e deixar à temperatura ambiente durante 72 horas; coar e jogar fora o bagaço. Do líquido, apelidado Rejuvelac, 1/4 de copo (60 ml) são o fermento: reservar.

    Bater novamente no liquidificador 3 copos de repolho cortado fininho com 1 1/2 copo (360 ml) de água pura, colocar no vidro, juntar os 60 ml do primeiro Rejuvelac. Chacoalhar o vidro, cobrir e deixar à temperatura ambiente durante 24 horas (o processo vai mais rápido agora porque já tem o fermento).

    Guardar o resto do Rejuvelac na geladeira e tomar 1/2 copo (120 ml) três vezes ao dia, junto com as refeições. Jogar fora qualquer resto de Rejuvelac depois de 24 horas.

    Usar diariamente de um a três meses.

    O sabor do bom Rejuvelac é ácido e ligeiramente gasoso, lembrando iogurte
    natural ou água mineral gasosa forte.

    Se o gosto for podre, jogue fora e comece de novo.

    ResponderExcluir
  157. Sobre o óleo de coco, é esse mesmo. Por acaso é importado das Filipinas? De todo modo, observe o sabor e o aroma: devem ser frescos e agradáveis. Qualquer sabor ou aroma mais amargo indica que o óleo não está bom.

    ResponderExcluir
  158. Olá Sonia.

    Posso tomar a água do kefir de água envés do de repolho?
    É que tenho esse em casa e li que é muito bom.

    Elisiane.

    ResponderExcluir
  159. Oi, Elisiane, não tenho experiência com kefir, mas não custa experimentar. Se for bom, você vai sentir logo. Se não for, também!!! Abração!

    ResponderExcluir
  160. É verdade, vou esperimentar.
    Beijos e obrigada.

    Elisiane.

    ResponderExcluir
  161. Ops !! corrigindo .vou experimentar!!

    Elisiane.

    ResponderExcluir
  162. Ola Sonia
    Eu tenho candidiase ha 9 anos. E sempre reincidiu com o tratamento alopatico. Descobri seu site e ja comprei as capsulas de probioticos, pra mim e facil, pois moro em Londres, e estou fazendo a dieta, agora so falta achar o oleo virgem de coco. Quero agradecer pela sua disponibilidade e ajuda e tambem fazer uma pergunta. A minha coceira nesses nove anos e sempre do lado externo e esquerdo da vagina, o tecido esta bastante inchado e inflamado e ficou masi claro que do outro lado. Enfim, voce ja soube de algumc aso como o meu... Desculpe me de a pergunta for incoveniente. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  163. Oi, Mandy, você já pensou em fazer uma compressinha de argila no local? Pode ajudar muito a desinflamar e também a retirar alguma coisa que esteja ali a mais. Além disso pode banhar com chá de camomila ou de artemísia.

    A compressa de argila deve ser de pelo menos 1 cm, e você fica duas horas com ela. Repete nos dois dias seguintes.

    Além disso pode fazer banho de assento de água morna salgada (como no mar) ou de chá de artemísia. Um abraço! :-)

    ResponderExcluir
  164. Oi Sonia
    No caso de candidiase intestinal. existe alguma compressa que se possa fazer, ou banho de assento? Pois tenho muitas dores e gases. Obrigada.
    Rose

    ResponderExcluir
  165. Oi, Rose, você pode fazer compressa de gengibre. Vou postar a respeito, veja lá na cabeça do blog já já.

    ResponderExcluir
  166. Obrigada Sonia!!!!!
    Já vi sua postagem da compressa de gengibre do mês de novembro. E vi que ela é boa para inflamação de intestino, era o que eu estava precisando.... muito bom!!!!
    Rose

    ResponderExcluir
  167. oi sônia,descobri a pouco tempo a candida em meu organismo,estou quase maluca,já tomei varios rémedios sem resultados,agora faço dieta,de açucar e carboidratos,e tomo alho amassado no jejum com azeite e pitada de sal e horrivel,más está melhorando muito e tomo muito chá,camomila,e gengibre,melhorou muito as escamação na boca e corrimentos intessos na vagina,não tomo remedios que não adianta nada.

    ResponderExcluir
  168. Pois é, amiga, esse é o problema: só resolve com dieta. Haja linha pra costurar a boca... Boa sorte, força nas tranças!

    ResponderExcluir
  169. Olá Sonia.

    Meu nome é Elisiane e como você ja sabe sou grande fã sua.
    Sofro com candida tem mais de um ano e só achei uma luz aqui.
    tenho feito a dieta tem um mês,fiquei satisfeita na primeira semana.
    mais sempre preocupada com a minha mestruação,porque a candida me atacava sempre quando ela ia embora.Mais dessa fez foi diferente!!!
    Minha mestruação veio e foi sem sinal da candida!!ainda fiquei uma semana apreensiva, mas não apareceu!!
    Tô muito feliz pelo resultado.ainda tenho medo sim que ela volte ,sempre que vou ao banheiro ou sinto uma coçeirinha já olho!
    vou continuar com a dieta ,os chás ,os suplementos ,não quero nunca mais ter esses problemas novamente.
    Queria deixa meu depoimento aqui pra mostra que é possivel sim controlar essa praga.

    Brigadão Sonia !!!!

    Elisiane.

    ResponderExcluir
  170. Que ótimo, Elisiane! Parabéns pra você, que conseguiu encarar a coisa de frente e fazer o que era necessário. Como eu sempre digo aqui, a candidíase revela uma tendência do organismo a criar umidade, e umidade mais coisinhas fermentadas, doces e lácteas é tudo de que os fungos precisam para prosperar. Sabendo disso, mesmo que você meta o pé na jaca de vez em quando, fica bem mais fácil controlar a situação. Um grande abraço! :-)

    ResponderExcluir
  171. boa tarde sonia o que me pensa em relação ao leite de arroz tb faz mal? é que queria fazer a dieta e de manha n sei o que comer o que aconselha ? obrigada

    ResponderExcluir
  172. Sonia e normal as fezes sairem esverdeadas com a eliminacao das leveduras de fungos do organismo..... porque estou seguindo a risca os seus conselhos. Obrigada

    ResponderExcluir
  173. Oi, Anônima, a dieta restringe ao máximo os carboidratos, como leite de arroz, porque os fungos prosperam mais ainda quando se encontram com eles. De manhã é bom tomar 2 copos grandes de água ou chá, com gotas de limão, e comer ovos mexidos, por exemplo. Caipiras, né? Essa dieta só funciona com proteína animal - ovos, ovas, peixes, carnes, aves - de boa qualidade. Também pode tomar iogurte com lactobacilos vivos. Força nas tranças!!! :-)

    ResponderExcluir
  174. Oi, Elisa, o esverdeado não tem nada a ver com fungos, pode ser das verduras que você está comendo. Se existirem pedaços de comida não digeridos, seria interessante você ajudar o processo digestivo tomando enzimas, além de mastigar muito bem, ou consultar um médico homeopata. Um abraço!

    ResponderExcluir
  175. Olá sonia tenho andado com uma constipação, o que me apanhou um ouvido(otite) telefonei a minha medica e ela disse-me que tinha que tomar antibiotico pk ja estou c um pouco de febre, mas como tenho candida sei que os antibioticos só fazem mal. Apesar da médica darme sempre um revestimento para o intestino obrigada

    ResponderExcluir
  176. Por isso é que eu prefiro a homeopatia. A gente tem escolha. Basta querer. Melhoras pra você, um abraço!

    ResponderExcluir
  177. Sonia querida, em primeiro lugar,quero lhe agradecer pela grande contribuição á informação desse universo da Candida - nunca vi algum profissional falar com tanta permeabilidade sobre esse assunto.Impressionante como a medicina tradicional nesse campo é falha - ja ouvir do médico que eu posso comer de tudo que é uma bobagem me privar de alguns alimentos, que tenho q fazer duchas vaginais com bicarbonato de sódio, que a Candida é fruto da minha cabeça - é só não pensar nela que ela some...Talvez tenha ja uns 8 anos que ela me persegue. No inicio era de 6 em 6 meses - agora, é como se ela sempre estivesse por ali ora mais forte, ora mais fraca. Sinto-me sempre na iminicencia de um novo ataque. E óbvio, que já nao me recordo de quantas vezes passei pomada de fluconazol e tomei aquelas capsulas bombas.Por isso, poder ver o seu estudo como profissional e como mulher que já passou por esses momentos incompressiveis pela maioria, poder ver nesses posts que não estou sozinha com esse "bichinho", saber que o controle está nas nossas mãos - foi uma excelente noticia! Moro em Portugal e ontem comecei a minha dieta. Comprei nas lojas da Celeiro as capsulas de "Garlic Oil" (6,90 euros)e "Advanced Multi-billion dophilus"(29,95euros) da marca Solgar.Comprei o oleo de coco da Vitaquell(6,55 euros),é alemão.Polen de abelhas(3,75 euros)e Aloe Vera em gel(19,75 euros).E muito chá. Estou esperando o meu osteopata me passar a formula de nome "candida albicans" para eu tomar em paralelo,pois ja ouvi falar que é muito eficiente. Hoje foi salada no cafe da manha,no almoço, no jantar - o lado bom é q proteina pode, assim sacia a fome! Uma perguntinha: posso comer azeitona? Obrigada pelas preciosas informações!Tenho muito respeito pelo seu trabalho! E para todos nós, boa sorte!

    ResponderExcluir
  178. Oba, quanta informação boa para nossas amigas de Portugal!

    Azeitona, hmm... Não encontrei referência nos alfarrábios, mas acho que não pode, porque é conserva: existe a fermentação e o sal para controlar. Produtos salgados também não são recomendados. Ainda mais assim no começo. Depois de um tempo, experimentando, você vai saber.

    Obrigada pela força e pelo retorno generoso! Boa sorte - dê notícias quando puder - abração e boa semana!

    ResponderExcluir
  179. ola sónia comecei a fazer a dieta mas sinto-me muito fraca é normal?por quanto tempo tenho que a fazer , para o resto da vida obrigada

    ResponderExcluir
  180. Oi, A., a sensação de fraqueza é normal até certo ponto. Você precisa estar bem alimentada e essa dieta exige um capricho nas proteínas animais para sustentar bem o corpo.

    Sobre a duração da dieta, tudo vai depender de você mesma e de como seu organismo vai reagir. O que é para o resto da vida é a consciência de que a candidíase pode voltar se houver carboidratos em excesso, leite e laticínios, baixa imunidade, ambientes úmidos. Se isso ocorrer, você já sabe: dieta e suplementos já.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  181. Olá Sônia! Olha eu aqui de novo!

    Comecei a dieta, tou tomando óleo de coco da Copra , capsulas de oleo de alho, e suplemento de lactobacilos (falando nisso, o meu tá acabando, vc sabe quando tempo demora a entrega da vitamin world aqui p/ Brasil? Meu pedido foi dia 27/out. Se demorar muito, vou ter que pedir pelo site da corpoperfeito.com.br que nem da última vez... acaba saindo mais caro, mas.. é melhor que ficar sem.
    E outra boa notícia é que já emagreci 4 kgs nos últimos 20 dias (meu outro objetivo dessa vida longe de carboidratos, rsrsrs)

    Inicialmente, a mudança na alimentação acabou despertando uma nova crise de candida vaginal, (primeiro 7 dias), mas agora já estou me sentindo muuuito bem! Parece que nem tenho nada!

    Uma dúvida: tenho sentido umas dores estranhas no estomago, uma dor fina, principalmente depois que eu tomo o óleo de coco e o oleo de alho. É normal? Pensei em dar uma reduzida no óleo, passar pra meia colher de sopa. Não sei se tem a ver com a história do limão...que acabo esquecendo de colocar na água.

    Enfim.. era só pra confirmar que realmente a dieta faz tooooda diferença, até porque eu já tomava lactobacilos a mais de 1 anos todos os dias e ele sozinho não resolve (apesar de ajudar em váaarios outros aspectos). Tirar a alimentação da praga realmente é o melhor caminho!!

    Um abraço e boa semana!

    ResponderExcluir
  182. Sonia, vc é mesmo uma santa de entrar aqui todos os dias pra ajudar essas moças coceirentas! Tenho acompanhado seu blog por motivos óbvios...

    Comecei minha incursão rumo aos tratamentos naturais pelas lavagens de chá de cravo (que é mais cheirosinho.. deixa a pepita com um aroma delícia). O chá alivia na hora, mas se não passar algumas vezes por dia a coceira volta (=P). Tenho tentado seguir tbm a dieta proposta por vc e acho q faz todo sentido.. Já sou super ligada em alimentação saudável e gosto de me informar sobre o assunto. Li muito sobre tudo isso no seu blog e em outros pela net (notadamente curapelanatureza.blogspot) e percebi que muitas coisas podem ajudar no tratamento natural da cândida: alho, orégano, cravo, enema de iogurte, óleo de coco, barbatimão... Enfim, às vezes no auge da agonia e da coceira penso em fazer um mix de todas as coisas e colocar dentro da vagina ou beber td de canudinho! Isso pode? Ou seria insensatez? Me diz? Brigada.. Moro no Rio, o calor está sendo uma festa tropical para a cândida! Mari

    ResponderExcluir
  183. Oi, Tai, você está tomando o óleo de alho em jejum? Pode irritar as mucosas. E o óleo da Copra, está gostoso, sem gosto amargo nem cheiro de ranço? Eu desisti da Copra, passei a usar o TheraHerb do Dr. orgânico, que é muito bom. Dica de leitora aqui do blog!

    Sobre os lactobacilos da VW, o melhor jeito de pedir é por entrega expressa. Quando fiz isso entregaram rapidinho e até a despesa de alfândega foi menor, pois indicidiu somente sobre o produto e não sobre o frete. Vamos torcer para os seus chegarem logo. Abração!

    ResponderExcluir
  184. Oi, Mari, misturar tudo é obviamente insensatez de verão, calor demais, desejo de morar dentro da melancia... Nunca fiz lavagem com chá de cravo. Deve ser bom para tricomoníase também, porque ele é antiprotozoário. Força nas tranças, invista na dieta e tome muita água com limão pra refrescar! Um abraço!

    ResponderExcluir
  185. Oi, Sonia, tomo em jejum sim. Vou mudar isso pra ver o que dá. Quanto ao sabor do óleo, eu não sei nem te dizer, porque não gosto de coco (exceto da água), então pra mim é meio que remédio ruim, sabe? quase tortura, rsrsrs. O cheiro não estava estranho quando comprei. Coloquei na geladeira, e estando sólido, quase não sinto o gosto. Nada que um copo d´água não resolva. Ai se a água de coco fizesse o mesmo efeito do óleo! Seria perfeito.
    Quando acabar o meu, vou pedir da Theraherb. Pensei tambám em fazer o óleo em casa, utilizando uma de suas receitas... os benefícios seriam os mesmos?
    Abraços

    ResponderExcluir
  186. Oi, Tai, se o óleo estiver ruim você sente um gosto amargo depois de tomar. Olho vivo! Os benefícios do óleo virgem de coco caseiro devem ser os mesmos, sim. Quanto menos fervido, melhor. Mas nunca fiz, só compilei as receitas. Você também pode usar mais leite de coco natural, que é uma delícia. Abração!

    ResponderExcluir
  187. Oi,Sonia,hoje passei muito mal,triste,desanimada,chorei muito,completamente dessesperada.Quando vem essas crises da candida eu fico pra morrer.Atualmente faço um tratamento com uma imunologista,tomo umas injeções uma vez por semana mas,a melhora não veio ainda ja faz quatro meses.Eu fico arrassada porque essa praga atrapalha meu relacionamento conjugal.Meu marido é compreensivo até demais,mas sei que ele fica chateado.Não é facil não.
    Sonia,minhas piores crises vem depois da menstruação.Tenho dois filhos e sou ligada,minha mestruação vem como um rio e ja conversei com um medico na possibilidade de tirar o meu utero.Será que isso tambem não mim ajudaria a acabar com essa candida,pois piora muito depois da menstruação e isso se repete todo mês.Sofro muito tô dessesperada,isso se arrasta por muitos anos.Sonia, sera que não existe nada que possa curar essa praga definitivamente? A unica solução é a dieta?
    Meu Deus!

    ResponderExcluir
  188. Oi, Luciana, mas você se alimenta muito mal? Esta é a oportunidade que você tem de modificar seus padrões e sofrer menos na vida. A candida não tem culpa, é um ser vivo que procura se alimentar como qualquer outro. Basta você melhorar seus hábitos que ela se recolhe. Alimentação tem que ser do bem, né, amiga? Ou vai morrer pela boca, feito peixe? Veja lá...

    ResponderExcluir
  189. Oi,Sonia,eu gostava muito de doces,mas depois de tudo que eu li sobre a dieta eu parei ou melhor tô tentando.Mas,Sonia o que eu queria mesmo é saber sua opinião a respeito da retirada do utero que te falei ontem.Eu expliquei direitinho acima.Gostaria de saber o que vc acha,pois eu tenho impressão que se eu retirar as coisas podem melhorar devido eu sentir pior depois da menstruação.Obrigada,Sonia por nos atender tão bem!

    ResponderExcluir
  190. Oi Sonia, esses probióticos importados demoram um tempo em trânsito, depois de postados.
    Esses dias sem estarem sem refrigeração não prejudicarão os lactobacilos deles ?

    ResponderExcluir
  191. Oi, Luciana, acho um absurdo pensar em retirar o útero devido a candidíase. Ela aumenta depois da menstruação porque encontra muito resíduo sanguíneo na vagina para se alimentar. Você pode colocar óvulos de hidrastis ou de calêndula para limpar os resíduos ou fazer duchas vaginais. Retirar o útero iria suprimir o sangue mas a candidíase continuaria igual, já que sempre vem dos intestinos em primeiro lugar, e poderia virar um câncer em algum lugar - além de provocar mil outros sintomas chatíssimos, inclusive na vagina.

    ResponderExcluir
  192. Oi, Anônimo, os probióticos só precisam de refrigeração depois de abertos, né não?

    ResponderExcluir
  193. Sonia, no seu capítulo sobre a candídiase você aconselha tomar chás para o fígado durante o tratamento.
    O que você indicaria, pesquisei alguma coisa sobre a alcachofra, tem alguma opinião sobre ela?

    ResponderExcluir
  194. sonia de que sao feito as duchas vaginais? e onde se compram os ovulos de calendula e hydratis? obrigada

    ResponderExcluir
  195. Sonia, vc acha que pimenta atrapalha no tratamento da candidiase ou piora alguma coisa?

    ResponderExcluir
  196. sonia gostaria que me ajudasse se possivel. Já sofro de candida á quatro anos agora comecei com muitas dores nas ancas será derivado da bicha? ou pode ser atroses? visto que a minha familia materna sofre toda dos ossos obrigada

    ResponderExcluir
  197. Querida,
    escrevo chorando, tenho 40 anos e sofri a vida toda com esses sintomas descritos por vc e outros sites como sintomasn da candidíase intestinal. Era adolescente quando fiz o primeiro tratamento de coceira na vagina por causa desta ladita cândida, daí pra frente só Deus sabe o que passei! Hoje, com 40, duas filhas lindas, um marido maravilhoso, mas, os sintomas estão muito fortes e é a primeira vez que ouço falar que tudo isso é causado por aquela cândida da vagina, e tudo faz sentido! Pra começar, tenho que procurar um gastro? como começo esse tratamento? Sinto-me muito fraca para cmeçar uma bateria de exames e ouvir dos médicos a mesma resposta, "vc não tem nada"! "Você não tem nada!".. e eu morrendo em vida... beijos e responda-me, urgentemente, por favor.

    ResponderExcluir
  198. Oi, Anônima, então enxugue as lágrimas e comece logo a fazer a dieta e tomar os suplementos, que é pra ficar boa e aproveitar a vida maravilhosa que você tem! Tá tudo em em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Não leu os depoimentos acima? Pois então, garota, anime-se! Um abraço!

    ResponderExcluir
  199. Às 4 Anônimas acima desta última:

    1. alcachofra, boldo, dente-de-leão, camomila, capim-cidreira - todos bons para o fígado

    2. duchas vaginais: você compra em farmácia ou casa cirúrgica o aparelho próprio para ducha vaginal, ferve 500 ml de água, deixa amornar, acrescenta uma colher de sopa de vinagre de maçã ou arroz e leva para o banheiro. Aspira o líquido com a bomba da ducha, senta no vaso sanitário inclinando o tronco pra trás e introduz a ducha na vagina, para liberar a água que vai lavar lá dentro. Repete até acabar a água. Geralmente se faz de manhã e à noite, durante uma semana. Não se esqueça de lavar bem a ducha depois de usar.

    Óvulos de calêndula e hydrastis: vende em farmácia homeopática.

    3. Se pimenta atrapalha? Não sei. Depende muito de cada pessoa. E de cada pimenta!

    4. Querida, é bom ir ao médico ver essa dor nas ancas. Pode ser a bacia fora do lugar, tem que corrigir logo se for. Ele vai pedir radiografia.

    ResponderExcluir
  200. Oi Sônia! Já estou fazendo o tratamento a duas semanas, mas depois da mestruação ela atacou novamente... A gente fica na ansiedade que tudo se resolva o mais rápido possivel,mas imagino que demora um pouquinho...É normal no inicio dar uma atacada, não é? Minha pele está maravilhosa (aproveitei p passar o óleo de coco no rosto tb)e estou me sentindo com mais energia. Vou fazer a ducha vaginal acima, mas posso colocar tb os lactobacilos diretamente lá dentro? como faço,abro a capsula? outra dúvida: meu marido tb sente coceiras no pênis (esta colocando o oleo de coco diretamente lá,além de fazer o tratamento comigo) e também no anus - essa coceira pode ser da candidiase? e o q vc aconselha para aliviar? uma ducha no anus tb? Obrigada por toda atençao e por nos dar essa luz no fim do tunel! se não fosse por vc, estaria ainda pulando de medico em medico,e a bichinha cada vez mais forte. Obrigada,obrigada!beijos N.

    ResponderExcluir