quarta-feira, 29 de julho de 2009

Granola sergipana de tapioca

Minha amiga Mary Barreto, de Aracaju, me mandou uma caixinha de delícias de lá - castanhas de caju frescas, iam iam, sal com especiarias, mel com pimenta, que ainda não provei, e uma granola tão irresistível que preciso acabar com ela para ela não acabar comigo.

Aqui a receita:

1kg de beiju de tapioca quebradinho
300g de castanha de caju também quebradinha (pode misturar outras castanhas que fica muito bom)
100g de gergelim
2 cocos secos ralados
50g de sementes de linhaça
2 xícaras de mel (pode colocar metade de rapadura moída, se preferir)

Em uma bacia você mistura tudo, amassando bastante com a mão. Coloca em uma assadeira e leva ao forno pré-aquecido, onde fica por 15 a 20 minutos, dependendo da potência do forno. Quanto menos quantidade puser na forma, melhor: fica mais cocrante e assa mais rápido.

16 comentários:

  1. Sonia,
    Granola bem brasileira!
    Gostaria muito de saber o que pensa das pimentas, do uso regular, e como a avaliam sob o ponto de vista da macrobiotica.

    ResponderExcluir
  2. Pimenta? Há quem possa usar regularmente, há quem só possa de vez em quando, há os que nunca podem. A Medicina Tradicional Chinesa considera um sabor ofensivo, recomenda usar pouco. A macrobiótica, que eu saiba, proíbe. Eu adoro mas sou dos que usam pouco.

    ResponderExcluir
  3. Oi Sonia,
    o legal dessa granola é q não leva nenhum grão cru, como trigo e aveia (ao contrário das comuns).
    abs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carol, isso faz mesmo uma diferença, a digestão é mais leve - até porque o amido da tapioca fica bem torradinho. Funciona muito bem para colocar por cima de uma fruta cozida ou assada, vira um crisp...

    ResponderExcluir
  5. Sonia, moro em Aracaju há quatro meses e não tenho ainda nenhuma referência ainda sobre onde comprar bons produtos naturais e etc. Essa tua amiga poderia ser um contato p/ mim? (Antes eu morava em Porto Alegre, onde essa cultura da comida saudável já é mais difundida.)
    Bj,
    Ana

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana, só conheço gente do bem em Aracaju! Deixe eu email para ela entrar em contato, ok? Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sõnia, o que você escreve é tudo muito bom e principalmente saboroso de ler. Estou com certeza melhorando minha alimentação depois que conheci seus livros. Em relação à LINHAÇA, já li e ouvifalar das suas inúmeras qualidades. Quais os seus conhecimentos sobre este alimento. Existem restrições ao seu uso? Tem indicação de algum estudo?
    Obrigada pelo que és. Lucrécia

    ResponderExcluir
  8. Oi, Lucrécia, agradeço o seu carinho para com o meu trabalho. Gosto de escrever e é muito bom poder dar informações consistentes sobre saúde.

    A linhaça é de fato muito boa. Um médico ortomolecular me disse certa vez que a melhor maneira de usar é deixar de molho à noite num copo de água e de manhã bater com essa água e umas gotas de limão. Ficando de molho ela incha e manifesta sua mucilagem benéfica para os intestinos. Batendo a casca fica triturada, mas fácil para fazer o trânsito. E o limão, você sabe, é bom para tudo.
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Sonia, obrigada por fazer esse canal pra mim aqui em Aracaju. Meu e-mail é diasolar@gmail.com.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  10. Sonia, posso dividir meu o "histórico alimentar" entre antes e depois dos seus livros. Ainda não consegui por em prática tudo o que venho aprendendo com as leituras, mas a mudança "da cabeça", da forma de enxergar o corpo e o alimento que forneço à ele já é outra. Com o livro "Sem açúcar, com afeto" nem se fala: o susto foi tão grande ao receber aquelas informações que fiquei mais de um mês sem olhar um bombom! rs E olha que meu pecado sempre foi o dece. Hoje me permito as frutas, que são bem mais saudáveis. Vivo presenteando as amigas com seus livros, pois acredito que seria uma maravilha se as pessoas pudessem conhecer mais e refletir sobre o que escreve. Olha, nem sei como agradecer sua iniciativa em dividir conosco todo o conhecimento que adquiriu. De joelhos, talvez? :-D Grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. Larissa, de joelhos fico eu todo dia, agradecendo a bênção de fazer o que gosto e ainda ter pessoas que lêem e dão de presente meus livros. E vamos em frente!
    Grande beijo pra você também! :-)

    ResponderExcluir
  12. Sonia,
    que coisa maravilhosa me parece essa granola!!! Hummmmmmm, imagino a perdição com umas frutas pela manhã!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. Sonia

    Só de ler o seu artigo me deu água na boca!!!

    No entanto tenho uma pergunta: li num artigo sobre MTC que o mel cozinhado/quente a altas temperaturas é veneno. É verdade?

    Outra pergunta: você sabe se a medicina Ortomolecular é a ideal para fazer um chek-up?

    Um abraço e faço minhas as palavras de tanta gente... obrigada por dividir o que sabe com quem não sabe! :-)

    Maria

    ResponderExcluir
  14. Oi, Maria, não posso afirmar que não é veneno, mas conheço pelo menos uma receita medicinal chinesa que cozinha o mel por bastante tempo, então... tudo o que sei é que nada sei... fica a dúvida para alguém mais sabido esclarecer.

    Sobre a ortomolecular, você se refere ao exame dos fios de cabelo? Acho que é uma visão interessante, especialmente no que diz respeito a intoxicações. Já fiz tratamento ortomolecular, tomando muuuitas cápsulas por dia. Funcionou, mas ainda prefiro a homeopatia, que atualmente também suplementa minerais quando é necessário. Abração :-)

    ResponderExcluir
  15. Oi Sonia

    Acerca do mel cozinhado... realmente! Tudo o que sei é que nada sei...

    Não conheço muito a Ortomolecular. Estou preocupada com o meu marido. Ele anda a comer muito pouco há uma semana e anda exausto (trabalho...). Gostaria que ele fizesse um chek-up geral... o que conheço é análise de sangue, fezes, urina... não quero procurar/arranjar nenhuma doença para ele apenas quero saber se está tudo bem e se é só uma fase de maior cansaço.
    O que você aconselha??

    Abraço apertado para você Sonia.

    ResponderExcluir
  16. Oi, Maria, por que não consultar um(a) homeopata? Mas ele precisa querer essa ajuda, né?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.