sábado, 10 de outubro de 2009

Comer bem: Arroz integral, só muito mastigado

Não é à toa que nos restaurantes macrobióticos o arroz integral vem numa cumbuquinha separada. Sem entrar no mérito da quantidade, que para alguns pode ser excessiva, é sábia a orientação de comê-lo sozinho, no máximo com um pouco de gersal e salsinha picada; na verdade, a mastigação do arroz integral puro, simplesmente cozido com um tico de sal, sem gordura, é uma das experiências mais interessantes da vida comestível. Eu diria mesmo que é uma das grandes meditações que se faz com a boca. Não é à toa que o nome original era Macrobiótica Zen.

A gente abocanha uma garfada de arroz - estou falando do arroz integral cateto, grão curtinho - e no início ele é aquela coisa macia e rechonchuda que cede inteiramente aos dentes, permitindo que a saliva se amalgame à polpa à medida que se mastiga. De um lado, de outro, de um lado, de outro, a seiva de arroz com saliva escorrendo goela abaixo enquanto os dentes vão e vêm. Um arroz integral bem feito desperta o reflexo de mastigar.

Quanto mastigar? 32? 100 vezes? Quantas forem, até o arroz desmanchar. Sobra entre os dentes somente aquela pele que ele tem. Que é o que o torna integral, com nutrientes importantes e fibras que ajudam o intestino a funcionar. Os dentes agora mastigam de outro jeito. Cortam. Quando aquilo também se desfaz ao máximo, a língua empurra pra trás e a garganta engole. Tudo o que a boca podia fazer foi feito.

Arroz integral comido sozinho, em pequena quantidade, como a iguaria que fica por último no prato, a mais valorizada das porções de comida. Nada de molhos e misturas. A boca reconhece o docinho do arroz na primeira garfada. Três ou quatro bastam, o mais é gula.

70 comentários:

  1. Sonia; Gostaria de falar, mais uma vez, sobre o virtuoso óleo de côco. É possível obtermos os mesmos benefícios com a ingesta da polpa do côco, haja vista que o óleo é extraído dessa parte? Ou há benefícios que só encontramos quando da extração do óleo? É que eu moro na Bahia e aqui a facilidade de consumo do côco é enorme...
    Um grande beijo com admiração, carinho e gratidão,
    Luisa

    ResponderExcluir
  2. Oi, Luisa, digamos que o óleo tem uma concentração dos poderes do coco, e o coco tem as fibras que faltam ao óleo. O dr Luiz Meira recomenda aos pacientes comerem coco ralado nas refeições, que é o que os indianos fazem habitualmente. O uso do leite de coco (que tem o óleo dentro) também é favorável. Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Ola Sonia.Passei pra deixar uma dica de um depoimento de uma cientista e Beneditina espanhola sobre vacinação contra a gripe A h1n1.
    Ela reuniu as informações e explicou-as a luz da Ciência numa forma clara para todos.É um material sério,baseado em dados oficiais.
    As pessoas que tem que se desdobrar para conseguir um alimento,agua e ar,decentes para consumir,ao vê-lo,ficarão tristes,sim tristeza eu acho que é o sentimento mais adequado.Porém é questão de risco de morte.
    Eu gostaria de deixar algum comentário mais alegre,mas...
    Os vídeos são "Canpanas por la gripe A"no youtube ou no meu blog esta postado a parte 1 de 6.
    Abraços e bunitinho seu hai kai da cerejeira

    ResponderExcluir
  4. Hehehehe...essa sua descrição foi quase tangível. Parece até que eu estava mastigando o dito cujo arroz. Gosto muito de ler seus escritos. Tomei a liberdade de postar esse seu texto como postagem inicial na minha tentativa de compartilhar aquilo que tenho lido/ouvido/aprendido blogosfera a fora. Se houver algum problema nisso, diga-me que eu deleto! Abração!

    ResponderExcluir
  5. Oi, :=], nenhum problema, imagina! E fiquei feliz com o seu retorno. São dois enormes prazeres: escrever e mastigar... Abração!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Wagner, vacinas tô fora. Indústria farmacêutica tô fora. Medicina aterrorizante tô fora. A luz da ciência é bruxuleante por definição. Sou mais a promoção da saúde. Comida para todos! Educação! Dentistas! Fitoterapias, massagens, grupos de convivência, casas de parto, acupuntura, homeopatia - esta é a praia deste blog. Materiais sérios e dados oficiais, só se passarem na minha peneira - que é apertadíssima. Olho vivo.

    ResponderExcluir
  7. Então pensamos parecido.Esse vídeo fala exatamente do perigo da vacina e denuncia a contaminação com vírus vivos nela já encontrados.A preocupação que comparto com ela é a da possibilidade dessa vacinação ser compulsória.
    DA próxima vez deixo mais claro com aspas em "dados oficiais",por exemplo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Oi, Wagner, já li que nos EU pretende ser compulsória. Ao mesmo tempo, muita gente lá consegue liminar na justiça para não vacinar os filhos e ainda assim mantê-los na escola, ou seja, existe resposta à altura. Aqui? Não sei. Mas repetidamente lembro do adágio: "Quem é burro pede a Deus que o mate e ao Diabo que o carregue".

    No seu comentário parecia que o depoimento era favorável à vacina. Ainda bem que pensamos igual! Abração e bom domingo :-)

    ResponderExcluir
  9. Oi Sonia, td bem? Gostoso ler seu blog.
    Que bom que vem a SP. Irei encontrá-la com certeza. Bjs com saudade. Lelê

    ResponderExcluir
  10. Cara Sônia
    O que você acha do néctar de agave, que começamos a encontrar aqui no Rio? Passa pela sua peneira apertadíssima? rsrsrsrsrss

    ResponderExcluir
  11. Lelê, que bom seu oi! Tudo bem? Como vão os pirralhos? Beijos em penca! :-)

    ResponderExcluir
  12. Néctar de agave, sabe qual é o problema? É que não uso nada pra adoçar, então nem vi ainda de perto... E você, Anônimo, gostou?

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito, o sabor é gostoso e bem neutro, bom pra quem não gosta de melado e acha que mel não combina com tudo. Pras horas de larica é bom...

    ResponderExcluir
  14. Mas gostaria de saber de você, fonte confiável, se ele é virtuoso ou se tem contraindicações.

    ResponderExcluir
  15. Eintão, como dizem em SP, não sei... Vou procurar saber. Saber=sabor=saborear. :-)

    ResponderExcluir
  16. Arroz integral assim puro e macio, só com um colherzinha de gersal por cima, é como a ambrosia com a qual os deuses se deliciavam no Olimpo... É de lamber os beiços, como diria Tia Nastácia.

    ResponderExcluir
  17. Adoro, puro mesmo, da forma como descreveu. E conheço muita gente (inclusive minha família) que não gosta.

    Eu digo que gostam de ser enganados, pois o arroz integral é que é arroz de verdade.

    ResponderExcluir
  18. Ultimamente tenho feito com cúrcuma e comido sem gersal, já que é pra comer pouco. E como é difícil comer pouco arroz bom, né, Vera e Dani? ;-)

    ResponderExcluir
  19. Oi Sonia, conheci seu blog agora e estou gostando muito. Adoro arroz integral e gostaria de saber o que voce acha deste do arroz que é vendido com outros cereais integrais, chamado de arroz sete cereais? Obrigada! Flávia

    ResponderExcluir
  20. Oi, Flávia, acho interessante para variar. Mas, como eles têm tempos de cozimento diferentes, é bom deixar de molho na véspera. Bem-vinda! Abração!

    ResponderExcluir
  21. Obrigada Sonia, vou fazer isto! Uma abraço, Flávia

    ResponderExcluir
  22. Querida Sonia;
    Estou começando a descobrir os germinados... Comi algumas sementes de abóboras e as achei bem amargas... Brotos têm esse sabor forte assim? Deixei algumas outras sementes de abóbora na terra e já saiu umas tenras folhinhas verdes, miúdas e vivas. É possível comê-las já meio grandinhas?
    Muuuuito obrigada!
    Beijo grande,
    Luisa/Salvador

    ResponderExcluir
  23. Oi, Luisa, nunca comi semente de abóbora germinada. Gosto especialmente de semente de girassol germinada ou já em broto grande, gosto de amendoim... O jeito é ir experimentando. Beijo!

    ResponderExcluir
  24. e o arroz preto? ele pode substituir o integral para variar um pouco? eles se equivalem? bjs, adoro seu trabalho e acompanho sempre!

    ResponderExcluir
  25. Qualquer cereal pode substituir o arroz para variar um pouco: arroz preto, cevadinha, painço, quinoa, amaranto, milho, trigo, aveia em grão. Todos mais ou menos se equivalem, cada um com sua característica pessoal e intransferível. Abração! :-)

    ResponderExcluir
  26. Oi Sônia, tudo bem? Tentei seguir a receita para fazer o óleo de coco da forma mais fácil, conforme você sugeriu. Entretanto, não consegui, pois o líquido se misturava com a parte branca, embora tenha seguido a risca sua receita. O que saiu errado? Aguardo sua resposta. Um grande abraço, Rita.

    ResponderExcluir
  27. Rita, não sei qual receita você seguiu; se não deu certo, tente de outra forma, veja todas as receitas em http://www.soniahirsch.com/2009/08/oleo-virgem-de-coco-como-fazer-em-casa.html . O importante é tentar pra acabar acertando. Abração!

    ResponderExcluir
  28. Querida Sônia,

    Desto insistir, mas dessa vez eu vou. Ainda quero aquela indicação de um médico, pode ser ginecologista ou clínico geral, que tenha a cabeça aberta pras coisas que você apregoa em seus livros. Eu tenho ovários policísticos, querem me tacar remédio pra resistência a insulina, pírula anticoncepcional das fortinhas e remédio pra o colesterol.

    Estou em São Paulo, capital.

    Quando a menstruação atrasa por causa desses ditos ovários, fica um desconforto na pelve. tenho usado o implastro de inhame e alivia. Obrigada pela dica. aprendi no Só pra Mulheres.

    Beijo,

    Mariana

    ResponderExcluir
  29. Oi, Mariana, vou procurar saber de alguém em SP. Enquanto isso, você já está fazendo alguma dieta? Sugiro a do dr Barcellos, que ajuda a desinflamar os tecidos. Ela está em www.correcotia.com/cancer . Quando eu fiz, meu útero que era sempre aumentado, prenunciando mioma, voltou ao tamanho normal.

    Só por não consumir leite e laticínios a coisa já muda completamente. Abração

    ResponderExcluir
  30. Oi!? Sonia, estou sentindo sua falta na revista Bons Fluidos!

    ResponderExcluir
  31. Ola Sonia Procurei um "procurador"no seu blog e não achei.Como faço para pesquisar um tema qualquer dentre suas postagens?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  32. Oi, Wagner, não é na caixinha lá no alto à esquerda? Sempre procuro por ali - e funciona... Abração!

    ResponderExcluir
  33. Arroz integral sempre me lembra Cássia Kiss. A atriz já contou que no início da carreira, vacas magras, ela só se alimentava de arroz integral. Sempre me lembro disso quando enfio o pé na jaca dos latícinios (adoro queijo!) Aí, vou pra cozinha e faço meu arroz integral na panela de barro, fiel companheira há 20 anos. O corpo pede uma limpeza dessas de vez em quando. teresa Prata

    ResponderExcluir
  34. Oi, Teresa, eu já diria "de vez em sempre" - acho que comer um pouco de arroz integral todo dia é como varrer e passar pano no chão da casa... Bem-vinda, abração! :-)

    ResponderExcluir
  35. Olá Sonia,
    Queria agradecer muito esse seu post.
    Depois de muuitos anos me lembrei dos tempos do restaurante macrobiótico no pé da Paulista. Nos tempos de estudante comia sempre lá. O gersal podia trocar por toda a porção do arroz...
    Agora uns 25 anos depois, na Alemanha saí à busca do arroz integral redondinho (longo eu encontro em todo lado).
    Mas e o gersal?
    Dei uma busca na Internet, e não imaginava ser tão simples fazê-lo. A culpa foi da memória emocional...
    Já há duas semans que como regularmente esse néctar.
    Cris Stein

    ResponderExcluir
  36. Mastigando juntos, Cris! Abração!

    ResponderExcluir
  37. Oi querida Sônia!!
    Fiquei com uma dúvida, e nocaso das papinhas pro neném?No "mamãe eu quero"vc recomenda, 50 ou 40 % de cereal.Até arroz integral.vc acha tranquilo, dar bem molinho?E outoas tipos de grão também?pelo que entendi sim, milho,trigo etc...
    Onde posso pesquisar isso td mais um pouco?beijo enorme, obrigada por tudo!
    Ti

    ps:vê se ficou legal: http://casadeumnenem.blogspot.com/search?q=s%C3%B4nia

    ResponderExcluir
  38. Oi, Ti, não entendi sua dúvida. O que está no Mamãe eu quero funciona bem. Você pode pesquisar mais nos livros indicados na bibliografia do Mamãe e dos meus outros livros, mas há muita coisa boa na praça atualmente e mais ainda na rede.

    Legal seu blog! Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  39. desculpe Sônia, não me expressei bem...tudo bem então, dar arroz intergral pra um neném , que recém comecóu a comer?Grãos em geral tbm?
    obrigada
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Ti, papinha de arroz integral, certo? Papinha. Como está no Mamae eu quero. E papinha de outros cereais, também como está lá. OK? Beijo.

    ResponderExcluir
  41. Olá Sonia, eu como arroz integral todos os dias(não sei comer sem). Eu cozinho uma porção grande e guardo na geladeira, tiro pequenas porções e esquento no microondas. Desconfio que isso não tá certo.O que você acha? obrigada. Beijos.

    ResponderExcluir
  42. Oi, Fátima, comida na geladeira começa a dar mofo em 24 horas. Se tem que guardar, melhor dividir em porções, congelar e tirar algumas horas antes.

    Sobre microondas, a comida se aquece pela fricção que as ondinhas provocam nas moléculas. O arroz vai continuar a ter fibras, mas sua estrutura molecular estará toda alterada. O calor da fricção não transfere calor ao corpo. Para resumir, de fato seria melhor esquentar tudo no fogo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. Sonia, muito obrigada pelos seus esclarecimentos. Que bom que você existe! :))

    ResponderExcluir
  44. Que fofo o seu texto! E gostoso! Cheguei a ele por acaso, procurando uma receita e...perdão:um acompanhamento para o arroz integral.Surpreendi-me ao perceber que ele dispensa acompanhamentos, bastando-lhe uma folhinha verde que mais enfeita do que acompanha;se bem que adoro o gosto de folhinhas verdes.E que a quantidade a ser comida é pequena,portanto,nada de um prato cheio de arroz integral(entendi certo?).Você me deixou com água na boca descrevendo a mastigação do arroz, e já estou indo à cozinha ajudar o marido nessa feitura que iremos saborear juntos.Antes descrever pra ele com as minhas as suas palavras. Um grande beijo.
    Glosvalda

    ResponderExcluir
  45. Sonia, que bom te encontrar aqui, sou sua fã e acompanho seu trabalho há anos. Curto o jeito que escreve, sua franqueza e e a maneira de lidar c/ seu público. Aprendi a ser natureba c/ vc, e não sabe o bem e a diferença que isto fez na minha vida. Parabéns pelo seu trabalho. Abração! Creida.

    ResponderExcluir
  46. Laercio de Vita19/04/2011, 23:58

    Sônia,
    Soube que Sally Fallon aconselha deixar os cereais integrais de molho antes de levá-los ao fogo.Tal procedimento tem por objetivo, pelo que entendi, diminuir o teor de ácido fítico.Teríamos o mesmo resultado usando o arroz semipolido?

    ResponderExcluir
  47. Oi, Laercio, faz tempo que não via seu nome na telinha. Tudo bem?

    Sobre deixar o arroz semipolido de molho: a mecânica é a mesma, portanto deve atuar da mesma forma. Um abraço!

    ResponderExcluir
  48. Laercio de Vita20/04/2011, 23:06

    Sônia,
    Creio que não me fiz entender.Minha questão é saber se o arroz semipolido - sem ser deixado de molho! - é uma alternativa ao excesso de ácido fítico. Obrigado.

    ResponderExcluir
  49. gostaria de saber se posso comer arroz integral em grande quantidade?

    ResponderExcluir
  50. Oi Sõnia,
    tenho uma dúvida parecida com a do Laercio. É realmente preciso deixar o arroz de molho por causa do alto teor de ácido fítico? Se sim, vc saberia qto tempo? E os feijões? Tenho receio de deixar os feijões de molho por uma noite por causa da fermentação, então deixo em média 4 horas, mas dizem não ser suficiente para neutralizar os inibidores de enzimas e o ácido fítico? Vc poderia me amparar nesse assunto?

    ResponderExcluir
  51. Oi, Bela, não posso responder em termos científicos, que não me interessam tanto quanto a tradição.

    E esta recomenda deixar o feijão de molho duranmte a noite para que se hidrate e com isso ative seus elementos de transformação em planta. Fica mais saboroso, cozinha melhor e em menos tempo, é mais fácil de digerir, dá menos gases.

    O arroz pode ou não ficar de molho. Não é uma tradição. Há controvérsias. Eu sempre fiz direto, torrando um pouco na panela seca antes de botar água e sal. De vez em quando deixava de molho, só pra variar. É ótimo ir experimentando. Na dúvida, comer pouco. Um abraço!

    ResponderExcluir
  52. Ah, sobre a quantidade: tudo o que é demais faz mal. "A quantidade altera a qualidade", dizem os mestres. Não adianta ser muito bom em qualidade se sobrecarregar o sistema digestivo, dando início a problemas em série.

    ResponderExcluir
  53. Muito obrigada pela resposta. Falei outro dia com o professor Kikuchi pois estava com essa duvida muito forte quase se como eu estivesse fazendo a coisa errada. E ele me disse pra deixar o feijao de molho a noite e o arroz se for cozido na pressao nao precisaria ficar de molho. Exatamente como vc. Mas por ter o lado cientifico bem forte dentro de mim ainda assim nao estava 100% convicta. Ja para o Michio Kuchi o arroz fica de molho por umas 6 horas e o feijao no maximo 4 hs. E como sua sabedoria e intuicao nao falham, entao resolvi lhe perguntar....Outra perguntinha, vc recomendaria deixar nozes e sementes de molho ou nao? Nao tenho o costume de deixar de molho pois gosto delas torradinhas, mas como como com frequencia tenho receio delas nao estarem me dando os nutrientes necessarios.

    ResponderExcluir
  54. Alguns autores recomendam deixar nozes e castanhas de molho, assim elas se tornariam mais fáceis de mastigar e digerir. Outros dizem para tostá-las levemente. Na dúvida, experimente e desfrute...

    ResponderExcluir
  55. "Não existe dieta perfeita. Mesmo que você a encontre, o desejo de variedade vai fazê-la mudar - e isso é saudável." Christiane Northrup, médica no sentido grandioso da profissão

    ResponderExcluir
  56. Muito obrigada por dividir o seu conhecimento! Tenha uma boa semana...

    ResponderExcluir
  57. Mas o conhecimento não é sempre de todos? ;-) Boa semana pra você também!

    ResponderExcluir
  58. Concordo plenamente com vc. Mas nao e a realidade da nossa sociedade nao e? se todos as decisoes politicas e economicas fossem feitas com transparencia e se o conhecimetno chegasse a todos, estariamos sim vivendo em um mundo perfeito.
    Tem um filme chamado Forks over Knives q trata um pouco sobre o poder que industrias alimenticias e da saude tem na saude da populacao americana especificamente. E tambem falam de dos beneficios de uma dieta baseada em produtos vegetais.
    Ah, eu tambem tento dividir um pouco da meu conhecimento no meu blog http://www.belagil.com/ e com a troca de informacoes eu percebi q muita gente procura se alimentar bem mas sao enganadas pela industria.

    ResponderExcluir
  59. Esse poder da indústria americana já chegou ao Brasil, infelizmente. A "nova classe média" reduziu de 12 para 9 quilos por ano seu consumo de feijão e aumentou em 40% o de refrigerantes, carboidratos do mal e porcaritos. Os hospitais não têm mais lugar para esse povo que come mal e adoece, alienado de si e do mero bom senso alimentar.

    Visitei seu blog e fiquei com muita saudade dos meus tempos de macrô quando vi os bolinhos de painço. Ô coisa boa comer cereais e vegetais bem feitos!

    ResponderExcluir
  60. Susto total!
    Arroz integral deve ser comigo pouco? Eu não como outro arroz e como o integral junto com minha refeição, almoço e jantar, todos os dias... Coloco cenoura crua ralada, às vezes gengibre, às vezes ervilhas, às vezes brócolis...
    Como junto com a carne (ave caipira, peixe de água doce ou sal), com a salada, com farofa, com purê, com batata doce frita, enfim...

    Eu tô boiando nesse lance de ter que ser uma 'pequena porção comida sozinha'... porque esse detalhe no arroz integral?

    Beijos!!!!
    Cariny

    ResponderExcluir
  61. Cariny, alarme falso. Faço uma louvação a um último bocado de arroz mastigado puro, com seu próprio sabor, com despedida do prato. Talvez se você reler...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  62. Ai, Sonia, vc, hein?
    Venho aqui pesquisar sobre arroz cru para vermes e acho isso. Naonde que vou resistir de cozinhar um arroz fresquinho pra hj a noite? Fui correndo tirar a panela de barro do armário? rsrsrsrs
    Coloquei de molho um restinho de 7 grãos (já estava aberto) e não vejo a hora de chegar a hora do jantar rsrsrsrsrsrss
    Eu quase nunca como arroz, tenho fases mais ou menos arrozeira. Acho que está na hora de voltar à fase mais. (até pq acabei de ler o texto da dieta do Dr. Barcelos)
    :)
    Se der, coloque algumas receitas de painço, comprei uma vez mas não achei como fazia e acabei deixando o pacotinho lá fechado...
    :S

    ResponderExcluir
  63. Vc escreve de um jeito que faz a gente babar no teclado rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  64. Painço cozinha mais rápido que arroz integral, Dudu. Ponha menos água e fique de olho até achar sua medida certa. Um abraço, e por favor não babe no blog!

    ResponderExcluir
  65. rsrsrsrsrs
    Mas é só cozinhar? Depois posso usa-lo em receitas como as de arroz?
    :)

    ResponderExcluir

  66. Prezada Sonia:

    Devo concluir, a partir do que você escreveu sobre o arroz integral cozido simplesmente, que refogá-lo com alho diminui suas qualidades?

    Obrigado e um grande abraço.

    Gustavo Silva

    ResponderExcluir
  67. Olá Sonia, mesmo sendo improvável que você responda vou tentar, pois gostaria muito de saber sua opinião a respeito do argumento que não deveríamos comer cereais, pois durante os 2 milhões de anos de agricultura somente nos últimos 10 mil é que começamos a cultivar cereais e, portanto, nosso corpo não está adaptado para consumi-los. Você acha que está idéia faz sentido? Seguindo a mesma linha de raciocínio há quem diga que a nossa principal fonte de energia (calorias) deveria vir dar chamadas gorduras boas, como o abacate, o ovo e etc. e não dos carboidratos. Ficaria muito feliz se no meio de toda correria você tivesse um tempinho para contar sua opinião sobre estas idéias. Muito obrigada! Um abraço, Flavia

    ResponderExcluir
  68. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  69. Gustavo, não sei o que a Sonia vai dizer-lhe mas o arroz integral não fica bom com alho, não combina. Ele é adocicado e quanto mais se mastiga mais saboroso.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.