quarta-feira, 21 de julho de 2010

Candidíase gourmet: Sugestão de cardápio


Há um tempo Bianca escreveu pedindo sugestões de cardápio para a dieta da candidíase e fiquei de pensar. Saia justa. Tive que escrever um livro para explicar o cardápio.

a dieta radical - sem carboidratos - dá fome, mas também dá resultados rápidos, então no início se pode pensar em até 6 pequenas refeições por dia para suportar melhor. 

A dieta suave inclui carboidratos complexos, pouquinho, e são 3 refeições. Tanto a radical quanto a suave contam com uma grande variedade de vegetais e folhas, e isso é o que faz diferença.

Alguns autores acham que se pode tratar a candidíase só com vegetais, outros acham fundamental a proteína animal. Você escolhe. Os ovos (caipiras) fornecem muita energia e são especificamente importantes devido à biotina, vitamina do complexo B que impede a transformação da cândida-fermento em cândida-micélio. Fígado e rins também são ricos em biotina. Eu me sinto melhor podendo contar com a forcinha emprestada das carnes. Composição do prato, por peso: 1 parte de carboidratos (se for o caso), 1 de produto animal, 5 de vegetais e folhas.

Jussara, pensei muito em você! cof cof cof :-) 

Obrigada, queridas!
 
desjejum
2 copos de líquido, quente ou à temperatura ambiente, com ou sem limão, pode ser água fresca, chá, linhaça batida com água
1 colher/sopa de óleo virgem de coco, puro ou diluído em chá quente
 
café da manhã
1/2 copo de sumo de cenoura (centrífuga)
2 ovos quentes, mexidos, em omelete ou pochés
dieta suave: 1 ou 2 torradas de pão integral de fermentação caseira ou uma porção de inhame, cará ou aipim, cozidos ou assados
chá: uma xícara pequena de banchá, alcaçuz ou estévia
 
lanche da manhã
1 ou 2 copos de iogurte ou coalhada caseiros com lactobas vivos ou

100ml de kvass de beterraba ou
1 xícara de vegetais crus como pepino, cenoura, aipo, funcho/erva-doce

dieta suave: nada
 
água meia hora antes do almoço
2 copos de água fresca, com ou sem gotas de limão,
    e cápsula de lactobacilos, se estiver tomando
 
almoço
salada quente crocante: cenoura, abobrinha, yakon e rabanete, com alho = 200g
folhas verdes cruas ou refogadas = 1 prato cheio
peito de frango assado
dieta suave: 2 colheres/sopa de cereal integral, bem mastigado, comido por último e sozinho
chá: uma xícara pequena
 
água
2 copos de água fresca com limão, ou chá quente
 
lanche da tarde
1 fruta ou
1 porção de polpa de coco maduro ou
1 a 2 copos de iogurte caseiro
dieta suave: nada
 
água meia hora antes do jantar
chá quente: 2 canecas, com gotas de sumo de gengibre
 
jantar
100ml de kvass de beterraba ou
uma porção de chucrute ou
caldo de frango com vegetais do almoço e cebolinha verde, salsa ou coentro
peito de frango assado (sobra do almoço)
lascas de abóbora com gengibre ao forno
folhas verdes: brócolis ao alho-e-óleo ou sobra do almoço
dieta suave: purê de inhame
chá: uma xícara pequena
 
ceia
1 xícara de leite de amêndoas quentinho com gotas de gengibre
1 colher/sopa de óleo de coco, puro ou diluído
dieta suave: óleo de coco e chá quente

 :-)

217 comentários:

  1. Querida, meu exame do copelman acusou giárdia, ameba histolytica e endolimax nana, dispepsia de fermentação e insuficiência de lipase e tripsina. Vou começar com os nosódios para tratar os protozoários. Mas em relação as insuficiências enzimáticas não sei coo proceder, pois os médicos, os vários que procurei não atentam para a reposição das enzimas e nem para a cândida intestinal que me parece muito evidente. Penso em começar a dieta radical, ajudaria será? mesmo tratando os bichinhos junto? e quanto aos probióticos acidóphilus, vc tem alguma marca que indique? Desde já agradeço, e peço desculpas por tantas perguntas e pelo incomodo. Mas como até então estive a mercê de profissionais desqualificados e pouco interessados que não conseguem fazer nenhum assimilação dos sintomas, ainda que óbvios, a minha única alternativa foi recorrer a você Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Lucia, sem dieta não há melhora. Sugiro ler meu livro Candidíase, a praga. Funciona. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Robs, as drugstores americanas estão cheias das cápsulas enzimáticas que no Brasil não se encontram; você pode tentar importar. Quanto aos lactobacilos, os últimos que usei, quando estava fazendo o livro, foram laterosporus da www.flora-balance.com . Para uma orientação melhor, sugiro consultar Susana Ayres, mesmo por skype. O email dela é susanaayres@gmail.com .Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oiii Sonia, eu to na luta contra candidíase a muito tempo, agora vi o seu blog me interessei muito, comecei a dieta, só que estou com um problema não queria emagrecer se não vou ficar desnutrida pois já sou magra, e pratico musculação, como faço??? posso incluir algum suplemento como whey protein ?? ou glutamina ???

    ResponderExcluir
  5. Junia, então você tem dois problemas. Vai ter que escolher entre saúde e aparência. A magreza pode ser devida a outros parasitas, ou a dificuldades de absorção. Sugiro consultar um/a nutricionista - e , se for fazer a dieta que eu divulgo, é importante ler o livro, que tem um passo a passo, cardápios, receitas e muitas explicações para você entender melhor a candidíase. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Kamylla Camboim03/12/2014, 15:09

    Olá Sonia! Estou encantada com seu blog. Depois de passar meses de stress e muitos medicamentos por conta desta doença(que descobri que ela é a causa de todos os meus problemas). Acho que encontrei uma luz no fim do túnel. Comecei a dieta vai fazer uma semana. Nossa, fora o problema nas partes intimas eu estava com inúmeros outros, um dele que que me deixava louca era um refluxo laringo-faríngeo que entupia constantemente meus ouvidos e me fazia ter muco sempre na garganta, pigarros e tosses diárias. No segundo dia de dieta todos esses sintomas diminuíram exorbitantemente. E só por isso eu já tenho motivos suficientes pra te agradecer! Obrigada mesmo! Já comprei seu livro, estou ansiosa esperando chegar.

    Uma dúvida, caso possa me ajudar, aparentemente meu die off já começou com menos de uma semana(estou pegando pesado, fazendo a radical mesmo, cortei tudo que não pode e muito óleo de coco). Isso é normal? Vejo relatos de que é apenas com semanas. Bem, os sintomas são muuuito intensos e bem característicos do processo.

    Outra dúvida é: o Feijão fradinho é o mesmo que macassar? Aqui na minha região temos o macassar(que dizem ser o mesmo que o fradinho), já pesquisei para saber se é igual, mas nenhum site ou comentário dá certeza.

    Desde já agradeço sua atenção!! E parabéns por ajudar tantas pessoas que estavam desacreditadas de melhorar!! Deus te ilumine cada vez mais para que possa continuar esse trabalho maravilhoso!!

    Um forte abraço! =)



    ResponderExcluir
  7. Oi, Kamylla, também acho cedo para ser "o" die off. Geralmente são dois a três meses para limpar tudo. Vá observando. Mas eu não passaria logo para a dieta suave, porque isso pode sabotar o seu esforço e manter sintomas desagradáveis por mais tempo.

    Sim, o fradinho e o macáçar são o mesmo feijão: "Vigna unguiculata, popularmente feijão-miúdo , feijão-de-corda , feijão-fradinho, feijão-frade ou feijão-macáçar…"(pt.wikipedia.org/wiki/Vigna_unguiculata)

    Abraço, força nas tranças!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Sonia! O que voce acha do chá de unha de gato? Alem do cha mencionado, estou tomando tambem cha de oregano pela manha e noite, alem do banho de assento, mas percebo que embora o corrimento tenha diminuido, a coceira nao cessa. Gostaria de uma luz. Sera que estou fazendo errado? Grata.

    ResponderExcluir
  9. Olá Sonia. Me tire uma dúvida, por favor. Estou há meses com sintomas de candidiase vaginal, já tomei todo tipo de antibióticos e cremes vaginais mas nada resolveu. E aí vi seu site e fiquei muito empolgada em seguir a dieta pois já não aguento mais. Só que pelo que pude ler, vc fala sempre da candidiase intestinal, sendo que eu nunca senti nenhum sintoma desse tipo, apenas na vagina. Essa dieta seria recomendada pra mim também?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, de tanto sofre com a candida, esta semana pesquisando encontrei seu blog e postagens. Ontem fiz o pedido de seu livro, logo chegará. Minha maior duvida é sobre o que poder comer. Já li durante anos muita coisa e tenho duvidas pois alguns colocam que pode comer tal coisa outros que naõ... referente ao leite de soja e proteína de soja, são bem vindos a quem tem candida? Existe algum tipo de pão que eu possa fazer em casa e que possa ser comido por quem tem candida? Tapioca pode? Já estou ansiosa para ler seu livro e ter uma esperança...

    ResponderExcluir
  11. Cleize vieira29/05/2015, 00:10

    OLA, moro na Bahia, quente.... ainda bem q te achei😀 convívo com essa infeliz a 5 anos e tô farta dela..
    Minha ultima crise foi a 4 meses quando fiquei gripada. Percebi q a 8 dias gripei novamente, 6 dias depois ela inesperadamente apareceu sem ser convidada rsrsrs. Mais em fim, gostaria de saber se a questão de ficar resfriada e tomar remédio para gripe pode ocasionar a volta da candida? Porque acho q só pode ser isso porque já tomei todo tipo de remédio, pomadas, cremes, acentos, higiene, ja usei ate violeta genciana e nada ela sempre volta...e meu ginecologista disse q se ela continuasse a voltar deveria parar de tomar pirula! Não sei mais o q fazer

    ResponderExcluir
  12. Oi, Sonia
    Segundo dia de dieta e estou super tranqüila. No café da manhã ovos com óleo de coco, no almoço carne e saladas, a tarde iogurte natural feito por mim e a noite peixe e vegetais refogados.
    Vou dando notícias para dar idéias a quem quer começar.
    Um abraço e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Ontem mais um dia tranquilo de dieta. Ontem fiz jejum pela manhã (faço com frequência). No almoço brócolis, cebola roxa, repolho, pepino, purê de abóbora e frango assado. A tarde iogurte com um pouco de whey (pois treino pesado). A noite comi um japonês com peças apenas com salmão, atum, pepino e alga. De líquidos muita água, água com limão, chás de cravo e de boldo.

    ResponderExcluir
  14. Ontem mais um dia tranquilo de dieta. Ontem fiz jejum pela manhã (faço com frequência). No almoço brócolis, cebola roxa, repolho, pepino, purê de abóbora e frango assado. A tarde iogurte com um pouco de whey (pois treino pesado). A noite comi um japonês com peças apenas com salmão, atum, pepino e alga. De líquidos muita água, água com limão, chás de cravo e de boldo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia anonimo estou me inspirando nas sua dieta se puder postar mas ficarei grato.Comprei o livro e adorei sofro a 1 ano com essa praga tenho fé na minha recuperação.

    ResponderExcluir
  16. Oi, anônimo! Passei pelos dias de réveillon (ontem e hoje) super bem na casa da vó. Comendo saladas (alface, repolho e chuchu) e carnes (bovina, suína e de cabrito) e tomando água, água com limão e chá de capim limão.Sem bebidas alcoólicas, pães, cucas e doces (que tem lá em abundância). Hoje ao chegar em casa comi salmão com brócolis assados. Tenho adicionado um alho cru nas preparações já prontas (omelete, vegetais)...
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Sonia, estou fazendo a dieta radical contra a candidiase e, cheia de dúvidas, fiz o iogurte caseiro que você ensinou, mas não tendo encontrado nenhum iogurte com lactoba vivos, comprei aqueles sachês que vendem em lojas de produtos naturais, marca sim fort. Como estou traumatizada com a Cândida, tenho medo de tomar e estragar a dieta. Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.