domingo, 31 de julho de 2011

Dieta da maçã: Limpeza de fígado e vesícula biliar

One apple a day keeps the doctor away, diz um velho ditado, que até onde sei está muito certo: basta saber a hora de comer a maçã nossa de cada dia. No intervalo entre almoço e jantar, por exemplo, faz uma faxina e tanto no tubo digestivo. Tanto pela pectina, fibra que varre as sujeirinhas com doçura, quanto por ter propriedades microbicidas e ativar o trânsito intestinal.

No livro Healing with whole foods, o mestre Paul Pitchford afirma que se pode livrar rapidamente a vesícula biliar de pedras e sedimentos, limpando também os excessos do fígado, em apenas um dia.

Assim: desde a manhã, comer somente maçãs, pelo menos quatro ou cinco, se possível do tipo verde - embora todas elas ajudem a amaciar as pedras. Pode beber água, chá de ervas e suco de maçã orgânico. À noite, antes de dormir, amornar 2/3 de um copo de azeite de oliva extravirgem e completar com sumo fresco de limão. Beber a mistura devagar, pode ser de canudinho, e deitar imediatamente, do lado direito, com a perna direita dobrada. Pela manhã as pedras devem sair nas fezes.

Pitchford diz que milhares de cirurgias de vesícula foram evitadas com este método; recomenda que haja supervisão de um profissional de saúde experiente, não sei exatamente por que, já que os procedimentos são simples, mas também nunca fiz.

Uma variação mais suave, ainda no livro dele: de manhã, em jejum, tomar duas colheres/sopa de azeite de oliva extravirgem seguidas por duas de sumo de limão, cinco dias seguidos.

Este post ganhou um depoimento pessoal meu e foi republicado em 19/4/2012: Limpeza de Fígado e vesícula? Fui à luta

199 comentários:

  1. Gostei da dica da hora certa pra comer maçã. Valeu! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Também gostei da dica de quando comer a maçã. Quanto à vesícula, já não a possuo mais... Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Amei o livro, vou atrás. Vc sabe se existe contra indicação para comer maçã antes de dormir?

    ResponderExcluir
  4. O livro você encontra na Amazon, Carol. Maçã antes de dormir? Observe se não te dá muita moleza na manhã seguinte. Geralmente é indicado comer frutas de dia, com sol. A natureza da maior parte delas é fria, e a noite também é fria, então frutas à noite podem esfriar o corpo e fazer a gente levantar para urinar. A maçã é das poucas de natureza morna, mas assim mesmo tem tanta frutose que pode ser melhor no final da manhã ou à tarde, quando a gente já gastou energia e pode repor glicose.

    ResponderExcluir
  5. Sonia, eu não gosto de jantar. Gosto mais de fazer um pratão de fruta picada, misturando fruta fresca com seca e castanhas. Se tiver um fio de melado e um polvilho de canela, me completa. Essa prática é boa?

    ResponderExcluir
  6. A prática é boa se o time está ganhando. Nada é igual para todo mundo, né, Carol? E nada é bom o tempo todo. Pode ser bom pra você neste momento e não ser em outro. O importante é ter a liberdade de mudar padrões e experimentar outros caminhos. Em medicina chinesa, por exemplo, sua prática é vista com muita suspeita. Se você estiver engordando sem razão aparente, por exemplo: pode estar comendo excesso de frutas, ainda mais à noite.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a indicação do livro! ;)

    ResponderExcluir
  8. Sonia
    Você me fez lembrar uma bela dica que meu médico ayurveda em Baires há muitos anos tinha me dado: fazer um dia na semama um jejum parcial, isto é, comendo só um tipo de frutas. As macãs, eram a primeira na lista dele!
    Vou ver se retomo essa saudável prática.

    Obs: Esse médico é o Dr. Sing Madariya, introdutor da medicina indiana na Universidade de Buenos Aires.

    Anita

    ResponderExcluir
  9. Prezada Sonia,
    Será que vc pode me dar alguma dica extra, além das ótimas que vc tem dado em seu blog.
    É que sofro com a candídiase mas além de eu ter precisado esses tempos de tomar antibiótico, agora estou fazendo um tratamneto com corticóide pra uma crise de rinite aguda. Sei que isso pode piorar muito a cândida. O que devo fazer pra minimizar isso.
    Te agradeço de antemão.
    Abraços
    Susi

    ResponderExcluir
  10. Susi, tratar rinite com corticóide é um absurdo de tal tamanho que, me desculpe, acho que você tem é que tomar juízo. Todo o meu trabalho é voltado para promover bons hábitos de alimentação visando à saúde. Se você resolve seus problemas com antibióticos e corticóides, de fato não tenho nada a dizer para ajudar. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Sônia!
    Meu comentário não é sobre o tema do post e acho que vai ser um pouco longo, me desculpe, mas gostaria de saber sua opinião sobre a acne...
    Conheço o blog há pouco tempo e já gosto muito. Lendo o arquivo, vi o post sobre o emplastro de inhame e gengibre, e uma pagina bem extensa também sobre os benefícios do inhame. Tenho acne persistente há alguns anos, e imaginava que com o passar do tempo ela acabaria e que fosse só um fator da idade. Mas não melhorava e fiquei com medo das cicatrizes que poderiam aparecer (eu não espremo, mas as espinhas já aparecem bem inflamadas e tenho muitas internas). Então comecei a comer o inhame todos os dias, por umas duas semanas, e também fiz o emplastro duas vezes. A pele piorou bastante, como se tivesse aumentado a quantidade e o tamanho das espinhas, mas tentei não me assustar, porque penso que isso é o inhame ‘limpando’ o sangue e colocando tudo pra fora. Mas será que devo aumentar a quantidade que como e a passar o emplastro com mais frequência pra ele 'terminar o que começou'? Você conhece mais alimentos que ajudem nesse processo? A dica da maçã desse post pode ser boa (não ligo mto pra ela, mas como)? Também pensei em beber a agua com gotas de limão que vi aqui...
    Mas de um modo geral minha alimentação não é ruim... Arroz é só integral, como frutas verduras e legumes sem problemas, bebo iogurte natural caseiro, cortei totalmente o refrigerante há dois anos, praticamente não como doces, e parei também com coisas como ‘iogurte’ fake, sobremesas e molhos prontos, salgadinhos de pacote, biscoitos industrializados, suco de pozinho... E aprendi a fazer pão integral (!!!). Mas essas últimas coisas foram só há uns três meses...
    Outra coisa, que não sei se tem a ver com a acne: tenho muitos gases e caspa gordurosa -que vergonha =(

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Luísa, o principal suspeito aí é esse iogurte natural caseiro. Você poderia suspender por uns dias pra ver o que acontece. E olhar os vermes, né? Que também atrapalham. Mais em www.candidiaseapraga.blogspot.com. Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Susi, gostaria de dizer que tenho rinite e trato com homeopatia sempre. Quando vem uma onda de crises, busco o homeopata, que me passa um remédio que me deixa em poucos dias (três, quatro no máximo) absolutamente longe da rinite por meses, às vezes anos. E ainda tem gente (muitas, aliás) que diz que a homeopatia "só atinge doenças psicossomáticas". Pelamodedeus! Procura um homeopata e experimenta, vai. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Rinite - não comprei os 50 nasalpotes para dar aos amigos mas o moço ofereceu um tanto a mias do que eu pedira para me dar um bom desconto e fui nessa. Dei para muita gente e curiosamente, foi um dono de imobiliária que apenas conheço quem maia aproveitou (ele, e depois a mulher, o filho).

    Hoje, hoje mesmo, andei comendo queijos (de cabra e de ovelha) e yogurte (organico) senti algo espesso, nem hesitei, Nasalpote: alivio imediato. Outro dia ia começar um resfriado, apenas "ia" pois o Naslapote afastou-o na hora.

    Bom, eu sei bem como é esta vida de comer queijos mas sou mineira e de vez em quando não resisto!

    Quanto aos outros que dei, uma amiga aproveitou e mostrou a uma menina com rinite que ficou surpreendida com o ar puro que entrou em suas narinas. Mas os outros quinze, talvez, estão a espera de não sei o quê para serem aproveitados pois as pessoas hesitam em usá-lo.

    Como é bom o Nasalpote!

    http://www.soniahirsch.com/2009/12/almanaque-do-banheiro-sinusite-tchau.html

    ResponderExcluir
  15. Oi, Sônia, pessoas,

    Silvia, jalaneti ( a lavagem que faz com o nasalpote) é mesmo uma bênção. Precisa só ter os cuidados de não fazer à noite, de inclinar a cabeça corretamente para não juntar água no canal do ouvido e de tirar bem a água dos seiso faciais:
    para isso é prudente aprender com alguém,
    conhecer praanaayaamas;

    para praticar praanaayaamas com segurança (pois são muito potentes) recomendo no mínimo 3 meses de prática constante de aasanas, assim os nervos não ficam sobrecarregados. (Aliás, tenho muito medo do PPT que circula na rede ensinando as pessoas a usarem Surya Bedhana Praanaayaama para curar dor de cabeça!)

    Jalaneti é bacanérrimo nestes dias de tempo seco, não é só para quando fica mucoso. É bom de fazer sempre.

    Quem não tem lota (o vasilhame para fazer o jalaneti) ou não pratica praanaayaama pode usar as mãos: faça uma conchinha com uma das mãos, coloque a água morna e salobra 'no fundo' da mão e aspire (é mais como o movimento que fazemos ao engolir a saliva, uma aspiração bem suave - se aspirar a água como se estivesse inspirando, pode ser forte demais!) pela narina do mesmo lado até sentir a água chegando na raiz do nariz e deixe a água sair pela mesma narina que entrou, repita do outro lado, repita alternando os lados até a água acabar.

    Nariz limpinho, audição aguçada, menos trabalho pra turma da limpeza e mente clara.

    Essa limpezinha também demonstra que podemos fazer alguma coisa por nós mesmos para melhorar a qualidade do nosso ar, ao invés de ficar totalmente passivos.

    BeijOM,

    ResponderExcluir
  16. É isso aí, MaFê, quanto mais prática melhor.

    Para quem não sabe, "inclinar a cabeça corretamente" é inclinar-se sobre a pia e virar a cabeça de lado, de modo que a água entre pela narina de cima e saia pela de baixo, em harmonia com a gravidade. O ouvido escuta o ralo.

    Existe um ponto de comunicação entre o nariz e a garganta por onde a água tenta vir para cá em vez de ficar lá, no nariz. Água é assim mesmo, ainda mais morninha, escapa por qualquer passagem. Cabe à pessoa procurar com calma o jeito de mover a estrutura traseira da língua, que é mole e, conforme a posição, vedante.

    ResponderExcluir
  17. Sonia,

    quando faz sem louça, não vira o rosto,em vez do zouvido escutá o ralo, a pessoa zóia o ralo com ozóio da cara. Não é tão 'penetrante' como quando feito com o pote/lota/vasilhame, mas ainda assim oferece benefícios.

    Quando faz com lota, a ponta do nariz fica um pouquinho, mas bem pouquinho mais perto do chão do que ozouvido que escuta o ralo.

    Bons ares,
    beijOM,

    ResponderExcluir
  18. Gente, não pode fazer à noite? Pq?
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sônia,
    pessoas,

    seguinte, Kenia: sempre pode ficar uma aguinha a + dentro da narina, e como tudo, fazer a diferença entre remédio e veneno. Se você faz jalaneti durante o dia, dá mais tempo pra essa aguinha sair.
    Jalaneti também dá uma acordada, e pode atrapalhar o sono.

    ResponderExcluir
  20. Oi, MaFê, para mim o grande inconveniente de lavar o nariz com água morna salgada à noite é que o rosto fica exposto ao ar frio e piora a sinusite, a congestão facial. Quando lavo à noite assoo muito bem o nariz depois e não deito imediatamente. E ao deitar cubro o rosto com um levíssimo travesseirinho de macela.

    Também é gostoso e eficaz passar óleo de copaíba nas laterais do nariz e nos pontos sensíveis dos ossos do rosto, tendo ou não lavado o nariz antes. beijos!

    ResponderExcluir
  21. Sônia,

    não lembro de ter feito à noite, o que observo é que mesmo procurando inclinar a cabeça do jeito certo,
    assoando bem (que não é assoar com força, mas com firmeza e continuidade) tem vez que fica uma aguinha disponível dentro das narinas, que vai saindo ao longo do dia. Aprendi que essa água que fica pode levar à congestão e piora da sinusite. Bem, não quis fazer o teste de noite... não me pareceu interessante.

    Pode rir, mas eu não gosto mesmo de choque térmico de água quente com ar frio, então evito ao máximo. E não gosto do cheiro de macela, :-(.

    BeijOM,

    ResponderExcluir
  22. Obrigada, MaFê. Eu faço à noite sempre, nunca tinha atinado pra essas observações de vocês, mas achei que têm tudo a ver. Nunca senti aguinha dentro das narinas depois de fazer... prestarei atenção! :-)

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Kenia,

    tem de lembrar que cada pessoa é única. Vai ver meu nariz foi feito pra juntar aguinha, e o seu não, ;-). Então, temos de nos estudar, nos conhecer e viver bem.

    BeijOM,

    ResponderExcluir
  24. Ah, MaFê, agora você disse tudo: autoconhecimento é fundamental. Abração, boa semana!

    ResponderExcluir
  25. Legal, MaFê, obrigada!
    Bjs ;-)

    ResponderExcluir
  26. Antónia Mendes07/09/2011, 08:50

    Olá querida Sonia e suas leitoras!

    Tenho uma dica fantástica para complementar este seu post, se me permite...
    Acompanho dezenas de limpezas ao figado e vesicula todos os anos, e creio que sei porque o autor aconselha a supervisão terapêutica- é que se os cálculos forem grandes, podem ficar nos dutos biliares e pancreáticos a causar inflamação, e a coisa pode complicar.
    A solução é simples: tomar duas horas antes do azeite um copo de água grande com uma colher de sopa bem cheia de Sais de Epsom. Estes sais vão dilatar os dutos por onde saem as cristalizações de bilis, e evitar que existam complicações.
    Este é um tratamento que qualquer pessoa não só pode como deve fazer, mesmo sem terem sido detetados cálculos. Um poderoso desintoxicante do sistema digestivo, e também psíquico, pasme-se, uma vez que, já diziam os chineses, fígado é quem regula as emoções!

    ResponderExcluir
  27. Que dica boa, Antónia!

    Aos navegantes: sal de Epsom, no Brasil, se chama Sulfato de magnésio (MgSO4·7H2O) ou Sal amargo.

    Muuuuito bom, também, para ajudar a relaxar num banho bem quente. Nos EUA vendem caixinhas de um quilo por dois dóla. Aqui, uma merreca custa uns 5 real...

    ResponderExcluir
  28. Olá Sonia!

    Rinite é um problema que afeta meu filho de seis anos. Ele consome laticínios bem de vez em quando, assim como açúcar (ele não gosta de doces). Já fui vegan uma época e não notei nenhuma diferença para ele quanto aos laticínios.

    De uns tempos pra cá ele tem mostrado dificuldade em aceitar soro nasal (água morna). Esperneia, diz que fica sem ar... lendo os comentários vi sua indicação sobre a massagem com óleo de copaíba e tenho em casa. Vou usar hoje mesmo!

    Não sei se ele aceitaria o lota. Tem alguma dica?

    ResponderExcluir
  29. Oi, Dhanna, eu não dou esse tipo de orientação pessoal. Mas vários dos meus livros tratam do assunto, se você quiser a informação bem completa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Olá Sonia,

    Acompanho seu trabalho, já mudei muitos hábitos, mas gostaria de uma ajuda justamente em relação ao tema do post, pois estou preocupada.
    Este post veio a calhar. Semana passada sai do consultório de uma gastro trastornada, pois meus exames deram que tenho 3 pedras na vesícula de 0,5 cm cada e ela disse que tenho que retirar a vesícula, mesmo não tendo sintomas porque a pedra pode se mover e poderia ter até septcemia e morrer. Fiquei assustadissima, não sabia que pedra na vesícula pode dar nisso e também porque a fala da médica foi tão mecânica que me senti pior ainda. Achei muito estranho ter que arrancar um órgão, por causa de três pedrinhas. Aí me animei com o post, mas mesmo assim fiquei receosa. Sonia, você conhece alguém que fez o tratamento? Alguém, por favor, que leia, conhece alguém que fez o tratamento? Há o perigo de a pedra enroscar para querer sair e ir parar onde não deve, esse que seria o problema segundo a médica. Antonia Mendes, você que diz que está acostumada, por favor me dê mais detalhes. Agradeço muito.
    Rita - São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  31. Oi, Rita, pedi ajuda à Antónia, que ainda não respondeu, e ao Felipe Azambuja, meu amigo terapeuta que mora nos EUA e já fez várias vezes essa limpeza. Ele diz, em primeiro lugar, que você poderia ouvir uma segunda opinião, pois acha que a médica te assustou muito, e certamente deve olhar o sonograma, já que dá para ver o tamanho das pedras a olho nu. Acrescenta que há uma receita da dra Hulda Clark para essa limpeza que inclui uma dose de sais de epsom, aqui sal amargo, sulfato de magnésio, que teria como função dilatar o canal para ajudar na expulsão das pedras.

    O autor do livro de onde tirei essa receita não coloca existência de riscos nessa prática, que já vi em outros livros também. Confio muito nele.

    Vamos ver o que Antónia diz? Tenho certeza de que ela vai responder. Abração!

    ResponderExcluir
  32. Oi Sonia, nossa muito obrigada. Obrigada por contactar a Antonia também e seu amigo. Fico muito agradecida. Não sei como, tive a lucidez (acho que foi o susto) de falar para médica que queria outro pedido para fazer outro ultrassom (não fiz sonograma, também não sei o que é)em outro laboratório, mas antes gostaria de tentar fazer esse procedimento, mas vou aguardar para ver se a Antonia entra em contato.
    Sonia, não sei se você tem a dimensão de quanto suas pesquisas e "pontes" de informação são importantes para quem te acompanha.

    Abraço, Rita.

    ResponderExcluir
  33. Antónia Mendes17/01/2012, 15:31

    Queridas Sónia, Rita e demais

    Obrigada pelo vosso contato! É sempre uma honra poder ajudar o ser humano aflito com tanta ignorância médica. Pois bem querida Rita, para mim tirar vesícula porque tem pedra é tão ridículo quanto cortar cabeça porque dói. As pedras saem! Sem dor! E a dita vesícula pode continuar a cumprir as suas funções biológicas até que a morte vos separe. Fez muito bem em pedir ajuda.
    Vamos a isso. Tudo o que precisa é seguir as minhas instruções rigorosamente, não falhar nenhum passo do tratamento. Este tratamento é baseado no famoso livro do Dr. Andeas Moritz, "The amazing liver and gallblader flush", não sei se é o mesmo que a Sónia conhece.
    Orientei até hoje centenas de limpezas de fígado e de vesícula. Não lhe prometo que passe a noite mais agradável da sua vida, mas juro que não vai ter cólicas nem complicações.
    Meu mail é o seguinte: antonia@karmaclinic.pt
    Mande um mail para mim para ficarmos em contato e eu lhe dar o protocolo do tratamento e todas as instruções para seguir direito. Vale?
    Força e coragem da Europa do frio!

    Antónia Mendes

    ResponderExcluir
  34. Que maravilha essa rede :-)

    Rita, estamos todos torcendo por você. Pode entrar no particular com a Antónia, mas depois vem aqui contar tudinho como foi, tá?

    Antónia, Felipe: muitos abraços!

    ResponderExcluir
  35. Olá Sonia, Antonia,

    Antonia, vou te mandar o e-mail, obrigada por sua disponibilidade em me ajudar. Você entendeu o que ia pelos meus sentimentos. Como assim em 2012 ter que tirar um órgão por causa de pedras? Pode parecer rídiculo, pois existem doenças mais graves, mas de repente me senti apegada à minha vesícula, tipo não se vá, rsrsrs.
    Sonia, mais uma vez agradeço e pode deixar, vou fazer o procedimento e contarei minha experiência aqui.
    Abraços,
    Rita

    ResponderExcluir
  36. Olá Sônia e Antônia,
    Minha mãe tem 75 anos e está com pedras na vesícula e gostaria de saber sobre esse tratamento de limpeza e se poderiam me mandar as instruções.Por causa da idade será que minha mãe pode fazer isso?
    Muito obrigada,
    Anna

    ResponderExcluir
  37. Oi, Anna, a Rita não voltou para contar dos resultados e eu só sei mesmo o que postei acima. Se quiser, escreva diretamente à Antónia Mendes: antonia@karmaclinic.pt . Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Oi, Sonia tudo bem? eu fiz o processo da maça deixa sair e saiu muita pedra da minha vesicula, e fiquei muito feliz, pois os medicos ja tinha me caminhado para sirugia mas graças a sua receita eu nâo vou mas operar. minha maê tambem quer fazer pois sofre a muitos anos com pedras grande na vesicula e tem 83 anos e que saber se nâo tem perigo ela fazer devido a idade e por ser pedra muito grande, se nâo tem perigo elas ficar alojadas em outros orgaos. por favor mande resposta um grande abraço..

    ResponderExcluir
  39. Oba, que ótimo retorno! Pena que você não diz seu nome. Quanto à sua mãe, não sei dizer. Acho melhor você conversar com algum profissional, mais devido à idade do que a algum risco de alojamento, pois afirma-se que as maçãs amolecem as pedras. Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Sonia, meu namorado fez a dieta e o resultado foi muito positivo...limpeza total!!
    abços, Adriana

    ResponderExcluir
  41. Maravilha, Adriana, obrigada pelo retorno. Um abraço pra você e outro pra ele!

    ResponderExcluir
  42. Luciane Ferreira Maciel22/04/2012, 09:21

    Oi Luísa o meu nome é Luciane Ferreira Maciel. Li o seu comentário sobre o acne, e os meus filhos adolescentes usam a bardana em cápsulas para combater o acne e tem um óptimo resultado. Espero que resulte com você também um beijo de Portugal.

    ResponderExcluir
  43. Oi, Luciane, obrigada por compartilhar sua boa experiência. Tenho certeza de que a Luiza e outras pessoas poderão se beneficiar muito dela. Um abraço!

    ResponderExcluir
  44. Ola meu nome e Maristela,em primeiro Lugar quero agradecer a Deus e a Dona Sonia estou muito feliz'fiz com A receita da maçã,expelir muita Pedras grande do tamanho de uma Azeitona outras pequena,quem tiver Duvida não tenha medo faça.obrigado

    ResponderExcluir
  45. Que bom, Maristela!

    Também agradeço ao Paul Pitchford, que também agradece a quem lhe transmitiu a receita, antiga e sábia...

    E parabéns por estar tão feliz! Um abraço!

    ResponderExcluir
  46. Oi Sônia... estou com dificuldades de encontar os sais de epsom...podes me ajudar? abrços!

    ResponderExcluir
  47. Oi, Fábio, aqui se chamam Sal Amargo, ou sulfato de magnésio. As farmácias têm. Um abraço!

    ResponderExcluir
  48. boa noite Sonia,voce sa be me informar o que e bom pra depreção,e a onde eu compro o livro....

    ResponderExcluir
  49. Fiz a limpeza do fígado e da vesícula e eliminei várias "pedras" esverdeadas de meio centímetro ou menos cada uma. No meu ultrassom, haviam descoberto só um cálculo de 1,2 cm na vesícula e cisto no fígado. Será que havia outras pedras não identificadas pelo ultrassom? E estou com uma dorzinha do lado direito, suportável. Será resultado da limpeza ou o cálculo maior ainda não saiu? É o caso de fazer outro procedimento? Quanto tempo devo esperar para isso? Sonia, obrigado pelas dicas, por seu trabalho em nos fazer pensar a respeito das decisões inquestionáveis da medicina tradicional - tipo extirpar amígdalas, vesículas, dentes com cárie etc. etc.

    ResponderExcluir
  50. Oi, Domingos, cisto no fígado obriga a investigar melhor. Que tipo de cisto? Amebiano, talvez? No seu lugar eu faria outro ultrassom e procuraria um bom profissional. Suas perguntas merecem respostas adequadas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  51. olá, Sônia! Gosto do seu gtrabalho e a seriedade com que aborda os temas.
    Queria a saber o resultado da experência de Rita que solicitou orientaçôes suas e da Antônia em 17 de janeiro. Ela deu notícias? Um abraço.

    ResponderExcluir
  52. Não deu mais notícias, Claudia. Também gostaria de saber... Um abraço!

    ResponderExcluir
  53. Claudia, mas você leu esse post? http://www.soniahirsch.com/2012/04/domingo-31-de-julho-de-2011-post.html

    ResponderExcluir
  54. oi sonia eu tenhu uma pedra no rin direito de 4mm e varias pedrinhas na visicula de 2mm sera que se eu fazer essa dieta elas saem por que varias pessoas me falam que pedras na visicula nao saem me responde por favor.

    ResponderExcluir
  55. Já leu o que está em http://www.soniahirsch.com/2012/04/domingo-31-de-julho-de-2011-post.html ? Tá lá a resposta. Um abraço!

    ResponderExcluir
  56. Sonia esto com todos os sintomas de vesícula como me explica ai direito
    como fazer essa dieta

    ResponderExcluir
  57. Explicar direito? Puxa, pensei que tivesse explicado. Veja:

    "Assim: desde a manhã, comer somente maçãs, pelo menos quatro ou cinco, se possível do tipo verde - embora todas elas ajudem a amaciar as pedras. Pode beber água, chá de ervas e suco de maçã orgânico. À noite, antes de dormir, amornar 2/3 de um copo de azeite de oliva extravirgem e completar com sumo fresco de limão. Beber a mistura devagar, pode ser de canudinho, e deitar imediatamente, do lado direito, com a perna direita dobrada. Pela manhã as pedras devem sair nas fezes."

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  58. Oi Sonia, adorei seu blog!
    Quero fazer esta limpeza, mas tenho uma duvida.
    Sou (estou diabética) posso fazer?
    :-)

    ResponderExcluir
  59. Oi, Luciana, não sei como é passar um dia só comendo maçãs para alguém que está diabético. Acho mais prudente você conversar com um/a profissional de saúde. Um abraço!

    ResponderExcluir
  60. Gostaria de tirar algumas dúvidas: o chá de ervas, pode ser de saquinho? pode por gotinhas de adocante? Em relação ao sumo de limão, pode ser feito com limão verde? ou tem que ser o amarelo?
    pode comer as maçãs a noite também ou nao? Estou fazendo a dieta da maçã no dia de hoje... :) espero que dê certo, pois não quero me submeter a cirurgia. Obrigada e sorte a todos.

    ResponderExcluir
  61. Oi, Claudia, qualquer limão é bom. Adoçante não é recomendado a ninguém, a menos que seja de stevia pura. Chás em saquinhos não são os melhores, mas quebram o galho. Evite chá preto, verde, branco e mate, que têm cafeína e podem afetar a sua paciência. Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  62. bom dia, Sonia! vim dar meu depoimento, pois acabo de fazer o flush do fígado e da vesícula e estou muito impressionada. no meu caso, sou jovem e resolvi fazer a limpeza por "mera curiosidade" (ou seria melhor dizer, por questão de consciência corporal mesmo, depois de ver algumas fotografias horrorizantes do livro "the amazing liver cleanse" de andreas moritz), uma vez que nunca fiz exames para detecção de pedras na vesícula e nem tinha queixas que me fizessem suspeitar desse mal. pois bem. segui um protocolo um pouco diferente do seu, o da dra Hulda Clark, que em vez de suco de maçãs, recomenda o uso do sal amargo. tirando isso, deve-se também tomar a mistura de azeite e limão e deitar. pouca diferença.
    a doutora recomenda uma dieta isenta de gorduras e proteínas no dia, então resolvi levar a coisa mais a fundo e tomei apenas água e algumas xícaras de chá de hortelã orgânico recém-colhido no dia de ontem. o sal amargo faz jus ao nome, ô negocinho terrível de engolir! e tem que ser tomado a prestação, são quatro doses. antes de dormir, o azeite com limão (usei dois sicilianos e dois tahiti, que eram os que tinha mais a mão), tomado frio, o que realmente torna mais fácil de misturar, mas também não é mole de engolir, pesa o estômago e dá certo enjôo. depois de dois copos de sal amargo com água, o intestino já estava dando sinais de funcionamento desregrado, com uma leve diarréia, mas nenhuma pedra. tomei a mistura de limão e me deitei, precisamente às 22h, como manda o protocolo. pensei que ia vomitar, porque tanto azeite de uma vez pesa bastante o estômago, e no calor que está fazendo, foi bem tenso de aguentar. durante mais ou menos uma hora senti uma movimentação estranha no fígado e fiquei imaginando se seriam as pedras se deslocando. assim como você relata no outro post, levantei-me por volta de 3 da manhã sentindo uma diarréia intensa, não vomitei, mas também não vi pedra alguma. e o peso no estômago continuava. às 6 da manhã, outro copo de sal amargo, e às 8h, o último. nem bem terminei este derradeiro copo e veio a diarréia com força, saiu muita coisa, me deu tontura, e o peso estomacal passou. no fim, verifiquei e lá estavam 39 pedras, 13 delas bem grandinhas, algumas do tamanho de cerejas, e 6 destas eram de um verde bem escuro, o que a dra Clark diz ser indício de pedras mais antigas. as outras grandes eram de um verde claro - ou seja, mais recentes - mas todas bem visíveis. fiquei bestificada! as pedras restantes eram bem pequeninas, mas o tom verde não deixou dúvidas. não imaginava que haveriam tantas. bem, isso foi apenas a primeira evacuação, não sei se sairão mais. pretendo repetir o processo daqui a 15 dias, tempo recomendado neste protocolo. ressalto que, fora o gosto ruim - porém suportável - das beberagens e o ligeiro incômodo da diarréia e do estômago pesado por algumas horas, o processo é totalmente indolor e funciona! obrigada Sonia, por suas pesquisas, e por nos trazer informações tão preciosas. um abraço, e que Deus te abençoe sempre!


    quem quiser mais informações sobre o método da dra clark, pode encontrar neste link:

    http://www.kidneycleanse.com/#Liver-Cleanse

    ResponderExcluir
  63. ah, resolvi extender a dieta líquida também no dia de hoje, no intuito de dar uma desintoxicada geral no organismo. como não estou sentindo fraqueza ou qualquer mal estar, acho que não há problema. beijos a todos(as).

    ResponderExcluir
  64. update: cada vez que vou ao banheiro, mais e mais pedras! a conta beirando as cem; a maioria pequenas, mas saem também das maiorzinhas, toda vez. depois da primeira vez, não saíram mais pedras escuras, somente as de cor verde claro, mas estou COMPLETAMENTE horrorizada. certamente que vou repetir o procedimento daqui a alguns dias.

    recomendo a todos os que fizerem a limpeza, a beber MUITA água tanto no dia do procedimento quanto no dia seguinte. sinto que a água está ajudando a eliminar as pedras remanescentes.

    ResponderExcluir
  65. Denise, que sucesso estrondoso! Mas veja lá, tem que voltar a comer bem e estimular a flora intestinal. Conhece o kvass de beterraba? Penso que é uma boa ajuda nessa hora.

    Muito obrigada por contar pra nós. Um abraço grande, muitas alegrias!

    ResponderExcluir
  66. Receita do kvass de beterraba: http://www.soniahirsch.com/2010/03/cozinha-medicinal-kvass-de-beterraba.html

    ResponderExcluir
  67. Sonia, querida, obrigada! a receita do kvass está anotada, vou fazer hoje mesmo. ontem continuei expelindo pedras de tamanhos variados durante o resto do dia (menos quantidade a cada vez); à noite pararam de sair, então comi um pouquinho de chucrute que eu mesma fiz, tomei um cházinho orgânico e fui dormir cedo. hoje voltei a comer normal, comida leve e saborosa e me sinto ótima, super bem disposta, a pele radiante e o intestino está em paz também.
    um grande beijo.

    ResponderExcluir
  68. olá sonia me chamo eduardo tenho 23 anos a poco mais de meses descobri que posuo pedras na vesicula sao 3 pedras tive umas duas crises nese tempo i gostaria muito de saber se esas maçã esa receita seria capz de eliminar as pedras se a esa posibilidade

    ResponderExcluir
  69. oi dona sonia meu nome é simone a poucos dias fui fazer uma ultrason no abdome total descobrir que estava com pedra na vesicula me dessesperei pq eu estava preste a fazer uma cirurgia de abnoplastia retirada de gordura e pele na regiao da barriga imagine dona sonia o meu disispero pedra na vesicula e ai depois de le os seus conselhos fiquei mas calma vou fazer essa dieta peco tanto a DEUS que tudo possa dar certo muito obrigada pela a senhora existir bjs se ocorrer tudo certo te aviso tá

    ResponderExcluir
  70. Oi, estou com dor na costela do lado direito e agora esta decendo pras costas do lado direito proximo a cintura será que e pedra na vesicula tomei remedio para o figado mais nada de passar se puder me ajudar....

    ResponderExcluir
  71. Oi, Tulipas, não seriam gases? Já tomou Luftal? As amebas costumam se instalar nessa região - flexura hepática do intestino grosso. Se passar com Luftal, e depois voltar, é bom verificar se há amebíase. Um abraço!

    ResponderExcluir
  72. Depois de 2 crises, descobri q estou com pedras na vesicula, confirmadas hj atravez de uma eco que fiz...Pesquisando pelo google, vi que suco organico de abacaxi ajudava a expelir as pedras e realmente me ajudou, expeli 2x e melhorei horrores! Pesquisando mais achei seu blog e vou fazer essa limpeza amanhã...depois volto para dar meu testemunho!

    ResponderExcluir
  73. Oi, Daya, e como você usou o suco de abacaxi? Quase me dá afta só de pensar ;-) Um abraço!

    ResponderExcluir
  74. Oi Sonia!

    O abacaxi eu tomei uma agua...bati alguns pedaços com agua e tomei por 2 dias, o dia inteiro....me alimentei "normalmente" (estava comendo muito pouco devido as dores)e quando fui ao banheiro, lá estavam as pedrinhas!

    Fiz a dieta da maça...passei o dia inteiro comendo apenas maças (6) e a noite tomei o oleo com sumo de limão; que coisa ruim! mas não tive ansia, enjoo...nada! fiz todo ritual e no outro dia....nada! fiquei mega decepcionada! no dia seguinte acordei enjoada e me sentindo empachada; não consegui almoçar, tomei agua e comi uma laranja para ver se ajudava a desempachar. A tarde sentindo muito enjoo, tomei um remedio e deitei. Quando acordei o negocio começou...tive 2 "tsunamis", mas não vi (ou nao reparei)pedrinhas nenhuma! :/ Depois dos tsunamis o enjoo passou e me deu até fome! Comi e tive um mini tsunami. No dia seguinte (hj) tive um pouco de diarreia pela manhã e tbm não reparei nas pedrinhas....tô em duvida se eliminei alguma coisa ou não! Farei novamente daqui um tempo, mas farei o protocolo da dra Hulda...

    Enfim, essa foi a minha experiencia.

    Obrigada Sonia por esse seu espaço de trocas e aprendizados, um abraço!

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Oi, Sonia.

    Que maravilha poder se beneficiar com os seus conhecimentos tão maravilhosos. Nos seus livros, na sua maneira de escrever, vc nos passa, além de muita sabedoria e sensibilidade, a certeza de que é possível ter uma vida linda, harmonica e muito equilibrada da maneira mais natural possível.

    Amo os seus livros, o seu blog e seus posts. Neste mundo tão frio, tão mecanico, tão capitalista, em que quase todas as relações giram em torno dos altos lucros, vc nos presenteia com informações tão úteis e simples. Vc aquece e conforta o nosso coração...

    Em relação a esse post, eu fiquei muito interessada em fazer a limpeza da vesícula. Há anos passo mal com muitos enjoos, principalmente depois de comer alimentos gordurosos. Fui em muitos médicos e eles sempre achavam que era hepatite, mas faziam exames e não achavam nada. ...Como morei no Amazonas, eles achavam que poderia ser um novo tipo de hepatite....rsrs.... Pode???

    Agora um bom médico descobriu pelos meus sintomas que eu poderia estar com pedras na vesícula. Pediu exames e o diagnostico foi confirmado.... Como estou mudando os meus hábitos, quero tentar a maneira natural, antes de tomar qualquer medicamento alopático.

    Já escrevi para a Antonia, vou fazer a limpeza e depoisi volto para contar tudinho, viu!

    Beijo no seu coração, querida e para todos os usuários do seu blogue que também são muito especiais

    ResponderExcluir
  78. Olá Sônia!!! a dois anos atrás me submetir a uma cirurgia de retirada da vesicula biliar.. mais continuei sentido fortes dores na região do abdômen, então foi diagnosticado que ficaram pedras nos dutos biliares, coisa que esta me incomodando bastante, sem falar no risco de inflamação e infecção que pode causar, pois bem, esse metódo do azeite com limão será que pode expelir essas pedras dos dutos. Grato.

    ResponderExcluir
  79. A ideia é essa, Anônimo: limpar os canais do fígado. Já leu sobre a minha experiência? Contei aqui: http://www.soniahirsch.com/2012/04/domingo-31-de-julho-de-2011-post.html

    Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  80. OLÁ SÔNIA !! QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO E MUITO MESMO ! ACHEI SEU O BLOG, PESQUISANDO PEDRAS NA VESÍCULA ! RECENTEMENTE MAIS PRECISO 24/01/13 FIZ UM ULTRASSOM ABDOMINAL TOTAL, E NELE FOI VISTO PEDRAS NA VESÍCULA, NA HORA O MÉDICO DISSE QUE ERAM 3 . MAS PEGANDO O RESULTADO, É MENCIONADO QUE TEM PEDRAS DE 10MM .
    NUNCA TIVE NENHUMA DOR. A NÃO SER A REINCIDÊNCIA DE INFLAMAÇÕES NA URINA. MAS SÓ FOI SABER PRONTO, A DOR APARECEU.
    É UMA DOR CHATA, DO TIPO QUE SÓ MELHORA EM PÉ E DEITADA. E EU TRABALHO SÓ SENTADA. BOM RESOLVI FAZER A LIMPEZA COMO VOCÊ MESMA FEZ, COM AS MAÇÃS. SÓ ACRESCENTEI , O SAL AMARGO, CONFORME A SUZANA, MENCIONOU PARA OUTRO CASO NO BLOG. FIZ E SÓ AS 11.00 DA MANHÃ SEGUINTE DA LIMPEZA, QUE MEU INTESTINO FUNCIONOU. OU MELHOR SAIU MESMO, SÓ UMA PEQUENA VEZES, E JUNTO UMA PEDRINHA BEM VERDE DO TAMANHO DE UM GRÃO DE BICO, BOIANDO. DEPOIS EU IA DE MEIA E MEIA HORA, NO BANHEIRO PARA URINAR. TOMEI MUITO ÁGUA , ANTES JUNTO COM AS MAÇÃS E O SUCO DELAS. MAIS SÓ QUE DEPOIS DISSO , AUMENTOU MINHAS DORES. O MEU MEDO É QUE ELAS, MOVIMENTARAM , MAS NÃO SAÍRAM. O QUE FAÇO ! MORO EM SÃO PAULO, E SEI SE PROCURAR O MÉDICO, ELE VAI QUERER ME OPERAR. E EU NÃO QUERO ! VOCÊ PODE ME AJUDAR ? SEI QUE VOCÊ TEM MUITOS CONTATOS. POR EX; A SUSANA É DO RJ COMO VOCÊ. E O MEU CASO FICA DIFÍCIL !! TENHO TUDO ERRADO !! ANDO ENGORDANDO MUITO, NÃO É TIROIDE, NÃO É HORMONAL. TENHO INTESTINO PRESO, RETENÇÃO DE LÍQUIDOS E A MALDITA CANDIDA ! ANDO COM COLESTEROL ETC.. TUDO ALTERADO. OU SEJA NÃO FALTA MAIS NADA !! MAS A MINHA PREOCUPAÇÃO INICIAL, E AS DORES, DO LADO DIREITO A BAIXO DOS SEIO. MIL DESCULPAS POR TE INCOMODAR, MAS SERÁ QUE VOCÊ NÃO DARIA UMA LUZ ? DESDE JÁ AGRADEÇO, MUITO OBRIGADA E FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  81. Criss, o que eu tenho para ajudar é o que está publicado. Mas essa sua dor do lado direito, abaixo do seio (ou das costelas), pode ser de amebas e não de vesícula. A homeopatia pode te ajudar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Olá Sonia

    Vou fazer a limpeza de fígado e vesicula.Será que posso alem de comer maçã durante o dia tomar o sal amargo tbm?

    ResponderExcluir
  84. Olá, Sonia. Lí seu blogg e achei oportuno para o meu momento. Vou fazer a limpeza de fígado do Dr. Gabriel Cousens. A base é a mesma que encontrei nos comentários do blogg, só, que em alguns casos ele recomenda um clíster sómente de água, para ajudar a sair as pedras , ou um enema de café. Espero não precisar de nada disso. Entrei no FB dele para perguntar se há algum inconveniente se o fígado estiver cirrótico e não obtive resposta até então. Conhecí seu blogg e transmito essa pergunta para você, cara Sônia. Agradecida Lycia.

    ResponderExcluir
  85. Oi, Lycia, não sei responder a essa pergunta. Acho que depende muito de como estiverem os dutos biliares. Um abraço!

    ResponderExcluir
  86. Martha, tenha juízo. É melhor limpar o intestino aos poucos antes de fazer a limpeza de maçãs, e não junto. Não dou a menor força para o sal amargo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. Olá Sônia! um beijaooooo! Parabéns pelo Blog e as informações viu? superboas e de grande ajuda!Sônia, Gostaria de saber de ti, se esta dieta da limpeza do figado com maças verdes pode ser feita por quem já nao tem mais vesicula, como eu. tirei a minha dois anos. que me diz? será que posso/preciso fazer a limpeza apenas para o figado? isso eu gostrua de saber nelhor já que muitas das pessoas ainda tem a vesicula. beijao e muita LUZ! giselle ah! eliminei 80 quilos com uma dieta só de frutas a 4 anos mais ou menos. está no meu blog se quiser ver: http://oitentaquilosamenos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  89. Oi, Giselle, infelizmente não me sinto à altura de tirar sua dúvida. Não li nada referente a pessoas sem vesícula. Um abraço!

    ResponderExcluir
  90. Eu estive fazendo uma pergunta aqui neste blogg, mas voltei para contar minha experiência. Fiz passo-à-passo d dieta de limpeza do fígado e VB do médico acumpunturista Matias Cosentino, com o sal de epson, suco de maçãs, azeite extra virgem e limão. Foram 6 dias, a descarga foi no último,(ontem).Maravilha! Estou pondo até agora pedrinhas, já sairam muitas, todas de um verde cor de grama. O sal não é tão ruim, pois se mistura o limão, mas o azeite, mesmo com o limão é ruinzinho, mas nada que não se possa beber. Valeu á pena, sem dor, sem problemas.

    ResponderExcluir
  91. Oi, Lycia, bom saber. Você pode postar os telefones do Matis Cosentino, para quem se interessar? Obrigada, um abraço!

    ResponderExcluir
  92. quero saber como tiro o sumo do limão na dica que vc deu para pedra vesícula.adorei a dica da maçã.

    ResponderExcluir
  93. QUAL DICA VC DÁ PARA QUEDA DE CABELO?ESTÁ CAINDO MUITO.ME AJUDE POR FAVOR!

    ResponderExcluir
  94. Oi, Ronaldo, é só espremer o limão. O cabelo caindo pode indicar candidíase, dê uma olhada no questionário em http://correcotia.com/mulheres/questionario.pdf . Um abraço!

    ResponderExcluir
  95. Sônia, bom dia!

    Fiz um Ultrassom de abdomen e o médico me disse que estou com pelo menos 3 pedras na vesícula e um pouco de gordura no fígado, estou com muito medo não quero operar, ainda não passei com meu médico pra mostrar o resultado, li sobre a dieta das maçãs e me animei, mas tenho uma pergunta, será que devido à gordura no fígado, esta mistura de azeite e limão não irá agravar mais o problema?

    ResponderExcluir
  96. Acredito que não haveria problema, mas não tenho formação para dar esse tipo de palpite. O ideal seria você ter uma supervisão profissional, não só para limpar a vesícula e o fígado como para melhorar essa tendência de acumular gordura. Um abraço!

    ResponderExcluir
  97. Sonia, boa noite! Estou aqui perplexa e totalmente encantada com os comentários e com certeza vou adquirir o livro e fazer a limpeza da Vesicula e Fígado, mas queria uma dica sua para essa minha dura fase do climatério.Sou daquelas contra medicamentos alopáticos e não sei como melhorar me livrar dos sintomas, como os calores, irritação, desânimo, sensação de perdida no mundo. É muita coisa junto. Obrigada. Rosana

    ResponderExcluir
  98. Fiz , nesta sexta feira, dia 5/4/2013, a minha primeira limpeza do fígado. Embora estivesse com um certo receito, mandei ver e , realmente, saiu uma quantidade enorme de pedras verdes e esbranquiçadas. Sinto-me menos cansado. Vou esperar mais uns 45 dias e, em maio, farei a segunda. É uma cirurgia sem bisturi. Foi moleza de fazer.

    ResponderExcluir
  99. Olá Sônia! O Dr. Matias Cosentino se encontra no FB para quem quiser contatá-lo, não tenho o telefone!

    ResponderExcluir
  100. Oi, Rosana, escrevi bastante sobre isso no meu livro Só Para Mulheres. Também não gosto de remédios, não tomei nada para a menopausa, que afinal não é doença; controlei os calores com alimentação; mas sei que todos os sintomas são agravados por parasitoses e por andidíase crônica, por isso sugiro você responder ao questionario que está em www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf e dar uma olhada nos sintomas de parasitoses em www.correcotia.com/vermes . Saúde! Um abraço!

    ResponderExcluir
  101. vou fazer o protocolo amanhã e ver qual o resultado, estou sempre de boca amarga , fiz ultra som e deu que minha visicula não esvazia .quero fazer pra ver se me ajuda.
    volto aqui pra dizer se deu certo

    Elisheba

    ResponderExcluir
  102. daniela leme07/07/2013, 18:08

    ola meu nome é daniela fiz a retirada da vesicula ha dois anos desde entao sofro de dores de cabeça e dores fortes estomago fiz exames de endoscopia nao deu nada e na cabeça nada fiz tomografia do abdomem deu calcificações hepaticas no lobo do figadoou seja residuos medindo 7 mm será isto as dores de cabeça que sinto e enjoos constantes e mal estar emagreci 20 kilos pois tudo que como passo mal sera possivel eu fazer a limpeza do figado sem a vesicula por favor me ajude responda no mei imail dnaielaleme2@ig.com.br obrigado

    ResponderExcluir
  103. Olá,
    eu fui dianosticada também com pedra na vesícula, e procurei saber sobre o assunto, procurei na internet e lí vários tratamentos alternativos. Já estava quase fazendo o tratamento com o azeite+limão, mas resolvi ler artigos em outros idiomas (moro na Alemanha) para saber o que eles dizem aqui, e lí que esse tratamento não adianta, que as pedras que saem são reações causadas pelo processo do azeite, limão e no caso o sal amargo que o próprio corpo expele.
    O artigo é de uma conceituada revista na Alemanha, se quiserem é só colocar no Google Translate que ele traduz para o português.
    http://www.spiegel.de/wissenschaft/medizin/medizininfos-aus-dem-netz-wenn-patienten-ihre-galle-selber-spuelen-a-648156.html
    Fica o meu depoimento, espero que ajudem a terem uma segunda opinião.
    Karen

    ResponderExcluir
  104. Oi Sonia,

    Sou vegetariana, pesquisei sobre vesícula e encontrei o seu blog. Fico feliz sobre a possibilidade de se livrar das pedras de vesícula com os métodos explicados, inclusive vou indicar a leitura para dois amigos que estão com pedras na vesícula.

    O meu caso é um pouco diferente, pois, à princípio, não há cálculos na vesícula, porém possuo dois pólipos na parede da vesícula, um de 3mm e outro de 7mm. Como tenho 28 anos e os tamanhos são menores do que 1 cm, a possibilidade de mutação para câncer é extremamente pequena, sendo uma formação benigna, o que requer acompanhamento trimestral por meio de ultra. A indicação cirúrgica se dá nos pólipos maiores de 1 cm, pessoas com mais de 50 anos, quando há também cálculos e quando há somente um pólipo. Assim, ainda há tempo sem recorrer à cirurgia. Estou sendo acompanhada por dois médicos (gastro), e repetirei os exames em 3 meses para acompanhar o tamanho.

    Pode ficar despreocupada, pois há acompanhamento médico, entretanto, para maior certeza de êxito, gostaria de recorrer não somente à medicina tradicional. (não houve indicações de remédios, apenas acompanhamento com exames e aguardar)

    Desse modo, como tenho a esperança de curar-me, ou pelo menos, ajudar o meu corpo com uma boa alimentação, você teria alguma sugestão, como um "tratamento complementar", a fim de direcionar os alimentos e os bons hábitos em benefício do fígado e da vesícula?

    Grata desde já,
    Cristina

    ResponderExcluir
  105. Cristina, sugiro que você procure um/a nutricionista. Um abraço!

    ResponderExcluir
  106. Olá. infelizmente não hverá tempo para ver tua resposta, pois depois de amanhã, tenho cirurgia marcada para retirada da vesicula. estou a seis meses com muitas dúvidas, já passei em vários médicos e todos tem a mesma opinião. Não tenho aquelas terriveis cólicas, apenas uma leve dor no estomago, arrotos e um pouco de empachamento, após as refeições. o Problema é que os médicos dizem que as pedras poderão causar problemas muito mais sérios em um tempo que eles não podem determinar. 1.3 cm cada. No caso da dieta, pelo que andei pesquisando, pedras deste tamanho não tem como sair pelos dutos , a não ser que se quebrem em menores, correto? por outro lado podem impactar a saida da bilis e trazer serias consequencias.
    O que fazer? cancelar ou não a cirurgia? terei que resolver até amanhã cedo. e algo mne diz para cancelar, ao menos por enquanto. mas aguardo a tua resposta, ok. Obrigado.

    ResponderExcluir
  107. Thomaz, eu não posso dar esse tipo de opinião. Divulgo o que me parece sensato e tem boa procedência. Pessoalmente sigo uma linha de cuidados dentro do que é mais natural e não intervencionista, como a homeopatia. Fiz a limpeza que divulgo e foi bom. Mas como saber se será bom para você? Ficam aqui meus votos de boa sorte e muita saúde. Um abraço!

    ResponderExcluir
  108. Bom dia Sônia,

    Cheguei meio atrasado no post, mas vi que tem comentários bem recentes. Me interessei pelo método e gostaria de ter informaçoes sobre o método alternativo:
    "em jejum, tomar duas colheres/sopa de azeite de oliva extravirgem seguidas por duas de sumo de limão, cinco dias seguidos."
    Nesse caso nao há necessidade de comer maçãs? E o resto da alimentaçao nesses 5 dias é normal?
    Obrigado antecipadamente e parabéns pelo blog!!

    Emir

    ResponderExcluir
  109. Oi, Emir, o prof. Pitchford não entra em detalhes, mas com certeza uma alimentação mais leve e uma maçã no meio da tarde ajudariam. O intestino deve estar fkuindo bem. Depois conta? Um abraço!

    ResponderExcluir
  110. Obrigado pela resposta Sonia. Ainda nao decidi se faço a versao light ou a hardcore, hehe. Assim que decidir e fazer, passo aqui para deixar o depoimento.

    Abraços

    ResponderExcluir

  111. Olá Sonia...Fiquei assustado com estas pedras, daí fui procurar sobre o assunto, e achei alguns artigos sobre isso em espanhol e em inglês:

    http://elcentinel.blogspot.com.br/2011/05/la-limpieza-hepatica-es-un-timo-y.html

    http://elcentinel.blogspot.com.br/2012/05/6-razones-por-las-que-la-limpieza.html

    http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736%2805%2966373-8/fulltext

    E sinto muito, mas não existe cálculo no fígado, e vamos pensar, se tivesse de que modo iria sair do fígado e ir nas fezes? Como iria acontecer isso se o fígado e intestino não são interligados?
    Mas..a pergunta...o que são as pedras???
    R: Química pura....Acido Oleico (que tem no azeite), suco de limão e o hidróxido de potássio faz naturalmente estas pedras. É só ler estes links, principalmente o terceiro...até examinaram as pedras...e o verde delas era apenas azeite de oliva...
    As pessoas podem fazer 1.000.000 de limpezas e sempre vão sair pedras. Foi uma enganação deste tal de Andreas Moritz. Bem foi um bom truque dele isso eu tenho que admitir.

    ResponderExcluir
  112. Os resíduos do fígado se aglomeram, passam pela vesícula, descem ao intestino, boiam no vaso feito pedrinhas moles que se desmancham como um barrinho. As pedrinhas duras, estas sim da vesícula, vão para o fundo do vaso. Quem preferir retirar a vesícula, como se ela fosse descartável, que retire, ora essa.

    Sempre existirão opiniões divergentes em relação a qualquer coisa. Somente a experiência própria pode esclarecer a pessoa. Como já fiz, e gostei muito do resultado, já vou fazer de novo.

    Quem acha que não há resíduos no fígado pode levar um susto bem maior ao se informar sobre as parasitoses que o acometem. As fascíolas, por exemplo, comem os duros hepáticos; as amebas formam abscessos necrosantes que, nas topografias e ressonâncias, parecem câncer primário...

    ResponderExcluir
  113. Querida Sonia

    Estou com dores e desconforto na vesícula há 2 dias (excessos de boca, claro). Hoje é o meu 1o dia dessa limpeza... quero evitar uma operação a todo o custo. Quando terminar volto para dizer como correu (estou a tremer por dentro, mas pronto, tremo mais só de pensar em hospitais...)

    Aqui fica o livro (em inglês mas gratuito) para quem quiser ler o livro do Dr. Andreas Moritz: http://www.jokebook.com/andreas%20moritz/Moritz,%20Andreas%20-%20The%20Amazing%20Liver%20Cleanse.pdf

    Um abraço apertado da Maria

    ResponderExcluir
  114. Esqueci de referir que junto com as dores (logo abaixo da costela direita) tenho também um gosto bem amargo e metálico na boca (metais pesados?) e falta de energia e de apetite...

    Vamos ver como corre, né?

    Outro abraço da Maria.

    ResponderExcluir
  115. Oi, Maria, dores debaixo da costela direita, para mim, podem ser sinal de amebíase. Tive isso ao longo de 5 anos, fazendo exames e consultas sem encontrar diagnóstico - Isso não é nada!, me diziam. Até que, pesquisando para o Almanaque de Bichos que dão em Gente, descobri que as amebas amam ficam ali, na flexura hepática do cólon, onde se instalam para corroer a submucosa intestinal… Mais em www.correcotia.com/vermes . Um abraço apertado pra você também!

    ResponderExcluir
  116. Obrigada por responder Sonia!

    Agora fiquei confusa. A dor melhorou com a preparação (já é o segundo dia sem carne, sem ovos ou laticínios, sem gorduras - tenho dois potes de banha caseira na minha cozinha que estão a chamar por mim e foi a banha - que eu não estava habituada a comer e que amei - que começou tudo isso e com quase 1 litro de suco de maçã) e só a sinto se me irrito (tá ligado né?). Vou ver isso das tais amebas. Então a vesícula pode estar bem? É que a dor é fininha, fininha e aguda como se me espetassem um punhal. Nem tocar lá consigo. Nunca tinha sentido isso antes :(

    Não poderei fazer a limpeza dos 6 dias, estarei sozinha com a minha filha de quase 2 anos ao sexto dia e ela não pára nem a dormir portanto não quero arriscar...

    ResponderExcluir
  117. A vida aconteceu e não consegui terminar a preparação :( há mais de uma semana que sinto que não consigo esvaziar os intestinos totalmente (o que será, parasitas?).

    Vou tentar novamente na semana que vem.

    Abraço, Maria.

    ResponderExcluir
  118. Sônia, conheço o seu trabalho há mais de 15 anos e fiquei muito feliz ao encontrar o seu blog! Sou grata por suas orientações preciosas, que já me ajudaram tanto! Você é também bonita e simpática.
    Eu fiz a limpeza do fígado. Tenho o livro e fiz lavagem intestinal (hidrocolon)antes e depois da limpeza. Coloquei várias pedras para fora, de 3 tamanhos e cores. O livro diz que temos que fazer outras vezes (até 12!) e eu pretendo fazer a segunda vez em janeiro próximo. No lugar do limão, usei o que o autor recomenda, Grapefruit. Depois que fizer a segunda conto para você.
    o que acha?
    Desejo a você tudo de bom! Um abraço.

    ResponderExcluir
  119. Acho ótimo, Weydes! Como não?
    Quando publiquei a limpeza de um dia, ensinada pelo Paul Pitchford como um dos muitos métodos eficazes, não conhecia o trabalho do Andreas Moritz. Aprendi muito com o livro dele. Volte sim pra contar essas aventuras intrahepáticas. Abração!

    ResponderExcluir
  120. Prezada Sonia:
    Tenho o livro do Dr. Moritz, sobre a limpeza hepática e desejei muito fazê-la. Porém fiquei chateado, pois ele recomenda a limpeza do colon, e em minha cidade isso não existe...
    Fiquei muito grato ao saber do método do Professor Pitchford, porque estava muito angustiado!!!(minha intuição diz que preciso fazer essa limpeza com urgência) Sou grato a você, que presta um serviço de valor inestimável em nosso país (tenho seu livro "Almanaque dos bichos que dão em gente" e acho excelente!!!). Abração, Davi.

    ResponderExcluir
  121. Oi, Davi, você pode limpar os intestinos fazendo 7 dias de chá de chicória em jejum, ou de caldo de rã, ou ainda tomando a sopa de arroz do Pai José - http://correcotia.com/deixasair/sopadearroz.htm . A limpeza é importante porque se os cálculos ficam retidos no colon a pessoa sente consequências desagradáveis, como náusea e mal-estar. E há a alternativa suave, que é tomar em jejum, por 5 dias, 2 colheres/sopa de azeite seguidas por 2 de suco de limão.
    Obrigada pela força, um abraço e felizes festas!

    ResponderExcluir
  122. Sonia, são 4:51 da manhã e há alguns minutos acabei de expelir as primeiras pedras!!! Elas apareceram na segunda diarréia. Em alguns momentos senti náuseas, mas não cheguei a vomitar. Foi muito tranquilo, e me sinto ótimo!!! Comi 5 maçãs verdes ao longo do dia, junto com 1 litro de suco de maçã orgânico (não senti fome alguma, nem fraqueza, apenas vontade de sal após a quinta maçã. A última maçã estava bastante azeda ao meu paladar, e eu a comi junto com o suco). Obrigado pelas informações!!!

    Abraço, boas festas!!!

    ResponderExcluir
  123. Beleza, Davi! Nada como uma boa faxina ;-)

    ResponderExcluir
  124. Ola, Sonia.
    Minha esposa acabou de achar seu blog, achamos maravilhoso, parabéns.
    Veio bem a calhar, é a tal da sincronicidade.
    Há uns 2 meses atrás fui diagnosticado com infecção urinária, por apresentar sangue na urina a médica sugeriu que eu fizesse uma ultra, passou o pedido e eu não fiz. Ontem fui parar novamente no hosspital, com dores, muita febre, os exames não apresntaram infecção, mas devido ter aparecido sangue novamente no exame, o médico me informou que é muito improvável que eu não tenha cálculo. Vou fazer essa ultra, que mais uma vez foi solicitada, marcar ums consulta com um urologista, assim como me foi recomendado um acompanhamento. Independente do resultado da ultra, gostaria de fazer esse procedimento, é recomendável?

    ResponderExcluir
  125. Sonia

    Por favor, eu e minha esposa estamos com uma conjuntivite persistente, há mais de um mês. Tem alguma dica para isso ?

    ResponderExcluir
  126. Luiz Alberto, essa persistência pode se dever ao tipo de alimentação que vocês têm. Geralmente indica muito calor no corpo. O pepino é bom para refrescar e também para aplicar sobre as pálpebras dos olhos: rale (sem casca, se não for pepino orgânico), faça trouxinhas frouxas com pedaços de gaze ou algodão fino e mantenha sobre os olhos por 15-20 minutos de cada vez. Podem comer o pepino também, cru ou em sopas, porque ele refresca e limpa o tubo digestivo. (Não comer pepino se houver diarreia.) Evitar pimenta, chocolate, álcool, tudo o que for quente. Moderar o café e o açúcar. Dicas do prof. Paul Pitchford em Healing with whole foods.

    ResponderExcluir
  127. Olá, já fiz 5 limpezas... e em todas as vezes saindo pedras, pedrinhas... e na ultima... parecia mais aquelas areias grossas... verdes... rs
    Mas ainda sinto dor no local... penso em fazer mais algumas... Será que tem algum problema/restrição?

    ResponderExcluir
  128. Enviei o comentário anterior e estou complementando...
    Sinto gosto amargo na boca desde domingo...
    Ana

    ResponderExcluir
  129. Ana, sinto muito mas não posso orientar você. Que tal procurar supervisão profissional? Um abraço!

    ResponderExcluir
  130. Oi Sônia,


    Parabéns em primeiro lugar pelo seu trabalho.Amanhã mesmo vou comprar o livre sobre os bichos que dão em gente...rs.

    Mas agora, eu gostaria de tirar uma dúvida, por favor ajude-me.

    Fui diagnosticada com uma pedra de 2 cm na vesícula, apenas uma. O médico me disse que não tenho outra opção que não seja operar, pois disse que minha vesícula foi toda deformada pela pedra, e que mesmo que eu pudesse expeli-la, não adiantaria, pois a minha vesícula foi comprometida. Isso é fato mesmo? Pode ocorrer realmente um caso em que a vesícula esteja irreversívelmente comprometida? Muito obrigada peka ajuda e pela partilha de seus conhecimentos.

    ResponderExcluir
  131. Ahh, e faltou uma dúvida na minha pergunta:

    Caso eu opte pela limpeza, o tamanho da pedra não será um problema?
    2 cm, é seguro fazer a limpeza?

    Obrigada novamente.

    ResponderExcluir
  132. Daniela, infelizmente não posso ajudar você nessa decisão. Recomendo a leitura do livro LimpeA de Fígado e Vesícula, do prof. Andreas Moritz, que você encontra por exemplo em www.estantevirtual.com.br . Lendo os relatos você pode ter uma ideia da eficácia no seu caso. Ele enfatiza o uso de suco de maçã para amolecer as pedras e o sal amargo para limpar os intestinos.
    (Acima: Limpeza de Fígado...) . Um abraço!

    ResponderExcluir
  133. Sonia Hirsch, parabéns pelo Blogger!Muito legal e instrutivo!Não sei se tenho pedra na vesícula, mas gostaria de mesmo sem saber fazer essa limpeza do fígado e da vesícula, voce acha que tem problema se eu fizer como recomendou? Li também sobre tomar o Sal Amargo para dilatar os "dutos", o que voce me diz?Obrigado!
    *outra coisa: Sua amiga Antonia Mendes citou um outro procedimento que já recomendou inumeras vezes e deu certo, qual é adiferença para este do post?Um abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  134. Gostaria de saber qual a dieta indicada para calculos nos rins e polipos na vesicula.

    ResponderExcluir
  135. Oi, fábrica de canções, a Antonia Mendes segue o protocolo do prof. Andres Moritz, descrito em detalhes no livro "Limpeza de Fígado e Vesícula", que vale a pena ler - você o encontra em www.estantevirtual.com.br . Ele recomenda o sal amargo, que é um dilatador e laxante, para ter certeza de que o caminho das pedras estará limpo quando elas descerem. Eu, como se sabe, fiz sem sal amargo porque não julguei necessário. Segui a receita do prof. Paul Pitchford e fiquei feliz. Um abraço!

    ResponderExcluir
  136. Sonia,sou sua leitora desde uma das primeiras edições do Deixa Sair. De lá para cá muitos anos se passaram, mas ainda tenho o livro e continuo a consultá-lo. A tecnologia, que possuímos hoje, facilitou muito a nossa vida. Ela nos permite conseguir informações úteis e, até, a recorrer aos nossos autores preferidos, como, para mim, é o seu caso, curiosamente buscando o que nos fará ter uma vida mais longa e saudável. Que você continue esta pesquisadora incansável, nos permitindo usufruir das suas receitas de bem viver, com bom senso.Ah! Já fiz a primeira limpeza, que eu nem sabia que existia. Não estava sofrendo nenhum tipo de incômodo, mas acreditei que não me traria nenhum mal. Dito e feito. Estou ótima e, como sempre, agradecida a você. Um grande abraço desta sua "amiga" que pretende continuar te acompanhando por outros muitos anos. Lyz

    ResponderExcluir
  137. Muito obrigado Sonia!!!Vou seguir o método que voce fez, com a ajuda so Sal Amargo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  138. Sônia,esqueci de te pedir uma dica:
    *Para preparar o suco de maçã conforme vi em outros procedimentos para a limpeza do fígado e vesícula,
    como devo fazer esse preparo de um litro? Quantas maças/litro?
    Valeu!Obrigado!

    ResponderExcluir
  139. Lumi, não estudei nada sobre isso.

    ResponderExcluir
  140. Lyz, que delícia! Um grande abraço pra você também :-)

    ResponderExcluir
  141. fábrica, quando fiz o meu suco de maçã bati na hora, com água quente, e tomei. Fazer para guardar? Escurece.

    ResponderExcluir
  142. Boa noite eu estou com pedra na vesícula a mistura de azeite mais limão tem alguma reação preciso muito de algo para acabar com as minhas dores.A Sra poderia me ajudar.
    Meu email maniajrvr@gmail.com
    Sem mais Josué

    ResponderExcluir
  143. SÔNIA, TUDO BEM?
    MEU NOME É RICARDO. ESTOU PROPENSO A FAZER A LIMPEZA DE MINHA VESÍCULA, UMA VEZ QUE FOI DIAGNOSTICADA A PRESENÇA DE ALGUMAS PEDRAS EM SEU INTERIOR. LI VÁRIOS COMENTÁRIOS EM SEU BLOG, E NÃO SOUBE DE NINGUÉM QUE FEZ UM ULTRASSOM APÓS O TRATAMENTO PARA VERIFICAR SE A VESÍCULA ESTAVA LIMPA. TALVEZ, SE HOUVESSE CALARIA A BOCA DE QUEM FALA QUE AS PEDRAS QUE SÃO EXPELIDAS SÃO RESULTADO DE UMA REAÇÃO QUÍMICA DO PRÓPRIO AZEITE E O SAL. OUTRA COISA: SOU DE TERESÓPOLIS, VOCÊ SABE ME DIZER SE EXISTE ALGUM MÉDICO QUE NÃO SEJA ALOPATA QUE POSSA ME ACOMPANHAR EM NOSSA REGIÃO SERRANA? OBRIGADO E ATÉ BREVE. RICARDO

    ResponderExcluir
  144. Ricardo, algumas pessoas confundem muito as coisas. As "pedrinhas" verdes que boiam são de fato resultado da mistura de azeite e limão com resíduos do fígado, e se desmancham ao toque. As pedras de vesícula vão para o fundo do vaso.
    Não conheço médico que possa apoiá-lo nesse processo mas posso indicar a acupunturista Susana Ayres, de Brasilia, tel 61 8628-1231, que atende também por skype e prefere fazer um protocolo mais completo, seguindo o prof. Andrés Moritz, do livro Limpeza de Fígado e Vesícula. Esse protocolo assegura a limpeza intestinal e o bom dilatamento dos dutos para que as pedrinhas deslizem sem problemas. Ela também faz avaliação vibracional de parasitoses. Um abraço!

    ResponderExcluir
  145. Oi Sonia

    Fiz esta limpeza da vesicula e do figado ontem/hoje.
    Na verdade comecei fazendo a limpeza do dr. Moritz na segunda, tomando o suco de maçae alimentação regrada. Mas pesquisando vi essa limpeza de 1 dia e resolvi adapta-la ao do dr. Moritz.
    Na quarta fiz a dieta da maça, as 8 da noite, antes de tomar o limão com azeite, tomei 1 copo de sal amargo. As 10 tomei 100ml do azeite com 50ml de limão e laranja. Deitei-me e tive uma noite tranquila, sentindo um leve efeito da limpeza.
    De manhã acordei as 6 e tomei outro copo de sal amargo e voltei a dormir. Até ai nada. As 8 e 9 horas fui ao banheiro e saiu algumas pedras e água marrom. As 9 e meia tomei café preto, banana amassada e tapioca. Achei que pudesse comer neste horario e as 10 tomei o ultimo copo de sal amrgo com água. Almoço comi um pouco arroz com caldinho de feijão, abobrinha grelhada e salada de beterraba.
    Agora anoite tenho aniversário e gostaria de saber se posso beber vinho e comer normalmente.
    Será que exagerei e fiz tudo errado nessa pós limpeza???

    ResponderExcluir
  146. Oi, Camila, nunca vi alguém tomar café, comer e depois tomar sal amargo, que é um laxante, geralmente tomado de estômago vazio. Mas você deve ser uma pessoa sortuda! Depois me conta. Um abraço!

    ResponderExcluir
  147. Olá Sônia,

    Realizei a limpeza de fígado e vesícula há cerca de 10 dias, e uma semana depois tive uma infecção urinária. Nunca tinha tido infecção. Tenho uma alimentação muito natural e essencialmente crudívora, tenho adotado hábitos cada vez mais saudáveis, pois acredito enormemente no poder de cura pela natureza, concedendo ao corpo a força para que restabeleça seu equilíbrio. Fiquei pensando se esta infecção poderia ser alguma intercorrência de alguma pedra que não foi expelida... Gostaria de uma opinião, se acaso tem conhecimento de outro caso similar.

    Abraços,
    Ana

    ResponderExcluir
  148. olá sonia!!vc conhece ou já ouviu falar de MMs dióxido de cloro?um abraço

    ResponderExcluir
  149. Oi, Ana, acho que a limpeza não pode ter influência nessa infecção, que geralmente é adquirida por via mecânica - a Escherichia coli passa dos intestinos para a uretra e atinge a bexiga, podendo subir para os rins. Nos intestinos é abundante e inofensiva, mas na uretra não tem competidor e atrapalha.

    ResponderExcluir
  150. Sam, já vi algo aqui e ali, mas não tive contato.

    ResponderExcluir
  151. Oi sonia,minha mae tem 54 anos e esta com calculos na vesicula,mas nao pode ser feita a retirada por conta de um problema gravissimo no coracao,so qu esta tend crises e nao sei o que ela pode tomar natural para aliaviar essas dores.Poderia me mostrar alguma solucao?Grata .Nadia Bitencourt

    ResponderExcluir
  152. Nadia, para as dores? Não é bem minha área. Mas a limpeza de vesícula pode ser feita de forma suave, como indicado no fim do post. E uma maçã bem mastigada no meio da tarde ajuda muito a limpar intestinos também. Um abraço!

    ResponderExcluir
  153. Esse procedimento que vc ensina para expelir ,pode ser feito por minha mae,ja que e cardiaca?

    ResponderExcluir
  154. Ola sonia tudo bem?
    Queria saber se eu posso fazer esse procedimento pois sou operada tenho yma prótese no coraçao eu fiz uma ultra e mostrou varias pedras e a maior mede 16mm oque posso fazer

    ResponderExcluir
  155. Oi, Nadia e Janaína, acho aconselhável seguir o protocolo do prof Andres Moritz no livro "Limpeza de Fígado e Vesícula", já que existem outros problemas de saúde. Abraços!

    ResponderExcluir
  156. Sonia Hirsch, minha querida. Sou Geronimo, tenho 50 anos, esto indo para a quinta limpeza. Mas... Vamos lá! O que está me deixando tenso é o seguinte: somando todas às limpezas que fiz saíram mais de 5.ooo pedras. Ok, maravilha!!! Só tem uma coisa: dentre essas limpezas, colhi algumas amostras e levei em dois laboratórios e os dois não identificaram nada que constatasse que vieram do fígado ou da vesícula. Minha pergunta:como terei essa certeza? Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  157. Como é feita a limpeza do intestino que deve ser feita antes?

    ResponderExcluir
  158. Procure saber no livro Limpeza de Fígado e Vesícula, de Andrés Moritz, disponível em www.estantevirtual.com.br .

    ResponderExcluir
  159. Sônia que felicidade poder estar escrevendo no seu blog. Adquiri o livro a pouco tempo, tempo esse em que também conheci seu blog, e nem preciso dizer que foi amor a primeira vista. Infelizmente não consegui fazer a limpeza, o sabor de tudo não consegui, tampando nariz, canudo nem pensar (sempre fui assim fresca mesmo para tomar medicamento- rssr), mas e agora há solução no meu caso? Não tenho muitos problemas de saúde não, era mais pra dar um up na saúde mesmo. O que vc me sugere? Vi um comentário acima que mencionaram o Legalon ou Simimalon, será que faz a mesma coisa? Abraços, Ângela

    ResponderExcluir
  160. Angela, são coisas diferentes. O Cardo mariano (Legalon Silimalon) restaura a camada de células filtrantes do fígado, é um protetor hepático. A limpeza tira resíduos de dentro. Mas se não sente problemas, por que fazer? Um abraço!

    ResponderExcluir
  161. Sônia, obrigada pelos esclarecimentos. Aproveito para outra pergunta: Suzana no começo menciona se não tiver sintomas e cálculos e quiser uma boa saúde é bom fazer uma limpeza que vc menciona, mais leve do que a do Moritz. Essa limpeza é aquela que vc amorna o azeite, a que deu origem ao tópico? E a das colheres de azeite pela manhã, é uma terceira forma? Virei fã do seu blog, é tanta informação gostosa de obter, o retorno tão certo dos nossos questionamentos que como não virar assídua. Bjs e obrigada mais uma vez. Ângela

    ResponderExcluir
  162. Ana Carvalho16/07/2014, 12:05

    Sonia, bom dia! Gostaria de saber qual a dieta indicada para casos de intestino irritado/inflamado. A causa da irritação/inflamação ainda não foi identificada mas já se diagnosticou uma intolerância a lactose que pode na verdade ser causa de outra doença (verminose, doença inflamatória do intestino, entre outras que estão sendo investigadas). O fato é que nenhuma alimento parece digerir bem e sinto muitas dores, cólicas abdonimais, gases e enjôo. O quadro não apresenta diarréia mas constirpação e fezes fragementadas. Muito obrigada pela dica! abraços

    ResponderExcluir
  163. Ana, sugiro você pesquisar amebíase e outras parasitoses num laboratório decente, como o do dr Helio Copelman, 21 2548-0648, que não tem convênio. Fezes esfaceladas e esses sintomas abdominais são muito comuns na amebíase, mas pode haver mais parasitoses envolvidas, e candidíase também. Um abraço!

    ResponderExcluir
  164. Oi Sônia, vc acha que problemas na vesícula podem ajudar no desenvolvimento da candidíase?

    Até mais!

    ResponderExcluir
  165. Anna, acho que uma alimentação inadequada cria todo tipo de problema em qualquer lugar. Até!

    ResponderExcluir
  166. Boa tarde Sônia, fui diagnosticado com pedra na vesícula, aliás o médico me disse que minha vesícula é só pedra(rsrsrs!), gostaria de saber de você se esse tratamento independe da quantidade ou tamanho das pedras? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  167. Sandro, a receita é usada para justamente retirar pedras da vesícula. Mas se a sua é só pedra, pode ser melhor você fazer o protocolo completo do prof. Moritz, descrito no livro "Limpeza de Fígado e Vesícula". Assim você não corre o risco de ficar com pedras presas em fezes retidas nas dobras do cólon, o que causa muito mal estar.

    ResponderExcluir
  168. Marcos Cintra23/09/2014, 02:22

    Sabe o que me estranha nessa limpeza de fígado e vesícula biliar? É que todas as pessoas que fazem relatam que eliminou as pedras. Mesmo, sem sintomas nenhum do problema.

    Há alguma prova contundente que o que é expelido são pedras da vesícula e fígado?

    Não é possível que tantas referencias, qualificadas no assunto. Não tenha ao menos comprovado que são pedras nos rins e fígado mesmo?

    ResponderExcluir
  169. como faço pra comprar esse livro maravilhoso sobre coisas saudaveis qe podemos comer?

    ResponderExcluir
  170. Há provas contundentes, Marcos: as pedras. Que são de dois tipos. As duras, de vesícula, vão para o fundo do vaso. As moles, formadas por resíduos que o azeite vai tirando do fígado, boiam e se desmancham feito barro. Mas não acredite. Experimente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  171. Qual livro, Rose? O da limpeza de fígado e vesícula, em www.estantevirtual.com.br . Os meus, em www.correcotia.com/compras .

    ResponderExcluir
  172. Olá Sônia. Primeiramente agradeço pelas dicas dadas no seu blog. Você conhece algum tratamento específico para lama biliar? Fui diagnosticado com o problema e o médico prontamente orientou-me a remover a vesícula. Conhece algum tratamento para tratar a lama biliar?

    ResponderExcluir
  173. ola estou com pedra na vesicula e elas ja estão grandes pois ja estou sentindo dores se eu fizer esta limpesa vai resolver mesmo estando grande e eu não entendi direito a mistura do azeite deve ser feita apenas uma vez ou durante os cinco dias.obrigado Adriana

    ResponderExcluir
  174. Boa tarde, meu nome é Ildo e tenho 38 anos... Ha cerca de 2 anos por conta de uma dengue, tive uma inflamação no fígado - hepatite - causada por paracetamol... De lá pra cá meus exames têm dado a TP e a GGT muito altos... CansDo da medicina alopática, me consultei com um terapeuta osteopata que me indicou a "descarga" do figado e da vesícula... Expeli as pedras hj e estou impressionado com o que ví... Estou me sentindo muito bem e agora estou ansioso para fazer um novo hepatograma e ver como estão as taxas... A propósito, com os preparativos que duraram oito dias, perdi 4,5kg e 4cm de barriga... SOnia eu fiz uso de um kit, que não falarei o nome aqui para que não seja confundido com propagandista, mas VC deve conhecer. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  175. Olá, Ildo. Você compartilhar o tratamento conosco. Qual foi o kit que você utilizou?

    ResponderExcluir
  176. Boa tarde, prefiro nao dizer o nome do kit, pois como eu disse, não quero que me confundam com um propagandista... caso a dona do blog ache interessante, aí tudo bem. Grato desde já pela compreensão.

    ResponderExcluir
  177. Queridos, não sou da área de tratamentos. O que posso dizer é o que está publicado aqui e no outro post, em que fui à luta. Não me interesso por kits, Ildo, e agradeço o seu respeito pela ética do blog!
    Abraços a todos - e boa sorte :-)

    ResponderExcluir
  178. Waleska de Lemos11/12/2014, 17:27

    Olha Sônia, esse procedimento pode funcionar para a maior parte das pessoas. O problema é que vesícula com pedra é vesícula disfuncional que perdeu a sua capacidade de contrair e com isso precipita o colesterol da bile (a maior parte das pedras é de cristais de colesterol). O problema é que esse procedimento elimina as pedras, mas elas voltam.
    O fato de requerer acompanhamento médico ou especializado, é por causa do risco de uma pedra ficar presa no colédoto, na melhor das hipótesesé cirurgia de emergência, na pior é pancreatite (como sequela diabete insulino-dependente para o resto da vida) e óbito se não for tratada a tempo (pancreatite é doença de grande morbidade).
    O fundamento do tratamento é jejum para acumular bastante bile (a maçã nesse caso é perfumaria) e depois uma carga de gordura (o azeite) para estimular a contração da vesícula preguiçosa. Como já disse, o risco é muito grande e não compensa.
    Hoje, se tem crise opera e se não tem crise pode esperar para operar mais tarde. Portanto, o melhor ainda é a cirurgia eletiva por videolaparoscopia, menos invasiva e definitiva com um risco muito menor.

    ResponderExcluir
  179. Waleska, respeito seu ponto de vista e agradeço você publicá-lo aqui. Entretanto, outros profissionais respeitáveis utilizam essa metodologia há muito tempo e aconselham a limpeza veementemente. Medicina tradicional alternativa existe e funciona… Um abraço e feliz 2015!

    ResponderExcluir
  180. Excelente seu blog! Amanhã inicio a limpeza do cólon com sal amargo, depois farei a limpeza com suco de maçã de seis dias (conforme Andreas Moritz)...volto para contar como foi! A medicina alternativa funciona, tenho tido ótimos resultados, me livrei inclusive de crises de enxaqueca. Farei a limpeza para dar uma turbinada na saúde e iniciar o ano com pé direito! Muita luz a todos em 2015!

    ResponderExcluir
  181. Ah, aproveitando gostaria da ajuda se possível, quanto ao suco de maçã. Andei pesquisando e o suco concentrado se torna inviável para comprar devido o preço. Como não tenho centrífuga, se eu utilizar o liquidificador, as maçãs com um pouquinho de água, será que altera o resultado? Se puder me ajudar, agradeço!

    ResponderExcluir
  182. Olá Sonia infelizmente fiquei sabendo dessa limpeza um pouco tarde, eu fiz uma cirurgia para retirar a vesicula faz uns três meses, mas tenho muito problema com o figado, será que eu posso fazer essa limpeza mesmo sem a vesicula?

    ResponderExcluir
  183. Dicas muito boas, amei!!!
    Maçã é um santo remédio natural.

    ResponderExcluir
  184. Oi, Paula, não vejo por que não poderia.

    Oi, Vânia, concordo com você!

    ResponderExcluir
  185. Oi, Paula, não vejo por que não poderia.

    Oi, Vânia, concordo com você!

    ResponderExcluir
  186. Oi Sonia! Fiz ontem e hoje minha primeira limpeza, com resultados ótimos. Mas já percebi que, a próxima, tenho que fazer uns ajustes... ficquei tomado direto suco de maçã engarrafado, só na véspera da limpeza me dei conta de que tinha que BATER as maçãs... mas fui com fé assim mesmo.
    Fiz o protocolo do Moritz, achei sensacional ele situar o tratamenmto de acordo com os ritmos solar e lunar. Muito bacana.
    O sal amargo e a mistura de óleo e limão realmente não agradam, mas dá pra levar. Logo após tomar o coquetel de limão com oliva, o intestino já deu sinais de atividade. esperei os vinte minutos direitinho. Depois disso, foi um tal de botar aquela areiazinha boiante por algumas vezes. ervilhas esparsas. Daí, acabou a areia e vieram só as ervilhas. Não sei se saíram pedras que afundaram, só sei do que ficou na superfície. Lá pras cinco horas da tarde do dia seguinte, acabaram as ervilhas. Estou ansiosa pra, m~es que vem, repetir do jeito certinho! Bjs, Luciana

    ResponderExcluir
  187. Bom dia e parabéns pela dica. Mais eu tenho algumas duvidas, eu posso beber mais de um litro de suco de maça por dia?? e quantas maças coloco?? tenho que usar um PARASITICIDA em qual momento do tratamento?? e qual o nome do PARASITICIDA??
    Muito obrigado e muita paz.
    Claudio


    ResponderExcluir
  188. Bom dia e parabéns pela dica. Mais eu tenho algumas duvidas, eu posso beber mais de um litro de suco de maça por dia?? e quantas maças coloco?? tenho que usar um PARASITICIDA em qual momento do tratamento?? e qual o nome do PARASITICIDA??
    Muito obrigado e muita paz.
    Claudio

    ResponderExcluir
  189. Bom dia e parabéns pela dica. Mais eu tenho algumas duvidas, quero fazer a limpeza do FIGADO e da VISICULA, eu posso beber mais de um litro de suco de maça por dia?? e quantas maças coloco?? tenho que usar um PARASITICIDA em qual momento do tratamento?? e qual o nome do PARASITICIDA?? Outra pergunta é, estou com duas pedras nos rins, uma de 1 centímetros e outra de 7 milímetros, como posso dissolver essas perdas, pois as dores são uma loucura total??
    Muito obrigado e muita paz.
    Claudio

    ResponderExcluir
  190. ola, tenho figado gorduroso e queria fazer uma limpeza natural, tem alguma dica? tenho 43 anos!

    ResponderExcluir
  191. como faço uma limpeza para figado gorduroso?????

    ResponderExcluir
  192. Sueli andrade11/06/2015, 22:59

    Boa noite sonia olha querida eu gostaria q vc me ajudasse e me informasse se tem alguma coisa ou procedimento a fazer para acabar com calores da menopausa eu entrei na menopausa com 33 anos e ja estou com 45 e ate hoje eu sofro com os calores por favor me oriente ai pra ela deixar de existir na minha vida obrigado sonia bjs e aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
  193. Sônia amada, que blog ma-ra-vi-lho-so, estou em um momento de busca pelo equilíbrio através do natural e não consigo fugir do blog, sempre dou uma passadinha para namorá-lo. Comprei o livro do Andreas Moritz e estou com uma dúvida lunática rsrsrs. Vc poderia me explicar como fazer no período da lua, por mais que leia e releia não consigo entender o período correto, em um momento ele diz que deve começar 6 dias antes da lua cheia e que não deve fazer na lua cheia, e que deve fazê-la entre lua nova e cheia se não em engano. Menina não entendo.
    quando da sua experiência vc usou a lua?
    Muitos abraços e um enorme obrigada
    Ângela Lacerda

    ResponderExcluir
  194. NÃO FAçAM ISSO!!!!
    Li em sites de medicina que a única coisa deste método é fazer a pessoa evacuar SABÃO, isso mesmo sabão (decorrente da fórmula de óleo, ácido e sal), numa vesícula cabe apenas 50ml, e a pessoa faz várias bolas verdes (colorido pelo azeite) e se fizer este procedimento mais de uma vez sairá sempre muitas bolas verdes. Além disso o suco da maça também não faz nada disso, pois não tem a capacidade de penetrar na vesícula. Fale com seu médico antes de tentar esses métodos, pois como este, muitos são lendas.

    ResponderExcluir
  195. Oi Sonia. Sobre essa dieta da vesicula. Não precisa fazer dieta antes desse dia de maçãs e azeite e suco? Outra pergunta, ao ingerir o azeite não ocorre as cólicas fortes? To tendo muitas crises e não queria mais sentir elas. Obrigada

    ResponderExcluir
  196. Sonia eu fiquei com uma dúvida, essa limpeza poderia funcionar para polipos na vesícula?

    ResponderExcluir
  197. SONIA boa tarde eu procurei na internet e gostaria se Vc tem alguma indicação de remédio para vermes e ameba, pois já to na minha 7 limpeza e as vezes sinto algumas dorzinha é gostaria de saber de algo bom para poder tomar se acaso for verme ou ameba.

    ResponderExcluir
  198. SONIA boa tarde eu procurei na internet e gostaria se Vc tem alguma indicação de remédio para vermes e ameba, pois já to na minha 7 limpeza e as vezes sinto algumas dorzinha é gostaria de saber de algo bom para poder tomar se acaso for verme ou ameba.

    ResponderExcluir