quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sabonetes bactericidas: Jackson Morais e a cicatriz que não fechava

Rolou esse papo aqui no blog, antes tarde que mais tarde. Tenho tremores e engulhos cada vez que vejo na tv um anúncio com uma criança correndo pelo jardim e o locutor dizendo que a mãe deve banhá-la com sabonete bactericida para "protegê-la". Quando, na verdade, zilhões de microorganismos nos habitam, por dentro e por fora, na pele e nos intestinos, criando equilíbrio entre nós e o meio ambiente. Aí rolou esse papo aqui no blog...

Jackson Morais disse...
Sônia, não sei se já comentou sobre essa "moda" de sabonetes antibacterianos? Se não, tem alguma fonte confiável para falar a "verdade" sobre eles? Obrigado!

Sonia Hirsch disse...
Oi, Jackson, já falei de passagem, acho que comentando sobre candidíase. Acho um absurdo demonizar as bactérias e criar esse falso conceito de higiene quando na verdade somos parte do meio e o meio inclui tudo. Mas não adianta, né? Num mundo onde se usa "protetor de calcinha", de tão comuns que são os corrimentos, as pessoas acham que as soluções para tudo estão nas farmácias. Não tenho indicação de fonte confiável para a questão dos sabonetes, mas elas devem existir. Um abraço!

Jackson Morais disse...
Oi, Sonia. 

Obrigado pela resposta rápida. 

Bem, meu caso: tenho uma cicatriz na virilha. Ela tava abrindo sem motivo. 

Depois de vários médicos, uma me disse que poderia ser por causa do TRICLOSAN ou TRICLOCARBAN, substâncias presentes nesses sabonetes que prometem matar 99,9% das bactérias. Parei de usar o tal sabonete. 

A cicatriz se fechou. 

Mas o efeito daquelas substâncias pode ser muito mais maléfico (eles são muito concentrados nos sabonetes) podendo gerar até câncer de próstata. E o problema é que elas estão em "protetores" íntimos para mulheres, roupas, amaciantes... Tem que ler antes de comprar.

Para mais informações (em inglês): http://gizmodo.com/5934895/your-antibacterial-soap-could-be-harming-you

A médica disse que sabonetes de glicerina bastam. Não precisa inventar moda.

Sonia Hirsch disse...
Oi, Jackson, muito interessante o seu relato, dá vontade de fazer um post com ele. Posso? Um abraço! 

(Tô meio atrasada com o blog mas já já vou retomar as postagens – com pilhas de assuntos interessantes, além deste.)

Jackson Morais disse...
Oi, Sonia. Claro que pode. 

Eu não queria acreditar que aquele sabonete que prometia "ptoteção com x no final do nome" na televisão pudesse ser o que estivesse causando uma reabertura de cicatriz! 

Mas essa médica me salvou dessa dor de cabeça. Parei de usar o tal sabonete, usei água oxigenada pra limpar e Dersani pra fechar a cicatriz em 5 dias.

E hoje uso só sabonete de glicerina pra banho e lavar as mãos. A médica disse que pra limpar bem as mãos, basta cantarolar duas vezes o "Parabéns Pra Você" enquanto esfrega as mãos com sabonete que limpa bem.

 Grande abraço! 

Grande abraço para você também, Jackson. Mas, com todo o respeito, sabonete de glicerina resseca a pele de muita gente, inclusive a minha. Uso pouco sabonete. Prefiro bucha, que remove as células mortas da pele, e escova, seca e molhada. Escovinha de unhas, por exemplo, é essencial, porque muita coisa invisível fica debaixo delas. E sabonete nas mucosas das partes mimosas deveria ser proibido. Há muita mania de limpeza escondendo as sujeiras que botamos pra dentro e que fazem os buraquinhos cheirarem mal...

7 comentários:

  1. Sonia, li recentemente que a Johnson e Johnson vai retirar ao longo de alguns anos os 1200 produtos que são cancerigenos. Se achar o link depois posto.

    Curto muito sabonetes. Há uma marca excelente, feitos na Amazonia que anotei e logo vou encontrar o nome. Alguns dos preferidos: EST, Colmeia (http://www.dozetribos.com.br/).

    Também não me dou bem com os de glicerina. Tenho usado - marca comercial - o GH que é macio mas preferia ter outro mais artesanal e mais puro.

    E na cozinha, e para o banho dos cães, o estimado sabão GEO, que NÂO é indicado para a pele.

    ...
    Oba!!! novos posts para breve. Posso fazer pedido? Sobre o sono, sobre despertar bem de manhã, e sobre cochilos e sesta.

    Um beijo,

    Silvia - BH

    ResponderExcluir
  2. veja isto:http://www.davidsuzuki.org/issues/health/science/toxics/dirty-dozen-cosmetic-chemicals/

    ResponderExcluir
  3. Putz! Pior é que eu estava usando um desodorante novo da Minâncora, com óleo de melaleuca, e na composição tem esse triclosan... :-(

    ResponderExcluir
  4. Sonia, obrigado pelo post. Você adicionou informação importante.

    Pena que a médica não autorizou citar o nome dela, mas trabalha no SUS, o que é uma coisa boa, já que nem todos os médicos são confiáveis quando se trata de comentar sobre as causas das doenças.

    Mas ela comentou sobre irritação inclusive causada pela glicerina. Pediu para usar o sabonete mais neutro e natural possível, de preferência artesanal e em pouca no banho. Bucha vegetal basta.

    Mas quanto ao "Parabéns Pra Você" é pra situações como quando você chega da rua, depois de pegar ônibus, por exemplo, um lugar muito sujo.

    E finalmente, essa bendita médica disse que tudo que é muito moda, que fica passando em TV, tipo esses sabonetes, iogurtes que "ajudam" os intestinos, a soja como opção pra carne, etc, isso tudo a gente deve sempre desconfiar.

    Fiquei muito feliz de ter sido atendido por ela.

    E como última recomendação, ela disse que antes de comprar qualquer produto ou remédio, pesquisar pela composição ou bula e dar uma olhada se os elementos usados na composição não são prejudiciais.

    Ela disse que o governo não tem muita preocupação com prevenção. Que trata doença como negócio. Até parece que ela lê seu blog.

    De certa forma, o que você tem feito, propagado a verdade sobre a saúde, tem encontrado reverberação em outras pessoas também sérias.

    Um grande abraço e muito obrigado pela menção.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Jackson, legal essa médica. O SUS poderia ser maravilhoso – se todos os que trabalham lá tivessem consciência do que estão fazendo. Muito obrigada por ter trazido esse tema, amigo! Um abraço e ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  6. Quando a mulher tem cheiro forte nas partes íntimas, deve então lavar com o quê?

    ResponderExcluir
  7. Ah, depende. Se for um cheiro forte de características normais, saudáveis, basta água. Se for alguma infecção lá por dentro, não há sabonete que dê jeito. Se for resultado de muito leite e laticínios, vale mexer na dieta...

    ResponderExcluir