domingo, 3 de agosto de 2014

Caldos e sopas quentes para hidratar no inverno

(do livro Candidíase, a praga)

caldos

caldo de vegetais
Pode ser feito a qualquer momento com vegetais variados, misturando raízes, bulbos, talos, folhas e ervas, fresquinhos ou que já estejam ficando velhuscos na geladeira. Ferver em água durante 40 minutos, coar, descartar os sólidos, já esgotados.

Temperar com missô e cebolinha-verde picada. Pode despejar bem quente sobre brotos de feijão ou folha picadinha de couve-chinesa para equilibrar o muito cozido com o muito fresco. Gotas de gengibre ralado e espremido ou limão caem bem.

caldo de alga kombu
Corte com uma tesoura um pedaço de mais ou menos 3 x 3cm de alga kombu e limpe com um pincel para tirar resíduos. Não se incomode com a poeirinha esbranquiçada que ela tem, são sais.
Ponha de molho em meio copo de água sem cloro (mineral ou de fonte). Depois de uma a três horas a água estará esverdeada. Retire a alga, aqueça o caldo sem deixar ferver, tempere com missô.
Se não gostar do sabor, pense em juntar gengibre, limão ou alho.
A alga pode ser utilizada em outros pratos.

outras algas marinhas
Algas arame e hijiki devem ser lavadas rapidamente sob a torneira, dentro de uma peneirinha; ficam de molho meia hora em pouquinha água e podem ser refogadas como qualquer outro vegetal. Aproveitar a água na sopa.
Alga wakame não precisa cozinhar. Após ficar de molho, pode entrar ao natural em qualquer prato.

caldo de cogumelo shiitake
4 cogumelos shiitake secos, de tamanho médio

2 xícaras de água fervendo
sal ou shoyu
cebolinha-verde
Leve a água ao fogo. Quando estiver fervendo, coloque os shiitakes, tampe, baixe o fogo e dexe ferver por 5 a 8 minutos. Retire os shiitakes, reserve para usar em outro prato, sirva o caldo com shoyu e cebolinha.

caldo de alho: aïgo boulido
Uma das mais antigas tradições da Provence, na França, este caldo de alho tem fama de salvar vidas.
1 litro de água

1/2 colher/chá de sal

6 dentes de alho amassados

1 raminho de sálvia

1 raminho de tomilho

1/4 de folha de louro

1 gema de ovo
Ferver por 10 minutos a água com alho e sal. Juntar um raminho de sálvia e outro de tomilho, se possível frescos, e 1/4 de folha de louro. Tampar e retirar do fogo.
Deixar em infusão de 10 a 15 minutos e retirar as folhas.
Desmanchar a gema em um pouco do caldo e misturar ao restante, para engrossar. Tomar puro na dieta radical. Na dieta suave, servir em prato fundo onde já estejam duas fatias de pão integral de fermentação longa, torradas e regadas com azeite.

caldinho de rã
É famoso por limpar pulmões e intestinos e restaurar a flora intestinal, fortalecendo o sistema imunológico. Para uma rã limpa, 4 copos de água; ferver em fogo baixo até reduzir à metade; dá para dois ou três dias. Tomar uma xícara em jejum, quente, com ou sem gotinhas de shoyu ou limão, com ou sem sumo de salsa fresca, durante uma semana; parar uma semana e repetir.

caldo de carne caseiro
O bom caldo de carne leva osso, de boi ou de cordeiro. O de maior reputação é feito com ossobuco, o osso da perna dianteira do boi, que tem tutano por dentro e músculo por fora. Tutano é a medula óssea, gordura rica, leve e saborosa. A receita clássica leva vegetais que aumentam valor e sabor.
1k de ossobuco ou 1/2k de músculo

2 cenouras médias

1 nabo redondo médio 

1 cebola média

2 dentes de alho ou 1 pedaço de gengibre

2 talos de aipo
1 colher/chá de sal

2 folhas de louro
1 colher/chá de tomilho
Ponha tudo a ferver com bastante água, em fogo baixo, durante três horas; coe, dispense os sólidos e guarde o caldo. Retire as placas de gordura depois de esfriar. Pode congelar.
O tutano deve ser retirado de dentro dos ossos ainda quente, com uma faquinha ou colher pequena, para desmanchar no caldo. Ou comer com torradinhas integrais e sal, na dieta esperta.

caldo caseiro de frango ou galinha
Frango é um jovem rapaz, galinha é uma velha senhora. Dizem os entendidos que o bom caldo medicinal é de galinha, cozida até desmanchar. Use as partes menos nobres – carcaça, pescoço, asas, pés, com ou sem a pele, e faça como o caldo de carne. Desengordure depois se achar necessário. Nesta dieta as gorduras animais são importantes, e se o frango for de boa procedência, como deve ser, a gordura será saudável em pequena quantidade.

caldo de peixe caseiro
Use somente as cabeças e espinhas de peixes de escamas, não de couro, acrescentando os vegetais e ervas que lhe parecerem bem, depois coe e descarte os sólidos.

para dar mais sabor e valor aos caldos:

bouquet garni
É uma trouxinha ou amarradinho de ervas que empresta um sabor delicioso aos caldos e maior poder desintoxicante. Louro, manjericão, manjerona, salsa e tomilho são os cinco utilizados no bouquet garni da marca petropolitana Provence.

vegetais aromáticos
Aipo/salsão, alho-poró, cenoura, nabo redondo, alho, cebola, gengibre: ferver junto com ossos, carnes, aves ou peixes, depois coar e descartar os sólidos: já deram o que tinham que dar.

sólidos
Na hora de servir, pode-se acrescentar aos caldos, bem quentes, pedaços de inhame ou cará cozidos à parte (dieta suave), brotos de feijão frescos, cebolinha-verde e outros vegetais cozidos e crus.
Todos os caldos favorecem a produção de enzimas por serem ricos em vitaminas e sais minerais; podem abrir e acompanhar a refeição ou quebrar um galho na hora do lanche.

sopas

sopa de feijão-preto para rins e adrenais
Esta receita de sopa é tradicional no Oriente por fortalecer os rins e as glândulas adrenais, ou suprarrenais – aquelas responsáveis por nos dar condições de reagir em situações de stress. O inverno é o grande momento de dar atenção aos rins. Quem sente muito frio pode estar demonstrando fragilidade nessa área. A sopa de feijão-preto, além de ser deliciosa, aquece o corpo, e esse efeito dura vários dias. Pode ser repetida uma vez por semana, mas não deve ser guardada na geladeira: a recomendação é tomá-la à vontade, mas num dia só.

1 xícara de feijão-preto

1 cebola média picada

1/2 colher/café de sal

1/2 colher/café de cúrcuma em pó

1/2 colher/café de gengibre em pó

1/2 colher/café de cominho em pó

1/2 colher/café de pimenta-do-reino em pó

1 colher/café de sementes de funcho

Deixar o feijão de molho na véspera, trocando a água. Levar ao fogo e descartar a água da primeira fervura. Cozinhar em panela destampada durante 2 ou 3 horas, juntando água se necessário. Acrescentar os temperos quando o feijão estiver macio, refogando em azeite ou direto na água. Servir com salsa e cebolinha picadas, ou coentro.
Tomar o quanto quiser no mesmo dia, se possível mantendo a sopa quente em banho-maria; não guardar a sobra. E não comer cereais na mesma refeição.
Pode fazer a receita substituindo o feijão-preto por outro, mas não terá os mesmos efeitos.

caldinho de grão-de-bico
2 xícaras de grão-de-bico

6cm de gengibre

2 folhas de louro

1 colher/chá de sal

água

Escolha grãos-de-bico graúdos, que cozinham melhor, e deixe de molho na véspera. Retire a espuma que se forma após a primeira fervura. Cozinhe em panela comum, destampada, em fogo baixo, por três ou quatro horas, com um pedaço de gengibre e duas folhas de louro. Acrescente água fervendo de vez em quando.
Quando os grãos-de-bico estiverem bem macios, amasse grosseiramente com a colher de pau, tirando ou não as cascas que estão quase soltas. Junte mais água para formar o caldo, se necessário, ponha o sal e ferva por mais alguns minutos. Sirva com gotas de azeite de oliva e salsinha ou cebolinha frescas.

sopa de lentilhas
1 xícara de lentilhas

2 dentes de alho, ou 
2cm de gengibre

1 colher/café de cúrcuma

1 colher/café de sal marinho

Deixe de molho na véspera, retire a espuma que se forma após a fervura, acrescente os temperos (menos o sal) e cozinhe em panela destampada por algumas horas, até os grãos ficarem bem macios. Acrescente o sal. Sirva com salsinha ou cebolinhas frescas e não coma cereais na mesma refeição. Pode tomar no almoço e na janta.
por que as panelas destampadas?
Para não dar gases. É impressionante a diferença entre os feijões, ou leguminosas, cozidos em panela aberta e em panela de pressão. Seja para sopa ou não. Este o segredo do fogão a lenha: a panela de feijão fica de ladinho, respirando, cozinhando lentamente, liberando no vapor o que dentro de nós iria fermentar.

sopa de abóbora com leite de coco e gengibre
1 coco de tamanho médio

1/2 quilo de abóbora japonesa cortada em cubos

1 colher/sopa de sumo de gengibre ralado
1 ramo de manjericão
Cozinhar a abóbora em pouca água. Abrir o coco, juntar sua água com a do cozimento da abóbora, bater com a polpa do coco no liquidificador, espremer para tirar o leite. Devolver à panela com a abóbora, acrescentar o gengibre, misturar até aquecer e servir com folhas de manjericão por cima.

sopa de cebola com missô
1 cebola média por pessoa

1 colher/sobremesa de missô por pessoa

salsinha picada

Ponha para ferver as cebolas inteiras com bastante água. Após 40 minutos desligue o fogo. Desmanche o missô em um pouco de caldo e leve à mesa em uma molheira. Sirva o caldo com uma cebola inteira em cada prato, e coloque o missô por cima com a salsinha.

sopa de aipim com alho-poró
1 xícara de aipim

1 xícara de alho-poró

1 colher/chá de azeite
Cozinhe o aipim deixando sobrar um pouco de água, retire o cordão e amasse com o garfo. Refogue em azeite o alho-poró. Misture. Acrescente água se for o caso, e sal ou missô.

sopa de inhame com agrião
1 xícara de inhame cozido

2 xícaras de agrião com talos, lavado e picado

1 dente de alho esmagado

1 colher/chá de azeite
Cozinhe o inhame com casca, retire, amasse com o garfo; coe e aproveite a água que sobrou do cozimento. Refogue o alho no azeite, depois o agrião com seus talos. Junte o inhame cremoso. Tempere com 1 colher de missô ou um pouquinho de sal.

sopa de arroz do Pai José
1/2 xícara de arroz integral levemente tostado

3 dentes de alho inteiros

2 cebolas médias, em gomos

3 talos de aipo, com ou sem as folhas, picado

1 alho-poró médio, picado

6 folhas de bertalha
Cozinhe o arroz, com 1 pitada de sal e 8 xícaras de água ou mais, durante 3 horas; fogo baixo, panela meio tampada. Coloque os vegetais e deixe mais 40 minutos; desligue o fogo e coloque a bertalha. Sirva depois de uns minutos, com cebolinha-verde.

Se não encontrar bertalha, refogue à parte algumas folhas de chicória e coma junto com a sopa. Tanto bertalha quanto chicória ajudam a limpar os intestinos.

17 comentários:

  1. Hum, que bom!
    Curiosidade é esta bertalha que nunca provei embora já a conheça de seus livros. E sou de Minas e aprecio tantos matinhos (serralha, picão, dente de leão, fedegoso, etc)

    Este shitake é como aquele que se compra na Liberdade, vindo da China?

    E também, a sopa de cebola com missô é diferente do missoshiru, não é?

    ResponderExcluir
  2. Oi, Silvia, acho que ora-pro-nóbis faz o mesmo efeito. Ambos são folhas muito nutritivas e muito viscosas, que ajudam a limpar o intestino.

    O shiitake é o mesmo. Pode ser fresco ou seco.

    A missoshiru tradicional é um caldo de vegetais com peixinhos secos e algas marinhas, muito usada no dia a dia. Ao caldo ainda se pode acrescentar macarrão, broto de feijão, blocos de tofu, couve-chinesa. O missô entra como tempero, valorizando os sabores.

    Você costuma comer ora-pro-nóbis? Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sonia! Aproveitando o papo sobre ora-pro-nobis, há algum tempo ganhei uma muda dela e plantei. Mas me disseram que existe uma variedade que não é comestível e não consegui encontrar uma imagem da tal. Tu poderias me dizer se a que tenho é da boa? Acho que aqui nos comentários não dá pra adicionar fotos, então vou te enviar por e-mail. Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vera, respondi ao seu email. Achei a folha diferente. Quem quiser conhecer a ora-pro-nobis pode procurar na wikipedia por Pereskia.

    ResponderExcluir
  5. Denise Bueno11/08/2014, 01:08

    Sônia

    Tudo bem? Espero que sim.
    Estava a pesquisar pela internet, sobre a terapia do limão. O que diz sobre a mesma para casos de esofagite..

    No aguardo

    abraços

    Denise Bueno

    ResponderExcluir
  6. Sonia,

    O ora-pro-nóbis é laxativo, bom para quem tem intestino preso.
    Pra quem não conhece, a verdura tem valor por ser rústica, abundante, sabor suave, e muito nutritiva.
    Aqui em BH quando se encontra em sacolão não é tão em conta como se pensaria por ser um mato. É que pra colhê-lo demora por causa dos espinhos. Por isto o nome é Pereskia aculeata. Parece-me que existe um tipo sem espinho.
    Em Sabará, desde 1997, há um festival do ora-pro-nóbis, em que apresentam novas receitas e dão cursos técnicos. Vale procurar no Google: Festival do ora-pro-nóbis.
    Uma boa página é esta: http://www.melissotroficas.com.br/
    Vou copiar um trecho: A Maria Madalena Pinto,quem ensina os macetes de fazer o ora-pro-nobis: "Pega as folhas, corta como couve, e afoga. O segredo é ter ao lado uma água fervente. Assim que estiver afogado, jogue a água fervendo. É assim que se tira a baba. Depois, é só misturar a carne, frango e deixar ferver mais um pouco".
    ...................................
    Sabará está dentro da região metropolitana de BH e há também o Festival da Jabuticaba e uma boa cachaça. Como o governo tem apoiado a área gatronômica, nestes festivais aparecem idéias de usos variados e ótimas receitas.



    ResponderExcluir
  7. Oi, Sonia! Tudo bem?

    Como conservar o missô após abrir a embalagem?

    Está escrito que deve ser consumido em 20 dias, mas como são 500g isso não será possível. Diz também que é de fermentação natural, então não deveria ter uma durabilidade maior?

    Obrigada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ok, Silvia, acho engraçado que qualquer receita de ora-pro-nobis sempre termina com frango ou carne. Até hoje ninguém me passou uma única sem eles… Obrigada pela boa informação que você sempre traz ao blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dorothy, o missô é inteligente como os vinhos, amadurece e melhora sempre; em Brasília ganhei um de 10 anos, e conheço outro de 20. Mas da Anvisa e suas exigências nos rótulos não se pode dizer o mesmo.

    Guarde na geladeira e use quando quiser. Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sonia.... Tudo bem? Por aqui estou querendo fazer a receita macrobiotica contra vermes, mas fiquei na duvida qto ao arroz integral: ė cru mesmo q eu devo mastigar o arroz? Eu posso deixar de molho de noite para mastigar no dia seguinte? Fui tentar mastigar o arroz e ele eh muiiito duro!! E qto a quantidade ? 1 punhado modesto ou no capricho?? Muito obrigada pelas preciosas orientacoes !! Um beijo, Cynthia

    ResponderExcluir
  11. Cynthia, é cru e não pode deixar de molho, mas pode socar no pilão para ajudar. Se ainda achar duro demais para mastigar, role na boca para juntar bastante suco gástrico antes de engolir. O punhado é o que cabe na palma da mão fechada, deve dar 1 colher/sopa. E se tiver uma coliquinha depois, normal. Não esqueça do chá de artemísia ou losna uma hora depois. Repetir de 3 a 7 dias. Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada, Sonia! Vou esperar para juntar o suco gastrico na boca... Depois te co to coo foi!! Ja comecarei amanha!! Um beijo, Cynthia

    ResponderExcluir
  13. Ops.... co to coo foi = conto como foi... Problemas de digitacao no tablet q "adivinha" e deduz o q queremos escrever... Mas as vezes sai coisas q nem nos entendemos... Rsrsrsrs um bj,Cynthia

    ResponderExcluir
  14. Sonia, socorroooo!... Fui comer o arroz cru agora pela manha e quase vomitei!! O que vc me orienta? Bj, Cynthia

    ResponderExcluir
  15. Cynthia, o que posso responder? Desde o início você achou difícil. Por que insistir?

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sonia! Desculpe a expressão no comentário anterior... Sei que não eh muito educado escrever o verbo vomitar, desculpe, mas foi minha sensação.... Agora, o bacana foi q depois de te escrever, tentei mais um pouco, porem com menos arroz e deu super certo!! Toh no terceiro dia e essa sensação desagradável não existe mais!! Vou manter pelos 7 dias para DEIXAR SAIR, parafraseando seu livro!!! Obrigada mais uma vez! Bj, Cynthia

    ResponderExcluir