sexta-feira, 27 de março de 2009

Almanaque do banheiro: Vermes? Melhor não tê-los!


Tem toda a razão o título acima: melhor não tê-los. Além de contrariarem profundamente nosso ideal de limpeza, o fato é que vermes pintam e bordam dentro do hospedeiro. Andam para cima e para baixo como se estivessem em casa, e quando querem se fixar usam ganchos, ventosas e dentes para se agarrar em nós. Machucam e destroem tecidos, invadem a corrente sanguínea e viajam pelo corpo inteiro, produzem toxinas ruins para nós, um horror. Alguns têm boca, aparelho digestivo e ânus; outros absorvem todos os nutrientes pela própria superfície do corpo, feito esponjas. Competem conosco pela comida, já que precisam das mesmas coisas para viver: proteínas, vitaminas, minerais, gordura – e glicose, muita glicose, que armazenam em forma de glicogênio e vão gastando em sua exaustiva vida de parasitas.
Causam não poucos danos, assim como as pragas de um jardim. Do mesmo jeito que uma planta cria fungos ou é comida por uma lagarta ou abriga centenas de ovinhos do que quer que seja e fica doente e morre, nossos tecidos externos e internos podem abrigar um sem-fim de parasitas. E não é qualquer sem-fim de parasitas não, é uma comunidade muito sofisticada que passa por vários estágios difíceis antes de conseguir se estabelecer direito. Como não tem proteção corporal contra agressões externas, precisa de um lugar quentinho e úmido para viver – de preferência com comida, e melhor: mastigada, engolida e digerida, fast-food de parasitas.
Agora, uma notícia boa e outra ruim. A ruim é que, do milhão e meio de espécies vivas identificadas até agora, mais de 2/3 são parasitas. A boa é que nenhum parasita tem interesse em matar o hospedeiro, porque estaria inviabilizando a própria existência.

Este post foi publicado novamente em 14/09/2011, em http://www.soniahirsch.com/2011/09/almanaque-do-banheiro-vermes-melhor-nao.html , por excesso de comentários aqui.

286 comentários:

  1. Sonia: Excelente o estudo.
    Mas qual a solução?Um bom vermífugo? Alho?

    ResponderExcluir
  2. Alho com certeza, sempre, de vez em quando cru. Também se pode fazer um azeite de alho para usar diariamente: descascar e picar dentes de alho suficientes para encher 1/3 de um vidro escuro (ou embrulhado), completar com azeite de oliva extra-virgem, deixar num canto escuro durante 10 a 30 dias, coar e pronto. (Mais sobre alho em www.correcotia.com/vermes/alho.htm ).

    Mas só o alho pode não resolver se a infestação for grande. O grande problema de combater as parasitoses é que os exames de fezes foram mediocrizados pelas normas técnicas a ponto de raramente dar algum resultado coerente com o estado da pessoa. Os vermífugos polivalentes podem ajudar muito, especialmente quando tomados nas luas minguante e nova. Dê uma olhada nos muitos sintomas de parasitoses em www.correcotia.com/vermes/sintomas.htm , e depois a gente continua.

    ResponderExcluir
  3. Sonia,como lavar as verduras que comeremos cruas? o vinagre ressolve contra os vermes?Contra todos mesmo? ou so a agua sanitaria?
    Adoro voce

    ResponderExcluir
  4. Repito a pergunta da Estela. Vinagre? Hipoclorito de Sódio? Quanto tempo?

    ResponderExcluir
  5. Puxa, minhas desculpas à Estela, não tinha visto esta postagem.

    Segundo Paul Pitchford, no maravilhoso livro Healing with whole foods, deixar as folhas de molho numa solução com uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio (água oxigenada)a 3% ou mais, em 3,5 litros de água, elimina os parasitas e quebra os compostos tóxicos nas verduras não orgânicas.

    El diz que vinagre de cidra (também de maçã ou vinho, acrescento), 1 colher de sopa para 3,5 litros de água, também funciona; limpa alguns venenos, bactérias e parasitas, mas nem todos e nem sempre.

    Recomenda ainda o Clorox(TM), durante 10 minutos, depois mais 10 minutos lavando em água limpa, mas diz que só essa marca é que funciona bem.

    ResponderExcluir
  6. será que o molho de alho que compramos pronto funciona contra os vermes? e Creolina?

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kate, o molho de alho pronto que eu conheço tem mais vinagre do que alho, e vinagre é para usar pouco, de boa qualidade e bem. Se não, melhor limão.

    Se você quer algo com alho para colocar na comida, sugiro azeite de alho: num vidro, se possível escuro, coloque dentes de alho descascados preenchendo 1/3 e complete com azeite extravirgem. Deixe no fundo do armário durante 30 dias, coe e desfrute.

    Também pode deixar o alho picadinho de molho no shoyu durante a noite e consumir no dia seguinte.

    Ou simplesmente amassar o alho cru e misturar com azeite.

    A creolina funciona como um desinfetante geral. Conheço várias formas populares de uso contra vermes. Há quem misture uma colherinha na água e beba; há quem pingue na farinha de mandioca e cada gota vira uma pílula.

    Mais adequadas para uso interno, existem no Brasil as pílulas de creosoto Monte Serrat, feitas com creosoto de faia, que entre outras coisas são expectorantes, e nas farmácias japonesas se encontra o Seirogan, outra fórmula com creosoto, usadíssima quando há algum problema de estômago e intestino. Como intestino e pulmões funcionam juntos (segundo a medicina tradicional chinesa), tratar de um ajuda o outro. Lembrei agora dos versinhos que lia no bonde:

    Veja, ilustre passageiro,
    O tipo belo e faceiro
    Que está sentado a seu lado
    E no entanto acredite
    Quase morreu de bronquite
    Salvou-o o rum creosotado!

    ResponderExcluir
  8. Nossa Sônia fiquei muito feliz com sus resposta. Fostes muito atenciosa e precisa.
    abraços!!!

    ResponderExcluir
  9. E eu fiquei feliz pela oportunidade! Esse assunto é fundamental para a saúde e a felicidade das pessoas. Nossa conversa foi parar lá na página principal, com alguns retoques - e uma latrininha para ilustrar...

    ResponderExcluir
  10. Querida Sonia, meu finho tem 4 anos e seis meses, desde os dois anos sofre de crise de bronquite, faço uso de homeopatia para aliviar a barra mas não resolve o problema, passei adicionar inhame cru ao mama dele todos os dias e o notei mas disposto. Durante a gravidez tomei agua de mina contaminada sem saber, após o nascimento fiquei impressionada pois ele defecava varias vezes por dia. Será que tem relaçao com algum verme? Ano passado, por insistência minha a Dra. receitou flagil, mas após isso ele continua reclamando dores abdominais e coça o ânus, mesmo tendo feito exame de fezes e o resultado ser negativo. Sofro muito com tudo isso, me ajuda pelo amor de Deus!!! Esse creosolato, posso usar? Como faço? Já estou ficando desesperada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Anônima, bronquite sugere vermes. Nos livros de parasitologia médica é explicado que o ciclo de vida de parasitas como a lombriga, em latim Ascaris lumbricoides, passa por todo o sistema respiratório. Basta a combinação correta de lombrigas com leite, laticínios, farinha e açúcar para o muco ficar excessivo. Se quiser mais informações visite o Almanaque de Bichos que dão em gente! www.correcotia.com/vermes

    A Pastoral da Saúde tem um bom trabalho com parasitoses. Onde você mora tem?

    ResponderExcluir
  12. N caso de vermes negros serem eleiminados, o q isto sugere? Que s muitos? Homeopatia resolve?
    bj Elisa

    ResponderExcluir
  13. Oi, Elisa, na minha experiência os homeopatas não ligam para vermes, mas quem sabe você dá mais sorte?

    A eliminação acontece ou porque são muitos, e ainda há mais lá dentro, ou porque algo os intoxicou e agiu como vermífugo.

    O ideal seria um bom exame de fezes. Só conheço num laboratório bom, no Rio, do dr Helio Copelman, tel 21 2548-0648. Não tem convênio. O exame custa em torno de 300 reais. Fora isso, gosto muito do teste bioenergético da Pastoral da Saúde, que outros chamam de Ring O Test, Body Talk e bidigital. Funciona mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Oi Sônia, tenho 23 anos e estou amamentando um bebê de 6 meses. Fiz exames e detectou que estou com ascaris lumbricóides, minha sogra falou que geralmente só é detectado quando há infestação. E como dou mama o meu médico falou que só posso tratar quando desmamar o meu bebê. Mas eu estou magérrima e me sinto muito mal ultimamente com tonturas, dores no umbigo, enfim. Gostaria que você me ajudasse caso conheça algum remédio natural ou algo do tipo que extermine esses vermes sem prejudicar a saúde do meu bebê.

    ResponderExcluir
  15. Oi, querida, estou procurando quem possa te dar uma resposta correta, tá bem? Té já! :-)

    ResponderExcluir
  16. Minha sugestão é azeite de alho, uma colher duas vezes ao dis junto às refeições, e tintura-mãe de Losna (Artemisia absynthium) 20 gotas junto com o alho. O azeite se faz em um vidro de azeite com 1/4 dele preenchido com alho descascado(não lavar) e descansar por uma semana para tomar. Usar por 15 dias, parar uma semana e tomar mais 15 dias.

    ResponderExcluir
  17. A resposta acima é de Susana Ayres, acupunturista e fitoterapeuta de Campinas com quem troco minhas figurinhas premiadas sobre todas as parasitoses desde que publiquei A dieta do dr Barcellos contra o câncer (e todas as alergias). Ela participou do Almanaque de Bichos que dão em Gente e lida com isso diariamente na clínica.

    A receita do azeite de alho é uma dica para todos. Ajuda a evitar que os bichos se aninhem no corpo.

    Complementando o que ela disse, eu gostaria de sugerir à jovem mãe que evitasse leite e laticínios, biscoitos, pães e açúcar. Uma alimentação mais rica em vegetais coloridos e carnes/ovos de boa qualidade vai ajudá-la a recuperar-se mais rápido.

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada pelas dicas, mas eu estou muito preocupada pois, hoje senti uma coceirinha incômoda na vagina e ao ir ao banheiro, passei o papel higiênico e nele veio uma larva parecendo um oxiurio, só que esta era vermelha. Já fiz todos os exames de DSTs e graças a Deus não deu nada, mas eu estou desesperadamente assustada com tudo isso, e há uma semana que ao terminar de urinar eu sinto uma dor no canal do clítoris que vem se agravando a cada dia. Meu Deus estou apavorada! Socorroo!!

    Estou pensando em tomar Mebendazol e parar de dar de mamar por uns tres ou quatro dias. E depois voltar a amamentar normalmente. Isso pode ser feito sem perigo para o meu bebê?

    ResponderExcluir
  19. Querida jovem mãe: acho que há um risco enorme de mal entendidos nessa conversa, e não quero participar de alguma coisa que possa colocar em risco a sua saúde e a do seu bebê. Você me parece muito solitária e acho que seria legal procurar um profissional capacitado. A vermifugação produz muito lixo no organismo.

    A sugestão da Susana quanto ao azeite de alho me parece muito sensata, e vai beneficiar também o seu bebê, porque a dose é baixa. Comece devagarinho. É uma pequena mudança de grande alcance. Mas seria bom parar de comer açúcar, pão, leite, laticínios - tudo isso faz aumentar muito a população de vermes. É sera ótimo comer muita folha verde refogadinha, cenoura crua, beterraba, salsa, hortelã, cebolinha, carnes, peixes, feijão, arroz integral, pão integral (pouco) e outras coisas boas e fortes. Frutas, só assadas ou cozidas.

    Seria ótimo também você preparar seu fígado para a ocasião. O cardo mariano (Silibum marianum) faz isso, recompondo a camada externa de células hepáticas, justamente as que filtram. Vende na farmácia com nomes como Legalon e Silimalon, 70 ou 100 mg. Também existem em homeopatia e manipulação.

    Os médicos antigos dariam suplementos de complexo B, ferro e cálcio para te ajudar a aguentar o tranco. Existe também a questão da dosagem e da repetição em 7 ou 10 dias, para pegar os ressurgentes.

    Em que cidade você está? Quem sabe encontramos alguém pra te atender?

    ResponderExcluir
  20. Obrigada pelas dicas, serão de grande valia para mim. Realmente estou muito solitária, pois me casei recentemente e moro em SSA com meu marido e filho, antes era do interior e dependia muito da minha mãe pra essas coisas, e agora me sinto completamente perdida já que aqui as coisas são mais difíceis e eu nao conheço quase nada.E ápenas estudo, não tendo renda pra custear bons médicos, e o sistema público está um caos. Muito obrigada pela força! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  21. Minha sugestão, em sendo oxiurus, é um tratamento tradicional, feito na lua minguante - próxima - que é tomar um suco de hortelã fresca e bem concentrado ao acordar do 1º ao 7º dia da minguante. É tiro e queda. Não deixe de tomar a Losna e o Azeite de Alho. Boa sorte e . . . calma!

    ResponderExcluir
  22. Obrigada pela grande ajuda, vou fazer esse tratamento sim,mas, você sabe como é que funciona o tratamento de vermes com óleo mineral? Tenho receio de usar e elas acabarem saindo por toos os buracos do corpo.rsrs. O que você tem a me dizer sobre isso?

    ResponderExcluir
  23. Gente, sou LOUCA por alho, como muito e vou fazer o azeite [até pq quero dar pra minha cadela que tem osteossarcoma]. A dúvida é: precisa coar? Não posso deixar tudo e ir comendo o alho?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Corina, melhor coar. O alho perde o gosto, fica todo no óleo. Mas você pode colocá-lo em vidro à parte e ir usando. Aqui em casa eu cubro com shoyu, fica interessante. Beijo!

    ResponderExcluir
  25. hehehe Tá bom, obrigada, é que amo tanto alho que se tivesse que escolher em ficar sem chocolate ou alho, o choco perdia na hora, kkkk. Valeu! Beijão!!! Ótimo restinho de domingo e ótima semana pra vc!

    ResponderExcluir
  26. oi,queria uma ajuda pois a ums 10 dias fui aos pes e saiu uma lombriga de ums 20cm,ainda não tomei nenhum remedio, estou esperando a lua minguante,tenho um bebe de 10 meses,ele mama. queria saber se faz algum mal pra ele eu tomar o remedio.E eu estou muito gorda, seria por causa dos vermes?
    Abraço

    ResponderExcluir
  27. Oi, A., pode ser sim que você tenha engordado por causa dos vermes. Não sei se tem problema você tomar enquanto amamenta, porque muitos vermífugos agem somente na luz intestinal, não passam para o sangue. Por outro lado, nos comentários acima você vai encontrar um caso semelhante ao seu que recebeu uma orientação da Susana Ayres para usar azeite de alho e gotas de losna, e eu também fiz algumas recomendações pra ajudar.

    Você já conversoucom o pediatra sobre isso? Se você tem vermes saindo pelo ladrão, é provável que seu bebê também tenha. Acho que é bom obter supervisão de um profissional de saúde para tratar isso direito, em benefício de ambos. Um abração!

    ResponderExcluir
  28. Oi Sonia, como tem sido bom ler seus artigos, tenho aprendido muito nesses dias. Voce poderia me informar onde posso encontrar as pilulas de creosoto monte serrat aqui em São Paulo?
    Voce fala também sobre o Seirogan em farmácia japonesa, conhece alguma em São Paulo?
    Obrigada querida.
    Rose

    ResponderExcluir
  29. Sonia voce falou que quando a infestação de vermes for grande o uso de vermífugos polivalentes pode ajudar. Voce sabe se existe algum efeito colateral, pois tenho constipação intestinal. Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Oi, Rose, na Liberdade existem várias lojas e farmácias que podem ter o Seirogan, me disseram que a Chinerva tem, Rua Conselheiro Furtado 194. Das pastilhas de Mont Serrat, não tenho notícia e agradeço a quem puder dá-las! Abração!

    ResponderExcluir
  31. Oi, A., a constipação intestinal pode ser causada justamente pela presença de parasitose. Se o intestino estiver muito preso, pode dar cólica. Minha sugestão seria você conversar com o farmacêutico sobre tomar um óleo de rícino depois do vermífugo para soltar tudo, sei que funciona bem mas nunca fiz.

    Por outro lado, amebas também fazem o intestino oscilar entre preso e solto. Usa-se primeiro combater helmintos, repetir a dose depois de 10 dias e na lua seguinte encarar os protozoários; recomendo Giamebil (lab Hebron), que é Mentha crispa e não intoxica como os antiprotozoários alopáticos. Mas olho vivo: amebas não são simples de tratar, porque surgem do nada, da simples matéria orgânica, das toxinas psíquicas. A pessoa não precisa nem ser contaminada. Então a gente trata e elas voltam. Eu já tratei várias vezes, a última com homeopatia, de que gostei muito. Diz minha homeopata (Petrópolis) que o remédio de fundo (unicista) equilibra e o organismo passa a não permitir esses abusos. É a visão clássica: o mais importante é recuperar a imunidade. Abração :-)

    ResponderExcluir
  32. Nossa Sonia muito obrigada, tenho me identificado muito com tudo que voce está falando, pois é exatamente o que está acontecendo comigo, tenho sofrido muito a 3 anos, e passei por vários especialistas, com vários exames, como colonoscopia, enema opaco, entre outros e os médicos dizem que não tenho nada, apenas mal funcionamento no intestino, mas não coseguem resolver a prisão de ventre, e muito menos os gases e as fortes dores que sinto todos os dias, alguns disseram que perdi os movimentos peristálticos do intestino, e não consigo evacuar. Com tudo que voce está me ensinado, estou coseguindo ver uma luz no fundo do túnel e entender oque está acontecendo comigo, e estou bastante animada para começar a me tratar dessa maneira.... faz muito sentido!!!! Obrigada amiga.
    Rose

    ResponderExcluir
  33. Diarréia é sintoma de algum verme?

    ResponderExcluir
  34. Oi, Helena, diarréia pode ser sintoma de vermes, de protozoários, de fungos, bactérias, toxinas, pode ser sintoma emocional, etc.

    Veja outros sintomas de vermes em http://www.correcotia.com/vermes . Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. OBRIGADA SONIA 09-10
    JA LEVEI MEU BEBE AO PEDIATRA, MAS ELES NÃO DÃO REMEDIO PARA NENE DE 11 MESES, EU TO AMAMENTANDO AINDA E A MEDICA ME RECEITOU UM VERMIFOGO, AQUI EM CASA TODOS TOMAMOS MENOS ELA (PAI, MÃE E FILHO 12 ANOS. MEU FILHO TODA VEZ QUE ALMOÇA ELE JA QUER IR AO BANHEIRO, TODOS OS DIAS, ISSO É NORMAL? ELE TAMBEM ROI AS UNHAS. E PARA MINHA BEBE O QUE POSSO FAZER SE ELA ESTIVER COM VERMES, ELA EMAGRECEU ESSE ULTIMO MES 150G, A 7 DIAS ELA TA COMENDO POUCO, TAVA COM FEBRE 38 E TA COM TOSSE ANSIA DE VOMITO QUANDO TA COMENDO OU QUANDO TOSSE (AS VESES), DAI NÃO INSISTO SENÃO BOTA TUDO PRA FORA. MAS ELA SEMPRE VOMITOU MUITO LEITE DESDE NENE E OS MEDICOS SEMPRE DIZIAM QUE ERA NORMAL, E QUANDO COMEÇOU A COMER JA TINHA MELHORADO, QUASE NÃO VOMITAVA. É QUE COMIDA É MAIS GROSSO E FICO COM MEDO DE ENGASGAR, DAI NÃO INSISTO PARA COMER. ABRAÇO, OBRIGADA

    ResponderExcluir
  36. Oi, amiga, acho que nesse caso você precisa de um apoio profissional. Posso indicar alguém em Campinas ou Belo Horizonte, se você estiver próxima. Caso contrário, há uma sugestão mais acima nesta página para um caso semelhante que você poderia aproveitar - azeite de alho e gotinhas de losna. Abração!

    ResponderExcluir
  37. Sonia, ja uns dois dias antes de dormir tenho uma sensaçao meio chata é mais ardencia do que coçeira , ontem reparei uns fios brancos sairam no papel higienico, me disseram que vaselina pode ajudar , mas nao tenho coçeira e junto a isso estou indo varias vezes ao banheiro...essa semana tive um problema na gengiva e estou tomando antibiotico e junto uma gripe muito forte , gostaria de saber se tem algo natural pra tomar pelo fato de estar tomando ja muitos remedios?
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  38. Oi, A., fios brancos saindo no papel higiênico parecem vermes. Há muitas coisas naturais para tomar, mas seria melhor você conversar com seu médico. Um abraço!

    ResponderExcluir
  39. Oi Sônia, estou mto preocupada, minha filha de 6 anos está numa forte infestação por oxiúros,saem a noite e mtos, não são ovos, são os vermes, aqueles fininhos,brancos e pequenos, mas bem visíveis. Há dois dias ela fez um pequeno pedaço de fezes mto escuro e tomado desses vermes, todos em minha casa,sentem a coceira no anus e alguns tb estão espelindo esse verme. Mas essa minha filha de 6 anos está expelindo mtos a noite, eu fico tirando até com os dedos, e alguns, quando demoro a ver, vão para vagina dela.alguns eu pego, outros somem na vagina dela. Comprei pyr-pan sob recomendação médica, mas a lua é cheia e ainda faltam 5 dias. tem porblema se eu esperar, ou essa história de lua não tem nada ver? E outra ela está mto abaixo do peso, pálida, embora brinque e como bem. Tenho medo de dar remédio na lua cheia, e la ter uma convulsão. Pois esses vermes começaram a sair na mudança de lua. Será que ela está com outros vermes e eles estão expulsando o oxiúros?
    Me ajude por Favor.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Amiga, você pode entrar logo com azeite e alho para a família inteira no almoço e no jantar - soque alguns dentes de alho, misture com azeite e ponha sobre a comida. Isso vai ajudar a esperar a mudança de fase da lua. Também conheço a recomendação de tratar nas luas minguante e nova, mas não sei se há de fato problema em dar o remédio ainda na lua cheia. Na dúvida, não custa acreditar... mas agir de outro modo.

    Você também pode dar coco ralado ou em pedaços à vontade, para o caso de haver alguma tênia, e sementes de abóbora descacadas, que ajudam a expulsar todos os vermes. Contra protozoários, use chá de hortelã. Depois que der os remédios, espere 10 dias e repita as dosagens.

    ResponderExcluir
  41. Olá Sônia...!
    Obrigada por atender tão prontamente.
    Farei uso do azeite e alho.
    Agora... e quanto aos alimentos? Não pode dar leite, minguaus e biscoitos doces, nessa condição que minha filha se encontra, expelindo os vermes?


    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  42. Bom, acho que você pode tentar reduzir, explicando a ela que os bichinhos aumentam quando há esse tipo de situação com esse tipo de alimento. Quando ela tomar o vermífugo será mais fácil controlar a dieta, porque a compulsão diminui. Uma boa ideia é ser mais seletiva quando for comprar e, em vez de biscoitos, oferecer alternativas mais saudáveis, como frutas frescas ou secas, pão integral, mingau de aveia com água de coco...

    ResponderExcluir
  43. Amiga Sônia,
    Desculpe, mas qual a função do alho sobre os vermes, ele os mata? Não há risco de causar mais agitação neles, ou ainda em outros? Pergunto essas coisas, por já ter visto em um PS, uma criança de meses expelindo até pelo nariz, (eram maiores que oxiúros, mas parecidos, pouco maiores só)O alho, ortelã, coco, sementes de abobóra... De que forma eles agem sobre os vermes? O uso deles é seguro e não causa convulsões por impedir que os vermes saiam? Outra... meu esposo diz, que sente um verme,que vai até sua garganta, causando um incômodo, pessoas já disseram que os exames não detectam esses vermes. Minha mãe disse que tb já teve e que resolveu com um remédio que tomou, mas faz anos e não lembra. Quando ele sente isso, come alho puro, por medo do verme sair pela boca. O que vc nos aconselha, e que verme é esse? Obrigada

    ResponderExcluir
  44. O alho expulsa vários parasitas, mata outros e neutraliza outros mais. Existem milhares de substâncias vegetais que fazem isso, o alho é apenas a mais comum na casa de todo mundo.

    Acho que você e sua família poderiam ler meu livrinho Almanaque de Bichos que dão em Gente, que está em www.correcotia.com/vermes , sem a parte de tratamentos para evitar confusões.

    Mas o ponto principal é que tem tratamento. Qualquer médico pode tratar, se quiser. O farmacêutico formado também pode orientar. A Pastoral da Saúde pode ajudar muito, com diagnóstico e tratamento. Não pode é deixar sem tratar.

    Como os exames feitos em laboratórios conveniados geralmente não dão nada, tenho amigos que mandam fazer análise em laboratório veterinário. Ver para crer!

    ResponderExcluir
  45. Noooosa Sônia,estou perplexa com tudo o que li aqui, realmente percebi que eu não sei de nada, mas ando procurando me informar sobre uma alimentação melhor para mim e minha família. tenho dois filhos um de 6 e uma de 3 anos os dois estão magros e o pediatra deles sempre passa remédio para vermes, mas vou fazer sim o alho com o azeite pra todo mundo. Aqui nunca percebi nenhum problema de vermes neles, eu tenho me preocupado é comigo, com uma constipação muuuuito chata e algumas vezes dores no umbigo, e nas costas, eu estou também com uma coceira na vagina que vai e vem, sempre antes da menstruação. Preciso colocar as gotas de Losna direto no azeite ou só mistura na hora de usar? Conheci o seu site através do crianças na cozinha, amei os dois. Beijo.

    ResponderExcluir
  46. Oi, Edna, bem-vinda! A losna você só mistura na hora de usar. A coceira na vagina sugere candidíase, dê uma olhada em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm e responda ao questionario para ver se você se enquadra. Aqui no blog também tem um post a respeito, em 17 de março. As dores no umbigo sugerem vermes. E mais sobre eles você pode ler em www.correcotia.com/vermes. Um abração!

    ResponderExcluir
  47. Bom dia Sonia, estou desesperada, pois hoje saiu um verme inteiro e vivo pelo anus, é um fino, branco e comprido. Como estou gravida de 6 meses, liguei pro medico e pedi um remedio pra verme, e ja tomei. Mas gostaria de saber porque esses vermes saem assim, inteiros? será que vão sair mais?? estou preocupadissima. To vendo vc falar do azeite com alho, mas assim eles continuam a sair vivo né?? Me responda urgente. Por que saem vivos?

    ResponderExcluir
  48. Oi, querida, quando saem vivos geralmente é porque há uma infestação, ou porque se revoltaram com alguma coisa que você comeu e não agradou... Com o vermífugo devem sair a nocaute. Desmaiados!!!

    Depois de 10 ou 15 dias é bom repetir a dose, fale com o médico.

    ResponderExcluir
  49. Olá Sonia fiz um exame de sangue e deu uma alteração minha doutora falou que pode ser vermes ou alergia, não consegui fazer o exame ainda e estou amamentando minha filha tem 4 meses,gostei muito do azeite com alho mas sempre ouvi falar que não podia comer alho quando estivasse amamentado tu sabe se isso tem alguma coisa a ver ou não? E quanto a hortelã será que é só tomer o chá todos os dias que ja resolve? Desde já agradeço sua atenção.
    Ass:Sabrina.

    ResponderExcluir
  50. Oi, Sabrina, o conselho do azeite com alho para uma mãe amamentando foi dado por quem entende das coisas, mas o critério é seu. A hortelã não sei se resolve só assim em chá, mas já ajuda muito a refrescar os intestinos e aumenta o leite. O Giamebil, excelente contra protozoários, é um *concentrado* de Mentha crispa. Aí resolve. Mas a sua alteração, se é nos eosinófilos, indica vermes grandes. Que inspiram estados alérgicos. Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  51. Muito obrigado Sonia é no eosinófilos que deu a alterção mesmo, não sei nada a respeito eu tenho alergia mas durante a gravidez não deu nenhuma alteração, e só deu depois que minha filha no exame de sangue deu alteração,a doutoura perguntou se eu estava com quadro alergico mas eu não lembro então queria tomar alguma coisa minha mãe falou que é bom tomar sempre remedio pra vermes mas eu além de estar amamentando não gosto de tomar remedio, bom muito obrigado vou fazer o exame o mais breve e fazer o azeite com alho.Sabrina.

    ResponderExcluir
  52. oi Sonia,estou com um grande problema...não sei se estou gravida ou com verme,pois alguns sintomas são parecidos,comprei um remédio para verme "Albel"e tô com medo de tomar..respode logo táh.
    beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  53. Olá Sonia, eu queria primeiro te parabenizar pelo site, está otimo, tenho acompanhado seu site a dias, e realmente espero que possa me ajudar. Eu tenho sentindo uma irritação na minha garganta, não chega a ser grande coisa, não sinto falta de ar nem nada do tipo, só incomoda mesmo.. Meu professor de biologia disse que quando a pessoa está infestada de vermes, os vermes podem subir e sair pela boca, depois que assisti essa aula, de cara achei que era isso, mas olhando por outro lado, tirando esse desconforto, não sinto nenhum outros sintomas como diarreia, prisão de ventre, coceiras, colicas, dores, não sinto nada e se a infestação já estivesse grande a ponto de subirem pela garganta eu não deveria ter outros sintomas?? Sonia, tenho 15 anos e estou apavorada, se for vermes, o que eu faço? não me lembro se alguma vez já tomei algum remedio contra os vermes, minha mãe nunca foi muito atenta pra isso, isso quer dizer que se eu tomar algum remedio contra verme , eles vão sair pela minha boca?? ou inteiros? o que devo fazer??
    Espero sua resposta, urgente!
    beijos.

    ResponderExcluir
  54. Queridas Anônimas, sugiro que leiam o capítulo Sintomas do Almanaque de Bichos que dão em Gente, http://correcotia.com/vermes/sintomas.htm e, se for o caso, procurem um profissional para ajudá-las. Se só tiver UM sintoma, podem ser MIL outras coisas.

    ResponderExcluir
  55. Tenho um bebê de 1 ano e meio e ele que tinha muito apetite, diminuiu drasticamente a fome e fica soltando bolhas na boca - Como a barriguinha está grande, desconfio que pode ser uma infestação de vermes apesar do exame de fezes ter dado negativo. Resolvi dar um fermífugo pra ele e aaproveitando para toda família e quero um conselho: Qual remédio comprar? Qual a melhor lua para tomar um fermífugo? Lua cheia ou minguante? Tem alguma influência?
    Grata
    Cláudia

    ResponderExcluir
  56. Oi, Cláudia, você não tem pediatra? Pede para ele/ela receitar um vermífugo polivalente. Se não tiver, o farmacêutico pode aconselhar. Primeiro tem que se endereçar às lombrigas, repetir a dose em 10 dias, depois observar pra ver se resulta.

    Dizem que se deve tratar em lua minguante e nova.

    Um abraço! Boa sorte!

    ResponderExcluir
  57. Oi Sonia , é q hoje a noite , eu tava no banho , depois senti um coisa no meu anus , eu como tenho 14 anos , pensei q era um rabinho , sei lá , algo assim , ai , eu mostrei a minha Tia , e ela disse que era verme , eu fiquei muito procupada pois , ela disse que quando sai pelo anus , pode sair tambem pela boca , pelo nariz , ou a´te pelo ouvido . Eu fiquei muito triste pois eu ñ sabia q era tão perigosos assim .Eu peguei o papel Higiênico e tirei saiu com mais ou menos 15 cm,fiquei horrorizada!
    Então Gostaria de saber o q eu faço para melhorar , ou fazer com q ñ saia por nenhum lugar do meu corpo .
    Minha tia falou q se eu tomar Ascaridil eu melhorarei , então gostaria de saber , se enquanto eu ñ tomar Ascaridil, eu poderei tomar aquela receite q vc falou , q era picar o alho e deixa mergulhado no molho shoyl, e no dia seguinte tomar?
    Quero Melhorar logo !!!
    Atenciosamente
    Carolina

    ResponderExcluir
  58. Oi, Carolina, acho melhor você escutar sua tia e ir logo à farmácia comprar o ascaridil, ou outro vermífugo que pegue direto essas lombrigas. O alho é bom mas pelo jeito a sua infestação é grande, melhor combater de forma mais incisiva - e depois fazer o lance do alho com azeite, ou com shoyu, para comer com a comida, aos poucos, e evitar novas infestações.

    É possível que você esteja anêmica; pode ser bom tomar um fortificante com ferro e complexo B, e comer muitas folhas verdes refogadas - couve, mostarda, chicória, agrião, almeirão etc. Um abraço!

    ResponderExcluir
  59. Oi Sonia , como é saboroso deliciar tantas inteligencias postadas por vc, esse blog esta uma verdadeira escola... gostaria de uma ajudinha... como faço a tintura -mae de losna? ou tenho que mandar manipular? tem alguma dosagem, pois aqui procurei em varios lugares e só encontrei as folhas de losna. obrigada e tenha um otimo 2010......

    ResponderExcluir
  60. A proposito o que significa essa microdose que vc diz em seus livros , seria goticuloas do cha... desculpa a falta de sabedoria...
    bjos

    ResponderExcluir
  61. Oi Sonia, há poucos dias estava lendo sobre variedades de "bichos que dao em gente..." e voce cita a argila como um benefico, mas fui ao mercado e encontrei a argila de varias cores...verde, rosa, branca, qual a mais indicada? abcs.

    ResponderExcluir
  62. Oi, Tati, a tintura-mãe você faz num vidro, se possível escuro: 1/3 de ervas e o restante de álcool de cereais. Tampa, deixa num lugar escuro por 10 dias e já pode começar a usar. Em 30 dias coa e guarda só a tintura.

    A microdose é uma mistura de fitoterápicos muito diluída em água, da qual se pinga na língua 4 gotas, 4 x ao dia. Para atingir os bichos e não as gentes.

    Anônimo: pode ser qualquer argila. As mais comuns são de cor marrom ou verde.

    ResponderExcluir
  63. Sonia, boa noite! gostaria de saber se o coco que vc sugere comer durante um dia para acabar com as tenias é o coco verde ou marrom? ou tanto faz? o leite de coco e o coco ralado tambem ajudariam nesse caso?

    ResponderExcluir
  64. É a polpa do coco seco, de casca marrom; a sugestão não é propriamente minha, é de domínio público. Leite de coco natural e coco ralado natural também ajudam. Sementes de abóbora, idem.

    A grande questão nesse caso é saber se a tênia saiu, porque sua cabeça, que fica grudada no intestino, é mínima, enquanto os proglotes emendados, que são os ovários autofertilizantes, podem chegar a 12 metros. Ver pedaços disso saindo é bom, mas o melhor é encontrar a cabecinha, ou escólex.

    ResponderExcluir
  65. Ola Sonia Hirsch,
    Estive lendo o capítulo Sintomas do Almanaque de Bichos que dão em Gente e percebi q consta na lista o meu problema que pra mim é muito chato e eu nao consigo dormir direito,toda vez q vou dormir "Secreção excessiva de saliva (ptialismo), inclusive dormindo" .
    Gostaria de saber como resolver esse problema?
    Agradecido...

    ResponderExcluir
  66. Que tal pedir ao médico ou farmacêutico um bom vermífugo?

    ResponderExcluir
  67. Sonia, quantos dias de tratamento com o coco é necessario para que a tenia seja eliminada? se apos , a cabeça dela nao for eliminada, o que fazer? deve repetir o tratamento?
    como saber se foi extinta ou nao do organismo?

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde o gyamebil pode ser utilizado no tratamento contra amebas ou só giardias?
    abcs.

    ResponderExcluir
  69. olá sonia,tenho notado que ha algum tempo minha filha fica com o muito parado, parece que ela esta olhando para o nada, isso pode ser um sintoma desses bichos?

    ResponderExcluir
  70. "O Olho" rs desculpa o teclado comeu a palavra.

    ResponderExcluir
  71. Oi, Paula, o Giamebil também deveria resolver as amebas e outros protozoários. É bom repetir a dose depois de 10 nou 15 dias. Mas amebas são muito resistentes a tratamento. O melhor resultado que já tive foi com a ameba homeopática. Em compensação, Giamebil ajuda muito nas emergências diarréicas de qualquer ordem.

    Oi, Luciana, o teclado deve ter um lombrigão faminto lá dentro... Sim, acho que esse olhar muito parado merece uma investigação. Você já leu sobre os outros sintomas de parasitose lá em www.correcotia.com/vermes? E ela tem anemia?

    ResponderExcluir
  72. Oi sonia, nossa entrei lá e detectei outros sintomas que ela apresenta:
    Orelhas e nariz coçando, nariz escorrendo
    Unhas roídas, em mau estado, ou com afundamento no meio da unha do polegar
    Coloração amarelada no branco dos olhos junto ao nariz
    Pupilas sempre dilatadas, principalmente em pessoas de cabelo claro
    criança geralmente tem olheiras e pele seca
    todos esses sintomas reparei que ela tem, será que são quais vermes vc que já tem mais experiencia no assunto rs ,?
    obrigado desde já bjos.

    ResponderExcluir
  73. Oi, Luciana, quase sempre há lombrigas e outros helmintos envolvidos; converse com o pediatra ou farmacêutico para uma orientação. Se depois de tratar e repetir o tratamento alguns sintomas permanecerem, pode ser tênia. Quando há muito intestino solto/preso, a gente pensa em amebas; fezes moles, fedidas, com catarro, falam de giárdia. Abração!

    ResponderExcluir
  74. Olá, Sonia...minha netinha está com olheiras, muito, mas muito irritada, nada faz com que ela fique satisfeita, come pouco e na hora de dormir, grita e se recusa ir para a cama. desconfio de vermes,pois ela não era assim.Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  75. Oi, amiga, acho que a sua desconfiança pode ter fundamento. Não seria bom conversar com o pediatra ou o farmacêutico para pedir um vermífugo? Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  76. olá. gostaria de saber o que faço para perder o medo dos vermes? tenho muito medo de ir ao banheiro fazer as fezes e soltar vermes inteiro.me ajude por favor?
    desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  77. Se você acha que tem vermes, seria bom tomar vermífugo. Aí não vai vê-los sair, porque geralmente se desmancham. Mas também não vai morrer se vir algum sair inteiro, né? Melhor fora do que dentro...

    ResponderExcluir
  78. Cláudia_pará17/01/2010, 15:34

    U-A-U que grandes ensinamentos tive aqui, li cada pergunta e resposta...Não tenho dúvidas. Só passei para dizer: Obrigada Sonia!

    ResponderExcluir
  79. Obrigada a você também, Cláudia!

    ResponderExcluir
  80. Ola Sonia
    Achei muito interessante e util seu blog. Parabens!
    Gostaria de saber como posso usar a creolina como vermifugo. Quanto usar e como? Vc pode me ajudar?

    Desde ja muito obrigada. Um beijo.

    Lucia de Cuiaba-MT

    ResponderExcluir
  81. Oi, Lu, copio para você o endereço de um post que se alonga sobre o tema: http://www.soniahirsch.com/2009/06/almanaque-do-banheiro-vermes-alho-e.html . Espero que te ajude. Se não for o caso, procure conversar com pessoas mais antigas que tenham experimentado. Eu mesma nunca usei e não saberia dizer como usar. Um abração!

    ResponderExcluir
  82. Oi Sônia!
    Fiz o exame e detectou Ascaris Lumbricoides, tomei o remédio e depois de tres dias do uso fui ao banheiro e quando defequei saiu uma lombriga fiquei assustada tenho 31 anos e tive esse parasita criança será que vou ficar defecando essas vermes?? Ou as outras orreram e saiarão pelas fezes fiquei assustada já pensou se eu estiver em algum lugar e uma querer sair??? Vou repetir o remédia dia 30/01/2010 será que há risco de sair mais vivas???

    ResponderExcluir
  83. Oi, amiga, que ótimo você ter descoberto as lombriguinhas e estar tratando. Saírem é o de menos. Pior é ficarem. Provavelmente a segunda dose pegará só as larvas e você não verá nada.

    Isso faz parte da vida e com essa experiência você poderá ajudar outras pessoas a abrirem os olhos para a questão das verminoses. Temos que encarar as coisas de frente, é ou não é? Parabéns, um abração!

    ResponderExcluir
  84. Oi Sonia,

    Sempre tomo vermifugos, pelo mesno 1 vez por ano, mas acho que estou com vermes, pois tenho muita fome e sinto coceira e minha barriga faz muito barulho. Mas tenho medo de tomar remédios de laboratório, pois estou tentando engravidar e posso estar grávida. O que posso tomar para acabar com os vermes? Eliane

    ResponderExcluir
  85. Oi, Eliane, acho que é o caso de verificar o que você realmente tem, até para a gravidez ser saudável. Posso indicar profissionais para exame no Rio, em BH e Campinas. Se você não está em qualquer desses lugares e pode pagar por um bom exame, sugiro procurar o laboratório Helio Copelman, tel 21 2548-0648, e mandar as amostras por sedex 10. Do contrário, poderia procurar algum agente da Pastoral da Saúde que faça o teste bidigital. Não vale a pena se arriscar a tomar o remédio errado. Se houver uma tênia, por exemplo, ou amebas, os tratamentos têm que ser muito bem direcionados.

    ResponderExcluir
  86. ola! sonia amei seu blog.está nota dez. queria uma orientação pois estou um pouco dessesperado, pois eu fui ao medico fiz exame e detectou que tenho lombrigas. eu tomei o remedio mebendazol. mais ainda estou sentindo os sitomas. muitas vezes ponho as maos em minha barriga eu sinto elas se moverem o que eu faço me ajude !

    ResponderExcluir
  87. Oi, Adriano, depois de 10 dias repita a dose. Se continuar sentindo que algo se move, pode ser solitária. Fale com o médico.

    ResponderExcluir
  88. não mais eu fiz exame! eu acho que elas estão resistente ao remedio! o medico disse pra mim tomar o remedio 2 vezes ao dia durante 3 dias consecutivos e repetir apos 21 dias !

    ResponderExcluir
  89. Bom, então faça como o médico mandou, ou telefone para ele falando de seus sintomas e receios. Ele saberá o que dizer.

    ResponderExcluir
  90. Olá, Sônia. Eu fui diagnosticado pelo teste bidigital como tendo um botriocéfalo. Fiz uma dieta consumindo sementes de abóóbora por 5 dias, depois um dia inteiro só comendo côco e no dia seguinte tomei óleo de rícino. Apesar disso, não notei nada de visivelmente diferente nas minhas fezes. Como a tênia é um bichão enorme, estou em dúvida se houve eliminação ou não. Ela deve ficar visível nas fezes? obrigado!

    ResponderExcluir
  91. Oi, amigo, geralmente os bichos se desidratam ou se desmancham, não dá para ver. Convém sempre repetir o teste.

    ResponderExcluir
  92. Ola Sonia a algum tempo tem saido bichinhos nao muito compridos pequenos e esbranquissados do meu anus junto com as fezes estou com muito medo de ir ao medico e ter que fazer alguma cirurgia pois a alguns dias estao saindo sem as fezes em qualquer horario nao so a noite, sera que e tenia,o que devo fazer estou desesperadfa e muito magra e fragil o que seria bom tomar o azeite de alho?
    Parabens pelo blog muito bacana mesmo.

    ResponderExcluir
  93. Oi, amiga, isso não é caso de cirurgia, mas de vermífugos! Quando saem assim é porque há muitos lá dentro e esta é a causa da fraqueza que você sente. Seria bom sim tomar o azeite de alho, mas não suficiente. Acho bom procurar seu médico, ou então um farmacêutico experiente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  94. Olá Sônia eu tenho 12 anos eu fui fazer cocô e saiu um bichinho da cor do cocô e começou a se mecher to com medo de ir lá denovo tipo és estranho o que eu faço :( ?

    ResponderExcluir
  95. sonia, ouvi dizer que existem vermes que dão na pele, fiquei aterrorizada com isso, como que se pega isso? isso existe aqui no brasil?

    ResponderExcluir
  96. Oi, serzinho inteligente de 12 anos, se você tem um pediatra, liga pra ele e pede indicação de um vermífugo, que é um remedinho que mata os vermes e você não vê mais no cocô. Tem que repetir a dose depois de 10 ou 15 dias, porque a primeira não pega tudo. Se não tem pediatra ou isso não é fácil, peça à sua mãe ou seu pai para irem à farmácia conversar com o farmacêutico. E cuidado com açúcar, doces, biscoitos, refrigerantes, iogurtinhos e semelhantes, pois vermes adoram doces. Com leite, adoram mais ainda. ;)

    ResponderExcluir
  97. Vermes na pele? Não, mas nos músculos sim, por exemplo triquina. E em todo o interior do corpo, normais como minhocas na terra. Veja mais em www.correcotia.com/vermes, clique em Pesquisa Escolar. Por outro lado, algumas esquisitices que aparecem na pele, tipo eczema, têm a ver com vermes.

    ResponderExcluir
  98. Desesperada, traumatizada e preocupada!
    Preciso de ajuda!!!
    Faz mto tempo q não tomo remédio para vermes. Mto mesmooooooooooo!!! Era criança e na época só se colocava inteiras. Fiquei traumatizada. Fui ao ginecologista e sem fazer o exame pedi que me receitasse um vermífugo, ele recomendou mebendazol. Minha dúvida é? Será q vou colocá-las inteiras? Existe esse risco, já q estou há mtos anos sem tomar remédio contra elas? Tenho mto medo! Preciso de uma resposta urgente! Qual a melhor fase da lua para tomar o remédio? Obridada!

    ResponderExcluir
  99. Oi, Desesperada, acalme-se porque não é o fim do mundo e todos nós temos vermes. Os vermes só saem inteiros quando a infestação é muito grande, o que é raro em adultos. E os remédios desmancham os vermes, você não vai ver nada. A melhor fase da lua é a minguante. É bom repetir depois de 10 dias.

    ResponderExcluir
  100. Mto obrigada pela informação qrida! Parabéns pelo seu blog, q é tão informativo! Bjs!

    ResponderExcluir
  101. Olá outra vez sonia, sou a mesma que perguntou
    sobre os vermes na pele, você tirou minha duvida
    mais fiquei meio assustada ao ver esse video
    aqui http://www.youtube.com/watch?v=GiHtUFuGgSA&feature=player_embedded

    que mostra um medico tirando vermes do rosto
    de um homem, eu fiquei com bastante medo quando vi, por que eu sismo com qualquer coisa e ja penso que tenho, e com os vermes
    não foi diferente, agora fico meio que 'paranoica' e qualquer pontinho branco que saia na minha pele já entro em desespero! minha vontade é de chorar(¬¬')minha duvida é, vendo este video, voce consegue identificar que
    verme é esse? e como que agente pega ele?
    obrigada desde já, bjo.

    ResponderExcluir
  102. olá sônia adorei seu blog, li tudo a respeito e comigo aconteceu algo parecido. hoje de manhã quando fui ao banheiro coloquei um verme grosso de uns 20cm mais ou menos de comprimento ele era de cor escura e parecia de plástico. no dia anterior quando estava fazendo exercícios abdominais senti uma dor muito forte na parte baixa do abdôme achei que fosse muscular e no outro dia de manhã ele saiu, queria saber se já posso tomar o remédio hoje já estamos na lua minguante? será que meu exesso de peso pode ser por isso?

    ResponderExcluir
  103. o que devo evitar de comer, carboidratos simples, leite e seus derivados, doces, carnes cruas, mais alguma coisa?desde já agradeço

    ResponderExcluir
  104. oi sou eu de novo,o excesso de sono também pode ser um sintoma de vermes? e a minha pele está um pouco oleosa nunca foi assim tenho a pele super boa.

    ResponderExcluir
  105. Oi, Anônima apavorada com os vermes da pele: não sei dizer que vermes são aqueles, nem mesmo se são vermes ou larvas de insetos, como por ex os bernes de mosca, que se pode ver em outros vídeos no youtube. Não quer ter? Use alho na comida, ou faça azeite de alho para colocar na salada, na torrada, no pão; passe óleo virgem de coco na pele, que antimicrobiano; faça máscaras de argila, que neutraliza tudo e é curativa. Se você tem muitas espinhas, beba mais água fresca do filtro, ao acordar, ao longo do dia e antes de deitar. E mantenha o intestino funcionando. Acho que não tem por que ficar com temor exagerado. Tudo é normal.

    Um palpite - imagino que o moço cheio de larvas na pele pode viver ou dormir num ambiente muito sujeito a insetos, e comer de modo a atrair os bichos para sua camadinha de gordura subcutânea. Muita carne de porco, talvez? Sei lá...

    ResponderExcluir
  106. Oi Sonia,sou eu de novo,a Anônima apavorada com os vermes da pele' rsrs, Nossa! MUITO obrigado mesmo.
    você tirou minhas duvidas e me deixou
    bem mais tranquila. Obrigado, muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  107. Oi, querida do verme grande, tudo o que você falou sobre alimentação está correto. O excesso de sono vem sim dos vermes. Outros sintomas, como dificuldade de atenção, também. pode tomar logo o vermífugo; é bom repetir depois de 10 ou 15 dias. Um abraço!

    ResponderExcluir
  108. Olá Sonia,tenho 17 anos e pelo que estou vendo, eu tenho vermes, pois não tomo vermifungos a anos (desde criança na verdade)então tecnicamente estou com
    vermes(eu acho);Mesmo não tenho, estou sismada com tudo que sinto,automaticamente já acho que é por causa do 'suposto' verme mais do que de pressa vou marcar uma consulta com um clinico geral(por que não tenho convenio ou plano de saude)amanhã e pedir exames de fezes pra saber se está tudo bem , por que realmente não quero esperar sair um enoorme
    pra correr pro medico! Minha duvida é, supondo que eu tenha vermes, quando eu me começar a tomar o remedio, os vermes sairão inteiros? ou eu não vou conseguir ve-los?e se eu posso tomar uma dose mais forte (do que o medico receitar) para que pegue todos os 'supostos vermes' de uma vez só e dissolva todos eles? tenho muito medo de que eles saiam inteiros! e topo até tomar medicações a mais. Desde já agradeço, beijos ;*

    ResponderExcluir
  109. perdão pelo erro grotesco:
    quando eu me começar a tomar o remedio;
    eu quis dizer quando eu começar a tomar o remedio;
    ;*

    ResponderExcluir
  110. Oi, querida, o problema é que os exames de fezes não dão nada. O clínico-geral pode analisar os seus sintomas e receitar algum vermífugo, o mesmo que qualquer farmacêutico competente pode te indicar. Você já leu a lista de sintomas em www.correcotia.com/vermes ? Seria bom.

    E eles não saem inteiros quando se toma remédio; desidratam, se esfacelam. Mas isto estamos dizendo dos vermes grandes, visíveis, porque os protozoários como amebas e giárdias são microscópicos, a gente percebe que tem pelas dores abdominais e pela aparência das fezes - muito esfaceladas, em caso de amebas (mas não sempre), moles, fedorentas, amarelas e com catarro (mas não sempre) em caso de giárdia. Os vermes saem inteiros quando há muitos lá dentro.

    Boa sorte e um abração!

    ResponderExcluir
  111. Obrigada, mais sonia, então qual tipo de exame
    posso fazer para descobrir se tenho ou não vermes?

    ResponderExcluir
  112. Se você estiver no Rio, pode fazer o exame no laboratório do dr Helio Copelman. Custa em torno de 250 reais mas dá resultado. Em Campinas e BH posso indicar outro tipo de exame. E a Pastoral da Saúde também pode te ajudar, grátis ou quase.

    ResponderExcluir
  113. Sonia boa noite,
    tenho azeite de alho pronto, industrializado. Vc acha que funciona? Sobre os sintomas, li que até opressão no peito, angústia, e senti isso recentemente, aliado a muito sono, coceira no ânus e sintomas depressivos...

    ResponderExcluir
  114. Tenho uma amiga que até dor nas costas anda sentindo...faz sentido relacionar com verminose?

    ResponderExcluir
  115. Sonia, eu vi você escrevendo para outra anonima que exames de fezes não dão nada, e que o melhor é o exame de laboratorio, mas como é feito? não tem como um clinico geral indicar este tipo de exame? tenho medo de tomar remedio por conta propria contra os vermes, e não ser o remedio certo e os vermes começarem a sair por tudo qualquer lado.[MEDO²]³ o que devo fazer? qual exame posso fazer? não tenho plano de saude e moro no interior do rio de janeiro.
    Do nada eu comecei a pesquisar coisas sobre vermes(por que eu tive uma palestra na faculdade sobre isso) e não sentia nenhum tipo de sintomas, mas de acordo com o que fui pesquisando fui ficando com muito medo, e depois disso comecei a ficar sismada, e comecei a sentir um bolo na minha garganta e fome(mas acho que é normal, quando uma pessoa passa um tempo sem comer sente isso, mas fico sismada) e isso já faz meses, um bolo que não sobe nem desce, mesmo bebendo liquidos e tals, não adianta.Tem como isso ser tudo coisa da minha cabeça? psicologico? e agora acho que tenho vermes, pois eu não tomo vermifugos desde pequena, e fico com medo de ter vermes a muito tempo e quando começar a trata-los eles sairem inteiros, tem algum tipo de medicação forte pra que eu não possa visualiza-los quando for ao banheiro? (se eu tiver), obrigada desde já sonia.

    ResponderExcluir
  116. Oi, Anônima, sugiro que você procure um posto de saúde e converse com o(a) médico(a) a esse respeito. O que eu posso dizer sobre vermes está aqui e em www.correcotia.com/vermes . Um abraço!

    ResponderExcluir
  117. Sonia querida

    Eliminei uns vermes pretinhos, como lagartas de 3 cm cada que se contorciam no chão do chuveiro, fui ficando apavorada, pois compro quase tudo no Mundo Verde no Rio. O problema e que as vezes como na rua, muitas saladas...seria esta a fonte de contaminação?

    Estou aguardando medico pois andam cheios demais, somente no fim do mes consegui uma consulta. enquanto isso tomey Flagyl 3 x dia de 400 mgs. e os bichinhos sumiram, a dor abdominal passou, eu parecia estar gravida de nove meses, me arrastando pela casa de tãocansada...alguem ja teve problema similar ao meu?

    obrigada

    ResponderExcluir
  118. Eu moro e Bras de Pina, no Rio...Sera que o Posto XI na Penha trata de problemas de vermes? e o Hospital da Fiocruz? Esta dificil marcar medicos em planos de saude, os particulares pedem um mes ou mais...enquanto isso os vermes nos devoram...como confiar na agua da Cedae depois de tantas chuvas e de dizerem que as bombas foram afetadas pelos temporais???

    Almoçar na rua no Centro virou pesadelo, as cozinhas são imundas, sera que lavam as verduras??? Provavelmente não...

    ResponderExcluir
  119. Oi, anônima do Flagyl, uma das principais fontes de contaminação é o dinheiro. Comprou biscoitinhos no Mundo Verde, pagou, recebeu troco, abriu o pacote e comeu com outro enorme contaminante, as mãos. Hoje em dia ninguém mais lava as mãos antes de comer, já reparou? Mas os vermes e protozoários passam por nós o tempo todo há 650 milhões de anos. O que decide se vão se instalar é a imunidade do organismo. É bom você se fortalecer, porque o remédio só ajuda, não resolve. Leia mais em www.correcotia.com/vermes . Um abraço!

    ResponderExcluir
  120. Oi, anônima do pesadelo, você conhece os agentes da Pastoral da Saúde? Gosto muito de como diagnosticam e tratam das verminoses, com chás e argila. E as verduras, prefira refogadas. É mais seguro.

    ResponderExcluir
  121. Querida Sonia, parabéns pelo blog e dedicação!
    Li sobre suas dicas do azeite e alho, passarei a adotar.
    Só que gostaria de um remédio forte mesmo p/ matar a solitária, pois desde criança não tomo nada! e tenho uma vida muito desregrada.
    Tenho 35 anos, qual seria o melhor remédio pra tomar?
    vou tomar na lua minguante como vc explicou acima e depois, comer alho cru c/ azeite. Mas queria por favor, essa indicação de qual remédio forte pra matar de vez a solitária.

    Muito, muitíssimo obrigada pela atenção e paciência.
    Deborah Guedes/SP

    ResponderExcluir
  122. Sônia,tenho11 anos e bichinhos brancos saem da minha vagina parecendo mihoquinhas mais minúsculas.Eles causam coceiras e ás vezes atrapalham minhas atividades diárias.
    Obrigada pela ajuda. (:

    ResponderExcluir
  123. Querida, eles saem do ânus. Vivem no intestino, e se estão saindo é porque a infestação é grande. Você precisa tomar um vermífugo. Converse com um médico ou farmacêutico que eles podem te orientar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  124. Oi, Deborah, mas como você sabe que tem solitária? Tem visto pedacinhos nas fezes? Se for o caso, converse com o farmacêutico, ele poderá orientar. E tome bastante sopa de abóbora com cravo-da-índia com o tratamento. Também é muito bom comer coco e sementes de abóbora. Um abraço!

    ResponderExcluir
  125. ola hoje saiu um verme que parecia uma minhoca branca grande e gordinha, isso nunca aconteceu comigo estou coom medo o q fazer???? e te nho uma filhinha de 1 ano e 6 meses que ainda mama ela pode estar tam bem ? gostaria de uma orientação?

    ResponderExcluir
  126. Oi, Vanessa, é bom tomar um vermífugo e repetir depois de 10 a 15 dias. Converse com um médico ou mesmo com o farmacêutico, que poderá orientá-la.

    ResponderExcluir
  127. sonia ontem eu fui ao banheiro com uma leve coceira no anus e quando fui ver tinha pequenas largatinhas brancas..oq seria isso??

    ResponderExcluir
  128. Isso seriam oxiúros, e é bom você tomar um vermífugo. Converse com o farmacêutico, que poderá orientar você.

    ResponderExcluir
  129. Olá, ultimamente tenho esses sintomas
    de coceira no anus e nesse exato momento to sentindo dor como num vai e vem no abdome. e tb tenho sentido algo na garganta, aaah e tb eu sinto que tem algo no meu anûs. sei que é verme já tenho tomado rémedios mais parece q os sintomas sempre voltão e agora voutol com a cocerinha. :( . posso dormir tranquila ?

    ResponderExcluir
  130. Oi Sonia, estou impressionada com seu blog, vou falar dele para todo mundo e maravilhoso. Eu achei ele enquanto proucurava sobre uma possivel parasitose que se hospeda no pancreas. A 3 meses tenho sentido dores nas costas, dor no pancreas(eu achava que era gastrite, pq eu tb tenho gastrite nervosa) e uma dor que arde no lado direito e embaixo da costela(lendo seu blog descobri que pode ser candida), e meus exames de amilase estão todos autos. Ja fiz ultrassom, tomografia e não aparece nada. Ha um mes fui em uma terapeuta que usa a bioenergetica, e ela me falou que e uma parasitose. Você ja ouviu falar alguma coisa sobre isso?
    Obrigada, Jaqueline

    ResponderExcluir
  131. oi Sônia
    qual é a idade para a primeira dose devermifugo para bebês?

    ResponderExcluir
  132. Sobre dosagem para bebês não sei. É sempre bom pedir ao pediatra.

    Jacqueline, é muito importante saber qual parasitose se vai tratar. Qualquer parasita vai a qualquer lugar do corpo e o tratamento varia conforme o sujeito. Amebas, por exemplo, atacam intestinos, fígado, pulmões, cérebro, coração... De modo geral, gosto muito dos diagnósticos bionergéticos. E dos tratamentos suaves, com chás, tinturas e argila.

    Posso fazer duas perguntas, ou melhor, três? A terapeuta te disse o que achou em você? Passou tratamento? Um abraço!

    ResponderExcluir
  133. Oi, anônima do vermes que vão e voltam, você precisa se tratar a sério - e diminuir o consumo de doces e laticínios durante o tratamento, isso é muito importante, bem como repetir os vermífugos depois de 10 ou 15 dias. Usar alho cru na comida, ou azeite de alho. Comer coco e sementes de abóbora sem casca.

    Seria muito bom se você pudesse pagar por um bom exame de fezes para ver exatamente o que há. Ou se consultar com algum agente da Pastoral da Saúde. Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  134. Olá Sonia e a Jaqueline, eu voltei lá ontem e agente fez o teste e são dois tipos de tênias. Ela passou chá de folha de limão, hortelã, santa maria, romã. E deve comer um alho duas veses por dia e comer 6 sementes de abóbora sem casca por dia tb. Eu acho engraçado que os medicos suspeitam de tudo menos de parasitas.

    ResponderExcluir
  135. Ha, e ela passou também argila com cha de cipo mil homens...

    ResponderExcluir
  136. Bom, Jaqueline, então vamos torcer por você! Abração!

    ResponderExcluir
  137. ola sonia eu mim chamo eliana tenho uma filha de 1ano e des meses 1mes depos da sezariana dela começei a sentir uma fluviaçao muito grande,no abidome;logo depos tomei,um vermifugo.iai.cologuei;pela vagina;uns.vermis;miudos;mas.nao.era;oxiurio;ate.hoje.sofro;sentindo.essas.coizas.nu;corpo;min ajuda.estou dezesperada

    ResponderExcluir
  138. Oi, Eliana, os vermes saem pelo ânus. O único jeito de tratar é tomando vermífugos. Se houver Pastoral da Saúde na sua cidade, procure fazer uma consulta. Se não, converse abertamente com o farmacêutico, pois ele pode orientar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  139. guerida sonia por favor procure saber.das;pessoas;se;alguem.ja tevi,essi.tipo.de verme,pos.sinto.elas.futucando,pelo.meu corpo;no.meu nares.nas.costas;cada.pinicada,seka.nao sei mas oque.fazer.sinto.queimor;na.péli;min ajuda;eliana

    ResponderExcluir
  140. querida sonia eu queri saber o que e bom pra pesso que sinte uma do nos estomago o que e bom
    pra essa dor mim der uma dica ai de remédio pra mim ai precisso muito da sua ajuda:rodrigo

    ResponderExcluir
  141. sonia;quanto,os.vermes.sei.que.pareçi.enacreditavel;mas.elis.sairan.pela.vajina,creil.em.deus;que.vou.descobrir.com.sua.ajuda.sinto,tontura.dor.nu.estomogo.fluviaçao;na.vajina;ja.fis.preventivo;sinto.queimor na;cabeça.tontura.minha.barriga.ronca.ate.na.cavidade.das costas,ronca.meus.ouvidos.futucando.meus,olhos;queiman.ate.no.rosto.sinto.min.ajuda.eliana

    ResponderExcluir
  142. Alô, Eliana e Rodrigo, não tenho como dar esse tipo de ajuda. Vocês devem procurar o médico ou o farmacêutico, ou os agentes da Pastoral da Saúde. Um abraço!

    ResponderExcluir
  143. Oi Sonia,

    Tem 2 dias que estou expelindo umas minhocas pequenas e brancas, de forma aleatória. O médico passou um vermífugo que deve ser tomado por 3 dias. O primeiro dia já foi, mas elas continuam a sair do meu corpo. estou bastante apavorada! É assim mesmo? Isso é sinal de que estou bastante infectada? O alho ajuda nessa situação? Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  144. Oi, Beth, fique calma. Isso é assim mesmo. São 3 dias de remédio que você precisa considerar como dias de repouso, de tratamento, de ficar livre de parasitas que te atrapalham. Confie no médico, ele sabe o que está fazendo. beba bastante água. Qualquer chá para fígado e rins ajuda bastante - camomila, dente-de-leão, carqueja, picão, tanchagem, habu, quebra-pedra, panacéia cavalinha. Provavelmente o médico vai receitar nova dose depois de 10 ou 15 dias, para pegar o que não pegou da primeira vez. Você vai ficar boa. Um abração!

    ResponderExcluir
  145. oi sonia,tudo bem,entao meu caso e assim,tem uns vermezinhos pretos bem fininhos que se alojam nos cantos do meu chuveiro,isto e no piso e cantos do box,gostaria de saber da onde eles vem,posso limpar todo dia que tem,e um nojo,nao sei mais o q faser,sera q podes me ajudar,obrigado.

    ResponderExcluir
  146. Oi, Elis, nunca ouvi falar nisso, mas pensei logo em jogar creolina no ralo. Já experimentou?

    ResponderExcluir
  147. oi sonia,
    estou com coçeira típica de oxiuriase a uns 6 dias... tomei a 3 dias pyr-pam(dose unica) e zentel (3 dias)e nao tive melhora... é normal... costuma demorar o efeito?
    obrigado

    ResponderExcluir
  148. Puxa, Marcelo, também acho que essa megadose já dava pra livrar você da coceira. Seriam remédios falsificados? Comprou os dois no mesmo lugar? Mas cuidado para não se intoxicar com muito remédio...

    ResponderExcluir
  149. Olá Sonia gostaria de saber se o alho frito ajuda ou só o azeite de alho? É que eu gosto muito do alho frito se ajudar melhor ainda,Obrigado.

    ResponderExcluir
  150. oi sonia,
    como é importante termos esse tipo de forum, pois hj fui ao proctologista e ele identificou apenas uma dermatite provavelmente por causa do papel higienico e me receitou oncilon... vou fazer o uso e depois escrevo sobre o resultado... nao devemos nunca realizar auto medicaçao... eu sou o exemplo imoral disso...
    abraço

    ResponderExcluir
  151. Flávio, alho frito perde as propriedades. E já reparou que dá mais bafo? Um abraço!

    ResponderExcluir
  152. oi sonia, dei um remedio para vermes as minhas filhas de 1e 6meses,e de 7anos,com quantos dias posso dar uma vitamina para elas?

    ResponderExcluir
  153. Oi, Silvia, mas o que diz o pediatra?

    ResponderExcluir
  154. a mulher que está amamentando um bebê de 1 mês pode tomar vermifugo para oxiurus??

    ResponderExcluir
  155. A melhor maneira de saber isso é conversar com o farmacêutico e ler a bula do remédio.

    ResponderExcluir
  156. Oi SOnia desculpe a minha pergunta, nao sei se é incomveniente mais eu gostaria de saber. Minha avó disse que colocar uma cabelcinha de alho no anus também combate o verme isso é verdade?

    ResponderExcluir
  157. Oi sonia é que tenho 15 anos e eu sentia muitas dor abdominais chegue a acha que era gastrite fiz o exame e não deo nada então a medica me passo um remedio ii falo que eu tinha um tipo de reflusso mais ontem quando fui no banho saiu uma coisa tipo um verme então pisquisei e é igual um verme mesmo e os sintomas batem o que você acha que eu poderia fazer sobre isso ?

    ResponderExcluir
  158. Oi, Anônimo do alho, acho sempre bom seguir conselhos de avó. Não custa experimentar. Acho que pode funcionar bem para vermes que estejam ali no final do intestino, como oxiúros e quem sabe amebas.

    ResponderExcluir
  159. Oi, Anônima de 15 anos, hoje em dia é moda diagnosticarem como refluxo a presença de vermes atrapalhando o estômago. Eu acho que você deveria ir à farmácia, conversar com o farmacêutico, comprar o remédio, tomar e repetir em 10 ou 15 dias.

    E é bom fazer uma dietinha de boca, diminuindo leite, derivados, açúcar, bolo, pão e biscoitos, pois é disso que os vermes mais gostam.

    ResponderExcluir
  160. é isso mesmoo que vou fazer Obrigada ^^

    ResponderExcluir
  161. oi SOnia, sou o anonimo do alho, obrigada pela atenção respondendo minha duvida. Tudo de bom pra vc.

    abraço

    ResponderExcluir
  162. oi tenho uma filha com 10 anos e a 4 anos não toma remedio de vermes tenho medo de dar e sair vermes por tudo de eles se revoltarem e sairem vivos o que faço?

    ResponderExcluir
  163. Oi, anônima, dificilmente saem vivos quando a dose correta do remédio é respeitada. Mas melhor vivos fora dela do que dentro, não?

    ResponderExcluir
  164. Olá Sonia, minha mãe sempre me orientou a dar remédio de vermes para as crianças em mês que não tem 'r', ou seja, maio, junho, julho,e agosto, isso tem fundamento???

    ResponderExcluir
  165. Tem fundamento na sua mãe, ora essa. Não chega?

    ResponderExcluir
  166. Olá Sonia,

    estou aprendendo a cada dia com você, comecei lendo o inhame, passei para candidiase e agora estu aqui. Realmente eu não sabia o que estava acontecendo comigo. Já estou com o telefone da Suzana e vou ligar ainda essa semana, tive um problema com o telefone e não liguei antes, mas foi bom porque passei o dia lendo sobre vermes. Incrível como nós gastamos tanto dinheiro com médicos e convênios e não resolvem nossos problemas. Ninguém nunca me disse que eu podia ter candidíase e nem vermes. Tenho passado por muitos médicos, e para tratar todos os meus sintomas me receitam remédio para dormir, anti-depressivo, para tireóide etcc.. mas ninguém chegou sequer perto do real problema. Estou chocada!!
    Que bom te conhecer, e saber que não estou ficando louca, eu sinto todo esse mal estar e só ouço que eu sou ingrata, que não agradeço a Deus por tudo que tenho, que vivo passando mal, estou sempre com mal estar, pálida, desanimada, sem vigor, engordo e emagreço o tempo todo mesmo sem alterar muito a alimentação, e agora na menopausa, todos dizem é assim mesmo, você não está aceitando essa fase da sua vida.
    É difícil ninguém acreditar que estou mesmo me sentindo muito mal.
    Comecei a comer inhame todos os dias e senti mais ânimo, também uma colher de oléo virgem de coco, uma em jejum e outra antes de deitar. Como o alho picadinho no azeite já algum tempo, mas depois que li no seu blog comecei a comer diáriamente. Mas ultimamente venho sentindo muita ânsia de vômito, diarréias e prisão de ventre alternadas, enjôo diante de algumas comidas que antes eu gostava muito, como feijão.
    Essa semana passei dois dias vomitando muuito e com diarréia, fiquei fraca, mas não observei nas fezes se tinha algum verme. Estou sentindo muita coceira no anus e vagina nesses ultimos 3 dias, e a noite quando tomo o óleo de coco sinto um mal estar na garganta, parece que está me sufocando, as vezes não consigo engolir a saliva. Pensei em tomar o óleo mais cedo e comer alguma coisa em seguida. As vezes é tanto o mal estar que durmo sentada, com várias almofadas pois se me deito fico sufocada. Tudo isso pode ser vermes??
    Vou tentar marcar a Suzana o quanto antes, mas depois de ler tudo que está ai em cima fiquei com medo.
    Sonia, obrigada por esse trabalho lindo que você faz. Eu estava totalmente ignorante quanto ao que estava sentindo.
    Um grande beijo
    Cida Comoti

    ResponderExcluir
  167. Oi, Cida, é bom mesmo tomar uma providência. Pra mim o que você está fazendo mexeu com o que estava quieto. Bola pra frente! Abração!

    ResponderExcluir
  168. Olá Sonia, primeiro gostaria de te parabenizar
    pelo seu blog e dizer que você não tem ideia de como suas dicas nos ajudam. Então, desconfio que minha filha de quinze anos esteja com vermes, eu nunca me preocupei em dar vermifungos pra ela,e hoje sei que estava completamente errada,mas voltando ao assunto, acredito que ela tenha uma tenia, por que ela me disse que uma vez saiu um 'pedacinho' branco nas fezes dela. a questão é, não temos planos de saude e o jeito é depender da saude publica, no caso o posto de saude, tenho medo pedir ao farmaceutico um vermifungo que não seja adequado pra ela e que isso faça com que os vermes se 'agitem' e saiam por todo lugar, ou que saiam inteiros.. vivos, minha filha esta apavorada, existe algum jeito, algum vermifungo que os vermes não saiam inteiros, ou que sejam imperceptiveis quando ela ir ao banheiro? MUITO OBRIGADA,desde já.
    Sandra.

    ResponderExcluir
  169. Oi sonia eu me chamo julie e tenho 12 anos
    eu não tenho diarreia, mas tenho coceira no anus e na vagina, e quando eu cago eu olho o meu coco e esses dias atras eu vi um bichinho no meu coco, era bem pequeno, branco, tinha mais ou menos 1 centimetro. Tem mais ou menos 1 ou 2 anos que na maioria das vezez que antes de eu dormir eu cinto coceira no anus ou na vagina e eu fui coçar e quando eu tirei a minha mão la onde eu tava coçando eu vi o bichinho(verme) no meu dedo.
    Por favor me ajude, eu não falei nada para os meus pais, por que tenho medo de ter que fazer uma cirurgia.
    me ajude eu estou desesperada

    ResponderExcluir
  170. ha e sonia que exame eu devo fazer para saber se eu tenho vermes, e esses bichinhos que estao saindo pela minha vagina e pelo anus como se chama? eu devo contar para os meus pais sobre isso? ha e hoje dia 23 de abril eu caguei e fui olhar o meu coco e tinha muitos bichinhos. que remedio eu devo tomar para acabar com esses bichinhos(vermes)? e se tiver vermes e tomar um remedio, o remedio vai acabar com os vermes? e os bichinhos(vermes)sao parasitas?
    espero que me responda o mais rapido possivel
    e serei muito grata se puder me ajudar

    ResponderExcluir
  171. Oi, Sandra, de fato pode haver a chamada "fuga de lombrigas" quando a dose do remédio é fraca ou o remédio é inadequado, mas isso faz parte da vida e ninguém morre por elas saírem - mas por ficarem, sim. Por isso a indicação é sempre começar pelas lombrigas, dando um vermífugo tipo Licor de Cacau Xavier ou outro semelhante, repetir depois de 10 dias, aí partir para o combate à tênia. Os remédios geralmente desmancham os vermes ou desidratam. O azeite de alho é bom nessas horas. Vou postar algumas dicas de vermifugação assim que puder. Mas converse com um bom farmacêutico porque ele pode ajudar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  172. Oi, Juh, pelo jeito você tem vermezinhos chamados oxiúros. Eles saem do ânus e ficam passeando. A coceira no ânus é porque a mamãe deles põe os ovos nas preguinhas. A coceira na vagina pode ser causada por eles ou por candidíase, veja se está com algum corrimento branco porque aí tem que tratar a candidíase também.

    Oxiúros são vermes e vermes são parasitas.

    Para os oxiúros você pode pedir ao farmacêutico que te oriente quanto ao remédio, tomar e repetir em 10 ou 15 dias. Ou fazer em casa uma receita da Susana Ayres que dá muito certo: sabe hortelã da horta? Vende na feira, na mercearia. Pegue um maço e bata no liquidificador com um pouco de água, coe e tome em jejum, 7 dias. O alívio é muito rápido.

    Importante: quando você se coça, os ovinhos ficam nas unhas. Se puser a mão na boca, você engole os ovinhos e eles vão produzir mais oxiúros. Tem que lavar sempre as mãos, escovar as unhas pra mantê-las bem limpinhas e ferver os lençóis e as calcinhas.

    Claro que você deve contar para seus pais. Não tem nada a ver com cirurgia, querida. É uma coisa simples que todo mundo tem uma vez ou outra.

    O que vai ajudar muito é você evitar doces, leite e laticínios, além de outros porcaritos e belisquetes que só alimentam os vermes. Coma comida de verdade, com bastante verdura, pra se fortalecer. Beijo!

    ResponderExcluir
  173. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  174. Fofa, quanto mais açúcar você tiver no sangue, mais os vermes vão gostar de você lá dentro. Refrigerante é água, açúcar e um monte de químicas. Não dá pra tomar limonada? Beijo!

    ResponderExcluir
  175. sim eu vou tomar limonada, mais ajuda?

    ResponderExcluir
  176. Ah, e quando você falou se tiver algum corrimenteo branco, pode me explicar melhor?

    ResponderExcluir
  177. Oi, Juh, ajuda porque o limão faz bem, mais ainda se for só água com umas gotas de limão para não ficar muito azedo e você não ter que colocar açúcar. Mas também ajuda porque não será refri.

    O corrimento vaginal branco, com aspecto de leite talhado, se chama monília. Costuma dar muita coceira na vagina. E também melhora muito quando a gente evita coisas doces e muito pão, bolo, biscoito.

    ResponderExcluir
  178. E se eu comer comidas salgadas, ajuda? Por que não vai ser açucar...

    ResponderExcluir
  179. Comida de panela, com legumes e verduras, ajuda.

    ResponderExcluir
  180. Ok. Eu comi lasanha no almoço hoje, tem algum problema em comer massa, presunto ou mussarela?

    Meu pai falou que eu posso tomar refrigerante a vontade, mas sem exagero e que não tinha nada a ver eu deixar de tomar porque semana que vem minha mãe vai comprar um remedio para vermes, para ela, eu e meu pai tomarmos.
    Tem algum problema se eu tomar refrigerante até semana que vem, que eu vou tomar o remedio?

    O nome do remedio é Albendazol. Ele vai ajudar a combater os oxiúros?

    ResponderExcluir
  181. Abendazol vai combater os oxiúros, entre outros.

    Você já leu o que eu escrevi em www.correcotia.com/vermes?

    ResponderExcluir
  182. Eu li sobre os sintomas de vermes, mas vou ler sobre isso também.
    Eu queria saber por que os vermes saem de noite quando eu vou dormir?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  183. Juh, são só os oxiúros que saem à noite. A mãe já põe os ovinhos nas preguinhas do ânus pra facilitar a vidinha deles. Os outros vermes não saem. Beijo, boa semana, bom Albendazol - e não esqueça de pedir pra repetir a dose 10 dias depois, pra pegar as larvinhas. Beijo.

    ResponderExcluir
  184. Boa semana para você também! Beijo.

    ResponderExcluir
  185. Oi Sonia, tem ou existe algum tipo de erva que destrua os vermes? tenho 14 anos, e nunca tomei remedio pra vermes, mas como eu estou fora do peso eu tomo um remedio diuretico, a base só de ervas, será que isso pode de alguma forma ajudar contra os vermes?
    eu estou morrendo de medo, tenho muito medo de ter a tenia e de ela sair de mim inteira ou acontecer que nem eu vejo muita gente falando aí que fica pendurada e tem que puxar e não sei o que fazer, to com muito medo sonia, que dica você pode me dar?!

    ResponderExcluir
  186. Oi, querida, todo mundo pode ter vermes, e pra combatê-los existem os vermífugos. Várias ervas combatem os vermes. Se você está acima do peso, fazendo tratamento com ervas, o mesmo profissional que está orientando você poderia receitar alguns fitoterápicos vermófugos, à base de losna e erva-de-santa-maria, por exemplo. Alho também combate os vermes.

    ResponderExcluir
  187. Digo, fitoterápicos vermífugos.

    ResponderExcluir
  188. Oi sonia eu queria saber o que acontece com os vermes quando a pessoa toma o remedio adequado?

    ResponderExcluir
  189. Juh, não sei o que aconteceu que todos os comentários de abril e a maioria de março sumiram do post. Serão as forças do mal contra a vermifugação das massas???

    De todo modo, recebi seu último comentário por email com a pergunta sobre o que acontece com os vermes quando se toma o remédio na dose apropriada. Resposta: eles se desmancham. Beijo.

    ResponderExcluir
  190. Obrigado pela resposta!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  191. Ueba, voltaram os comentários. Como os vermes: vão... e voltam... :-)

    ResponderExcluir
  192. Oi sonia, antes de mais nada quero dizer que seu blog está de parabéns. Então, eu estou fazendo um trabalho escolar, sobre os vermes,e pesquisando, não consegui achar a resposta pra essa pergunta, talvez você possa me ajudar (;
    Solitária, tenia, lombriga, são a mesma coisa?
    se não, qual delas é a pior e qual causa mais complicações ao ser humano?
    Espero sua resposta. Obrigado

    ResponderExcluir
  193. Oi sonia, meu nome é Ana clara e eu tenho 13 anos, estou com muito medo de ter vermes, mesmo não sentindo nenhum sintoma descrito na sua pagina http://correcotia.com/vermes/sintomas.htm
    hoje quando fui no banheiro, saiu uns negocinhos brancos nas minhas fezes, quando olhei mais de perto, era como se fosse um catarro, dá vergonha dizer,e não sei explicar, isso pode ser um verme??? ou alguma caracteristica de um?? ou pior a tenia? estou com muito medo, não sei o que fazer, tenho medo de ter a tenia que dizem que é a pior, e ela sair inteira de mim, por favor, me ajuda, oq devo fazer? exame de fezes irá dizer ao certo oq eu tenho?
    Já agradeço desde já Sonia
    Ana.

    ResponderExcluir
  194. Oi, Bryan, os vermes são classificados em 3 tipos: nematódeos, que são redondos como as lombrigas; platelmintos cestódeos, que são achatados como as solitárias ou tênias (um é nome popular, outro científico); e tremadódeos, com formatos diversos. Tudo isso e mais você encontra explicadinho dentro do item PESQUISA ESCOLAR em www.correcotia.com/vermes, tênias especificamente em http://correcotia.com/vermes/pesquisa/capitulo14.htm e lombrigas em http://correcotia.com/vermes/pesquisa/capitulo12.htm .

    Qual é pior? Eu acho que é a tênia. Mas uma grande infestação de lombrigas também pode ser muito ruim.

    ResponderExcluir
  195. Oi, Ana, se parecia catarro é mais provável que seja catarro mesmo, é comum ele sair pelas fezes quando se toma sorvete, ou se come muito queijo. E que bom que sai.

    Se um dia você puser um verme inteiro para fora, pegue correndo uma câmera e fotografe para saber o que é. A tênia dificilmente sai inteira - ela põe pra fora uns pedacinhos brancos retangulares chamados proglotes que são bolsinhas de ovos. Se isso um dia aparecer, você deverá tomar remédio contra tênia. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  196. oi sonia, adorei seu blog, q por um acaso entrei e vi, era tudo q eu estava querendo.
    bem faz uns 3 dias que quando vou ao banheiro, noto em minhas fezes uns pedaços de "vermes" grudadas a elas, tipo meio amarelas e fezes escuras (marrons) e tbem como se tivesse sangue, notei tbem q na minha garganta fica um encomodo tipo se tivesse algo subindo e eu n deixando sair...
    me ajudeeeeeee estou apavorada..
    esta c dois meses q tomei ascaridil e ate q melhorei, e qdo tomei saiu uma lonbriga tipo media mais nem quis ver a cor, era o q eu temei e aconteceu..
    nao faço minhas necessidades direito eu tenho prisao de ventre e sempre qdo como eu fico rapidamente cheia, minha barriga esta todo tempo tipo como estivesse enchada...
    me ajudee o q eu faço???

    ResponderExcluir
  197. Querida, procure um médico ou farmacêutico que possa ajudar você a se tratar direito. Pela descrição dos sintomas, pode ser solitária - se os pedaços que você vê foram chatinhos, com certeza é. O pessoal da Pastoral da Saúde trabalha muito bem com vermes. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  198. obrigado..
    mais eu n observei q eram pedacinhos, eram inteiras mais bem pequenas, diferentes daquelas q dar no anus.
    agora acho pq minha barriga fica inchada, deve ser p causa da prisão de ventre, tem semana q eu fico ate 5 dias sem defecar..
    bjuss

    ResponderExcluir
  199. OI sONIA, POR AACASO EU ESTAVA PESQUISANDO SOBRE VERMIFUGOS POLIVALENTES E DEPAREI COM SEU BLOG aMEI.vC ESTA DE PARABENS POR DEDICAR SEU TEMPO AJUDANDO OUTRAS PESSOAS. vOU ME BENEFICIAR MUITO DA SUA ORIENTAÇAO E PASSAR ADIANTE. nAO PARE, dEUS TE RECOMPENSARÁ.

    ResponderExcluir
  200. Sônia, só Deus mesmo pra te recompensar, pois vejo o quanto nos ajuda (sério mesmo)!!!

    Bom... após ler o que vc postou sobre vermes e de ler todos os comentários algumas dúvidas ficaram pairando sobre a minha cabeça (e acredito que de algumas pessoas também).

    Vc disse, em seu site "Corre Cutia", que vermes e protozoários também favorecem muito a propagação da cândida.

    Infelizmente (e acredito que o mesmo ocorra com muitas leitoras como eu, que também sofrem de candidíase) tenho poucos recursos para procurar mais detalhadamente se tenho vermes e protozoários e as espécies dos mesmos.

    Assim, diante da impossibilidade em saber se realmente sofro desses "bichinhos" e devido a presença constante de cândida, vou começar a fazer os tratamentos naturais tão amplamente divulgados nesta página (se não os tiver melhor e se tiver o tratamento natural mal não vai fazer).

    Bom... porém algumas dúvidas ficaram pendentes e agradeceria muito em receber a sua ajuda:

    1- Como não sei o que tenho poderia associar, tudo ao mesmo tempo, os tratamentos do azeite com alho, suco de hortelã, losna, semente de abóbora e coco? Todos esses métodos associados seriam suficientes para matar todos os tipos de vermes e protozoários?

    2- Mesmo com todos esses tratamentos naturais ainda assim é necessário um vermífugo?

    3- Poderia me aconselhar um vermífugo que conseguisse combater todos eles (se é se isso existe)?

    4- Qual seria a frequência de se tomar vermífugos para previnir a ocorrência desses "bichinhos"? Uma vez por ano seria ideal? Tomando sempre azeite com alho seria suficiente para ajudar na prevenção?

    5- O que é vermífugo polivalente? É o que serve pra tudo?

    6- Ascaridel ou giamebil? Algum desses seria mais completo que o outro no sentido de atuar sobre o maior número de "desgraçadinhos"?

    7- Em vez do consumo do coco poderia utilizar o óleo de coco?

    8- Um vermífugo serve tanto para vermes, protozoários, amebas e giárgias?

    Mais uma vez, digo que somente Deus pode te pagar mesmo, pois acredito que mesmo te agradecendo isso não seria suficiente para equivaler a ajuda dada!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir