quinta-feira, 28 de maio de 2009

A cúrcuma como meio de vida




Gente, existe um blog só da cúrcuma, ou açafrão! Tirei de lá:

"O município de Mara Rosa em Goiás é considerado a capital do açafrão por responder por cerca de 90% da produção goiana e abrigar aproximadamente 200 produtores trabalhando sob a forma de agricultura familiar, além de algumas empresas intermediadoras da comercialização da cúrcuma.

A Cooperativa dos Produtores de Açafrão de Mara Rosa – Cooperaçafrão foi criada em 2003, com a finalidade de organizar e propiciar o caráter empresarial da comunidade produtora de açafrão do município de Mara Rosa, predominantemente integrantes do sistema de agricultura familiar, de forma a proporcionar melhoria das condições de vida de seus participantes e famílias. Fundada por 23 produtores, busca constituir infra-estrutura para início de atividades organizadas capazes de alcançar benefícios às demais famílias produtoras.

A perspectiva é a mudança da realidade produtiva local, ou seja, romper o círculo vicioso da produção de açafrão contido no domínio de poucos intermediários a persistir explorando, pela centralização da comercialização, as riquezas no município."

Quem quiser comprar essa nacionalíssima e puríssima cúrcuma em pó deve fazer contato através do blog. E tem mais: só leva adubo orgânico.

Se quiser plantar em casa, em vaso ou no jardim, por esta época começam a aparecer na feira os rizominhas amarelos frescos. Basta enfiar na terra.

36 comentários:

  1. Querida Sonia, obrigada por abrir este espaço para divulgarmos o açafrão de Mara Rosa - GO. Valeu! A Cooperaçafrão sente-se honrada em contar com pessoas ilustres com você. E não se esqueça, quaisquer dúvidas pode nos enviar um e-mail ou postar no nosso blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Alô Leide, da Coperaçafrão: explica para nós o que é isso de que a cúrcuma só dá flor quando fica estressada? Outra pergunta: a flor é sempre branca?

    ResponderExcluir
  3. Desculpa, houve um equívoco de interpretação: o "estresse" é figurado. É que para a planta florescer ela tem que encontrar ambiente favorável e isso nem sempre acontece com todas.
    E a coloração da flor principal geralmente é branca pequeninas amarelas (conforme a foto acima) mas, ocorre, com menos frequência de ser amarelada a flor principal.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ah, bom! Eu tinha entendido o contrário. Então vou corrigir o post. Valeu! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. paulocésare30/05/2009, 01:31

    Salve, Sônia Hirsh! Parece que a cúrcuma vem ganhando mais notoriedade na mídia, que bom. Hoje, por exemplo, o Globo repórter, numa daquelas manjadas matérias sobre saúde e alimentação (manjadas mas sempre benvindas!)tratou das pesquisas sobre esse tópico na França. A cúrcuma ganhou destaque entre os alimentos (no caso das ervas) mais respeitados no combate ao câncer. A dica bacana: para potencializar o efeito benéfico da cúrcuma no nosso organismo disseram que o ideal é misturar a cúrcuma em pó com a pimenta preta moída no azeite, e usar essa mistura para temperar saladas. Deve ficar interessante.
    BeijOM, paulo.

    ResponderExcluir
  6. ACÚRCUMA É A MESA COISA QUE O AÇAFRÃO?

    ResponderExcluir
  7. Só que nem todo mundo pode comer pimenta, né? ;-) Essa discussão já rolou no blog, ver comentários em http://www.soniahirsch.com/2009/04/curcuma-ou-acafrao-da-terra-todo-dia.html

    Cúrcuma e açafrão-da-terra são a mesma coisa. Açafrão, sozinho, se refere a uma flor cujos estames, caríssimos, são um tempero delicioso que também deixa o arroz amarelo, ver no mesmo link.

    ResponderExcluir
  8. paulocésare31/05/2009, 00:42

    Salve, Sônia! Eu havia lido o texto aqui no blog mas não me lembrei de acompanhar os comentários posteriores, por isso não sabia que o tema já havia sido discutido anteriormente. Valeu! Saludos, pcésare.

    ResponderExcluir
  9. Miha sobrinha está com cancer no intestino e por isso estou pesquisando tudo sobre isso. Saiu uma reportagem na Revista Epoca sobre a CURCUMA. Coloque no Google...
    cancer curcuma David que voces pegam a reportagem. Agora estou procurando onde comprar e caí aqui. Obrigada. Maria do Rio de Janeiro.

    "Contra o câncer: alho, chá verde e cúrcuma"
    David Servan-Schreiber, neurologista francês autor do best seller 'Anticâncer', defende a alimentação como uma forma de prevenção da doença e fala sobre as descobertas das últimas pesquisas sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  10. Vc tem indicação de alguém possa vender o tubérculo da cúrcuma para plantá-la?
    Grato
    rodrigo
    lemedias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rodrigo, você pode dar uma olha nas feiras-livres ou entrar em contato com a Cooperaçafrão, link na primeira linha do post.

    ResponderExcluir
  12. Em tempo: não é tubérculo, é rizoma.

    ResponderExcluir
  13. gostaria de saber se curcuma é o mesmo açafrão que colocamos no arroz?

    ResponderExcluir
  14. Depende do que exatamente colocamos no arroz. Por antiguidade, o nome açafrão se refere aos cabelinhos de uma flor, filamentos de 1 ou 2 cm, que dão perfume ao arroz e uma tonalidade amarelada.

    Também chamamos de açafrão um primo do gengibre, que também perfuma e dá um tom amarelo ao arroz. É ele que tinge as roupas amarelas dos monges budistas. E as mãos de quem o rala.

    Como seu nome latino é Curcuma longa, ganhou os nomes cúrcuma e açafrão da terra.

    Mais sobre cúrcuma nas postagens de abril.

    ResponderExcluir
  15. olá Sonia
    Fiquei interessada em comprar curcuma em pó nacional, depois de asiistir o Sem Censurs de hoje. Como faço para comprar?
    Um abraço, Ana Lucia C.Martins
    analuciacmartins@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Ana Lucia,
    a cúrcuma dá bem em solo brasileiro, por isso acredito que a maior parte do pó que é vendido nas feiras seja nacional. Você pode comprar direto da Cooperaçafrão entrando no blog deles: http://cooperacafrao.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber com adquirir a cúrcuma. Moro em Maceió - Al. Já procurei em alguns lugares e não encontrei. Dário - dariojtg@hotmail.com. Grato

    ResponderExcluir
  18. Oi, Dário, que tal acessar o blog da Cooperaçafrão e comprar direto deles? http://cooperacafrao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Boa Noite Sonia,

    trabalho em uma distribuidora e gostaria de saber como faço p/ comprar curcuma da cooperativa.
    meu email edith-medeiros@hotmail.com

    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. Oi, Edith, entre no blog deles e faça contato: http://cooperacafrao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. O telefones de contato:
    62 - 3366-2045
    62 - 9965-2030

    ResponderExcluir
  22. Olá Sonia, ganhei alguns rizomas de curcuma e o amigo que me deu, faz um chã de algumas fatias fervidas junto com uma ponta de pimenta dedo de moça fresca, disse que reduz colesterol, vc pode me dar a tua opiniaõ?

    nancy
    meu e-mail: nancy@reativa.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Nancy, não posso dar opinião porque não sei se isso funciona. Mas usar a cúrcuma como tempero, funciona. Usar óleo virgem de coco diariamente também ajuda a normalizar o colesterol.

    ResponderExcluir
  24. Sonia que espetáculo teu blog. Sou uma dona de casa, e tenho todo interesse em aprender tudo que tiver qualidade. As vezes passeando pelos blogs descubro maravilhas. Uso tudo que aprendo em casa, para minha família e meus amigos.Serei uma frequentadora assídua de teu blog.
    Adorei.
    Tenhas um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  25. Ai, Mariza, aquela receita de bolo de chocolate Reine de Saba, no teu blog, me deixou quase transtornada... Deve ser muito bom. Vou me dar de presente de aniversário. E o legal é que não leva leite. Adorei! Volte sempre! Beijos :-)

    ResponderExcluir
  26. Quero comprar a curcuma purissima do Goiás . Como fazer?

    ResponderExcluir
  27. Entre em contato com a Cooperativa, veja os links lá em cima.

    ResponderExcluir
  28. No link da cooperativa não tem como entrar em contato. Sou portadora de aterosclerose periférica e me aconselharam a comer curcuma.

    ResponderExcluir
  29. Claro que tem: "Vendemos qualquer quantidade e fazemos ótimos negócios. Contato: 62 - 3366-2045
    62 - 9965-2030 ". Pelo jeito, é só por telefone.

    ResponderExcluir
  30. Sônia, bom dia, sou aluna de hotelaria no Instituto Federal de Goiás e meu TCC será sobre o açafrão (curcuma) de Mara Rosa.
    Já tenho muito mterial à respeito, caso necessitem de mais alguma informaçãoposso conseguir. Um abraço

    ResponderExcluir
  31. Oi, Luciane, passa pra nós as informações que você achar interessantes, vamos gostar muito. E parabéns pela escolha do TCC! Um abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  32. Boa tarde!!
    Sempre tive problemas com sinusite! Fiz vários tipos de tratamento e a maioria em vão!
    Até que um amigo me indicou a Cúrcuma! Comecei a utilizá-la e obtive um ótimo resultado!
    Pesquisei muito antes de comprar e achei vários sites interessantes, entre eles achei este que passo o link. Nele existe explicação de várias ervas!

    http://www.oficinadeervas.com.br/detalhe.php?id_produto=19&p=curcuma

    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Fui lá, o site é bacaninha mesmo. E a cúrcuma é o máximo!

    ResponderExcluir
  34. quero saber como faco para comprar, estas iguarias indianas, curcuma,cardamomo,garan masala, onde posso,encontrar por favor me passe alguma dica ou site etc.. obrigada duda

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.