quinta-feira, 4 de junho de 2009

Almanaque do Banheiro - Vermes, alho e creosoto


Recebo da leitora Kate, lá nos comentários sobre vermes, uma boa pergunta: Será que o molho de alho que compramos pronto funciona contra os vermes? E Creolina?

Trago também para cá a resposta:

Oi, Kate, o molho de alho pronto que eu conheço tem mais vinagre do que alho, e vinagre é para usar pouco, de boa qualidade e bem. Se não, melhor limão.

Se você quer algo com alho para colocar na comida, sugiro azeite de alho: num vidro, se possível escuro, coloque dentes de alho descascados preenchendo 1/3 e complete com azeite extravirgem. Deixe no fundo do armário durante 30 dias, coe e desfrute.

Também pode deixar o alho picadinho de molho no shoyu durante a noite e consumir no dia seguinte.

Ou simplesmente amassar o alho cru e misturar com azeite.

A creolina é um produto químico que inclui um tipo de creosoto. Funciona como desinfetante de uso externo. Conheço duas formas populares de seu uso contra vermes: há quem misture uma colherinha na água e beba; há quem pingue na farinha de mandioca e cada gota vira uma pílula; não recomendo.

Mais adequadas para uso interno, existem no Brasil as pílulas de creosoto Monte Serrat, feitas com creosoto de faia, que entre outras coisas são expectorantes, e nas farmácias japonesas se encontra o Seirogan, outra fórmula com creosoto, usadíssima quando há algum problema de estômago e intestino. Como intestino e pulmões funcionam juntos, e como muitas vezes os vermes que se desenvolvem no intestino fazem seu ciclo através dos pulmões, tratar de um ajuda o outro.

Lembrei agora dos versinhos que lia no bonde:

Veja, ilustre passageiro,
O tipo belo e faceiro
Que tem o senhor a seu lado
E no entanto acredite
Quase morreu de bronquite
Salvou-o o Rum Creosotado!

207 comentários:

  1. Esses versinhos também fizeram parte de minha infância no bonde de Santos... :-) Dei muita risada agora, Sonia.
    Abraços,
    Sônia

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que tinha gente que tomava creolina. Pra mim, só servia pra limpar o quintal... Minha avó usava e dizia que o cachorro do vizinho nunca mais ia pro nosso quintal fazer xixi... (rs)

    ResponderExcluir
  3. Eu também não sabia. Quando lancei o Almanaque de Bichos que dão em Gente e comecei a viajar, dando palestras em torno do tema, é que fiquei sabendo o que se faz por aí.

    À primeira vista, tomar gotas de creolina parece uma barbaridade. Mas nunca soube que alguém tenha morrido disso. Tomei e, tirando um gostinho desagradável lá no fundo, não senti nada demais. Diante das quimioterapias, é light.

    Acho que creolina também não deve fazer bem à flora intestinal desejável. Para matar a indesejável, geralmente dominada por bactérias de putrefação e muitos fermentos, mata-se tudo. Péssima ideia. Nem tudo o que é ruim morre, e a flora não se reconstitui com facilidade se não tiver muita ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Eu ja usei creolina para matar vermes, da seguinte forma.Primeiro dia,uma gotinha num copo de leite,segundo dia,duas gotinhas e terceiro tres.Para crianças ate 12 anos,metade da dose.Relmente tem um gostinho bem ruin.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma história com a creolina que posso afirmar que aconteceu realmente, pois eu mesma fiz parte, ninguém me contou:
    A cachorrinha de minha vizinha estava com parvovirose, já evacuando sangue por todo o quintal. Um outro cachorro dela havia morrido havia pouco tempo com a doença, apesar de ter sido medicado pelo veterinário. Um sitiante disse para darmos creolina (de farmácia), três gotas em uma colherinha de leite por três dias. Como não tínhamos nada a perder, pelo estágio da doença, fizemos o que ele indicou. Ela tomava e esperneava, de tão ruim.
    No terceiro dia, à noite, ela estava deitada, largadinha, não comia mais nada nem bebia. Nem íamos dar a terceira dose achando que não estava resolvendo nada. Ela nem esperneou. No dia seguinte, umas sete horas da manhã, minha vizinha me chamou, e eu pensei que fosse para dizer qua a cachorrinha estava morta. Incrivelmente, fui à casa dela a a cachorra estava comendo, sã e salva! Até hoje nos impressionamos com este fato.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marister, que história ótima! E ilustra bem a ideia de que os vírus, coisicas sem autonomia que precisariam ser muito mais do que são para fazerem o que dizem que fazem, são fragmentos de coisas maiores, sensíveis à creolina, que desinfeta o ambiente e expulsa parasitas. Adorei! Abração :-)

    ResponderExcluir
  7. Oi Sônia, eu novamente! Li o teu ótimo "Almanaque" e confesso que dá vontade de sair fazendo todas as receitas que você indica e ficar esperando pra ver os bichinhos saindo correndo. Como MUITO alho e sempre me achei muito protegida contra os parasitas, mas agora estou achando que devo estar infestadíssima.

    Assim sendo, agoniada como estou para fazer uma mega vermifugação (até porque como lido muito com cães, inclusive de rua), as opções são tantas que fiquei sem saber pra que lado correr. Qual dos tratamentos indicarias como o mais completo (no sentido de eliminar todos os vermezitos possíveis e imagináveis)? O tratamento da dra. Hulda? Já escrevi pra minha farmacêutica de confiança perguntando se ela tem as 3 substâncias necessárias.
    E qto à fortificação do fígado? Tem que fazer antes, né? Queria aproveitar a lua minguante que está chegando...

    Adotei uma cadela adulta e ela está com sangue nas fezes (vi hoje). Achei um material interessante sobre Mentha crispa L., conheces?
    Caso te interesses em dar uma olhada, o link é o http://www.sovergs.com.br/conbravet2008/anais/cd/resumos/R0185-2.pdf
    O que será que posso dar pra fortificar o fígado da bichinha também?

    Grande abraço e ótima semana, aguardo ansiosa teu comentário porque estou a um passo de sair comendo arroz cru, semente de abóbora, bebendo água de argila, tudo ao mesmo tempo, hehehe.

    ResponderExcluir
  8. O nome do fitoterápico é Giamebil xarope ( http://www.medicinanet.com.br/bula/98/giamebil.htm )

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana Corina, se a imunidade é boa a gente dá conta de abrigar alguns parasitas de um tipo ou outro numa boa. O Hannemann diz inclusive que é bom ter alguns. Já uns 20 ou 30 dão sintomas e tem que tratar. E algumas conjunções, por ex tênia, lombriga e ameba, chegam a dar surto psicótico.

    Acho o tratamento da dra Clark muito truculento. Estou me tratando novamente de amebas com homeopatia, Ameba 30 DH, 2 tabletes 2 x por dia, e achando muito bom.

    Para giárdia gosto de água de argila - à noite você dissolve 1 colher (sopa) de argila num copo de água filtrada, de manhã ela estará depositada no fundo, bebe-se só a água, em jejum, durante 9 dias. Adoro Giamebil (Mentha crispa), levo comigo nas viagens e tomo se as fezes ficarem molengas, amarelas e fedorentas, sintoma de giárdia, eca. Que papo o nosso, hem? Mas dou preferência a comprimidos pq o xarope tem açúcar. Pros bichos é muito melhor comprimido. Vale tb quando os intestinos ficam quentes devido a alimentação imprópria. Mas argila tb é 10.

    Para proteger o fígado o mais recomendado é cardo mariano, Silibum marianum, que vc pode pedir por manipulação com cápsulas de 100 mg. Tem homeopático tb. Na farmácia é Legalon ou Silimalon.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  10. MUITO obrigada! A aguinha de argila estava na lista, pq ontem corri pro teu livro depois que descobri o sangue nas fezes da filha peluda. Difícil vai ser dar a água argilada p ela tbém, mas me viro. E na minha farmácia 'do coração' eles não têm nenhuma das cápsulas da Hulda... Muito obrigada mesmo, depois te conto. Como mãe de cachorro, não tenho nojo de fezes e afins e confesso que vivo de olho nas minhas, hehehe. Novamente, MUITO obrigada! Super abraço!

    ResponderExcluir
  11. Ainda bem que não sou só eu que gosto de um papinho nojento... ;-)

    Sugestão: bota água argilada pra todos e dá o Giamebil pra ela. A gata de uma amiga minha, já com 16 anos, tinha um sangramento nas fezes como o que você descreve. A melhora com o Giamebil foi quase instantânea.

    ResponderExcluir
  12. Oi... Desculpa te incomodar, mas estou até desanimada, não se acha NADA nessa cidade, arf!

    Pra ficar fácil, as dúvidas agora são:
    - Giamebil, só sob encomenda (e ainda assim "talvez venha"). Daí tem caixa com 6 comprimidos e na net achei a bula que diz ser 1 comp. 2x/dia durante 3 dias (o q daria o ttmento completo 1cx). Tomas assim tbém ou faço diferente?
    - Ameba 30DH em tabletes ñ tem em canto nenhum, mas a Galência tem a 31DH. Pode ser? Tomo 2 tabletes 2x/dia como vc, mas por qtos dias?
    - O cardo só achei pronto, o tal do Legalon, q tem comp. de 140mg. Pode ser? Por qto tempo? Em qual dosagem?

    JESUS, MANDA A CONTA E O PREÇO DA CONSULTA, né? Desculpa incomodar, mas ainda não achei um médico q siga a tua linha de pensamento aqui em Floripa. Estou com um sangramento misterioso na urina que está me dando anemia, já fiz exames p câncer etc. e deu tudo negativo. Ninguém acha nada, ninguém sabe, ninguém viu. Disseram (minha homeopata e o urologista) que pode ser "de família". E estou agoniadíssima com isso, apostando que devem ser vermes, isso sim.

    Desculpa o aluguel, mas teus livros e conselhos via blog p mim têm sido tudo que faz sentido e em que acredito...

    :-(

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana Corina,

    a minha intenção é disponibilizar para as pessoas uma informação correta quanto a promoção da saúde. Considero que tratar de vermes, piolhos, carrapatos, baratas, pulgas e formigas faz parte da parte higiênica da vida.

    Mas não adianta combater baratas se o problema forem as pulgas. Às vezes há mais de um tipo de parasita e é preciso ter uma estratégia para a coisa funcionar.

    Se você quer uma orientação, vou te indicar uma profissional de medicina tradicional chinesa em Campínas, a Susana Ayres, tels 19 3255-4256 e 3253-1440, que faz esse tipo de diagnóstico e dá toda a orientação de tratamento - alimentação, chás, argila, etc. Acompanho seu trabalho há anos e acho que é um investimento pequeno diante do benefício.

    Indico também o laboratório do dr Helio Copelman, no Rio, se você quiser exame de fezes: 21 2548-0648 . Não tem convênio. Outro bom investimento.

    "Quando a gente está em desequilíbrio, a gente é o desequilíbrio." J.M.Eyssalet

    Abração!

    ResponderExcluir
  14. Humm... Encomendei o Giamebil só pra filha peluda e vou dar conforme o estudo q te passei. Vou ligar para a Susana e conversar com ela, mas não sei como faríamos eu estando em SC e ela em SP. Em todo caso, agradeço as dicas. Vou ligar para o lab. de fezes tbém, mas não vou até lá pra fazer meu cocô, né? Bom, vejo isso tudo e depois te conto.
    Sim, gastar com saúde é investir.

    Muito obrigada mais uma vez! Gde abraço.

    ResponderExcluir
  15. Sandra Flores
    11/10/09 23:17

    Olá, Sonia estou lendo esse site agora, e estou gostando muito do que estou vendo, pois moro aki em Luziânia em Go perto de Brasília, aki parece que o povo tudo tem ameba, pois o tratamento de água aki não funciona, pois por vários testes sempre dão coliformes fecais nas amostras de água, uma coisa horroroza!
    Minha família, muitos tiveram ameba, e minha irmã quase morreu, causando até problemas psicológicos, chegou a ser enternada em uma clínica levada pelo marido escondida da minha mãe, ela já estava espelindo sangue pela vagina, e pensaram que era esquizofrenia, e não era nada disso, enfiaram remédios controlados nela, ela quase morre. Até que um dia minha mãe descobriu que criolina matava ameba, e era a única solução, pois os médicos não sabem nem lidar com vermes muito menos elimina-los, isso é triste a falta de informação deles. Minha mãe ficou ruim também, ela tomou criolina e deu criolina pra minha irmã, que ficou curada!
    Eu gostaria que a senhora por ser bem inteirada no assunto fizesse uma pesquisa sobre isso e publicasse com a dosagem correta e eficaz! Pois tomaram a criolina em pequenas doses tipo 4 gotas durante 3 dias, e não sei se isso é o suficiente para mata-la, só sei que essa ameba e o bicho ruim, mata sem dó.
    Aguardo retorno. E gostaria de saber como eu farei para obter os seu livros e tudo que fala sobre vermes. bjss

    ResponderExcluir
  16. Oi, amiga, as doses pequenas parecem ser mais eficazes do que as grandes na maioria dos casos. Como a creolina não é oficialmente um remédio, fica difícil pesquisar as dosagens. Mas a sabedoria popular é grande.

    O problema com as amebas não é matá-las; acredito que a creolina pegue a maior parte delas nesses 3 dias de 4 gotas. O problema real é cicatrizar as feridas que elas causam no intestino, pois corroem a submucosa intestinal. A alimentação precisa ser controlada para favorecer essa cicatrização e restaurar a imunidade perdida.

    O fato de acabar com elas uma vez também não quer dizer que não voltem. Amebas são seres muito primitivos que se formam a partir de matéria orgânica. O tratamento, portanto, deveria ser repetido ao longo de um período, talvez 3 meses de cada vez. O pessoal da Pastoral da Saúde talvez possa ajudar. Eles usam o teste bidigital (do ferrinho) para diagnosticar e tratam com chás de ervas, entre outras coisas.

    Quando há câncer de intestino, na maioria das vezes a causa são as amebas. Atrás delas vêm os fungos e a disbiose intestinal. Você conhece meu livro Almanaque de Bichos que dão em Gente? Grande parte do texto está em www.correcotia.com/vermes .

    Um abraço, obrigada por escrever, dê notícias! :-)

    ResponderExcluir
  17. Sandra Flores
    29/10/09 as 20:38hs

    Olá Sonia, eu gostaria de saber como eu faço pra comprar esse seu livro, O Almanaque dos bichos, e saber sobre o conteúdo dele, ´pois estou imaginando que ele deve ter várias receitas para matar vários tipos de vermes é isso? Por favor me esclareça essas dúvidas.
    E se e seguro comprar por esse site seu.bjs

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sandra, a primeira parte desse livro está online, em www.correcotia.com/vermes . A parte de tratamentos só no livro mesmo, para evitar confusões. Você pode comprá-lo no site através do PagSeguro, que é o intermediário de pagamentos do Uol, ambiente seguro e certificado. Ou depositar direto nas contas da Correcotia, sob minha responsabilidade, veja em www.correcotia.com/compras. Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Sonia Bom dia, adquiri seu livro almanaque de bichos e gostaria de saber como é tratada a tricomoniase vaginalys, achei no livro apenas informaçoes sobre a doença mas como trata-la? obrigado

    ResponderExcluir
  20. onde encontro pilulas de creosoto, mando manipular ? qual a dosagem? obrigado

    ResponderExcluir
  21. Oi, Lia, eu procuraria um(a) homeopata para tratar a tricomoníase. Os remédios alopáticos contra protozoários são tipo pancada, intoxicam tanto que nem sei se vale a pena tomar. Hoje a homeopatia trabalha de forma muito eficiente com nosódios, pegando o bicho e fazendo o remédio a partir dele. Já tem para ameba, usei e é ótimo. Tem pra pulgas e carrapatos de cães e gatos. Imagino que tenha para tricomonas. Aliás, achei: http://www.farmaciacosmica.com.br/homeoppatia.htm - veja TRICHOMONAS VAGINALIS . Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  22. Oi, A., achei as pílulas de creosoto Monte Serrat neste endereço: http://www.casaleao.com/contato.swf .

    Fica em SP. Reproduzo aqui os meios de contato: casaleao@casaleao.com
    tels 11 5575-1988, 5575-0425 e 5579-5277 .

    ResponderExcluir
  23. sonia boa tarde, parabens pelo blog esta otimo, li algumas informaçoes sobre candidiase e vi que pode estar interligadas com vermes e a lista deles é longa... sabe me informar se existe um fitoterapico que acaba com todos eles de uma so vez ou temos que matar um a um... amebas protozoarios enfim.E quanto a dieta da candidiase que vc informa no site pode ser feita junto com o tratamento dos vermes ou nao é aconselhado?
    qual a melhor forma de eliminar os vermes das roupas e da casa?, visto que se um da casa tem todos tÊem? obrigado e mil beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi, A., sobre os vermes você pode ler as respostas anteriores, especialmente a que dei para Ana Corina, lá em cima. Acho importante tratar, sim, e muitas vezes são vermes e protozoários que facilitam a vida da cândida.

    Nem todos os da casa vão ter os mesmos vermes ou protozoários. Mas é bom fazer um tratamento geral.

    ResponderExcluir
  25. Oi sonia, acompanho seu blog ha algum tempo. andei pesquisando sobre alguns anti helminticos e estou decidida a me tratar devido a alguns sintomas que creio ser vermes e os medicos nao concordam. Os remedios que achei foram:
    nimorazol, ornidazol, metronidazol, secnidazol, Giarlam, tinidazol, tiabendazol, albendazol, ivermectina, mebendazol, pirantel.
    " a duvida é se eu posso tomar todos de uma vez ou devo espaçar um do outro" para curar todos os vermes , giardiase, tricomoniase etc?
    me ajuda sonia por favor?! bjos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Ludmila, não faça isso!!! Esses remédios são tóxicos e devem ser usados com calma, conhecimento e, sobretudo, indícios daquilo que se está tratando. Costumo indicar aqui no blog três possibilidades de obter um diagnóstico parasitológico: no Rio, em Campinas e junto à Pastoral da Saúde. Haveria possibilidade de você realizar algum dos três? Caso não haja, sugiro fazer o tratamento macrobiótico - comer durante sete dias um punhado de arroz integral cru em jejum, bem mastigadinho, e uma hora depois tomar um chá de losna ou artemísia. Punhado é o que cabe dentro da palma da mão fechada. Juízo, Ludmila! Não vá arranjar uma hepatite tóxica! Abração!

    ResponderExcluir
  27. Ok, sonia vou seguir seu conselho do tratamento macrobiotico( mas ele seria eficaz para todos os tipos ? ou só alguns?, vc nao aconselharia nem o albendazol que é usado em crianças tambem?, nao quero ser insistente, só estou desesperada querendo acabar com todos esses bichinhos, e quanto a elimina-los da casa vc sabe qual produto de limpeza utilizar( pensei em gotas de creolina misturado no hipoclorito) tem outra sugestao?!
    Um Abraço e Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi, Ludmila, tô vendo mesmo que você está desesperada. Acho que o desespero é um problema sério. Não dá pra respirar um pouco e se acalmar? Uma coisa de cada vez, amiga! Um abraço e feliz Natal pra você também!

    ResponderExcluir
  29. Sonia, bom dia!
    Ganhei seu livro almanaque de bichos que dao em gente de Natal, e adorei!!!
    Gostaria de saber se vc acha que o surto psicotico pode ter a ver com alguns desses bichos pois minha mae que nunca apresentou doença psiquiatrica teve um surto mes passado e teve que ficar internada por quase um mes , assustamos muito com tudo isso, e estamos buscando entender o assunto, estava tomando um remedio de alto custo que provocou choque anafilatico e o medico mudou o remedio , mas estou com muito medo dela ficar dependente desses medicamentos vc acha que podera estar associado a vermes ou coisas assim? ela tambem fez um exame de tc e apresentou hemeplegia, mas aqui nao temos um profissional ortomolecular , estamos no interior e é dificil irmos a capital entao gostaria de saber sua opiniao, desdejá agradeço a atenção. Lucia.

    ResponderExcluir
  30. Oi, Lucia, temos visto e sabido de muitos casos de surto psicótico, depressão e síndrome do pânico provocados por conjuntos de parasitas. O ideal seria fazer um bom exame de fezes no laboratório do dr Helio Copelman, no Rio, 21 2548-0648 , mandando as amostras por sedex, ou um teste bioenergético com o pessoal da Pastoral da Saúde, para saber o que se deve tratar. Em Campinas e Amparo indico Susana Ayres, tel 19 3253-1440 e 3255-4256. Se nenhum dessdes servir, tente encontrar na sua cidade alguém que entenda de vermes, pois pode haver solitária e amebas envolvidas e nenhuma das duas é muito simples de tratar. Outra boa possibilidade é consultar um(a) homeopata, que tem recursos para medicar com suavidade. Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  31. Sonia, obrigado pelas informaçoes, já tentei contactar a pastoral da saude e a levarei lá amanha mesmo, depois dou noticias. A propósito vc tem alguma informação sobre avc isquemico do ponto de vista ortomolecular?
    Abraços e td de bom pra vc tbm!!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Lucia, não tenho essas informações. Na verdade só me dedico mesmo à promoção da saúde; quadros clínicos exigem um tipo de compreensão que só os profissionais de saúde têm. Boa sorte lá na Pastoral, um abraço!

    ResponderExcluir
  33. Oi Sonia, li na internet que não se deve vermifugar em meses que tem R. Alguns dizem que é porque os vermes se procriam nesses meses (não entendi o porque), outros dizem que nesses meses os vermes estão nos pulmões e pode provocar algo mais sério.
    Você sabe algo sobre isso? Agora fico preocupada em causar alguma coisa séria nos meus cachorrinhos, tratando os vermes em mês com R.
    Tenho 4 cachorrinhos já idosos que não tomam vermífugo por que o homeopata deles diz que não precisa, mas eles estão com vários problemas que presumo serem por vermes. Uma delas está com a barriga enorme, fezes amareladas ou cor de tijolo, inapetência e desde ontem está com febre alta. Como eles tem sérios problemas cardíacos e hepáticos, fico com medo de dar vermífugo alopático.
    Esse Giamebil não ataca o fígado?
    Sabe algo sobre alho para cachorro?
    O que seria mais eficaz?
    Obrigada e um Feliz 2010 pra você!

    ResponderExcluir
  34. Elizabeth, nào há nenhum problema em tratar a verminose nos meses com R. O que ocorre é que, nos meses sem R, a proliferação diminui; isso facilita o controle preventivo. A mesma coisa se diz com relação às fases da lua, seria preferível dar remédios nas luas minguante e nova. Mas não penso que você deveria levar isso em conta agora.

    A cachorrinha da barriga inchada e fezes amareladas provavelmente tem giárdia, entre outras possíveis coisas. Você poderia pedir um exame de fezes para confirmar. Se positivo, o Giamebil não é tóxico, eu daria. O alho poderia ser dado picadinho com a comida, começando com pouquinho para ver a reação.

    A giárdia costuma ser acompanhada por bactérias que desaparecem junto com ela.

    Feliz 2010 pra você e toda a galerinha também!

    ResponderExcluir
  35. Sonia, obrigada pela resposta. Nunca detestei tanto os feriados como agora, amanhã levo a cachorrinha para fazer exames - nesses dias estava tudo fechado... e ela recusa comida e água há 3 dias. De melhora, só a febre que baixou com o metronidazol - não achei giamebil.
    Moí alho e coloquei no azeite, mas não sei se ajudou em algo. Dou uma pontinha de colher de café do óleo por causa do gosto muito ardido.
    Que pena que não encontrei esse site antes. Poderia prevenir muita coisa.

    ResponderExcluir
  36. Ola Sonia, so hoje descobri sobre o seu livro e sua pessoa. Fico feliz pela descoberta e ja vou providenciar a compra do livro. Vou te fazer uma perguntinha de mae desesperada. Minha filha tem 7 anos e eh bem saudavel. No entanto tem pouco apetite que comeca a atrapalhar o crescimento, volta e meia tem um diarreia, algum tipo de prurido na pele, sono inquieto e alguns outros sintomas que me levam a crer que ela ta com algum bichinho. No entanto, ja fiz tudo que eh tipo de exame e NADA. Por que isso? Sera que vale fazer algum tratamento mesmo sem resultado? Abs e obrigada. Debora

    ResponderExcluir
  37. Oi, Débora, todos nós temos um ou mais bichinhos o tempo todo. Crianças, sem dúvida nenhuma. Sugiro falar com o pediatra para organizar o tratamento, pois algumas substâncias pegam vermes, outras pegam protozoários, e é importante começar o tratamento pelas lombrigas (ascaridil, albendazol e outros). Para giárdias e amebas, tenho visto bons resultados com o Giamebil, laboratório Hebron.

    Há outras alternativas no livro.

    Os exames não dão nada porque são feitos segundo normas medíocres por técnicos mal pagos. Se quiser um bom exame, mande para o laboratório do dr Helio Copelman no Rio, tel 21 2548-0648. Não tem convênio e custa +- 260 reais. Os agentes da Pastoral da Saúde e alguns acupunturistas têm bons métodos de diagnóstico vibracional. Mas penso que o caso dela é corriqueiro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Postei o comentário acima como Anônimo porque o Blogger pirou, não aceitava minha conta...

    ResponderExcluir
  39. Oi Sonia,Feliz ano novo!
    Estou com um problema que nao sei como resolver,fui picada por um carrapato no couro cabeludo, ele foi arrancado mas sinto coceira no local, estou na Australia e nao trouxe o seu livro, ja procurei por creolina mas nao tive sucesso,que que eu faco?
    ps. desculpe mas aqui nao temos acentos.
    Obrigada, beijo no coracao!
    Cris

    ResponderExcluir
  40. Oi, Cris, papinha de bicarbonato de sódio com água pode ajudar a resolver. Ou leite de magnésia. Ou óleo de alho (o namorado vai adorar). Ou ainda, melhor que tudo, pomada de Ledum palustre, farmácia homeopática - tem aí? Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Olá Sônia foi ótimo encontrar esta blogger.
    Tenho um filho de 4 anos e ele bem magrinho. O problema as fezes dele é enorme. Será que é sintoma de vermes?
    Gostaria de saber sua opinião, mas vou levá-lo a pediatra.
    Outra pergunta:
    Tenho sentido há muito tempo a região ao redor do meu umbibo dolorida. Fiz uma endoscopia e deu gastrite de antro. Mas será que estaas dores não são causadas por vermes?

    ResponderExcluir
  42. Olá Sônia foi ótimo encontrar este blogger.
    Tenho um filho de 4 anos e ele é bem magrinho. O problema é que as fezes dele é enorme. Será que é sintoma de vermes?
    Gostaria de saber sua opinião, mas vou levá-lo a pediatra.
    Outra pergunta:
    Tenho sentido há muito tempo a região ao redor do meu umbigo dolorida. Fiz uma endoscopia e deu gastrite moderada de antro. Mas será que estas dores não são causadas por vermes?

    15/01/10 18:00

    ResponderExcluir
  43. Oi, Fabiana, acho que vocês dois podem se tratar de vermes - e o resto da família também. Dores ao redor do umbigo são um sintoma bem comum.

    ResponderExcluir
  44. DONA SONIA, BOA NOITE,

    TENHO TRATADO ALGUMAS MANCHAS DE PELE NA FACE/FRONTE DIREITA, JA HÁ 13 MESES, FIZ BIOPSIA PARA ROSACEA,LUPUS,HANSENIASE,SARCOIDOSE, EXAME PARA FUNGOS ETC....DEU TUDO NEGATIVO, TEM ALCUMA CHANCE DE TER RELAÇAO COM VERMES, UMA VEZ QUE RECENTEMENTE FUI DIAGNOSTICADO COM GIARDIA E RECEITARAM ANITA QUE JA TOMEI, POREM PODE SER ALGUMA BACTERIA OU ALGO ASSIM??
    ACHEI O SEU BLOG POR ACASO E GOSTARIA DE OBTER O VOSSO LIVRO, COMO FAÇO
    JOAO ANSELMO.

    ResponderExcluir
  45. Oi, João Anselmo, tem sim uma certa chance de ser parasitose intestinal ou alguma coisa ligada a fígado. Posso te indicar um bom diagnóstico para isso em Campinas, se for viável para você: Susana Ayres, tel 19 3255-4256. Ela faz Medicina Tradicional Chinesa e diagnóstico vibracional de parasitoses.

    Meus livros você encontra clicando no retângulo lá em cima, à direita, onde diz Livros de Sonia Hirsch, ou em www.correcotia.com . Um abraço!

    ResponderExcluir
  46. Querida Sonia...Deus ajude voce a continuar ajudando aos outros..."ama o teu próximo como a ti mesmo", não é apenas uma máxima...devia ser exercitada por todos...Vou inclui-la em minhas orações. Bjos no seu coração leozinho

    leovegildomonteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Oi, Leozinho, muito obrigada por me incluir na suas orações! Um abraço e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  48. Oi Sonia. Sou uma admiradora tua,já li alguns livros teus, tenho 50 anos e estou te passando minha experiência pessoal com a creolina. Me receitaram tomar creolina para asma, pois padeço muito com este mal. Seria para tomar de gota em gota, de uma a nove e voltar de nove a uma, diáriamente, em jejum.Comprei cápsulas vazias, em farmácia de manipulação, e, a cada dia, colocava um pouco de farinha de mandioca dentro da cápsula, e a quantidade de gotas do dia, fechava a cápsula e a tomava com água.Foram 18 dias de verão tomando as minhas cápsulas de creolina... Saliento VERÃO, porque não tive problema nenhum com cheiro de creolina no suor... Acabou minha prisão de ventre e expectorei muito. Não sabia que tivesse tanta sujeira no meu peito. Minha asma,por enquanto está melhor. Eu não dormia a noite, acordando para usar a bombinha, pela falta de ar. Agora apago e só acordo no outro dia...Resolvi fazer esse comentário,porque percebi teu receio quanto a creolina. Meu marido é filho de agricultores e conta que na casa dele, quando criança, o remédio era creolina, para uso interno e externo, e ele hoje está com 60 anos e ainda toma suas cápsulas de creolina. Beijos. Continue escrevendo, pois gosto muito de teus livros.

    ResponderExcluir
  49. Oi, amiga, muito obrigada pelas informações. Não existe nada tão bom quanto a experiência própria! Um abraço grande :-)

    ResponderExcluir
  50. Ana Corina:
    Casualmente também estou com 12 de hemácias na urina quando o normal é até 5, e também os lecócitos estão elevados. Isto significa pus e sangue na urina. Não tenho sintomas.Depois de consultar com médico e muito investigar descobri que a cistite pode ser assintomática. Isto é, estou com uma inflamação na bexiga que não chega a ser infecção. Estou tomando homeopatia Almeida Prado 16 para cistite. Penso estar melhor, mas só vou ter certeza quando fizer novo exame de urina.
    Espero ter ajudado

    ResponderExcluir
  51. Sonia Hirsch,
    Tenho entrado frequentemente no teu Blog e aprendido muito. Tu estás de parabéns por ajudar tanta gente.
    Boa sorte para todas.

    ResponderExcluir
  52. QUERIDA SONIA,
    MUITO QUERIDA MESMO!
    QUE DEUS ILUMINE SEU CAMINHO; A ALMA ESTÁ PLENAMENTE ILUMINADA,
    CARINHO,
    MARIZA

    ResponderExcluir
  53. Oi, Mariza, muita luz para todos! Um abraço!

    ResponderExcluir
  54. Boa noite Sonia.

    Fui diagnósticada com amebíase. Lendo os posts anteriores , vi que a senhora fala da importância de cicatrização do intestino. Como consigo fazer isso? Quais alimentos devo privilegiar?

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  55. Oi, Anônima, a L-Glutamina é muito indicada para ajudar a cicatrizar os intestinos e pode ser encomendada em farmácias de manipulação, dosagem 250 a 500 mg, para tomar 1 ou 2 vezes ao dia. Pode associar com lactobacilos:
    350 milhões de Acidophilus;
    350 milhões de Biphidus;
    350 milhões de Bulgaricus;
    250 mg de L-Glutamina;
    F.O.S.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  56. Oi Sonia, sou autor de Biologia de uma importante editora brasileira. Tenho livros aprovados pelo MEC no PNLD (Programa Nacional de Livros Didáticos). Gostaria de indicar o seu livro como leitura para os professores. No entanto, eu preciso da referência, pois não encontrei o endereço da Editora. HIRSCH, Sonia. Almanaque de Bichos que dão em Gente. CorreCotia???
    Abraços e parabéns.

    Prof. Augusto Borba

    ResponderExcluir
  57. Oi, Professor Augusto, que comentário mais bem-vindo! Muito obrigada!

    A editora é a Correcotia Edições e Produções Ltda, CNPJ 29.409.539/0001-80, www.correcotia.com . Não coloco o endereço nos livros porque a empresa é registrada na minha casa, como ponto de referência, e hoje em dia a gente se acha pela internet...

    Mas podemos falar também pelo meu email, shirsch@terra.com.br.

    Mais uma vez obrigada e um abraço!

    ResponderExcluir
  58. Olá,
    Pesquisando na internet..achei seu blog..e fiquei boba...quanta informação...e fiquei bem interessada sobre o assunto de verme.Bem,adotei uma cadela adulta já,ela é uma salsichinha..e ela teve "A doença do carrapato"..e ficou cheia de problemas no pelo..e levei no veterinário e foi uma bomba química...mas tinha resolvido..e ela teve de fazer um tartaractomia..acho q é esse o nome..pois os dentes delas nem apareciam mais..e aproveitou pra tirar um nódulo na mama...e a cuidadora..de quem eu adotei ela disse pra não vermifugar,pois ela estava com a imuno baixa..e isso seria perigoso...ela cuida de 200 cães..eu então decidi não vermifugar...Aí!!!!A cadelinha (juju)começou ontem com uma diarréia leve com muco meio alaranjado..depois fez outra vez com muco..mas foi minha filha q limpou com cloro e não vi como estava..e por fim ..antes de dormir ela fez outra vez..e tinhas umas coisas q pareciam vermes..mas não se mexiam..eram compridos moles..e vazios...mas não se mexiam...será q ela está com verme no coração??...q vermífugo devo dar a ela??...Ah...sem querer abusar mas já abusando..tenho outra salsichinha q está com malasezia pacdermatis..acho q é assim q escreve,está tomando: ITL 100MG,RILEXINE 300MG..MAS SÓ TOMA METADE,METICORTEM 10MG..O Q POSSO FAZER PRA CURAR ELA...É MUITA COCEIRA..Será q vermifugar melhora...e posso fazer isso com tanto remédio junto??
    Desculpa o tamanho da mensagem,mas estou ficando doida já...e gastando muito dinheiro..e nada de um resultado realmente satisfatório..
    Obrigado...muito obrigado mesmo..fico no aguardo da sua resposta..

    ResponderExcluir
  59. Oi, Adriana, isso é mais assunto de veterinário mesmo, sinto não poder ajudar.

    Meu interesse nas parasitoses é informar e alertar as pessoas para sintomas erráticos, que as fazem ir de médico em médico sem diagnóstico. Os quadrúpedes geralmente são mais bem tratados nesse sentido, se o veterinário for bom, e espero que o seu seja! Um abraço!

    ResponderExcluir
  60. Olá, vi sua pagina, e gostaria por gentileza que me ajudasse. Tomei 4 caixas de pirpan, e 3 comprimidos de albendazol em um mês e meio para combater o oxiurus, mas ainda sinto um incomodo no anus, pinica e tenho uma sensação estranha que não consigo explicar. Ah também usei a pomada drenison e tiabendazol, tudo com orientação médica. O que posso fazer, to ficando neurotica, pois vi aquela linha nas fezes depois de 6 dias do ultimo albendazol.

    ResponderExcluir
  61. Oi, Aline, acho que você poderia dar um tempinho, proteger o fígado tomando cardo mariano (Legalon ou Silimalon nas farmácias, pode manipular 100 mg ou fazer em homeopatia) e tentar o Annita, um vermífugo polivalente de que o pessoal anda falando bem.

    Paralelamente, faça o azeite de alho: retire 1/3 de azeite extra-virgem de um vidro, complete o que ficou dentro com dentes de alho descascados, deixe descansar dez dias num canto escuro e comece a usar, 1 colher de sopa no almoço e outra no jantar. Ajuda muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  62. Sonia, onde encontro o pessoal da pastoral aqui no Rio?

    ResponderExcluir
  63. Onde encontra não sei bem, mas pode procurar junto à Catedral Metropolitana, ou perguntando nas paróquias.

    ResponderExcluir
  64. Ah, bom! Obrigada.
    Estive procurando na internet e nada achei. Nem tinha pensado em ir na Catedral ou perguntar nas paróquias.
    Alguém aqui no blog já experimentou o serviço da pastoral aqui no Rio?

    ResponderExcluir
  65. Oi, Sonia, oi anonimo, uma ajudinha para voces:
    no site da arquidiocese
    http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br/organismos_pastorais.htm

    tem todas as unidades e a da saúde é:

    SAÚDE (PASTORAL DA SAÚDE)
    Praça João Mendes, 108
    Centro
    01501-000 - São Paulo - SP
    Fone (11)3106-8119
    Pe. Anísio Baldessin, MI

    boa sorte! abraços

    ResponderExcluir
  66. no Rio
    Endereço: Rua dos Arcos, 54. Centro. CEP: 20230-060. Tel.: 2240-2819

    encontrei no site da arquidiocese do rio
    http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

    creio que em todos os lugares o caminho para encontrar a unidade das pastorais é via arquidioceses, abraços de novo.

    ResponderExcluir
  67. Grande ajuda, grande Sylribeiro!!!
    Beijos em penca ;-)

    ResponderExcluir
  68. querida sonia,

    essa semana foi aniversario da minha mãe láááá no interior e nao pude ir no lançamento do livro em SP, mas meu coração estava presente!
    eta livro bom, vou pedir o meu e dar de presente para algumas amiguinhas formigas que tenho!

    beijos querida

    ResponderExcluir
  69. Oi, Syl, beijos procê também!

    ResponderExcluir
  70. oi sonia, as pessoas fazem das uso das coisas sem saberem direito se é perigoso ou não,só porque ouviram falar que é bom,dizem que a creolina não é bom que é veneno e etc...mas se fizer direitinho o tratamento, é bom sim as pessoas que teem algum tipo de verme ou poblemas de "estomago" até a bactéria H-pilori faz o seguinte tratamento: no primeiro dia uma gota de creolina em um copo de leite frio ou morno,no segundo dia uma colher de adoçar de canela em pó no copo com leite frio ou morno,melhor morno pra ajudar a dissolver, terceiro dia a mesma coisa leite com creolina,quarto dia leite com canela,durante 7 dias, depois para 7 dias, e começa de novo por mais 7 dias, é o que basta,e depois disso tudo tem que fazer a reposição da flora intestinal porque a creolina mata a flora, tem que repor,por isso o importante é tomar com leite, nas farmacias a varios medicamentos para repor a flora varios,espero ter ajudado e por favor divulguem,abraços desejos que todos tenham uma vida saudavel e possam comer de tudo... ah ia es quecendo esse tratamento é pra gente rsrsrsr...

    ResponderExcluir
  71. oi sonia, as pessoas fazem das uso das coisas sem saberem direito se é perigoso ou não,só porque ouviram falar que é bom,dizem que a creolina não é bom que é veneno e etc...mas se fizer direitinho o tratamento, é bom sim as pessoas que teem algum tipo de verme ou poblemas de "estomago" até a bactéria H-pilori faz o seguinte tratamento: no primeiro dia uma gota de creolina em um copo de leite frio ou morno,no segundo dia uma colher de adoçar de canela em pó no copo com leite frio ou morno,melhor morno pra ajudar a dissolver, terceiro dia a mesma coisa leite com creolina,quarto dia leite com canela,durante 7 dias, depois para 7 dias, e começa de novo por mais 7 dias, é o que basta,e depois disso tudo tem que fazer a reposição da flora intestinal porque a creolina mata a flora, tem que repor,por isso o importante é tomar com leite, nas farmacias a varios medicamentos para repor a flora varios,espero ter ajudado e por favor divulguem,abraços desejos que todos tenham uma vida saudavel e possam comer de tudo... ah ia es quecendo esse tratamento é pra gente rsrsrsr...

    ResponderExcluir
  72. Oi, José, agradeço a boa vontade e a boa intenção e vou deixar seu comentário, mas também deixo claro que não estou avalizando. Até porque muita gente passa mal com leite. Eu, com essa quantidade de leite, ficaria para morrer de tanto muco, mal estar e garganta seca. Já a creolina...

    A receita que conheço com ela é: colocar farinha num prato, pingar gotas de creolina aqui e ali, cada gota vira um comprimido.

    Produtos na farmácia para repor a flor: quais? Um abraço!

    ResponderExcluir
  73. Sonia,
    Meu pai fez o exame no laboratorio do Dr. Copelman. O resultado foi ameba histolitica e nas observacoes sinais de colite, insuficiencia de tripsina e dispepsia de fermentacao.
    O que vi sobre insuficiencia de tripsina numa consulta rapida na internet me assustou bastante. Diante disso, marquei uma consulta para ele la mesmo no Dr.
    Copelman.
    Alguem teve isso ou tem alguma outra indicacao?

    ResponderExcluir
  74. Oi, Anônimo, é comum as parasitoses intestinais virem com esse quadro de inflamação nos cólons, insuficiência de tripsina (uma enzima digestiva importantíssima) e dispepsia de fermentação. Deve haver candidíase crônica também, porque a amebíase abre campo para os fungos. Tive tudo isso e tratei, continuo tratando e tratarei... Um abraço!

    ResponderExcluir
  75. Sonia,
    Esse medicamento homeopatico ameba 30 CH em tabletes tem alguma farmacia aqui no Rio ou ai em Petropolis que faca sem pedido medico? Na quintessencia sempre perguntam o nome do medico.
    Ou entao a indicacao de um medico que voce conheca que possa receitar? Complicado chegar em um medico homeopata, com o exame indicando infestacao por ameba e ainda dizer qual o remedio que eu sei que faz efeito e que para o qual quero a receita ...

    ResponderExcluir
  76. Bom, A., o meu foi minha médica homeopata que receitou, mas já ouvi dizer de farmácias que têm ou fazem. Não saberia indicar quais. Mas não acho nada complicado consultar um homeopata e pedir o nosódio da ameba. A gente tem que correr atrás do que deseja, né não? Um abraço!

    ResponderExcluir
  77. Olá Sonia.

    Andei lendo o Almanaque dos bichos, mas não localizei a parte que fala sobre Blastocystis hominis. Foi o diagnóstico do meu exame. A senhora poderia me dizer do que se trata?

    Muito ogrigada.

    ResponderExcluir
  78. Trata-se de um protozoário muito comum nas nossas fezes, sem reputação de causar sintomas. O problema é que, como os laboratórios não procuram amebas, giárdias, lombrigas, tênias e outros bichos, no resultado só aparece o coitado do Blastocistis. E a pessoa fica desconfiada de que os sintomas são culpa dele. Nos Estados Unidos e na Inglaterra já exisem associações em prol do reconhecimento do Blastocistis como nefasto. Já as lombrigas, tênicas, amebas, giárdias e outros bichos podem ficar tranquilos, ninguém os atrapalhará em seu parasitismo crônico maléfico. Tão maléfico que vira câncer.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  79. Oi Sonia, estou sofrendo fazendo 2 anos com problemas de diarréia, fraquesa, nausias, gases muito fedidos, fezes oleosas e pastosas. Fiz uma viagem pela Patagônia na Argentina e Chile e quando voltei estava com esses sintomas, com muito custo diagnostiquei giardíase e iniciei um tratamento desses convencionais, já usei metronidazol, secnidazol, giarlan, anita e até mesmo creolina(utilizei algumas gotas com água por alguns dias) a creolina foi bom mas não curei por completo e trouxe alguns efeitos colaterais ruins). Todos esses e alguns deles mais de uma vez. Não consigo me livrar dessa praga, não sei se estou com outro ploblema. Sinto também algo estranho na cabeça, dificil de explicar algo nebuloso, me sinto com raciocionio um pouco lento e dificuldades de concentração. Não sei oque fazer. Saberia algum me indicar algum exame para verificar se tenho alguma outra coisa? Algum exame para analisar se está tudo na cabeça, cerebro, etc. Obrigado
    Mauricio

    ResponderExcluir
  80. Oi, Mauricio, você tomou muita coisa forte para se livrar da giárdia e pode ter ficado com uma candidíase oportunista, se é que não estava lá antes. A candidíase é que dá essa nebulosidade mental, essa dificuldade de concentração. Exames existem, mas evidências clínicas são mais práticas e confiáveis para descobrir uma candidíase crônica. Você pode fazer o teste que está em www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf e ler mais sobre candidíase em www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm, além do que está aqui no blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  81. OK. Obrigado Sonia, mas estive lendo sobre candídiase e não tenho muitos dos sintomas dessa enfermidade. Algum exame sorológico seria interessante para diagnosticas os anticorpo?
    E outro caisa onde posso encontrar o Seirogan, poderia me informar alguma loja? moro em Florianopolis e é dificil de encontrar produtos japoneses por aqui.
    obrigado

    ResponderExcluir
  82. Gostaria de saber qual medicamento é o mais eficiente para fígado lesado/agredido por excesso de alcool e gordura, o Silimalon ou o Legalon?
    Será que posso fazer uso do Legalon com o novo Xantinon?
    ou basta o Silimalon?
    Agradeço desde já para uma breve resposta para meu e-mail.

    ResponderExcluir
  83. Gostaria de saber qual medicamento mais indicado ou o mais eficiente para um fígado lesado/agredido por abuso ou excesso de alcool e gordura, seria o Silimalon ou o Legalon?
    Será que posso fazer uso do Legalon junto com o novo Xantinon?
    ou basta o Silimalon somente + metadoxil?
    Agradeço desde já uma breve resposta para meu e-mail.

    ResponderExcluir
  84. Liguei para a Pastoral da Saúde em São Paulo (capital) e perguntei ao responsável Padre Anísio Baldessin sobre o teste bioenergético nesta cidade. Resposta: ele desconhece quem realize tal teste nesta capital.
    Algum leitor conhece alguém que faça o teste bidigital em São Paulo - capital?

    ResponderExcluir
  85. Ô Sonia, só por curiosidade, porque a argila acaba com as giárdias?

    ResponderExcluir
  86. Não sei, mas é bonito o trabalho da argila, né? E não é nem ela, é só a água - que deve ficar cheia de sílica.

    ResponderExcluir
  87. É bonito de todo jeito né. Uma grande amiga ceramista tem o dom de transformar os sentimentos em peças lindas, com muito simbolismo.
    Outra amiga, ao saber que eu estava me tratando com a argila, quis fazer também e disse: acho que essa água de argila deve ser muito boa pra saúde, cheia de minerais. Concordei, né.

    ResponderExcluir
  88. oi, qual a posologia do giamebil?

    ResponderExcluir
  89. oi Sonia, tdo bem?? assisti a tua palestra em Sorocaba, sou a Kátia, lembra? rs.. então, vou explicar pra vc o q aconteceu. Já faz uns 5 anos q tenho dores abdominais, gases, no começo tinha diarréia tb. Bom, aí eu li o teu livro e aquele dia assistimos a palestra e eu resolvi tomar o medicamento Annita. AAAAAaahhhh quase morri...rss... nossa, ja fazia bem uns 30 anos q eu não tomava nenhum tipo de remedio alopatico, então acho q por isso, meu organismo reagiu mto mal!!! Cólicas horríveis, diarréia, dores, ansia, etc. Nossa! bom, mas agora ja tomei, e espero q os bichinhos saiam correndo de dentro de mim, rs... né?? Também quero dizer, ou melhor, dizer novamente, que sigo o teu trabalho desde a década de 80...putz! Já faz tempo, e sou sua fã. Eu quis compartilhar com vc essas reações do Annita, para q outras pessoas também fiquem sabendo. Bem, agora não sei o que vai acontecer, já faz 5 dias q eu parei com o remedio e a diarréia e ansia ainda continuam, e meu intestino ta tdo esquisito. Vamos ver o q vai acontecer. Qq coisa eu volto a te escrever. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  90. Oi, Katia, nem todo mundo tem reações assim ao Annita ou qualquer outro vermífugo; depende muito de quem ele incomoda lá dentro. E se tiver ameba na parada, não se resolve facilmente. Por isso é tão necessário o bom exame de fezes. Ou o diagnóstico bioenergético, ou bidigital, feito pelos agentes da Pastoral da Saúde. A falta de atenção à bicharada durante muito tempo dá nisso, né?

    Os produtos da Cheiro de Mato foram muito apreciados, obrigada! Um abraço!

    ResponderExcluir
  91. oi Sonia, q bom q estão gostando dos produtos do cheiro de mato...eheeh...eu acho q vou dar uma chegada lá na Pastoral, acho q é uma boa. Mto obrigada! um abração!

    ResponderExcluir
  92. Soninhaaaaa voltei !!! e olha só, a Dna Candida me deixou em paz mas a Dna Giárdia resolveu incomodar minha filha de 11 anos . Pesquisando, achei :

    Para giárdia gosto de água de argila - à noite você dissolve 1 colher (sopa) de argila num copo de água filtrada, de manhã ela estará depositada no fundo, bebe-se só a água, em jejum, durante 9 dias. Adoro Giamebil (Mentha crispa), levo comigo nas viagens e tomo se as fezes ficarem molengas, amarelas e fedorentas, sintoma de giárdia, eca. Que papo o nosso, hem? Mas dou preferência a comprimidos pq o xarope tem açúcar. Pros bichos é muito melhor comprimido. Vale tb quando os intestinos ficam quentes devido a alimentação imprópria. Mas argila tb é 10.

    Pergunto , por quanto tempo devo fazer uso da água de argila concomitantemente a Menta Crespa ???
    Já que ela esta infectada com a G maledeta ?

    Bjks, saudades.
    SMHuguenin

    ResponderExcluir
  93. Oi, Sheila, saudades de vc também!

    A água de argila - receita do Almanaque de Bichos - é pra dar em jejum por 9 dias. Como está, aliás, no texto que você achou... ;-) Abração!

    ResponderExcluir
  94. Sonia,
    Encontrei o seirogan com 100 pílulas por R$ 38,00 na Liberdade/SP, na Gordowu Mercearia, Rua Conselheiro Furtado, 119. Tel: (11) 3104-9637 / 3107-1976 / 3105-1613 / 3726-3553. Email: gordowubr@gmail.com / gordowubr@hotmail.com . Foi a primeira loja que entrei na Liberdade. Imagino que outras lojas também tenham. Mas, para quem não encontrar, o seirogan é vendido no ebay.com e no site da amazon.com .A bula informa que maiores de 15 anos devem ser tomadas 3 pílulas ao dia, após as refeições, mas não informa por quanto tempo. Alguém tem alguma sugestão da quantidade de dias para infestação por amebas?

    ResponderExcluir
  95. Uma japonesa me disse que ela toma uma pílula do seirogan quando sente algum mal estar, pode ser até azia, por exemplo. Mas que não toma mais do que uma porque prende o intestino. Deduzo que essa posologia de 3 pílulas após cada refeição é realmente apenas para casos de diarréia.

    ResponderExcluir
  96. olha eu ja tomei criolina porque remedio para oxiuri se existir um que nao tomei e porque nao descobri ainda e o oxiuri nao acaba nao sei mais oque faser ja pensei em tomar um pouquinho de veneno de barata quem sabe assim eles morrem q vc acha me da uma lus por favor

    ResponderExcluir
  97. Acho péssima ideia tomar veneno de barata, uma coisa que você nem sabe o que é. Nem pense nisso.

    Sua alimentação é muito cheia de doces, queijo, pão, macarrão? Os bichos adoram. Para um tratamento dar certo, tem que melhorar a alimentação e o ambiente do intestino e ajudar o corpo a reagir.

    Já tomou o suco de hortelã em jejum por 9 dias? http://www.soniahirsch.com/2010/06/almanaque-do-banheiro-oxiuros-suco-de.html

    Ferveu roupas de baixo e roupas de cama? Escova as unhas quando lava as mãos? É fundamental evitar a reinfecção. A fêmea oxiurus bota os ovos nas preguinhas do ânus. Quando a vítima coça, carrega na unha ovinhos que acabam indo para a boca. Um abraço!

    ResponderExcluir
  98. Olá, Sônia!
    Gostaria de saber se você conhece algum registro de o Annita causar dores musculares. Eu e minha filha estamos tomando e estamos sentindo a mesma coisa, por isso estou achando que não é coincidência.

    ResponderExcluir
  99. Oi, Cláudia, essa reação é muito comum e bem previsível, porque havendo bichos o remédio var dar cabo deles mas as toxinas decorrentes precisam ser processadas e eliminadas. Enquanto isso não acontece, há sintomas de uma intoxicação leve - como por exemplo dores musculares. Por isso sempre se recomenda tomar um protetor hepático antes e durante e bastante água. Um abraço!

    ResponderExcluir
  100. Ufa! Sobrevivemos aos bichos todos! Obrigada pela dica, agora vamos caprichar no chá de artemísia e seguir em frente. Abração!

    ResponderExcluir
  101. Sonia,

    Não me canso de ler estes bate-papos tão gostosos e cheios de sabedoria...
    Estou providenciando o Annita e uma grande mudança em nossas vidas.

    Beijos
    Walquiria

    ResponderExcluir
  102. Olá. Achei esse blog por acaso hoje.
    Posologia da creolina:
    1 gota por dia (enrolada na farinha)
    crianças - 5 dias
    adultos - 20 dias
    Receita da minha avó. Sempre funcionou, abre apetite das crianças, limpa as mulheres ginecologicamente, etc.
    Abs. Janaina

    ResponderExcluir
  103. oi sonia tambem te conterei uma estoria peguei uma cachorra de rua com mas ou menos 1 ano,3 dias depos ela começou a babar e caiu no chão esticou o pescoso e ficou paralizada tendo convulções,durante muito tempo,corri amassei erva de santa maria peguei o caldo joguei 3 gotas de creolina,enchi uma ceringa com 10ml.joguei dentro da boquinha dela,e ai a duvida levantou 5 dias a mesma sena,depos 10 dias depos 20 dias hoje ela tem 5 anos é a coisinha mas linda do mundo,logico que cuidei da flora intestinal,muito legumes cru com caldinho de carne batido no liquidificador,erva confrey 2 gotinhas nas narinas para falta de ar etc. 21 27753918 mara.marla-egina@hotmail.com bj

    ResponderExcluir
  104. ola,

    Gostaria de saber como se identifica e se trata o Fasciola?
    O remedio Annita é um bom tratamento para o Fasciola?

    obrigada

    Michele

    ResponderExcluir
  105. Oi, Michele, ovos de fascíola podem aparecer em exames bem feitos e o Annita é indicado. Também se pode procurar por exames específicos de sangue, se o clínico tiver razões para suspeitar de fasciolose. E existem achados radiológicos de fasciolose hepática.

    Amebas também fazem muito estrago no fígado, produzindo abcessos muito confundidos com câncer de fígado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  106. Ola! Essa teoria da creolina eu não aprovo, pois ela para uso externo, quando eu era criança meu pai me dava 1 colher de creolina por dia no café, eu não tenho certeza se é por causa da creolina mas desde de criança tenho problemas intestinais, dores agúdas no estômago, já tive problema renal e pela segunda vez tenho queda de cabelo sem esplicação médica estou para fazer alguns exames mais especificos... Se você tem verme eu aconcelho a fazer exame para saber qual o tipo de verme e ai sim tomar o remedio serto.

    ResponderExcluir
  107. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  108. Olá Sonia preciso de conselho de sua grande experiencia tenho uma filha com 5 anos que aparece quase todos os meses com diarréia, dor abdominal, vomito,ela não se alimenta muito bem estou sempre dando vitaminas para comer ja fiz varios exames de fezes e nunca deu vermes mesmo assim imgino q pode ser vermes sim,mas ai vem a pergunta "O que posso dar a ela que elimine qualquer vermes ,existe algo que trate todos ?"o que posso fazer desde ja agradeço atenção.

    ResponderExcluir
  109. tenho medo de usar creolina e fazer mal por ser criança.

    ResponderExcluir
  110. Oi, Patricia, você pode experimentar o Annita, que é um vermífugo polivalente mais moderno e tem dado bons resultados. Observe os sintomas para ver se acha necessário repetir depois de duas ou três semanas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  111. Sonia, ja ouviu falar de cha de erva de santa maria pra verme? Indicação de preto velho, tomei a primeira sequência de 3 dias em jejum agora, daqui a 15 dias tomo outra. Parece que é um excelente vermifugo. E o Annita vou mandar trazer do Brasil, no final do mês devo tê-lo. Meus exames indicam ameba (farei outros agora, 6 meses depois, para ver em que ponto estou). Como se deve tomar o anita, você sabe?
    Agora eu queria muito que você me explicasse, quando tiver um tempinho, a relação direta entre verme e cândida... eu, como se pode imaginar, sou freguesa dos dois ja ha algum tempo... mas como funciona: trata-se dos vermes para curar a cândida ou trata-se da cândida para curar dos vermes? Ou trata de tudo de uma vez? Quem provoca quem?
    Muito obrigadinha querida!

    ResponderExcluir
  112. Erva de santa-maria é um remédio clássico para vermes, assim como losna, hortelã, picão e muitos outros, que não por acaso estão no Almanaque de Bichos que dão em Gente. Sobre a relação entre vermes, protozoários e cândida, Fernanda, as explicações estão no capítulo *10 contra ela* no livro Candidíase a praga, item 3, link abaixo. Um abraço!
    ::
    http://candidiaseapraga.blogspot.com.br/2010/12/candidiase-praga-dez-contra-ela-1-4.html

    ResponderExcluir
  113. Fernando Alves15/12/2012, 15:27

    Oi Sónia, desculpa estar te perguntando isso a qual vc já deve ter respondido tantas vezes, mas como faço para acabar com pulgas em casa? A casa é velha e acho que tambem teve muita falta de limpeza e claro elas foram se multiplicando. Obrigada e fica com Deus! Fernando.

    ResponderExcluir
  114. Oi, Fernando, casa velha com frestas no assoalho é o paraíso das pulgas, porque os ovos vão ficando por ali e renovando continuamente o pulgueiro. O correto seria calafetar o assoalho e aí sim fazer uma limpeza sistemática.

    Eu uso óleo de neem, comprado em www.dogneem,com.br, diluído em água para pulverizar na casa e arredores; e xampú de óleo de neem para dar banho nas cachorrinhas. Tenho quintal grande e teno achar o maior vetor, que são os ninhos de camundongos, muitas vezes por baixo de pedras ou atrás da hera. Dá um trabalhão. Pulgas e baratas herdarão a terra. Um abraço!

    ResponderExcluir
  115. prezada sonia,
    recentemente minha filhinha de 3 anos apresentou giardia (+) no exame de fezes. a pediatra dela passou metronidazol. e eu dei a medicação até o 3º dia, mas parei de dar, pois ela estava apresentando calafrios. acho que o fígado dela já não estava muito bom devido a um outro tratamento anterior a esse,com antibiótico (zinnat) e corticoide nasal (nasonex) para tratamento das adenoides...
    enfim, parei todos esses medicamentos e estou decidida a buscar outro caminho.
    ela sempre teve problemas de digestão, noto isso porque ela faz uns movimentos "de gangorra" (apoiada em uma mesinha infantil) geralmente quando está com a barriga vazia (ou cheia, isso há uns dois anos.
    ela também tomou remédios para refluxo (motilium e label), também parei com eles e ela está bem, quer dizer, não está refluindo...
    ela tem uma profunda sudorese à noite quando deita pra dormir, de ensopar a camiseta. os médicos dizem que isso é normal, que criança sua muito, mas a minha intuição diz que não é bem assim! será verme???
    entreguei hoje no laboratório uma coleta de fezes dela para exame seriado (aquele das três amostras) porque ela está com as fezes pastosas/diarreica, embora ela só evacue uma vez por dia, dia sim, dia não.
    fui eu mesma que solicitei o exame à pediatra porque porque as fezes dela estão feias (molengas).
    o que você sugere, em termos de tratamento, considerando a idade dela???
    grata desde já,
    regina

    ResponderExcluir
  116. Oi, Regina, duvido muito de que o laboratório dê resultados corretos e acho que sua filhota já tomou remédios demais. Sugiro uma consulta ao prof. Jaime Bruning, www.jaimebruning.com.br , que tem um trabalho muito confiável nessa área. Ele trabalha por radiestesia e poderá ver se há alguma coisa no fígado ou no pâncreas, não só nos intestinos, e os tratamentos são suaves, à base de ervas e argila.

    A giárdia dá fezes amareladas, fedidas e muitas vezes com muco. Um bom tratamento para elas é a água de argila: à noite você dissolve 1 colher/sopa de argila em 1 copo de água; de manhã bebe só a água, deixando a argila no fundo. Repete por 9 dias, trocando a argila. Um abraço!

    ResponderExcluir
  117. Caríssima Sônia,
    Queira desculpar-me a demora em responder.
    Sou-lhe MUITO grata por sua resposta e atenção!
    Farei o que me recomendou.
    Um grande abraço.
    Que Deus continue a iluminá-la nos seus caminhos.
    A propósito, encontro a tal 'argila' onde?
    Regina

    ResponderExcluir
  118. O, Regina, você econra a argila em lojas de produtos naturais e farmácias homeopáticas, por exemplo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  119. BOM DIA, QUERIDA SONIA. TENHO UM FILHO QUE HA QUATRO ANOS FOI DIAGNOSTICADO COMO DIABETICO TIPO 1, SERA QUE A CAUSA PODE SER VERMES, E QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA TAL POIS O SOFRIMENTO E MUITO GRANDE E GOSTARIA DE VER MEU FILHO CURADO. AGUARDO RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  120. Os vermes podem estar envolvidos, existem muitos relatos de diabete zerada após uma vermifugaçào completa. Mas a diabete também vem da inflamação produzida por dieta inadequada. Não existe uma causa só. Um abraço!

    ResponderExcluir
  121. Boa Tarde Sônia!

    Após ter feito uma viagem de cruzeiro a uns dois anos atrás fiquei com muitos episódios de diarreia e dores no intestino, já tomei de tudo que foi remédios para vermes, lactobacilos, remédios para SII e o que mais adianta são os antibióticos (especificamente a cefalexina). Nos exames de fezes não aparecem nada, uma única vez apareceu uma bactéria foi a chamada escherichia colli interoinvasora e o médico olhou e disse que era comum essa bactéria, mas achava que o exame estava errado e não pediu mais. Não aguento mais essas dores ainda mais agora que estou grávida e não posso tomar nada. O que vc acha que pode ser? Os médicos só sabem falar em Síndrome do Intestino irritável e nada mais...

    Abraços
    Juli

    ResponderExcluir
  122. Oi, Juli, acho que é bom fazer os exames de fezes no lab do dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648: você pode mandar as amostras por sedex. Não tem convênio e custa +- 300 reais. Os conveniados não dão nada porque são feitos para não dar nada. Na área das medicinas alternativas, gosto do trabalho de Susana Ayres em Brasilia, tel 61 8628-1231, Geraldo Granja em BH e Rio, tel 31 3458-9343, e prof. Jaime Bruning, www.jaimebruning.com.br . Todos diagnosticam por método vibracional e tratam com fito e argila.

    Considerando que você está grávida, sugiro consultar a Susana Ayres para o tratamento. Um abraço!

    ResponderExcluir
  123. Isadora Franco11/02/2013, 09:10

    Augusto,
    Sou professora e comecei a ler a Sonia na introdução de alimentos do meu filho. Trabalho com alfabetização de adultos, e por isso mesmo com a parcela mais pobre da população por aqui. Fiquei aqui pensando muito sobre esse mesmo tema, como puxar dos meus alunos os conhecimentos que já tenham sobre tratar-se pelos alimentos e de maneira mais preventiva, e combinar isso com ci6encia. Acho incrível que recomende isso a professores.
    Obrigada, porque educação para saúde devia ser tema em primazia nas escolas.

    Já escutei dos meus alunos mais velhos, que moraram por mais tempo no campo, histórias sobre assassinatos de pajés e curandeiros, com a vinda da hegemonia alopática, das grandes ind;ustrias de doença. Isso me dá um tremendo arrepio...
    Sonia Hirsch e Paulo Freire, para resgatar a cultura alimentar popular e introduzir um monte de ciência bem feita, comprometida com a responsabilidade e que promova a saúde. A liberdade vem da comunhão entre os homens!

    Até!

    ResponderExcluir
  124. BOA NOITE SONIA HA POUCO TEMPO EM EXAMES DE ROTINA FIQUEI SABENDO QUE ESTOU COM EXCESSO DE FERRO NO SANGUE. GOSTARIA DE SABER SE VOCE PODE ME DAR ALGUMA DICA DE COMO TRATAR ESSE PEQUENO PROBLEMA. AGUARDO RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  125. Já ouvi algumas coisas a esse respeito. Pequenas variações nas taxas são comuns. Se a taxa continuar aumentando, em exame feito em outro laboratório, sugiro procurar um/a nutricionista. Um abraço!

    ResponderExcluir
  126. Ola Sonia.
    Fiquei muito feliz de ter encontrado teu blog. Infelizmente hoje nao consegui acessar o site para comprar os livros (o site estava fora do ar), mas assim que estiver disponível vou faze-lo.
    Sempre tive problemas respiratórios (rinite, sinusite, garganta inflamada, muco, asma) e recentemente estou com problemas de crise de ansiedade, taquicardia, descompasso respiratório e depressão leve.
    Por fim, depois de uma situação de estresse, desenvolvi uma diarréia que esta complentando 30 dias hoje e nenhum medico ate o momento conseguiu me diagnosticar.
    O ultimo tratamento que estou fazendo (no momento) é para vermes, com remédios indicados pelo medico (albendazol e secnidazol).
    Gostei muito da tua linha interpretativa e para a minha historia fez todo sentido isso dos vermes estarem ligados com problemas respiratórios.
    Vou procurar o Gimebil, vi que tu indicaste nos comentarios pois ao que indicam minhas fezes parece que estou com isso.
    Vi tb a dica do Laboratorio do Dr. Helio, vou ligar la amanha mesmo.
    Bem, e depois espero conseguir comprar o teu livro, pra nao ficar me entupindo de remédios de vermes, antibióticos pra sinusite e corticóides. Nao estou dando conta dessa vida.

    Obrigada pelo blog. É um lindo trabalho, parabéns.

    Mirella
    Rio de Janeiro/Rj

    ResponderExcluir
  127. quero comprar as pilulas de creosoto mont serrat mas não consigo encontrar o endereço nem no google, vc pode me fornecer um endereço em SP-SP, ou telefone, site, email qualquer coisa que me coloque frente a frente com o produto ?

    ResponderExcluir
  128. M., também não encontrei. Pode ser que a licença não tenha sido renovada pela Anvisa, que despreza fármacos simples e baratos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  129. Oi Sonia
    Sou uma das pessoas que vc ajudou com seus livros,saite,e pesquisa.Fiz um video de uma pesquisa que fiz ja tem um ano e comeci por causa do seu trabalho,no video conta tudo,queria poder mostrar a vc ...como vfaço pra te enviar o video por email sei lá.

    ResponderExcluir
  130. Oi, Paula, que bom. Você pode mandar para shirsch@uol.com.br . Obrigada, um abraço grande!

    ResponderExcluir
  131. Parabéns sonia! Gostei tanto das tuas informações que comprei 2 dos teus livros...chegaram hj, comecei a ler e estou adorando!

    ResponderExcluir
  132. desespero, ja tomei todos os remedios de vermes incluindo o annita, e nao faz efeito para a regiao genital. sinto que tenho vermes que andam nessa regiao e mi incomodam muito, ja estou ficando pirada, como nao da em exame os medicos nao acreditam.me ajuda o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  133. Oi, depois de um ano e meio de muito sofrimento vim descobrir q tenho giardia com muitos +++, ja fiz um tratamento com flagil e falmonox, estou tomando cha com a folha de pitanga e tansagem... acabei de refazer os exames e o meu quadro nao mudou nada, continua como o primeiro... poderiam me ajudar? Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  134. Lalia e Anônimo,
    minhas indicações alternativas para detecção e tratamento de parasitoses são: Geraldo Granja, tel 31 3458-9343;
    Susana Ayres, tel 61 8628-1231;
    prof Jaime Bruning, www.jaimebruning.com.br . Todos atendem também à distância, quando é possível. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  135. Olá Sônia!! ultimamente venho sentido vários incômodos na barriga, dores abaixo da costela direita,e no pé do abdômen, após as refeições aquela sensação de que a comida está na garganta dando aquele efeito rebote seguido de azia e mal estar... ando muito irritado, ansioso e com insônia, também sinto coceira pelo corpo principalmente no nariz, ouvidos e na região do ânus, será quadro de verme sônia... caso seja verme, o tratamento natural com azeite e alho da Susan Ayres seria indicado para mim ou também teria que fazer uso de vermifugos.. Obrigado Sônia.

    ResponderExcluir
  136. São muitos sintomas, podem ser de uma turminha. Melhor conversar com o farmacêutico, que pode ajudar muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  137. Socorro. Ajude minha mãe. Sônia, minha mãe tem sofrido todas as noites com uma coceira no anus, já faz um ano. Ela já tomou albendazol, anitta lava a região com creolina e nada. Não consegue se livrar. Acredito q seja oxiurus pelos sintomas. Agora saiu uma ferida na vagina, não sei se pelo uso da creolina ou coisa dos vermes mesmo. Pelo que li aqui ela pode tomar creolina, foi isso q entendi? Me ajude pois minha mae esta a ponto de entrar em depressão de tanto sofrimento.

    ResponderExcluir
  138. Ada, a boa receita que conheço contra oxiúros é bater bem um maço de hortelã com um copo d'água quente e tomar em jejum por 3 a 7 dias. Sobre a ferida, pode ter sido causada pela creolina. Não, aqui não se recomenda tomar creolina. Mas muita gente toma. Um abraço!

    ResponderExcluir
  139. Obrigada Sonia, VC é super atenciosa. Vou pedir p ela tentar a hortelã, mas pergunto: será oxiurus? Não apareceu nada nos exames, ela já tomou tudo q termina com "ol", albendazol, mebendazol, etc. Os bichos atacam a noite, não são visíveis, invadem a vagina e são insistentes. Qual especialista eu poderia levar ela p ajuda-la? Além da hortelã ela pode usar o alho como aliado? Obrigada Sonia pela atenção.

    ResponderExcluir
  140. Ada, a característica dos oxiúros é dar coceira no ânus, porque a mãe bota os ovinhos nas preguinhas anais para que os bichinhos não tenham dificuldade em sair e reinfectar a pessoa. Leia mais em www.correcotia.com/vermes. Ah: e os exames são feitos de forma medíocre, exatamente para não dar nada. Se quiser um bom exame, procure o dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648. Para tratamentos, Geraldo Granja em BH, 31 3077-8437 e Susana Ayres em Brasilia, 61 8628-1231.

    ResponderExcluir
  141. Muitas gentes têm coceiras no ânus pode ser vermes miudinhas brancas se nota de se pegar uma fita isolante preta e cola no ânus se tem fica colada na fita uns vermezinhas brancas. Esses vermes dizem que chupa o sangue e a pessoa fica com anemia.
    Existe nas farmácias um remedinho bem baratinho e eficaz Chama se licor de cacau.Deve se dar as crianças de vez enquanto.É um remédio antigo mais muito eficiente.

    ResponderExcluir
  142. É isso mesmo, Ernestina, e esse verme se chama oxiúros. Quanto ao Licor de Cacau, o nome é antigo mas a fórmula é moderna, tão química quanto qualquer outra. Um abraço!

    ResponderExcluir
  143. Oi, Sonia. Estou com sintomas de verminose, constipação, as vezes uma vontade súbita de ir ao banheiro com fezes esfaceladas e bastante fétidas. Muitos gases que não saem de jeito nenhum, nem com dimeticona. E barulhos terríveis na barriga. Além de muito muco no nariz e garganta, cansaço extremo e corrimento vagina (gardnarella), enfim estou bastante debilitada. vou fazer o exame do dr hélio coppelman, porém nao tenho um bom médico aqui em Porto Alegre para levar o exame e tbm nao sei que tratamento fazer. O que vc indicaria? Estou acabada por conta dos bichinhos.

    ResponderExcluir
  144. Roberta, o ideal seria você conseguir um bom clínico geral para tratar as parasitoses e fortalecer você. Os homeopatas costumam ser bons nisso, e a homeopatia tem boas abordagens para verminoses e protozooses. No mais, sugiro dar uma olhada em meus livros: www.correcotia.com - frete grátis. Um abraço!

    ResponderExcluir
  145. Oi, Sonia. Fui em um clínico maravilhoso, um médico boliviano do sus. Ele disse que pelo sintomas é giárdia. Queria saber sobre a água de argila, é argila comum? aquela q se usa nos trabalhos da escola? marrom? ou devo procurar em alguma farmácia.Gracias.

    ResponderExcluir
  146. Bom sabe, anônima. Tem que ser argila limpa, que você encontra em lojas de produtos naturais ou farmácias homeopáticas e de manipulação. De qualquer cor. E se quiser conferir seus sintomas, veja mais sobre giárdia em www.correcotia.com/vermes , clique em Pesquisa e procure em Protozoários. Um abraço!

    ResponderExcluir
  147. Oi Sônia, parabéns, vc é demais. Você conhece a função do enxofre orgânico (MSM) no combate aos vermes? O q vc sabe a respeito? Obrigada.

    ResponderExcluir
  148. Monica, o que eu sei é que a cápsula de MSM te dá uma dose alta de um elemento que ajuda a limpar os intestinos e desintoxicar. Muitos alimentos contém enxofre. Se o ambiente estiver limpo e a alimentação for limpante, é difícil haver parasitose crônica. Mas minha praia não são os suplementos, de modo que não tenho opinião sobre ele. Um abraço!

    ResponderExcluir
  149. Bom dia Sonia, li alguns comentarios e achei interessante.
    Estou a mais ou menos 10 meses com diarreia liquida, primeiro diagnosticaram cadidiase, tomei remedio e melhorei uma ou duas semanas, depois voltou tudo novamente e fiz varios exames de sangue e nao deu nada.
    Fui no medico um mes atraz e ele passou para fazer o de fezes tres amostras, no resultado as trez amostras deu Giardi Lamblia me passaram o remedio flagyl (metronidazol) tomei durante 7 dias e nada melhorou continua a mesma coisa, voltei no medico e ele receitou agora Giarlam durante 7 dias estou no 5 dia e ainda nao vi melhora voce pode me ajudar? teria algum remedio tire e queda para matar esse parasita???
    Beijos obrigado

    ResponderExcluir
  150. Inácio, pode ser giárdia com cândida e mais alguma coisa. A giardíase dá diarreia amarelada, fedida, com muco e às vezes sangue nas fezes. Mas se você comer frutas e vegetais crus, sucos e bebidas geladas, ou outras coisas de geladeira, o frio nos intestinos alimenta a diarreia.

    Nesses casos de giárdia vejo bons resultados na água de argila, tomada em jejum por 9 dias - você dissolve 1 colher/sopa de argila em pó (de qualquer cor, tem em lojas de produtos naturais) em 1 copo de água filtrada, à noite, e de manhã bebe somente a água - a argila terá assentado no fundo. Joga fora, de noite repete. E também funciona otimamente uma homeopatia feita com a própria giárdia, chama-se Giardia L. 30 DH, em tabletes.

    Para tratar a giárdia, dizem os especialistas que é importante reduzir carboidratos e aumentar a carne, se possível malpassada. Um abraço!

    ResponderExcluir
  151. Sonia, vou tentar fazer esse da argila. Cheguei a tomar um remedio homeopatico tambem nome dele e arsenicum album 6ch sol durante 4 dias 6 gotas, e o remedio Giarlam que termina amanha, vi uma mlehora hoje nas fezes que estao um pouco solidas voce acha que a argila vai solucionar?
    e seria bom eu comer carne e evitar carboidratos???
    suco so se for quente nada de geladeira?
    no aguardo e obrigado

    ResponderExcluir
  152. Oi, Inácio, é isso mesmo, e suco nem pensar, nem nada cru. A homeopatia que conheço épara giárdia é Giardinum ou Giardia L. 30 DH. E a água de argila você vai tomando, não tem contraindicação. Pode não resolver sozinha mas ajuda muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  153. Hoje ireifazer o da argila amanha de manha comeco a tomar, as fezes ainda estão liquidas nossa nao sei o que faço mais queria muito melhorar vc acha que devo tentar so com a argila agora ou incluo algum remedio junto?

    ResponderExcluir
  154. o remedio giarlam que tomei disse para nao ingerir ovos, chocolate e saladas isso e verdade?
    Posso voltar a comer essas coisas?
    para salado comprei aquele remedio que voce pinga para hidratar;
    o que voce acha?

    ResponderExcluir
  155. Sim, acho que você deve evitar esses alimentos. E nada cru, nada cru, nada cru… Se você gosta de salada, em vez de comer crua, passe rapidamente na frigideira com azeite e alho até ela murchar. Tudo cozido. Tá? Boa sorte, tchau!

    ResponderExcluir
  156. Sonia,
    Hoje estou no segundo dia da argila e nao vi melhoras ainda, poderia me ajudar sera que devo tomar um Anitta junto?
    Nao tenho mais dores nem enjoos, so as fezes mesmo que esta liquida, mas estou indo menos no banheiro.
    Me ajuda por favor creio que falta pouco para acabar com essa agonia!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  157. Sonia, ja estou no quinto dia da argila e tive uma diferenca de ir menos no banheiro, mas quando vou continua liquido as fezes.
    O que faço teria outra sugestao?
    Continuo com a argila?

    ResponderExcluir
  158. Inácio, a receita não diz 9 dias?

    ResponderExcluir
  159. Eita nossa, ok desculpa so estou desesperado so isso!
    Obrigado

    ResponderExcluir
  160. Sonia,

    Ontam deu os nove dias conforme receita que voce passou... e continua a mesma coisa eae?
    Alguma outra dica?

    ResponderExcluir
  161. Sim, a que te dei no dia 20, leia acima. Deve haver mais alguma coisa além da giárdia, ou você pode estar se alimentando de forma equivocada. Um bom exame de fezes se faz no laboratório do dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648. As amostras podem ir por sedex. Não tem convênio.

    ResponderExcluir
  162. Rosana Viana05/08/2014, 16:18

    Olá Sônia, que bom ter a oportunidade de falar contigo. Vi acima que vc está tratando a ameba com homeopatia. Não sei qual é o seu caso, mas recentemente descobri que estava com pedras na vesícula e logo depois com ameba, uns tres tipos acredito. Minha médica homeopata incialmente recomendou o giamebil, mas parece que saiu de fabricação. Então, com um medo danado de afetar o figado, iniciei o annita, conforme ela me recomendou. Estou a três dias com umas cólicas danadas e comendo quase nada. Há 2 meses estou comendo somente frutas e verduras cozidas no vapor para controlar as pedras na vesícula, até tomar coragem e sentir firmeza nas possibilidades de expulsão. Mas li que primeiro tem que liberar essas vermes não é isso?

    ResponderExcluir
  163. Sonia, acho que alem da giardia estou com Oxiurus, pois sinto muita coceira estou tomando a medicaçao novamente de metronizadol e mebendazol e saiu umas coisas fininhas de mais ou menos 1 cm e a noite e o horario em que mais se movimentam e incomadam, tendo eu que levantar varias vezes pra ir no banheiro... O que voce acha?
    Alguma sugestao?

    ResponderExcluir
  164. Rosana, para amebas prefiro a linha do nosódio homeopático Ameba 30CH ou DH, menos agressiva.
    Sua reação ao Annita é compreensível. Mas infelizmente não posso ajudar você diretamente porque sinto que há muita coisa envolvida. Recomendo uma consulta mesmo à distância com quem entende disso - Geraldo Granja, que atende em BH e Rio, tel 21 3458-9343, ou Susana Ayres, em Brasilia e por skype, tel 61 8628-1231. Abraço!

    ResponderExcluir
  165. Inácio, acho que são oxiúros sim. Minha sugestão é você tomar um bom protetor hepático como Legalon ou Silimalon para ajudar o fígado a processar essas drogas todas, e melhorar sua alimentação, evitando laticínios, açúcar e farináceos.
    A receita da Susana Ayres contra oxiúros é bater no liquidificador um maço de folhas de hortelã com água quente, coar ou não e tomar em jejum, por 3 a 7 dias. E a água de argila você pode continuar tomando para limpar os resíduos.

    ResponderExcluir
  166. fiz o exame de fezes e deu negativo em protozoarios e helmintos a giardia nao apareceu mais, acho que agora so falta esse verme que causa coceira mesmo.
    O medico receitou 1 comprimido Mebendazol de 500mg pular uma semana e depois tomar mais um comprimido de 500 mg e estou tomando 2 comprimidos de metronizados 250mg em 8 e 8 horas e suco de couve, hortela e Limao de manha em jejum.

    Ainda esta liquido mas estou indo com menos frequencia,como é a melhora desses vermes so quando as fezes voltam ao normal???? pois aqui no blog so tem questionamento mas ninguem voltou para falar como melhorou.
    Voce acha que so depois de parar de tomar o remedio que as fezes voltam ao normal???
    Desculpe fazer tantas perguntas e que e muito estranho nao melhorar sabe e eu ficar tanto tempo com essas fezes liquidas.

    Nao tenho mais dores nem faz barulhos mais.. Voce acha que esta melhorando?

    ResponderExcluir
  167. Inácio, entendo seu drama, mas minha possibilidade de ajudar com respostas corretas é muito limitada. As fezes soltas podem vir de frio nos intestinos, de parasitas que ainda estão lá, da candidíase que quase todos temos, mais ainda quem tem parasitas maiores.

    Os exames de fezes podem dar falso negativo se você tiver tomado vermífugos e antibióticos pouco tempo antes.

    Se não há barulhos nem dores, isso parece um bom sinal. Mas, com a alimentação correta, COZIDA (inclusive frutas), o que se espera é que as fezes voltem a ficar relativamente compactas.

    ResponderExcluir
  168. Sonia,

    Vi que o amigo Inácio estava com muitos problemas de vermes e estou com algo parecido, já tive giardia uma vez e que foi muito dificil de curar, consegui com creolina mas tomei acho que em excesso e depois tive candidiase intestinal, foram os piores momentos da minha vida. Agora estou passando novamente por isso, a 3 meses fiz 4 exames de fezes e descobri Giardia, tomei varios antibioticos: metronidazol, furazolidona e nada. Agora estou tomando Anita, senti melhoras mas acredito não ter me curado 100%. Vou tomar a argila e estou usando hortela fresca pela manha com alho batido no liquidificador. Consegui o Seirogan, deveria usar junto? Diz que são 3 pilulas 4 vezes ao dia. O Seirogan se parece com o a creolina? Por favor me ajude, essa giardia se parece muito resistente, incrivel

    ResponderExcluir
  169. Mauricio, ontem terminei o remedio metronizadol 250mg dois comprimidos em oito e oito horas e tomei uma dose de mebendazol dose unica um comprimido, ja tomei a argila tambem, hoje estou muito melhor as fezes ja comecaram a ficar mais solidas, vamos ver como vai ser nesses quatro dias... tente passar em um medico e comprar o metronizadol 250mg e tomar igual tomei, e mais as dicas que a Sonia me deu!!
    Se puder ajudar estou a disposição.

    Vamos sair dessa rs

    ResponderExcluir
  170. Oi, Maurício, desculpe a demora, viajei e não para olhar os comentários. A água de argila eu combinaria com o nosódio homeopático Giardia 30 DH. Cuidado com tudo o que termina em "azol", porque fortalece a cândida. Não vejo vantagem em tratar com bombas de ação rápida. Um abraço!

    ResponderExcluir
  171. Oi Sonia, tenho sentido um incomodo na barriga, em baixo da costela direita, lembro de já ter sentido como uma câimbra no local, e vi em outros comentários que pode ser ameba. Vc acha que mesmo sem fazer exames posso tomar o chá que menciona em seu livro? “ Três dentes de alho
    de bulbo roxo, fervidos durante 3 minutos e deixados em infusão por mais 20: tomar por 7 dias”. E aquela receita da microdose podemos fazer em casa ou é para manipular? Muito obrigada pela disponibilidade em partilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  172. Olá, Sonia. Por gentileza os homeopáticos ameba e giardinum são nosódios? Me informei que para fazer o nosódio é necessário coletar material. Você fez isso? e tbm me disseram na farmácia q só há nosódio liquído para tomar em gotas. Não em tabletes. Estou em desespero pois tenho 18 anos e não vou mais a faculdade por conta dos barulhos na barriga, que são extremamente exagerados. Fiz o exame do dr copelman e deu giardia/ameba hystolitica/endolimax nana e insuficiência de lipase e tripsina.

    ResponderExcluir
  173. Roberta, dê uma olhada no catálogo da Quintessência em http://www.quintessencia.com.br/pdf/catmed.pdf . Eles têm tudo.

    Eu encomendo os nosódios na Sanatus, em Petrópolis, porque moro aqui. E tb pode tomar em gotas, sem problema.

    ResponderExcluir
  174. Joana Soares29/08/2014, 11:40

    Olá Sonia, detectei por meio de teste de frequência (com o software ZYTO), em consulta com minha nutróloga, a presença de Giárdia. Ela me receitou Zentel (albendazol) mas eu queria tentar algo menos agressivo. Primeiro de tudo, estou pensando em realizar um exame de fezes convencional (3 amostras) para confirmar o diagnóstico. Vocês acha que ele detectaria? Depois, pensei em tomar a água de argila, mais a homeopatia Giardia L 30DH ou o Giamebil. Aliás, qual desses dois últimos você recomendaria? No caso da homeopatia, qual a posologia? Grata! Um abraço.

    ResponderExcluir
  175. Oi, Sônia. Infelizmente no catálogo nao tem nosódio para ameba e giárdia. E para meu azar moro em Porto Alegre, na farmácia que fui me disseram que nosódios só com prescrição médica porque tem que coletar o material. Acha que se consultar com Jaime bruning ou geraldo granja eles me prescrevem o nosódio?

    ResponderExcluir
  176. Roberta, estou com o catálogo da Quintessência aberto aqui na minha tela e tem ambos: Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Você pode ver os telefones deles no site, ligar e encomendar. Ou procurar um/a homeopata que ajude nisso. Mas homeopatia não é exclusividade médica. Um abraço!

    ResponderExcluir
  177. Joana, exame de fezes costuma não dar nada. O do dr Copelman, no Rio, é correto mas não tem convênio, tel 21 2548-0648. Concordo com a sua ideia de tratamento com argila e homeopatia. O Giamebil anda sumido depois que mudou de laboratório… A posologia costuma ser 2 tabletes 2 vezes ao dia por 21 dias, parar 15 dias, repetir. Um abraço!

    ResponderExcluir
  178. Monica, desculpe, só vi agora o seu comentário. Pode tomar o chá. Se tiver as tinturas, pode fazer a microdose em casa. Se não tiver, fica difícil.

    Para amebas a homeopatia é muito eficaz, veja respostas acima.

    ResponderExcluir
  179. dr sonia, estou me tratando com o dr helio colpman e deu no meu exame giardia. estou com colicas e dor principalmente do lado esquerdo desde dezembro do ano passado apos uma gastroenterite. em janeiro tive outra gastroenterite e assim comecaram os exames e idas a medicos, pois a dor nunca melhorava, sao dores insuportaveis, fui varias vezes ao hospital. tomei antibioticos desnecessariamente, e muitos remedios de verme. operei um mioma pois achavam que era ele o culpado pois comprimia meu intestino, mas apos um mes da cirurgia a dor continuava. foi quando procurei o dr helio, exame de fezes deu giardia e exame da capsula endoscopica deu inflamacao no intestino provavelmente pelo uso de remedios e verme. estou fazendo a dieta que dr helio passou e os remedios. mas tenho 2 duvidas: queria saber o que faco com calcinhas, toalhas que eu uso, tenho que ferver para matar os vermes? e em casa, no vaso sanitario e etc...qual produto eu passo? sobre a argila,ja procurei em varios lugares para comprar e toamr de acordo com o que vc fala em seu site, mas nao acho. vc sabe algum lugar onde posso compra-la?

    ResponderExcluir
  180. Lequinha, o outro nome da sua gastroenterite é giardíase, não detectada pelos profissionais que te atenderam. Os médicos teriam que desconfiar, se fossem minimamente ligados em parasitoses e seus sintomas clínicos.

    A giárdia anda com uma corte de bactérias que criam muitos problemas. Sugiro você ler um pouco sobre candidíase aqui no blog. Toda parasitose crônica cria cândida. Tomar antibióticos também.

    Argila você encontra em farmácias homeopáticas e lojas de produtos naturais. O Mundo Verde tem.

    ResponderExcluir
  181. procurei no mundo verde e nao achei, vou procurar na internet...e sobre lavar as roupas, calcinhas e como limpar o vaso sanitario...o que vc me recomenda?

    ResponderExcluir
  182. outra duvida: nos meus exames nunca deram candidiase. como detecta-la?

    ResponderExcluir
  183. Sobre higiene de roupas e banheiro, sempre é bom manter um padrão alto. Mas o importante é recuperar seus tecidos para que eles possam se renovar e reagir aos parasitas.

    teste da candidíase em www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf . Como a cândida faz parte da nossa flora, e prospera conforme a sobremesa do dia, ou o croissant, ou as besteirinhas, exames de fezes não são significativos. A medicina convencional reconhece a infecção pelos sintomas. O questionário dá uma ideia de quantos e quão diversos são esses sintomas.

    ResponderExcluir
  184. Olá Sonia Hisrch,

    Se possível a senhora poderia me esclarecer uma dúvida? É sobre as cápsulas de ALHO ODOR FREE, se elas têm o mesmo efeito das normais.

    Na bula costa que possui a aliína, que se não me engano é das suas mais ricas propriedade.

    Carinhosamente,

    Ana Luisa

    ResponderExcluir
  185. Oi, Ana Luisa, alicina é de fato o ingrediente do alho mais valorizado pela contabilidade científica, e os comprimidos têm essa vantagem de não deixar cheiro. Acho que não custa experimentar. De todo modo, havendo alho orgânico (está na época), sugiro fazer o azeite de alho para usar onde for cabível no dia a dia, porque seguro morreu de velho - e esse azeite resolve muito. Assim: esvaziar ⅓ de garrafa de azeite extravirgem, encher o espaço com dentes de alho orgânicos descascados, embrulhar e deixar curar 10 dias no fundo do armário. Ai começar a utilizar. Pode incluir outros temperinhos secos, como tomilho, alecrim, louro… Um abraço!

    ResponderExcluir
  186. Muito grata.


    Abs,

    Ana Luisa

    ResponderExcluir
  187. Sônia você acha que os barrulhos na barriga (por excesso de gases) está associado a ameba e giárdia? Realizei o exame do dr copelman e apareceram esses dois protozoários. Isso me incomoda muito, já tentei água de argila, chá de algo, chá de hortelã com mel e nada ameniza os sintomas dos parasitas.

    ResponderExcluir
  188. Ana, os barulhos também podem ser da candidíase que costuma acompanhar essas infecções. Você dificilmente vai conseguir melhorar usando mel no chá, qualquer que seja, porque parasitas amam doces. Água de argila ajuda muito, mas tem que persistir. Sugiro consultar um/a homeopata que lhe prescreva os nosódios de giárdia e ameba, que são homepatias feitas com as ditas cujas. E prepare-se para ficar uns 2 anos tratando e restringindo açúcar, farinhas e laticínios. Outra indicação, no Rio, seria consultar o Geraldo Granja, terapeuta holístico bichólogo e fitoterapeuta, tel 98126-6172 ou 2225-0683. Um abraço!

    ResponderExcluir
  189. Marcos Cintra15/09/2014, 14:32

    Olá Sonia Hirsch,

    Li em um dos seus posts, não me lembro ao certo, ou no Parasitas que dão em gente, você citando o pamoato de pirantel, Pamoato de Oxantel.

    Essas substancias são menos tóxicas que as que contém em outros fármacos?

    Observei que o Licor de Cacau Xavier, agora possui em sua fórmula só o Mebendazol.

    Fiquei perplexa fazendo uma pesquisa em busca de fitoterápicos e não achei praticamente nada. O giamebil praticamente não se vende mais.

    Desde já agradeço sua atenção,

    Marcos Cintra

    ResponderExcluir
  190. Oi, Marcos, você deve ter lido isso no Almanaque de Bichos, na lista de fármacos. De fato os bons e baratos vão desaparecendo. O Giamebil, uma pena. Mas como os exames de fezes também não dão nada… … ...

    ResponderExcluir
  191. no meu exame do dr helio deu tricocefalos e giardia. estou me tratando com ele mesmo mas estou tendo dificuldade de tomar os remedios, tenho tido enjoo, diarreia, dores de cabeca, formigamento nos pes e maos. consegui tomar quatro dias de tinidazol e cinco de metronidazol e ainda nao comecei o albendazol. Falei com meu homeopata que passou os remedios de homeopatia para giardia mais o giamebil. a duvida que eu tenhe é: e para tricocefalos? tem algo natural, homeopatico?

    ResponderExcluir
  192. Lequinha, a Quintessência tem um catálogo de nosódios homeopáticos que tem de tudo, mas para saber ao certo só mesmo entrando em contato com eles. O seu homeopata deve saber.

    ResponderExcluir
  193. sonia, marquei com geraldo para 11 de outubro e ja estou tomando o nosodio para giardia. o meu homeopata disse que nao tem para tricocefalos. vou ter que tomar o albendazol cinco dias. queria saber qto tempo depois de voce fazer o tratamento convencional e o tratamento do geraldo, voce obteve melhora? ja estou fazendo a dieta sem leite e gluten a um mes mas nao estou sentindo muita diferenca, so que estou emagrecendo muito. outra coisa, vc tirou o cafe ou tudo que tem cafeina da alimentacao tambem?

    ResponderExcluir
  194. Sonia, consultei com uma homeopata, ela nao quis me receitar os nosódios (mesmo eu tendo mostrado o exame do dr copelman que apareceram giárdia/ameba histolytica/endolimax nana) ela me receitou apenas a pulsatilla, será que tem problema se eu tomar os nosódios por conta própria junto com a pulsatilla? não encontrei o giardinum nem o amoeba, todas as farmácias que vou, dizem que pe necessário a receita e a coleta do material para fazer o nosódio. no instituo roberto costa eles têm um nosódios para várias parasitoses? será que é seguro tomar esse? e não é feito com o material do paciente, já vem pronto.

    ResponderExcluir
  195. Olá Sonia,
    Preciso de uma orientação,tenho um bebe de 8 meses que a 2 dias atras acabou comendo uma papinha que era pra ter sido jogada fora,por ter pousado mosca e botado ovinhos,essa papinha era pra ter sido descartada,mas uma outra pessoa da casa deu ao meu bebe sem saber.Agora ele esta apresentando vômitos e arrotos,o que devo fazer para que os ovos não vire larva dentro dele?você aconselha creolina?Estou apavorada,ate mesmo sem dormir. Aguardo resposta.obrigada amandareis143@gmail.com

    ResponderExcluir
  196. Sônia, entrei em contato com a quintessência e realmente eles não tem nosódios para giárdia nem ameba, tem apenas homeopáticos. Mas consegui na Sanatus que você gentilmente havia indicado, sou de Porto Alegre e eles irão me enviar via sedex. Será que os barulhos e gases na barriga amenizam com os nosódios? Não aguento mais essa situação.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.