sábado, 13 de junho de 2009

Almanaque do banheiro: Alô, herpes? Tchau tchau!

Só quem tem herpes sabe o inferninho que é. Tenho de vez em quando e quase sempre consigo localizar a causa. A penúltima foi um vinho que caiu mal no fim de um dia de viagem, o corpo não deu conta. Sorte que estava na casa da minha querida amiga Susana Ayres, acupunturista, que quando soube me deu a dica perfeita: banhar o local com a fumaça da moxa, ou seja, acender o bastão de moxa e deixar a fumaça inundar a região afetada.

- Mas vou tratar calor com calor?, me espantei; em medicina tradicional chinesa geralmente se trata o quente com o neutro ou o fresco, e herpes é um sintoma de calor/umidade. - Nesse caso sim, respondeu ela. Depois a Denise Moraes, acupunturista de Itaipava, me disse que para hemorróidas este banho de fumaça também é um sucesso.

Foi. No dia seguinte não tinha mais nada. Fiquei até esperando um pouco para confirmar, porque às vezes o herpes quer sair de qualquer jeito - você passa alguma coisa nele, desaparece dali mas surge em outro lado. Pois este desapareceu de fato.

Moxa é a folha da artemísia pilada até virar uma lãzinha. Pode vir solta ou prensada em forma de pequenos cones ou bastões. O bastão é bem fácil de usar. Basta descascar a embalagem, pôr fogo na ponta e aplicar aproximando cuidadosamente da pele no local indicado. Serve para muitos tipos de dor também, cólica menstrual e uma infinidade de sintomas, desde que se saiba em que pontos usar. O nome do processo é moxabustão.

Contei o caso para minha médica homeopata, a Vanize Eyer, que também é rápida no gatilho e já foi me dando outra receita: um creminho com florais - Spinifex, Linum, Fringed Violet e Crab Apple. Mandei fazer e guardei. Outro dia comprei um frango como caipira, puro engano; comi e deu herpes. Pois passei o creminho e não senti mais o desconforto. Em dois dias a erupção sumiu.

Ô coisa boa!

310 comentários:

  1. Que dica boa essa.
    Estou me tratando com fitoterapia chinesa... Dr. Paulo Taveira - medicina tradicional chinesa pura... um achado aqui no Rio.
    Beijos,

    ResponderExcluir
  2. Já usei uma moxa improvisada, fazendo uma "cigarrinho" com folhas de artemísia e tratando uma dor de ouvido (curou rápido).
    Fiquei curiosa sobre essa formulação com florais: vc saberia me dizer se é específica para herpes ou também poderia ser utilizada em outros problemas na pele?

    ResponderExcluir
  3. Sim, ela mencionou que serve para qualquer coisa na pele.

    ResponderExcluir
  4. Plantinha maravilhosa! Uma variedade de artemísia está sendo empregada com muito sucesso contra malária. A popular losna, Artemisia absynthium, é um vermífugo cinco estrelas. Artemísia é a erva da mulher: relaxa a musculatura lisa e ajuda a menstruação a descer. O cigarrinho feito com ela pode ser fumado para ajudar a dormir. No Japão a artemísia é usada em bolinhos de arroz moti, chamados mochi, para combater anemia.

    ResponderExcluir
  5. Sonia, obrigadíssima pela dica. Tenho herpes desde os 12 anos e sei o inferno que é ter essa coisa pertoda boca. Dói e é feio.

    Mas fiquei com uma dúvida: é para passar a fumaça, né? Ou encosta o "cigarrinho" na feridinha? Não dói?

    Beijos, adoro seu blog, seus livros, vc!

    ResponderExcluir
  6. Não, não, não encosta!!!! É só a fumaça - banhar em fumaça. Prende a respiração e manda ver, durante uns bons 5 minutos.

    Muitas vezes a moxa é usada como fonte de calor para aquecer os pontos e produzir efeitos, mas não neste caso.

    ResponderExcluir
  7. Dona Sonia Hirsh!
    Eu te amo! Tenho quase todos os seus livros, faço as receitas e sou mt grata a vc. Estou mt feliz em saber que vc tem um blog, não acredito que só descobri agora.
    Beijos, boa sorte, sucesso.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Karin, bem-vinda! Na verdade este blog é quase secreto, não divulguei ainda; não sabia se ia levar jeito para a coisa e se ia conseguir mantê-lo, pois além das mil tarefas às vezes fico dias sem conexão. Obrigada pelo carinho, beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  9. Minha herpes se manifesta na parte interna da coxa direita. Baixa imunidade, stress, comidas que caem mal e lá vem aquela repuxada na perna, ingüa e tcharam... a região vai ficando dolorida, pequeninas bolhas se formam e vão aumentando até se unirem numa bolhona. Já que estou sem acupunturista atualmente e não gosto de banhar a dita cuja com pomada pra secar, foi muito bom saber dessa opção do banho de fumaça da mocha.

    ResponderExcluir
  10. Sonia, adoro seus livros e seu blog.
    Eu poderia arriscar um palpite para o fato de que funciona, neste caso, tratar "calor" (herpes) com "calor" (moxa). É que, de acordo com o princípio da polaridade das energias yin e yang, quando o yang é forçado até seu máximo ele necessariamente se transforma no seu contrário (yin). Assim talvez a fumaça e a energia yang da moxa acabem acelerando o ciclo do herpes, fazendo com que ele se acabe mais rápido (se torne finalmente yin).
    Coisas das energias... ;)
    Além disso a fumaça da moxa tem propriedades antisépticas e bactericidas, e já ouvi sobre esta mesma técnica ser usada inclusive para candidíase, com as devidas precauções.
    Abraços a você e parabéns, sou sua fã!
    Analyce Claudino

    ResponderExcluir
  11. Oi, Analyce, faz o maior sentido o seu palpite. Pensei também que o fato da fumaça ser seca se contrapõe à umidade. No tratamento da candidíase vaginal a postura e os cuidados são semelhantes ao trato das hemorróidas com moxa, né? Para isso pode ser muito útil um instrumento de madeira feito de um cabo comprido e uma espécie de cúpula furadinha no qual se encaixa o bastão de moxa. Comprei o meu num centro de acupuntura e foi muito útil quando tive problemas no joelho. Como a ponta em brasa do bastão fica abaixo da borda da cúpula, não há risco de queimaduras e o banho de fumaça é direcionado para o lugar certo.

    A verdade é que a Medicina Tradicional Chinesa é sensacional, né não?

    ResponderExcluir
  12. eu gostei muito meu filho tem ele me da um trabalho, com a hrepes vou dar para ele beijos

    ResponderExcluir
  13. E onde eu compro essa Mocha? sou de SP por favor e obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Você compra em lojas japonesas da Liberdade ou em casas de material de acupuntura. Algumas lojas de produtos naturais costumam ter.

    Existe em vários formatos. O mais fácil de usar é o bastão. Você descasca a ponta e acende. Depois de usar, banhando o local com fumaça pelo menos por 5 minutos, apague a ponta do bastão num tico de álcool no fundo de uma xicrinha de café.

    ResponderExcluir
  15. Oi Sonia, parabens. Esse moxa também serve pra herpes genital? Porque essa também é um perrengue chato... Alguma outra sugestão?

    ResponderExcluir
  16. Servem para herpes genital sim, como não? A moxa e a pomadinha.

    ResponderExcluir
  17. Que maravilha encontrar seu blog. Há 16 anos descobri vc quando tive minha filha e comprei seu livro. Segui, não todos, mas muitos de seus conselhos. Depois re-descobri vc através do médico acupunturista Ronaldo Azem que vive recomendando para todo mundo seu livro sobre dietética chinesa, Manual do Herói, que, inclusive está indicado no site dele. E agora, por um acaso, pesquisando sobre alimentos yin e yang, caio aqui neste blog. Tenho dúvidas: milho é neutro ou é yang? Já vi como neutro, mas o João Curvo diz que é yang. Outra coisa: modifica a natureza quando é farelo?

    ResponderExcluir
  18. Amiga, não sou muito chegada a essa classificação de alimentos em yin e yang, a não ser dentro de um contexto específico. O grão de milho é menos yang que o de arroz, por exemplo, menor e mais fechado. Mas é ligado ao Fogo, ao verão, e por isso tem as qualidades do calor, que é yang. Entretando, como todos os vegetais, é yin. E assim por diante...

    Alguma coisa se modifica sim na natureza do grão quando ele se parte em milhares de fragmentos. Por exemplo, suas gorduras começam a oxidar em contato com o ar. Por isso esses conceitos servem mais ao produto em estado natural.

    ResponderExcluir
  19. Pessoal

    Gostei das dicas... Tinha herpes na boca todos os meses quando ficava menstruada. Me médico homeopata me receitou Herpes CH 6 e já fazem mais de 5 anos que a herpes não se manifesta.

    ResponderExcluir
  20. Tenho herpes labial, porém já faz um ano que não me sai...Porém quando estou no auge de stress sai, vira a boca. HORRÍVEL.
    Mês que vem é meu casamento e estou com medo que saia o que faço para evitar?Muito obrigada, bju da gaúcha.

    ResponderExcluir
  21. E no Rio: onde comprar bastões de moxa?

    ResponderExcluir
  22. Em lojas japonesas ou que vendam material de acupuntura!

    ResponderExcluir
  23. OI, tenho a maldita nas genitais, qual o procedimento a fazer com o bastão? e quais seriam as quantidades da pomadinha? ele já existe manipulada, sendo q é só chegar e pedir? qnto ao local, moro no sul onde poderia achar a moxa?

    att, deja

    ResponderExcluir
  24. OI, tenho a maldita nas genitais, qual o procedimento a fazer com o bastão? e quais seriam as quantidades da pomadinha? ele já existe manipulada, sendo q é só chegar e pedir? qnto ao local, moro no sul onde poderia achar a moxa?

    att, deja

    ResponderExcluir
  25. Amiga, leia o primeiro parágrafo do post para saber o que fazer com o bastão, que se encontra em lojas japonesas e de material de acupuntura. A pomada tem que mandar fazer. Use o suficiente para cobrir a área, 2 x ao dia.

    ResponderExcluir
  26. muito obrigada"""

    ResponderExcluir
  27. Oi Sônia, minha avó tem herpes, mas minha minha mãe falou que está dentro do olho, será que ela poderia se tratar com o bastão de mocha e com essa pomada de florais, não teria problema?

    ResponderExcluir
  28. Oi, querida, dentro do olho? Será herpes zoster? Não sei se funciona. Moxa fica difícil. Mas quem sabe passar a pomada pelo lado de fora dê certo?

    ResponderExcluir
  29. OI?!
    Você poderia me passar a fórmula da pomadinha, pois estive na farmácia de manipulação e eles não souberam me informar sem as quantidades certas de cada floral...
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Oi, A., o qu está escrito no pote é o que publiquei acima. Não tem as quantidades. Quem lida com floral deve saber, não?

    ResponderExcluir
  31. Sonia, obrigada pelas dicas! Graças a Deus tive esse incômodo labial há 4 meses atrás e nunca mais! (Quem tem, sabe o dia, o mês e a hora exata, de tão chato que é!)
    Mas minha dúvida é a seguinte... dizem que o vírus é transmissível de forma assintomática, ou seja, sem lesão aparente. Desta forma, como saberei essas épocas de transmissão assintomática, pois não desejo transmitir isso ao meu parceiro nunca!
    Muito obrigada mais uma vez, pela ajuda e dica de sempre!
    Ps. Vc é maravilhosa em seus livros, parabéns e sucesso mais e mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi, querida, sobre essa história da transmissão, o vírus não faz nada se a pessoa estiver com a imunidade boa. E se estiver baixa, pode ter herpes por contágio ou porque já tinha o vírus, ou o que quer que seja, no corpo. Entrega a Deus e relaxa... Abração!

    ResponderExcluir
  33. OI SONIA, GOSTARIA DE SABER SE O BASTAO DE MOCHA, SERVE PARA ESPORÃO CALCANEO, POIS NÃO CONSIGO NEM ANDAR DIREITO UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  34. Puxa, não sei. Alô alô, acupunturistas, alguém sabe?

    ResponderExcluir
  35. ola boa noite gostava de aranjar herpes ch 6 para tomar a senhora podiame arranjar q eu pago..eu sou do porto..ja corri farmacias homeopaticas mas n arannjo esse produto pk a legislacao das farmacias n permite q facam isso em farmacia..deixo meu mail..ja tenho herpes ah mais de 2 meses ricardomiguel_teixeira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  36. Oi, Ricardo, você está em Portugal? Será que não tem em outro país da comunidade europeia? Aqui no Brasil os médicos receitam e as farmácias fazem. Você já tentou ver um(a) homeopata aí?

    ResponderExcluir
  37. Nossa, vou tentar! Tenho essa coisa a mais de 3 anos, de 2 em 2 meses +-. E só quem tem sabe o inferno que é isso!
    Infelizmente contaminei meu parceiro e não quero passar pra nenhum outro lugar do meu corpo ou do dele! Tomara que achem a cura pra isso!
    Fiz ontem minha primeira sessão de acupuntura voltada para herpes, espero que ajude muito, pq aciclovir num adianta nada!

    ResponderExcluir
  38. Com certeza vai ajudar, mas é bom você pensar também na alimentaç~~ao, pois existem jeitos de comer que fazem a imunidade baixar muito. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  39. Desde que li em "Só para mulheres" que a aplicação de gelo no local em que o herpes está querendo se manifestar reduz o ataque e às vezes até evita a manifestação viral,é tiro e queda: os tormentos diminuíram. Sônia, muito obrigada pelas dicas e aproveito para festejá-la por sua obra e pesquisa voltada para a felicidade do viver!

    ResponderExcluir
  40. Oba, festejemos todos a felicidade do viver! :-)

    ResponderExcluir
  41. oi sonia fiz o teste da moxa e acrecentei varredura e secou instantaneamente e o que e bom tambem mas nao tao rapido como teu metodo ,florais , unha de gato e a propria artemisia como cha e aviso logo o cha e perigoso pra quem for utilizar em exesso serve para espurgar o mal que te faz inflamar.obrigado pela dica saude e paz

    ResponderExcluir
  42. Querida Sônia, estou as voltas com a herpes genital há cerca de 3 meses. Queria saber se no caso das vesículas estourarem, ficando aquelas feridas, é possível continuar usando a pomada de florais. Estou passando por uma crise já faz uma semana, e bateu essa dúvida. Um beijo e parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  43. Oi, Karine, pode continuar com a pomada sim. A fumaça da artemísia é ótima para secar essas feridas e também o gel de guaçatonga. Melhoras!

    ResponderExcluir
  44. Nossa, Sônia! Vou experimentar o bastão de moxa e o creme de florais. Obrigado!

    ResponderExcluir
  45. PARA APLICAR MOXA NA REGIÃO VAGINAL EXISTE ALGUM TIPO DE APLICADOR? ONDE POSSO CONSEGUI-LO?

    ResponderExcluir
  46. Você vai aplicar a fumaça, né? Basta segurar o bastão aceso na direção certa, o que exige a posição certa, por exemplo colocando um pé em cima da cama para abrir bem a entrada.

    Existe um instrumento que me auxilia, não sei como se chama, mas é todo de madeira, feito de um cabo comprido com um copinho furado na ponta. Ali você encaixa o bastão e direciona melhor a fumaça. Procure nas lojas de material de acupuntura.

    ResponderExcluir
  47. Daniel (Rio de Janeiro)18/05/2010, 15:10

    Olá Sônia!!! Estou desesperado com herpes genital! há 4 meses. Fiz postectomia dia 13/05/10 para melhorar, bom... melhorou pouco em relação as feridas, mais o sinalzinho da herpes está lá ainda no meu pênis e não sai de jeito nenhum! Vendo seu blog encontrei uma nova esperança de "melhora" uma vez que sei que a herpes por enquanto não tem cura, mais pelo que tenho lido aqui essa moxa é bem promissora. Gostaria de saber onde posso mandar fazer a pomada(tenho que consultar qual médico homeopata ou florais) uma vez que o bastão de moxa eu encontro pelo que li em casa de produtos naturais. Desde já agradeço sua atenção, Daniel.

    ResponderExcluir
  48. Oi, Daniel, acho que 4 meses é tempo demais para ficar com herpes. Ou sua imunidade está muito baixa ou você está comendo coisas que aumentam muito a sua vulnerabilidade. De todo modo, a pomada você pode mandar fazer em qualquer farmácia homeopática sem receita, basta levar a fórmula num papelzinho; a médica que me passou é a Dra Vanize Eyer, pode dar o nome dela. E o bastão de moxa você encontra mais em lojas japonesas e de material de acupuntura. Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  49. ola Sonia, sou de Moçambique, nao sei s ja ouviste falar, sofro com esse mal do herpes, ultimamente tenho 1 vez por mes, ca sei k nao ha farmacias homeopaticas, entao a fumaça da moxa e um sonho...gostaria d saber se existe alguma outra dica, de farmacia normal?

    ResponderExcluir
  50. Oi, Sheila, este é um blog natureba, quase só tem dica de farmácia anormal...

    Mas não tem ervas aí? Conhece artemísia? Moxa é um bastão de artemísia socada no pilão. O nome latino é Artemisia vulgaris. Você pode fazer alguma coisa parecida. Mas tem que procurar a causa também, porque é um sintoma de imunidade mais baixa. Olho vivo!

    ResponderExcluir
  51. Que mulher nunca pelejou com a herpes labial? Quantas receitinhas não são desesperadamente testadas no desespero de melhorar a aparência e poder sair de casa sem se sentir um monstro? Pois eu tentei de tudo, desde os 14, 15 anos. Não conheci essa do inhame e acredito que seja mesmo eficaz, mas tive a sorte de experimentar, há dez anos, a aplicação do xixi assim que a área ficou inchada. O resultado? Se você tem a paciência de segurar o algodão molhado por meia hora, as bolhas nem chegam a surgir. Se você já acordou com elas, a compressa evita que se desenvolvam. Enfim, para mim deu super certo. É preciso coragem para receitar xixi – em geral a idéia provoca uma rejeição danada –, por outro lado me sinto na obrigação de difundir essa opção simples, acessível e cem por cento gratuita :)
    Alias, esse liquido ainda é fantástico em caso de queimadura, picadas e outros problemas de pele.
    Raquel

    ResponderExcluir
  52. Oi, Raquel, bem-vinda!

    Não sabia essa do xixi contra herpes. Mas na roça é muito comum urinar em cima de feridas, picadas e quetais, e conheço algumas pessoas que seguem religiosamente a urinoterapia, tomando um cálice do próprio xixi de manhã.

    Há muita controvérsia a esse respeito, como com todas as terapias orientais, mas relatam-se casos de cura inegáveis. Será que têm a ver também com a autoaceitação?

    Obrigada, Raquel! Abração!

    ResponderExcluir
  53. Se tem a ver com autoaceitacao? Claro que sim! Minha irma, a Laura, que eh uma debochada, diz que quem se ama gosta ate do proprio pum :)
    A ideia de usar xixi como remedio causa espanto, mas todos que usaram em casos de queimadura, principalmente, agradeceram a dica. Ainda vale lembrar que muitos creminhos para a pele tem a ureia por principal ingrediente. E custam uma fortuna!!!

    ResponderExcluir
  54. Bom, eu tenho herpes há anos, "herdamos" da minha mãe, e pra lidar com ele uso bastante o gelo e própolis. Vou experimentar a fumaça da mocha, deve dar certo sim! :-D

    Já pra queimadura, usamos clara de ovo. É só passar várias vezes até que a queimadura não esteja mais ardendo. Qdo me queimo no fogão, é o que faço e nem fica marca. ;-)

    Meu pai sempre dizia que é só urinar em cima da coisa que sara, ele era do interiorzão de Portugal...

    Sonia, tou tentando sarar de uma micose de unha danada (misturou com candidíase, ô inferrrrno!), pra isso tou passando os remédios da dermato e experimentando a água benta de feijão. Por qto tempo precisarei tomar? E fica tão pouco feijão, tem problema se eu juntar 2 ou 3 dias pra cozinhar? Posso deixar na geladeira? Senão o bichinho germina... :-)
    Ah, tb comecei a usar hoje o óleo de coco em cima dos dodóis (e no rosto, gostei!), não tem problema, né??

    Brigada!!

    Beijos, adoro seu blog!!
    Lia

    ResponderExcluir
  55. Oi, Lia, a micose e a candidíase são basicamente a mesma coisa. Óleo virgem de coco ajuda muito.

    A água do feijão-fradinho ajuda mas não resolve completamente. Toma-se no mínimo uma semana. Não sei se o feijão azeda quando guardado para cozinhar depois.

    Para vencer a candidíase você tem que fazer várias coisas ao mesmo tempo - cuidar da alimentação, combater diretamente os fungos, recuperar a flora bacteriana e a imunidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  56. Olá Sônia, descobri hoje, na verdade, que sou portadora também, desse mal chamado herpes. Adorei vir aqui e descobrir muitas dicas de como escapar das próximas "erupções", acredito que o que fez realmente elas se manifestarem foi o excesso de comida gordurosa nos últimos dias e a baixa imunidade. Parabéns pelo blog, só estou tentando encontrar um jeito agora, é de conversar com minha irmã e mãe sobre isso.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  57. Boa sorte, Jackieline, e um abraço!

    ResponderExcluir
  58. Serve para herpes zooter ?? Grato.

    ResponderExcluir
  59. Não tenho essa informação, mas não custa experimentar - e boa sorte!

    ResponderExcluir
  60. olá,Sonia tenho herpes a mais ou menos 1 ano,e gostaria de saber se a carne suina favorece para a aparecimento da herpes? desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  61. Oi, Antonio, o herpes geralmente é interpretado como sintoma de imunidade baixa, e a carne de porco pode causar esse quadro durante algum tempo, por isso é classificada como alergênica. O jeito de saber é não comer. Um abraço!

    ResponderExcluir
  62. eu peguei herpes e sei que naum tem cura, mas essa tal moxa funciona msm, e onde posso encontrar ela?

    ResponderExcluir
  63. Oi, Frango, herpes não tem cura mas tem hora, aparece quando o sistema imunológico está mais fraco, o organismo cansado, e junta com calor, umidade, excessos.

    O bastão de moxa é vendido em lojas japonesas e de material de acupuntura. Um abraço!

    ResponderExcluir
  64. Oi gente!!Adorei o blog!!!
    Estava procurando sobre os beneficios da acupuntura para a herpes genital e achei vcs!Tenho há um ano e existe um fator psicológico muito forte sobre mim, que me faz ficar muito triste...a forma como peguei, meu historico de namorados...(2! srrs) e usando camisinha...mas enfim, tenho q lidar com isso agora e parar de chorar!Deus tem sido tudo na minha vida assim como meu namorado que sempre me apoia...mas tenho recidivas mensais e estou procurando um tto mais eficaz.Na terça feira começarei o tto com aciclovir que deve durar 6 meses.É um tto supressivo, mas quero fazer acupuntura e vou usar a mocha e vou tentar manipular a pomadinha...
    Muito obrigada pelas dicas, Sonia Hirsch!
    Vc é mto iluminada pois "perde" seu tempo em prol dos outros que vc nem conhece...Sinta-se abraçada com todo carinho.
    Luciana

    ResponderExcluir
  65. Ah, Luciana, mas esses abraços gostosos que eu ganho valem tudo! Um abraço muito carinhoso pra você também!

    ResponderExcluir
  66. Oi Sônia! achei muito interessante esta dica para herpes, pois, há mais ou menos dois anos, fico com herpes na nádega todo mês no periodo da menstruação. Aparece uns 2 dias antes e permanece por aproximadamente 10 dias. É muito incomodo e fiquei muito interessada na moxa. Por favor me informe onde posso comprar o bastãozinho e também a formula da pomada pra mandar fazer. Muito obrigada!
    Um abraço!!!!

    ResponderExcluir
  67. Oi, A., o bastão de moxa você compra em lojas japonesas ou de material de acupuntura, e a fórmula do creminho está no post: "um creminho com florais - Spinifex, Linum, Fringed Violet e Crab Apple", leva a uma farmácia de manipulação que eles entendem. Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  68. olá sonia, esse tratamento com moxa pode ser iniciado quando a herpes já está sarando ou na metade da cura?

    ResponderExcluir
  69. Pode, claro. Ajuda a sarar mais rápido.

    ResponderExcluir
  70. Sonia, como vai?

    Vi seu blog por acaso, achei interessante a dica sobre a herpes e gostaria de te fazer uma pergunta de uma dúvida que me surgiu. Você já viu casos de herpes que aparecem somente por dentro da vagina? Procurei na google mas não achei e esse é meu caso. Eu não vejo bolhas por fora, nunca vi nenhuma bolha em mim e olha que ja procurei, deve ser bem lá pra dentro mesmo. Não sei se é melhor ou se é pior... em principio penso que é ruim porque por dentro demora mais pra cicatrizar penso eu. E se você já ouviu falar, sabe me dizer se a fumaça de moxa seria util nesses casos também? Eu não aguento mais, peguei herpes a 3 meses e minha vida virou de cabeça para baixo e o fato de não conhecer outras pessoas que tem esse problema só por dentro me deixa ainda mais confusa. Me ajude por favor! Que Deus te abençoe! Muito obrigada pela dica! Muito obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  71. Oi, A., mas você tem certeza de que é herpes mesmo? Não pode ser outra coisa? Bom, eu sempre acho que uma boa dieta melhora tudo, especialmente se houver candidíase envolvida. Já viu o questionário que está em www.correcotia.com/mulheres/questionario.pdf? Pode ser útil... Um abraço!

    ResponderExcluir
  72. Sim, eu fui a medica, ela disse que é, mas não pediu nenhum exame. Meu parceiro tem herpes e eu sempre estive ciente disso, mas não foi possível evitar. Não voltei mais na medica porque a consulta é meio cara, mas não aparecem essas "bolinhas" como todas dizem. Tenho cãibras, "calorão" , dor local cada vez mais fraca... essa última vez muita dor no corpo e na parte inferior da coluna, mas as ditas bolinhas nunca apareceram. Sem dúvida que com o uso do antiviral me deu candida tambem, mas minha dúvida é essa... se existe mais alguém que tem herpes só na parte interna. Se tiver espero que se manifeste aqui no seu blog, porque sei que você é muito querida e seu blog muito visitado.

    Grande abraço e obrigada pela dica, adorei o questionário!

    ResponderExcluir
  73. Oi, A., não é porque o parceiro tem herpes que você tem que ter. Herpes revela baixa imunidade. E candidíase crônica pode existir sem corrimento. Me parece o caso de vocês dois melhorarem a alimentação para fortalecerem o que de fato interessa, que é a saúde. Um abraço!

    ResponderExcluir
  74. Sonia, você tinha razão... mudei minha alimentação e os sintomas sumiram como por encanto. Calcinhas de algodão, roupas leves no calor e vestidos em casa .... ganhei a minha vida de volta. Hoje vejo que minha vida foi roubada pela candidíase. Espero que todas as mulheres tenham consciência disso. Ainda tenho duvidas quanto a herpes, mas eu queria deixar um recado aqui pra todas as mulheres que estão lendo esse post. Não deixem a candidíase roubar a vida de vocês. Eu me senti roubada, todos esses anos, e agora tive minha vida de volta e só DEUS sabe o quanto estou feliz por isso. Muito obrigada Sonia, muito obrigada de todo coração. Eu estava confusa, desorientada e cheia de dores, quase perdendo meu marido e agora tive a minha vida afetiva e sexual de volta. Você deve ser mesmo uma pessoa abençoada por DEUS. Fico aqui imaginando quantos casamentos e quantas vidas você deve ter salvo todos esses anos. MUITO OBRIGADA. Parabéns pelo livro, pelo blog e pela atenção de forma tão sincera e altruísta. Muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  75. Oi, amiga, o caso é que eu também tive muitos problemas e quis passar para todos as soluções que fui encontrando ao longo do caminho. Descobri que a saúde é simples, as doenças é que são complicadas. Quanto mais a gente consegue assumir os cuidados de si, melhor! Um abraço e força nas tranças!

    ResponderExcluir
  76. Eu também estou com herpes no interior da vagina, anônimo. Por fora nada de bolhas ou feridinhas. O pior é que sofro de candidíase de repetição. Pensei que fosse mais um episódio da cândida, pois o ardor que senti é bem semelhante, talvez um pouco mais forte... Desconfiei do herpes porque, como no seu caso, meu namorado tem a doença, e também porque depois de cinco dias comecei a expelir várias crostas escuras da vagina, o que minha médica afirmou ser a fase de cicatrização do herpes...
    Passei uma semaninha difícil, de noites mal dormidas e bastante incômodo. Desde que descobri a "novidade" tenho buscado informações preciosas para aprender a lidar com o problema, tais como as aqui expostas com amor pela Sônia. Obrigada, Sônia. Vou tentar a mocha. =) Beijos, Aline.

    ResponderExcluir
  77. Oi, Aline, obrigada por compartilhar. Boa sorte pra você e seu namorado, e olho vivo com a candidíase crônica, fonte de muitos problemas como baixa imunidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  78. Olá, sou casada há 4 anos e meu esposo descobriu que está com Herpes genital e eu não tenho. sera que se nós trasaemos sem camisinha quando ele não estiver com as bolhas eu possa pegar a doença? e se fizer sexo oral sem ele esta com as feridas eu pegarei?????

    ResponderExcluir
  79. Herpes é muito pessoal, tem a ver com a imunidade. Você pode ter o agente do herpes incubado, sem se manifestar. Isso quer dizer que pode pegar dele, não pegar...

    ResponderExcluir
  80. oi, sonia agradeço desde já sua postagem, mas não entendi o final, "pegar ou não pegar", conto com a sua postagem e gostaria de saber se vc tem algum livro seu que possa me ajudar nesse tratamento de moxa. att, Matos.

    ResponderExcluir
  81. Oi, Matos, eu quis dizer que é imprevisível: pode pegar herpes pelo contato, pode não pegar. Depende da imunidade da pessoa e de outros fatores intervenientes.

    Moxa é um bastão de artemísia que você compra em lojas de material de acupuntura ou de produtos japoneses/chineses, acende e ele produz fumaça. Essa fumaça é que deve banhar o herpes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  82. oi sonia tenho um namorado que tem herpes. ejá faz muito que nos relacinamos mais nunca apareceu nada em mim. esses dias entre os grandes labio saiu um caroço de carne dentro e não fora e ta crescendo a cada dia o que sara que pode ser? sera que é heerpes??

    ResponderExcluir
  83. Oi, amiga, não me parece herpes e acho bom você diagnosticar isso corretamente, e logo, para desencucar e poder tratar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  84. mas nao cura definitivo né?
    obrigado

    ResponderExcluir
  85. Que bom que vc existe e se dedica a ajudar seu semelhante. Parabéns ! E muito obrigado. William Carvalho.

    ResponderExcluir
  86. Eu peguei de um ex namorado... que acabou me deixando. Difícil será chegar pro próximo e dizer, hey, eu tenho herpes. Acho que mulher aceita melhor, mas homem não. Difícil essa situação né? O que me diz amiga Sônia... difícil né? Eu não passei por isso ainda, mas quando eu voltar a namorar, tenho que contar né? Tem melhor hora? Tem jeito pra isso, pra chegar no assunto? Acha que vou sofrer preconceito?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  87. Querida, se você cuidar melhor do que come e bebe a sua imunidade vai melhorar e você não vai ter herpes.

    Não precisa pegar de ninguém. Todo mundo traz em si a possibilidade de ter. Que nem catapora, sarampo, etc, só que de forma pontual.

    A crise de herpes é um alerta pra parar de meter o pé na jaca. Coma bem, amiga, e livre-se dela.

    ResponderExcluir
  88. Eu queria saber se o Herpes passa , se ele nao estiver ativo

    Exemplo : Meu herpes sarou , nao tem mas nada na minha boca , caso eu beije alguem essa pessoa ira pegar ?
    mesmo nao tendo nd em mim ?

    ResponderExcluir
  89. Teoricamente, não passa. Mas há dúvidas sobre se o herpes é de fato contagioso ou se todos temos e em alguns ele emerge, noutros não.

    ResponderExcluir
  90. é muito caro esse bastão de moxa?

    ResponderExcluir
  91. Olá Sonia e demais. Há menos de 1 mês tive uma infecção por herpes na entrada do ânus (lugarzinho sofrido), após uma relação descuidada que deixou uma fissura, não dá pra saber se peguei da pessoa ou se já tinha o vírus, que só aproveitou a deixa e a baixa (imunidade)pra entrar. Superado o trauma, estou desde então pesquisando tratamentos naturais, complementares ao aciclovir (antiviral). Tenho feito banhos de assento com melissa Melissa oficinales com bons resultados (tem algumas pesquisas científicas que indicam redução da infecção por HSV). Faço um chá concentrado, tomo uma parte e outra diluo na água morna para o banho. Outro banho que ajuda muito é com óleo essencial de melaleuca Tea Tree e lavanda (coloco 3 a 5 gotas de cada), acrescentei tbm no sabonete líquido. Alguns aromaterapêutas indicam pingar uma gota do óleo de melaleuca direto nas feridas. Algo que funcionou muito bem como cicatrizante foi o gel de babosa Aloe vera. Passava à noite nas úlceras antes de dormir e no dia seguinte já estava melhor. Outro produto simples e fácil de encontrar em qlqer farmácia é a água boricada, que pode ser aplicada com compressas de algodão nas feridas. Enfim são muitas possibilidades, todas pouco divulgadas pela medicina convencional. Sonia sou sua fã, tenho estudado e melhorado minha alimentação através de seus livros. Acho que o tema da herpes e de outras DSTs podia ser mais trabalhado nas suas postagens, pois existe muito preconceito e o tema ainda é tabu nos consultórios médicos aí afora. Um gd beijo!

    ResponderExcluir
  92. tenho herpes na parte interna da coxa, ontem saiu uma perto no meu rosto, estava na fase mais aguda, minha irmã me deu um pouco e eu fiquei com a fumacinha no local por uns minutos, hj acordei com uma coceirinha em volta e ela secando, fiquei maravilhada, nunca mais deixo faltar em casa e fiquei sua fã Sônia, abs

    ResponderExcluir
  93. Olá Sonia eu acordei essa semana com herpes na coxa esquerda,já tenho isso á muito tempo,e tinha um bom tempo que não aparecia...estava lendo no seu blogge que vc passou MOXA.
    Aonde encontro isso,como usar? Pode me passar essas orientações...Estou desesperada com isso na perna..
    beijos Vanessa

    ResponderExcluir
  94. Oi, Vanessa, será que não está escrito aí em cima que você compra o bastão de moxa em lojas japonesas ou de material de acupuntura? E que é só para banhar em fumaça? Bom, agora está :-) Um abraço!

    ResponderExcluir
  95. Quanto tempo é necessário deixar o local exposto à fumaça? E quantas vezes por dia devo fazer? Obrigada

    ResponderExcluir
  96. Alguns minutos. Você vai sentir. Costuma-se fazer duas ou três vezes por dia.

    ResponderExcluir
  97. Obrigada queridaaa, estou super ansiosa pra que funcione comigo tbm. Hj comprei os bastões e não vejo a hora de ter resultados positivos.
    Abço

    ResponderExcluir
  98. Sônia, como falei que ia testar estou retornando aqui para falar o resultado. Estou muito feliz por ter encontrado pelo menos algo de diminuísse o tempo do meu sofrimento. Estava a 14 dias já com a herpes genital e pela evolução ainda passaria no mínimo mais uns 10 dias pra ficar boa e com 3 aplicações da fumaça da moxa de artemísia estou já sem as feridas, em fase final de recuperação pq a região ainda está um pouco vermelha. Espero que ao perceber o início de uma próxima crise a moxa sirva para retrair a sua evolução. Muito obrigada de verdade. Você "acabou" com um pesadelo em minha vida. Só de não ter que tomar o penvir (que pra mim percebi que só adianta para a herpes labial) e de ter meu sofrimento reduzido em inúmeros dias. Obrigada, obrigada, obrigadaa!!

    ResponderExcluir
  99. Ahh, uma dúvida. Para a cândida quantas aplicações da moxa vc recomendaria? Pergunto isso pq dessa vez não apresentei o sintoma da coceira, só soube que estava com cândida pq fui ao ginecologista para o exame de rotina, inclusive soube da cândida antes do herpes genital se manifestar. Ele se manifestou após chegar de uma viagem a um lugar frio, durante a viagem fiz uso do penvir pra não desenvolver o herpes labial, mas ao retornar parei com o remédio e no mesmo dia comecei a sentir que o herpes genital iria se manifestar, mesmo sem ter tido relação sexual, acredito que tenha ocorrido isso pq quando retornei estava no princípio de uma gripe.

    ResponderExcluir
  100. Oi Sônia, teria algo que poderia neutralizar o cheiro de fumaça que fica no ambiente?

    ResponderExcluir
  101. Oi, Anônima, bom saber que você encontrou um caminho melhor para as crises de herpes. O importante agora é melhorar a imunidade para deixar de tê-las. Se existe cândida é porque a imunidade está baixa.

    Moxa não é remédio para cândida, embora possa ajudar. Se você lembrar que a cândida prospera nos intestinos e apenas repercute na vagina, vai ver que melhorar a alimentação é muito necessário.

    Agora, "neutralizar" o cheiro da moxa... Considere que esse é um precinho que se paga pelo remédio, ok? Um abraço!

    ResponderExcluir
  102. rsrs, precinho barato e compensador! Bem, quanto à alimentação sou muito preocupada com isso, já fiz exames e nunca dá baixa imunidade, já fui de tomar cápsulas de alho, tomo óleo virgem de côco, como muita fruta e verdura, só uso lingerie de algodão, passa protetor labial durante o dia e para dormir e no fim das contas não adianta nada. É um sofrimento! Vc recomenda que eu vá a um homeopata? Nunca fui e não sei se ele pode me ajudar, inclusiva já estou com consulta marcada. Mais uma vez muito obrigada. Achei importante retornar aqui para contar que a moxa me ajudou, já que senti falta de comentários nos informando se a moxa havia ajudado com a herpes.

    ResponderExcluir
  103. A minha experiência com homeopatia é muito boa, especialmente com a médica que tenho atualmente. Mas também faço acupuntura toda semana, cuido da alimentação, me exercito - e mesmo assim tenho herpes de vez em quando... Mas a moxa nunca falhou!

    ResponderExcluir
  104. Parece ser mto bom...porém em mim a melhor solução foi PRÓPOLIS (molha o cotonete com própolis e encosta na hérpes por uns 10 segundos de 4 em 4 hrs) perfeitoooo 3 dias some praticamente TUDO' (aconselho HECLIVIR'aciclovir' pra garantir q ela n volte tão cedo)

    ResponderExcluir
  105. Começa com própolis e termina com aciclovir? Achei péssimo. Desculpe a franqueza, mas moxa é muito melhor.

    ResponderExcluir
  106. Olá Sonia Hirsch, descobri recentemente que tenho herpes genital.
    Veio como uma bomba sabe, me senti muito mal.
    Essa semana está sendo super dificil para mim, não consigo fazer nada sozinha, preciso muito da minha mãe que graças a DEUS me ajuda muito , e meu pai também.
    Hoje acordei bem melhor, e vim me informar sobre esse assunto, por acaso encontrei seu blog, achei muito bom pois vejo comentários de pessoas que tem o mesmo que eu .
    Gostaria de saber o que fazer com a menstruação pois li que com a menstruação a herpes voltará :s
    com a alimentação estou me cuidando muito .
    E também gostaria de saber se quando as feridas curarem se eu tiver relação sem camisinha irar passar pro meu companheiro ? .
    A moxa achei super interessante vou comprar , espero que resolva !
    Parabéns pelo seu blog , muito interessante !
    um abraço e fica com DEUS .

    ResponderExcluir
  107. Ola Sonia, tudo bem??
    A 3 anos sofro com a herpes, localizado na área púbiana; não fui ao médico, mas de acordo com as circunstancias, vi que se tratava dessa doença, nunca tive nada além das crises, só precisei me acostumar, no começo ficava um pouco depressivo, mas sempre que as ferida sumiam, eu voltava a vida normal. Acontece que, pela localização, o pênis sempre ficava em contato com as feridas, porém, nesses 3 anos, nunca apresentei nenhuma crise no pênis. Infelizmente, a alguns dias, senti uma coçeira, que ficou logo avermelhada, com algumas minusculas bolhas, como uma alergia. Eu sempre fico na esperança de se tratar somente de uma alergia na pele, causado por sei lá, a praia que peguei, ou talvez outro motivo. Penso isso porque os sintomas se diferem um pouco das outras crises que tinha antigamente (nao senti dormencia na pernas, e as bolhas sao um diferentes) Mas já estou conformado que se trata da herpes, mas estou muito triste mesmo por dessa vez, ela estar se manifestando em local diferente, e por ser no orgão genital, piora muito minha visão, afinal, mesmo antes com a erupção era possivel se relacionar sexualmente. Vou tentar essa técnica da moxa, pra que meus dias fiquem melhores. Quanto tempo em média as feridas saram 100% depois da aplicação da fumaça?

    Há possibilidade de eu estar com herpes nos dois locais, ou ela só se manifestou em um local diferente dessa vez?

    Obrigado, ficarei muito agradecido com a sua resposta. Tchau! (Rezem por mim, para que seja só uma alergia!)

    ResponderExcluir
  108. A., pode fazer 2 ou 3 aplicações por dia e observar a feridinha ir secando. Mas, desculpe, você não devia transar quando está com herpes. Não só porque pode transmitir - mas porque seu organismo está mostrando baixa imunidade e fazer sexo é um esforço a mais. Gasta energia, vitaminas, minerais, proteínas.

    O local onde sai a feridinha pode mudar. Podem ser várias. A homeopatia pode ajudar muito. Um abraço!

    ResponderExcluir
  109. Bom dia Sonia, sou de sp e confesso que não ha conhecia, mas ja fiquei encantada. Li tds os comentários aqui postados e vou comprar com certeza a moxa e mandar fazer a pomadinha tb. Atualmente eu uso a aciclovir e faz grandes efeitos, tem me ajudado mto. As crises duram no máximo 3 dias. Mas quero experimentar as outras alternativas tb. Mas minha dúvida é maior. Estou tentando engravidar, mesmo durante a gestação eu posso usar a moxa e a pomada? mesmo no principio da gravidez? Fico no aguardo de um retorno. Muito sucesso sempre e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  110. Bom dia Sonia, sou de sp e confesso que não ha conhecia, mas ja fiquei encantada. Li tds os comentários aqui postados e vou comprar com certeza a moxa e mandar fazer a pomadinha tb. Atualmente eu uso a aciclovir e faz grandes efeitos, tem me ajudado mto. As crises duram no máximo 3 dias. Mas quero experimentar as outras alternativas tb. Mas minha dúvida é maior. Estou tentando engravidar, mesmo durante a gestação eu posso usar a moxa e a pomada? mesmo no principio da gravidez? Fico no aguardo de um retorno. Muito sucesso sempre e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  111. Não vejo nenhum problema em usar a moxa e a pomada na gravidez. O problema é continuar tendo herpes. Olho vivo: baixa imunidade não é boa companhia. Uma abraço!

    ResponderExcluir
  112. Ola, muito obrigada pela resposta. Eu realmente tenho mudado os hábitos alimentares, as crises nao acontecem frequentemente, mas meu maior medo é elas surgirem no perído emq eu estiver grávida. Tenho mto medo sobre isso. :(

    Aqui nos posts eu vi uma pessoa comentando sobre Herpes CH 6, não sei o que é, a sra sabe?
    Pois a pessoa diz q faz mais de 5 anos que nao tem nenhuma crise, isso seria um sonho né. rs...
    Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir
  113. Herpes CH6 deve ser um nosódio da homeopatia - feito com o próprio vírus (?) do herpes. Você consegue a receita com um(a) médico(a) homeopata, que pode ajudar mais ainda com a sua imunidade. O medo é péssimo conselheiro. Se você reparar bem, vai ver que o detonador do herpes é quase sempre uma coisa quente, como chocolate, vinho, excesso de pimenta, de carne, emoções fortes, sol forte, muito sexo...

    ResponderExcluir
  114. Olá, estou numa crise de herpes labial. Já usei aciclovir, penvir, tomei remédio para aumentar a imunidade (leucogen). Tenho cuidado com a alimentação, sol, etc, mas mesmo assim são consigo me livrar dessa enfermidade. Alguns períodos são inevitáveis, como exemplo, menstruação, qnd tenho febre. Atualmente, fiz um tratamento a laser, as bolhas mucharam rapidamente, mas as cicatrizes estão bem visíveis. O que devo fazer? Sofro muito com isso, fico muito depremida.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  115. ...mas você leu o post? Um abraço!

    ResponderExcluir
  116. Descobri a herpes a 6 meses diagnosticado pelo ginecologista ... tive crises constantes no primeiros meses, hoje as crises aparecem sempre depois que mantenho relações com meu namorado (com camisinha), não entendo o porque já que fora isso o virus não se manifesta... Não sei mais o que fazer,

    ResponderExcluir
  117. Oi, Nay, atividade sexual gasta muita energia, sobretudo nas repetições exaustivas que a paixão adora. A imunidade baixa e o herpes aparece. Tem que cuidar melhor da saúde como um todo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  118. Adorei as dicas e encomendei o creminho e acabei de passar, agora é só esperar pra ver se faz efeito mesmo! E a moxa, não achei na loja onde comprei o creme mas vou procurar em lojas apropriadas! Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  119. Oi Sonia,tenho 22 anos sou cazada e meu marido tem 24, descobri que tenho herpes com os 19 anos,e meu marido descobriu o ano passado,não sei mas o que faço, e umas bolhinhas muito xata e doloroza,incha, as minhas nascem mais na região do joelho e do cutuvelo, e do meu espozo nasce no meio dos dedos das mão,uso aciclovir, porem não vejo resultado,ja ouvi falar em cha-de-unha-de-gato,dizem que ele e muito bom por que ele aumenta a imunidade, fazendo com que isso diminua o periodo da herpes, nunka experimentei não, mas ao ver o seu blog,gostei muito, passei a ter mas expectativa de vida,aliaz não perdo as esperanca de um dia descobrirem ma cura p-essa herpes, gostaria de saber como se faz essa pomadinha, e te pedir que me ajudase aliaz, tennho muito medo de engravidar e ter alguma complicação no periodo de gravidez, ou ate que passe p-meu filho(a).tenho a impressão que a herpes adormeçe no nervo ,porque toda vez que nasce em min, um nervo da minha perna doi muito e fica inxado, e logo depois a herpes apareçe bem perto do local inxadoo,xego a ter varias inguas,febre.e as bolhinas da herpes não são grandes nem espalhadas, são em pequenas, e ate agora so nascem no mesmo lugar de costume..

    ResponderExcluir
  120. Sonia,li o seu blog, e fiquei curiosa, ao ler que vc comeu galiha cabidela e nasceu ? Ham não entendi, gostaria de saber se existi de fato comidas que ao comer possa apareçe a Herpes.?? vc sabe me responder se pimenta combate a herpes ?

    ResponderExcluir
  121. Querida Sonia,a busca sobre o Herpes me fez chegar aqui e até esqueci dele!Sou sua fã,li varios dos seus livros,e eles sempre me deram um norte para eu poder cuidar da minha familia.Hoje meus filhos estão buscando cada dia mais uma alimentação saudável e deixo aqui um super obrigado.

    ResponderExcluir
  122. Sonia, estou me recuperando de uma fratura lombar, e como sou vegetariana gostei da receita do leite de coco com dolomita, minha duvida e a quantidade q se pode consumir.Se for possivel, tb poderia me passar a dieta do dr.Raul Barcellos.Muito grata

    ResponderExcluir
  123. Oi, Diana, a dieta do dr Barcellos contra o câncer e todas as alergias está em www.correcotia.com/cancer . Quanto ao leite de coco com dolomita, acho que uns 300ml por dia podem ser razoáveis.

    Para ajudar na calcificação, o chá de cavalinha (Equisetum arvensis) é considerado muito bom. E, naturalmente, evitar o que rouba cálcio, como açúcar, doces, refris & cia. Um abraço e ótima recuperação!

    ResponderExcluir
  124. Estou usando um bastão D moxa. O frio chegou e veio o herpes. Mesmo local... Eu queria saber em qual farmácia vc fez o creminho com florais: SPINIFEX, LINUM, FRINGED VIOLET, CRAB APPLE, que vc mencionou. Irei a Petrópolis/Itaipava e se a farmácia for de lá, eu posso pedir pra fazerem pra mim. Afinal, se deu certo com vc... tomara Q eu também consiga. Abração e obrigado. William (keepintouch@ig.com.br)

    ResponderExcluir
  125. Oi, William, desculpe a demora!!! Foi na Sanatus, com receita da dra Vanize Eyer. Um abraço!

    ResponderExcluir
  126. Olá, tenho 16 anos e descobri a 2 dias que possuo herpes genital! Meu médico me passou 2 remédios. Será que utilizando o moxa e a pomada, consigo fazer com que "parem" de aparecer por um tempo mais longo, já que estou bem no começo da doença?

    ResponderExcluir
  127. Oi, Lucas, herpes não é doença, é sintoma de baixa imunidade. Surge em determinados momentos, quando você está mais fragilizado, cumpre um ciclo e desaparece, para voltar em outro momento de fragilidade. Este blog é natureba. Preferimos sempre sempre sempre as alternativas naturais, tipo moxa e pomada, junto com uma alimentaçào de boa qualidade. Mas quem sabe o que faz é você. Um abraço!

    ResponderExcluir
  128. estou com uma crise muito seria de herpes genital bem na coxa interna ela vem com muito dor no inicio era uma bolha com pus que estourou e ficou uma ferida dolorida que já faz uns meses estou usando aciclovir mais nao estou vendo resultado , por favor me ajude

    ResponderExcluir
  129. ...e a moxa, Suka, já tentou? E a alimentação, já melhorou? Um abraço!

    ResponderExcluir
  130. herpes tem bolhas com pus

    ResponderExcluir
  131. Tem: bolhinhas com secreção amarelada.

    E outro remedinho supimpa que aprendi com uma amiga: aplicar água boricada gelada nas erupções, que secam rapidamente, diz ela.

    ResponderExcluir
  132. HERPES LABIAL VIRA HERPES GENITAL, POR QUE EU NAO TINHA HERPES, NAMORADO TINHA UMA OUTRA NAMORADA QUE TINHA A LABIAL , DEPOIS QUE EU O CONHECI EU PEGUEI A HERPES GENITAL , ISSO É POSSÍVEL , LABIAL VIRAR A GENITAL ?

    ResponderExcluir
  133. Suka, todo mundo tem herpes em potencial; dependendo da situação do sistema imunológico, desenvolve ou não, labioal ou genital, tanto faz. Não sei se você *pegou* herpes do namorado. Pode até ter adquirido outros agentes infecciosos no contato (por exemplo lombrigas, cujas larvas passam pelo beijo sem a gente perceber) que deprimiram sua imunidade. Sexo demais também predispõe, ou o stress da relação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  134. Olá sonia!! fiquei feliz em achar seu blog, descobri a uma semana que estou com herpes genital, estou muito deprimida...saiu uma bolhinha em minha nadega esquerda e logo se transformou numa ferida grande e dolorida, estou tomando aciclovir está cicatrizando após uma semana, espero não ter novas crises, mas gostaria de dicas sobre alimentos para melhorar minha imunidade, vc tem algum livro que poderia me indicar sobre isso?? vou mandar manipular o creminho!! obrigado

    ResponderExcluir
  135. OI Sonia tenho herpes labial e genital e estou em duvida se compro ou não este cigarrinho de moxa, a fumaça ira deixar cicatriz na minha boca ou nas genitais, isto serve mesmo, como age está fumaça na ferida?

    ResponderExcluir
  136. Eu posso passar creme e também passar a fumaça da moxa ??

    Abraços, Joao Guilherme.

    ResponderExcluir
  137. Eu posso passar o creme(aciclovir) e a fumaça também ??

    ResponderExcluir
  138. Ah, João, não sei. Vai que o acyclovir reage mal... é droga, né? A moxa é segura. Um abraço!

    ResponderExcluir
  139. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  140. Oi, Paula, o que eu percebo é que uma vez herpes, sempre herpes. Pra mim aparece na região genital em situações de excesso de cansaço, baixa imunidade, álcool, café, calor, chocolate, sol, frangos químicos. Mas é sempre branda desde que comecei a me cuidar direto com homeopatia e na maior parte das vezes vai embora em dois dias sem eu fazer nada.

    Também observo que a localização varia, e que a supressão por pomadas, em um lugar, faz aparecer no outro. Com a moxa não acontece isso, mas não sei a razão.

    A ligação com a menstruação me parece se dar através do calor na área, que sem dúvida aumenta. A presença do absorvente e de roupas te tecido sintético, que não deixam arejar e respirar, piora tudo. É como se fosse consequência de uma febre que elimina ali alguma coisa.

    Uma amiga médica me disse, certa vez, que o herpes pode aparecer em consequência de pequenas quantidades de alguma substância gordurosa que se usa todo dia.

    Ultimamente tenho tomado, por indicação da médica homeopata, um floral de Minas para a imunidade, chamado justamente Imunis. A incidência de herpes diminuiu muito a partir daí, mesmo com os excessos ocasionais. E o lugar varia bastante. www.floraisdeminas.com.br .

    Tenho impressão de que é uma manifestação ligada ao sutil tanto quanto aos excessos. E que ter herpes e ter saúde pode não ser uma contradição, mas uma característica pessoal que precisa ser vista com outra lente. Um abraço e bom domingo em Dubai!

    ResponderExcluir
  141. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  142. Cura? Encontrarem? Olho vivo, Paula...

    ResponderExcluir
  143. tenho herpes simpres no pe des os 16 anos me trato com aciclovir e lisina predi as esperança nao sei o que faço mais esta atrapalhando o meu casamento por favor me de uma luis me chame de santos

    ResponderExcluir
  144. Desde os meus 16 anos tenho herpes, já sofri muito. Agora com 29 ja me acostumei. Costumo tomar complexo B.A primeira crise foi genital, depois foi para a coxa direita, abaixo do bumbum e no bumbum tbm. Para não contaminar ninguem coloco um curativo tipo Bandeid,(acho que escrevi errado ). Vou tentar a moxa e o creme.Bjs

    ResponderExcluir
  145. Sonia, há contraindicação para uso da moxa em mulheres gravidas? estou com 16 semanas.

    ResponderExcluir
  146. Não há contraindicação, pode usar sem medo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  147. Boa noite Sonia,

    Desculpa, mas acho que nao entendi sobre a moxa.

    Eu preciso comprar um cigarro de moxa, fumar e soltar a fumaça sobre a herpes? Minha herpes é sempre na boca inteira e é resistente a pomada Aciclovir.

    Obrigada.
    Samanta

    ResponderExcluir
  148. "...banhar o local com a fumaça da moxa, ou seja, acender o bastão de moxa e deixar a fumaça inundar a região afetada."

    O bastão de moxa se compra em lojas japonesas.

    ResponderExcluir
  149. Usei urina (lábio) e não deu certo, até ardeu um pouco. Fiz várias vezes, por meia hora.

    ResponderExcluir
  150. Urina funciona para muitas coisas, mas para herpes, nunca ouvi falar.

    ResponderExcluir
  151. Olá Sonia!!
    Muito Obrigada pela dica. Na minha ultima crise fiz uma pesquisa na net e encontrei o seu blog. Infelizmente quando encontrei o bastão de moxa as lesões já tinham passado. Mas ele vai ficar guardado aqui. Espero não precisar usar tão cedo. Mas além da sua dica gostaria de compartilhar outra informação que encontrei, trata-se de um creme de erva de bugre. Esse creme foi testado em uma pesquisa de uma faculdade e mostrou bons resultados. Faz desaparecer as lesões em 3 dias, muito mais rápido que outros tratamentos. Segue informações para pesquisarem: Gente fiz uma pesquisa na minha última crise e encontrei uma informação que me deixou bem animada. Trata-se de um creme feito com erva de bugre. Esse creme foi testado em uma pesquisa de um trabalho de conclusão de uma faculdade. O resultado da pesquisa é muito animador, acaba com as lesões em 3 dias!! Sendo muito mais eficaz que outros tratamentos! Pesquisem!!! EFICÁCIA TERAPÊUTICA DA CASEARIA SYLVESTRIS SOBRE HERPES LABIAL E APLICABILIDADE EM SAÚDE COLETIVA. Autor: Viviane Goreth Costa Cury, . Dissertação de mestrado Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Agora é só descobrir como conseguir o creme!!

    ResponderExcluir
  152. Piracicaba? Lá viveu até 2006 o famoso professor Walter Accorsi, que tinha uma farmácia especializada em ervas e seus preparados. Vai que tem esse creme? R. José M S Otto, 80 - Sol Nascente, Piracicaba, 13425-672
    Telefone:(19) 3426-2094 . Na rede: http://accorsimedicinais.blogspot.com.br/p/walter-radames-accorsi.html

    ResponderExcluir
  153. Bom Dia Sonia, queria saber se a Herpes reduz a vida de quem a tem, estou apavorado, acho que contrai isso, e minha namorada me jurou q era virgem, eu sempre duvidei sabe, mais ela fez de tudo pra provar q era, ai eu me pergunto como ela pode ter adquirido, pode ser através do beijo? Qual outra forma de contato sem ser o ato sexual?

    ResponderExcluir
  154. Herpes não é DST (doença sexualmente transmissível). É dito que na fase aguda ela pode ser contagiosa e que não se deve transar com a erupção presente, mas também é dito que ela é um sintoma de baixa imunidade e excesso de calor interno e externo.

    Você deve desculpas à namorada! Um abraço!

    ResponderExcluir
  155. Obrigado por sua resposta Sonia, mais vc não respondeu completamente minha pergunta, se ela era virgem como ela pode ter adquirido isso ? Não é DST ? Aguardo sua breve resposta minha grande amiga.

    ResponderExcluir
  156. Puxa, é difícil responder a alguém que não lê as respostas e diz que a gente nào respondeu. HERPES NÃO É DST é minha primeira frase acima. Leia o resto, pode te ajudar.

    ResponderExcluir
  157. Boa Tarde Sônia!
    Gosto muito do seu blog e de suas respostas é uma mae de todos!Penso estar com herpes meu exame deu indeterminado o resultado, e apesar de ter aparecido uma bolha no meu anus não sinto nenhum dos sintomas, e tb. ela não virou ferida, sinto que ela às vezes almenta e as vezes diminui. Tem uma orientação para me passar?Obrigada desde já mesmo sem sua orientação.Devo procurar minha médica novamente?

    ResponderExcluir
  158. Fico no aguardo da resposta abençoada estou com medo ainda não consegui contar a ninguém da minha família, e o preconceito?Estou com muitas dúvidas, pode me indicar livros, trabalhos cientifícos para me esclarecer, agradeço muito, desde já!Não sei como me contagiei e o exame não identifica isso. Minhas roupas de cama, toalhas e calcinhas tem que ser lavadas separadamente da de todas as pessoas para não contagiá-las?Que cuidados básicos devo ter?Por favor se puder me ajudar.....Fico no aguardo de sua resposta minha amiga!

    ResponderExcluir
  159. Amiga, leu as respostas anteriores? Viu que herpes não é DST? Viu que o contágio é pouco significativo? E viu que seus sintomas não correspondem à descrição clássica de herpes? Herpes se reconhece a olho nu. São bolhinhas que estouram ou regridem. Não é uma bolha só que aumenta e diminui.

    Mas infelizmente não tenho como ajudar você diretamente; sugiro que entenda melhor o que você tem, se é mesmo uma bolha (de água ou outro líquido) ou uma bolota, um trombinho, um vaso saltado, uma prega anal inflamada. Pegue um espelho e faça esse esforço. E procure outro profissional de saúde que tenha uma visão mais ampla.

    Em termos alimentares, sugiro que procure reduzir o excesso de alimentos frios e também o de apimentados, ou muito quentes, como canela, cravo, chocolate, café, gengibre, e ver se muda alguma coisa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  160. Boa tarde Sonia, vc é uma mãe para todos nós, e vc tendo o problema ainda se torna melhor em nós procurar entender as dificuldades desse problema, me esclarece uma coisa, por qual outro meio pode se adquirir o herpes a não ser pelo ato sexual ? Minha namorada era virgem e acho que ela já tinha esse vírus, como ela pode ter adquirido ? Isso reduz a vida de quem a tem ? ou prejudica ? Ou são apenas crises que aparecem ao decorrer da vida, mais não oferece nenhum risco a vida ? Aguardo sua resposta minha grande amiga.

    ResponderExcluir
  161. Anônimo, já te respondi duas vezes a esse respeito, lembra? Que coisa. Não é DST. É uma chatice que se manifesta quando a imunidade cai, não importa se é resquício de catapora ou consequência de vacinas, como muitos dizem. Em si não traz risco de vida, mas ter baixa imunidade leva a viver mal e desenvolver doenças. Valeu? Um abraço!

    ResponderExcluir
  162. Minha querida Sonia, queria saber se vc já ouviu falar em tratar a herpes com vitaminas do Complexo B, em uma página vi que uma pessoa disse q no começo das crises tomava 2 comprimidos Complexo B, 1 antes do almoço e 1 antes do jantar, e tbm usava a pomada Aciclovir, assim soiu em no máximo 3 dias e ficou muito mais tempo sem q as crises retornassem, outra disse que pingava o Complexo B em gotas, em cima das bolhas, assim cicatrizava mais rápido e logo logo sumia, vc ja ouviu falar ? O que me diz ?

    ResponderExcluir
  163. Adorei o blog tem poucos dias q se o surto saiu 3 em duas semanas gostaria de saber se. posso psdssr da labial p o genital e o q posso tomar p a imunidade almenta

    ResponderExcluir
  164. Bem, a imunidade é sempre resultado de um conjunto. Mas a Florais de Minas - www.floraisdeminas.com.br - tem um floral muito bom chamado IMUNIS. Quem sabe te ajuda?

    ResponderExcluir
  165. A água oxigenada é uma maravilha quando HERPES ataca, oxigena muito, fica bem branquinho e dá um alívio imediato.

    ResponderExcluir
  166. Olá sonia, meu nome é nane farina e sou acupunturista em porto alegre, estava fazendo uma pesquisa sobre herpes e encontrei no teu blog o tratamento com moxa. Fiz em minha cliente com um herpes recorrente e está dando certo, está interrompendo o ciclo e secando a ferida, a dor e o desconforto passou. Te agradeço muito por ser generosa e compartilhar o conhecimento.
    Grande abraço
    Linkedin nanefarinaterapeuta

    ResponderExcluir
  167. Oi, Nane, agradeço a sua generosidade de vir aqui contar que deu certo e a generosidade da Susana Ayres, que me ensinou mais esse uso da moxa! ;-) Um abraço!

    ResponderExcluir
  168. Sonia boa noitee, frequentemente estou com herpes labial, quais dias vc me daria para que as mesmas pudessesm sumir rapidamente, fico apavorado, me da umas dicas por favor, fico no aguardo da sua ajuda.

    ResponderExcluir
  169. Anônimo, leu o post? Leu os comentários? E então? Um abraço!

    ResponderExcluir
  170. Sonia, tem nos meus lábios, varias minúsculas bolinhas, quase inperceptível, uma perto da outra, mais não incomodam em nada, e nem crescem, estão presente nos lábios, quase inperceptível, sabe o que pode ser ? E como fazer para isso sumir? Aguardo sua resposta amiga.

    ResponderExcluir
  171. Ola, gostaria de saber se tem a possibilidade de eu nao estar com essa maldita herpes genital.. estou com crise de candidiase fui a gineco quando a feridinha ja tinha desaparecido ela me examinou e me disse q eu estava com candidiase e MT corrimento mas aparentemente nao tinha nenhuma outra coisa fora do normal.. pois ela nao viu a feridinha q tinha me aparecido e me passou uns exames de sifiles e herpes pra eu fazer.. eu li mt sobre herpes e ela causa mt dor.. só q em mim ela nao é tao duida aassim na verdade ela só arde na hora de lavar e incomoda bem pouco... sendo que me apareceram umas bolhas mas sem coceira tb.. entao achei q pudesse ser sintomas da candidiase msm , nossa estou mt aflita pois sempre me cuidei bastante e nunca transei sem camisinha... estou em um desespero só! sendo q essa 1º feridinha q me apareceu eu primeiro tinha me cortado com barbeador bem pouco depoiis q ficou um pouco maior achei ate q pudesse ter infeccionado pois durou uns 22 dias p sarar e depois de umas 2 semanas me apareceu uma bolha q ficava roçando na calcinha e cocava e eu estourei e virou uma feridinha q sarou logo em 5 dias bem rapido.... CANDIDIASE pode causar ferida? eu li em alguns lugares q pode e em outros que nao... me ajuda porfavor estou desesperada! minha ferida nao parecem com essas imagens de herpes que vi na net e ela só aparece no perineo :/ a gineco me passsou uma pomada e comprimido li na bula da pomada que ela pode causar bolhas entao associei logo com os efeitos colaterais... me ajude!

    ResponderExcluir
  172. Amiga, veja só: a dica é para quem tem herpes. Se você não sabe o que tem e confia na médica, faça o que ela manda. Boa sorte! Um abraço!

    ResponderExcluir
  173. Ola querida sonia me tire uma duvida se possivel... me apareceu umas bolhas em minha regiao genital gostaria de saber se herpes genital sempre causa muitas dores, ardor e outras coisas incomodas... pois estou com medo de que seja herpes mas eu nao tenho nenhuma dor horrivel como as pessoas relatam e quase nenhum imcomodo.. acho q me incomoda um pouco só por eu saber que eu tenho isso ali e acabo me incomodando.

    ResponderExcluir
  174. Nem sempre dói, nem sempre coça, geralmente as bolhas são pequenas e o lugar fica vermelho, inflamado. O que você tem? Não sei... Um abraço!

    ResponderExcluir
  175. oi, tenho herpes genital, apareceu umas bolhinhas bem pequeninhas (4 bolhinhas) na minha gengiva quando eu me mordi, pensei logo que fosse a labial, e nao parei de mexer, desapareceu em um dia, sem remedio, sem nada, ai na outra semana apareceu uma bem pequeninha no mesmo lugar.... mas nao coça, nem arde, so que nao paro de pensar que pode ser que seja, mas elas sao tipo sangue e sao muito pequeninhas, o que vc acha?

    ResponderExcluir
  176. Sonia, seu blog é maravilhoso e você é uma benção! Fiquei muito tranquila ao ler sobre herpes, eu nunca vi em nenhum site (inclusive médicos) que herpes não é DST. Fiquei muito tranquila pq descobri que meu namorado tem herpes genital e fiquei um pouco preocupada. Tive uma única relação com ele de preservativo é claro, enquanto ele estava, acredito que no início de um surto. Estava vermelhinho o local, mas as feridas não eram aparentes. Tomamos os cuidados de ter relação com preservativo (e por ser na ponta do pênis, ficamos tranquilos pois o preservativo cobre), mas mesmo assim, nessa única vez fiquei muito triste e me culpando por ter feito, mesmo de preservativo.
    Beijos e te adoro!


    ResponderExcluir
  177. Que bom, Karol. Dá uma força pro namorado se alimentar melhor. Abração!

    ResponderExcluir
  178. Boa tarde Sônia, existe um exame para detectar herpes, ou somente pode ser detectado a olho nu?

    ResponderExcluir
  179. Boa tarde Sônia, a Herpes genital é uma DST, ou a pessoa pode desenvolvê-la em caso de imunidade baixa, mesmo sem ter contraído de alguém?

    ResponderExcluir
  180. Já respondido acima. Várias vezes.

    ResponderExcluir
  181. Oi Sonia boa noite!Segui o seu conselho e fui num médico para ver a tal bolha!Descobri que estou que hemorroída trombosa e já estou fazendo o tratamento.Obrigada pela orientação.Gostaria de perguntar porque fala que herpes não é DST se os médicos falam que é?Me sinto culpada por tá com o vírus, ainda não consegui falar prá ninguém penso que vão ter preconceitos, por favor me ajuda?

    ResponderExcluir
  182. Sem Nome, seria mais correto perguntar aos médicos por que eles acham que é DST. Talvez se confundam pelo fato de que ela pode talvez ser transmitida pelo líquido das erupções, se nele houver virus ativo e se a outra pessoa estiver vulnerável, mas até onde se sabe as pessoas manifestam herpes por uma baixa imunológica que dá vez a um vírus adormecido da catapora.

    Como toda criança costuma ter catapora, ou deveria ter, dá na mesma ser contagiado por herpes porque está vulnerável ou apresentar herpes sem ter tido contato sexual.

    O moralismo dominante adora penalizar o sexo. O que seu médico deveria dizer é que você precisa melhorar a imunidade alimentando-se melhor e se estressando menos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  183. Obrigada Sônia pelas palavras, sem nome tem nome e se chama Laira!Desculpe não ter me identificado antes, gosto muito do seu Blog Natureba, e gostaria muito de te conhecer!Força Sempre para continuar esse trabalho lindo que faz!

    ResponderExcluir
  184. Boa noite Sônia, conversei com uma médica em um consulta e falei pra ela sobre o seu comentário. Ela me disse que o herpes que surge de um vírus adormecido da catapora é o herpes zoster. E disse que o herpes genital é sim DST. Gostaria de ter certeza sobre esta questão, porque isso me deixou na dúvida.

    ResponderExcluir
  185. E como você vai fazer para ter certeza?

    ResponderExcluir
  186. Gostaria apenas que você me informasse como chegou a conclusão de que herpes genital não é DST. Por exemplo, uma pessoa que nunca teve contato sexual pode ter herpes genital?

    ResponderExcluir
  187. Bom dia querida Sonia, estou aqui para te pergunta se a senhora ja ouviu falar do coco extra virgem para herpes labial e genital , outra perg se eu tenho labial ela pode apareçer na genital se o tipo 1 e o mesmo tipo 2, desde ja grata otimo fds.

    ResponderExcluir
  188. Alguém postou aqui outro dia sobre a eficácia do óleo virgem de coco no herpes, foi quando me inteirei. E nesse assunto, tudo pode. Mas é mais comum a pessoa ter ou genital ou labial.

    ResponderExcluir
  189. Ola tudo bem? o que fazer quando a herpes não melhora, quando começa a melhorar reaparece novamente, já tem quase 2 meses esse vai e volta - só dá na virilha... Agradeço imensamente.

    ResponderExcluir
  190. Tem que melhorar a imunidade. Se puder procurar um/a homeopata, melhor.

    Algumas dicas: usar cueca, calça e short de algodão. Parar de comer frango, linguiça, salsicha com mostarda, parar de beber suco de laranja, álcool e refrigerantes, ice tea, suco de caixinha, de comer chocolate, doces...

    ResponderExcluir
  191. Olá, Sônia,
    Surgiu uma dúvida que acredito não ter sido respondida anteriormente: posso usar o moxa em uma lesão de herpes na região do olho e do nariz? (as lesões encontram-se no olho, pelo lado de fora, no canto externo; e logo na entrada do nariz, mas não dentro dele totalmente). Há algum perigo de inalar a fumaça em grande quantidade se usá-la perto do nariz? Há algum risco para visão?

    Esse post é uma esperança para mim, porque chega em um ponto que o aciclovir não adianta mais :/

    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  192. Oi, Sem Nome, pode sim, mas tem que ter uma estratégia para não enfumaçar o rosto inteiro. Um cone de cartolina com um furinho, e a moxa queimando embaixo, poderia direcionar a fumaça. Até um filtro de papel para café pode servir. Para não inalar, quando fizer no nariz, respire antes e aplique enquanto estiver prendendo a respiração e expirando; vire o rosto para o lado quando for inspirar. Se você tiver mãos habilidosas, deve dar certo.

    Não vejo o menor risco para a visão, nem qualquer outro, uma vez que o agente é só a fumaça, não o calor. Você entendeu bem isso, né? Mas tem que cuidar da dieta... Um abraço!

    ResponderExcluir
  193. Oi Sonia, contraí esse mal, na minha primeira vez e estava usando preservativo, meu médico disse que nao tinha cura, fiquei traumatizado pois achava que a camisinha realmente protegia contra tudo(culpa do Ministério da Saúde e das suas propagandas enganosas...) enfim, revirei a internet de cabeça pra baixo e achei 1 comentário que me chamou a atençao, uma moça diz ter se curado de um caso de herpes genital recorrente que sofria a mais de 20 anos, tomando o Chá da Semente de Sucupira, ela disse que estava tomado o chá para dores na coluna, e para seu espanto a herpes dela sumiu. também achei um caso de um rapaz que diz ter se curado tomando 1 gota do oléo da copaíba todo dia... o oleo da copaíba eu estava testando, tomando 3 gotas e passando no local, porém as feridas nao melhoraram e até apareceram mais algumas bolhinhas, mesmo assim eu perseverei, desta vez tomando o óleo e passando a pomada antiviral(penvir) e mais um monte de coisa no local... depois de quase 1 mês de luta, as feridas sumiram e restaram apenas algumas cicatrizes pequenas... essa foi minha primeira manifestaçao do vírus, nao tive tempo de testar o Chá de Sucupira, até tomei uma chicara, mas como nao tenho mais as feridas neste momento nao posso dizer se ele funciona. desejo do fundo do coraçao muita Saúde à todos nós, Deus é conosco!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.