quinta-feira, 11 de junho de 2009

Leite de mãe



Conheci Cesar Lobo em 1985, no lançamento do meu livro Deixa sair. Logo viramos amigos de infância e parceiros profissionais. Do nosso segundo encontro saiu o esboço da cartilha João e Maria, e logo depois fizemos Leite de Mãe.

João e Maria já estava no site da Correcotia há muito tempo; Leite de Mãe só ascendeu à vida online agora. Espero que vocês curtam tanto quanto nós.

46 comentários:

  1. Oi Sonia, quero entrar em contato com você e não acho nenhum lugar prá fazer isso. Escolhei postar um comentário...
    Faço parte de uma rede social www.yubliss.com e pensei em você prá dar um fórum sobre alimentação.
    Meu email é chico.abelha@hotmail.com
    Convido você para conhecer o site e dizer do seu interesse.
    Nossa proposta é que se conte histórias e que se troque experiências, buscando auto-avaliação e crescimento pessoal. Somos inspirados em Joseph Campbell, A JORNADA DO HERÓI, e gostamos de dizer que somos um grande divã coletivo online. Se é pretensão eu não sei, só você indo lá ver!
    Abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Chico, agradeço o carinho do seu convite e adoraria aceitar, mas já estou muito envolvida aqui no Deixa sair, reciclando meu trabalho e participando exatamente de um fórum sobre alimentação e saúde. Convido você e sua turma a botarem mais temas na roda. Abração!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Sonia, entendo que você deve ter mil atividades, mas não quis deixar de fazer o convite.
    Onde é que está este fórum sobre alimentação e saúde que você se referiu? É aqui no Deixa Sair?
    Abraço e obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Chico, é aqui mesmo, ao longo de posts e comentários. Aberto a sugestões e a quem quiser participar, sem qualquer restrição.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida Sônia!!Cá estiu eu em busca dos seus conhecimentos!!!Eu li o "mamãe eu quero" inhame inhame e outros...vc fala dos chazinhos pras crianças.VC acha q a parIR de um aninho jah posso dar?Meu filho tah com mto catarro e não expectora.A médica quer dar xarope brabo etc..pensie em dar um chazinho...aih me pintou esta dúvida!Brigada por td sempre!!pela generosidade!! bj carinhoso

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ti, você viu lá no Mamãe a receita do chá de raiz-de-lótus? Pois esse é o chá mais eficaz para seu filhote. Dar feito água, se possível excluindo outros liquidos. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. vc eh demasi!!!mt obrigada!Mas ele ainda mama...td bem né?ainda mais meio doentinho...aih q quer mamar o dia inteiro...brigda,brigada!bj no coração

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem, claro! E você pode tomar o chá também, assim passa no seu leite. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Querida dps defortes emoções, queria pegar mais de suas valiosas ifos..jah virei guaujah e santos do avesso e ñ encontro a raiz-de-lotus...vc acha q neste quadro, febre, catarro tosse posso usar outr coisa?fui buscar no livro,mais um era com misso...e ele`sh tem 1 aninho...
    brigada por td minha querida!bj no coração.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ti, se não me engano há uma associação macrobiótica em Santos, devem ter a raiz-de-lótus.

    Outra receita: corte uma cebola em rodelas, ponha numa vasilha funda, cubra a cebola com mel, deixe descansar à noite tampando com um pano; dia seguinte dê 1 colherinha de café 3 ou 4 vezes. Inalação de cebola também é muito bom para soltar o catarro, e meia cebola debaixo do travesseiro ajuda a respiração. Espero que funcione. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. ... 1 colherinha (café) do mel, claro... ♥

    ResponderExcluir
  12. Ah, eu procurei na internet a associação e vou ligara amanhã!!!ebaaaa!!!
    Mas vem cá, esta outra receitinha, com mel(lá vem eu!), td bem dar pra um nenem com a idade dele?É que sempre leio coisas q falam sobre o butolismo e tal...
    vC É MTO CARINHOSA.GENEROSA.NUNCA VOU DEIXAR DE AGRADECER POR DISPONIBILIZAR TD QUE TEM DENTRO DESTA CABEÇA AAÍ.TD Q PESQUISOU,ESTUDOU,RALOU...BJ grande Ti

    ResponderExcluir
  13. É uma receita especial para bebezinhos. Mas, se tiver a raiz-de-lótus, prefiro. E sobre o conhecimento, querida, é patrimônio da humanidade, como a água, o ar, as matas... Beijo grande!

    ResponderExcluir
  14. Brigada, brigada, brigada!!!mil obrigadas..pois é, a febre dele piorou, e tá com catarro,mas a médica,óbvio manda pro pronto socorro...ainda to tentan do contornar...agora, a raiz de lótus ta dificl mesmo...esta associação parece q tá desativada...os telefones n~2ao atendem...cvio dar um jeito!!ah se tivesse em sampa na Liberdade!!!!beijo querida e doce Sônia!!! mt obrigada

    ResponderExcluir
  15. Querida, às vezes tem que cair no antibiótico mesmo. Não pode deixar essa febre subir muito ou se instalar por muito tempo (3 dias). E é bom colocar rodelas de batata ou compressa de tofu na cabeça para refrescar as meninges, né? Aquele banhozinho quentinho em que se deixa a criança até a água amornar também é bacana. O chá de transagem, ou tanchagem, também ajuda. Olho vivo.

    ResponderExcluir
  16. Minah querida, obrigada!Tô de olho vivo sim. Na verdade não sou contra antibiótico, mas ele já sofreu mt, ficou na uti etc, então evito q ele sofra mais com agulhadas e afins. Já teve isso outra vezes, a médica manda ao p.s. que é uma bela duma porcaria, picam ele todo pra dizer q eh uma virose...bom, amanhã, se completar os 3 dias vou sim, só queria tentar outras coisas, enquanto não completasse o prazo.
    Brigada pela preocupação.Tô danod o melzinho, vamos ver! Ei, avisei minha irmã Maíra que qundo estiver em Brasilia vai assistir a peça, ela ficou toda feliz dizendo q vai ser uma honra ter a "Sônia Hirsch na platéia"!!!beijo grande com carinho, ótimo final de semana, obrigada por td!!

    ResponderExcluir
  17. Sônia querida, bom dia!!!
    Achei a raiz de lotus!!Me lembrei de uma pessoa em Santos q era de um centro de meditação budista, e ela me ajudou. O q seríamos de nos sozinho neste mundo?
    Agora, fui fazer o chá e pintou uma dúvida, vc falou da proporção, mas sempre fico na dúvida se coloco antes de fever a raiz, durante ou dps..e quanto tempo..
    Brigada por td!!!
    O pequeno já tá sem febre!!EEE só falta esta tosse e catarro desaparecer!!!
    bjbjjbj
    Tiana

    ResponderExcluir
  18. Oba, sem febre!!! A receita do chá tá na página 114 do Mamãe eu quero: 2 a 3 fatias de raiz-de-lótus, um copão de água, deixar ferver 20 minutos em fogo baixo, panela tampada. ♥

    ResponderExcluir
  19. Sônia minha querida! Como v tah?Como sempre, cah estou eu recorrendo ao teu site e tuas ajudas. Precisava delas mais uma vez!
    Vou resumir. Meu filho tem mostrado um quadro d eproblema respiratorio...Jah no passado q te pedi ajuda jah era um indicio. Mas ha duas noites tem dado preucupação a esta maezinha aqui. Temos um historico familiar asmatico E ele quando nasecu engoliu liquido aminiotico e parou na uti com probleminahs respiraorios.Sabe como é, agora tao partindo pra cotizol berotec e coisa...entao to auqi epsquisando saidas q nem louca. Neste momento de "crise"posso associar a alopatia o cha de raiz de lotus?ele ta com dificuldade de respirar...brigada demais pelo amor sempre
    e beijo com mto amor tbm
    Ti

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ti, o que eu sei é mais ligado a alimentação e chás. Asma e bronquite, que eu saiba, desaparecem quando a gente tira o leite e seus derivados e dá raiz-de-lótus. Uma boa vermifugação também ajuda muito. Já falou com o pediatra a respeito? Beijo!

    ResponderExcluir
  21. Oi Sônia! POis é já tinha lido aqui no blog falando algo de vermes mesmo. Vou comentar com a pediatra sim, pq ele tem apenas 1 ano e 4 meses. Ele não toma leite ainda, pq mama, q tem mais a ver com mofo sabe...aqui em casa no litoral paulista tah td frio e escuro. Hj dei bastante chá! Seguirei dando. Vc é demais...mesmo.beijo com mto carinho Ti

    ResponderExcluir
  22. Oi, Ti, bebezinhos podem ter vermes. Passa da mãe para eles. Isso não exclui os fungos, que de fato são um problemão, mas lombriguinhas dão muito muco e penso que é bom abrir o zóio... Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Oi Sonia,
    tenho uma filha de 7 meses que está comendo muito bem e mamando tb. Ela janta as 17:30 e tenho percebido que as 19:30, (depois de mamar e tal e quando jantamos) ela quer comida de novo. tudo bem, damos mais comida mas as vezes parece que meu leite só ta servindo de petisco pq ela fica salivando com comidas e mamando de hora em hora à noite toda...nao inclui ainda outros leites mas to pensando numa mamada noturna, que tal? vi a receita de leite de cereais no livro mamae eu quero (que está incluso no almoço desde os 6 meses), tem outra opção mais rápida?

    ResponderExcluir
  24. Oi, Carla, o que eu tenho para ajudar é o que está no livro. Mas não acho legal ela mamar de hora em hora a noite toda. Você já conversou sobre isso com o(a) pediatra? Pode ser importante começar a mudar a rotina. Por que será que ela tem fome de hora em hora? Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. Oi Sonia, tudo bem?
    Uma amiga minha me disse que alimentou seu filho com as suas receitas de leite vegetal.
    Minha filha tem aplv e quero mostrar essas receitas para a minha esposa, apesar dela não ser nada favorável.

    ResponderExcluir
  26. Meu nome é Tatiana,
    Querida Sonia, precisaríamos de algumas dicas de alimentação post-operatório (cesariana)para ajudar a deixar de produzir leite, devido a uma gravidez e parto difícil.
    Agradecida,

    ResponderExcluir
  27. ...para deixar de produzir leite, Tatiana? Não faço ideia. Minha intenção é ajudar as mães a terem leite em abundância. Mas sei que há medicamentos que atuam nesses casos. Em termos de pós-operatório, posso sugerir muita sopa de inhame, caldo de galinha caipira, evitar leite e derivados, excesso de farináceos e açúcar/doces/refri. Um abraço!

    ResponderExcluir
  28. Muito agradecida, Sonia, pelas dicas. É, sobre o leite, infelizmente, não o faço por opção não, é que nosso bebê veio a obito no mesmo dia em que nasceu, e agora preciso reduzir a produção, para evitar mastites e afins.... Não comentei a princípio por discrição...
    Mas as dicas foram ótimas, vou coloca-las em prática hoje mesmo!

    Grata

    Tatiana

    ResponderExcluir
  29. Sinto muito a sua perda, Tatiana. E agora, quanto ao leite, posso dizer que em seu lugar não me preocuparia com isso; sem estímulo a produção vai cessar aos poucos, acompanhando o seu processo de restabelecimento geral. Não precisa suprimir nada. Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Oi Sonia, estou aqui sofrendo de candidiase mamaria e amamentando meu filho de 2 meses com dor... Tem alguma sugestão de tratamento?

    ResponderExcluir
  31. Oi, Marina, acho que você pode fazer duchas vaginais para aliviar o desconforto e ler o que ajuda e o que atrapalha em http://www.candidiaseapraga.blogspot.com.br/2011/03/dieta-ninguem-vive-sem-fazer-uma.html .

    Não diria para fazer dieta, já que está amamentando, mas talvez baste melhorar a alimentação um pouco, o que será benéfico também para o bebê. Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. Sonia, é candidiase nos peitos, ja mudei a alimentação, cortei acucar, farinha branca, arroz branco, leite... Estou tomando capsula de alho, oleo de coco, vitamina b, ja passei daktarin, agora estou passando nistatina, mas ta dificil de curar... Obrigada pela atenção, um abraço tb!

    ResponderExcluir
  33. Desculpe, Marina, não li o mamária.

    E seu bebê tem sapinho?

    ResponderExcluir
  34. Não, não tem sapinho nem nada, meu peito arde demais ao amamentar, queima e depois tb e lateja, já melhorou, mas tem dia que parece que piora e está demorando sarar... Eu tive candidiase uma ou 2 vezes na vida, logo que meu filho nasceu eu tive uma mastite feia e precisei tomar antibiótico, acredito que minha candidiase tenha vindo daí, eu nunca tinha ouvido falar de candidiase nos peitos...

    ResponderExcluir
  35. Marina, sem dúvida os antibióticos abrem o campo para os fungos. Nos Estados Unidos, pela quantidade de informação a respeito na rede, o problema deve ser muito comum. Há muitas dicas (em inglês) na página http://members.ll.net/naturalmothering/thrush.html, aqui vão algumas:
    . expor os seios ao sol
    . não usar sutiã que não seja de algodão, e de preferência não usá-los
    . lavar com água fria depois da mamada e secar bem
    . lavar com vinagre de cidra ou maçã, 1 colher/sopa diluída em 1 copo de água
    . violeta genciana em solução a 1%: passar nos bicos e na boca do bebê uma vez por dia por 4 dias, máximo 7 dias (isso mancha as roupas)
    . usar lactobacilos bifidus
    . chá da casca do ipê roxo (você já sabia) .

    Puxa. Melhoras pra você - um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Sônia, estou encantada com seu blog e pela forma como você responde a tudo quanto aparece por aqui... Já achei a resposta para minha pergunta nesse e em outro post e pretendo comprar seus livros ainda hoje! Tenho uma filha de 1 ano e meio e espero encontrar logo a raiz-de-lótus pra detonar o catarro. Aqui em Brasília com o ar super seco dessa época do ano, se não agirmos constantemente as doenças respiratórias tomam conta.
    Ah, acabou de surgir uma dúvida. Por quantos dias posso dar o chá de raiz-de-lótus sem contraindicação?
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  37. Oi, Maria Clara, pode dar o chá durante uma semana, no lugar de outros líquidos como água e suco. Uma cebola cortada ao meio, ao lado do travesseiro, ajuda a respirar melhor à noite. Também há o xarope de cebola e mel para bebezinhos: fatiar uma cebola num prato, cobrir com mel, deixar uma noite. Retirar a cebola e dar o líquido, 1 colher/chá, 3 ou 4 vezes ao dia.
    Como vê, sou uma respondedora compulsiva... Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Que bom! rsrs Então lá vai mais uma pergunta... Só encontrei a tintura da raiz-de-lótus, será que dá pra usar na minha baixinha? Você tem ideia da quantidade?

    Também li a postagem sobre câncer, mandei pra minha mãe e minha tia pra ver se convencem a vovó a tomar o chá de capim limão, ela está fazendo quimioterapia pra tratar cancer no intestino...

    Esse blog já é o meu preferido. Muito obrigada e muita luz pra você!

    ResponderExcluir
  39. Querida, não conheço a tintura; minha referência sempre foi o chá, que é também alimento. Boa sorte para sua avó! Diante da quimio, chá de capim-limão é nada... Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada! Quando encontrar a raiz vou postar aqui...
    Você mora em Petrópolis? Estive aí em maio, um friiiiiiiiio! Quem sabe não te encontro na próxima visita?!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  41. Maria Clara, a raiz-de-lótus também se chama lenkon, fresco ou seco, nas lojas japonesas. E em Petrópolis faz um frio úmido que gela os ossos! Eu moro numa região rural mais quente e seca, a caminho de Minas, por isso me dei bem. Um abraço!

    ResponderExcluir
  42. juliana silva santos15/12/2014, 22:07

    gOSTARIA DE UMA AJUDA, QUERO DESMAMAR MEU FILHO DE 2 ANOS E QUERO SEGUIR A RECEITA DE LEITE DE GRAOS DO LIVRO MAME EU QUERO, POREM EU NAO ENCONTRO A PANELA DE COZIMENTO LENTO... ONDE POSSO ENCONTRAR E QUERO SABER SE CONSIGO O MESMO RESULTADO DEIXANDO OS GRAOS DE MOLHO POR ALGUM TEMPO.. COMO FACO COM FEIJAO ...

    ResponderExcluir
  43. Juliana, aos 2 anos seu filho pode comer de tudo, não precisa do leite de grãos e sim de boas refeições e sopas de vegetais coloridos. Mas a panela de cozimento lento pode ser encontrada na Liberdade, SP, em lojas japonesas, com o nome de crockpot ou slow cooker. Pode deixar os grãos de molho e cozinhar em panela grossa, fogo baixo.

    ResponderExcluir
  44. Querida Sônia, tenho um filho de 1 mês e 20 dias e meu leite está pouco, apesar de estar cuidando da alimentação e tomando algodoeiro e alfafa.
    Já estou oferecendo leite em pó para ele, como complemento às mamadas.
    Tenho o livro mamãe eu quero (as suas edições!) e mostrei a receita do leite de grãos para o pediatra ver se aprova no lugar do leite em pó.
    Ele achou interessante, mas alertou para uma possível associação de crianças que são introduzidas ao glúten muito cedo desenvolverem doença celíaca.
    Assim sendo, queria sua opinião sobre como poderia complementar a amamentação do meu filho tão novinho sem recorrer à soja ou ao leite de vaca...
    Li neste blog ( http://www.vidacampestre.com.br/2012/08/substituto-100-vegetal-e-saudavel-para.html?m=1) sobre o leite de amêndoas com água de côco.
    Muito grata! Um beijo carinhoso de uma fã

    ResponderExcluir
  45. Suzana, cada um pensa como acha melhor. Eu penso o que está no livro que você tem! :-) Um abraço!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.