terça-feira, 9 de junho de 2009

Panela antiaderente na fogueira

Uma corte federal de justiça norte-americana rejeitou, depois de quatro anos de idas e vindas, um grupo de 22 ações consolidadas contra a DuPont, indústria química e de artefatos domésticos dos Estados Unidos. Os 22 processos alegam que a DuPont soube por mais de 20 anos que as panelas contendo o antiaderente da empresa, popularmente conhecido como teflon, poderia deixar as pessoas doentes, mas omitiu a evidência. A justiça não entrou no mérito; rejeitou por critérios de técnica processual.

As ações mostram que, quando aquecidas a temperaturas normais de cozimento, panelas com revestimento antiaderente liberam partículas tóxicas que põem em risco a saúde dos consumidores. Dessas, a pior é o ácido perfluoroctanoico, conhecido como PFOA. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) afirma que o PFOA causa câncer em seres humanos. Um estudo realizado recentemente por seus técnicos mostrou que esse ácido está presente em 90% da população norte-americana.

Diz o dr Mercola, de cujo site traduzi a notícia acima: Não permita que ninguém diga que as panelas revestidas com Teflon não são seguras. São perfeitamente seguras, a menos que você decida aquecê-las.

9 comentários:

  1. Nossa, q sociedade maluca a nossa !! Sonia, e qual panela vc usa ? Que tipo de panelas devemos usar ?

    ResponderExcluir
  2. Eu uso panelas de pedra-sabão, de inox (as mais grossas da Tramontina, algumas grossas da Etna e a Rochedo inox de pressão) e tenho uma grandona européia esmaltada, tipo Le Creuset.

    Vou postar uma crônica sobre panelas que sai no meu próximo livro, Amiga Cozinha :-)

    ResponderExcluir
  3. Show sonia, tambem uso como vc, ate pque vivo na fazenda e no fogão a lenha.. Tdo de bom. Adorei a frase inicial do blog, sou professora de laticinios e vejo triste um produto tão primordial a saude como o leite tão desvalorizado na mídia pelo loby das gdes multinacionais que dizem e publicam contra o leite. Uma hora fale sobre o assunto, estou a sua disposição p ajudar. Aline Machado

    ResponderExcluir
  4. Oi, Aline, obrigada! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Graça Neves26/08/2010, 11:05

    Oi Sônia volto pra falar sôbre panela de pressão,quais as desvantagens e desvantagens e qual a melhor.
    Muito Obrigada.BJS

    ResponderExcluir
  6. Oi, Graça, panela de pressão é pra usar bem moderadamente, porque ela submete a comida a um processo muito forçado. Feijões, por exemplo, ficam mais leves e não provocam gases excessivos quando cozidos em panelas abertas ou semitampadas. Mas as melhores são de inox, claro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sonia,
    muito obrigada pelas dicas, nao sabia nada disso. Mas é que todas as panelas antiaderentes sao peligrosas? Nao todas usam Teflon, acho que tem diferentes materiais.
    Obrigada.
    Abraço =)

    ResponderExcluir
  8. ...todos radiativos, Clara. De que outro modo repeliriam as moléculas dos alimentos? ;-)

    ResponderExcluir
  9. Olá Sônia!

    As panelas de cerâmicas não são tóxicas né?

    Abraços!

    Adorei o artigo ;*

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.