quarta-feira, 10 de junho de 2009

Panelas boas



Investir em boas panelas é o tipo da coisa que vale a pena. Além de durarem a vida inteira, ainda podem ficar de herança. Panela que foi de mãe vira pessoa da família.

As melhores panelas que conheço são de pedra-sabão, feitas em Minas. Há de todos os tamanhos e formas. As mais sofisticadas têm um aro de cobre em volta e alças que facilitam o manejo. Como a pedra-sabão é porosa, as panelas precisam de cura antes de usar. Muito fácil. Basta passar óleo de cozinha por fora e por dentro, encher de água e colocar no forno baixo durante uma hora e meia. A tampa também é untada. Repetir o processo no dia seguinte e pronto, eis uma nova atração na cozinha.

Tenho várias. Uma delas, enorme, há quase trinta anos. A tampa já perdeu pedaços, mas na hora de um almoço grande dá-se um jeito e ela vai, linda, à mesa. Foi das primeiras que comprei quando comecei a cozinhar, fazendo as receitas simples que caracterizam a macrobiótica. Pouca água, pouco óleo, pouco sal. O sabor de cada alimento preservado e realçado pelo cozimento brando. A panela de pedra é a única em que você pode, por exemplo, refogar cebolas até elas ficarem realmente transparentes e macias, porque é grossa por igual, no fundo e nos lados, e o calor envolve perfeitamente a comida.

As panelas de pedra menores tocam o arroz e o feijão de cada dia, as cenouras cozidas sem água, as folhas verdes perfeitamente refogadas. Economizam gás, já que continuam cozinhando depois que se desliga o fogo. Uma chapa de pedra serve para fazer peixe, carnes, cogumelos. Alô, cozinheiras(os) distraídas(os): na pedra, a comida raramente queima.

Se são práticas? Bem, mais ou menos. Pesam. Não podem ir do fogão para o mármore porque racham. Nem ser lavadas com detergente, só mesmo esponja e sabão de coco. Mas isso não é nada perto do conforto que dão quando estão de serviço. O tempo é outro, mais calmo. Claro que panelas de aço inox são mais práticas e também duram a vida e a herança. O mercado está cheio delas. São grossas no fundo e também dos lados? Ótimo, pois as que têm só o fundo grosso e as laterais finas não fazem a cozinheira feliz.

Na sequência das panelas brasileiras vêm agora as de barro queimado do Espírito Santo e da Bahia, rainhas e princesas de moquecas e ensopados, de carnes cozidas longamente. Boas e frágeis, não tão grossas quanto as de pedra e mais delicadas também no trato, pois quebram com facilidade.

As de ferro? Mais trabalhosas. Numa cozinha a lenha autêntica, trabalham todo dia e quase não dá tempo de enferrujar. Mas na cozinha moderna, a manutenção é chatinha – lavar, secar ao fogo, untar com óleo. O ferro muitas vezes muda o sabor e a cor da comida. Duram e ficam de herança, o perigo é irem parar no meio do jardim cheias de dinheiro-em-penca dentro. Já as europeias de ferro esmaltado são outra coisa. Nada a ver com as nossas levezas de ágata. Grossonas, pesadonas, confiáveis, fáceis de manter, cores lindas e uma infinidade de formatos. As tampas não deixam escapar vapor. Não racham e o esmalte dificilmente gasta ou estoura. Mas custam uma pequena fortuna, por isso tenho uma só, que chamo de A Bonitona. Ela merece.

As de alumínio têm um problema sério: soltam partículas que vão se acumular na medula óssea e produzir uma intoxicação com poder de afetar o cérebro e maltratar todos os sistemas do corpo.

E as antiaderentes? Sem dúvida as piores, sinto muito. O revestimento é radiativo e libera um tipo de gás que chega a matar passarinhos. A indústria que patenteou essa invenção está sofrendo milhares de processos sob a acusação de não prevenir o público quanto aos riscos do uso constante.

Tsc, tsc, tsc. Diante de certas modernidades, nada como voltar à idade da pedra.

Do livro Amiga Cozinha, no prelo. Ilustração Celina Gusmão.

110 comentários:

  1. Adorei, Sonia !! E não é que dizem que é a panela velha que faz a comida boa, podemos dizer ainda mais: faz saudável, tb !!! Vc não citou as de vidro, o que pensa destas ??

    ResponderExcluir
  2. Prefiro as de barro, porque as de pedra são pesadas demais, e as européias pesam mais ainda!

    Sonia, veio a calhar este comentário porque estou querendo sair fora das formas de aluminio para assar bolo e pães mas não sei qual opção teria: as de vidro não são muito grossas para isto?

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cynthia, as de vidro passaram rapidamente pela casa da minha mãe, quando surgiram, e ela não gostou porque esquentavam demais e queimavam a comida. Eu nem cheguei a cogitar, caí direto nas de pedra quando comecei a cozinhar. Gosto de cozimento lento.

    Silvia, não vejo o menor problema em usar louça ou vidro refratário para assar bolos e pães. Acho que a grossura não interfere uma vez que o calor do forno aquece tudo por igual. Existem formas de inox. Mas você também poderia forrar as formas de alumínio com papel manteiga, não?

    ResponderExcluir
  4. Tambem gostei muito! Eu uso panelas de esmalte feitas aqui no Japao mesmo. Sao mais baratas que as europeias, porem mais finas. Serah que sao boas mesmo assim, ou tem que ser grossas?

    Infelizmente a maioria das frigideiras sao antiaderentes - o mesmo acontece com os aparelhos de cozer arroz. Tem que teimar e pesquisar onde tem as de bom material, alem de arcar com o gasto inicial.

    Chato eh que depois de todo esse esforco, eh soh esticar o olho para as cozinhas de restaurantes e ver um monte de panelonas de...aluminio.

    Gostei de voce ter lembrado da limpeza das panelas! O que voce acha dos detergentes ou esponjas estilo bombril?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dora, ohaio! Aqui em casa usamos sabão de coco e esponjas 3M, aquelas macias de um lado e ásperas do outro, o que praticamente elimina a necessidade de qualquer outra coisa. Bombril em geral é para outro tipo de limpeza, quando a gente sabe que só ele resolve. Mas tenho uma garrafinha de detergente escondida para emergências, por ex quando o almoço foi lauto e preciso botar muitos pratos e talheres de molho para lavar mais tarde. Enxaguo muito bem e nunca uso nas panelas de pedra e nos copos.

    ResponderExcluir
  6. Ah: também tenho frigideiras antiaderentes, claro, porque nada é mais prático. Na hora de usar esqueço tudo o que sei e vou em frente.

    ResponderExcluir
  7. Menina que emoção... vc deixou comentário no meu bloguinho... uhuuuuuuuuuuuuuu
    Faltou um verdinho na comida sim.
    Vou confessar: não sou dada a cozinhar, moro sozinha e isso pra mim é muito complicado - passa "inconscientemente" pelo não mereço. Mas aos pouquinhos vamos melhorando a vida... a análise tem ajudado bastante.
    Estou pretendendo uma alimentação mais saudável.
    beijos,
    "sou sua fã...rs"

    ResponderExcluir
  8. Vc tem algo falando sobre o arroz integral?
    Prá poder colocar lá no meu bloguinho.
    Beijos,


    E como fazer um missô básico vc tem?
    Lembro que tomava um caldo gostoso demais lá em Curitiba de missô, cebolinha e tofu... queria fazer pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Karlinha, já escrevi léguas sobre arroz integral nos meus livros, com receitas de todo tipo, posso procurar alguma que você queira.

    Receitas com misso você encontra em http://correcotia.com/soja/soja-receitas.htm .

    Misso, shoyu, tempê e natto são o que se salva da soja, você sabe, né? Ou seja, soja adequadamente fermentada. O resto é invenção da indústria para escravizar e adoecer as pessoas.

    ResponderExcluir
  10. E que invencao! Estah em todas, ou (quase) todos os produtos da industria de alimentos. Ao menos eh a impressao que fica depois de ler rotulos e mais rotulos. Mas eu soh fui me informar mais depois de ler seu artigo sobre soja no corre cotia. Agora especialmente reparo como tem lecitina de soja em tudo...

    ResponderExcluir
  11. E a tal "carne" de soja, então, que não passa do bagaço que sobra do processamento do óleo? Não entendo como foi que os restaurantes macrobióticos e as lojas de produtos naturais adotaram esse lixo como comida, décadas atrás. Sempre me pareceu uma falta de entendimento do que é natural. Quando publiquei isso pela primeira vez, lá nos anos 1980, num folheto intitulado Pense Nisso, algumas lojas que faturavam em cima do pastel de "carne" de soja pararam de vender meus livros, em protesto.

    Continuamos todos aqui: os livros, os pastéis e eu.

    Isso me faz lembrar de um conceito budista muito útil: o de que, em qualquer aspecto da vida, 1/3 das pessoas vai concordar com você, 1/3 das pessoas vai discordar de você e 1/3 não vai nem pensar no assunto!

    ResponderExcluir
  12. Minha panelinha de barro já fez 20 anos. Fiel companheira, ela é sinônimo de arroz lá em casa. É um descanso só: refogar a cebola, tostar um pouco o arroz já lavado, jogar a água que fervi e deixar um tempo no fogo. Quando vejo que a água tá perto de secar, desligo o fogo e deixo o cozimento acabar fora do fogão. Outro dia (já tem mais de 1 ano) encontrei na feira uma maior e esta virou a panela do feijão e ensopados. Mas ainda não me desvencilhei das panelas de presssão de 2,5 e de 4 litros dadas por mamãe - sabe como é, pode magoar.

    ResponderExcluir
  13. E panela de pressão tem sua hora, né, Teresa? Eu consegui comprar uma de inox para sair da neura do alumínio. Mas agora mesmo estou cozinhando um feijãozinho novo em panela aberta, mmmm..

    ResponderExcluir
  14. Sônia, há aproximadamente 20 anos , que troquei todas as minhas panelas de alumínio, por panelas de pedra (exceto a panela de pressão), adoro minhas panelas, e quanto ao peso, eu não me importo, os meus braços estão ficando cada vez mais torneados!

    ResponderExcluir
  15. É isso aí, Fátima! Quem sabe, sabe!

    ResponderExcluir
  16. Oi Sonia,

    Sou sua super fã, e fiquei muito feliz em descobrir seu blog. Tenho acompanhado sempre!
    Bom, sobre as panelas, eu descobri algum tempo atrás essas aqui: www.green-pan.com
    Vc conhece?
    Parecem inacreditavelmente maravilhosas.
    Encontrei em algumas lojas aqui em sp pra vender, mas ainda não me arrisquei. Custam mais ou menos o mesmo preço das teflon.
    O que vc acha?

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carol, você sabe que eu sou muito natureba, né? Então olho uma panela com um revestimento industrial patenteado e o nariz logo vira um pouquinho pro lado...

    Mas fiquei com uma dúvida: por que te parecem tão inacreditavelmente maravilhosas? Tudo o que sabemos é o que diz o fabricante, chamando de "green" algo super hich tech; me soa estranho. E as panelas são finas. Ter uma pra fazer omelete ou fritar ovo sem grudar, acho até bom. Mas para cozinhar, nada se compara com panelas grossas. Além do mais, com certeza tem que tomar muito cuidado pra não riscar o revestimento - uma vez riscado, ele começa a se soltar como qualquer outro, e aí adeus panela...

    Beijo :-)

    ResponderExcluir
  18. eu sou aprendiz de natureba :)
    bom, no site diz que ela é, basicamente, uma panela de cerâmica. e eu fiquei imaginando uma panela de cerâmica que não gruda, levinha, reciclável, sem os radioativos do teflon e fiquei animada.
    uma hora vou numa loja dar uma sapecada nelas e ver se são de verdade.
    concordo totalmente que esse "green business" é bem oportunista e temos q tomar MUITO cuidado.
    Eu vivo saindo bufando de raiva de lojas e supermercados por causa disso.
    Aqui em casa eu uso uma "frigideira" de ferro. Adoro o gosto que fica na comida, e pra coisas rápidas tenho panelas de inox.
    Vou me comprar uma dessas de pedra sabão em breve.
    beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oi Sônia, aqui em casa eu uso sabão em barra neutro para lavar vasilhas. Devo mudar definitivamente para o de coco? E nas panelas de barro e pedra, uso apenas o de coco?
    Agradeço pelo blog maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Carol, eu nem sei bem como é o sabão neutro. Sempre usei o de coco. Mas se é neutro, deve ser bom, né? Abração :-)

    ResponderExcluir
  21. Olá Sônia!
    Nunca escrevi antes mas leio suas crônicas há muito tempo, na "bons fluidos"... como eu era mais nova e estudante universitária não colocava tanto em prática as suas dicas... agora q me formei e estou montando minha casinha aos poucos vou comprando também minhas panelas...
    vc ensina como curar as panelas de pedra sabão mas não diz nada sobre as de barro(capixabas)... não tem que curar também não?

    Obrigada pelo espaço e oportunidade de falar com vc... estou comprando seus livros, são realmente ótimos! Ler você está mudando a minha vida para melhor!
    Um beijo, Maíra.

    ResponderExcluir
  22. Oi, Maíra, as de barro tem que curar também, como você certamente já sabe... ;-)

    Para quem não sabe: lavar com bucha e sabão, untar bem por dentro e por fora com óleo ou azeite, encher com água e colocar direto sobre a chama baixa do fogão por 15 minutos; deixar esfriar, lavar de novo com bucha e sabão - e já pode usar.

    Para que ela dure mais é bom curar 3 vezes, sempre deixando esfriar primeiro e lavando antes de voltar a untar.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  23. Muito obrigada pela dica! Não sabia como curar a panela de barro não... rsrs... imaginei que era como a de pedra sabão mas aqui em Minas cada um diz uma coisa...
    Um beijão e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  24. Comprei uma panerla de pedra sabão e um disco pra fazer pizza ou carnes naquela feira que teve aqui no Rio no início de outubro: Brasil Rural Contemporâneo. A vendedora orientou a lavar as panelas com água pra retirar a poeira da própria pedra sabão e depois passar o óleo de cozinha. Disse que levar ao fogo era dispensável. Fiz 1o.um teste com o dico. Lavei, achei que já tava seco, passsei o óleo e levei pro fogão. Dei um tempo e ao voltar à cozinha vi que o disco estava com um rachado e fez marca de queimado da boca do fogão. Será que devia ter esperado mais pra água secar de vez do disco antes de levá-lo ao fogo? O trauma foi tanto que nem experimentei com a panela. O disco tem um aro de cobre, a panela não: se rachar posso perdê-la.

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente, Teresa, a vendedora estava mal informada: panela de pedra, de qualquer formato, se cura no forno - inclusive a tampa. Óleo por dentro e por fora, água dentro, 90 minutos em fogo baixo. Pode repetir depopis que esfriar, untando e enchendo de água novamente. É para o óleo entranhar e cozinhar a pedra. Você pode tentar fazer isso novamente com a chapa de pedra, de repente fecha a rachadura; já me aconteceu. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  26. Mais panelas... Uso de todas um pouco, depende da comida a ser feita, menos alumínio - só na de pressão que uso pouco. Concordo, muito, com o tempo: lento. Vez por outra, de ferro. Uso bastante a de barro e as de vidro (sim cozinham muito rápido, daí ponho entre elas e o fogo uma chapa de cerâmica, própria para diminuir a intensidade do fogo. Ou uma antiquíssima, de ferro também vazado. Dá certo.)
    Ganhei uma de pedra sabão, mas fiz alguma coisa errada lá pela 5ª ou 7ª vez e rachou!
    Daí a pergunta: -Dá p'rá consertar?

    ResponderExcluir
  27. Não queria ser "Anônimo disse...", MAS, não sei o que é URL e também não sei o que são as opções anteriores... Desculpe ...

    ResponderExcluir
  28. Oi, A., basta assinar seu nome no fim do texto que resolve tudim. Mas também pode abrir uma conta no google que serve para várias das ferramentas deles, é só ir em https://www.google.com/accounts/NewAccount?hl=pt-BR .

    Sobre a panela de pedra rachada, dependendo da rachadura pode fechar sim. É bom cozinhar nela coisas mais gordurosas. Se for das que têm um aro em volta, melhor.

    ResponderExcluir
  29. Olá Sonia,
    Acabei de descobrir seu blog, maravilha artigos, livros...
    Gostaria de sua opinião,só uso panela de inox, são saudáveis como as de pedra,
    obrigada

    ResponderExcluir
  30. Panelas de inox? Também uso, além das de pedra, e considero muito saudáveis. Até já acharam alguma coisa para dizer contra elas, mas não achei a informação consistente e nem lembro mais o que era.

    ResponderExcluir
  31. Alem das muitas panelas de barro que tenho de localidades diferentes (ES, GO, CE, PB e Bshia)e as de inox, comprei há pouco frigideira de inox da Rochedo com cobre. Usada no fogo baixo como recomendam ela vale uma de teflon porque náo gruda. E é bonita mesmo. A querida frigideira de ferro tá lá meio enciumada, mas são para uso diferentes, pois o sabor que a frigideira de ferro dá é único, enquanto que a de inox com fundo de cobre é ótima para coisas rápidas e de limpeza fácil e nada duvidosa como a de tefal.

    ResponderExcluir
  32. Ah sim, finalmente encontrei papel manteiga e usei-o na forma redonda de aluminio como sugeriu.

    E tenho mais uma nova panela de barro - esta será curtida tres vezes. Nào sabia que fica melhor curtida se se repete o processo tres vezes.

    ResponderExcluir
  33. Boa dica a da frigideira, Silvia! E essa de curar três vezes a panela de barro me parece bem boa também, será que fica mais resistente? Beijo!

    ResponderExcluir
  34. Vivianne Fattibene17/04/2010, 03:04

    Olá! Ganhei uma panela de pedra sabão que foi da mãe de um amigo. Naturalmente, ele avisou que já estava mais que curada... Aqui no blog aprendi que a cura tem que ser feita no forno. Agora gostaria de saber se posso cozinhar com ela na boca do fogão... Obrigada! Vivianne

    ResponderExcluir
  35. Pode sim, Viviane. Se estiver com muito cheiro da cura, ponha para ferver com água e cascas de cebola durante algum tempo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Oi, estava pesquisando, depois de ter rachado a panela de pedra que trouxe do Brasil ontem, para "replace" a outra que rachei a 3 anos atraz... descuido meu... idade, esquecih no fogao!!! Voce tem alguma experiencia com fogao eletrico, sabe se as panelas nao reagem bem com a resistencia ou foi falha minha na cura... pois nao sabvia esta de por no forno com agua! Tenho outra de barro, mas solta gosto e mau cheiro na comida (parece que alguem fez pipi nela antes de me vender KKK!!! Agora estou com duas rachadas de pedra, que do'!!! Comprei uma portuguesa aquih, de ceramica "envernizada" ou algo assim, mas o gosto final nao e' o mesmo... Anyways, vou tentar curar de novo com algum tipo de gordura... abracao Joao Luiz Toronto

    ResponderExcluir
  37. Oi, João Luiz, se a panela de pedra tem aquela cinta de cobre a rachadura pode ser vedada com a gordura e o uso. Use um bom óleo novo para untar por dentro e por fora quando for curar. A água dentro serve para não deixar crostas do óleo grudadas. O óleo é que é o fundamental. Um abraço!

    ResponderExcluir
  38. Olá, também comprei uma panela de pedra em Ouro Preto, curei por três vezes, mas, qdo fui usa-la, estourou um pedaço debaixo dela!Levei um susto com o estouro! Coloquei água dentro da panela, para ver o estrago e, ela nao está vazando, mas tenho medo de tentar usá-la novamente! Me ensinaram,umas amigas de MG, a colocar banha no local "magoado" e deixar no sol por alguns dias! Vou tentar salvar a panela! abraços paulloscosta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oi, Paullo, tenho panelas que soltaram um pedaço por baixo mas cozinham muito bem. Isso acontece, às vezes a pedra estoura. Um abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  40. Soninha, querida, as de ágata são boas? E as de cerâmica com um tipo de cola, verniz (sei lá o que é aquilo, mas serve para não deixar a comida ou o gosto entrar nos poros da panela) tb são boas?
    Ah, mais uma dúvida, como faz para tirar uma gordura que ficou na panelinha de ferro? Meninas, já esfreguei até, agua quente, detergente, mas, eita, sai não! Acho que é igual qdo fica aquelas amareladas no aluminio.
    Brigada pela ajudinha, viu?
    beijão

    ResponderExcluir
  41. Q bom q vc existe! Quero comprar panelas de pedra sabao de boa qualidade e preço justo. Moro na Ilha Governador, RJ. Vc indica algum fabricante/vendedor desse tipo de panela? A propósito: amo Petrópolis e Itaipava. Volta e meia estou por aí. Uma dúvida: vi panelas de pedra sabão a venda que tem alça de cobre. Esse cobre não contamina o alimento? Sei que está por fora da panela. Mas não absorve? Não penetra? William Carvalho

    ResponderExcluir
  42. Oi, William, a alça de cobre é boa porque evita a perda da panela quando ela racha, e não tem o menor perigo de contaminação. Tenho várias assim. No centro de Itaipava, na Bella (quase em frente ao terminal rodoviário)há lindas panelas de pedra. Boa sorte com as suas!

    ResponderExcluir
  43. Obrigado por sua atenção. Mas quer dizer que elas racham? Racham fácil ou somente quando há choque térmico? E quando racham, a gente coloca algum tipo de produto na rachadura, pra impedir vazamento? Obrigado. William Carvalho

    ResponderExcluir
  44. Pedras racham. Como a cinta da alça segura, com o tempo a gordura normal da comida entranha de novo e sela a pedra. Vaza um pouco no início, melhor usar para refogados até a rachadura fechar.

    O que afeta: choque térmico, choque físico, fogo muito alto. Panela de pedra é para cozinhar devagar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Olá Sonia,

    como é a superfície destas panelas? É bem lisa ou acumulam alimento? Teria que lavar com uma escovinha pra limpar bem? Obrigada.

    ResponderExcluir
  46. A superfície é porosa. Por isso, como diz o texto do post, "Se são práticas? Bem, mais ou menos. Pesam. Não podem ir do fogão para o mármore porque racham. Nem ser lavadas com detergente, só mesmo esponja e sabão de coco."

    ResponderExcluir
  47. Dando um retorno sobre esse assunto: comprei 3panelas e uma forma de pizza. Ainda não fiza cura. Descobri seu Blog pesquisando sobre panelas pedra sabão. Li sobre herpes, depois sobre os parasitas, vi que vc é de Petrópolis (amo Petrópolis e Itaipava), comprei o óleo virgem de coco, vou comprar seus livros, e virei seguidor do seu Blog. Também estou divulgando tudo isso aos amigos. Veja como é a vida!!! Abração -William Carvalho- Ilha Gov. RJ

    ResponderExcluir
  48. oi, Sonia!

    quase chorei ao ler esse post, porque acabei de comprar uma super panela de pressão grandona... e antiaderente (como a maioria absoluta das panelas aqui de casa)!

    por enquanto, vou fazer como você e esquecer tudo o que acabei de saber sobre este material, rs...

    e as esmaltadas de ágata, hein? são tão fofas e, segundo as informações do site de um dos fabricantes:
    - Produto em aço revestido interna e externamente com dupla camada de esmalte de alta retenção de calor e durabilidade;
    - Sua vida útil pode ser prolongada ainda mais, se for utilizado utensílios de plástico, madeira ou silicone;
    - Possui diversos benefícios e é indicado para quem busca uma vida mais saudável;
    - Produto atóxico, ou seja, não há contaminação dos alimentos por resíduos metálicos;
    - Máxima inibição a proliferação de germes e bactérias no preparo dos alimentos, por apresentar baixíssima porosidade;
    - Preserva o sabor dos alimentos;
    - Superfície lisa que permite uma limpeza muito mais prática;
    - Com a alta capacidade de retenção de calor, você mantém o seu alimento quente por muito mais tempo;

    enfim, estou pesquisando opções. as boas de pedra sabão e de barro são fáceis de achar em São Paulo? se alguém tiver uma dica boa, agradeço.

    beijos,
    Helô.

    ResponderExcluir
  49. Oi, Helô, as esmaltadas são bem mais frágeis. Se forem boas, de aço por dentro e camada dupla de esmalte, são caras. Aí, eu acho que vale mais a pena investir em inox grosso, como o Solar da Tramontina. A Etna também tem boas panelas de inox, não tão grossas mas bem melhores do que a média. E fofinhas. E tem também uma linha parecida com a Le Creuset (aço esmaltado), mais barata. Um abraço!

    ResponderExcluir
  50. achei pelo Google a fabricante brasileira 'Ewel', de Santa Catarina. vende pela internet, tem uma loja virtual bem bacaninha e o preço me parece razoável. mas não tenho referências, não sei se tenho coragem de investir sem saber se realmente vale a pena...

    super obrigada pelas suas dicas!

    de imediato, acho que a melhor opção é o inox mesmo.

    mas algum dia ainda vou ter pelo menos uma de pedra e uma de barro.

    beijos,
    Helô.

    ResponderExcluir
  51. Queria mto uma panela dessas de pedra sbão, mas aqui em Florianópolis nunca ví pra vender!!! :(

    Adoro esse blog.

    Bjs
    Angela Souza

    ResponderExcluir
  52. Oi, Angela, botei "panela de pedra-sabão" no google e apareceram várias lojas que vendem online. Tem que comparar preço e pensar no frete, que geralmente é do interior de Minas, mas dá para ter pelo menos uma :-) Um abraço! PS: prefira as que têm alça e reforço de cobre.

    ResponderExcluir
  53. Gente eu ja curei nove panelas de barro, comigo sempre deu certo, não ficou o gosto do barro nem o gosto de óleo queimado. Vamos lá: Deixo a panela submersa em água por 48 horas, retiro e deixo secar à sombra por mais umas 4 horas. Em seguida eu unto a parte de dentro da panela com óleo de soja, cuidado para não exagerar no óleo, é somente untar mesmo tomando o cuidado para não acumular óleo escorrido no fundo da panela, se acumular pode ficar uma mancha preta meio grudenta no fundo, minha primeira panela foi assim mas também não vai estragar o processo. Não precisa untar a panela por fora e a tampa também não precisa ser untada. Leve ao fogo baixo por uns 10 min e aumente para perto do máximo até a panela secar, ela ficar mais clara e parar de sair a fumaça. Pronto, desligue o fogo e deixe esfriar naturalmente. Depois de fria, lave a panela com esponja, cuidado não a esponja de aço, sabão neutro. Agora e só ser feliz e colocar as receitas em prática....

    ResponderExcluir
  54. Pra quem não sabe: existem panelas de pressão de pedra! Acabei de receber a minha, comprei pela internet, é linda, tem uma válvula de pedra! Estou super feliz com ela, espero que dê tudo certo na cura. O site é Artesanato Pedra Sabão, panelas, página 4.

    ResponderExcluir
  55. Ângela SOuza31/01/2012, 00:09

    Enfim consegui minha panela de pedra sabão... delícia!!!
    Agora não vivo mais sem ela!!!

    Comprei numa loja online, e saiu bem salgada por causa do frete, mas tá valendo muito à pena.

    Com certeza vou comprar outras, mas quando for em algum lugar que tenha... comprar online fica pesado($$$) demais.

    Abraços da Ângela

    ResponderExcluir
  56. Oi Sonia, minha prima que é medica me indicou seus livros, estou amando tantas informações... queria saber sobre as panelas de titânio, elas são confiáveis em termos de saúde?

    ResponderExcluir
  57. Oi, Glaucia, não conheço essas panelas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  58. Oi Sônia... Minhas panelas de Pedra Sabão, estão rachadas. Como fazer para recuperá-las? Lavo-as com sabão de côco. E as vezes, faço frango com quiabo e agarra, então coloquei água quente pra esquentar e desagarrar o fundo.É incorreto este procedimento? Como prevenir q outras rachem? Existe algum produto para eu passar nelas?
    Eni Anjos/ Ronaldo.

    ResponderExcluir
  59. EnyA, às vezes as rachaduras fecham com o uso, às vezes não. O bom senso diz que para preservá-las é importante evitar choque térmico (frio/calor calor/frio)e manusear com cuidado.

    ResponderExcluir
  60. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, ESTAVA A PROCURA DE ÓLEO DE COCO E ACHEI UM BLOG PRECIOSO. CONHECE AS DE LOUÇA BRANCA? SÃO IMPORTADAS E O SITE ESTÁ EM INGLÊS, ENCONTREI A PROPAGANDA EM UMA REVISTA ANTIGA DE PONTO CRUZ CAPA DE TRÁZ CORNINGWERE SÃO LINDAS E TAMPA DE VIDRO. O QUE ACHA? VALE A PENA INVESTIR? NÃO PRECISA ARIAR, NÃO MANCHAM. AGUARDO RENATA

    ResponderExcluir
  61. Não conheço, Renata. Vou investigar. Um abraço!

    ResponderExcluir
  62. ola sonia
    gostaria de saber se as panelas antiaderentes fazem mesmo mal á saúde?

    ResponderExcluir
  63. "E as antiaderentes? Sem dúvida as piores, sinto muito. O revestimento é radiativo e libera um tipo de gás que chega a matar passarinhos. A indústria que patenteou essa invenção está sofrendo milhares de processos sob a acusação de não prevenir o público quanto aos riscos do uso constante."

    ResponderExcluir
  64. Estou querendo mudart minhas panelas, tenho em vista que as minhas são todas de alumínio, e agora estou tão escandalizada que estou louca para mudá-las. Tenho dúvidas quanto ao uso de panela de pressão, a minha é de alumínio. Vi que a sopa de feijão que tem receita aqui no blog é feita na panela até o feijão cozinhar por cerca de 2 á 3 horas. Qual a opinião sobre as panelas de pressão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  65. Panelas de pressão são úteis em muitas circunstâncias. As minhas são de inox e uso quando estou com pressa. Geralmente faço feijões em panelas comuns e fogo baixo, depois de deixar de molho à noite; demora mas a digestão fica mais leve. Também já fiz muito arroz integral na pressão, fica uma delícia.

    ResponderExcluir
  66. Olá,Sonia,ando lendo muito sobre panelas pelo fato de ter alergia por níquel.Andei comprando panelas de cerâmica da ceraflame.Segundo o manual são atóxicas. No caso das panelas de cerâmica o receio já existe em relação ao cádmio e chumbo.As panelas de pedra após a cura, a migração de níquel para o alimento deixa de existir?Já ando com receio de minhas panelas de inox por causa do níquel. A minha alergia é quase que o máximo (++).As panelas de pedra podem ser usadas diariamente para cozinhar arroz,feijão e legumes?Pouco sei sobre elas.As panelas de vidro não
    são mais fabricadas.No mercado livre são muito caras.Estou interessada pelas de pedra,parece-me que são mais baratas e são boas mesmo? As de cerâmica são bem caras e frágeis.

    ResponderExcluir
  67. Oi, Sônia, tudo bem?
    Meu nome é Lina e eu gostaria de saber se tem como vedar uma trinca em uma panela de pedra sabão. Tenho uma nova que, apesar de ter sido curada, trincou e eu não quero perdê-la. Tenho medo de colocar um durepox por fora ou outra coisa e passar algum ingrediente químico para a comida. Aguardo retorno. Obrigada.

    ResponderExcluir
  68. Oi, Lina, você pode tentar usar essa panela sempre com alguma gordura que aos poucos ela vai fechando. No início evite fervuras e cozimentos prolongados. Refogadinhos são mais propícios. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  69. Oi Sonia, comprei duas panelas de pedra e um disco, untei e foi ao forno por 2 horas. No dia seguinte lavei e esfreguei e fui utilizar o disco rachou mas como tem cobre ao redor não teve problema.

    Como devemos fazer? Como untar e colocar o disco com água?

    Obrigado.

    William Duncan

    ResponderExcluir
  70. Oi, William, bem-vindo! Seu sobrenome mexe comigo, você sabe, né? Gosto muito dessa família :-)

    A rachadura na pedra pode se fechar aos poucos, à medida que você for usando com gordura. Eu untaria de novo para colocar no forno, uma ou duas vezes. A água serve apenas para a gordura não formar crosta na superfície, não é fundamental.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  71. Sonia, Obrigado pela diga faremos isso.

    Sei que você foi casada com meu tio Antonio.

    No seu site você tem receitas?

    Um grande abraço!

    PS. farei o que recomendou e depois lhe conto.

    ResponderExcluir
  72. Oi, William, não tenho página dedicada a receitas, ainda. Em breve. Um abraço grande!

    ResponderExcluir
  73. Olá, Sonia. Fiz a cura em uma panela pedra sabão 2L da seguinte forma: Passei óleo de cozinha por dentro e por fora. Enchi de água e coloquei no forno a 180graus C por duas horas (coloquei a panela sobre uma forma de pizza de metal). Depois deixei esfriar e nem tirei do forno. No dia seguinte eu liguei o forno e aqueci por mais 2 horas. Mas não untei novamente com óleo. Deixei esfriar, lavei com esponja macia e Ypê neutro. Fui preparar uma carne na panela e ouvi uns estalos... deixei. Quando fui lavar a panela notei no fundo dela como se uma lasca arredondada estivesse pra soltar e também umas rachaduras mas sem ter rachado por dentro (não trincou) apenas por fora. A tal lasca redonda parece uma tampinha que vai soltar. Por dentro tá sem lasca nem rachadura - até o momento. Fiz o seguinte: passei óleo outra vez e coloquei a panela no forno de novo (3a vez) com água dentro. Será que essa lasca arredondada tipo tampinha vai grudar? Vc já teve alguma situação igual? Conseguiu resolver? Como? Obrigado e um abraço. William Carvalho, Ilha Gov. RJ

    ResponderExcluir
  74. Oi, William, você fez tudo como eu faria. E já passei por várias situações semelhantes; a lasca costuma se soltar e a panela fica personalizada. Tenho muitas tampas, também, sem um pedacinho, ou que racharam de vez. Um abraço!

    ResponderExcluir
  75. Pois é, Sonia, a panela de pedra sabão é mesmo delicada e bem especial. Mesmo com todos estes riscos e com a exigência de cuidados extra, eu gosto dela. Até agora a lasca tipo "tampinha de laranja" não soltou. Passei óleo por fora (pra fazer um grude) e estou usando assim. Talvez venha a soltar, pq notei que entra óleo ou água pelas brechas da tal "tampinha" - pq quando pressiono com o dedo (de leve) sai o líquido (óleo/água) pela rachadura circular. Mas não rachou a ponto de traspassar para o lado de dentro da panela. Essa panela parece até idoso: alto risco de fraturas! Mas elas são bem especiais. Na cozinha, dão um ar de "antigamente", de casa de campo/fazenda, sei lá... coisa de sentimento... e o fato de serem antiaderente é show! Vou continuar usando. Ainda não usei a forma circular para PIZZA. Eu mesmo faço minha massa de PIZZA. "Facin, facin". Não leva nada além de farinha, fermento biológico para pães, azeite, sal e açúcar, água morna e braços fortes para socar (sovar) a massa. Deixo ela fininha e vai para o forno. Essa massa também pode virar pão. E fica muito bom. Se não me falha a memória: peguei a receita dessa PIZZA na WEB. Era de uma PIZZARIA de São Paulo - não lembro o nome. Enfim, sempre fiz na forma de alumínio e ficava SHOW. Imagina na forma de pedra sabão?!!! Gostei quando vc falou que as "fraturas" na panela/tampa personalizam. É bem isso! Abração e obrigado pela atenção de sempre. William Carvalho, Ilha Gov. RJ.

    ResponderExcluir
  76. Olá, fiz a cura da minha pedra sabão para Fondue e ficou com gordura na volta, como faço para removê-la?
    Não sabia q era importante colocar agua. Coloquei direto no forno, untada com óleo de soja por 3 horas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  77. Alias, a casa toda está com um cheiro "fortíssimo" de gordura queimada, é normal isso acontecer após a cura das pedras sabão? Como posso resolver?

    ResponderExcluir
  78. Ah, pois é, óleo de soja não serve nem para untar panelas.
    Para remover a crosta, ponha água dentro e deixe ferver em fogo baixo com um pedacinho de sabão de coco, depois lave e esfregue com escova ou esponja grossa. Quanto ao cheiro, não sei. Sempre depende do óleo que se usa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  79. Oi Sonia! Gostei muito do blog, pois estava pesquisando sobre os malefícios das panelas...porque de repente me deu curiosidade, já que ouvi falar de metais pesados q se acumulam no corpo e aí passei a pensar nas panelas, que talvez fossem as vilãs...quando olhei as minhas todas antiaderentes descascadas!!!! entrei em pânico! A cozinha não é meu forte, mas tenho 2 filhas e me preocupo com a alimentação da família em geral... agora estou em choque... quando tenho q cozinhar fico aflita pois solta aqueles farelinhos pretos no arroz principalmente q se pode ver...Minha mãe também nunca foi muito da cozinha, mas sempre optou por aço inox e vidro desde q deixou de usar as de ferro pelo peso...eu confesso q não gosto d sabor q deixam na comida, com exceção do feijão que me agrada, mas meu marido comprou 4 panelas de ferro e deixamos no litoral por causa do peso mesmo...Vou correr atrás de panelas mais saudáveis com urgência!! Obrigada pelas dicas valiosas e a oportunidade de comentar!! Abçs, Martha

    ResponderExcluir
  80. SONIA, Poderia me dizer porque os próprios fabricantes não fazem a importante cura das panelas de pedra de sabão ? E, por favor, envie o endereço completo da "Bella", já que no Goggle Earth não encontro o ternminal rodoviário. Estou presumindo que é a loja mais próximo do Rio que oferece este produto.

    ResponderExcluir
  81. Af Dera, a primeira pergunta é irrespondível, você teria que perguntar a eles; as panelas de pedra sabão existem em vários lugares do Rio, por ex na loja La Vereda, em Santa Tereza, próxima ao Largo dos Guimarães, e no Leblon, Bazar Santa Cruz, na Ataulfo.

    ResponderExcluir
  82. Compre 2 panela e uma chapa de carne na internet, as peças vieram boas mesmo , minha duvida é o que poço fazer nelas? Tenho medo de usar errado e danificar as panelas. eu comprei no site www.artesanatopedrasabao.com.br são as mesma pedra não é ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  83. SONIA, Muito obrigado pela resposta. Realmente, com o número de panelas de pedra sabão que quebram ao tentar curá-las, o primeiro fabricante que oferece panelas já curadas deve ganhar o mercado. Devo ir a Itaipava este sábado. Espero visitar a loja indicada perto do Term. Rodov. e econtrar uma frigideira de pedra com tampa e profundidade não mais do que 4cm.

    ResponderExcluir
  84. Anônimo, as panelas de pedra sabão servem para fazer de tudo, e a chapa, para... fritar na chapa, com pouca gordura. Não se esqueça de curar 2 vezes, untando com óleo ou azeite por dentro e por fora: encher de água e levar ao forno baixo por 1 hora ou mais.

    Af Dera, na hora de comprar é preciso examinar a panela em busca de veios fracos que possam se abrir. Nunca me aconteceu de estourar curando - ou sim, uma lasca, mas faz parte. As que têm uma cinta de cobre ou metal resistem melhor e fecham de novo, quando racham. Mas isso pode acontecer a qualquer momento da vidinha delas, já que passam a vida no fogo...

    O pior mesmo é quando o pegador da tampa se solta. Ou a tampa quebra na beirada. Não esquecer de curá-la também.

    ResponderExcluir
  85. SONIA, Graças a você, conseguí uma excelente frigideira de pedra de sabão na loja que indicou em Itaipava. Para evitar rachadura, fiz 4 sessões de cura no forno, e, para ainda mais seguranca, estou usando na boca de gás em cima de um Chapex (difusor de calor)- posso mandar foto. Estou gostando muito. Como não tem tampa e já me tornei um "Flintstone", pretendo comprar uma outra panela de pedra mais profunda com tampa do mesmo diametro. Muito obrigado por toda ajuda.

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  88. E lá estou eu fazendo a cura de mais 2 panelas de pedra sabão... já são 6 + 1 forma de pizza!!!
    Viciei cozinhar nessas belezuras, que deixam a santa comidinha de todo dia mais deliciosa. O sabor do arroz integral é incomparável.
    Se tornaram as minha favoritas, e acho que as outras devem estar enciumadas.
    Adorei voltar ao "tempo da pedra" ;-)

    Tenho optado pela banha de coco nas curas. Não fica cheiro de queimado e fumaça pela casa, não deixa placas grudentas, meladas, como li em alguns relatos.
    As panelas ficam sem cheiro e sabor, já que a banha de coco é neutra... ótima opção gente.

    Abraços da Ângela

    ResponderExcluir
  89. Que bom, Angela! Também adoro. Além do sabor, é um tempo diferente, né? Faço cebolas refogadas lentamente para depois temperar com masala, só ficam maravilhosas na pedra... Um abraço!

    ResponderExcluir
  90. Hummm... nhac nhac
    Àgua na boca ;-)

    ResponderExcluir
  91. Olá! Estou escolhendo panelas e estou com algumas dúvidas. No momento, queria algo prático, para ser usado todo o dia. Dentre as seguintes opções, qual você me indicaria? 1 - Solar, da Tramontina, inox grosso, revestimento triplo em toda ela); 2 - Cerâmica, da Ceraflame (segundo a propaganda é atóxica, porém, mais frágil); 3 - Infinity, da Brinox (alumínio 4,5 mm, com revestimento de cerâmica).
    Algumas considerações:
    - quanto à panela de cerâmica, não queima os alimentos? O cozimento é mais demorado? Dá para fazer carnes?
    - quanto às de inox, particularmente não gosto para carnes, prefiro as de ferro ou alumínio grosso, mas parece que não são muito saudáveis.
    - estava determinada a comprar as panelas Mônaco da Tramontina, pois acho elas lindas. No entanto, além de serem caras, tem revestimento de star-flon, o que me fez desistir.
    Enfim, gostaria de alguma opinião.
    Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho e pelas informações sempre esclarecedoras.

    Daiane.

    ResponderExcluir
  92. Oi, Daiane, das que você citou, para o dia a dia gosto das Tramontina inox Solar, que são as minhas secundárias aqui. Gosto das de pedra-sabão, como você sabe, para fazer tudo. Nas carnes não sou expert; quando não faço no forno prefiro as chapas de pedra, funcionam bem para grelhados. Felicidade para você com as panelas novas! :-)

    ResponderExcluir
  93. Panelas de barro, as capixabas, de Goiabeiras, eram famosas. No entanto, a qualidade delas piorou nos últimos tempos, vê-se pelo mau acabamento.

    Aqui em BH, na Feira Nacional de Artesanato vi muitas panelas de barro boas, do Ceará e as melhores foram umas de Goiás, de cor preta, bonitas. Tenho umas antigas da Bahia. Panela de barro é do modo antigo de cozinhar.

    Por falar em curar, quem usa tabua de madeira pode "curá-la" também. Lavas-se, passa óleo, lava-se novamente. O Oleo fica por u periodo. Vou ver se encontro a "receita".

    ResponderExcluir
  94. Oi Sonia! Sempre leio seus posts e nunca comento, mas chegou a hora disso acabar! rs.

    Eu tenho panelas de barro, adoro. Tb uso de inox, inclusive a de pressão. Mas eu tenho uma panela de alumínio (socorro) e frigideira antiaderente (quero testar a de ferro).

    Me responde uma dúvida? qual o melhor material para refogados? gosto de refogar cebola e alho (na água mesmo temperadinha com ervas) antes de acrescentar no arroz ou legumes ensopados...onde poderia fazer isso?

    ResponderExcluir
  95. Fefa, eu gosto de refogar na panela de pedra. Acho que nada fica tão bom. As de barro também devem ser ótimas. Mas as grossas de inox também servem, né? Um abraço, comente sempre!

    ResponderExcluir
  96. Oi, Sônia!!!Tudo bem??Pena que só agora li seus posts, pois não conhecia. Andei pesquisando sobre panelas de teflon, inox, alumínio...Li que vc tem uma frigideira de teflon... o perigo em usá-las é quando já estão descascadas ou é melhor não usá-las nunca, nem pra fritar um ovo?? E panela de pressão, qual vc sugere??Tenho duas antiaderentes,descascadas, por sinal...Quais riscos corro em usar tais panelas dessa forma??Fora uma pipoqueira e uma cuscuzeira de alumínio...Seria melhor substituir tudo pelo inox - Solar da Tramontina??Bjs

    ResponderExcluir
  97. Carla, seria melhor substituir tudo. Teflon já é péssimo, você sabe porque leu o post, e descascando ainda solta partículas na comida, eca. Para omelete ganhei uma antiaderente que diz ser de cerâmica, é boa. Mas também não pode descascar. Pressão: inox. Bjs

    ResponderExcluir
  98. ola tudo bem ?meu nome Rosana quero comprar panelas de pedra vc me indica algum lugar confiável em sp tem algumas no mercado livre mas não sei se são legitimas gostaria de comprar pelo sati porque quero comprar 1 jogo e para eu trazer para casa são pesadas obrigada bjs

    ResponderExcluir
  99. Rosana, o mais importante é garantir que sejam bem embaladas para não chegarem rachadas ou quebradas. Fora isso, prefira as que têm uma cinta de cobre em volta, porque quando racham - mesmo no uso normal - não se abrem e com o uso a rachadura fecha. Site, não conheço. Mas gosto do Mercado Livre. Um abraço!

    ResponderExcluir
  100. Olá Sonia, estou há um tempo pesquisando sobre as panelas. Estou com muitas dúvidas. No caso de panelas do tipo Ceraflame que dizem ser de cerâmica (mesmo que sejam frágeis e com várias reclamações), o fabricante diz que são atóxicas, o que me dá a entender que não liberam chumbo ou cádmio. Não tenho tempo para ter panelas pesadas tipo de sabão que demandam muitos cuidados. No caso da cerâmica, tem alguma que eu poderia usar? Estou querendo trocar minhas panelas urgentemente mas não tenho segurança ainda de qual delas será melhor para minha família. Agradeço muito sua ajuda! Obrigada!

    ResponderExcluir
  101. Querida, a minha opinião está no post… Não gosto tanto das Ceraflame porque esquentam muito. Nesse caso, prefiro as de inox Solar Tramontina. Um abraço!

    ResponderExcluir
  102. Qual a sua opinião sobre essas que são de aço inox da Tramontina, da melhor qualidade e com revestimento interno ceramico livre de compostos tóxicos segundo o fabricante? http://www.tramontina.com.br/produtos/28498-jogo-de-panelas-4-pc/
    Estou pensando em comprá-las, são caras, é um bom investimento? Já tenho o conjunto Solar Tramontina, mas no dia a dia corrido não estão sendo muito práticas para mim. Essa passa no teste? :) Muito obrigada querida.

    ResponderExcluir
  103. Liem, não confio. Continuo pensando exatamente como no post acima. Abraço!

    ResponderExcluir
  104. Na página da Via Inox Tramontina Recomendações para conservação de tábua de madeira:


    Antes do uso: Antes de utilizar o produto novo, remova as eventuais etiquetas e lave-o com água quente, detergente e enxugue-a bem. Quando estiver seca, passe um pouco de óleo de cozinha sobre toda a superfície, retirando bem o excesso.

    Modo de uso: Após cada uso, lave o produto. Durante a lavagem use somente esponja macia e detergente, outros tipos de produtos, como palha de aço, poderão riscar a superfície do produto. Não deve ser levada à máquina de lava-louças. Enxágue bem a peça a fim de remover totalmente os resíduos dos produtos de limpeza. Após a lavagem enxugue-o bem com toalha de pano. Sempre deixe-a secar antes de guardá-la. Guarde-a em locais arejados. Não deve ser guardada se ainda estiver úmida. Não a deixe submersa em água nem armazenada sobre a pia. Com esses cuidados conservará sua tábua por muito mais tempo.

    ResponderExcluir
  105. Quero comprar as de pedra-sabão, mas me informaram que contém cadmio... o cádmo não é tóxico?

    Amélia

    ResponderExcluir
  106. Sônia adorei seu blog, gostaria de saber se VC conhece as panelas de cerâmica da cerceraflame e se acredita que ela e atóxica? Obg joyce

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde!
    Eu tenho uma panela e uma frigideira de titanio. Só que a panela, como já usei mais, está descascando. Lavei com todo cuidado, não usei esponja de aço, mas não adiantou.
    Posso continuar usando ou é melhor descartar?
    Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.