terça-feira, 23 de junho de 2009

Sabão e detergente feitos em casa


Alguma coisa me levou ao site do Bairro Demétria e lá tropecei nestas receitas de produtos de limpeza ecológicos. Vou experimentar duas, que copio abaixo, mas tem muito mais lá.

Desenho de Cesar Lobo na cartilha de alimentação em quadrinhos João e Maria

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA

2 litros de água
1 pedaço de sabão caseiro ralado
1 colher de óleo de rícino
1 colher de açúcar

Ferver todos os ingredientes até dissolver o sabão; engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO

6 litros de água
1 pedaço de sabão de coco neutro
2 limões
4 colheres de sopa de amoníaco

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em uma panela com um litro de água fervendo. Acrescente cinco litros de água fria. Esprema os limões e coloque o amoníaco. Misture bem. Guarde em garrafas.

28 comentários:

  1. Oi Sonia, há 1 semana, meu detergente acabou e na pressa, fervi 2 litros de água com uma barrinha de sabão de coco. Virou uma pasta em gel (tipo sabão neutral), estou usando e serve para lavar louça. Tentei para lavar roupa, mas não deu muito resultado.

    Vou postar na "menina" com mais detalhes, suas dicas são boas!

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, achei receita de amaciante de roupas lá no Demetria e de sabões diversos em http://www.ifil.org/rcs/tecnologia/limpeza.htm#fonte , mas nenhuma específica de sabão para lavar roupa. Por que será?

    ResponderExcluir
  3. O melhor sabão para lavar roupa, Sonia, é sabão de coco ralado. Dá um trabalhão para fazer em casa, fica mais fácil ralar se estiver congelado...
    Você pode comprar pronto, mas é caro.
    Acho que o sabão para lavar roupa deve ser mais forte e abrasivo do que os sabões convencionais, já que a máquina não esfrega como as mãos com simples barrinhas de sabão de coco fariam.

    Na "menina" postei sobre um sabão em pó ecológico brasileiro (azul sem coco) e até sobre uma nanotecnologia portuguesa com argila que lava a roupa sem sabão. Tenho algumas receitas de sabão e amaciante caseiro da Cruz Vermelha, mas tampouco alguma para máquina de lavar.

    Estou devendo um post sobre teflon e kevlar, inspirado no seu sobre panelas e agora acumulo outro: sobre saponáceos ;-)

    ResponderExcluir
  4. Carol, fui lá no seu blog, dei uma busca em *sabão* e quase perdi a hora de tanto conteúdo bom que você tem em seu Menina do Dedo Verde. Para quem não sabe, o link: http://caroldaemon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Uso o sabão de côco 100% Geo e cada vez gosto mais dele. Ótimo para lavar roupa, na cozinha descobri-o estes dias, o melhor e também para dar banho em cachorro. http://www.sabaogeo.com.br
    Já me explicaram como é feito d emodo artesanal. Espuma muito e o enxague é bem rápido, não machuca as mãos.
    Uso também os produtos Biowash da Cassiopeia, mas eles não tem sabão em barra. O sabão em pó da Biowash me parece um pouco mais fino do que o sabão Geo em pó ralado. Resido em BH e recebi uma caixa grande com o sabão em barra Geo da minha mãe e outra com os produtos Biowash que comprei na internet. :)
    Ambas empresas produzem sabão em pó não higroscópico, é preciso diluir antes de usar. Diluo num recipiente, misturo com uma pá e assim não preciso esperar as duas horas de molho recomendada para usá-los. Fragancia discreta ou sem fragancia (para alérgicos).
    Enxaguo com vinagre branco quando o tecido é algodão e fica muito macio, bem lavado. Novamente, em ambas as marcas, usa-se apenas 1/3 da quantidade do sabão em pó convencional.

    ResponderExcluir
  6. O sabão Geo é feito em Goiás e vendido por lá.

    ResponderExcluir
  7. Sonia, será que o amoníaco não faz mal a pele?
    O óleo de rícino encontro na farmácia? E o cheiro?
    Beijos!
    O que achou das receitas? Você fez?

    ResponderExcluir
  8. Ih, Verena, minhas boas intenções naufragaram no computador e as receitas estão esperando....

    ResponderExcluir
  9. Silvia, mas qual é a desse sabão Geo? O que ele tem de especial?

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sônia

    Foi um prazer descobrir seu blog, pois gosto muito do que vc escreve. Estou morando na Demétria há alguns meses... Você já esteve aqui?

    Um grande abraço,

    Rita

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rita, só estive no site por enquanto... Mas já sei que é um lugar muito especial! Você está gostando?

    ResponderExcluir
  12. oi gostaria de receber uma receita de sabao que use a nata do leite "o que o laticio fornece depois de fazer os queijos ".obrigada

    ResponderExcluir
  13. Oi,mande uma receita legal para fazer sabão de coco pedaços,e que use oleo de cozinha usado.Como branquear o mesmo sabão pedaços.

    Obgdo Sonia

    Beijos

    Lucia

    ResponderExcluir
  14. Oi, Lucia, não tenho essa receita. O que pesquisei está aí em cima! Alguém tem?

    ResponderExcluir
  15. Sonia, que e menina é um blog e me fale sobre lavar roupa com argila. Que é isso? Gostei do seu blog.
    Sidney

    ResponderExcluir
  16. Oi, Sidney, "menina" é o blog Menina do Dedo Verde, http://caroldaemon.blogspot.com/ , e sei que a argila limpa não só a roupa como a pele e o sangue; mas nunca experimentei. Alguém aí já?

    ResponderExcluir
  17. Olá , boa noite . Gostei muito das dicas do seu blog . Eu gostaria de saber se o amoniaco é a mesma coisa de amonia ? Se alguem puder me informar agradeço muito.

    ResponderExcluir
  18. Amônia e amoníaco são parecidos, já que derivam do mesmo gás, mas não iguais.

    ResponderExcluir
  19. A receita com sabão de coco líquido para louça está funcionando muito bem! Estou curiosa com o uso de vinagre para enchaguar, qualquer um? De álcool, vinho, arroz, frutas... Qualquer um? Qual a medida para usar em máquina de lavar?
    Eleonora

    ResponderExcluir
  20. Desculpa!!! ENXAGUAR. Credo!!! Eleonora

    ResponderExcluir
  21. Depois da última postagem, experimentamos a receita do detergente ecológico com uma pequena mudança: - SEM limões e amoníaco, COM 2 colheres de sopa de vinagre por litro. Ficou
    ótimo. Depois da louça, lavamos uns panos de prato(na mão) para testar, também ficou bom.
    Ah! Continuam manchadinhos, mas limpinhos e cheirosinhos de secar ao sol, que aqui em MS é muito forte. Voltei para contar.
    Eleonora

    ResponderExcluir
  22. Ola sonia adorei o site, vou fazer um teste em casa das receitas que parecem ser maravilhosas, continuem mandando receitas vou adorar.
    Beijos fabiane

    ResponderExcluir
  23. Eleonora,
    Uso vinagre barato de alcool mesmo. Quanto às marcas, vou testando as que encontro e das que mais gostei foi Nerval e Belmont ou Belmonte.

    Um pouco de sal em roupa colorida antes de adicionar o sabão para não desbotar e vinagre no enxague para fixar a côr é o que aprendi desde menina. Depois é que soube que o vinagre também amacia.

    sal- para uma bacia uma colher de sopa, para máquina uma bem cheia.

    ResponderExcluir
  24. Também aprendi com uma amiga restauradora, que podemos usar vinagre para cortar o efeito corrosivo do cloro ou da água sanitária, quando precisamos usar. Os restauradores usam cloro diluído para clarear telas de quadros amareladas e depois passam solução fraca de ácido acético para interromper o processo de corrosão.
    Bjs
    Kenia

    ResponderExcluir
  25. Moro em SP e não consegui achar o sabão geo, mas achei um link:http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:vDGyJpF-rWUJ:perfumesfeitoemcasa.blogspot.com/2008/07/receita-de-sabo-de-coco-caseiro.html+receita+sab%C3%A3o+de+coco&cd=2&hl=en&ct=clnk&client=firefox-a&source=www.google.com

    de sabão de coco, vou fazer e testar para lavar as roupas.

    ResponderExcluir
  26. A diferença desse sabão de nome Geo é que ele é sabão em pó (e de coco, 100% coco.) mesmo e não detergente, os "sabões" em pó são na verdade detergerntes. E sabemos a agressão ao meio ambiente que eles provocam.

    Ele não possui “branqueador óptico” em sua composição, dentre outras qualidades ambientais. Segundo consta na literatura ambientalista, esse produto continua ativo nas águas servidas resultantes da lavagem das roupas e quando são levadas para os rios causam cegueira nos peixes

    Várias marcas de sabão de coco, possuem “branqueador óptico” em sua composição e ou outros ingredientes aparentemente inofensivos como dióxido de titânio, acusado de acidificar os rios.

    Fora que a quantidade de hidróxido de sódio utilizado na maioria dos sabões de coco é muito superior há um sabão correto, claro para a industria diminuir custos.

    Achei uma boa alternativa frente a esse mercado aí.

    http://www.sabaogeo.com.br/

    Tudo de bom para ti.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Mario,

    o problema todo é encontrar o sabão Geo.

    No site deles, o mapa dos estados atendidos não inclui ES, Rio, SP, Paraná e Santa Catarina.

    Essa pergunta tão singela - Onde encontrar o sabão Geo? - está lá no facebook deles sem resposta há anos.

    Onde você compra?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Oi Sonia, na época eu liguei para eles me informarem um ponto de venda. Moro em Bh.

    Tem aqui o tel: http://www.sabaogeo.com.br/fale-conosco

    Mas, realmente no site consta que o produto se encontra em todo o Brasil mas não é verdade.

    Um abraço

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.