segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Bem-vinda primavera: Sopa de arroz do Pai José

 

É como um rosto que de repente fica nítido na multidão, a brisa que começa a soprar naquele instante, algo que surge inesperadamente e já faz toda a diferença – ipês-roxos e amarelos pela cidade inteira, montes de buquês lindos se oferecendo! Pode ser mais primavera?
Chega assim sem avisar e vai logo entrando pelos olhos, encostando na pele, trazendo cheiros no vento, dando vontades... Recria-se a vida. Samambaias dão mais lagartas, insetos recomeçam a cortejar lâmpadas, gatas entram no cio, humanos também. Rolam sarampos, cataporas, tosses compridas, gripes e resfriados; o corpo está pondo fora outros tipos de flor. Tudo o que serviu no inverno para reter calor já está sobrando. Eis um momento perfeito para perder aqueles quilinhos que a gente ganhou comendo demais – porque estava tão frio...! 
Como conseguir isso? Também comendo, claro. Principalmente caldos e sopas, para lavar tudo por dentro e desintoxicar. A maior parte das doenças acontece justamente porque vamos deixando acumular toxinas, até não termos mais sensibilidade para discernir entre o bom e o ruim. Boa notícia: em poucos dias de dieta já dá para sentir um corpo novo, a cabeça leve, e o discernimento volta com a consciência do bem-estar.
A sopa de arroz do Pai José é campeã das dietas, porque limpa, emagrece e não dá fome. 
.1 xícara de arroz cru
.16 de água
.6 dentes de alho
.3 cebolas médias
.6 talos de aipo com as folhas
.um alho-poró também com as folhas
.12 ou mais folhas de bertalha
.e ainda hortelã, cebolinha, salsinha, manjericão, hortelã ou coentro ou qualquer outra folhinha verde comestível - valem os trevinhos dos vasos na varanda
Ponha o arroz para cozinhar naquele montão de água, de preferência em panela grossa, de pedra-sabão, barro ou ferro esmaltado; quando ferver abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por três horas, mexendo de quando em vez.
Corte a cebola em gomos, o aipo e o alho-poró em fatias grossas diagonais,
descasque os dentes de alho e ponha tudo lá dentro, levantando o fogo, para abaixar de novo depois que ferver. Junte mais água se for o caso. 
Deixe ferver 40 minutos, misture as folhas de bertalha, apague o fogo e tampe.
Sirva com uma colher (chá) de missô em cada porção e verdinhos frescos por cima. 
Pode comer à vontade. Substitui ao menos uma refeição por dia, com resultados maravilhosos. Por quê? 
Primeiro porque o arroz integral cozido longamente, às vezes a noite inteira, é o alimento mais medicinal que existe: fácil de digerir, fortalece o princípio vital e o sangue, harmoniza o sistema de aquecimento do corpo, suaviza os intestinos e ajuda a eliminação de toxinas através da urina. (Contra-indicação: quem já urina muito não deve tomar esta sopa.) 
O alho é uma cornucópia de virtudes para a saúde. Espanta vírus, fungos e outros hóspedes indesejáveis, desengordura, tonifica, relaxa, faz bem ao fígado e às glândulas, limpa o sangue.
A cebola não fica atrás: também é anti-séptica, limpa e regulariza os rins e a bexiga, baixa a taxa de glicose no sangue, ajuda a absorver oxigênio.
O alho-poró reforça o alho e a cebola e dá um sabor especial.
O aipo, ou salsão, estimula a digestão e os intestinos, limpa os rins, alivia o reumatismo, acalma, nutre e tonifica; suas folhas têm um tipo natural de insulina.
E as folhas de bertalha, Basella alba, trepadeira que dá em qualquer cerca no mato carioca, são riquíssimas em cálcio, ferro, magnésio, clorofila e outras preciosidades, e ainda lubrificam os intestinos. (Se não encontrar bertalha, pode colocar chicória, cozida à parte em pouca água.)
Boa primavera – boa reciclagem!

44 comentários:

  1. Sonia,
    Por quanto tempo pode tomar a sopa?
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. sonia, tudo bem???
    no caso da chicorea, somente ela substitui a bertalha?
    mostarda ou outra folha verde dá certo tambem?
    e por quanto tempo vc sugere conservar a sopa depois de pronta.
    a folha verde, chicorea ou bertalha, no caso da gente guardar a sopa por algum tempo, devemos colocar sempre na hora de tomar, ou pode deixar ela pronta com as folhas?
    obrigado abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pérola e Syl, a ideia é tomar a sopa durante 21 dias. Ela é a base da dieta do livro Deixa sair.

    Sobre as folhas: a bertalha é viscosa, emoliente e lubrifica os intestinos, daí ser perfeita para essa dieta. A chicória (escarola) também é uma grande faxineira, não há intestino preso que resista à chicória bem refogadinha em todas as refeições (até normalizar as funções, aí pode variar). A acelga verde-escura de talo branco(não a couve-chinesa), cozida no bafo ou refogada, também tem valor nesse sentido.

    Pode guardar a sopa na geladeira para 3 dias (três é de vez). Não sei se dá para congelar, sou meio avessa. As folhas, sempre frescas.

    Feliz primavera!

    ResponderExcluir
  4. sonia, se a gente toma so no jantar esta fazendo a meia dieta, ne, mas se tiver que ser assim, o que recomenda para as demais refeiçoes, almoço...
    sim, essa sopa milagrosa frequenta nosso lar há muito tempo, mas eu sempre tive a sensação que nao sabia fazer ela direito.
    agora acho que pega.
    congelar tambem nao sou fã.

    entendi sobre as folhas, como ando folhosa ultimamente, tenho comido muita escarola, catalonia, espinafre, agrião, etc refogado, tudo o que acho na feira para comprar, mas sabe que a escarola tambem acho que nao sei preparar.

    compro ela linda, faço tudo nos conformes, uso oleo de coco para refogar, e nao é que a danada fica meio marrom? ja tentei de tudo, abafar, cozer no vapor, usar agua, usar agua nenhuma, mas nao sei o que passa comigo, que nao consigo um resultado igual ao da neusa, do integrão, por ex. que tem uma escarola divina, verde, saborosa, a minha parece que faltou na aula, help se puder da uma dica para refogar e ela permanecer linda e saudavel???
    beijos!!!
    obrigado.........

    ResponderExcluir
  5. Oi Sônia,
    As crianças também podem usufruir dos benefícios desta sopa?
    As minhas não precisam emegracer, mas imaginei que poderiam desintoxicar levemente o corpo, não precisando de doenças para tal fim. Estou certa?

    ResponderExcluir
  6. A minha já está pronta!
    Confesso que não consigo permanecer só com ela no estômago no almoço... dali a uma hora, uma hora e meia, estou verde de fome, mas aí sigo coisas leves. Hoje o menu é arroz integral, creme de espinafre sem leite da Pat Feldman e abóboras refogadas... hum, estou comendo agora e está uma delícia!

    Aí no jantar: Sopa do Pai José purinha e quentinha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Querida Sonia, tudo bem?
    Vc faz muita falta na Bons Fluídos, viu!
    Olha gostaria de saber se você sabe alguma coisa que poderia ajudar uma mulher de 38 anos aumentar sua fertilidade? Também queria saber se você sabe alguma coisa que poderia ajudar a não ter enxaqueca menstrual. Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Isabel Monteiro08/09/2009, 16:05

    Essa sopa é d-e-l-i-c-i-o-s-a!!! :)

    ResponderExcluir
  9. Que bom encontrar seu blog! Estava com saudades de você, desde que saiu da Bons Fluidos. Não compro mais a revista, que mudou muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Sônia, adoraria fazer esta sopa, mas como leva arroz fica meio difícil já que estou com crises constantes de Cândida. E por falar em Cândida li o capítulo do seu livro sobre esse assunto. Adorei a parte de alimentação. Por-favor, me ajude, o que devo comer pela manhã e no café da tarde?? Já que nem torrada é aconselhável. O que me diz em relação ao leite de soja? Também qual seria a dosagem dos medicamentos da homeopatia que aparecem listados em seu livro?? Gostaria muito da sua AJUDA, POIS ME ENCONTRO DESESPERADA EM RELAÇÃO À CÂNDIDA.SEREI ETERNAMENTE GRATA.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Anônima de 38 anos, acho que resolver a enxaqueca pode dar a pista para o aumento da fertilidade. Recomendo o site do dr Alexandre Feldman, www.enxaqueca.com.br . Ele é especialista e trabalha direto com alimentação. Em Sampa. Mas tem muita informação no site.

    Da minha parte, sugiro ver se não tem candidíase atrapalhando: www.correcotia.com/mulheres/candidiase.htm . Ela também dá enxaqueca.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Roberta, bem-vinda! Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Anônima da candidíase: você pode fazer a sopa do Pai José sem o arroz. Sugiro comer ovos quentes ou mexidos de manhã (caipiras, claro) e conseguir o iogurte com lactobacilos vivos (use BioRich para fazer) para tomar na hora do lanche, ou sempre que der uma fome horrorosa. A dosagem dos medicamentos homeopáticos só a sua médica pode dizer. E ela pode ter outros recursos para te ajudar com o problema.

    Se você tem uma centrífuga, pode tomar sumo de cenoura em jejum, um copo. Ajuda muito. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. oi sônia, li vários dos seus livros e gostaria muito de fazer um curso sobre alimentação. vc ainda ensina? tem alguma dica pra uma moradora do rj? obrigada, claudia

    ResponderExcluir
  15. Oi, Claudia, faz algum tempo que não dou cursos. Mas recomendo as aulas de culinária da Carla Saboya, 2259-3728, que incluem a cozinha medicinal.

    ResponderExcluir
  16. Ei Sonia,

    Estou fazendo a dieta de desintoxicação á 6 dias. Tive essa "inspiração" ao reler o livro Deixa Sair, pois qdo entrei no site, dei d cara c/ esse post!! ..fiquei internamente feliz c/ a sintonia! [:)]
    Mas gostaria de saber se posso acrescentar sal e azeite (extravirgem), pois só o missô não tem dado mto sabor e como tenho pressão um pouco baixa, as vezes sinto fraqueza.
    Há algum outro tempero?

    Obrigada,
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Claro que pode. Azeite, óleo virgem de coco...
    Mas olho vivo: o sal faz reter líquidos, e a sopa é diurética.

    Outra coisa boa para pensar nessa hora é: limpar o paladar. Qual é o problema em comida da dieta ser um pouco sem graça? Dieta é para limpar mesmo. Não se trata de ter prazer, embora nada impeça. É outra postura.

    ResponderExcluir
  18. Querida sonia , quem urina muito (como eu ) não deve tomar a sopa ,que outra dieta pode substituir essa sopa? bjs

    ResponderExcluir
  19. Ah, Anônima, isso é um assunto muito comprido. Urinar muito já é sintoma de alguma coisa. Tem que ver o que é para poder elaborar a dieta de acordo. Seria bacana você procurar um(a) profissional, não acha? Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá, Sonia!
    Acabei de ler "Mamãe, eu quero", com o intuito de saber mais sobre a alimentação que darei à minha filha de 2 meses, e acabei modificando a minha! Desde então, passei a comer mais grãos integrais e feijões variados, abolindo a soja e os produtos industrializados. Estou gostando!
    Gostaria de te perguntar umas coisas: devemos lavar os grãos integrais antes de cozinhá-los? E os feijões, devemos deixá-los de molho?
    Muito obrigada pela atenção.

    Um forte abraço,
    Gisele (mãe da Isadora).

    ResponderExcluir
  21. Oi, Gisele, sempre é bom lavar os cereais em duas ou três águas para tirar a poeira. E os feijões p-r-e-c-i-s-a-m ficar de molho uma noite para reidratar antes de ir ao fogo. A água lhes desperta o endosperma, eles ficam com vontade de brotar e produzem substâncias químicas que não estavam ali antes - e tornam-se mais fáceis de digerir. Também é vital temperar os feijões com cominho, semente de coentro e louro, todos ajudam a neutralizar os inevitáveis gases. Se você está amamentando, melhor evitar os feijões. Um abraço e meio! ;-)

    ResponderExcluir
  22. Muito obrigada pela atenção, Sonia!
    Estou amamentando, sim. E percebo que a Isadora às vezes sofre com os gases. Mas o que devo comer em substituição aos feijões? São eles fonte de ferro, não são? Continuo anêmica, desde a gestação, preciso do ferro...
    Obrigada pela ajuda.
    Beijo em dobro,
    Gisele e Isadora.

    ResponderExcluir
  23. Oi, Gisele, às vezes a gente tem que comer alimentos mais ricos em nutrientes, especialmente vitamina B12 e ácido fólico, como ovos, carne vermelha, fígado e outras vísceras. Seria o seu caso? Não precisa ser muito, mas tem que ser frequente. Anemia também obriga à investigação das parasitoses, veja em www.correcotia.com/vermes . É importante para você e sua filha. Abração!

    ResponderExcluir
  24. Sônia, a partir quantas vezes por dia é urinar muito? eu tenho a impressão de que urino muito, mas não tenho a menor noção do quanto é esse muito...!

    obrigado pelo blog e pelo belo trabalho que você faz!

    bjos,
    maneco

    ResponderExcluir
  25. Oi, Maneco, muito é urinar mais de 4 a 6 vezes por dia, é levantar à noite para urinar sem ter bebido água (ou outro líquido) antes de deitar. Muito importante é observar a cor da urina, que deve ser amarelada como cerveja. Se estiver sempre muito clara ou incolor pode significar que os rins não estão trabalhando bem. Se você sente muito frio e urina muito, podem estar faltando elementos energéticos que mantenham seu sistema mais aquecido e reforcem os rins. A acupuntura pode ajudar nisso. Abração!

    ResponderExcluir
  26. Oi Sônia,
    Com esta sopa poderei até emagrecer, se fizer direitinho, quanto posso perder no minimo e o restante das refeições diárias como poderá ser?

    ResponderExcluir
  27. Oi, A., não sei o quanto você pode perder de peso. O restante das refeições deve ter muitos vegetais e folhas verdes, mas o correto é você se aconselhar com alguém que possa te apoiar de forma profissional.

    ResponderExcluir
  28. Olá Sonia,

    Vou fazer a sopa de arroz do pai Jose e queria tirar umas duvidas. No livro Deixa Sair você escreve que são 3 a 4 xícaras de arroz e 2 alhos porós e aqui no blog, você escreve 1 xícara e 1 alho poró. O que devo considerar?
    Outra pergunta,pela sua experiência quanto dura uma receita, comendo-a no almoço e jantar?
    Outra coisa, ao invés de centrifuga em relação à cenoura, pepino (Livro Deixa Sair) posso utilizar liquidificador com um pouco de água?
    Agradeço se puder me responder.
    Admiro seu trabalho.

    Abraço,

    Luiza

    ResponderExcluir
  29. Oi, Luiza, a primeira é uma receita maior, a outra é menor; o tamanho do alho-poró também varia; e eu nunca sigo receitas nem consigo escrevê-las exatas - embora tenha me redimido bastante no último livro, sobre Candidíase. A receita não deve durar mais que dois, no máximo três dias. Não sei quanto você vai comer, experimente.

    Sumo de cenoura e pepino, sem centrífuga, só ralando e espremendo num pano de fralda. Suco com água não é a mesma coisa. Um abraço!

    ResponderExcluir
  30. Oi Sonia, tenho feito a sopa e estou me sentindo ótima, muito obrigada por dividir tanta informação! Só uma coisinha me amola, detesto o aipo, não gosto do cheiro! Não sei porque, mas nunca gostei do cheiro dele nem da erva doce... Será que dá para substituir o aipo por alguma coisa? Obrigada! Um abraço Felipa

    ResponderExcluir
  31. Oi, Felipa, não conheço nada que substitua o aipo. Mas eu também não gostava de nabo e hoje como na boa...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  32. Oi Sonia, comecei a fazer a dieta do livro "Deixa Sair" faz três dias. Meu marido não se alimenta muito bem e consegui convence-lo a fazer a dieta comigo. Porém, estou um pouco preocupada porque ele tem se queixado demais por sentir-se cansado e também com dores de cabeça. Ele tem dormido bastante, o que eu acho bom, pois ele costuma dormir pouco, mas ele tem suado muito enquanto dorme. Será que estes sintomas todos são normais? Agradeço se você puder dar sua opinião. Muito Obrigada! Um abraço, Flávia

    ResponderExcluir
  33. Oi, Flavia, parte dos sintomas dele podem vir da privação dos alimentos a que estava acostumado; parte pode ser resultante da entrada de toxinas em circulação. Como você diz que ele se alimenta mal, deve ter muita coisa para deixar sair. Que tal consultar um(a) nutricionista? Um abração!

    ResponderExcluir
  34. Obrigada Sonia! Vou sugerir a nutricionista. Um abraço, flávia

    ResponderExcluir
  35. Olá Sônia. Tenho seu livro alguns anos e sempre quis seguir as receitas, principalmente por viver buscando uma vida mais saudável e lutando contra as tentações (e digo que sempre caio nelas)... Bem, tenho dificuldades em conseguir a carne de rã, e fico com medo de comprar em alguns lugares... no Rio onde posso encontrar? Vale as congeladas do mercado?
    Bombardeio de dúvidas.... de quanto em quanto tempo pode-se se fazer essa dieta?
    Pergunto pois como muitas besteiras, e atualmente minhas fezes estão muito diferentes (parece gosma que tem junto), evacuo com sangue. Não tenho disposição para nada, estômago alto e engordei muito... estou em fase de SOCORRO... outra dúvida é de como fazer essa papa de arroz (não estou segura)... me ajuda!
    Beijos Isis (isispontes79@gmail.com)

    ResponderExcluir
  36. Oi, Isis, por que não procura um(a) nutricionista? É o/a profissional certo/a para o seu caso. Um abraço!

    ResponderExcluir
  37. Olá Sonia! Vou começar a dieta dos 21 dias e estou com algumas dúvidas. Fiz a sopa hoje seguindo exatamente as instruções que estão na receita, as quantidades e o tempo de fervura mas o caldo não ficou grosso. Pensei em colocar no liquidificador, o que você acha?
    Também fiquei em dúvida no preparo do arroz, devo fazer como a receita que está mais para frente no livro (na segunda semana) na panela de pressão, 50 min...?
    Não achei a bertalha e comprei chicória, como preparo ela refogada? Só com água?
    Da próxima vez que fizer faço a metade dos ingredientes? Pois em 3 dias vai sobrar muito e vou ter que jogar fora.

    Obrigada, Farah

    ResponderExcluir
  38. Farah, a principal questão é que não estamos na primavera, que é a hora de fazer dieta. No frio precisamos armazenar energia.

    De todo modo, o caldo você pode deixar apurar no fogo. Liquidificador não é bom, melhor mastigar as fibras. Pode fazer o arroz como achar melhor. Chicória no bafo da panela só com água (nesta dieta). Sobre a quantidade, pode partir a receita. Um abraço!

    ResponderExcluir
  39. Sonia, o q vc sabe sobre alergia e intolerância a arroz integral? não consigo encontrar nada sobre o assunto na net... no seu livro sobre a dieta do Dr Barcellos vc diz q certas pessoas não se dão bem com arroz integral... poderia falar mais sobre isso?

    ResponderExcluir
  40. Sei que a pessoa pode ter amebas, candidíase ou ambas, e nesse caso o excesso de carboidratos tende a fazer a barriga inchar, a pessoa se sentir estufada, etc. Também pode haver um excesso de fibras no arroz integral, que nunca foi comido tão integral quanto a partir da macrobiótica. Por que pergunta?

    ResponderExcluir
  41. Obrigado pela resposta, Sonia! Pergunto sobre o arroz integral porque estou numa dieta macrô para tentar solucionar problemas de digestão, pele, fígado, fraqueza, enxaqueca, enfim, tudo junto... Acontece que não sinto melhora e emagreci demais (as pessoas acham que estou anorexo), as hemorroidas continuam, a fraqueza, etc. Já tratei da cândida com nutricionista, tomei inclusive o Lufenuron: Nada! Passei depois pelo Dr Bruning, pessoalmente em Americana (chás + argila) e mais recentemente o Kikuchi, na Liberdade. E o intestino fica entre preso e solto, mesmo com o 60% de arroz integral. Não sei mais onde procurar respostas! Estou com seu livro do Dr Barcellos, que logo devorei. As informações em sites e livros são sempre conflitantes: uns dizem para comer isso, outros proíbem e assim vai... E agora encanei com o arroz. É isso. Se tiver alguma sugestão, please... Tenho vontade de ir para o mato e comer só folhas! Será o jeito? rs
    Abração!

    ResponderExcluir
  42. Intestino entre preso e solto me faz pensar em amebas. Combina com os outros sintomas. Seria bom fazer um exame parasitológico de fezes no lab. do dr Helio Copelman, no Rio, tel 21 2548-0648. Não tem convêrnio e custa uns 300 reais. Para ler mais: www.correcotia.com/vermes.

    Não apareceram bichinhos no exame do prof. Bruning?

    De todo modo, acho que seria bom você procurar um/a nutricionista, como a Denise Carreiro (www.denisecarreiro.com.br), aí de SP, para organizar uma reposição de nutrientes.

    E não se iluda: o processo demora. Tem querer ficar bom. Um abraço!

    ResponderExcluir
  43. Oi Sônia.

    Fiz a sopa e adorei. Eu e meu esposo tomamos por 3 dias. Efeito sensacional! Intestino deixando sair o que precisava, ótimo diuretico, enquanto come a sopa já começam os arrotos.

    A dica para quem cozinha pouco é separar a panela, a esponja de lavagem da louça e a vasilha, porque o cheio fica forte.

    Também achei muita coisa para duas pessoas. Infelizmente tive que jogar metade fora, porque o prazo realmente é de 3 dias em geladeira. No calor que tá, nem pensar em tomar mais. Ela fica azeda.

    Mas recomendo demais! Maravilhosa.

    Obrigada Sônia e Pai Jose pela dica!

    ResponderExcluir
  44. dongtam
    game mu
    http://nhatroso.net/
    http://nhatroso.com/
    nhac san cuc manh
    tư vấn luật qua điện thoại
    dịch vụ thành lập công ty trọn gói
    văn phòng luật
    tổng đài tư vấn pháp luật
    thành lập công ty
    http://we-cooking.com/
    chém gió
    trung tâm ngoại ngữ

    Nghe thấy lão giả đăng kí thông tin gọi tới lượt mình, Tiêu Viêm nhanh chóng đi tới. Nhìn thấy Tiêu Viêm có thực lực Ngũ tinh Đấu Thánh, lão giả đăng kí thông tin hướng hắn cười cười rồi hỏi: "Tiền bối, mời ngài nói thông tin bản thân, ta sẽ đăng kí!"

    Tiêu Viêm nghe thấy giọng nói hòa ái của lão giả, khóe miệng cũng là không khỏi toát ra nụ cười vui vẻ!

    "Nham Kiêu, Ngũ tinh Đấu Thánh!" Nghe thấy Tiêu Viêm nói ra bản thân thực lực, lão giả kia cũng là bá bá tại một quả màu xanh lá ngọc phiến phía trên ghi chép xuống, một lát sau lại giao cho Tiêu Viêm.

    "Nham Kiêu tiền bối, thông tin của ngài đã được lưu giữ! Xin hỏi là ngài định thực tiếp tham gia đấu giá hội hay là đến đây bán vật phẩm cho buổi đấu giá?"

    Tiêu Viêm cất lời: "Cả hai!"

    Nghe thấy Tiêu Viêm nói vậy, lão giả càngcung kính rồi.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.