sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Almanaque do banheiro: Sinusite? Tchau tchau!



Há alguns anos fui apresentada ao neti pot, ou lota, daqui em diante Nasalpote, e fiquei inteiramente viciada. Passei a presentear os amigos com os neti de plástico reciclado, feitos  no mosteiro Vivekananda, que vinham da India em caixas de 50. A caixa viajava embrulhada em paninho de algodão costurado e fechado com lacre vermelho, eu me sentia no século retrasado.

Mas o melhor de tudo  era mesmo o objeto que vinha dentro. Parecia um regador pequeno. Para que? Lavar o nariz, ora essa.

Água filtrada morninha, uma colherinha (café cheia) de sal e a primeira pia é minha: para debruçar, virar a cabeça de lado, encaixar o bico e passar ao ato.

Água na temperatura corporal entrando e abrindo poros, amolecendo melecas, o sal desinfetando, acabando com bactérias, vírus, fungos, larvas marvadas e outros resíduos do mal alojados no nariz e nos sínus. Entrando por uma narina, saindo pela outra. Começo de gripe? Tchau. Sinusite? Nunca mais. Rinite? Haha. Vírus? Hahahahaha...

Todo mundo gostou. Um amigo adotou como guarnição de pizza: comer queijo = lavar o nariz depois. Sério. A maioria das pessoas faz muco espesso e muito nutritivo (para micróbios) depois de consumir leite e derivados.

Mas agora o regador de nariz é fabricado no Brasil. Adeus caixas da India, viva Santa Catarina! Custa menos de 20 reais a unidade, com descontos progressivos conforme a quantidade. O bom é comprar logo 50 e sair dividindo com a família e os amigos. Natal? Nasalpote. Nenhum outro presente vai trazer tantos benefícios por tão pouco. Olhem lá: nasalpote.com.br .

108 comentários:

  1. oi Sônia, meu marido acabou de comprar um de cerâmica, super bonitinho, num a loja aqui em Campinas. É deste site: www.lota.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tem presente melhor do que esse para o Natal, sim. A coleção completa da Sônia Hirsch.
    hihihihih
    Beijos e Bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Desde que publicou o "Deixa Sair" adotei o hábito de limpar o nariz. Uma professora japonesa reforçou o hábito ao comentar que também o fazia para tratar a sinusite. Ou lavava o nariz ou cirurgia, ela preferiu usar a "pêra" de borracha. Pois vou já adquirir e presentear algumas pessoas com o lôta, deve ser ainda melhor do que usar apenas as mãos.

    ResponderExcluir
  4. Sônia, há muito havia encontrado um artigo sobre esse utensílio, foi quando estava lendo o blog de uma colega também participante da comunidade de coletores menstruais, fiquei toda feliz porque iria aprensentá-lo ao meu namorado - quando ataca a sinusite, ele fica lastimável... Mas imagina, de cara alegre passei para cara de boa, ele veio me dizer que para ele não serviria, porque tem o septo perfurado em algum ponto. Ai ai, então tá, né.

    Falando nisso, você conhece os coletores menstruais (tradução brasileira para "menstrual cup")? São ótimo, adotei há alguns meses e não vivo mais sem; no último ciclo antes de comprá-lo, sentei na cama chorando e dizendo que não menstruaria mais até tê-lo - os absorventes descartáveis me faziam muito mal.

    Bom, agora indo ao assunto pelo qual vim até aqui... Imagino que você conheça a Neide Rigo, que tem um blog cheio de receitas maravilhosas e de coisas "esquisitas". heheh
    Então, hoje passei por lá e achei uma receitinha de cosmético (a primeira que vejo) que me lembrou de você: http://come-se.blogspot.com/2009/11/quase-de-comer-azeite-de-oliva-agua-de.html

    Até.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nai, não conheço pessoalmente os coletores menstruais, só de ouvir falar. Como faz para comprar? E que comunidade é essa?

    Adoro o blog da Neide Rigo, é muito bom mesmo. E que disposição ela tem para estar na cozinha!

    Para a sinusite do seu namorado, duas dicas: reduzir ao máximo ou eliminar leite e laticínios e fazer a lavagem com água morna e sal assim mesmo, porque sempre adianta alguma coisa. Mais uma: chá de raiz de alcaçuz, que dissolve os mucos mais encorpados. Abração!

    ResponderExcluir
  6. Sônia, a comidade no orkut é esta: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=64856357

    Lá você vai encontrar um tópico com uma variedade bem grande de marcas e modelos (leia-se: transparentes, coloridos, de silicone, de latex, com o cabinho em forma de haste ou de bolinha... etc).

    O meu, que é da marca Green Donna, comprei pelo site do Guia Vegano, achei mais fácil por já estar no Brasil e não correr o risco de taxas - é uma ótima opção também para quem não tem cartão internacional; muita gente compra pelo Ebay ou mesmo no próprio site da marca escolhia, a maioria entrega em todos os países.

    Obrigada pelas dicas, repassarei pare ele.

    Até =}

    ResponderExcluir
  7. Já comprei um lota também!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Olá Sonia,
    Essa é uma técnica de purificação do Yoga excelente para eliminar o moco (vamos deixar sair) e poluição das fosas nasais. Além de ajudar a controlar algumas enfermidades como sinusite, asma, resfriado, bronquites, etc. Após essa técnicas respiramos aliviados. Mas importante é após deixar as narinas BEM SECAS retirando todo a água !!!
    Gosto muito dos seus livros e agora que descobri o Blog ... adorei !!!
    Um grande abraço.
    Juliana - Sutra

    ResponderExcluir
  9. Oi, Juliana, bem-vinda! O blog é mais animado, né? Adoro esse interação com os leitores. Obrigada pela dica, um abração!

    ResponderExcluir
  10. Olá, adorei o seu blog, suas abordagens são preciosas!
    A lota é tudo o que estou precisando, tomei conhecimento em um material sobre yoga.
    Estou com sinusite mas vou tratar por método natural. Como lácteo muito excepcionalmente e em alguma preparação muito especial, em poucas horas tenho secreção e cheiro intenso nas vias aéreas, intestino em revolução, dentre outros sintomas.
    abraço

    ResponderExcluir
  11. Oi, Angela, bem-vinda e volte sempre! ;-) Abração!

    ResponderExcluir
  12. Boa dica a da Julina - cuidar de secar bem após o uso. O meu chegou há dois dias e gostei imenso! (Comprei maior quantidade mas não sei se meu público vai ficar tão entusiasmado como eu.)

    ResponderExcluir
  13. Ops, cuidar de secar bem as narinas.

    ResponderExcluir
  14. Como assim, secar as narinas? Por dentro?

    ResponderExcluir
  15. Sonia,

    Eu omiti algo importante: usei no chuveiro à noite e não assoprei. Dai senti um desconforto.

    Poderia ter também enxugado com lenço de papel, assoando o nariz de modo suave.

    Veja a orientação que recebi:


    "Ou você usou água fria demais, quente demais ou talvez seja alérgica ao sal iodado (sal de cozinha). Tente com sal isento de iodo ou sem anti-aglomerantes ou soro fisiológico. Se preferir, tampone a solução com bicarbonato de sódio, isto vai tornar a limpeza agradável.

    Baixe o tronco e a cabeça altura e sopre o nariz para os dois lados suavemente. Depois levante e sopre conforme inidicado no Guia das soluções. Sempre após o uso, assopre 10X as duas narinas, 10X a narina esquerda fechando a direita, 10X a narina direita fechando a esquerda e por fim 10X as duas narinas novamente. Caso ainda sinta abafamento abaixe o corpo com a cabeça para esquerda e para direita, e assopre suavemente para os dois lados. Depois levante e repita o processo.
    Esses sintomas normalmente desaparecem após o uso constante. "

    ResponderExcluir
  16. Ah sim, assoar bem para limpar o nariz! Claro, é ótimo, mesmo que não seja com tanto método, né? :-)

    ResponderExcluir
  17. Oi, SOnia, Silvia...tambem tive os mesmos problemas com o uso do lota ou nasalpote no inicio, e recebi as mesmas orientações. Definitivamente eu errava tanto na medida como na temperatura.
    Desanimei de usar e coloquei de lado.

    Foi quando minha médica homeopata me deu uma dica: usar soro fisiologico que já vem na medida certinha. deixar beeem morninho e colocar umas gotinhas de oleo de gergelim, para ajudar a escorrer "macio", rs.

    funcionou tão bem para mim, que tenho feito quase diariamente, e sumiu toda sensação de pressão e desconforto.
    a outra dica é não assoprar com força, e abaixar a cabeça até os joelhos e ficar assim um pouco.
    durante um tempo a gente fica escorrendo, e vai secando.
    depois do uso constante, diminui a secreção e cada dia fica mais fácil a limpeza.

    acho que essa dica é bacana, porisso engrosso aqui a lista dos comentarios.
    abraços!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oi, Syl, o soro é ótimo, sem dúvida, mas o lota faz uma limpeza incomparável pelo volume e pela pressão da água. Nunca tive problemas com ele e uso há muitos anos, mas também nunca usei no chuveiro. Uso na pia. Simplesmente debruço, viro a cabeça de lado e aplico o nasalpote ou lota até a metade, água morninha salgada, aí mudo de lado e aplico a outra metade, depois assôo (?) na pia mesmo. (Ainda tem acento?)

    O soro, como você aplica? Beijo!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Sonia eu faço exatamente como voce faz, só que uso o soro fisiologico ao inves de eu mesma dosar a agua.

    Antes disso sentia uma pressão enorme na testa, nos ouvidos, e nao consegui descobrir o que era, o moço do nasal pote foi otimo comigo, eles são muito legais.
    mas percebi que a medida sugerida daquela colher para mim era muito forte.

    A concentração de sal do soro fisiologico se ajustou de um jeito muito bom!

    Eu uso uma medida do nasalpote para as duas narinas, metade X metade.

    Dentro do nasalpote eu coloco o soro fisiologico morninho, e pingo gotas de oleo de gergelim, na verdade encontrei uma medida para mim que foi boa, 01 colherinha das de café.

    Dai procedo a lavagem na pia, muito prazeirosamente e rapidamente tudo começa escorrer pelas narinas, sem precisar fazer esforço no assoar.

    Depois para terminar eu abaixo a cabeça até os joelhos, sempre com o lencinho na mão, e dali escorre quase tudo.

    Terminado isso, faço minhas atividades normais, e durante um tempo, ainda escorre o nariz, e eu vou secando naturalmente.

    O uso desse nasalpote foi a salvação para mim, desde que li essa sua matéria, foi onde percebi intimamente uma ligaçao entre respirar bem com o intestino, tenho um leve desvio na narina direita e nao sabia que nao respirava bem, ate usar esse sistema.

    não consigo mais ficar sem.
    e sigo sempre sua dica, quando abuso, ou como um queijo a mais, uso faço a limpeza para não acumular muco.
    tem sido fantastico.

    a gente sabe que cada um funciona de um jeito, e a minha médica me disse que o oleo de gergelim ajuda na maioria dos casos.

    sou muito agradecida, abraços!!!!

    ResponderExcluir
  20. Aaah, entendi. Bom, também acho estupidamente salgada a receita do fabricante, uso menos, o mesmo que usava antes: 1 colher/chá de sal marinho. Gostei muito da dica do óleo de gergelim, Syl. Ele é bom para pingar nos nolhos também, sabia? Sua médica deve ser boa.

    Será que deveríamos fazer um post sobre bons médicos aqui no blog e dar os telefones? Já tenho esse desejo há algum tempo... Beijos!

    ResponderExcluir
  21. nossa que interessante pingar nos olhos!
    não sabia não, a medica comentou sobre o uso do ghee nos olhos e achei muito legal, ficamos de falar sobre isso na proxima consulta.

    sonia acho incrivel fazer uma materia de bons medicos e bons profissionais pelo brasil afora, meu mestre, que vive em brasilia, esta procurando um bom profissional para levar a sua esposa, e estamos suando a camisa para encontrar alguem!

    foi quando me lembrei que a suzana gygo se mudou para lá! sera que vc tem os novos contatos dela?

    outro dia a minha medica tambem estava atrás de um bom profissional em madri, para indicar para um paciente dela que se mudou, se alguem como vc juntar todas essas indicações, muita gente vai poder aproveitar bem!
    acho otimo! tem tanta gente boa por aí.
    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi, Syl, o telefone da Susana Gigo Ayres é 61 8628-1231.

    E vamos pensando num jeito de fazer esse diretório de bons profis :-)

    ResponderExcluir
  23. Sonia, muito obrigado! Já passei para ele o contato!

    O que vc precisar daqui de Sao Paulo conte comigo, conheço pessoas aqui que se tratam com outras pessoas bacanas em diversas áreas.

    Eu pessoalmente me trato com essa médica há 15 anos, é a minha referencia de bom profissional.
    E a Celia Mara de boa nutricionista.
    Passei por outros profissionais otimos que tambem posso recomendar, mas com a dra. Maisa Misiara, lancei a ancora, adoro ela e tudo que ela faz.

    Se vc quiser posso pedir aos meus amigos suas referencias e te mandar.
    Se vc os conhecer ou quiser mais info, é so me avisar que com o maior prazer estou `as ordens para o que for necessário!
    Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia a todos, gostaria de compartilhar esse produto que achei na internet:

    http://www.aviva.ca/shop/products.asp?itemid=2467&catid=192

    Não comprei ainda, estou procurando algum site para importar do Canada...

    Eu achei esse mais higiênico..
    Veja o video
    http://www.youtube.com/watch?v=88RUnc8AQFc

    ResponderExcluir
  25. Oi, José, não entendi. Por que é mais higiênico? Limpa melhor? Um abraço!

    ResponderExcluir
  26. gente,
    tenho 33 anos e desde os 8 faço tratamentos para rinite: injeções, vacinas, anti histamínicos, extração de amigdalas, homeopatia, antroposofia (injeção nas costas doloridíssima)... até que minha professora de yoga me apresentou ao neti. fiz diariamente durante 40 dias (com soro morno + sal marinho). e continuo fazendo de vez em quando. não tenho mais rinite. eu, que já tinha ouvido mil vezes "isso que você tem não tem cura", eu que sofri minha adolescência inteira com nariz escorrengo, dente torto, roncos... não tenho mais nariz vermelho. coisa maravilhosa, tratamento fácil, barato e revolucionário.

    ResponderExcluir
  27. Sonia querida,
    meu nasalpote chegou hoje. Estou em dúvida quanto à questão de utilizar sal marinho. Por que é melhor?
    Um beijo,
    Talita

    ResponderExcluir
  28. Oi, Talita, presume-se que é melhor por ser mais natural. Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Sonia

    Tenho uma sinusite crônica, há mais de 15 anos, que só começou a dar crise de 2 anos para cá. Mas sinto sempre meio tampado, e rinite tb (e adenóides...rss) Os médicos me falam ou micro-cirurgia para fazer uma raspagem ou em toneladas de antibióticos. Teria alguma coisa natural que eu pudesse adicionar à água com sal que fizesse uma limpeza mais "faxina pesada" do que já está ali cristalizado, e me livrasse da raspagem/antibióticos?

    Obrigada,
    Bárbara

    ResponderExcluir
  30. Oi, Bárbara, água morna e sal são um remédio poderoso, não faça pouco caso. Mas se quiser incrementar, pode juntar uma gota de óleo de copaíba - e massagear com ele o rosto nos lugares onde os sínus estão inflamados. Um abraço!

    ResponderExcluir
  31. Vou tentar então. De repente até faço um dia só água e sal, outro com o óleo de copaíba.

    Muito obrigada pela resposta!

    ResponderExcluir
  32. Fui ver o site, e não achei o preço e formas de pagamento. Escrevo para eles, perguntando isso, não informam e me passam para uma outra página... que não entendo por que já não estava no site deles. Ficou parecendo coisa de gente com preconceito com dinheiro, mercado ou o que seja. Assim fica difícil ir pra frente.

    Resolvi pesquisar na net se havia outras opções, e acabei achando esta, BEM MELHOR. O pote é de louça, o que é muito mais higiênico que o plástico (eu tinha ficado pensando como limpar direito aquelas curvinhas do nasalpote...) , todas as informações necessárias já estão no site... e de quebra é mais barato. (E as informações de uso me soam mais responsáveis. Por ex., fala para não água mineral, e não clorada.) Talvez seja o próprio indiano, que a loja importa em grande quantidade.

    O link:
    http://loja.tray.com.br/loja/produto-34139-1239-yoga_caneca_para_limpeza_das_vias_nasais_jalaneti

    E o mesmo produto, no Mercado Livre, por 15 reais + frete:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-168045169-caneca-para-limpeza-das-vias-nasais-jala-neti-_JM

    ResponderExcluir
  33. Oi, Débora, obrigada pelas dicas. Mas o Nasalpote é ótimo, pra mim muito melhor que o neti pot de cerâmica ou louça. É leve, não quebra, é fácil de lavar e isso também não me preocupa muito porque o muco não entra nele, e além do mais há o sal para acabar com qualquer microbinho que se aventure. O plástico é de ótima qualidade, o formato facilita muito a entrada da água e o pessoal que fabrica o faz com sinceridade, procurando ajudar as pessoas.


    Agora, a página, você tem razão: frustra totalmente quem quer comprar. Peninha. Um abraço!

    ResponderExcluir
  34. Olá Sonia

    Gostaria de saber se realmente funciona?
    Tenho sinusite a anos!!

    Obrigado!!
    Jose

    ResponderExcluir
  35. José, voce leu o post? Tem certeza? Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. Olá,

    Alguém já teve resultados satisfatórios com o uso do nasalpote ou jala neti no tratamento de rinite? Sofro desse mal há anos, tentei todos os tipos de tratamento possíveis, se resultado.

    O uso de gotas de limão realmente tem efeito sobre a rinite? Alguém melhorou com o seu uso?

    Achei interessante a sugestão de uso de soro fisiológico, mas sendo que se usa em média 500ml por aplicação, e o ideal é fazer uma por dia, não sairia muito caro?

    ResponderExcluir
  37. Alguém sabe aonde comprar este azul, Nasalpote, aqui no Rio de Janeiro, cidade?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  38. Olá pra tod@s! Sei que estou bastante "atrasada", mas se alguém resolver passar por aqui e se deparar com meu comentário e quiser me ajudar, agradeço antecipadamente. Estou interessada no nasalpote (sofro demais com rinite e sinusite) e se alguém souber de um site confiável pra eu comprar... Entrei no do próprio produto, mas não achei como comprar lá... Se alguém souber de alguma loja física em goiânia ou uberlândia tbm vale rs...
    bjoks! =*

    ResponderExcluir
  39. Oi, Menina, achei em http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-190671697-nasalpote-_JM . Um abraço!

    ResponderExcluir
  40. Contato com o fabricante: nasalpote@nasalpote.com.br

    ResponderExcluir
  41. Curioso como as pessoas não lêem nem o texto principal nem os comentários e imediatemente - devem ter lido apenas o título, fazem perguntas!

    ...

    Gostaria de mencionar que se o nasalpote pode ser limpo com hipoclorito de sódio(água sanitária) que desinfeta. Lavar inicialmente com sabão, enxaguar, encher de água e colocar uma meio colher de sobremesa, deixar por vinte minutos, e novamente, enxaguar bem para elimnar o cloro. Mas isto, penso, seria só no caso de uma infecção intensa em que se quisesse garantir a higienização do mesmo. Ele não entra em contato com secreção senão pelo bico e a própria água salgada já é ambiente hostil para bactérias.

    Uma amiga fez um saquinho charmoso onde o guarda pendurado e o sal fica num potinho na gaveta do banheiro.

    ResponderExcluir
  42. Oi, Silvia, no mínimo curioso... ;-)

    Eu não ponho nada no nasalpote que não seja água e sal. O sal garante qualquer higienização, como você mesma disse, praticamente desnecessária, porque só a ponta do bico entra em contato com a entrada da narina e o que está lá não é o problema.

    Agora, é fundamental a água da lavagem ser filtrada e morninha, né? Conheço gente que faz com água fria e piora muito. Mas não adianta falar...

    Beijão, Silvia - BH, bem-vinda!

    ResponderExcluir
  43. Eduardo Reche17/08/2011, 11:45

    Olá, Sonia,

    Vc conhece alguém que já teve uma experiência positiva com o nasalpote ou jala no tratamento de rinite alérgica? Alguns sites indicam o uso de duas gotas de limão como complemento à solução, para o caso de rinite. Será que funciona mesmo ou é melhor usar somente água e sal?

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  44. Oi, Eduardo, mas você já retirou o leite e seus derivados da rotina? Que eu saiba, a dita "rinite alérgica" não passa de uma reação a esses alimentos. Tenho um livro chamado Atchhiiim! que destrincha isso. O nasalpote, com sal e água morna, limpa e desinfeta, mas se houver laticínios na parada o muco se forma novamente. E não adianta limão, reza, copaíba... Um abraço!

    ResponderExcluir
  45. Oi, Sonia,

    Eu não costumo tomar leite. Ultimamente tenho comido mais queijo, porque a minha esposa adora, mas a minha rinite não sofreu, aparentemente, melhora ou piora por causa disso.

    Mas acabo consumindo leite indiretamente porque sou um chocólatra confesso. Um médico tibetano me recomendou reduzir o consumo de chocolate, justamente porque aumentaria o muco, mas tive (e ainda tenho) muita dificuldade nisso!

    Obrigado pela dica! Vou usar o lota e tentar reduzir o consumo de derivados do leite. Um abraço!

    ResponderExcluir
  46. Genteee!!
    To boba, e vou atras amanha mesmo do meu nasalpote! Sou de Florianopolis, alguem sabe onde tem?? TO sofrendo desde junho com sinusite cronica, ja tomei antibioticos 2 x nesse meio tempo e não quero mais recorrer a esse meio. Minha imunidade ta no chao e preciso urgente tomar uma atitude.
    Obrigada a todos que colaboraram com perguntas ou sugestoes, em especial a Sonia que sempre tem uma sugestão pra gente.
    Bjss

    Geisa

    ResponderExcluir
  47. Olá pessoal,

    Descobri um novo neti pot que estão vendendo no Brasil!!! Chama Narin e esse é o site: www.narin.com.br.

    Tem até videozinho mostrando como faz...

    ResponderExcluir
  48. Mas Narin é o nome perfeito! Que ótimo, MaFê, adorei. Beijo

    ResponderExcluir
  49. Simplesmente amei o site. Parabéns!
    Encontrei o nasalpote para venda no site: http://nasalpote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  50. Olá, sônia, me chamo Paula sou de Salvador-Ba, estou com a sinusite a tacada a mais de 4 anos, só indo ao médico, e fazendo tratamentos que não resolveram nada, resolvi tratá-la da maldita por mim mesma, pesquisando a respeito e aceitando sugestões de que realmente passou ou passa por isso, comprei o nasalpote a mais de um mês e venho usando frequentemente, duas vezes ao dia, é quando posso, pela manhã e pela noite, mas não sai nenhuma sujeira, quer dizer, saiu bem pouquinho mesmo, quase nada, do tamanho de uma formiga, e não é porque minha sinusite não está braba, porque está, pois durante esses quatro anos, minha respiração e principalmente meu hálito está terrível, tenho um desvio no septo nasal no lado direito, isso poderia estar dificultando a saída da sujeira? To querendo usar o xarope de agrião, cebola roxa e açúcar mascavo, li que acaba com a sinusite em 30 dias, e agora estou querendo reforçar com o chá de raíz de alcaçuz, o qual a senhora receitou aqui no seu blog... Mas tenho mesmo é dúvidas sobre o nasalpote, preciso saber o motivo dele não está funcionando comigo, não acredito que seja a temperatura ou a quantidade de sal e o bicarbonato de sódio, pois não irrita minhas narinas... Não sei se pode responder no meu email, mas vou deixar aqui, caso possa, senão vejo a resposta aqui mesmo. Desde já agradeço a atenção. SEgue meu ID: paula_carvalho@rocketmail.com.

    Ass: Paula.

    ResponderExcluir
  51. Oi, Paula, sem dúvida o desvio do septo proporciona mais um local para acúmulo de muco que, ao secar, forma uma crosta difícil de remover, que cheira mal.

    No seu caso acho que seria muito útil o chá de raiz-de-lótus, que você deve encontrar em lojas japonesas ou de produtos naturais ou em restaurantes macrobióticos. Toma-se o chá como único líquido, ao logo do dia, durante várias semanas, e aplica-se a raiz fresca ralada na região dos sínus(laterais do nariz e em torno dos ólhos), como máscara.

    Se não encontrar a raiz fresca, o óleo de copaíba, aplicado e massageado na mesma região, também ajuda. Pode acrescentar gotas de óleo de copaíba na água morninha do nasalpote.

    Acho boa a ideia do xarope. A cebola ajuda a dissolver o muco. O alcaçuz é muito bom mas eleva um pouco a pressão quando usado direto. Guaco também é bom.

    Inalações de vapor ajudam a amolecer a crosta. Quando eu não conhecia nada disso, dissolvia esse muco grudado debaixo do chuveiro quente - ficava nele até o nariz começar a escorrer.
    Boa sorte, um abraço!

    ResponderExcluir
  52. Oi Sonia, muito obrigada pela resposta e rápida hein?! Verei o chá de raíz-de-lotus + o óleo de copaíba. Mais uma vez, grata.

    ResponderExcluir
  53. Olá Sônia, também uso o Nasalpote a tempos, ele é realmente ótimo para narizes alérgicos, principalmente quando tenho que enfrentar a poluição da cidade. Não há nada que se compare para a limpeza da rinite e sinusite alérgica.

    Vendo outros comentários de riníticos gostaria de adicionar aqui meu relato pessoal: Sofri com uma rinite alérgica por 3 décadas -- durante as quais era usuária compulsiva de anti-histamínicos, cortisona injetável e outros -- também sofria de bronquite alérgica, gripes e resfriados constantes e estava sempre doente, com péssima imunidade. Descobri ano passado, após fazer uma dieta de exclusão por alguns meses, que todos os meus sintomas eram causados pelo TRIGO, mais precisamente pelo seu GLÚTEN! Algo que eu comia todos os dias, e estava me matando. Nenhum dos muitos médicos e alergistas com os quais me consultei jamais descobriu isso. Agora que evito ao máximo o glúten (apesar de contaminações ocasionais serem inevitáveis quando se come na rua) estou a quase um ano sem os terríveis sintomas alérgicos, que melhoraram uns 80%, e nunca mais fiquei doente! Pela primeira vez na vida minha saúde melhorou.

    Meu conselho aos que também sofrem de alergias respiratórias e já tentaram de quase tudo, é investigar sua alimentação. Retirar da dieta todos os alérgenos mais comuns (busquem uma lista no Google), e depois de uns 2 meses se houver melhora tentem reintroduzi-los um a um por semana para encontrar o alérgeno. É difícil e dá trabalho SIM, mas vale muito a pena!!

    ResponderExcluir
  54. Compramos o Narin que acabou de chegar...e vi que nas recomendações do fabricante que as pessoas hipertensas, que é o meu caso, devem consultar o médico antes. Fiquei meio frustado que minha próxima consulta será no final de junho. Apesar de tomar remédios e ter uma alimentação controlada há anos, vou consultá-la.

    ResponderExcluir
  55. Oi, Paulo, também para mim foi uma surpresa essa recomendação. Será que os fabricantes acham que a mucosa pode absorver sal e elevar a pressão? Hmm... A conferir. Mas também vale usar o regador de nariz somente com água morna e duas gotas de óleo de copaíba, por exemplo. Ou bicarbonato de sódio. Não desanime! Um abraço!

    ResponderExcluir
  56. Tô desanimado não
    já providenciei o óleo e vou começar hoje mesmo...e o muco derreteu....santo chá...obrigado pelo Blog e pela dica. Beijo.

    ResponderExcluir
  57. oi Sonia, como o Paulo disse, há recomendações do fabricante contra o uso de sal para hipertensos; assim, seguindo sua sugestão, hoje cedo tentamos fazer a lavagem do nariz com óleo de copaíba. Tanto eu quanto ele tivemos a mesma reação: ao colocar o narin com água morna e 1 gota de óleo de copaíba na narina, sentímos uma pontada muito forte na parte de trás da cabeça, ardência nos olhos e, no meu caso, a raíz dos dentes direitos também doeu (eu estava fazendo na narina direita). Outra coisa que aconteceu foi que a água não fluiu pela narina. Tenho feito a lavagem com sal marinho e a água costuma fluir bem, ao contrário do que aconteceu com o óleo de copaíba. Não sei se essa reação que sentimos foi normal ou se até é uma coisa benéfica, mas resolvemos não prosseguir com a lavagem. Você sabe mais alguma coisa sobre esse desconforto? Alguém já relatou algo parecido?
    De qualquer forma, eu não tenho problemas de pressão (só o Paulo) e tenho feito a lavagem diariamente com sal; combinada com o uso do chá para derreter muco, tenho sentido um efeito maravilhoso na respiração, parece que minha capacidade pulmonar até aumentou. Obrigada por todas as dicas maravilhosas que nos ajudam a viver melhor e mais saudáveis.

    ResponderExcluir
  58. Oi, Janine, o óleo de copaíba tem sido uma experiência nova e gratificante para mim, mas estou tomando duas gotas com o chá quente; repassei a receita da lavagem do nariz porque várias pessoas relataram os benefícios.

    Entretando, tive essas pontadas desagradáveis no alto da cabeça quando experimentei uma colherada do xarope de mel, óleo de copaíba e própolis, e não sabia bem a que atribuir. Só posso dizer que sobrevivi bem ao desconforto e várias pessoas resolveram seus catarros com essa receita, que foi da minha médica homeopata.

    Fica o alerta. Pode ser que, por via nasal, a chegada da copaíba aos sinus afetados seja feito limão no olho: clareia e cura a conjuntivite, mas o preço... Um abraço!

    ResponderExcluir
  59. obrigada Sonia!
    Ao menos a copaíba no chá quentinho, à noite, ainda permanece, assim como a massagem no sinus e fronte. Vou tentar me munir de coragem e tentar lavar a narina com o óleo novamente.
    :o)

    ResponderExcluir
  60. Oi, Janine, desculpe mas acho que quem pode lavar com sal deveria ficar com ele... Devagar se vai ao longe, né?

    ResponderExcluir
  61. Você tem razão,
    obrigada!
    :o)

    ResponderExcluir
  62. Não sei se é tão eficaz quanto um lota, porque nunca usei um; mas o que eu faço, e que funciona bem pra mim, é utilizar a mesma receita de água morna e sal (também deixo uma garrafa de meio litro de soro fisiológico de reserva, em dias de preguiça ou nariz sensível demais) numa garrafa tipo squeeze. Uso uma de hidrotônico (muito bem higienizada e nunca utilizada pra outra coisa) porque o bico dela se ajustou bem ao tamanho das minhas narinas. O que gosto nesse método é que dá pra regular a pressão e o volume de água apertando a garrafa, pra uma limpeza mais pesada nos dias que abuso do queijo hehe.
    Fica aí a dica pra quem não acha o nasalpote na sua cidade e não quer comprar pela internet :)

    ResponderExcluir
  63. Boa dica, Anônimo! Uma seringa grande, de dar injeção em cavalo, também serve. Ou aquela *pera* de borracha que vendem em farmácias.

    O Nasalpote está sendo vendido a 10 reais. Achei caro o Narin, quase 40, embora também seja de plástico.

    ResponderExcluir
  64. Alguem consegue entrar?

    www.nasalpote.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  65. Olá Sonia,
    gostei da dica, já vou encomendar o meu. Sofro muito com minha Rinite, morando em Curitiba, então, neste frio... Sou carioca e penso em voltar para o Rio, sinto falta do sol. Quero ir para a Serra, provavelmente Petrópolis, Itaipava, Correas ...só me assusto porque ouço muitas pessoas reclamando da umidade e falam que têm problemas respiratórios devido ao clima de Petrópolis. Quais locais da serra (incluindo bairros de Petropólis) que você acha menos problemático nessa questão.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  66. Oi, Maria, a cidade de Petrópolis é muito úmida mesmo e alguns bairros são mais. Eu moro num vale mais seco, na área rural, passando Itaipava, que também já tem um clima melhor. A sugestão é você pensar mais na direção de Minas. Boa sorte na busca do sol! Um abraço!

    ResponderExcluir
  67. Gente, por favor me ajuda! fiz a limpeza nasal com agua e sal há umas 15 horas e minha cabeça parece que vai rebentar, sinto que não expulsei a agua toda, como se alguma tivesse ficado dentro da minha cabeça, não consegui nem dormir direito, sinto pressão nos ouvidos e por baixo do queixo e pescoço... já tentei mil e uma posições para ver se sentia alguma agua a saír mas não...tou doida com essa pressão em minha cabeça...

    ResponderExcluir
  68. Anônima, a limpeza bem feita não conduz água para "dentro da cabeça": ela entra por uma narina e sai pela outra. Mas vamos às sugestões. Primeira: chuveiro quente - ficar embaixo dele, de mpodo a aquecer a cabeça, e assoar o nariz com paciente, muitas vezes, sempre que sentir que há algo descendo. Segunda: inalação com vapor. Nem precisa adicionar nada à água. Terceira: chá de raiz-de-lótus, beber feito água com exclusão de qualquer outro líquido (exceto sopas e caldos), durante uma semana, para limpar todos os tubos.

    Isso, presumindo que você fez a lavagem com água devidamente morna e Nasalpote ou similar, certo?

    Naturalmente, sucos de frutas, leite e seus derivados não deveriam ser consumidos por quem está com muito muco. Boa sorte aí! Um abraço!

    ResponderExcluir
  69. Oi Sónia, grata pela rapidez da resposta. Como não tenho o neti pot, fiz a lavagem nasal com uma garrafa (de bebida energética como li algures por aqui alguém sugerir) de 1/2 litro, devidamente higienizada, fiz com agua morna, 1/2 colher de sobremesa de sal e apliquei com a cabeça de lado. Correu muito bem, não me afligi, esvaziei a garrafa (1/4 de litro em cada narina). No momento achei que tinha expelido toda a agua...assoei bem e fui dormir. De noite acordei com essa maldita pressão em minha cabeça, ouvidos, pescoço, queixo...de manhã fiquei 1/2 hora de baixo do chuveiro quente, depois de umas horas voltei a fazer a limpeza nasal com agua morna e sal (achando que uma agua poderia puxar a outra...) mas continuo com esse incômodo. na verdade não sei se é agua que ficou dentro, é uma sensação meio estranha... Nem consegui me concentrar no trabalho com tanto incómodo... Agora não tenho muco, meu nariz tá seco, vou tentar os vapores de agua simples pra testar se melhora. Há alguma possibilidade de a agua ter entrado nos canais auditivos, ou algo assim?

    ResponderExcluir
  70. Acho difícil saber assim, pelo relato, se a água poderia entrar em canais indevidos; pode haver um excesso de muco em algum lugar, por isso te dei a dica do chá de raiz-de-lótus, mas também pode ser guaco, alcaçuz e qualquer outro que derreta o muco.

    Uma leitora atenta aqui do blog, a Silvia BH, já tinha aconselhado a não fazer essa lavagem antes de dormir, pois achou que a umidade poderia justamente ficar dentro. Acho procedente, especialmente porque à noite a temperatura do corpo costuma cair, a externa também, e o rosto fica do lado de fora, podendo pegar frio. Por conta dessa pequena friagem a mais já me acostumei a colocar um travesseirinho fino de macela sobre o rosto quando sinto mais umidade na respiração. Também é uma forma de aquecer que te recomendo. Não precisa ser travesseiro, pode ser um paninho.

    ResponderExcluir
  71. Meu filho de 5 anos tem adenoide, essa lavagem poderia ser feita por crianca, e faz bem pra adenoide

    ResponderExcluir
  72. Alexandra, não há contraindicaçāo para essa lavagem, mas não sei se ajuda em caso de adenoides. Só mesmo experimentando. Um abraço!

    ResponderExcluir
  73. Oi Sónia, sou a anónima aí de cima (06-03-2013). Depois de 8 dias sofrendo por ter feito essa lavagem nasal (que correu muito mal) vou postar minha experiência porque ela poderá ajudar outras pessoas. Acabei por ter que ir no otorrino pois já não estava aguentando mais essa sensação de "balão na cabeça", que ainda hoje continuo tendo. O médico analisou meus ouvidos e não encontrou nada de anormal, mas, pelos os meus sintomas, o que pode ter acontecido é que ao pressionar a entrada da água pelo nariz a humidade pode ter entrado na trompa de eustáquio (que faz ligação do nariz ao ouvido), daí essa sensação de pressão na cabeça e de entupimento de ouvido. Me prescreveu um anti-histamínico, e me aconselhou a mascar chiclete, a bocejar,e a fazer a manobra de valsalva (fechar a boca e trancar o nariz enquando se força o ar a saír). Me aconselhou a fazer tudo isto com alguma paciência que acabaria por resolver. Fiquei um pouco traumatizada com essa lavagem e não voltarei a repetir tão cedo... Não desaconselho que outros façam, mas, por favor, tenham alguns cuidados: NÃO EFECTUAR ESSA LAVAGEM NASAL EM AMBIENTES FRIOS, NÃO EFECTUAR ANTES DE DORMIR (já alguém tinha recomendado, eu é que não li...), NÃO UTILIZAR NADA QUE SEJA MOLE PARA INTRODUZIR A AGUA NO NARIZ (pois ao apertar força a agua, melhor que seja algo rígido, para que a agua entre naturalmente no nariz). Melhor mesmo se utilisar a lota de material rígido... não inventem (como eu fiz, rsrsrs) utilizando outros objectos que podem comprometer sua saúde! Bjs!!!

    ResponderExcluir
  74. Oi, amiga, que bom que você está encontrando um caminho para se livrar do mal-estar. E que bom que transmitiu seu recado para não se usar nada diferente do neti pot, ou lota. Há uma questão dinâmica aí, não foi à toa que os indianos chegaram a esse formato, que prevalece há séculos; seria estranho se não funcionasse melhor do que seringas e garrafinhas. Que a melhora continue. Um abraço!

    ResponderExcluir
  75. Sonia, estou no meu segundo dia de uso e já estou notando diferença. Estou realmente aliviado. Se continuar assim e melhorar ainda mais, realmente será uma maravilha na minha vida. Recomendarei a todos que conheço.

    Anderson

    ResponderExcluir
  76. É muito bom mesmo, Anderson! Obrigada pelo retorno. Um abraço!

    ResponderExcluir
  77. Olá, amiga Sonia e amigos colaboradores!
    Escrevo para pedir ajuda e fugir da indicação imediatista dos antibióticos. Sofro com rinite e sinusite há anos com uma dor crônica em um dos lados da testa. Já utilizei antibióticos muitas, mas as crises são reincidentes. também tenho histórico de acne tipo 3. No momento ativa e com pus. Em meu último preventivo, surgiu o bacilo de cocos e a ginecologista me aterrorizou dizendo que eu posso ter isso há muito tempo, que tenho que tratar com antibióticos e que devo acompanhar com cardiologista, pois mexe com o coração. Ela solicitou também uma cultura da garganta para ratificar o diagnóstico.
    Fiquei feliz em conhecer o nasalpote em seus posts e os testemunhos dos amigos que auxiliaram bastante na decisão de adotar a prática. Você pode me orientar sobre alternativas ao antibiótico? Pensei em não fazer a cultura e iniciar o tratamento com nasalpote. Agradeço a atenção e aguardo orientações.

    ResponderExcluir
  78. Oi, Sem Nome, você sabe que não sou médica nem profissional de saúde, né? Não posso pretender orientar você em algo que os médicos consideram preocupante.

    Por outro lado, todos (ou quase todos) sabemos que uma série de alimentos, como leite e derivados, farinha e açúcar produzem quadros semelhantes ao seu.

    Posso sugerir a você a dieta do dr Barcellos contra o câncer e todas as alergias. http://www.soniahirsch.com/2012/12/feliz-ano-novo-poderosa-dieta-do-dr.html
    Ela suprime vários alimentos que produzem muco.

    Fora isso, aqui no blog, você pode ler http://www.soniahirsch.com/2009/07/muco-botar-pra-derreter.html e http://www.soniahirsch.com/2009/05/pneumonia-pode-ter-muitas-causas.html

    E ainda há muitas outras dicas em meu livro Atchiiim!, além das questões em torno de candidíase, que pode estar muito presente.

    Um abraço e força nas tranças pra ficar boa!

    ResponderExcluir
  79. Querida (ainda mais querida!) Sonia. Claro que sei que vc não é médica, nem profissional de saúde... LÓgico! É melhor que isso!! rS. Fica tranquila, rs. Imaginei que pudesse parecer que estava te passando a responsabilidade da orientação, mas não encontrei outra forma de explicar, rs. Tenho o Atchim! Li, reli, vive na cabeceira, cheio de marcações. Confio e experimentei várias orientações de lá. Confesso que a lavagem das narinas não me atraia, achava complicado e estranho(!). Mas quando li o post e depoimentos tomei atitude e acabei de comprar o nasalpote (oba!). Vc tem toda razão, tudo passa pela alimentação. E ando vacilante nela. Queria mesmo experimentar a Dieta do Dr. Barcellos. Vou reler o Atchim e ver os posts que indicastes. Muito grata por neste dia de São Jorge ter respondido este post tão rapidamente. Fica com Deus e paz e luz para todos. Prometo voltar para narrar as experiÊncias dessa odisséia contra muco e antibiótico. Bjs, bjs :)

    ResponderExcluir
  80. Olá Sonia, estou de volta. Você pode indicar um médico |terapeuta | profissional de saúde que pudesse me ajudar|acompanhar nesta fase de implantação da dieta do Dr. Barcellos e para verificação dos vermes. Moro no Rio. Se for possível alguem que atenda a preço acessível. A médica que me atendeu (ginecologista) é de uma associação beneficente, o que permite a cobrança de valor popular.Mas apesar de ser grata pelo atendimento e diagnóstico, não gostaria de seguir na linha diagnóstico, tratamento com antibiótico.
    Usei o nasalpote mas não consegui inclinar a cabeça (receio, talvez). Então o resultado foi parcial. Aspirava e liberava pela mesma narina a água com sal. Não consegui deixar que seguisse até a passagem de uma narina para a outra. Ajudou um bocado! Tenho desvio de septo em uma das narinas, isso pode dificultar o uso do nasalpote? Muito grata pela atenção ;) Bjs,

    ResponderExcluir
  81. Sem Nome, posso indicar o Geraldo Granja, que atende em BH e no Rio, tel 31 3458-9343. Faz o diagnóstico vibracional das parasitoses e é ótimo terapeuta. Um abraço!

    ResponderExcluir
  82. Mauricio Portugueis17/05/2013, 22:30

    Olá Sonia,sou novo por aqui e acabei de fazer a encomenda do nasalpote, portanto ainda não posso comentar a esse respeito, mas não posso deixar de elogiar e agradecer a sua prestatividade e simpatia. PARABÉNS e sempre muita luz.
    Mauricio Portugueis

    ResponderExcluir
  83. Muita luz pra você também, Maurício! Obrigada, um abraço!

    ResponderExcluir
  84. Bom dia Sonia
    Uso o Nasalpote lá em casa para mim e para meu filho. Adoro! Mas por algum motivo a lavagem não funciona bem com a minha filha. A água não escorre para a outra narina, a não ser que ela vá expulsando bem suavemente expirando pelo nariz, mesmo assim sai fininho. Agora que ela está com queixa de dor na testa, gostaria de intensificar o uso do Nasalpote com ela. Você desconfia de algo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  85. Oi, Clara, acho que pode haver alguma placa de muco grudada, e a dor na testa sugere sinusite. Eu daria o chá de raiz-de-lótus (casas japonesas e macrobióticas) durante uma semana, para dissolver e limpar. A raiz-de-lotus fresca, ralada, pode ser aplicada diretamente sobre a testa e as laterais do nariz. O emplastro de inhame com gengibre também ajuda.

    Inalações podem ajudar. No Sul existe um Bálsamo Allemão que, inalado com vapor, põe para fora até as raízes bíblicas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  86. Sônia, somente hoje tomei conhecimento desse tipo de higienização nasal. Achei muito interessante e já encomendei o meu. Estou em uma crise intensa de renite, sinusite e polipose. Há 4 anos não sinto mais cheiro de nada, apenas quando tomo as injeções de corticóide, as quais evito devido aos males. Meu médico têm se esquivado ao máximo da cirurgia, argumentando que ela não seria definitiva, pois os sintomas poderiam voltar após alguns anos, o que tornaria um sofrimento desnecessário. Então meu tratamento se resume aos spays nasais a base de corticoide. Em vários fóruns eu li os beneficios da lavagem nasal para as renites e sinusites. Você sabe se ela também auxilia para a redução de pólipos?

    ResponderExcluir
  87. Melissa, não sei se as lavagens ajudam na redução dos pólipos, mas acho importante fazer a dieta do dr Barcellos junto para zerar as causas de inflamação, rinite, sinusite, alergias em geral. Ela está em www.correcotia.com/cancer , dê uma olhada. Um abraço!

    ResponderExcluir
  88. Sônia, tudo bem? Obrigada pelas dicas. Adorei saber sobre a influência dos alimentos. Com certeza adotarei a dieta e a higienização em minha rotina. Abraços.

    ResponderExcluir
  89. Força nas tranças, Melissa! Um abraço

    ResponderExcluir
  90. Oi Sonia, tenho sentido um incomodo na barriga, em baixo da costela direita, lembro de já ter sentido como uma câimbra no local, e vi em outros comentários que pode ser ameba. Vc acha que mesmo sem fazer exames posso tomar o chá que menciona em seu livro? “ Três dentes de alho
    de bulbo roxo, fervidos durante 3 minutos e deixados em infusão por mais 20: tomar por 7 dias”. E aquela receita da microdose podemos fazer em casa ou é para manipular? Muito obrigada pela disponibilidade em partilhar seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  91. Desculpe, estava com dois posts abertos e postei o comentário no errado, Foi mal!

    ResponderExcluir
  92. Oi, Mônica, tem cara de amebíase. É bom tomar o chá de alho e fazer azeite de alho (esvazie ⅓ do vidro e encha com dentes de alho descascados, deixe curar 10 dias num local escuro antes de começar a usar 2 a 3 colheres/sopa por dia.) Eu, que tenho essa tendência, gosto de usar a homeopatia Ameba 30CH (veja na Quintessência). A microdose depende de você ter as tinturas. Se tiver, o natural é fazer em casa mesmo.

    A tintura de alho se faz do mesmo modo que o azeite, substituindo-o por álcool de cereais ou outro destilado. Mas espere sair o alho novo, orgânico, que aparece nesta época. Um abraço!

    ResponderExcluir
  93. Oi Sonia, obrigada por me responder. Agora me diga, o alho para o chá e para a tintura é descascado e amassado?

    ResponderExcluir
  94. Querida, conforme escrito acima: descascado.

    ResponderExcluir
  95. Meu tio foi diagnosticado em julho de 2012, com estágio 3/4 adenocarcenoma do
    junção gi. Ele foi dado 4 a 6 meses para viver, não por causa de propagação
    mas, devido à localização do tumor, é contígua à aorta. ele é
    40 e também tem MS. Fizemos radiação, 12 tratamentos, porque ele não podia comer
    ou beber e não era um candidato para qualquer um stent ou a cirurgia. Nós também fizemos
    3 ciclos de quimioterapia. Fomos informados de que não há nada mais a fazer. Gostaria
    para informar a todos vocês, que o seu estágio 3/4 adenocarcenoma da junção gi tem
    foram curados com sucesso por
    Dr. Rolland Parker Cannabis Oil que garantiu via
    rolandparkerhealthcare@gmail.com.
    É absolutamente além de um milagre para nós, como o câncer e também a sua MS foi
    curados com sucesso com menos de 4 meses de tratamento com o óleo de cannabis que
    nós compramos do Dr. Rolland Parker em: rolandparkerhealthcare@gmail.com,
    Por favor, nós gentilmente informar o mundo de compartilhar esse testemunho de que tem
    reviveu / restaurar a minha família a partir do Sorrow infinitas que temos sido
    passando desde então.
    Graças a Deus Todo-Poderoso por suas misericórdias sobre a minha família e para o envio de
    Dr. Rolland Parker nossa maneira de colocar de volta o sorriso que estava desaparecendo de
    a casa.
    vamos salvar mais vidas com o Dr. Rolland Parker Cannabis óleo que você pode
    garantir diretamente a partir de: rolandparkerhealthcare@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. Bom dia Sonia,
    Querida preciso de uma orientação. Meu esposo estar sofrendo muito com uma sinusite cronica e as vias respiratória tampadas. Daí comprei a Lota e a água não passa, o que fazer. Já procurou um especialista o que lhe encheu de antibiótico e não resolveu.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  97. Muriene, é importante retirar da dieta dele leite e derivados, açúcar em excesso, farinhas em excesso, ovos, gelados. Sugiro o chá de raiz-de-lótus, que você encontra em lojas japonesas como "lenkon seco" - ferver por 20 minutos 3 rodelas de raiz-de-lótus em 1 litro de água e tomar morninho ao longo do dia, para ir amolecendo esse muco grudado. Ficar debaixo do chuveiro quente deixando a água escorrer pelo rosto também ajuda. Canja de galinha caipira, ou só o caldo, são bons para eliminar catarro. Antibióticos só atrapalham. Um abraço!

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde. Existe alguma diferença qualitativa entre os três modelos citados (nasalpote, narin, lota)? Percebi que tanto o nasalpote quanto o narin são feitos de plástico e o lota é feito de porcelana. Isso alteraria a eficácia ou a qualidade do funcionamento do produto?

    ResponderExcluir
  99. Em setembro de 2013, Alex foi diagnosticado com câncer terminal Isso se espalhou dos pulmões em seu cérebro e fígado. Eu transformei-me tão doente que ele cansou-lo a fazer a mais pequena tarefa; de atravessar uma sala levaria grande esforço e toda a sua respiração. Eu não consegui suportar Sua situação mais e eu começar a fazer perguntas Acerca câncer no meu bairro e local de trabalho, acima de tudo, eu estava orando a Deus que devem enviar a cura para o meu marido e tirar a tristeza longe da minha família, fiel uma noite meu vizinho que recentemente se mudou para a carne bairro para me que ouviu que tenho vindo a fazer a pergunta sobre o câncer e me contou sobre o óleo de cânhamo Rick Simpson e como ele curou o câncer de mama 9 anos. Ela me deu o número de telefone Rick Simpson (+447024075089) Instantaneamente eu dei-lhe um convite e sua resposta me acalmou, me deu seu e-mail me (ricksimpsoncannabisoil_phoenixtears@outlook.com) no telefone. Foi uma grande alegria naquele dia e eu tenho salvar a vida anjo do meu marido eu pedi o óleo e Naquela semana eu recebi e seguiu suas instruções e deu o meu marido Alex o óleo de cânhamo. A Deus seja a glória Alex é totalmente livre do câncer e eu é saudável e forte agora, depois de eu ter informou que qual eu podia respirar bem, não estava tendo qualquer tipo de dores e sentiu as células boas em Seu corpo tem de falar sobre. quatro dias depois, nosso médico de família, Benson, foram registrados há sinais de lhe qualquer dificuldade para respirar ou ter problemas com tarefas físicas e câncer; Obrigado Senhor, Louve a Deus meu marido é muito viva, com a ajuda de um servo de Deus Rick Simpson. A partir de 04 de janeiro de 2015, Alex continua a ser confiável para respirar totalmente e profundamente. Sua diz Dr. Alegadamente Seu fígado está livre do câncer. Isso não tem Parece ter qualquer pequena quantidade disponível de câncer no fígado e os pulmões novamente. O médico está espantado com a eficácia do óleo de cânhamo. Alex e eu acredito que as principais mudanças estão em seu corpo por conta de trabalho óleo de cânhamo de Rick Simpson. É claro que não nego O importante papel de fazer dieta. (A história de Alex é um exemplo perfeito de como o óleo de cânhamo, muitas vezes têm cura milagres no corpo.) Eu agradeço o tratamento milagroso óleo de cânhamo Rick Simpson.

    ResponderExcluir
  100. Para Rick Simpson e Phoenix Tears,

    Em primeiro lugar eu quero agradecer o excelente milagre câncer guia de cura que você deixou no mundo que curou meu câncer de mama. É realmente algo que eu nunca ouvi falar antes.

    Eu segui as orientações exatas que você estabelecidos para mim quando eu recebi a medicação e agora eu tenho com sucesso livre da terrível doença que quase levar o meu caso, sua sensibilidade óleo de cannabis drasticamente.

    É um alívio para mim e minha família e eu não posso esperar para ver o que o futuro me traz.

    Alguém lá fora enfrentando esta doença terrível, eu aconselho não enfrentá-lo sozinho. Faça Lágrimas Phoenix no ricksimpsoncannabisoil_phoenixtears@outlook.com e obter sua solução.

    Obrigado a ambos por esta oportunidade maravilhosa.

    Cindy.

    ResponderExcluir
  101. KEILLA MENDES09/06/2015, 20:13

    Oiii pessoal, alguém pode me dizer as medidas exatas ? Quanto devo colocar de sal pra cada medida de agua ?

    Aguardo retorno
    KEILLA MENDES

    ResponderExcluir
  102. O Nasal Pote! - http://www.brasilimportador.com/loja/product_info.php?products_id=3671

    Nasal pote reduz em até:
    63% Alergias e Reações Alérgicas;
    50% Sintomas da Asma;
    85% Gripes (Sazonal, Aviária, Suína, Influenza);
    84% Sinusites;
    79% Resfriados;
    85% Nariz Entupido;
    85% Febre do Feno;
    92% Dor de Cabeça e Enxaquecas;
    70% Ronco e Dificuldades p/Dormir.
    Nasal pote melhora em até:
    95% Os sentidos do Olfato e Paladar.
    GRANDE AUXILIAR NO COMBATE AO TABAGISMO (PARAR DE FUMAR)
    Recomendado por Especialistas de ouvido, nariz e garganta!
    É fácil - e funciona!

    ResponderExcluir
  103. Eu sou tão grata por Rick Simpson, eu estou tão feliz estou vivo para testemunhar o bom trabalho do óleo de cannabis e sua cura milagrosa, Meu nome é Evelyn Mendoza Vasques da Espanha. Eu estava diagnosticar com câncer de mama há 3 anos, e desde então eu fiz um monte de quimio e radioterapia que não me ajudou, mas apenas danificado meu sistema imunológico e tornar-me fraco e indefeso. Me deparei com as lágrimas Phoenix e eu li sobre o óleo de Rick Simpson Cannabis muito e viu que ele poderia me fornecer o óleo aqui na Espanha, entrei em contato com ele para a medicação, a minha maior surpresa a medicação foi entregue a mim dentro 48 horas e eu estive em tratamento para o passado 3 months.I'm agora aqui para testemunhar que não sou mais um paciente com câncer, tenho experiência uma transformação total no sector minha saúde com óleo de Rick Simpson Cannabis. Para todo paciente com câncer que vive na região da Europa, América e Canadá, obter o seu óleo de Cannabis: ricksimpsonmedicalservices@outlook.com. obrigado

    ResponderExcluir
  104. Eu sou incapaz de deixar isso nas Histórias de Sucesso para o que razão, então eu postei aqui. Eu fui diagnosticado com câncer de próstata em 18 de Outubro de 2013. Fui informado pelo meu médico que minhas únicas opções eram para ter uma prostatectomia ou ter sementes de radiação implantados na minha próstata ou receber radiação externa regular. Eu não aceitei. Eu sabia que tinha que haver outra options.I vasculhou a Internet e descobriu uma riqueza de informações sobre a cannabis cura o cancro óleo. Eu era capaz de obter um pouco de óleo de maconha medicinal dela e consumiu a dose recomendada em meados de janeiro. Em 26 de janeiro Eu tinha uma reavaliação câncer que consistiu de uma ressonância magnética com um estado de arte da máquina 3 Tesla MRI. Resultados - Sem sinal de câncer! Câncer Livre!

    Uma das coisas que me ajudaram enquanto passando por tudo isso estava lendo os depoimentos e as histórias de sucesso de pessoas que têm utilizado o óleo e foram curados e com boa dieta alimentar. Agora que este óleo maravilhoso me curou, eu sinto que eu preciso para que os outros saibam também. Por favor, não hesite em contactar-me no wadejane103@yahoo.com para perguntar qualquer coisa que você deve gostar mais informações ou diretamente em contato com clonar Medicals em: clonemedicals@fastservice.com eram i adquiriu o óleo de cannabis. Obrigado, Wade

    ResponderExcluir
  105. Eu sou incapaz de deixar isso nas Histórias de Sucesso para o que razão, então eu postei aqui. Eu fui diagnosticado com câncer de próstata em 18 de Outubro de 2013. Fui informado pelo meu médico que minhas únicas opções eram para ter uma prostatectomia ou ter sementes de radiação implantados na minha próstata ou receber radiação externa regular. Eu não aceitei. Eu sabia que tinha que haver outra options.I vasculhou a Internet e descobriu uma riqueza de informações sobre a cannabis cura o cancro óleo. Eu era capaz de obter um pouco de óleo de maconha medicinal dela e consumiu a dose recomendada em meados de janeiro. Em 26 de janeiro Eu tinha uma reavaliação câncer que consistiu de uma ressonância magnética com um estado de arte da máquina 3 Tesla MRI. Resultados - Sem sinal de câncer! Câncer Livre!

    Uma das coisas que me ajudaram enquanto passando por tudo isso estava lendo os depoimentos e as histórias de sucesso de pessoas que têm utilizado o óleo e foram curados e com boa dieta alimentar. Agora que este óleo maravilhoso me curou, eu sinto que eu preciso para que os outros saibam também. Por favor, não hesite em contactar-me no wadejane103@yahoo.com para perguntar qualquer coisa que você deve gostar mais informações ou diretamente em contato com clonar Medicals em: clonemedicals@fastservice.com eram i adquiriu o óleo de cannabis. Obrigado, Wade

    ResponderExcluir
  106. Sonia, adoro suas preciosas dicas, sempre!

    ResponderExcluir
  107. Sou muito grato ao Dr. Rick Simpson para fornecer-me com óleo de Cannabis e Rhino Horns aqui no Estado Unidos da América. I foi diagnosticar com câncer de pele 2 anos e 3 semanas atrás, e desde então tem feito um monte de quimio e radioterapia que não me ajudar, mas apenas danificado meu sistema imunológico e tornar-me fraco e indefeso. Me deparei com as lágrimas Phoenix e eu li sobre o óleo de cânhamo muito e viu o Post que Dr. Rick Simpson poderia me fornecer Cannabis Oil aqui é o Estado, i em contato com ele em: drricksimpson777@gmail.com para a aquisição de esta medicação, para minha surpresa, a medicação foi adquirido e entregue dentro de 48 horas e eu estive em tratamento para o passado 3 months.Am agora aqui para testemunhar que não sou mais um paciente com câncer. Tenho experimentar uma transformação total na minha vida com um serviço de óleo Dr.Rick Simpson Cannabis. A seguir estão os diferentes tipos de doença que ele curados

    (1) Adeniod cística Carcinoma
    (2) O cancro anal (de células escamosas Carcinima)
    (3) anemia aplástica
    (4) de carcinoma basocelular
    (5) O cancro de bexiga
    (6) o cancro de osso
    (7) O cancro cerebral
    (8) cancro da mama
    (9) O cancro do colo do útero
    (10) O cancro do cólon
    (11) epitelióide Hemangioendotelioma (EHE)
    (12) O cancro Endometrial
    (13) O cancro do rim
    (14) Leucemia
    (15) O lipossarcoma
    (16) cancro do fígado
    (17) cancro do pulmão
    (18) Linfoma
    (19) Linfoma
    (20) Melanoma
    (21) Neuroblastoma
    (22) O cancro do ovário
    (23) O cancro do pâncreas
    (24) Parotid câncer da glândula salivar
    (25) Tumor Hipófise
    (26) O cancro da próstata
    (27) Tumor Espinhal
    (28) de células escamosas CArcimona
    (29) O cancro da tiróide
    (30) Cancer uterina
    Para todos os pacientes com câncer que vive na região da América, Ásia, Europa e no mundo em geral, vai buscar o seu óleo de Cannabis por

    contacto: drricksimpson777@gmail.com ou web: http://drkrumacrumensolutionhome.tripod.com/drricksimpson/

    Com os melhores cumprimentos,

    Hellen Else

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.