segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Das coisas que se diz sem pensar: Daninhas?


Tanchagem / Celina Gusmão

O cortador de grama quebrou, a peça demorou a chegar, aí choveu sem parar e a grama cresceu. Junto, dezenas de plantinhas novas, aqui e ali. Umas floridas, outras com folhinhas mimosas, outras folhudíssimas, umas bem bonitas, outras nem tanto.

Logo encontro a tanchagem, ou transagem (Plantago major), com suas folhas ovaladas brincando de roda em torno de um pendão cheio de sementes. Remédio fantástico tanto para o sistema respiratório quanto para o digestivo, resolve qualquer congestão de muco - tosse, bronquite, sinusite. Beneficia a imunidade e os rins, equilibra as secreções hormonais, é anti-inflamatório e anti-infeccioso, ajuda a normalizar o sangue.

Reconheço mais adiante um pé de caruru (Amaranthus deflexus), com sua folhagem macia que dá um refogado gostoso, riquíssimo em ferro e vitamina A. Vejo vários pés de serralha (Sonchus oleracens), plantinha que na roça também se come com gosto, em salada ou com um bom angu de fubá de milho. De repente noto que aquela outra é losna (Artemisia absinthium), substância essencial em vermífugos e de que também se faz um licor famoso, o absinto, muito usado na França no século 19 e proibido em vários países no século 20 devido a seu potencial tóxico.

Corro em busca do Manual de identificação e controle de ervas daninhas, de Harri Lorenzi (Editora Plantarum). Daninhas, diz o manual, são as ervas que nascem espontaneamente na terra e se alastram entre as plantas que se quer cultivar. No caso, a grama.

Mas peraí: caruru não pode ser daninho. Serralha não pode ser daninha. Losna? Se é remédio, só pode ser daninha em doses inadequadas, como qualquer outra coisa.

Mais adiante surge o dente-de-leão (Taraxacum officinale), irmão da serralha, que como ela tem efeito depurativo do sangue, limpa o fígado, combate a acidez, neutraliza gases intestinais e é amplamente usado pelas propriedades digestivas e diuréticas. Que honra tê-lo no meu jardim! E aquela haste fina, verde-escura, que se desenvolve em gomos e dá uma curiosa flor na ponta? É a cavalinha (Equisetum arvensis), uma das ervas mais antigas do planeta. Fortalece o que temos de mais estrutural: os ossos, a medula, os rins. Remineraliza os organismos debilitados, especialmente depois de doenças que envolvem os pulmões e ossos, e dizem que resolve úlceras.

Aquela outra, não é arnica? Solidago chilensis, em tudo semelhante à europeia Arnica montana, indispensável em qualquer farmacinha caseira para usar imediatamente após trauma, contusão e machucado, nevralgias, anemia e dezenas de outras chatices, inclusive pré e pós-operatório. Funciona por fora do corpo e também por dentro. Consta no Tratado de medicina popular do Irmão Cirilo Körbes (Editora Assesoar) que ela reabsorve o sangue dos derrames. Tomar umas gotas de tintura de arnica antes e depois de uma cirurgia ou extração dentária minimiza o sofrimento, bendita arnica.

Num canto estão crescendo vários pés de assapeixe (Vernonia sp.), que vão virar arvoretas, com folhas que espantam gripes e flores que as abelhas adoram, o que torna o mel de assa-peixe muito valorizado contra a tosse. Ao lado do jacarandá-mimoso está o picão (Bidens pilosa), tão bom para o fígado que é o melhor coadjuvante nas hepatites, com poderes pra lá de vermífugos, antimicrobianos, depurativos. E perto dele já dá frutos a erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides), de folhinhas intensamente aromáticas, presentes em muitas fórmulas contra vermes e usadas no México como tempero do feijão.

A lista de plantas medicinais que dão à toa e se alastram o quanto podem é grande: erva-macaé, erva-de-são-joão, erva-de-bicho, boldo, camará, quebrapedra, celidônia, urtiga, camboatá, sabugueiro, carqueja, chá-de-bugre, chapéu-de-couro, panaceia... Muito do que está nos livros de consulta e nas farmácias a natureza fez crescer no jardim, bastando a chuva e a máquina quebrada deixarem. E eu fico pensando: um gramado recém-cortado é lindo, parece apenas um tapete verde. Mas dentro dele há um tesouro para quem quiser vê-lo, todo feito de plantas daninhas.

Daninhas? Ou gracinhas?

Do livro Amiga Cozinha, ilustrado por Celina Gusmão. Vamos autografá-lo na Livraria da Vila e na Feira Bacana, sábado e domingo que vem, em SP.

11 comentários:

  1. Gracinhas é verdade mas, pessoas como eu, que foram criadas em apartamento e, agora estão morando em casa com quintal precisam de manuais para poder reconhecê-las e quem sabe ajudar a filha que vive com o nariz escorrendo...
    Valeu pela dica e volto a lhe questionar quando encontrar as daninhas no meu jardim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriela, o nariz que vive escorrendo pode ser uma resposta ao consumo de leite, laticínios e açúcar. Uma boa ideia para limpar é o Nasalpote, você deve ter visto o post, as crianças costumam se dar muito bem com ele. Outra boa ideia é reduzir laticínios ao mínimo dos mínimos e substituir o leite por leite de coco ou de amêndoas. Mas desculpe, não era esse o assunto, né? Então tá, quando encontrar gracinhas no quintal fotografe e mande! :-)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica mas, ela não pode consumir laticínios pois tem intolerância a lactose...
    Creio que o açucar pode estar ajudando, mas minha maior disconfiança é uma alérgia a alguma coisa que ela esteja brincando na creche tipo massinha ou giz... Enfim estamos investigando e qualquer dica que ajude é bem vinda.
    Já comprei o livro Manual de identificação das ervas daninhas para melhor me ajudar.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu já me peguei várias vezes pensando nessa questão das "daninhas", as "weeds" em inglês.

    Belo texto! E que belo quintal vc tem!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Sonia,

    Vc fala que o picão é um ótimo coadjuvante no tratamento da hepatite. E teria assim um "ator principal"? É que meu pai está com suspeita de hepatite, por enquanto só foi diagnosticada a icterícia (ainda faltam sair os resultados dos exames para hepatite, mas o médico tem grande suspeita), e nos foi recomendado que ele tomasse o chá de picão e tb o banho, mas estou pesquisando outros adjuvantes. Ele tem ido ao médico tb, mas os próprios médicos são reticentes em receitar medicamento, a maior recomendação que eles deram foi repouso, a ingestão de muito líquido e cortar as gorduras e o café.
    Vc sabe dizer se tem que fazer uma dieta específica e se tem algo mais além do picão que ajudaria?

    Abraços e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jussara, acho que o mais importante nessa hora é saber que existem muitos sintomas hepáticos de parasitose. Acho que uma boa vermifugação seria importantíssima, precedida por uma semana de algum protetor hepático à base de cardo mariano, que se pode manipular com 100 mg ou comprar na farmácia como Legalon ou Silimalon. Comer maçã ácida ao longo do dia ajudar a limpar fígado e vesícula. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Sonia, obrigada pelas dicas da vermifugação e da maçã! Já comprei o Legalon pra uma das minhas cachorrinhas uma vez (às vezes eles usam remédios de humanos). Engraçado como a indústria farmacêutica anda apelando para os fitoterápicos tb, não? Só que colocam o preço lá nas grimpas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Sonia que texto lindo!
    Parece poesia, como somos ricos e que quintal maravilhoso você tem!
    Muito obrigada por compartilhar seu tesouro.
    Você é uma gracinha.
    Bjs carinhosos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Patricia, muito obrigada pelo carinho. Esse quintal é de fato um grande amor na minha vida. Pode haver coisa melhor do que se diluir na natureza? Beijos! :-)

    ResponderExcluir
  10. Fiz um curso com uma erveira maravilhosa, a Maly Caran, que dizia que não é erva daninha, mas sim erva "danadinha". :-D
    Mais sobre ela aqui...
    http://www.xamanismo.com.br/Poder/SubPoder1191826033It007

    Bjs, querida! Tou lendo seu blog todo...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lia, também gosto muito da Maly! Beijos pra ambas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.