segunda-feira, 26 de julho de 2010

Comer bem: Missô e shoyu de fermentação natural Daimaru, não pasteurizados

Conversei com o Sr Roberto, fabricante de missô e shoyu marca Daimaru, e ele me disse o seguinte: o missô não é pasteurizado, o shoyu engarrafado é. O shoyu não pasteurizado só está disponível em bombonas de 20 litros.

Usei por muito tempo o shoyu do professor Kikuchi, que era assim, produzido nos rigores da tradição. Continuava fermentando mesmo dentro da geladeira, chegava a criar uma natinha por cima.

O telefone da Daimaru é (18) 3551-1028.

35 comentários:

  1. O telefone é do Sr Kikushi ou do Sr Roberto? Ou ambos são a mesma pessoa?

    ResponderExcluir
  2. Oi Sônia,
    Tava para escrever aqui há um tempão, mas sempre ficava adiando. Acho o seu trabalho e este espaço o MÁXIMO e sempre acompanho.
    Bom, liguei para o restaurante do Sr. Kikushi para saber como podia comprar um shoyo bom aqui no Rio, o deles ou algum outro que eles recomendassem. Eles me disseram que o restaurante Metamorfose trabalhava com os produtos deles. Liguei para o Metamorfose e consegui comprar um vidrinho de 300 ml do shoyo Kikushi, na base da boa vontade, pois parece que há um problema na produção dos produtos Kikushi ... quem produz para o Kikushi já está envelhecendo. Foi o que me disseram.
    Então ... a notícia boa é que descobri também que eles têm o shoyo Daimaru engarrafadinho por eles ... daí acho que deve ser o não pasteurizado. Perguntei e eles não me afirmaram, mas confirmaram que eles compram o galão grande. Falaram que é um shoyo bom também. Lá deste tem bastante e tem ainda o missô envelhecido.
    Espero ter contribuído.

    Bjs, Carla.

    ResponderExcluir
  3. Oi, LeighB, o telefone é da Daimaru, desculpe a falha, já corrigi.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carla, sua contribuição foi maravilhosa, muita gente vai se beneficiar dela. Quer deixar aqui o tel do prof. Kikuchi em SP?

    O telefone do Metamorfose (Rio) era 21 2262-6306, continua? Mudei do Rio e nunca mais fui lá. O pessoal é muito sério e o restaurante continua sendo um dos melhores que conheço.

    Abração - e muito obrigada! :-)

    ResponderExcluir
  5. Oi,

    É um prazer poder participar deste blog e ser útil. O tel do Metamorfose é este mesmo e tem o site ... http://www.restaurantemetamorfose.com.br/

    O tel do restaurante Satori, do prof. Kikushi, é (11) 3242-9738.

    Bjs, Carla.

    ResponderExcluir
  6. E, só para completar: quem estiver em Beagá pode ir ao Fonte de Minas, onde também encontrará produtos do Kikuchi. São alunos dele que cuidam do restaurante. O telefone é: 3224-9630.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. BH responde - como disse o Marcelo, lá o shoyu e misso são ótimos, fazem também tahine. E o local é um tanto escondido por isto é bom se informar antes por telefone como chegar.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sonia, desculpe escrever um comentário, mas não encontrei seu e-mail. Voltando a velha questão do oleo de coco, eu gostaria de saber o que você acha desse aqui: http://www.finococo.com/produtos.php?prod=2#
    Você conhece? É mais barato que o dr. organico.
    Um abraço
    Mariana

    ResponderExcluir
  9. Olá Sonia.

    A senhora sempre fala sobre tendências. O que é isto, o que é ter tendência a umidade?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mariana, não conheço o Finococo. É mais barato mas o pote é 30% menor.

    Não estou defendendo o importado, até porque o Brasil tem tudo para ser grande produtor de óleo virgem de coco, mas fiquei muito escaldada com a força que dei ao óleo da Copra, que depois me decepcionou.

    O pessoal de marketing da Finoco até me mandou um email, dizendo que enviariam um kit se eu tivesse "interesse real" no óleo. Respondi que não sabia o que eles entendiam por "interesse real" e que podiam mandar, mas que isso não me obrigada a nada. Não mandaram.

    O TheraHerb eu compro de caixa ao preço de atacado e divido com amigos, sai bem mais em conta. A embalagem é boa e o óleo se conserva muito bem. De todo modo, qualquer que seja a marca, o importante é o sabor ser bem neutro, sem traço de amargor, e o cheiro ser agradável quando você o aspira profudamente. Boa sorte, dê notícias, um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nai, a constituição das pessoas varia muito, e algumas têm uma tendência a produzir umidade no interior do corpo, o que favorece a proliferação de fungos, entre outros sintomas. É como uma casa que tem um lado na sombra, que fica sempre úmido. Ou um pedaço de terreno que é mais úmido do que outro. O que eu quero dizer com essa tendência é que ela pode ser constitucional, portanto a cândida será sempre uma ameaça. Olho nela! Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. oi, Sonia,
    Pegando um gancho no comentário da Mariana: resolvi comprar o óleo da Finococo para experimentar. Não tenho conseguido comprar no site da dr.Orgânico e as lojas que eles me disseram que revendem na minha cidade, não estão mais vendendo.
    Comprando o kit com a farinha sai mais barato e não tem frete, por isso comprei (como eu moro onde o vento faz a curva, quando não tem frete pra mim é sempre vantajoso).

    Sobre o óleo de coco da Copra: ô óleo ruim! Na época, uma amiga me deu metade de um vidro, mas achei o sabor horrível e extremamente denso. Depois que provei o da TheraHerb vi que um óleo bom é totalmente diferente. Até hj a minha amiga tem medo de voltar a tomar o óleo de coco pq acabou enjoando (e pensa que são todos iguais).
    Agora, olha a diferença: o Copra era ruim de tomar e causava enjôo; já o da TheraHerb dá vontade de tomar o pote todo :D.
    Noves fora zero, espero que o da Finococo seja bom. Só acho que eles deveriam colocar preços mais competitivos e vidros maiores.

    Só uma perguntinha para não perder o hábito, hehe, na verdade duas: essa farinha de coco é o mesmo que a polpa ralada/triturada ou tem diferença?
    O óleo de coco pode ser usado com óleos essenciais para massagem? =)
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jussara, vou seguir o seu exemplo e comprar o Finococo pra experimentar. Tomara que seja/esteja bom. A farinha é o bagaço da extração. É fibra, sim, mas não sei o que usam para conservar, se é que usam, ou se ela ao secar já fica pronta.

    O óleo virgem de coco é considerado dos melhores para massagens e não vejo problema em misturar gotas de óleos essenciais. Abração!

    ResponderExcluir
  14. Sonia, legal a informação sobre o misso e shoyu, mas na minha opinião o mais importante é que fossem feitos de soja orgânica... E olha que não é difícil de encontrar a mesma aqui no Rio. Acho que esses fabricantes deveriam disponibilizar uma linha orgânica, não acha?

    Abraços

    Jorge

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela resposta Sonia. Agora entendi.

    ResponderExcluir
  16. Nai, faltou dizer que essas pessoas, entre as quais me incluo, reagem muito mal a alimentos que provocam umidade, como leite, laticínios, frutas em geral e quantidades maiores de carboidratos. Inclusive o nariz fica mais entupido do que nas outras, que não têm a tendência. Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Jorge, não sei se é o mais importante ser de soja orgânica. Mas que é uma boa sugestão, isso é! Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi Sonia, outro dia comprei o misso daimaru de fermentação envelhecida. É muuuuito bom, apesar da cor assustar num primeiro momento! rsrsrs
    Fiquei só em duvida se a soja usada é organica, ou ao menos não transgênica. A embalagem não mencionava nada. Vc sabe se é?
    Beijo, obrigada!
    Renata

    ResponderExcluir
  19. Oi, Renata, não deve ser orgânica a soja. Se fosse, diria no rótulo para se beneficiar do apelo... Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Minha preocupação, Sonia, é mais com a possibilidade de a soja ser transgênica do que orgânica. O caso é que, quando tem o selo de orgânico fico tranquila pq provavelmente não é transgênica.
    beijo, obrigada
    Renata

    ResponderExcluir
  21. Sonia, você já comprou o óleo da Finococo? Eu queria saber a sua opinião, pois não tenho experiência com coco. Tomei uma colherada e achei o sabor estranho, mas pode ser o meu paladar ignorante... =)

    ResponderExcluir
  22. Oi, Isabel, ainda não comprei. Eles escreveram dizendo que vão mandar um kit. E o seu óleo deve estar rançoso.

    O óleo virgem de coco pode ser ótimo na fábrica, mas dependendo das condições de embalagem, transporte e armazenagem, ele se degrada antes de chegar à mão do freguês. Não importa a marca, importado ou brasileiro. As tampas metálicas revestidas de plástico têm alguma coisa que afeta o óleo. O calor e a luz também afetam.

    Escrevi sobre isso aqui: http://www.soniahirsch.com/2009/04/oleo-de-coco-rancoso-devolva.html . Um abraço!

    ResponderExcluir
  23. É, acho que vou tentar devolver mesmo...

    ResponderExcluir
  24. Uma chatice, mas indispensável. A fábrica tem que se assegurar de que o óleo vai chegar bom na mão das pessoas. Nós é que vamos fazer esses produtos crescerem no mercado. Têm que ter qualidade, ou a gente boicota. Né não?

    Queremos acompanhar, tá? De preferência lá no outro post, do óleo rançoso. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  25. Oi Sonia, tudo bem?
    Estou te escrevendo para contar uma novidade. Lembra que te falei do meu "ombro congelado"? Estou há 2 meses em tratamento Ayurvédico e estou confiante pois precebo alteraçõs positivas.
    Uma das indicações é o molho Daimaru.
    Sempre encontro algo útil quando entro no seu blog.
    Então te agradeço 2 vezes; uma há mais de 2 meses quando te perguntei sobre uma erva e vc prontamente me respondeu e agora por achar o Daimaru por aqui.
    Vc tem mais alguma dica ou conhece alguém com receitas Ayurvédicas?
    Beijos com carinho e gratidão.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Patricia, tenho pouco conhecimento e contato na área ayurvédica, mas gosto muito do trabalho do dr Deepak Chopra, que tem vários livros publicados. Fico contente com a sua melhora!

    Outro dia estava lendo sobre fibromialgia e outros sintomas da chamada artrite dos tecidos moles, que sempre tem a candidíase envolvida e se agrava com alimentos ácidos e solanáceas (tomate, pimentão, batata e berinjela). Não sei se você já passou pelos questionários da candidíse. Tenho uma compilação deles em http://correcotia.com/mulheres/questionario.pdf . Se não passou, fica a ideia. Um abração!

    ResponderExcluir
  27. Oi Sonia,

    é uma dúvida sobre o misso de fermentação envelhecida.
    Como é feita essa fermentação envelhecida e quais são os benefícios em relação ao misso normal.
    bj e obrigada,

    nota: to usando sua receita de pate de kombu, muito boa!
    tentei fazer a receita de chapati mas ficou muito duro, onde posso ter errado!!!

    dani d

    ResponderExcluir
  28. Oi, dani d, a fermentação envelhecida é simplesmente o missô que ficou fermentando por mais tempo em ambiente apropriado, concentrando assim suas propriedades, que farão uma diferença sutil em certos tratamentos.

    Sobre o chapati, será que faltou sovar mais ou deixar a massa mais macia? As coisas nem sempre dão certo no começo. O jeito é ir fazendo até adquirir o famoso savoir faire, saber fazer ;-)

    E o patê de kombu é um seguro de saúde, amiga! Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Oi Sonia,

    Parabéns pelo seu excelente site.
    Estou interessado em saber sobre o magnésio e a forma melhor de absorção deste mineral pelo organismo.Li que a amora miura cultivada por um descendente de japones na Bahia é uma boa fonte deste mineral e de silicio também. Voce conhece algo sobre o assunto? Parece que a maioria dos livros esquecem deste mineral (magnesio)e nunca dizem o teor dele nos alimentos e, em especial, no caso das ervas e temperos. Ouvi dizer que o misso (feito de soja) é uma boa fonte natural. Voce pode esclarecer alguma coisa sobre este o magnesio, suas fontes e teor dele nos alimentos (uma tabela fidedigna, por exemplo)? Há tenho um dos seus livros e me lembro de sua entrevista no Jô.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  30. Oi, Piauiense, meu livro "O mínimo para v. se sentir o máximo" traz essas tabelas todas. Copio aqui o início da informação sobre magnésio, não dá pra publicar tudo porque é muita coisa. O missô não seria uma fonte tão boa porque se usa quantidade pequena. A farinha de soja tem muito, mas não se recomenda. Um abraço!

    MAGNÉSIO
    Além de trabalhar com o fósforo para fixar o cálcio nos ossos e nos dentes, o magnésio tem uma função maravilhosa: permite que a toda a musculatura do corpo relaxe após uma contração. A deficiência grave é rara, mais comum em estágios avançados de alcoolismo ou por efeito de diuréticos. Entretanto, como ele regula o aproveitamento das vitaminas B1, B2, B6, C e E, uma aparente carência destas vitaminas pode ser na verdade carência de magnésio. Perde-se magnésio por excesso de fósforo e também quando há vômitos e diarréia prolongados. SINAIS DE ALARME: fraqueza e espasmos musculares, problemas no crescimento e disfunções renais.

    RECOMENDAÇÃO DIÁRIA/RDA: 280 a 350 mg

    AS FONTES MAIS RICAS EM MAGNÉSIO

    medida peso alimento mg
    1 xc 130 g FARINHA DE CENTEIO INTEGRAL 320
    1 xc 120 g FARINHA DE TRIGO INTEGRAL 170
    1 xc 180 g ESPINAFRE COZIDO * 160
    30 g SEMENTES DE ABÓBORA SECAS 160
    1 xc 180 g ACELGA COZIDA * 150
    1 xc 100 g AZEDINHA CRUA 140
    1 xc 100 g FARINHA DE TRIGO-SARRACENO INTEGRAL * 140
    2 cs 30 g MANTEIGA DE SEMENTES DE GIRASSOL 120
    1 xc 120 g FUBÁ DE MILHO INTEGRAL 110
    100 g HALIBUT 110
    2 cs 30 g TAHINE/MANTEIGA DE GERGELIM 110
    4 cs 30 g SEMENTES DE GIRASSOL SECAS * 110
    100 g CAVALA/CAVALINHA 100
    2 cs 40 g MELADO DE CANA INTEGRAL 100
    1 xc 130 g AZEDINHA COZIDA 90
    30 g AVELÃS 90
    1 xc 110 g BROTO DE TRIGO CRU 90
    1 xc 200 g ARROZ INTEGRAL COZIDO * 80
    2 cs 10 g FARELO DE ARROZ CRU * 80
    .5 xc 100 g FAVA COZIDA 80
    30 g SEMENTES DE ABÓBORA TORRADAS 80
    30 g CASTANHAS DE CAJU TORRADAS 80
    1 xc 120 g BELDROEGA/ORA-PRO-NÓBIS COZIDA 80
    1 xc 100 g FARINHA DE CENTEIO SEMI-INTEGRAL 80
    2 cs 20 g SEMENTES DE GERGELIM SECAS * 70

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Pra quem for viajar, ou para quem quiser arriscar pedir pela AMazon (nao sei se entregam isso no Brasil)
    http://www.amazon.com/gp/product/B001A4DV88?ie=UTF8&tag=thenourgour-20&linkCode=as2&camp=1789&creative=9325&creativeASIN=B001A4DV88

    Acho q estou no melhor lugar que poderia no momento, hehehe... estou a 2 quadras de um Whole Foods e a uma quadra de um enorme supermercado japones... meus filhos amam shoyu, vou comprar so deste tipo agora.
    E adorei a receita de salada quente, vou fazer!
    Bjs e obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou pergunta, se quiser, mas saiba que no momento é improvável eu responder, devido a mil coisas, cursos & viagens. Também vem novidade web aí. Agradeço. Abraços, Sonia

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.